Sei sulla pagina 1di 2

Anais da XX Jornada de Iniciao Cientfica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Influncia da utilizao dos florais de Bach na queda mortalidade das aves silvestres do CETAS
Isabella Manes ; Thuany Limia ; Filipe Soares & Joo Telhado Pereira
1 2 4

1. Bolsista de Iniciao Cientfica PIBIC/CNPq, Discente do Curso de Medicina Veterinria; 2. Aluna do curso de Medicina Veterinria; 3. Aluno do curso de Agronomia; 4. Professor associado da UFRRJ. Palavras-chave: Aves, mortalidade, florais.

Introduo
As essncias florais de Bach fazem parte do sistema teraputico desenvolvido pelo Dr.Edward Bach, no incio do sc. XX, cujo objetivo restabelecer o equilbrio nos distrbios fsicos e emocionais divididos originalmente em: depresso; medo; falta de interesse pelo presente; solido; preocupao excessiva pelo bem estar dos demais; hipersensibilidade e incerteza (SCHEFFER, 1995). GRAHAM e VLAMIS (1999), descrevem estresse como sintoma na rea comportamental das aves, principalmente no caso das silvestres cativas, que apresentam o estresse com uma doena de carter crnico, que pode ou no se manifestar de maneira perceptvel. Ele difcil de ser evitado, pois est ligado ao prprio aprisionamento do animal, o que implica um ambiente bastante inadequado e diferente do natural. No se sabe ao certo o que o estresse provoca exatamente no organismo da ave, mas acredita-se (em comparao com outras espcies) que alm de aumentar nveis sanguneos de alguns hormnios (corticides), pode provocar alteraes bruscas na presso arterial e cardiopatias. A doena pode levar o animal morte sbita, dependendo do nvel de estresse a que a ave for submetida. A impresso que se tem que a maioria das aves que vivem em condies de cativeiro est em seu limiar de estresse. Em alguns casos, basta apenas um pequeno estmulo para que uma ave aparentemente adaptada sua nova condio apresente as mais diversas doenas psicossomticas, como, por exemplo, a auto mutilao (a ave arranca as prprias penas ou se fere com bicadas).

Material e Mtodos
Aves silvestres (passariformes) oriundas da apreenso pelo IBAMA e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres Seropdica, mantidos em viveiros comunitrios com 100 indivduos cada (viveiros A5 e A6). Foram selecionadas duas frmulas florais, baseando-se no prescrito por BEAR; BELLUCCO (2004); GRAHAM ; VLAMIS, (1999) e SCHEFFER,(1995): Cherry plum + Honeysuckle + Gorse + Rock rose + Walnut em base glicerinada e Rescue em base alcolica. A definio de cada floral e o modo de obt-lo est descrito na Farmacopeia Brasileira (ANVISA, 2007). Administrao foi feita da seguinte maneira: Viveiro 5 Rescue em base alcolica 30% diludo na proporo de 10 gotas para cada litro de gua do bebedouro e deixadas ad libitum, e placebo diludo na mesma proporo, sendo borrifado nos pssaros e ambiente. No viveiro 6 Cherry plum + Honeysuckle + Gorse + Rock rose + Walnut em base glicerinada 30% com diluio igual a escrita acima. O borrifamento foi feito de forma manual com borrifadores de plstico uma vez ao dia, sendo utilizados borrifadores e recipientes plsticos para diluio das frmulas individuais para cada viveiro, evitando - se com isso uma possvel interferncia cruzada. A avaliao foi realizada pelos pela equipe, avaliando-se o comportamento das aves e a mortalidade (n de mortos/n total de animais por viveiro) em cada viveiro. No viveiro 5 ficaram 91 animais vivos, enquanto que no viveiro 6 ficaram 96 animais vivos durante 44 dias de avaliao. O comportamento foi avaliado pela observao direta e de vdeos do comportamento dos pssaros durante a permanncia do pesquisador no viveiro, de acordo com uma escala de fuga (0 pssaros permitiam a aproximao sem fugir, 1 pssaros permitiam a aproximao com fuga tranqila, 2 pssaros permitiam a aproximao com fuga exuberante e 3 pssaros no permitiam a aproximao). A opinio dos tratadores tambm foi levada em conta, para se avaliar o comportamento das aves. Os resultados obtidos foram submetidos anlise estatstica segundo Frederico Pimentel Gomes (Qui-quadrado).

Resultados e Discusso
Em todos os viveiros houve mortalidade sendo que no viveiro 5 observou-se 9 bitos e no viveiro 6 observou-se 4 bitos. A distribuio dos mesmos ao longo do perodo de observao teve importncia significativa apenas nos viveiros 5 e 6 , mostrou que as mortes no viveiro A6 se concentraram nos primeiros dias de tratamento (3 mortes no dia 3), enquanto que no viveiro A5 os
CD-ROM, 2010. ISSN 1809-1342.

Anais da XX Jornada de Iniciao Cientfica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

bitos se concentraram no final do perodo de observao (6 mortes entre os dias 30 e 39). Ao se analisar a sobrevivncia pelo teste do Qui-quadrado podemos afirmar que o tratamento com os florais diminuiu a incidncia de mortalidade nos passros. Alm disso h diferena nos tratamentos do viveiro 5 que utilizou Rescue para o viveiro 6 que utilizou a frmula floral montada pelos pesquisadores, em relao incidncia de mortalidade nos pssaros (grfico 1). Grfico 1: Florais com menos bitos.

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 bitos sobrviventes Total Viv 5 Viv 6

Concluso
Ao se analisar a sobrevivncia pelo teste do Qui-quadrado podemos afirmar que o tratamento com os florais diminuiu a incidncia de mortalidade nos passros. Alm disso h diferena nos tratamentos do viveiro 5 que utilizou Rescue para o viveiro 6 que utilizou a frmula floral montada pelos pesquisadores, em relao incidncia de mortalidade nos pssaros.(grfico1). Quanto ao comportamento os pesquisadores constataram um comportamento assustadio nos pssaros do viveiro 5, que se manteve inalterado ao longo de todo o perodo experimental, enquanto que os pssaros do viveiro 6, com o tempo passaram a apresentar um comportamento mais calmo, sem apresentarem a reao de fuga to exuberante quanto os do viveiro 5, mesmo quando frente a desconhecidos, descartando-se assim uma possvel habituao como responsvel pelo comportamento mais calmo. Essa mudana de comportamento nos outros viveiros no foi to marcante. No foram observados efeitos colaterais indesejveis durante o perodo de observao, nos animais envolvidos no experimento.

Referncias Bibliogrficas
ANVISA (2007) - http://www.anvisa.gov.br/hotsite/farmacopeia 14/07/2009, 10:00 horas. BEAR, J.; BELLUCCO, W. (2004). Florais de Bach o livro das frmulas. 1 ed, So Paulo, Pensamento 192 p. BEAR, J.; BELLUCCO, W. (2006). Florais de Bach e homeopatia: uso sinrgico de dois sistemas vibracionais de cura. 1ed, So Paulo, Pensamento, 104 p. GOMES P. GOMES (2009). CURSO DE ESTATSTICA EXPERIMENTAL. 15 ed., Fealq, 451p. GRAHAM, H.; VLAMIS, G.(1999). Remdios Florais de Bach para animais. 2ed., So Paulo, Pensamento, 144 p. SCHEFFER, M. (1995). A terapia original com essncias florais de Bach para auto-ajuda. 1ed, So Paulo, Pensamento, 200 p.

CD-ROM, 2010. ISSN 1809-1342.

Potrebbero piacerti anche