Sei sulla pagina 1di 35

3

Editoras Aquariana / DeLeitura / Ground

LER ENSINAR APRENDER 2012

Catlogo infantojuvenil

Prezado Educador, As editoras Ground, Aquariana e DeLeitura organizaram este catlogo de ttulos infantojuvenis, especialmente voltados para a Educao, visando facilitar a seleo de livros a serem adotados nas escolas. Nele so informados: dados catalogrficos, tema, faixa etria e sinopse de cada obra. Sua variedade de temas e estilos permite que o professor encontre o contedo mais adequado ao nvel e s necessidades de seus alunos, bem como sugestivos caminhos para abordar os Temas Transversais propostos nos Parmetros Curriculares Nacionais (MEC). Alm de contedos integrados ao currculo escolar, o selo DeLeitura oferece o Roteiro DeLeitura, elaborado por experientes educadores, com propostas de trabalhos que relacionam textos s mais diversas artes e reas, criando intertextualidades que ampliam o leque de atuao do professor e enriquecem o repertrio intelectual do aluno. Com publicaes de excelente qualidade, as editoras mantm suas propostas de incentivo leitura e conscientizao do jovem leitor, e marcam presena nos mais importantes Programas Oficiais de Leitura, tendo o selo DeLeitura, em 2011, se destacado com a seleo do livro A princesa que enganou a morte e outros contos indianos para o programa Apoio ao Saber, do Governo do Estado de So Paulo (FDE), distribuindo mais de 500 mil exemplares para os alunos da rede estadual de ensino. Todos estes fatores do a este catlogo o diferencial de promover a leitura como um processo dinmico de aquisio de conhecimentos que leva o leitor no apenas a ler, mas tambm a comparar, refletir e, prazerosamente, aprender. Os editores

LITERATURA

INFANTIL

OS DEZ GIGANTES
Cristina Lavrador Alves Ilustraes: Maurizio Manzo
NOVI DADE

TEMA:
Narrativa mgica. Respeito; direitos; sabedoria popular; imposio e confronto.

Temas relacionados:
tica (respeito mtuo). Meio ambiente (leis da natureza). Pluralidade cultural (sociedade, regras, costumes). Imaginrio cultural (crenas, lendas e mitos).

Indicao etria: 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental.


O que no nosso no nos pertence. o que aprende o lavrador ao desafiar os ancios da aldeia que alertavam: aquelas terras misteriosas eram habitadas por deuses. L reinava o silncio. L ningum ousava entrar... Mas o homem, ganancioso, quis as terras para si. Plantar, colher, morar. Ficar rico com a colheita. Planos que o homem fez at surgirem os gigantes. Dez incrveis gigantes que, de modo surpreendente e sem dizer uma palavra, impuseram seus limites.

ISBN: 978-85-7217-147-2 formato 23x23 24 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

Coleo LANTERNA MGICA

AS CRIANAS DA GUA
Angle Delaunois Ilustraes: Grard Frischeteau

- Selecionado para o 2 ano do Programa Circuito Campeo/2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
A gua.

Tema relacionado:
Meio ambiente (natureza).

Indicao etria: 2 ao 5 a partir dos 5 anos.


Uma verdadeira volta ao mundo sobre um tema universal que interessa a todos. Crianas de doze partes do globo nos contam, com suas prprias palavras e na sua lngua, o que representa a gua no seu universo: o espao, a neve, o oceano, a chuva, o lago, o rio, o arrozal, a pacincia, o deserto, a mo estendida, a chegada da vida... Enfim, um texto potico em imagens mgicas.

ISBN: 978-85-7217-131-1 formato 23x23 32 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

LITERATURA
O REINO ENCANTADO
Guido Visconti Ilustraes Maria Battaglia

INFANTIL

- Selecionado para o 3 ano do Programa Circuito Campeo/2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
Narrativa mgica. O poder da imaginao.

Temas relacionados:
Imaginrio cultural (magia, lendas e mitos). Meio ambiente (natureza).

Indicao etria: 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental.


Em um reino rido, castigado pelo sol, chega, um dia, um mercador vindo de longe. Vende ricos tecidos aos grandes senhores, vende sonhos a uma criana. Os sonhos, s vezes, se tornam realidade. A pequena Miranda, com a ajuda de Manlio, um velho pintor, transforma o reino em um pequeno paraso, cheio de flores e cantos.
ISBN: 978-85-7217-132-8 formato 23x28 28 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

UMA PRINCESA ASSIM PEQUENININHA, MAS...


Beatrice Masini Ilustraes Octavia Monaco

- Selecionado para o 3 ano do Programa Circuito Campeo/2012 do Instituto Ayrton Senna. - Selecionado para o Programa Biblotecas Escolares/2011 Belo Horizonte.

TEMA:
Narrativa mgica. O poder dos sentimentos, o medo, a coragem.

Temas relacionados:
tica (tica e sociedade, respeito mtuo). Imaginrio cultural (magias, lendas e mitos, ritos de passagem).
ISBN: 978-85-7217-133-5 formato 23x28 28 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

Indicao etria: 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental.


Pode ser pequena como um gro de ervilha Ou como uma joaninha, Porm, mais corajosa do que cem cavalheiros. Esta a histria Da princesinha Catarina Que no tem medo Do enorme drago, Nem de todo o bando de condores.

LITERATURA

INFANTIL

ROBERTO EST LOUCO


Triunfo Arciniegas Texto e ilustraes

TEMA:
Padres de conduta.

Temas relacionados:
tica (tica e sociedade, preconceito, respeito mtuo). Pluralidade cultural (diversidade).

Indicao etria: 2 ao 4 ano do Ensino Fundamental.


Roberto, o sapo, acredita ser o rei de um reino distante, usa uma coroa de papelo e governa o territrio de suas prprias fantasias. Num dia quente, sai totalmente agasalhado, e se faz frio usa roupa de praia. Coleciona arco-ris e pr do sol. Gosta de fazer loucuras, mas no prejudica ningum. Na verdade, Roberto vive a vida sua maneira, e s por ser assim, diferente, que todos acham que Roberto est louco. Ser?
ISBN: 978-85-7217-130-4 formato 21x25,5 40 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

O MENINO ESTRELA e outros contos


Orcar Wilde Traduo de Olga Savary
NOVI DADE

- Selecionado para o 3 e 5 ano do Programa Circuito Campeo/2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
Conduta e sentimentos humanos.

Indicao etria: 4 ao 6 ano do Ensino Fundamental.


Oscar Wilde um dos grandes nomes da literatura de lngua inglesa. Suas histrias esto entre as melhores do mundo. Os contos selecionados neste livro: O menino-estrela, O rouxinol e a rosa, O gigante egosta traduzidos com maestria por sua grande conhecedora e admiradora, Olga Savary nos do uma amostra do estilo do autor, seu conceito de beleza e sua postura sobre os sentimentos humanos. A linguagem do maravilhoso, suntuosa e superlativa, deliciosamente usada por Olga Savary por fidelidade a Wilde, do ao livro uma dimenso apaixonada e nica.
ISBN 978-85-7217-148-9 formato 21X25,5 48 pgs. Editora Aquariana/DeLeitura

LITERATURA

INFANTIL

O SER / O TER
Sonia Salerno Forjaz Ilustraes: Tati Mes - Selecionado para o Programa Acelera/2009 e 2011 do Instituto Ayrton Senna - Selecionado para o Programa Circuito Campeo/2012 do Instituto Ayrton Senna

TEMA:
O real sentido de Ser e Ter na vida cotidiana.

Temas relacionados:
tica (tica, moral, respeito, dilogo, justia social). Pluralidade cultural (direitos humanos, cidadania). Relaes de gnero; Abuso de poder; Consumismo.

Indicao etria: 4 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


O livro aborda a tica e questes humanas essenciais com a delicadeza de que as crianas necessitam. Ao destacar a importncia de Ser em detrimento a apenas Ter, discute a questo do consumismo desenfreado, sobre querer e poder, alm de propor uma breve discusso sobre gneros. Traz 2 histrias paralelas. De um lado est a aldeia, onde moram e trabalham camponeses, artesos e teceles. De outro, est Terncio, o rei Ter, um rei que gosta de ter tudo. O livro valoriza a clareza com que as crianas so capazes de perceber os valores que realmente importam em nosso mundo.
ISBN 978-85-7217-116-8 formato 21X21 48 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

FUTEBOL ALEGRIA
Cristina Von Ilustraes: Cristina Von - Selecionado para o Programa Acelera/2009, 2011 e 2012 do Instituto Ayrton Senna

TEMA:
Futebol.

Matrias: Portugus, Artes, Cincias, Histria, Geografia, Matemtica.


Indicao etria: 2 ao 6 ano do Ensino Fundamental.
A histria acontece na cidade fictcia de Travessia, em torno de seu belo estdio. Joo um garoto que sonha ser jogador de futebol. Mas na primeira vez em que ele vai assistir a uma partida de seu time, o que v confuso e violncia entre jogadores e torcidas. Com isto, o estdio fechado e o futebol s volta a ser liberado depois que a populao se compromete com o prefeito a organizar o jogo da paz.
ISBN 978-85-7217-115-1 formato 14X21 24 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

LITERATURA

INFANTIL

A Coleo LANTERNA MGICA resgata histrias tradicionais de diferentes culturas a partir de adaptaes livres ricamente ilustradas.

O ANEL MGICO (Reconto Indiano)


Sonia Salerno Forjaz Ilustraes: Hugo Arajo

- Selecionado para o Programa Acelera/2009 do Instituto Ayrton Sena - Selecionado para o 2 ano do Programa Circuito Campeo/2011 e 2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
Narrativa mgica. Crescimento pessoal: conquistas e desafios; imposio e confronto.

Temas relacionados:
tica (afetividade, solidariedade, respeito mtuo). Meio ambiente (amor e cuidado com os animais). Pluralidade cultural (sociedade, regras, costumes, disciplina). Imaginrio cultural (magia, lendas e mitos, ritos de passagem vida adulta).
ISBN 978-85-7217-117-5 formato 21X21 24 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

Indicao etria: 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental.


O filho de um comerciante recebe do pai a tarefa de abrir seu prprio negcio, saindo de casa, sozinho, com a quantia de 300 rpias. Solidrio ao destino de trs animais que v pelo caminho, o jovem gasta o dinheiro antes mesmo de iniciar viagem. Com seus novos e fiis amigos e graas ao anel mgico, ele vive uma grande aventura e conquista uma linda princesa e seu palcio.

A PRINCESA SAPO (Reconto Russo)


Sonia Salerno Forjaz Ilustraes: Edu Mendes

- Selecionado para o Programa Acelera/2009 do Instituto Ayrton Senna - Selecionado para o 2 ano do Programa Circuito Campeo/2011 e 2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
Narrativa mgica. Crescimento pessoal: conquistas e desafios; imposio e confronto.

Temas relacionados:
tica (afetividade, preconceito: beleza x feira; respeito mtuo). Pluralidade cultural (sociedade, regras, costumes, disciplina). Imaginrio cultural (magia, lendas e mitos, ritos de passagem vida adulta).

Indicao etria: 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental.

Um rei e seus trs filhos vivem num lindo palcio. O pai quer ver os filhos bem casados e organiza uma espcie de brincadeira com arcos que esco-lher ao acaso suas esposas e definir seus destinos. Porm, o que Ivan, o prncipe caula, no previa que, no pntano, um sapo recolheria sua flecha e com ele se casaria. Um sapo que, depois, revelou-se encantado e, para alegria de Ivan, transformou-se numa encantadora princesa.

ISBN 978-85-7217-124-3 formato 21X21 24 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

LITERATURA
A MAGIA DO AMOR (Reconto Chins)
Sonia Salerno Forjaz Ilustraes: George Amaral

INFANTIL

- Selecionado para o Programa Acelera/2009 do Instituto Ayrton Senna - Selecionado para o 4 ano do Programa Circuito Campeo/2011 e 2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
Narrativa mgica. Crescimento pessoal: a fora dos sentimentos; ruptura e transio.

Temas relacionados:

tica (afetividade; transio dos laos afetivos; ruptura da submisso; respeito mtuo). Pluralidade cultural (sociedade e costumes). Imaginrio cultural (magia, lendas e mitos, ritos de passagem vida adulta).

Indicao etria: 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental.


Histria de dois jovens que se amam desde a infncia e, subitamente, veem seus sonhos desfeitos. Numa fuga no planejada, os dois constroem uma vida feliz ao lado de seus filhos, enquanto, no palcio, o velho mandarim e sua esposa vivem a dor de ver a jovem filha desacordada, durante anos. Linda histria de uma vida paralela criada e recriada pela magia do amor.

ISBN 978-85-7217-122-9 formato 21X21 24 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

BKOLLA, A VACA ENCANTADA (Reconto Viking)


Sonia Salerno Forjaz Ilustraes: Caleb Sousa

- Selecionado para o Programa Acelera/2009 do Instituto Ayrton Senna - Selecionado para o 4 ano do Programa Circuito Campeo/2011 e 2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
Narrativa mgica. Crescimento pessoal: conquistas e desafios; imposio e confronto.

Temas relacionados:

tica (afetividade; solidariedade; respeito mtuo). Meio ambiente (amor e cuidado com os animais). Pluralidade cultural (sociedade, regras, costumes, disciplina). Imaginrio cultural (magia, lendas e mitos, ritos de passagem vida adulta).

Indicao etria: 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental.


Conto viking sobre um menino e sua vaca. No dia em que Bkolla desaparece, o menino sai a sua procura. Sem destino, ele segue o som de mugidos cada vez mais prximos, at que encontra o animal numa caverna. O retorno para casa ameaado por duas ogras imensas e geis que no os alcanam graas aos obstculos que Bkolla faz aparecer: rios, mares, um barco, alm da enorme montanha que faz da ogra uma prisioneira esculpida na pedra, para sempre.
ISBN 978-85-7217-123-6 formato 21X21 24 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

LITERATURA
EU, TU, ELE
Cristina Von Ilustraes: Victor Salerno Forjaz

INFANTIL

- Selecionado para a 1 srie do Programa Circuito Campeo/2008 e 2009 do Instituto Ayrton Senna; Coedio com a Biblioteca Nacional/2008.

TEMA:
Respeito e solidariedade.

Temas relacionados:
tica (tica e sociedade, afetividade; respeito mtuo).

Indicao etria: 2 ao 4 ano do Ensino Fundamental.


A autora narra uma histria singela que refora o aprendizado da gramtica, criando com pronomes pessoais simpticos personagens, enquanto passa ao leitor noes de respeito e solidariedade. Num mundo onde as pessoas pensam cada vez mais em si prprias, Eu, Tu, Ele... traz uma mensagem importante: o reconhecimento dos outros como parte integrante de nossas vidas.
ISBN 978-85-7217-107-6 formato 21X21 24 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

O REI DO VOU FAZER


Sonia Salerno Forjaz Ilustraes: Semramis Paterno

- Selecionado para a 3 srie do Programa Circuito Campeo/2008 e 2009 do Instituto Ayrton Senna

TEMA: Responsabilidade. Temas relacionados: tica (afetividade; respeito mtuo). Indicao etria: 2 ao 4 ano do Ensino Fundamental.
Convidando o leitor a no apenas sonhar, mas tambm trabalhar pelas suas conquistas, este livro traz como protagonista um simptico menino que muito promete e nada faz. Apelidado de Rei do vou fazer, o menino cresce, mas bem pouco realiza, sugerindo, com a sua histria, noes de responsabilidade com as atitudes e com a prpria vida. Aliadas narrativa, ilustraes de Rei, e sua turma agregam ao tema cor, humor e leveza.

ISBN 978-85-7217-106-9 formato 21X24 16 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

LITERATURA

INFANTIL

ESTORINHA DE CAADOR
Tatiana Belinky Ilustraes: Claudia Scatamacchia

- Selecionado para os Programas: PNLD/2001 Acelera/2006 e 2012 do Instituto Ayrton Senna Lendo e aprendendo/2006 Circuito Campeo/2007 do Instituto Ayrton Senna

TEMA:
O amor pela natureza.

Temas relacionados:
tica (afetividade; respeito mtuo). Meio ambiente (Leis da natureza).

ISBN 978-85-7217-099-5 formato 21X21 16 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

Indicao etria: 2 ao 4 ano do Ensino Fundamental.


O livro aborda um tema sempre atual: a convivncia do homem com a natureza. De forma potica, a autora nos lembra que a natureza mestra e que muito podemos aprender observando o comportamento animal, assim como fez Turguniev. Histria delicada que desperta a sensibilidade do leitor e uma certa reverncia pelos animais.

TENHO DUAS CASAS


Cristina Von Ilustraes: Graa Lima

- Selecionado para os Programas: Acelera/2006, 2009 e 2011 do Instituto Ayrton Senna Lendo e aprendendo/2006 Circuito Campeo/2007 do Instituto Ayrton Senna

TEMA:
Separao dos pais.

Temas relacionados
tica (tica e sociedade, afetividade; respeito mtuo).

Indicao etria: 2 ao 4 ano do Ensino Fundamental.


Um tema delicado: a separao dos pais. Com sua maneira didtica, a autora ensina a criana a dar a volta por cima, encarando a separao dos pais com naturalidade. Aborda todas as questes do conflito com sensibilidade e respeito, isentando a criana de responsabilidade pela situao.

ISBN 978-85-7217-098-7 formato 21X24 32 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

LITERATURA

INFANTIL

HISTRIAS DA NATUREZA PARA CRIANAS


H. Waddingham Seers Texto e adaptao: Alice Mesquita

- Selecionado para o Programa Acelera/2006, 2008, 2009 e 2011 do Instituto Ayrton Senna

TEMA:
Natureza, preservao do meio ambiente.

Temas relacionados:
Meio ambiente.

Indicao etria: Pr-escola, Educao Infantil, primeiras sries do Ensino Fundamental.


Ao narrar as histrias sob a tica do animal, a autora desperta no leitor sentimentos de solidariedade, identificao e respeito natureza, de forma competente como poucos discursos ecolgicos conseguem fazer. Aps a leitura, a dramatizao da vida animal refora a compreenso a partir de vivncias.

ISBN 978-85-7187-200-4 formato 16X23 112 pags Editora Ground

MARUAN e sua busca por um sentido de vida


Aldenor Romero Studart

TEMA:
Transformaes da existncia.

Indicao etria: Ensino Fundamental, jovens leitores.


Histria metafrica que conduz o jovem compreenso de sua prpria evoluo e transformao, auxiliando seus posicionamentos e escolhas. A luta pelo progresso material no deve soterrar a aspirao de melhoria interna.

ISBN 85-7187-177-9 formato 13x23 48 pgs Editora Ground

10

LITERATURA

JUVENIL

A Coleo CONTOS MGICOS traz para o jovem selees de contos tradicionais de antigas civilizaes que espelham a diversidade do homem e do mundo..

O PRNCIPE TEI e outros contos brasileiros


Texto e adaptao: Marco Haurlio

NOVI

DADE

TEMA:
Identidade cultural, tradio oral, lendas e mitos.

Temas relacionados:
O imaginrio em diferentes culturas; a experincia humana; valores ticos e comportamentais; histria da civilizao; filosofia; poltica; sociedade e papis sociais; folclore; referncias regionais; ritos de passagem; transio e crescimento.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Os contos brasileiros deste livro fazem parte de um estudo realizado pelo autor uma pesquisa de campo sobre os contos populares. A mistura de elementos encontrada nos contos de encantamento aqui selecionados s evidencia o quanto nossa tradio oral mantem vivos ensinamentos, crenas e mitos. Verses de diferentes regies foram se modificando e se perpetuando durante os sculos de formao do povo brasileiro. Originrios da Europa sobretudo Portugal , da frica e dos povos indgenas, os contos populares brasileiros adaptam antigas tradies s caractersticas locais: ambiente, costumes e cultura de cada regio.

ISBN 978-85-7217-141-0 formato 12,5X21 112 pgs Editora Aquariana/DeLeitura


coleo

CONTOS MGICOS

O SILNCIO DOS MACACOS e outros contos africanos


Texto e adaptao: Fernando Alves

NOVI

DADE

TEMA:
Identidade cultural, tradio oral, lendas e mitos.

Temas relacionados:
O imaginrio em diferentes culturas; a experincia humana; valores ticos e comportamentais; histria da civilizao; filosofia; poltica; sociedade e papis sociais; folclore; referncias regionais; ritos de passagem; transio e crescimento.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Os contos apresentados neste livro, cuidadosa recolha de narrativas das mais diversas regies da frica, revelam aspectos particulares de diferentes grupos tnicos , suas relaes com o meio, crenas, ritos e linguagens , transmitindo parte dessa cultura que tanto tem a ver com a nossa prpria histria. Sabe-se que os escravos africanos, juntamente com os colonizadores e os povos indgenas, foram os primeiros responsveis pela disseminao da diversidade encontrada no Brasil. Nossa identidade cultural reconhecida pela heterogeneidade de raas, mas tambm pela originalidade de cada uma delas.

ISBN 978-85-7217-125-0 formato 12,5X21 128 pgs Editora Aquariana/DeLeitura


coleo

CONTOS MGICOS

11

LITERATURA

JUVENIL

A PRINCESA QUE ENGANOU A MORTE e outros contos (Contos Mgicos Indianos)


Texto e adaptao: Sonia Salerno Forjaz

- Selecionado para o Programa Apoio ao Saber/2011 Estado de So Paulo. - Selecionado para o Programa PNBE/2011 MEC.

TEMA:
Identidade cultural, tradio oral, lendas e mitos.

Temas relacionados:
O imaginrio em diferentes culturas; a experincia humana; valores ticos e comportamentais; histria da civilizao; filosofia; poltica; sociedade e papis sociais; folclore; referncias regionais; ritos de passagem; transio e crescimento.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Nas narrativas apresentadas, verdadeiros contos de fada so recontados, transmitindo parte da riqueza cultural do Oriente. Contos de carter pico, alegrico ou folclrico revelam em meio s diferenas fortes semelhanas com tramas e personagens que conhecemos no Ocidente. Eles foram e so bero de inspirao que muito nos ensinam sobre a natureza humana.

ISBN 978-85-7217-119-9 formato 12,5X21 128 pgs Editora Aquariana/DeLeitura


coleo

CONTOS MGICOS

A FILHA DO REI DRAGO e outros contos (Contos Mgicos Chineses)


Texto e adaptao: Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
Identidade cultural, tradio oral, lendas e mitos.

Temas relacionados:
O imaginrio em diferentes culturas; a experincia humana; valores ticos e comportamentais; histria da civilizao; filosofia; poltica; sociedade e papis sociais; folclore; referncias regionais; ritos de passagem; transio e crescimento.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Na seleo de contos apresentada, revela-se modos de vida de uma China remota: o valor da educao formal, a submisso e fora femininas, o poder masculino, casamentos encomendados, direitos desiguais... Com suas bruxas, fantasmas e espritos, histrias de amor ou contos sobrenaturais nos reportam a uma civilizao cujas particularidades nos envolvem e encantam.
ISBN 978-85-7217-120-5 formato 12,5X21 128 pgs Editora Aquariana/DeLeitura
coleo

CONTOS MGICOS

12

LITERATURA

JUVENIL

O FALCO BRILHANTE e outros contos (Contos Mgicos Russos)


Texto e adaptao: Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
Identidade cultural, tradio oral, lendas e mitos.

Temas relacionados:
O imaginrio em diferentes culturas; a experincia humana; valores ticos e comportamentais; histria da civilizao; filosofia; poltica; sociedade e papis sociais; folclore; referncias regionais; ritos de passagem; transio e crescimento.

Indicao etria: 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Baba-Yaga, izbas, prncipes, princesas, madrastas, animais falantes... eis os ingredientes sempre presentes nos contos representativos do folclore e da cultura russa. Nestes contos escolhidos, recontados e adaptados, desvendamos um universo social que reafirma valores de solidariedade e respeito, direitos e deveres que se traduzem em verdades universais e falam a todos os povos.
ISBN 978-85-7217-118-2 formato 12,5X21 128 pgs Editora Aquariana/DeLeitura
coleo

CONTOS MGICOS

O NAVIO FANTASMA e outros contos (Contos Mgicos Vikings)


Texto e adaptao: Fernando Alves

- Selecionado para o Programa Circuito Campeo/2012 do Instituto Ayrton Senna

TEMA:
Identidade cultural, tradio oral, lendas e mitos.

Temas relacionados:
O imaginrio em diferentes culturas; a experincia humana; valores ticos e comportamentais; histria da civilizao; filosofia; poltica; sociedade e papis sociais; folclore; referncias regionais; ritos de passagem; transio e crescimento.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Nos contos recolhidos nesta obra est retratado o imaginrio viking e de povos nrdicos que herdaram suas tradies, sobretudo dos primeiros tempos do cristianismo nas terras do Norte (Dinamarca, Islndia, Noruega e Sucia). Em tramas envolventes e de muita ao, fantasmas, fadas perturbadoras, criaturas das guas trols e elfos , bruxas e magos povoam cenrios cercados de mistrio.

ISBN 978-85-7217-121-2 formato 12,5X21 128 pgs Editora Aquariana/DeLeitura


coleo

CONTOS MGICOS

13

LITERATURA

JUVENIL

CONTOS POPULARES DE ANGOLA Folclore Quimbundo


Jos Viale Moutinho
NOVI

DADE

TEMA:
Identidade cultural, tradio oral, lendas e mitos.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Este livro compreende contos populares angolanos do folclore quimbundo, que foram selecionados a partir da mais vasta recolha at agora efetuada, de Hlio Chatelain, que a publicou em edio bilingue (quimbundo-ingls), em 1984, nos Estados Unidos, sob o ttulo Folk-tales of Angola. Para maior facilidade de leitura, os textos includos na presente edio sofreram pequenas adaptaes que no perturbam a fidelidade das narraes.

ISBN 978-85-7217-127-4 formato 12,5X21 128 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

CONTOS MGICOS PERSAS


Seleo: Fernando Alves

- Selecionado para os Programas: PNLD/2005 PNLD/2009 Bibliotecas Municipais de B.H./2009

TEMA:
Contos tradicionais persas.

Temas relacionados:
tica, Pluralidade cultural.

Indicao etria: 5 8 srie do Ensino Fundamental, jovens e adultos em geral.


O nome Prsia origina-se do grego, e denominava o territrio correspondente ao atual Ir. Dessa terra culturalmente frtil, bero das mais antigas civilizaes conhecidas, brotaram as narrativas aqui apresentadas. Os textos, alguns passados de pais para filhos, outros sem autoria definida, nos levam a fbulas mgicas, dilogos entre a natureza e os seres humanos e mensagens de pungente amizade.

ISBN 978-85-7217-093-2 formato 12,5x21 96 pgs Editora Aquariana

14

LITERATURA

JUVENIL

A CRIAO DO MUNDO Lendas Persas, Chinesas, Japonesas e Mongis


Recontadas por Alice Mesquita

TEMA:
Lendas.

Temas relacionados:
tica, Pluralidade cultural.

Indicao etria: A partir do 7 ano do Ensino Fundamental e Eja.


Os contos mitolgicos revelam muito mais do que a histria que esto contando: revelam o pensamento do povo que os criou, e que por sua vez tentou solucionar o mistrio da sua origem e do mundo de acordo com a localizao geogrfica, a religio praticada e os aspectos especficos da sociedade em que vivem.

ISBN 85-7217-094-4 formato 12,5x21 96 pgs Editora Aquariana

AS MSCARAS DO DESTINO
Florbela Espanca

TEMA:
Contos sobre paixo e morte.

Indicao etria: Ensino Mdio, jovens e adultos em geral.


Grande voz da literatura portuguesa do sculo XX, sobretudo na poesia, Florbela Espanca demonstra o seu talento narrativo e reflete muito da tradio portuguesa. O livro apresenta ao leitor o estilo pungente da escritora e tem a morte como tema central.
ISBN 85-7217-091-X formato 11,5x21 112 pgs Editora Aquariana

15

LITERATURA

JUVENIL

CINCO SCULOS DE POESIA Antologia da Poesia Clssica Brasileira


Frederico Barbosa

TEMA:
Literatura, poesia clssica brasileira.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental - Ensino Mdio, EJA.


Obra que se torna a cada dia mais essencial, pois os critrios de escolha dos poemas dos grandes mestres da poesia brasileira anterior ao Modernismo passam tanto por apresentar os textos mais conhecidos e consagrados de cada autor, quanto tambm por mostrar para o leitor contemporneo as experincias mais ousadas e criativas de cada poeta elencado. O livro til tanto para o professor que almeja suprir as lacunas de conhecimento da histria literria de seus alunos, quanto para aquele que deseja estimular o gosto pela leitura criativa propiciada pela poesia.
ISBN 978-85-7217-114-4 formato 12,5x21 328 pgs Editora Aquariana

LER

LER APRENDER

APRENDER
ENSINAR

ENSINA

16

LITERATURA

JUVENIL

ESPELHOS PARTIDOS
Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
A busca do autoconhecimento pela via do amor.

Temas relacionados:
tica (tica e sociedade respeito mtuo). Relacionamentos: entre pais e filhos, entre casais, entre irmos. Estrutura familiar; Relaes de gnero.

Indicao etria: 7 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Ensino Mdio.


Flvia, uma adolescente de quinze anos, se apaixona por Jlio, que tem o dobro de sua idade. A paixo evolui em encontros secretos que a envolvem completamente. O fato de o pai ter-se separado de sua me e casado com uma mulher mais jovem, faz com que Flvia queira que Jlio abandone a mulher para viver com ela, a outra uma identificao em espelho ainda inteiro. Quando o romance descoberto, Flvia se v incompreendida e sozinha. O espelho est partido: Flvia no se enxerga mais nele.

ISBN 978-85-7217-126-7 formato 14X21 160 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

ACORDA! QUE A CORDA BAMBA Um grito de alerta para as drogas


Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
Drogadependncia, a vida adolescente.

Temas relacionados:
Sade (drogas, autoconhecimento para o autocuidado).

Indicao etria: 8 ao 9 ano do Ensino Fundamental, 1 ano do Ensino Mdio e Eja.


Este livro leva para a sala de aula a discusso sobre o consumo de drogas, visando a conscientizao do jovem como caminho de preveno e combate ao seu uso.
ISBN 85-7217-095-2 formato 14x21 160 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

17

LITERATURA

JUVENIL

EU, CIDADO DO MUNDO


Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
Cidadania, respeito, solidariedade.

Temas relacionados:
tica (tica e sociedade cidadania). Pluralidade cultural (a vida adolescente o homem como agente social direitos de cidadania).

Indicao etria: 8 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Eja.


O livro aborda questes fundamentais como o respeito, a tica, a cidadania, a valorizao do idoso e a disciplina, levando o jovem a compreender que, mais do que discursos filosficos, estes temas so ferramentas para a vida em sociedade.

ISBN 978- 85-7217-105-2 formato 14x21 160 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

TEMPOS DE VIVER
Sonia Salerno Forjaz

TEMA:

Famlia, relacionamento pais e filhos.

Temas relacionados:
tica (tica e sociedade, afetividade, respeito mtuo, dilogo). Pluralidade cultural (a vida adolescente, direitos de cidadania).

Indicao etria: 7 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Eja.


O leitor levado a conhecer um mesmo fato sob a tica de narradores distintos, salientando a questo de uma mesma histria poder apresentar vrias verses, dependendo da ideologia daquele que narra, da sua viso, de razes pessoais e do prprio contexto, valorizando a importncia do dilogo e do respeito mtuo.

ISBN 85-7217-096-0 formato 14x21 160 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

18

LITERATURA

JUVENIL

NA ROTA DOS SENTIDOS


Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
Identidade, o sentido da vida de cada um.

Temas relacionados
tica (tica e sociedade cidadania respeito mtuo). Sade (autoconhecimento). Pluralidade cultural.

Indicao etria: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental.


Obra que desperta a reflexo sobre a vida cotidiana e a noo do respeito entre indivduos, superando convenes sociais e o conceito equivocado do ter como mais importante que o ser.

ISBN 85-8641-801-3 formato 14x21 104 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

NO PALCO DA VIDA
Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
As diferenas individuais. Os papis sociais e as conquistas.

Temas relacionados
tica (tica e sociedade cidadania respeito mtuo). Pluralidade cultural (a vida adolescente o homem como agente social e produtor de cultura).

Indicao etria: 7 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Eja.


Este livro leva o leitor a identificar sua vida como uma trama a ser representada num palco: um texto, um contexto, papis a desempenhar com outros atores coadjuvantes sempre muito diferentes , enquanto ele prprio o protagonista.

ISBN 978-85-7217-138-0 formato 14x21 138 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

19

LITERATURA

JUVENIL

SE ESTA HISTRIA FOSSE MINHA


Sonia Salerno Forjaz

TEMA:
Relaes pessoais.

Temas relacionados:
Abuso de poder, preconceito racial, corrupo, delao, mentira.

Indicao etria: 3 ao 5 ano do Ensino Fundamental.


Baseadas em fatos acontecidos dentro de escolas (como microcosmos), as histrias humanizam professores e alunos, mostrando-os passveis de equvocos que, uma vez compreendidos e superados, contribuem para o crescimento pessoal, para a boa convivncia e para o resgate de valores geradores de igualdade e justia social.
ISBN 978-85-7217-125-0 formato 16x23 72 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

3 PEAS CURTAS Teatro na escola


Roseli Galleti, Adlia Nicolete, Antonio Rocco

TEMA:
Leitura e interpretao teatral, o cotidiano jovem.

Temas relacionados:
tica (tica e sociedade, dilogo). Meio ambiente (natureza). Orientao sexual (relaes de gnero).

Indicao etria: 5 ao 8 ano do Ensino Fundamental.


Trs roteiros de teatro com temas, contextos e linguagem especialmente voltados para os jovens. Seus dilogos atuais, geis e inteligentes levam o jovem leitor a uma imediata identificao com os personagens e compreenso de suas prprias reaes e sentimentos.

ISBN 978-85-7217-134-2 formato 14x21 144 pgs Editora Aquariana/DeLeitura

20

EDUCAO

INFANTIL

CRIAR PARA BRINCAR A sucata como recurso pedaggico (Atividades para a psicomotricidade)
Nylse Helena Silva Cunha

- Selecionado para o Programa Circuito Campeo/ 2007, 2009 e 2012 do Instituto Ayrton Senna. - Selecionado para o Programa SeLiga/ 2011 e 2012. - Selecionado para o Programa Acelera/ 2012 do Instituto Ayrton Senna.

TEMA:
Educao.

Indicao etria: Pr-escola, Educao Infantil, primeiras sries do Ensino Fundamental.


Rico manual e fonte de recursos para pais, professores e educadores, o livro apresenta detalhadamente os objetivos a serem atingidos e justifica a aplicao da atividade em determinado momento do desenvolvimento infantil, garantindo a participao e o sucesso da criana que, assim, associa aprendizado e prazer. Ideal para acervo de bibliotecas de escolas e creches.

ISBN 978-85-7217-102-1-1 formato 21X28 192 pgs Editora Aquariana

BRINQUEDOTECA
Um mergulho no brincar
Nylse Helena Silva Cunha

Indicao: Creches, Educao Infantil e capacitao de professores.


Com questes simples, diretas e em linguagem clara, a autora nos revela a importncia do brincar. Muito mais do que simples lazer , a atividade ldica um recurso educacional que proporciona a expanso de potencialidades da criana como a criatividade , a construo do pensamento e de uma vida interior mais rica. A autora analisa os critrios que envolvem a criao de uma brinquedoteca os brinquedos, a escolha dos jogos e das atividades, as formas de brincar, seus tipos, os profissionais e os recursos pedaggicos, entre outros , demonstrando como, de modo natural e agradvel, brincar favorece a aquisio de conhecimentos e de habilidades importantssimas.
ISBN 978- 85-7217-103-8 formato 14X21 128 pgs Editora Aquariana

21

EDUCAO

INFANTIL

100 JOGOS COOPERATIVOS eu coopero, eu me divirto


Christine Fortin
NOVI DADE

TEMA:
Educao.

Indicao etria: Crianas partir de 4 anos. Indicado tambm para pais, educadores e monitores.
Os jogos cooperativos favorecem o trabalho de equipe, a harmonia, a colaborao e a partilha. Este livro prope prope uma centena de jogos, adaptveis de acordo com o local, perfil e nmero de participantes, que podem ser aplicados nas atividades escolares, de recreao e lazer, levando-nos a repensar nosso posicionamento sobre a atividade fsica, o jogo e mesmo sobre a vida, por seu fundamento de participao de todos e xito coletivo.

ISBN 978-85-7187-210-3 formato 21X28 144 pgs Editora Ground

BRINCADEIRAS PARA RELAXAR atividades para crianas de 5 a 12 anos


Micheline Nadeau

TEMA:
Desenvolvimento Infantil.

Indicao etria: Crianas de 5 a 12 anos.


Relaxar consiste em soltar os msculos atravs de alguma tcnica e distender ao mesmo tempo o corpo e o esprito. O resultado propicia a reduo da tenso e a tomada do equilbrio, a facilidade de concentrao, o aumento da memria, a perseverana, a pacincia e a criatividade. O contedo deste livro, por meio de brincadeiras para relaxar (planejadas para perodos de tempo que variam de 3 a 7 minutos), abrange desde sugestes para o planejamento das atividades com instrues claras e ilustradas para cada brincadeira a estratgias e tcnicas especficas de embasamento. No paramos de brincar porque envelhecemos. Envelhecemos porque paramos de brincar. (provrbio)

ISBN 978-85-7187-217-2 formato 16X23 168 pgs Editora Ground

22

EDUCAO

INFANTIL

125 BRINCADEIRAS
Jackie Silberg

para estimular o crebro do seu beb

TEMA:
Desenvolvimento Infantil.

Indicao etria: Bebs Creches e Escolas Maternais.


Noes importantes sobre o desenvolvimento infantil so apresentadas de forma didtica e simples. Toda brincadeira sugerida tem informaes sobre a ltima palavra em pesquisa cerebral e uma discusso sobre a forma como a atividade em pauta promove a capacidade do crebro do beb.

ISBN 978-85-7187-209-7 formato 16X23 144 pgs Editora Ground

125 BRINCADEIRAS para estimular o crebro da criana de 1 a 3 anos


Jackie Silberg

TEMA:
Desenvolvimento Infantil.

Indicao etria: Crianas de 1 a 3 anos Creches, Escolas Maternais, Educao Infantil.


Como ajudar a desenvolver o circuito cerebral de crianas pequenas, facilitando as sinapses atravs de brincadeiras especficas, a proposta deste livro. Cada brincadeira acompanhada de informaes sobre a pesquisa cerebral a ela relacionada e da descrio da forma pela qual a atividade promove o desenvolvimento da inteligncia da criana.
ISBN 85-7187-188-4 formato 16X23 144 pgs Editora Ground

23

EDUCAO

INFANTIL

APRENDER BRINCANDO brincadeiras e atividades para crianas de 3 a 6 anos


Penny Warner

TEMA:
Desenvolvimento Infantil.

Indicao etria: Crianas de 3 a 6 anos Creches, Escolas Maternais, Pr-escola, Educao Infantil.
Entre os 3 e os 6 anos, a criana passa por incrveis mudanas em termos de desenvolvimento fsico, cognitivo, psicolgico, da linguagem e das expresses emocional e social. Neste livro, a autora apresenta 150 atividades que facilitam o aprendizado e o desenvolvimento da criana em idade pr-escolar e criam, dentro de um processo ldico, um forte vnculo entre professor e alunos.
ISBN 85-7187-195-7 formato 16X23 176 pgs Editora Ground

VIVNCIAS COM A NATUREZA (VOL.1)


Guia de atividades para pais e educadores

Joseph Cornell

VIVNCIAS COM A NATUREZA (VOL.2)


Novas atividades para pais e educadores

Joseph Cornell

TEMA:
Ecologia, convvio com a natureza.

ISBN 978- 85-7217-097-0 formato 13X21 208 pgs Editora Aquariana

Tema relacionado:
Meio ambiente.

Indicao etria: Educao Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental e capacitao de professores.
Dois livros que apresentam um conjunto precioso de jogos e brincadeiras que convidam os participantes, no s a se divertir nos espaos naturais, mas a construir uma verdadeira amizade com a terra, as rochas, as plantas e os animais com os quais compartilhamos o planeta. Importantes conceitos ecolgicos so abordados dentro de um contexto facilmente vivenciado e compreendido pela criana. Os jogos e brincadeiras apresentados so universais e tm sido difundidos em todo o mundo com grande sucesso.

ISBN 978-85-7217-113-7 formato 13X21 224 pgs Editora Aquariana

24

EDUCAO

INFANTIL

BRINCANDO COM O YOGA


Elisabetta Furlan

TEMA:
Yoga.

Indicao etria: Crianas de 3 a 10 anos.


As tcnicas do Yoga so apresentadas criana de forma agradvel e envolvente, com textos simples e ilustraes repletas de senso de humor. Pela simplicidade e clareza do mtodo didtico, este livro pode ser usado para o ensino do Yoga por crianas de 3 a 10 anos, seja por sua prpria conta ou acompanhadas por adultos, pais ou professores. (Acompanha um sugestivo poster com todas as posturas).

ISBN 978-85-7187-225-7 formato 16X23 144 pgs Editora Ground

DE BEM COM A VIDA na escola


Vnia Lcia Slaviero

TEMA:
Educao.

Indicao etria: Crianas, jovens e adultos especialmente em situao de aprendizado.


A proposta deste livro levar para a sala de aula um programa simples e eficaz com vivncias de Yoga, movimentos saudveis, conscincia corporal, respirao, relaxamento e meditao que contribuem para a organizao da energia muscular e mental, proporcionam maior alvio interior e serenidade, ao mesmo tempo em que promovem maior autonomia na produo escolar e melhor qualidade de vida.

ISBN 85-7187-191-4 formato 16X23 160 pgs Editora Ground

25

EDUCAO

INFANTIL

MANDALAS ECOLGICAS PARA CRIANAS


Niky Venncio

TEMA:
Mandalas (educao artstica, relaxamento, concentrao, criatividade).

Indicao etria: Pr-escola, Educao Infantil, primeiras sries do Ensino Fundamental.


Fugindo do formato habitual das atividades de pintura indicadas para o pblico infantil, este livro auxilia a concentrao e desenvolve uma dife-rente percepo esttica em que algo profundamente importante acontece. Na prtica, pela simplicidade, pela liberdade no uso das cores e pelos resultados positivos que produz, a pintura de mandalas aproxima a criana do ncleo do seu prprio potencial artstico.

ISBN 85-7187-189-2 formato 21X28 32 pgs Editora Ground

MEU PRIMEIRO SUDOKU


Nuno Venncio

TEMA:
Desenvolvimento infantil.

Indicao etria: Educao Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental.


O objetivo encaixar no quadro nmeros de 0 a 4 de tal maneira que no se repitam em cada linha horizontal ou vertical. Neste livro no so usados apenas nmeros, mas tambm letras e figuras geomtricas. Muito til para crianas em fase de alfabetizao porque desenvolve comprovadamente a memria, a associao e a concentrao.

ISBN 978-85-7187-108-8 formato 12X18 128 pgs Editora Aquariana

26

EDUCAO

INFANTIL

GINSTICA DOCE e Yoga para Crianas


(Mtodo La Douce)
Claude Cabrol Paul Raymond

TEMA:
Ginstica e Yoga.

Indicao: Crianas de 3 aos 9 anos e professores de Educao Infantil


Programa completo de Ginstica Doce e Yoga para crianas. Os exerccios sugeridos ajudam a criana a ganhar conscincia do seu prprio corpo e de suas possibilidades. Atravs da pele, todo o seu ser se expande. Graas a esta energia nova, ela ultrapassa mais facilmente as suas dificuldades de aprendizagem. O mtodo se dirige tanto aos pais quanto aos professores. Alguns minutos so suficientes para estimular ou acalmar as crianas.
ISBN 978-85-7187-224-0 formato 18X25 216 pgs Editora Ground

YOGA PARA CRIANAS


Heike Brand
YOGA PARA CRIANAS

TEMA:
Yoga.

Indicao: Instrutores em Yoga, professores de educao infantil e pblico em geral.


O livro traz de maneira agradvel e ldica os fundamentos do Yoga voltados para o pequeno pblico, apresentando as tcnicas em meio a um campo frtil e criativo. Tambm oferece apoio pedaggico para os Instrutores e estimula a reflexo do ponto de vista filosfico na aplicao das tcnicas do Yoga.
ISBN 978-85-7187-226-4 formato 25x18 120 pgs Editora Ground

27

ndice de autores
Adlia Nicolete
Graduada em Educao Artstica e em Biblioteconomia, com especializao em Educao. Mestre em Artes Cnicas pela USP, dramaturga, consultora em dramaturgia e roteirista e professora do Ensino Superior.

Aldenor Romero Studart

formado em Administrao de Empresas com ps-graduao em Gesto de Tecnologia da Informao e analista de Organizao, Sistemas e Mtodos. Escreve artigos de autoaperfeioamento para vrias revistas especializadas.

Alice Mesquita

Tradutora literria, licenciada em francs e pesquisadora nas reas de Literatura e Histria. autora de A Criao do Mundo. Traduziu e adaptou a obra Histrias da Natureza para Crianas de H.Waddingham Seers.

Angle Delaunois

Com mais de quarenta livros publicados, um nome consagrado no mundo da literatura. Muitas de suas obras se encontram traduzidas em vrios idiomas. O seu estilo fluido e preciso sabe captar as emoes e nos convida a compartilh-las. Dotada de uma imensa curiosidade, tambm escreve documentrios, contos, novelas e poesia. Grande parte de seus livros se tornaram clssicos e receberam prmios importantes. Francesa de nascimento, vive em Montreal no Canad, onde dirige sua prpria editora.

Antonio Rocco
Estudou dramaturgia na ECA/USP com Renata Pallotini. Ator, escreveu, encenou e dirigiu trs de suas peas em circuito comercial. Dirigiu o Auditrio 454 em So Paulo, voltado para a dramaturgia contempornea brasileira.

Claude Cabrol

conselheira pedaggica.

Christine Fortin
Foi animadora e diretora de acampamentos diurnos durante mais de 15 anos. Atualmente ela dirige sua prpria empresa de formao e criao de jogos.

Cristina Lavrador Alves

Mestre em Lingustica Aplicada, pela PUC-SP, ministra cursos de formao de professores e coordenadora pedaggica na rede particular de ensino.

Cristina Von

Formada em Propaganda e Publicidade, escreveu seu primeiro livro aos 35 anos. Hoje tem mais de 40 livros publicados.

Beatrice Masini

Mora e trabalha em Milo. Graduada em Estudos Clssicos, trabalhou como jornalista em vrios jornais. Alm de prestar consultoria editorial, divide o seu tempo entre escrever e traduzir livros infantis.

Elisabetta Furlan
Ensina e d aulas de Yoga na Academia de Roma h mais de 20 anos. Tem papel importante na difuso desta disciplina onde contribui com inmeros artigos, participando de seminrios e conferncias e dando entrevistas na televiso.

Fernando Alves

formado em Letras Clssicas e Vernculas pela USP, tradutor e autor de obras de poesia e contos e do Dicionrio de expresses estrangeiras correntes na lngua portuguesa.

Florbela Espanca
Expoente da literatura portuguesa, escreveu incessantemente poesias e contos. Suicidou-se aos 36 anos deixando anotado em seu dirio o seu derradeiro estado de esprito: E no haver mais gestos novos nem palavras novas.

Frederico Barbosa

Professor de Literatura, organizador de oficinas de criao potica e crtica literria e fundador e diretor da Poesis Organizao Social de Cultura, que administra a Casa das Rosas, o Museu de Lngua Portuguesa e as Oficinas Culturais do Estado de So Paulo.

28

Grard Frischeteau
Criador experiente e consagrado tanto em literatura infantil como em animao, est sempre se atualizando em pesquisa para conseguir imprimir o mximo de autenticidade s suas imagens. Nascido na Frana, vive e trabalha atualmente em Montreal, no Canad.

Guido Visconti

Nascido na Itlia autor de vrios livros infantis de grande sucesso. Atualmente vive na ndia, onde trabalha em projetos ligados infncia.

H. Waddingham Seers

Inglesa, viveu no final do sculo XIX. Com originalidade, criou um modo nico de contar histrias da natureza nas quais as espcies sabem, por instinto imperioso, o que devem fazer para continuar a existir. Esse olhar transformador levou esta coletnea a ser adotada at hoje nas escolas, em vrios pases, como obra de referncia sobre o meio ambiente para crianas.

Heike Brand

graduada em biomedicina, tem mestrado em Sade Maternal Infantil e atualmente doutoranda em sade pblica. formada como instrutora em Yoga Integral e d aulas de yoga para crianas de comunidades carentes em Recife.

Jackie Silberg

Graduada em Educao e Desenvolvimento Infantil detentora de vrios importantes prmios nesta rea de trabalho. J trabalhou com milhares de professores, pais e crianas atravs de conferncias, seminrios e workshops. autora de vrios livros publicados em mais de 15 pases. D aulas na Emporia State University e na Missouri University, em Kansas City (EUA).

Joseph Cornell
Montou seu prprio programa de formao universitria em Percepo da Natureza, na Universidade do Estado da Califrnia. Fundou a Sharing Nature Foundation para compartilhar seu mtodo e filosofia com adultos e professores. Hoje um dos principais educadores naturalistas do mundo e seus workshops so frequentados por milhares de pessoas. Vivncias com a Natureza j superou 450.000 cpias vendidas e foi traduzido em mais de 15 idiomas.

Marco Haurlio

Editor, estudioso de tradies populares e autor de vrios livros e coordenador de uma coleo de clssicos em cordel.

Maria Battaglia

Vive e trabalha em Bra, na Itlia. Fez curso de ilustrao no Instituto Europeu de Design em Milo. H vrios anos se dedica exclusivamente ilustrao de livros infantis. Recebeu o Prmio Anderson, 2004 Melhor Ilustrador.

Micheline Nadeau Niky Venncio

Possui bacharelado em Educao Fsica e Mestrado em Psicologia do Esporte pela Universidade de Montreal. Formada em Publicidade pela Universidade Mackenzie, So Paulo, com ps-graduao em Direo Artstica pelo Centro de Estudos Cinematogrficos de Catalunha (CECC), e em Realizao e Produo em Cinema, Vdeo e Televiso pela Escola de Altos Estudos da Imagem e Desenho (IDEP), Barcelona. artista plstica e designer grfica.

Nuno Venncio

Pesquisador e consultor na rea de artes visuais, quadrinhos e jogos infantis.

Nylse Helena Silva Cunha


Pedagoga, dirige o Instituto Indianpolis, instituio que h 30 anos atende crianas e adolescentes com necessidades especiais em So Paulo. Mantm um Centro de Recursos Pedaggicos com 2.000 jogos e brinquedos cadastrados. fundadora e Presidente da Associao Brasileira de Brinquedotecas. Participa de congressos, palestras e cursos no Brasil e no exterior. Possui diversas obras publicadas sobre Brinquedo, Linguagem e Alfabetizao.

Octavia Monaco

Vive e trabalha perto de Bolonha, na Itlia. Foi ourives profissional e depois se matriculou na Academia de Belas Artes de Bolonha. Alm do trabalho de ilustradora, ministra cursos e oficinas para jovens e adultos.

29

Oscar Wilde

Poeta, ficcionista, crtico, ensasta, Oscar Wilde nasceu na Islndia em 1854. Aristocrata, inteligente, irreverente e satrico, , talvez, o autor mais reconhecido de toda a Literatura Inglesa, depois de Shakespeare.

Paul Raymond
Osteopata, sofrologista, especialista em RPG.

Penny Warner

autora de mais de 40 livros para pais e crianas sobre atividades, jogos e desenvolvimento infantil. bacharel em educao infantil e mestra em educao especial. Participa de vrios programas de televiso em San Francisco, Califrnia, dando aconselhamento para pais e crianas. Publica artigos em revistas especializadas em educao.

Roseli Galleti
Venceu o I e II Concurso Catarinense de Dramaturgia e integrou o grupo de dramaturgos do Centro de Pesquisa Teatral, sob coordenao do diretor de teatro Antunes Filho. Dirigiu documentrios da TV Cultura e participou do projeto Telecurso 2000 da Fundao Roberto Marinho.

Sonia Salerno Forjaz


Sociloga formada pela FFLCH da USP, licenciada pela Faculdade de Educao da USP e especialista em Portugus, Lngua e Literatura pela Faculdade de Letras da UMESP. Com larga experincia na rea editorial, cria e coordena projetos especiais, sites e revistas. autora de literatura infantojuvenil. Na Educao, realiza cursos de capacitao e palestras para alunos, pais e professores.

Tatiana Belinky

Nasceu na Rssia e aos 10 anos de idade veio para o Brasil. Fez teatro, roteiros de televiso, crtica, jornalismo, palestras e tradutora. Desde 1985 escreve para crianas e jovens.

Triunfo Arciniegas

Nasceu em Mlaga, na Colmbia. Atualmente dirige o grupo de teatro infantil A manh Azul. Ganhador dos mais importantes prmios de literatura infantil em seu pas.

Vnia Lcia Slaviero

Tem especializao em Morfoanlise e Reajustamento Postural. Neurolingustica (PNL). formada em Yogaterapia e atua na Escola de Reeducao do Movimento Ivaldo Bertazzo. Conduz treinamentos e palestras em empresas, universidades e escolas no Brasil e no exterior.

30

ndice de Livros
LITERATURA INFANTIL OS DEZ GIGANTES Cristina Lavrador Alves (Coleo Lanterna Mgica).................................1 AS CRIANAS DA GUA Angle Delaunois....................................................................................1 O REINO ENCANTADO Guido Visconti / Maria Battaglia..............................................................2 UMA PRINCESA PEQUENININHA ASSIM, MAS... Beatrice Masini / Octavia Monaco..................................................................................................2 ROBERTO EST LOUCO Triunfo Arciniegas....................................................................................3 O MENINO ESTRELA e outros contos Oscar Wilde.......................................................................3 O SER / O TER Sonia Salerno Forjaz.................................................................................................4 FUTEBOL ALEGRIA Cristina Von...................................................................................................4 (COLEO LANTERNA MGICA) O ANEL MGICO Sonia Salerno Forjaz.............................................................................................5 A PRINCESA SAPO Sonia Salerno Forjaz........................................................................................5 A MAGIA DO AMOR Sonia Salerno Forjaz.......................................................................................6 BKOLLA, A VACA ENCANTADA Sonia Salerno Forjaz.................................................................6 EU, TU, ELE Cristina Von.....................................................................................................................7 O REI DO VOU FAZER Sonia Salerno Forjaz....................................................................................7 ESTORINHA DE CAADOR Tatiana Belinky.....................................................................................8 TENHO DUAS CASAS Cristina Von..................................................................................................8 HISTRIAS DA NATUREZA PARA CRIANAS H. Waddingham Seers........................................9 MARUAN e sua busca por um sentido de vida Aldenor Romero Studart..................................9 LITERATURA JUVENIL (COLEO CONTOS MGICOS) O PRNCIPE TEI e outros brasileiros Marco Haurlio...............................................................10 O SILNCIO DOS MACACOS e outros africanos Fernando Alves.............................................10 A PRINCESA QUE ENGANOU A MORTE e outros contos indianos Sonia Salerno Forjaz....11 A FILHA DO REI DRAGO e outros contos chineses Sonia Salerno Forjaz...........................11 O FALCO BRILHANTE e outros contos russos Sonia Salerno Forjaz...................................12 O NAVIO FANTASMA e outros contos vikings Fernando Alves................................................12 CONTOS POPULARES DE ANGOLA e outros angolanos J. Viale Moutinho............................13 CONTOS MGICOS PERSAS Fernando Alves.............................................................................13 A CRIAO DO MUNDO (Lendas Persas, Chinesas, Japonesas e Mongis) Alice Mesquita...........................14 AS MSCARAS DO DESTINO Florbela Espanca.........................................................................14 CINCO SCULOS DE POESIA Frederico Barbosa........................................................................15 ESPELHOS PARTIDOS Sonia Salerno Forjaz...............................................................................16 ACORDA QUE A CORDA BAMBA Sonia Salerno Forjaz.........................................................16 EU, CIDADO DO MUNDO Sonia Salerno Forjaz..........................................................................17 TEMPOS DE VIVER Sonia Salerno Forjaz.....................................................................................17 NA ROTA DOS SENTIDOS Sonia Salerno Forjaz..........................................................................18 NO PALCO DA VIDA Sonia Salerno Forjaz.....................................................................................18 SE ESTA HISTRIA FOSSE MINHA Sonia Salerno Forjaz.........................................................19 3 PEAS CURTAS Roseli Galleti, Adlia Nicolete, Antonio Rocco..........................................19

31

Educao infantil CRIAR PARA BRINCAR Nylse Helena Silva Cunha............................................................................20 BRINQUEDOTECA Nylse Helena Silva Cunha....................................................................................20 100 JOGOS COOPERATIVOS eu coopero, eu me divirto Christine Fortin......................................21 BRINCADEIRAS PARA RELAXAR Micheline Nadeau......................................................................21 125 BRINCADEIRAS para estimular o crebro do seu beb Jackie Silberg.....................................22 125 BRINCADEIRAS para estimular o crebro da criana de 1 a 3 anos Jackie Silberg............................. 22 APRENDER BRINCANDO Penny Warner..........................................................................................23 VIVNCIAS COM A NATUREZA (VOL.1) Joseph Cornell..............................................................23 VIVNCIAS COM A NATUREZA (VOL.2) Joseph Cornell..............................................................23 BRINCANDO COM O YOGA Elisabetta Furlan.................................................................................24 DE BEM COM A VIDA NA ESCOLA Vnia Lcia Slavier...................................................................24 MANDALAS ECOLGICAS PARA CRIANAS Niky Venncio.......................................................25 MEU PRIMEIRO SUDOKU Nuno Venncio........................................................................................25 GINSTICA DOCE e Yoga para Crianas Claude Cabrol / Paul Raymond. . ........................................26 Yoga para Crianas Heike Brand................................................................................................26

Prximos Lanamentos
O CORTADOR DE BAMBU e outros contos japoneses Sonia Salerno Forjaz Coleo Contos Mgicos AS MAAS DOURADAS DO LAGO ERNE e outros contos celtas Vilma Maria Coleo Contos Mgicos FBULAS Robert Louis Stevenson Coleo Vasto Mundo O JABUTI E A SABEDORIA DO MUNDO e outras fbulas africanas Vilma Maria Coleo Vasto Mundo CONTOS DA SELVA Horacio Quiroga Coleo Vasto Mundo O CREPSCULO DOS CELTAS Yeats Coleo Vasto Mundo CONTOS POPULARES DE PORTUGAL Jos Viale Moutinho Coleo Vasto Mundo LOS MOROS Jos Viale Moutinho Coleo Vasto Mundo

Para escolas e educadores, a editora oferece um roteiro de atividades especialmente criado para cada obra.
Roteiros DeLeitura DeLeitura

Acesse:
www.aquariana.com.br/aquariana/roteiros_deleitura.php

Ilustrao de Grard Frischeteau, extrada do livro As Crianas da gua de Angle Delaunoius e Grard Frischeteau (Aquariana / DeLeitura).

DeLeitura

Editoras Aquariana/ DeLeitura/ Ground Rua Lacedemnia, 87 - S/L - 04634-020 - So Paulo - SP - Brasil Tel.: 11 5031.1500 - Fax: 11 5031.3462 - www.aquariana.com.br biblioteca@aquariana.com.br

Potrebbero piacerti anche