Sei sulla pagina 1di 16

PRINCPIOS BSICOS E FUNDAMENTAIS DE SEGURANA PATRIMONIAL

Conceitos:
Segurana: E uma sensao na qual a pessoa ou empresa emprega recursos humanos capacitados agregando a isso o uso de equipamentos especficos e estabelecendo normas e procedimentos a fim de produzir um ESTADO DE AUSENCIA DE RISCO. Conceito de Segurana Patrimonial: um conjunto de medidas, capazes de gerar um estado, no qual os interesses vitais de uma empresa estejam livres de interferncias e perturbaes Conjunto de medidas: A segurana patrimonial no depende apenas do departamento de segurana da empresa, mas envolve todos os seus setores e todo o seu pessoal. Estado: significa uma coisa permanente. diferente de uma situao, que temporria. Interesses vitais: Os interesses vitais de uma empresa no esto apenas em no ser roubada ou incendiada. O mercado, os segredos, a estratgia de marketing, pesquisas de novos produtos devem igualmente ser protegidos.

Interferncias e perturbaes: Nada deve impedir o curso normal da empresa. Deve-se prevenir no apenas contra incndios e assaltos, mas tambm contra espionagem, sequestros de empresrios, greves, sabotagem, chantagem, etc.

1 Prof Mirian Bazote

Grau de segurana: No existe segurana perfeita, total ou absoluta. O que existe a segurana satisfatria. A segurana satisfatria quando: - capaz de retardar ao mximo uma possibilidade de agresso; - capaz de desencadear foras no menor espao de tempo possvel capazes de neutralizar a agresso verificada.

Segurana Empresarial: o conjunto otimizado dos meios humanos, tcnicos e administrativos, a fim de manter a empresa operando e cumprindo sua misso, ou seja, garantindo a continuidade do negcio e a gerao de lucro. Esse conjunto deve assegurar a integridade fsica e moral do indivduo, proteger o patrimnio, investigar, prevenir, impedir e reprimir as aes de qualquer natureza que venham ameaar ou dificultar o pleno desenvolvimento das atividades do empreendimento, contribuindo desta forma para a preveno e a minimizao de perdas.

Patrimnio: So todos ativos que participam na produo de lucro do empreendimento, tais como: Recursos Humanos (funcionrios, terceiros, parceiros de negcio e clientes); Intelectuais (informaes, dados, documentos, polticas, imagem e reputao da corporao) e Materiais (equipamentos, servios).

Anlise de Riscos: um processo de identificao e avaliao de cada ameaa, em relao probabilidade de ocorrncia, a vulnerabilidade do objeto
2 Prof Mirian Bazote

protegido contra a mesma e o impacto sobre o lucro do empreendimento.

Risco a probabilidade do patrimnio sujeitar-se a fatores (incidentes, vulnerabilidade e ameaas) que venham colocar em perigo, gerar perda ou dano aos ativos, comprometendo a continuidade das atividades da corporao, consequentemente do lucro.

Sistema eletrnico de Segurana o conjunto de elementos tcnicos destinados a advertir in loco ou a distncia qualquer evento que pode acarretar risco para vidas, bens ou continuidade das atividades.

3 Prof Mirian Bazote

ALGUNS EQUIPAMENTOS:

CENTRAL DE ALARME: Placa central de monitoramento utilizada para gerenciar os alarmes instalados, (Boto de pnico, Iva, Ivp, sensores de abertura, quebra de vidro, fumaa...). Em todos os casos gera-se um relatrio informado via linha telefnica, o evento com total preciso para uma central externa que assim tomar as devidas providencia.

4 Prof Mirian Bazote

O sistema de CFTV, ou circuito fechado de televiso, a forma mais eficiente de produo de imagens em tempo real para sistemas de segurana. Constituido por cmera(s), meio de transmisso e monitor, pode ser utilizado em inmeras aplicaes. Desde escolas condomniosresidncias, estabelecimentos comerciais, empresas at instituies financeiras.

5 Prof Mirian Bazote

DVR STAND ALONE: Gravador digital para cmeras, sistema totalmente independente, captura e grava imagens em HDD interno, geralmente usado em residncias.

QUAD: Equipamento destinado a utilizar um monitor e visualizar at 4 cmeras simultaneamente tendo funo tambm de sequenciar as imagens conforme o tempo determinado.

6 Prof Mirian Bazote

CAMERA FIXA: Cmera destinada para visualizao de um ponto especfico com variveis de modelos e lentes conforme visto previamente por anlise de luminosidade, ngulo e localizao.

PTZ OU SPEED DOME: Cmera com movimentao por controle manual ou automtico (predefinido pelo usurio) podendo ter at 360 de movimentao, essas possuem zoom para aproximar a imagem para visualizao dos detalhes. Utilizadas em locais de grandes reas a serem monitoradas.

7 Prof Mirian Bazote

CAMERA IP: Utilizada exclusivamente para monitoramento via internet. PLACA DE CAPTURA: Hardware destinado a captura e gerenciamento de imagens obtendo recursos para gravao, reproduo local e remoto (via internet com visualizao por IP). Obs. Necessrio computador dedicado.

CERCA ELTRICA: Barreira de fios de ao eletrificada somente utilizada em muros acima de 1.80m em rea comum de passagem (muros, grades, marquises...). Choque de 8.000 a 10.000Volts (pulsativo) na rea urbana e at 5 joules em reas Rurais ou afastadas de alta circulao de pessoas. Obs. Choque no fatal.

8 Prof Mirian Bazote

Cerca Concertina nada mais do que uma evoluo das tradicionais cercas de arame farpado. O uso da Cerca Concertina mais comum para proteo de propriedade ( casas e prdios ) e no uso militar para isolamento de reas.

Sensores passivos infravermelhos - So sensores que utilizam o princpio do radar, onde o sensor emite continuamente um sinal constante e permanece na espera do retorno do sinal refletido de um eventual corpo se movimentando na rea sensoreada. Este sensor do tipo mdulo nico, tendo a emisso do feixe e seu sistema detector conjugados em uma nica pea. Tais sensores no tem um alcance muito grande - algo em torno de 15 m.

9 Prof Mirian Bazote

Sensores ativos infravermelhos - So sensores que se utilizam de uma barreira de luz IR alinhada, cujo rompimento dessa barreira por um corpo em movimento aciona o sensor. A distncia entre o mdulo emissor e receptor (uma vez que so necessrios dois mdulos) pode chegar a at 60 m em rea aberta ou fechada, sem sofrer eventuais interferncias solares ou externas. Sensores de Quebra de Vidros - Usados em janelas e portas para detectar quebra de vidros. Trabalham atravs de freqncia sonora.

Sensores Magnticos so um meio comum de proteger portas e janelas. Quando abertos acionam o alarme.

10 Prof Mirian Bazote

Sensores de impacto - Existem de dois tipos: o mais simples uma espcie de pndulo que se pe em movimento (como uma balana) na superfcie onde esto instalados. O segundo tipo funciona como uma espcie de microfone, que capta o som do ambiente (batida em vidro ou no cho) para detectar um impacto.

Sensores de gs e fumaa - So sensores que utilizam uma cmara inica interna responsvel pela deteco. Este tipo de detector praticamente prova de erros, uma vez que os componentes da cmara apenas reagem com o gs ou as partculas de fumaa e fuligem presentes apenas em situaes de combusto.

Interruptor automtico de presena - Ativa a iluminao ao detectar um movimento em um raio de + ou - 10 metros. Aps uma durao regulvel de 10 segundos a 10 minutos, apaga automaticamente a iluminao. Ainda possvel regular o funcionamento conforme o nvel de iluminao ambiente (dia, noite, penumbra, etc.

11 Prof Mirian Bazote

Porteiro Eletrnico com Vdeo Acoplado - Controlar o acesso ao seu escritrio ou residncia uma parte vital de um completo sistema de segurana. Com uma cmera acoplada ao seu porteiro eletrnico possvel identificar visualmente o visitante.

Controle de Acesso - Sistema de teclado de senha utilizado para controlar aberturas de portas, tem caracterstica parecida se comparado com as portas normais que tm uma chave para permitir a entrada Num sistema microprocessado, apenas ao digitar uma senha, a porta se abrir.

12 Prof Mirian Bazote

O monitoramento possibilita que o conjunto de dispositivos de segurana eletrnica instalados, como alarmes perimetrais e CFTV sejam controlados 24 horas por dia 7 dias por semana atravs de meios fsicos de transmisso variados como telefonia fixa ou celular, ondas de rdio, satlites e redes de comunicao. Conectados a uma Central de Monitoramento que pode receber todas as informaes sobre violao de permetro, acionamento de boto de pnico ou CFTV, proporcionamos respostas rpidas, eficientes e dentro dos mais rigorosos padres internacionais de segurana.

13 Prof Mirian Bazote

Complementado:

IVA: Infravermelho ativo, usado como barreira de passagem no visto a olho nu. AUTO IRIS: Lente para cmera de vigilncia com poder de ajustar conforme luminosidade do ambiente. ANALISE DE RISCO: Levantamento realizado para verificar pontos vulnerveis no local realizado. CAMERA IP: Utilizada exclusivamente para monitoramento via internet. PLACA DE CAPTURA: Hardware destinado a captura e gerenciamento de imagens obtendo recursos para gravao, reproduo local e remoto (via internet com visualizao por IP). Obs. Necessrio computador dedicado. DVR STAND ALONE: Gravador digital para cmeras, sistema totalmente independente, captura e grava imagens em HDD interno, geralmente usado em residncias. QUAD: Equipamento destinado a utilizar um monitor e visualizar at 4 cmeras simultaneamente tendo funo tambm de seqnciar as imagens conforme o tempo determinado. CERCA ELTRICA: Barreira de fios de ao eletrificada somente utilizada em muros acima de 1.80m em rea comum de passagem (muros, grades, marquises...). Choque de 8.000 a 10.000Volts (pulsativo) na rea urbana e at 5 joules em reas Rurais ou afastadas de alta circulao de pessoas. Obs. Choque no fatal. CAMERA FIXA: Cmera destinada para visualizao de um ponto especfico com variveis de modelos e lentes conforme visto previamente por anlise de luminosidade, ngulo e localizao.

14 Prof Mirian Bazote

PTZ OU SPEED DOME: Cmera com movimentao por controle manual ou automtico (predefinido pelo usurio) podendo ter at 360 de movimentao, essas possuem zoom para aproximar a imagem para visualizao dos detalhes. Utilizadas em locais de grandes reas a serem monitoradas.

KIT INVESTIGATIVO: Possudo de micro cmeras esse kit constitui na utilizao de identificao de roubos ou furtos internos as micro cmeras so instaladas de modo que fique oculta, com gravao em DVR para utilizao jurdica caso necessrio. CENTRAL DE ALARME: Placa central de monitoramento utilizada para gerenciar os alarmes instalados, (Boto de pnico, Iva, Ivp, sensores de abertura, quebra de vidro, fumaa...). Em todos os casos gera-se um relatrio informado via linha telefnica, o evento com total preciso para uma central externa que assim tomar as devidas providencia. R.F (Right Frequency): Sistema de modulao e de-modulao de imagem. Podendo com esse sistema realizar a transmisso de varias imagem em um nico cabo coaxial, sem limite de distancia.

15 Prof Mirian Bazote

O GESTOR tambm tem que estar atento e exigir:


Contrato de compra do servio, equipamentos e materiais de instalao; Saber quanto tempo demora a instalao e combinar horrios e dias disponveis e que sejam permitidos, em caso de condomnios, para realizar o trabalho de instalao; Qual programao ser feita e como ir funcionar; Realizar teste do sistema; Fazer treinamento com todas as pessoas da residncia; Quando e em quanto tempo sero realizadas as manutenes do sistema.

Dicas:

Verificar as qualificaes da empresa que est contratando e outros projetos por ela j realizados; Verificar a qualidade dos produtos a serem comprados e instalados (fabricantes e procedncia); Verificar sempre se o custo est de acordo com o produto e seu desempenho; Certifique-se que ser realizado um projeto e se a empresa tem ps-venda (manuteno e monitoramento);

Todo sistema eletrnico deve pertencer a um plano integrado de segurana (Equipamento, treinamento, normas de conduta, rotinas, etc.).

16 Prof Mirian Bazote

Potrebbero piacerti anche