Sei sulla pagina 1di 6

search

Fazer

Criar

Usar

Saber

Transformar

Menu rpido

4
Tw eetar

194
Curtir

Pin It

Bancada de Madeira
43 Posted 11/05/2012 by Marcelo Aguilera in

Crie uma bancada usando madeira reciclada


Quando nos propomos a fazer algo em casa, no importando com quais materiais vamos lidar, de suma importncia ter uma superfcie onde possamos realizar o trabalho sem a preocupao de estragar o local. Por isso, ter uma bancada de trabalho facilita muito a nossa vida. Ela tanto pode ser comprada como pode ser construda. A seguir, mostramos o passo a passo da elaborao de uma bancada de madeira, para que voc comece a montar a sua oficina.

O primeiro passo definir o projeto da bancada, como ela ser construda e que dimenses ter. A partir da, podemos definir uma lista dos materiais que sero usados. Como se trata de uma bancada de madeira, definimos as espessuras das peas que sero utilizadas, bem como o tipo de madeira que ser aplicado. importante que a bancada seja robusta e resistente, alm de permitir a realizao de qualquer tipo de trabalho sobre ela. Quanto ao tipo de madeira, precisa ser, de preferncia, macia e pesada, o que dar uma boa estabilidade. Imagine voc trabalhando em uma bancada toda mole, balanando. No d certo. O ideal comprar as madeiras j aparelhadas em alguma madeireira, que possui mquinas prprias para isso. Nesta bancada usamos:

Tampo: (1,30 m x 0,58 m x 4,5 cm) 2 pranchas de 0,29 m de peroba emendadas; Ps: (0,86 m x 10 cm x 5 cm) 4 peas de viga; Travessas horizontais: (5 m lineares x 7 cm x 5 cm) Caibros. Adquirimos as peas em tamanhos maiores e, aps fazer todas as marcaes, foram cortadas nos comprimentos desejados, usando-se uma serra circular manual. Para que os cortes sassem perfeitos, usamos como guia um pedao de sarrafo fixado com grampos s vigas, o que serviu de apoio para a base da serra circular deslizar corretamente. Demos os descontos de medida necessrios da lateral da base at o eixo da serra.

Depois das peas cortadas nos comprimentos certos, passamos s marcaes

para comear as furaes necessrias para mont-la. Estas furaes podem ser feitas com uma furadeira de bancada ou com uma furadeira presa a um suporte vertical

ou com uma furadeira manual, usando-se um gabarito para que os furos saiam alinhados. Criamos dois quadros laterais, que depois foram interligados por trs travessas, duas em baixo e uma em cima e atrs.

Por uma questo didtica, unimos os dois quadros laterais de maneiras diferentes, mostrando com isso duas opes de fixao. Na primeira opo, usamos cavilhas de madeira para posicionar as travessas horizontais nas verticais

e, depois, unimos as duas peas verticais com duas barras rosqueadas, que so parafusos a metro que no possuem cabea, onde podemos usar porcas e arruelas dos dois lados, logo abaixo das travessas horizontais. Na segunda opo, utilizamos porcas embutidas por dentro das travessas horizontais de maneira que, quando apertadas com as barras rosqueadas, travam todo o quadro sem a necessidade de colocar cavilhas, bastando apenas fazer uma furao diferente na travessa horizontal. Uma furao por dentro na qual ir encaixada a porca e uma no topo por onde vir a barra rosqueada

Para o corte dos pedaos de barra rosqueada, pode-se usar tanto um arco de serra com uma serra para metal como uma esmerilhadeira, que agiliza o processo. Antes de montar definitivamente os dois quadros laterais, devemos fazer as marcaes e realizar os encaixes para unir as duas laterais com as trs travessas horizontais, que travam toda a base da bancada.

Para realizar o corte do encaixe, preciso fazer diversos cortes paralelos at a profundidade desejada e depois remover o miolo com um formo. A partir da, s fazer um furo na travessa e na perna para transpassar um pedao de barra rosqueada de um lado a outro. Depois de toda a base da bancada devidamente montada e parafusada, unimos as duas pranchas do tampo usando cola e cavilhas; ,depois fixamos o tampo na base atravs de parafusos. Alm da madeira, foram utilizadas barras rosqueadas de polegada, porcas, arruelas, cavilhas de 10 mm e cola para madeira. Para complementar, pode-se instalar sobre a bancada uma morsa metlica, que ser til para fixar peas enquanto voc trabalha.

Ferramentas utilizadas Serra circular manual Esmerilhadeira Furadeira manual Suporte vertical para furadeira (opcional) Furadeira de bancada (opcional) Gabarito para furao Brocas Formes Malho de madeira Esquadro Metro Lpis Alicates Chaves de boca Grampos Mais posts de Marcelo Aguilera

Materiais usados EPIs (Equipamentos de Proteo Individual) Luvas culos Mscara para p

bancada, bancada de madeira, destaque, manual, tutoriais-em-destaque, tutorial

Sobre o autor
Marcelo Aguilera

Arquiteto

Relacionados: bancada bancada de madeira destaque manual tutoriais-em-destaque tutorial

Corte meia esquadria ou corte 45

Bancada de trabalho sem morsa lateral

Bancada pequena

Potrebbero piacerti anche