Sei sulla pagina 1di 8

PLANEJAMENTO MATERNAL

OBJETIVOS Promover o desenvolvimento fsico, psquico e social da criana respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocnio atravs de atividades recreativas que valorizem a autoestima do aluno. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar... Desenvolver os primeiros contatos com diversos tipos de materiais, que envolvam as mos, adquirindo controle e expresso grfica com a progresso de exerccios que iro auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura. Desenvolver estmulos sonoros e auditivos atravs de operaes concretas. Iniciar o vocabulrio e linguagem como meio de comunicao, desenvolvendo a imaginao, criatividade, organizao de ideias. Desenvolver estmulos sonoros e auditivos atravs de operaes concretas. Ampliar vocabulrio e linguagem como meio de comunicao, desenvolvendo a imaginao, criatividade, organizao de ideias. Incentivar o uso do raciocnio atravs de atividades recreativas que valorizem a autoestima do aluno. Possibilitar que a criana construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interaes socioculturais e da vivncia de diferentes situaes, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decises respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
ESTRATGIA Atravs de jogos, brincadeiras e atividades ldicas envolvendo

operaes concretas.
Atravs de materiais pedaggicos, sucatas, brincadeiras, jogos e

atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc.).


Utilizao de recursos audiovisuais como: msicas, histrias, parlendas

vdeo, CD, figuras, rtulos, livros, portadores de textos, etc.

Leituras, interpretaes, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos

audiovisuais, livros, materiais pedaggicos, etc.


Apresentao de crachs, fichas, cartazes, desenhos, jogos e

brincadeiras, etc.
Fichas cartazes, desenhos, materiais pedaggicos, jogos e

brincadeiras.
Materiais pedaggicos, brincadeiras, atividades viso manuais concretas,

etc.

OBSERVAES:
Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reproduo

de sons, andar, comunicao, etc.


Coordenao Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar,

etc.
Fantasia, Inveno e Representao (imitao de situaes conhecidas:

escolinha, casinha).
Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

Brincadeiras referentes educao sensrio-motora (sentir/executar). Explorao, canto, perguntas e respostas, esconder. Brincadeiras sem regras. Brincadeiras com poucas regras ou simples. Utilizao das formas bsicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc). Estimulao e motivao. Atividades ldicas. O uso do parquinho dirio, pois nessa idade a criana tem bastante energia e grande dificuldade de concentrao, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estmulo/incentivo por parte do professor. Jogos de bola em rodas, promovendo a integrao social, onde a criana dever jog-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante. Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor dever conversar e estimular para que a criana consiga manifestar o que quer, no permitindo que ela s se manifeste por gestos. Ampliar seu vocabulrio, conversando diariamente, com a criana sobre os aspectos do dia-a-dia. Incentivar e permitir a fala da criana em todas as atividades possveis, falando corretamente com a criana. Mostrar criana a convenincia de falar em voz baixa, trabalhando com a criana o saber escutar. Apresentao das cores. Trabalhos com msicas gestuais, cantigas de roda e dana, estimulando partes do corpo. Contos de histrias curtas. Coordenao motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc. Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc. Explorar o ambiente escolar, mostrando rvores, passarinhos, parquinho, etc.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA OBJETIVO GERAL Ampliar as possibilidades da criana de insero, participao e interao nas diversas prticas sociais. Desenvolver na criana o conceito de eu em relao ao seu nome, idade e em relao aos pais (famlia) e colegas. Desenvolver coordenao motora grossa (livre). Despertar na criana o interesse por estmulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco. Desenvolver a capacidade da criana de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espao com facilidade. Incentivar e permitir a fala da criana em toda as atividades possveis, corrigindo e ampliando seu vocabulrio, utilizando tambm as msicas. Estimular o vocabulrio atravs de contos e histrias pequenas que despertem a fantasia da criana. Incentivar a memorizao de pequenas msicas e gestos. Participar de variadas situaes de comunicao oral.

Ampliar o universo da representao por meio da linguagem falada/dramatizada. Interessar-se por histrias. Expressar-se de forma clara e relativamente organizada. Participar de situaes nas quais se faz necessrio o uso da leitura, manuseando materiais impressos.

CONTEDO: Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar, comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opinies, ideias, preferncias, relatar suas vivncias e nomear pessoas, objetos, animais, aes, construindo frases com entonao, falando de si mesma, pedindo o que deseja, descrevendo situaes cotidianas. Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participao em situaes nas quais ela se faz necessria e do contato cotidiano com livros, revistas, pasta de gravuras, histrias em quadrinho. Participao nas situaes em que os adultos leem textos de diferentes gneros, como: histrias, quadrinhas e canes. Reconto de histrias conhecidas com ajuda do adulto e com estmulo visual. Participao em situaes que as crianas leiam, ainda que no o faam de maneira convencional (smbolos, rtulos, marcas e figuras). Desenho como representao grfica.

MATEMTICA. OBJETIVO. Introduzir o raciocnio lgico, atravs de suas estruturas. Desenvolver a lateralidade atravs de estmulos, motivaes e atividades de coordenao. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas aes, orientando-se tambm no espao.

Desenvolver coordenao motora atravs de atividades ldicas, concretas, pedaggicas e viso manuais.

CONTEDO. Estruturas lgicas: discriminao comparao identificao cor forma tamanho conjuntos quantidade. Conceito de lateralidade. Orientao Temporal Espacial: atrs/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em p/deitado/sentado, longe/perto. Coordenao Motora. Estruturas lgicas: discriminao comparao identificao cor forma tamanho conjuntos quantidade. Conceito de lateralidade.

ESTRATGIA: Utilizao de materiais pedaggicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, Brincadeiras ldicas, materiais pedaggicos, atividades audiovisuais. Atravs do uso de materiais concretos, materiais pedaggicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades. Jogos, brincadeiras, msicas, atividades ldicas, materiais pedaggicos, registro de atividades. Recursos Audiovisuais: rdio, CD, TV, vdeo, msicas, histrias, cartazes, fichas. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedaggicos, atividades ldicas e de registro. Materiais pedaggicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

OBSERVAES: Devemos desenvolver na criana a capacidade de pensar logicamente. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive. A Matemtica pode ser considerada uma linguagem simblica que expressa relaes espaciais e de quantidade. Sua funo pois, desenvolver o pensamento. A medida que brinca com formas, com quebra-cabeas e com caixas que cabem dentro de caixas, a criana adquire uma noo do conceito pr-simblico de tamanho, nmero e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noo de sequncia e de ordem. E quando utiliza as palavras no cabe e acabou, vai adquirindo a noo de quantidade. Esse trabalho deve ser muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianas se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemticos.

NATUREZA E SOCIEDADE:

OBJETIVO Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social e cultural. Desenvolver a autonomia e a interao com o meio ambiente, valorizando sua importncia para a preservao das espcies e qualidade de vida. Experimentar situaes em que possa explorar e conhecer a si mesma e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios. Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas, estabelecer contato com animais, plantas, objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Conhecer e vivenciar valores humanos.

CONTEDO: Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural. Participao em atividades que envolvam histrias, brincadeiras, jogos e canes que digam respeito s tradies culturais de sua comunidade e de outros grupos. Desenvolvimento de atitudes, manuteno e preservao dos espaos coletivos.

Explorao de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistncia, movimento, temperatura) e de relaes simples de causa (a ao da criana) e efeito (a reao do objeto). Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados segurana e preveno de acidentes. Reconhecimento do prprio corpo por meio do uso e da explorao de suas habilidades fsicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, ttil, gustativa e olfativa). Contato com animais e plantas. Valores humanos.

ESTRATGIA: Contar histrias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produo de lembrancinhas que traduzam a data em questo. Produo de Calendrio e exerccio do mesmo ao iniciar a aula (manh e tarde), e aniversrios das crianas. Nomeao, explicao e cartazes, atravs de estimulao de situao problema que envolva o conceito famlia. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e os amiguinhos.

ARTES:

OBJETIVO. Garantir oportunidades para que as crianas desenvolvam a imaginao criadora, a expresso, a sensibilidade e a comunicao. Ampliar o conhecimento de mundo em relao s diversas formas de expresso artstica. Incentivar e desenvolver o hbito de desenho, estimulando assim a fantasia da criana. Estimulao de confeco de brinquedos atravs da sucata. Estimular a coordenao da criana e a criatividade com o uso da argila e massinha. Desenvolve hbitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mos, limpar o nariz, etc.

Habitu-lo a usar os clichs sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licena, etc. Permitir que a criana seja independente. Deix-la explorar ao mximo os objetos e brinquedos. Levar a criana a brincar com os outros do grupo. Fazer com que a criana no fixe em um nico colega. Mant-la ocupada. Levar a criana a participar das atividades de grupo.

CONTEDO: Explorao e manipulao de meios, materiais e suportes (meios: areia, terra, gua, tinta e argila; materiais: gizam de cera e pincis grossos; suportes: papel, papelo). Observao e identificao de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas. Cuidado com prprio corpo e o dos colegas no contato com suportes, materiais e meios. Respeito e cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.

ESTRATGIA: Utilizao de lpis, pincis, cola com muito incentivo, estimulando a criana atravs de elogios. Material de sucata e criatividade do professor. Apresentao de argila e massinha. AVALIAO

Avaliao ser contnua, atravs da observao diria da criana no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliao so as atividades de verificao aplicadas por bimestre.

Potrebbero piacerti anche