Sei sulla pagina 1di 7

Resumo: O Transtorno de Personalidade Limtrofe (TPL), tambm conhecido como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), Transtorno Estado-Limite da Personalidade

definido como um grave transtorno caracterizado por desregulao emocional, raciocnio extremista (ciso) e relaes caticas. Estes pacientes podem possuir sintomas psiquitricos diversos, humor instvel e reativo, sensaes de irrealidade e despersonalizao, impulsividade, autodestruio, manipulao, chantagem, conduta suicida, sentimentos crnicos de vazio, tdio e temperamentais. So pacientes que apresentam dificuldades no manejo clnico, devido viver uma montanha-russa emocional. Os sintomas aparecem durante a adolescncia e se concretizam nos primeiros anos da fase adulta e geralmente persistem por toda vida. A orientao para tratamento so sesses de psicoterapia, em alguns casos, tratamento medicamentoso e participao ativa da famlia. Palavras-chave: Paciente Borderline, Sintomas, Tratamento.

1. Introduo
Desde os primeiros registros da histria da medicina h investigao a respeito do Transtorno de personalidade limtrofe. Hipcrates foi um dos escritores que descrevia pacientes emocionalmente instveis, de difcil controle, ideaes vingativas, melancolia e muitos outros sintomas. Em 1684 o mdico suo Thophile Bonet usou o termo Folie manaco-mlancolique, para diagnosticar pacientes que apresentava comportamentos instveis, com altos e baixos e humor irregular. E em 1921 Kraepelin, identificou uma personalidade excitvel que se relaciona atualmente com indivduos com personalidade boderline. Sobretudo foi em atendimento clnico que observou e diagnosticou amplamente os sujeitos limtrofes. A partir da dcada de 1960, houve mais pesquisas que foram mudando o pensamento da sndrome. Hoje se pensa numa fronteira, limite, de vrios sintomas apresentados simultaneamente em um mesmo sujeito. O Psicanalista Otto Kernberg usou o termo borderline, para se referir a um aspecto amplo de questes, descrevendo um nvel intermedirio de organizao da personalidade, ou seja, entre processos neurticos e psicticos e enfatizou a fraqueza do ego nestes sujeitos, em especial o controle da pulsoe a deficiente tolerncia frustrao, uso perimitivo de mecanismos de defesa e o Self internalizado e as relaes de objeto so patolgicas. Para Michael Stone (1955) levantou a questo de insatisfao, que h tambm que levar em conta poderosos componentes biolgicos determinando geneticamente o transtorno. Apesar de alguns dos casos de Freud publicados no incio do sculo XX, em especial o Homem dos lobos, poderem ser tidos, hoje como pacientes borderlines, somente nos anos de 1930 foi que Adolph Stern afirmou a existncia de um grande grupo de pacientes que no se encaixava na categoria nem de neurticos nem de psicticos. Em 1980, o diagnstico diferiu da sndrome esquizofrnica, devido apresentar distrbios de humor e comportamentos, sendo que o Transtorno de personalidade esquizide uma estrutura psictica, atualmente as duas sndromes esto descritas no DSM-IV, mas tambm muito comum nos atendimentos psicoteraputicos. Em viso mais ampla, os pacientes borderlines se apresenta de forma continuam, ou seja, no extremo de variedades de personalidade; narcsica, obsessiva e paranica. Apresentam ainda comportamentos conturbados com autoridade, propenso violncia domstica, uso abusivo de lcool e droga, direo negligente e outros comportamentos impulsivos. Contudo inicialmente apresenta nas entrevistas serem simpticos, charmosos e basicamente neurticos, portanto h necessidade de continuao no tratamento e levantar sua histria cuidadosamente. Seu estado fludico e voltil de tantos aspectos da estrutura e

da funo psicolgica resulta em surpreendentes e sbitas transformaes da personalidade. O maior percentual de pacientes classificados como borderlines de mulheres entre 20 e 50 anos. raro o diagnstico nas populaes mais velhas, isso reflete a reduo da intensidade da pulso e da energia emocional que ocorre com o decorrer do tempo. Ns psiclogos, precisamos nos atentar para essa demanda, muito discutida entre psiquiatras, mas, com certa resistncia para a psicologia. Muitos fatores no mundo contemporneo, como pobreza nos laos afetivos, escassez do sentido de vida, perda da espiritualidade, da tradio, do limite e desejo desenfreado de aceitao atravs da esttica e da compra de bens, tem contribuindo para o adoecimento e conseqentemente estruturao limtrofe. Precisamos dessa forma debruar na teoria, observar, investigar e procurar trabalhar com a patologia que se apresenta. A metodologia foi atendimento clnico, num total de 756 horas, com pacientes de idade compreendida entre 05 anos at 55 anos, do sexo masculino e feminino. Alguns usurios do Servio nico de Sade e outros que procuravam o servio atravs do Servio de divulgao da UNIFIL.

2. Objetivos
2.1 Objetivo geral
Observar, investigar e analisar os processos psquicos e comportamentais de pacientes com estrutura limtrofe

2.2 Objetivos especficos


Estudar a teoria e identificar a partir do entendimento psicanaltico o paciente borderline; Trabalhar junto com o paciente seu funcionamento patolgico; Identificar formas de re-significar, elaborar sua histria, quanto uma possvel qualidade de vida emocional, mais motivada e equilibrada, sem atuao nos extremos.

3. Mtodos
Na posio de pesquisadores em psicanlise, colocamo-nos como herdeiros de um sculo de procedimentos investigativos que se seguiram aos de Freud. Ao longo do sculo a teoria se estabeleceu e um dos pontos de apoio fundamentais com o qual contamos para dar continuidade tarefa de manter a psicanlise. Manter a psicanlise continuar dandolhe o vigor que Freud soube lhe imprimir. Sigmund Freud inaugurou um novo campo, uma nova forma de pensar, um objeto que no se faz presente a no ser por seus efeitos no discurso do sujeito. A pesquisa em psicanlise se d atravs da clnica, por meio da escuta analtica. Pautada na tica da psicanlise, o analista tem como objeto de trabalho o inconsciente. Procuramos escutar o sujeito da atualidade a partir do contexto conflitante em que se emerge o social. O cotidiano se apresenta incerto, prosaico, cheios de lapsos e angstia. Nessa realidade se constitui o sujeito que procura atendimento da psicoterapia, onde encontramos muitas dificuldades para entrar em anlise, hora pelo tempo proposto no contrato de trabalho, hora pela resistncia do analisante.

A clnica psicanaltica do CEPS est instalada em local que j foi hospital psiquitrico. Esse fato por vezes gerava mal estar, angstia e resistncia aos usurios. Havia o discurso que familiares ou conhecidos j estiveram ali reclusos e que relatavam pssimas memrias.

3.1 Participantes
No perodo de aproximadamente 14 meses, foi possvel atender pacientes do Sistema nico da Sade de diversas faixas etrias, do sexo masculino e feminino, com queixas diversas. Participamos de triagem, onde a realidade era a de pacientes aguardando atendimento da psicologia por mais de 02 anos. Momentos em que a demanda j era outra ou o quadro patolgico e de adoecimento estava muito comprometidos. Muitos desses pacientes estavam em processo medicamentoso e com mais de um diagnstico psiquitrico, sobretudo, os usurios demonstravam desejo para o trabalho em psicoterapia e foi possvel acompanhar importantes progressos.

3.2 Situao do ambiente


Localizado distante do centro da cidade de Londrina, o CEPS est em funcionamento em um espao fsico que no passado era um hospital psiquitrico. Alm da Clnica psicolgica, tambm funciona a Clnica de Nutrio. H vrios consultrios clnicos. So compostas de div, escrivaninha e cadeiras. Juntos fornecem condies para o trabalho do terapeuta. Contamos principalmente com o terapeuta, o paciente, a transferncia, a contratransferncia e o vnculo inicial to importante na demanda em instituies. O pagamento das sesses eram executados na recepo, a meu ver, essa norma incidia negativamente no nosso trabalho psicanaltico, do qual conhecemos a importncia do pagamento em sesso.

4. Anlise dos Dados


Na conduo do processo teraputico preciso pensar em um diagnstico diferencial, pois normalmente os limites que separam os transtornos da personalidade borderline das formas mais graves de outros transtornos de personalidade, so imprecisos e as categorias podem se sobrepuser. A relativa ausncia de autodestruio, de impulsividade e de intensa sensibilidade ao abandono, diferencia os pacientes narcisistas, paranide ou histrinico, do paciente borderline. O paciente borderline apresenta-se mais desafiador na entrevista com o terapeuta o paciente mais exigente no consultrio. No manejo preciso atentar complexidade e a gravidade da doena, Estes sujeitos se assemelham aos dramticos pacientes descritos nos primeiros tempos da psicanlise; sensvel, complexo e estimulante, com uma conscincia psicolgica aparentemente profunda. A barreira ao inconsciente parece poderosa. Stern 1938 denomina o transtorno como sendo uma espcie de hemorragia mental, desencadeada por grande intolerncia frustrao. Os pacientes apresentam um sentimento permanente de estar magoados, Injuriados e feridos emocionalmente. H duas variantes do TB que so especficas e ambas se compartilham: falta de autocontrole e impulsividade. A impulsividade desencadeia instabilidade emocional e importante falta de controle dos impulsos. A crtica algo que lhe

parea ameaador, bem como o sentimento de ser abandonado constantemente, causam ao paciente com esse transtorno, sentimentos e aes, precedidas de muita raiva com agresses fsicas e verbais. Apresentam, portanto, uma instabilidade emocional, perturbao da autoimagem, dos objetivos, preferncias internas, incluindo a sexual. O paciente F. 24 anos, filho de pais separados, usurio de entorpecentes, trazia muito material clnico, demonstrava motivao para a terapia, acreditava que o terapeuta era o salvador e que agora todos seus problemas chegara ao fim. Demonstrava necessidade de adrenalina constante, a buscava no externo: lcool, drogas, prostituio, velocidade automobilstica entre outros. Elegia um, e depois outro e assim sucessivamente. Sua genitora aparentemente com traos histricos, tentava a todo custo enquadr-lo, estrutur-lo, coloc-lo dentro de normas rgidas, seja do trabalho, da universidade ou no social. Sabemos que a personalidade borderline apresenta srias dificuldades de aprisionamento e presso externa. Tal comportamento de pessoa de autoridade poder desencadear passagem ao ato, ou seja, atuao sem pensar: tentativa de suicdio, agresses verbais e at fsica contra si e contra o outro. melhor quebrar algo em meu corpo, pois di menos do que essa dor que fica aqui dentro sic. F. frequentemente queixava de sentimentos crnicos de vazio. Esforava-se excessivamente para evitar o abandono pelas relaes interpessoais, abandono dos sonhos e objetivos, objetos dos quais constantemente perdiam temo perder eu de mim mesmo, tenho medo do medo, medo de no me achar, e tem muita coisa agitado dentro de mim, no posso ordenar, ento prefiro me matar, pois uma forma de parar, estar em um s lugar... encontrar sic. O sujeito algumas vezes relatou que sentia por sua namorada o desejo de cuidar e de ser o melhor e nico amante por toda vida, no entanto dizia que ela deveria estar ali presente por toda vida, para lhe dar toda ateno e carinho. Sobretudo se houvesse uma nica negativa da namorada, era suficiente para se enfurecer de raiva e apresentava rpida passagem de idealizao para sentimentos de desvalorizao, por achar que a outra pessoa no se importava com ele, no dava o bastante de si e no se mobilizava o suficiente. O paciente demonstrava ser insacivel em termos de ateno e mudava subitamente sua opinio sobre seu relacionamento amoroso da mesma forma mudava o que pensava de si, dos amigos, das suas escolhas e valores. Apresentavam-se com qualidade de raciocnio lgico importante, algumas sesses relatavam que se divertia com a capacidade que tinha de persuadir e conseguir convencer as pessoas a seu modo. Se prostituiu por um determinado perodo (no por questes financeiras, pois trabalhava e a famlia de classe mdia alta), mas por vivenciar picos de satisfao e controle. Mantinha relaes sexuais de modo perverso e submisso com casais, homens, mulheres com 25 anos ou mais do que a sua idade cronolgica,tambm participava de swings. Relatava que a homossexualidade o fazia sentir gratificado e acompanhado. Ou seja, como se fosse outro igual a mim, como espelho logo no est s. De acordo com a teoria o paciente com Transtorno de Personalidade Borderline potencializam reas que lhe sejam prejudiciais, pode ser no esporte, jogos de azar, gastos com dinheiro, comida em excesso, lcool, drogas, tabaco, direo e sexo sem proteo. Em situaes de extremo sentimento de desamparo se automutilam e aproximadamente 10% completam o suicdio. Chegam nesse estgio patolgico por sentirem ameaados de separao ou rejeio imaginria ou real, tais sentimentos os condicionam em acentuada reatividade do humor, tornando um crculo vicioso de disforia, irritabilidade, ansiedade e vazio. O humor disfrico (euforia e depresso) desses indivduos muitas vezes acompanhado de raiva, pnico e desespero. Muitos desses pacientes apresentam comportamentos siderados.

O paciente em terapia na Residncia relatava que toda vez impreterivelmente saia pilotando sua motocicleta, se envolvia em acidentes leves ou graves, ou ainda a mesma apresentava problemas mecnicos do qual no entendia j que procurava estar muito atento. F. ficava facilmente entediado, no aceitava a constncia e no vivia um s instante de serenidade. Contudo no se apresentava dissimulado, mas inadequao, vergonha, culpa e sentimento de baixa autoestima. J se sabe que o TPB cerca de cinco vezes mais frequente em parentes biolgicos de primeiro grau, tambm com o transtorno. Carlos Paz realiza uma experincia psicanaltica no tratamento do transtorno borderline: - Encontrou transtornos na relao com a realidade, na qual h alteraes grosseiras ainda que transitrias, sem perda do juzo da realidade, - Observou transtornos do pensamento sob forma de ideias de referncia e paranoia, - Transtornos nos controles dos impulsos com exploses de raiva, violncia e agresso, - Transtornos da sexualidade com fantasias sexuais sado masoquistas, atividades masturbatrias com fantasias erticas perversas, promiscuidade e eventualmente impotncia, - Presena de ansiedades confusionais, - Vnculo com o terapeuta caracterstico, com viscosidade, aderncia e manipulao. Nos casos mais graves esses fenmenos de transferncia problemtica so bastante primitivos e intensos, chamados por alguns autores de transferncia delirante, ou ainda de transferncia psictica. Estima-se que os valores relativos prevalncia e incidncia do transtorno de personalidae boderline so: - 8% da populao geral - 10 a 20% dos pacientes ambulatoriais - 20% da populao carcerria -50% dos pacientes internados com transtorno de personalidade - 76% so mulheres Fonte: Diagnostic and Statistical Manual Disorders. Washington, D.C.: Amercican Psychiatric Association 4 Text Revision, 2000. O diagnstico pode ser um processo longo e complexo, podendo levar anos. Considerando que para psiclogos essa no uma discusso freqente. Penso que neste momento houve um despertar para esse quadro que se apresenta. Encontramos, portanto teoria mais difundida na rea da psiquiatria como o DSM IV (Manual de diagnstica e Estatstica das Doenas Mentais) da Associao Norte-Americana de psiquiatria. Neste documento encontramos a descrio do Transtorno da Personalidade Boderline da seguinte forma: a caracterstica essencial do TPB um padro comportamental de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, na autoimagem e nos afetos. H uma acentuada impulsividade, a qual comea no incio da vida adulta e persiste indefinidamente. Quando o sujeito recebe um diagnostico desse transtorno e o tratamento diferencial: psicolgico, psiquitrico, medicamentoso e acompanhamento familiar, tende a ter uma vida

produtiva e saudvel. A impulsividade e os prejuzos decorrentes tendem a diminuir gradualmente com o avana da idade. Aps os 30 anos a maioria dos indivduos com o transtorno adquire maior estabilidade em seus relacionamentos e funcionamento profissional.

5. Concluso
Estudos mostram uma forte relao que envolve uma infncia traumtica, componentes genticos e acontecimentos estressantes durante a adolescncia, alm de disfunes no funcionamento cerebral que culminam no transtorno de personalidade borderline. Nas longas entrevistas e atendimento clnico nos ltimos 50 anos, pesquisadores norte americanos, observaram que estes pacientes quando crianas apresentaram histria de abuso, negligncia e separao dos pais de forma traumtica, orfandade, bulling e humilhaes freqentes. A literatura existente sugere que traos relacionados ao transtorno so influenciados por genes, apresentando caractersticas hereditrias. Pais com transtornos psiquitricos, depresso, ansiedade, bipolaridade entre outros, podem ter chances de ter um filho com probabilidade de desenvolver doena psiquitrica, incluindo o transtorno de personalidade borderline. Nos ltimos 20 anos vem se pesquisando o funcionamento cerebral dos pacientes borderlines e percebeu-se que os neutransmissores relacionados a vrias emoes e ao humor, como serotonina noradrenalina, acelticolina e o cido gama-aminobutrico (maior neutransmissor inibidor no crebro, que pode estabilizar a flutuao do humor e o cido glutmico (neutransmissor responsvel pelo prazer, trabalham de forma que requer mais estudo e ateno, uma vez que at o momento apresentam grande instabilidade sinptica. Percebemos um ceticismo em relao ao tratamento psicolgico de transtornos de personalidade, ainda assim muitos tipos de psicoterapia para TPB foram desenvolvidos nos ltimos anos. Os tratamentos sugerem alguma melhora. Terapias individuais melhora a autoestima e mobiliza as foras existentes no sujeito. Terapia em grupo poder ajud-lo a potencializar as habilidades interpessoais e autoconscincias nos afetos. Patologicamente a pessoa portadora de PTB menos perturbada que os psicticos, mas se apresentam mais complexas que os neurticos. Apresenta profunda limitao de equilbrio do seu recurso emocional, diante dos estmulos da vida cotidiana e em consequncia disso, pequenos estressores so suficientes para enfurec-los. Estes sujeitos demonstram acessos de ira, ataques de fria ou de mau gnio, em completa inadequao ao estmulo desencadeante. A repentina alterao no comportamento acontece de forma inesperada e muitas vezes o alvo a famlia nuclear. O limiar de tolerncia s frustraes extremamente susceptvel nessas pessoas. como se fosse um curto-circuito, sob forma de crise, que costumam desempenhar vrias funes psicodinmicas, como forma de aliviar a tenso interna excedente, impedindo maior conflito e frustrao. imprescindvel na terapia trabalhar a autoafirmao, reconhecer sua importncia e identificar o que real do imaginrio. O sujeito fantasia um abandono e manifesta exuberante instabilidade afetiva, oscilando bruscamente emoes de amor e dio, indiferena e apatia, entusiasmo e tristeza profunda. Quando de fato acontecem as separaes de pessoas eleitas como importantes, o sujeito se desorganiza de tal maneira que altera profundamente sua autoimagem, cognio e comportamento. Exigi profundamente e constantemente a presena do outro,afeto incondicional e amor

continuamente, esse um arranjo psquico de temor solido ou a incapacidade de ficar s, em presena de si mesmo. Se o paciente sente que de fato abandonado se automutila e tenta suicdio. A tendncia a alguma forma de adio de remdios, lcool, trabalho desenfreado, esporte, crena religiosa, sexo, etc, refletem e lhe compete sossego momentneo. Segundo Marco Aurlio Baggio, estes pacientes apresentam um ego pouco capaz de empenhar numa tarefa persistente e com acuidade. Desistem do esforo e circulam em torno do que preciso, mas no o fazem. Atacam o outro do qual dependem, uma forma de camuflar sua necessidade de dependncia. So habilidosos em estimular o outro para lhes propiciar o que precisam. Os sintomas clnicos so variados. Suas relaes com o objeto so superficiais, a angstia crnica e difusa, sintomas somticos como vertigem, taquicardia e muita ansiedade. Despersonalizao e desrealizao aparecem como extremos. Apresenta perda de sentidos quando muito angustiado, tal qual foi observado por Freud. No experimentam emoes genunas, mas tambm caso existam no a suportam e ento mudam de lugar, emprego e amigos. Vivenciam hipersensibilidade frustrao e a crtica, dificuldade de concentrao, de cumprir regras e normas, e amnsias, esses fatores os levam a ter dficit na vida laboral. A depresso do borderline se caracteriza por sentimentos de vazio e solido e no medo que nutre da destruio do objeto amado. Sua insatisfao permanente e manifesta. Se alcanar o prazer satisfao dura muito pouco, pois sua tendncia a evitar o desprazer se faz mais forte do que a busca do prazer. comum o medo deadoecer fisicamente e de enlouquecer. O paciente borderline que tambm pode ser denominado fronteirio poder ser amparado juridicamente e legalmente, caso necessite, devido gravidade do seu transtorno, em alguns casos apresenta dificuldades de auto-determinar-se. A capacidade civil de uma pessoa est condicionada sua maturidade e sade mental, ou seja, conhecimento da conscincia, direitos e deveres, juzo crtico, capacidade de deciso com liberdade (volio). H que se considerar que uma modalidade no normal (patolgica) da personalidade de se relacionar com o mundo, assim sendo importante que se faa um diagnstico de cada caso, deve-se considerar s peculiaridades de cada sujeito. O paciente borderline no considerado insano, mas uma srie de circunstncias vivenciais poder atrel-lo ao ato delituoso. O trabalho analtico dever contemplar principalmente ao paciente identificao e entendimento do seu funcionamento interno, compreender a gravidade dos seus atos e responsabilizao por suas condutas, sobretudo distinguir e resignificar o que real do que imaginrio. Com o ensino de Jacques Lacan, a clnica psicanaltica progrediu muito no que diz respeito a esse quadro, oferecendo a possibilidade para o paciente de fazer novos ajustes, que consequentemente provoca o apaziguamento dos sintomas e do sofrimento psquico.

Potrebbero piacerti anche