Sei sulla pagina 1di 3

Barroco O Barroco uma escola artstica que se desenvolve no sculo XVI, aps as Reformas Religiosas.

. Mesmo assim, os catlicos continuavam influenciando muito o cenrio poltico, econmico e religioso na Europa. nesse contexto que surge o Barroco, mostrando o contraste entre o teocentrismo da Idade Mdia com o antropocentrismo do Renascimento. As obras barrocas so rebuscadas, detalhadas, sofisticadas, dramticas e expressam a vida e as emoes do ser humano, sendo marcadas por antteses (claro e escuro, vida e morte, tristeza e alegria). Caravaggio Michelangelo Merisi da Caravaggio considerado um dos mais importantes artistas italianos do sculo XVI e inicio do sculo XVII. Era bomio e desordeiro, durante toda sua vida esteve envolvido com brigas e consequentemente com a justia. - Nasceu em Milo, no dia 29 de setembro de 1571. - Aos 5 anos de idade foi morar com sua famlia na comuna italiana de Caravaggio. (foi da que surgiu seu nome artstico) - Foi para o primeiro ateli aos 12 anos. - Fugiu para Roma aos 15 anos, pulando de um ateli para outro e trabalhando em suas primeiras obras, que causavam escndalo no meio artstico, sendo muitas vezes recusadas por quem as encomendavam. - Em 1906 envolveu-se em uma briga e matou um jovem. Teve que fugir de Roma e foi morar em Npoles. Porm envolveu-se em outras brigas e confuses. Expulso de Npoles foi morar na Siclia (Sul da Itlia) - Em 1607, retornou para a cidade de Npoles aps conseguir o perdo do Papa, Paulo V. Principais caractersticas: - Luz e Sombra: Foi o principal representante do tenebrismo, estilo artstico marcado pelo contraste entre luz e sombra (o termo vem da palavra tenebra, que significa treva). - Realismo: Mesmo pintando figuras religiosas ou mitolgicas, Caravaggio no deixava de ser realista Usava como modelos prostitutas, e mendigos das ruas de Roma. - Dramaticidade: Tratava de temas como violncia e morte, e tambm abordava o erotismo com franqueza. - Cores: As cores predominantes nas obras so preto, marrom e vermelho. - Caravaggio era conhecido por pintar bastante rpido e diretamente sobre a tela, sem nunca fazer desenhos e esboos. Repouso na fuga para o Egito (1596): - Exemplo de seu estilo inicial antes de abraar o tenebrismo. - Podemos perceber uma paisagem por trs dos personagens, bem ao contrrio dos fundos negros. - Pouco uso de luz e sombra. - Quebra mais um paradigma da poca ao mostrar a exausto da Madona, pois um ser divinal jamais apresenta cansao. - Dizem que uma prostituta amiga dele, que teria sido modelo para a Madona Medusa (1597):

- Uma nova Medusa de Caravaggio foi descoberta numa coleo particular na Itlia. Especialistas analisaram radiografias do que se pensava at agora ser uma cpia da pintura do mestre barroco e concluram que uma segunda pea, como a original de 1597, tambm foi feita pelo artista. - Segundo Mina Gregori, especialista em Caravaggio, a segunda Medusa, foi feita em 1596, antes da verso que est em Florena. - Seria um autorretrato de Caravaggio travestido de Medusa. O artista reproduziu no espelho, no escudo cncavo de Perseu, a imagem que viu de si no espelho real. Esta obra , por isso, um duplo reflexo, real e mitolgico. - O olhar amedrontador, aterrorizante e raivoso da Medusa talvez revele mais do que o que conta a mitologia. mais um reflexo do que se passava com Caravaggio. - Essas duas Medusas no so as nicas cabeas decapitadas que aparecem na obra de Caravaggio. Pelo menos trs outras telas clebres do mestre mostram cenas de decapitao, como "Judite e Holofernes", "Salom com a Cabea de So Joo Batista" e "Davi com a Cabea de Golias"(A cabea decapitada de Golias considerada um autoretrato do prprio pintor, atormentado pela perseguio, inclemente de seus adversrios). Invocao de So Mateus (1599). - A Vocao de So Mateus, tambm conhecida como Invocao de So Mateus ou O Chamamento de So Mateus, retrata o momento em que Mateus convocado por Jesus para segui-lo. - A luz que ilumina a cena vem da direita e no de uma janela da parede ao fundo, como seria natural. - A luz dirige a ateno do observador para o grupo de pessoas sentadas volta da mesa. Contraste de luz e sombra - Dois deles nem percebem a presena de Cristo e de seu apstolo. So Mateus e o Anjo (1602): - Vemos So Mateus lendo e o anjo serve de orientador. - A Igreja considerou inapropriada a forma como Caravaggio retratou esta histria. Recusou o quadro e obrigou o pintor a realizar uma nova verso mais adequada ao esprito religioso da poca. - A razo seria a carga ertica, porm a igreja no disse dessa maneira, mas justificou falando que So Mateus teria sido representado como um homem humilde, rude, analfabeto. E o anjo pisa a terra como um comum mortal. - No segundo quadro, o anjo perde a sua sensualidade, perde at a sua fisionomia feminina. Alm disso, fica reforada a diferena de planos entre o divino e o profano o anjo desce do cu, S. Mateus levanta o olhar, mas no h contato fsico entre eles. - O segundo quadro encontra-se na Igreja de S. Lus dos Franceses em Roma. Quanto ao primeiro, foi destrudo durante os bombardeamentos aliados da Alemanha durante a segunda guerra mundial.

Caravaggio foi um dos precursores do Barroco, estilo artstico que se desenvolveu no sculo XVII. As obras barrocas so rebuscadas, dramticas, tem grande contraste de claro-escuro e predomnio do emocional sobre o racional.

Potrebbero piacerti anche