Sei sulla pagina 1di 3

Imagem

1. O que cor? O que so espaos de cor? Cor uma interpretao visual da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnticas; e que corresponde parte do espectro eletromagntico que visvel que tem comprimento de onda entre 400 e 700 nanmetros. Espao de cores um modelo matemtico usado para descrever cada cor a partir de frmulas. Os mais usados so RGB e o CMYK, entre outros. 2. O que um pixel? uma juno dos termos Picture e Element, e representa cada ponto do elemento imagem (menor parte da imagem) e a soma deles formam o desenho completo. 3. Explique o que matiz, brilho e saturao de uma fonte luminosa. So propriedades que fazem variar de aspecto e definem a aparncia final da cor. Matiz a qualidade que difere azul do verde e vermelho. Saturao a qualidade que mede o grau de pureza ou brilho. E brilho mede a intensidade da energia, onde nula preto e total branco. 4. Como podemos verificar experimentalmente que a luz branca contm todas as componentes espectrais? A luz branca pode ser decomposta em cada uma de suas cores componentes se fizermos com que ela atravesse um prisma. Neste caso, cada uma das frequncias sofrer um desvio diferente e consequentemente haver uma separao das sete cores, comprovando o fato. 5. O que um processo subtrativo de formao de cores? Cite um exemplo de como possvel obter a cor vermelha atravs deste processo. O sistema subtrativo leva esse nome tendo em vista que a mistura de suas cores primrias tendem ao preto, ou seja, ausncia de luz (ciano, magenta e amarelo). Somando Amarelo mais o Magenta, obtemos o vermelho. 6. Qual a relao entre as cores no sistema RGB e no sistema CMY? O sistema aditivo chamado tambm de sistema RGB (red/green e blue), que so cores primrias decompostas a partir da luz branca. Enquanto o sistema subtrativo de CMY (ciano/magenta e yellow) formado pelos elementos naturais, cores secundrias da luz e so ao mesmo tempo as cores primrias do sistema subtrativo.

udio

1. A voz humana um sinal de udio? Sim. 2. Qual a largura de banda da voz humana? 100Hz - 7kHz 3. O que caracteriza um arquivo do tipo MIDI? Tamanho muito menor que o WAV; permitem alteraes dos timbres; produzem apenas msicas; dificuldade com msicas no convencionais e etc. 4. Descreva um dos princpios utilizados na compresso com perdas de um sinal de udio? Os nveis de compresso prticos so limitados para muito menos de 10:1 (compresso de vdeo de 25:1 pode ser produzida). Os algoritmos de compresso funcionam de forma similar compresso de imagens. Arquivos comprimidos ocupam menos espao que os arquivos iniciais e resultam da eliminao de informao redundante e outras informaes de udio com pouca influncia na qualidade do mesmo 5. O que caracteriza cada um dos parmetros perceptuais do som? Utilizando uma ferramenta de sua preferncia, altere no mnimo dois desses dos parmetros e comente os resultados obtidos. Intensidade: percepo da amplitude e da energia (propriedade do som de ser fraco ou forte); Altura: percepo da frequncia fundamental (propriedade do som de ser grave ou agudo); Fase: normalmente imperceptvel; Timbre: percepo da complexidade (permite reconhecer a origem do som). Ao alterar a altura, percebe-se que o que estava grave ficou mais grave. Quando se altera a intensidade do som, o mesmo ganha leveza, se tornando mais fraco. 6. Em que consiste a tcnica de melhoramento de udio baseada na Subtrao Espectral? Esta tcnica suprime o rudo subtraindo um rudo estimado durante os perodos de silncio.

Vdeo

1. Apresente trs diferenas bsicas entre os seguintes padres de TV colorida: a. NTSC (americano); b. PAL; c. SECAM; d. PAL-M (brasileiro). A qualidade de imagem PAL muito superior ao sistema NTSC; SECAM difere do sistema PAL na medida em que a transmisso da cor feita de maneira diferente, de uma forma sequencial: vermelhos e amarelos numa linha e azuis e amarelos na prxima linha; PAL-M foi criado para fazer face corrente usada neste pas, de 60 Hz (que um tipo de PAL). 2. Descreva as principais falhas geradas por altas taxas de compresso de vdeo. Blocagem: descontinuidades nos contornos dos blocos, causadas por quantizao excessiva dos coeficientes da DCT; Perda de detalhes: texturas suaves so "alisadas", pois a quantizao da DCT elimina as componentes de altas frequncias e baixas amplitudes; Segmentao de movimento: em objetos com texturas de baixo contraste, partes da imagem permanecem estticas quando no deviam, pois os macroblocos correspondentes (e seus vetores de movimento) foram descartados nas imagens P e B; Perda de detalhes nos movimentos: objetos em movimento que apresentam texturas detalhadas tornam-se ruidosos ou difusos devido a erros na deteco de movimento; Vazamento de Croma: como a crominncia desprezada na deteco de movimento, regies de cores diferentes com alta saturao podem se misturar na imagem. 3. Por que os sinais de TV so, em geral, adquiridos no formato RGB, mas transmitidos no formato YCrCb? Por que a resoluo dos canais de crominncia menor que a de luminncia, levando em conta a maior sensibilidade do olho humano luminncia. Os sinais so ento multiplexados e modulados, gerando um sinal chamado vdeo composto modulado.

Potrebbero piacerti anche