Sei sulla pagina 1di 3

REVISO ALTAS HORAS FABRICIO BOLZAN (25/02/2013)

Post 1- Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: - Alm do LIMPE expresso no citado artigo e que foi estudado na ltima reviso, quando tratamos dos princpios da Licitao, cabe destacar ainda os seguintes princpios explicitados na CF: Post 2- Princpio do Devido Processo Legal art. 5, inciso LIV: ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Vale tambm aos processos administrativos; Post 3- Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa art. 5, inciso LV: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; Post 4- Princpio do Controle Judicial dos Atos Administrativos, tambm conhecido como princpio da inafastabilidade da apreciao judicial art. 5, inciso XXXV: a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; Post 5- Princpio da Responsabilidade Objetiva do Estado por Atos Administrativos art. 37, 6: As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Post 6- Princpio da Igualdade ou Isonomia art. 5, caput, I e XLI; art. 170, VII, VIII, IX e n.; 193; 196 e 205. Celso Antnio Bandeira de Mello enumerou os requisitos para que o discrimen seja compatvel com a isonomia: 1) que a desequiparao no atinja de modo atual e absoluto, um s indivduo; Post 7- Celso Antnio Bandeira de Mello enumerou os requisitos para que o discrimen seja compatvel com a isonomia: 2) que as situaes ou pessoas desequiparadas pela regra de direito sejam efetivamente distintas entre si; Post 8- Celso Antnio Bandeira de Mello enumerou os requisitos para que o discrimen seja compatvel com a isonomia: 3) que exista, em abstrato, uma correlao lgica entre os fatores diferenciais existentes e a distino do regime jurdico em funo deles, estabelecida pela norma jurdica; Post 9- Celso Antnio Bandeira de Mello enumerou os requisitos para que o discrimen seja compatvel com a isonomia: 4) que, in concreto, o vnculo de correlao supra-referido seja pertinente em funo dos interesses constitucionalmente protegidos. (Contedo Jurdico do Princpio da Igualdade, Malheiros). Post 10- A partir de agora os princpios implcitos na CF: Princpio da Segurana Jurdica prestigia a estabilidade de relaes jurdicas consolidadas, a confiana e a boa-f dos administrados.

Post 11- Diz respeito ao ato jurdico perfeito, ao direito adquirido, coisa julgada, incidncia da prescrio e da decadncia. Post 12- Lei n. 9.784/99 traz como exemplo de Segurana Jurdica o Art. 54, com o seguinte teor: O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. Post 13- Princpio da Confiana Legtima a segurana jurdica do exclusivo ngulo de viso da pessoa frente ao Estado. Criada a expectativa o Estado tem a obrigao de cumprir o prometido. Ex. RE 598099 em que o STF entendeu que aprovados dentro do nmero de vagas tem direito nomeao no cargo pblico. Post 14- Princpio da Autotutela: poder da Administrao Pblica de revogar seus atos, por motivos de convenincia ou oportunidade, ou de anul-los, quando ilegais, sem precisar se socorrer do Poder Judicirio. Post 15- Smula 473 do STF: a Administrao pode anular seus prprios atos, qua ndo eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. -ligado discricionariedade Post 16- Princpio da Razoabilidade est ligado discricionariedade e, embora tenha recebido da lei alguma liberdade de deciso, a Administrao no pode adotar uma opo que se mostre desarrazoada (ou seja, fora do senso comum da sociedade); Post 17- Princpio da Proporcionalidade est relacionado com adequao entre meios e fins, sendo vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (art. 2., p. nico, VI, da Lei n. 9.784/99). Post 18- Para alguns autores, como Maria Sylvia Zanella Di Pietro, razoabilidade seria a necessidade e a adequao na atuao administrativa, sendo a proporcionalidade uma de suas vertentes, a adequao. Post 19- RE-AgR 365368: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ATO NORMATIVO MUNICIPAL. PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE. OFENSA. INCOMPATIBILIDADE ENTRE O NMERO DE SERVIDORES EFETIVOS E EM CARGOS EM COMISSO. I - Cabe ao Poder Judicirio verificar a regularidade dos atos normativos e de administrao do Poder Pblico em relao s causas, aos motivos e finalidade que os ensejam. II - Pelo princpio da proporcionalidade, h que ser guardada correlao entre o nmero de cargos efetivos e em comisso, de maneira que exista estrutura para atuao do Poder Legislativo local. III - Agravo improvido. (de 67, 42 comissionados). Post 20- Princpio da Motivao: exige a indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinam a deciso administrativa (art. 2., p. nico, VII, Lei n. 9.784/99). Post 21- No apenas nas hipteses do artigo 50 da Lei 9784/99 deve ser motivada a deciso administrativa. A regra a motivao. Esta s no precisar existir quando o Direito eximir a Administrao de tal encargo, como ocorre na exonerao do cargo em comisso.

Post 22- Prev o citado artigo: atos que neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes, decidam proc. adm. de concurso ou seleo pblica, dispensas e inexigibilidades de licitao; recursos administrativos, decises de ofcio; negativa de jurisprudncia ou de pareceres, laudos, propostas e relatrios, anulao, revogao, suspenso ou convalidao. Post 23- Princpio da Supremacia do Interesse Pblico sobre o Privado, em que prevalece o entendimento que o interesse pblico est acima do privado. Ex. desapropriao. Post 24 -Princpio da Indisponibilidade do interesse pblico, segundo o qual o interesse pblico indisponvel. No possvel abrir mo do interesse pblico, nem renunci-lo. Por isso a necessidade de concurso pblico e de licitao. Post 25- Princpio da Especialidade: por esse princpio a Administrao Direita institui entidades da Administrao Indireta para cuidar especificamente de certos temas. Ex INSS cuidando da seguridade social. Post 26- Princpio da Tutela ou do Controle: que consiste no controle de fins exercido pela Administrao Direita em face da Indireta. diferente de controle hierrquico. Post 27- Princpio da hierarquia que fruto do Poder Hierrquico e muito bem demonstra que dentro da Administrao h necessidade de se cumprir ordens do superior hierrquico. Post 28- Princpio da presuno de legitimidade do ato administrativo. Por este princpio, presume-se que o ato administrativo foi praticado de acordo com a lei, com o direito e com as regras morais. Post 29- Apesar de implcitos na CF, muitos destes princpios esto positivados em nosso Direito, ou seja, esto expressos em alguma Lei. Exemplo disso a Lei 9.784/99 que prev em seu art. 2: legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia

Potrebbero piacerti anche