Sei sulla pagina 1di 46

John Dewey

O filsofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manuteno emocional e intelectual das crianas
01/07/2011 19:37 Texto Priscila Ramalho Dewey o nome mais clebre da corrente filosfica que ficou conhecida como pragmatismo Frases de John Dewey: "O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de mtodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter" "A meta da vida no a perfeio, mas o eterno processo de aperfeioamento, amadurecimento, refinamento" John Dewey nasceu em 1859 em Burlington, uma pequena cidade agrcola do estado norte-americano de Vermont. Na escola, teve uma educao desinteressante e desestimulante, o que foi compensado pela formao que recebeu em casa. Ainda criana, via sua me confiar aos filhos pequenas tarefas para despertar o senso de responsabilidade. Foi professor secundrio por trs anos antes de cursar a Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. Estudou artes e filosofia e tornou-se professor da Universidade de Minnesota. Escreveu sobre filosofia e Educao, alm de arte, religio, moral, teoria do conhecimento, psicologia e poltica. Seu interesse por pedagogia nasceu da observao de que a escola de seu tempo continuava, em grande parte, orientada por valores tradicionais, e no havia incorporado as descobertas da psicologia, nem acompanhara os avanos polticos e sociais. Fiel causa democrtica, ele participou de vrios movimentos sociais. Criou uma universidade-exlio para acolher estudantes perseguidos em pases de regime totalitrio. Morreu em 1952, aos 93 anos. Quantas vezes voc j ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepar-los para questionar a realidade? De unir teoria e prtica? De problematizar? Se voc se preocupa com essas questes, j esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepes de John Dewey, filsofo norte-americano que influenciou educadores de vrias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Ansio Teixeira, ao colocar a atividade prtica e a democracia como importantes ingredientes da educao. Dewey o nome mais clebre da corrente filosfica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as idias s tm importncia desde que sirvam de instrumento para a resoluo de problemas reais. No campo especfico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educao progressiva. Um de seus principais objetivos educar a criana como um todo. O que importa o crescimento - fsico, emocional e intelectual.

O princpio que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos contedos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currculo e as crianas passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem poltica que permite o maior desenvolvimento dos indivduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia no s no campo institucional mas tambm no interior das escolas.

Estmulo cooperao
Influenciado pelo empirismo, Dewey criou uma escola-laboratrio ligada universidade onde lecionava para testar mtodos pedaggicos. Ele insistia na necessidade de estreitar a relao entre teoria e prtica, pois acreditava que as hipteses tericas s tm sentido no dia-a-dia. Outro ponto-chave de sua teoria a crena de que o conhecimento construdo de consensos, que por sua vez resultam de discusses coletivas. "O aprendizado se d quando compartilhamos experincias, e isso s possvel num ambiente democrtico, onde no haja barreiras ao intercmbio de pensamento", escreveu. Por isso, a escola deve proporcionar prticas conjuntas e promover situaes de cooperao, em vez de lidar com as crianas de forma isolada. Seu grande mrito foi ter sido um dos primeiros a chamar a ateno para a capacidade de pensar dos alunos. Dewey acreditava que, para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando idias, sentimentos e experincias sobre as situaes prticas do dia-a-dia. Ao mesmo tempo, reconhecia que, medida que as sociedades foram ficando complexas, a distncia entre adultos e crianas se ampliou demais. Da a necessidade da escola, um espao onde as pessoas se encontram para educar e ser educadas. O papel dessa instituio, segundo ele, reproduzir a comunidade em miniatura, apresentar o mundo de um modo simplificado e organizado e, aos poucos, conduzir as crianas ao sentido e compreenso das coisas mais complexas. Em outras palavras, o objetivo da escola deveria ser ensinar a criana a viver no mundo. "Afinal, as crianas no esto, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo", ensinou, argumentando que o aprendizado se d justamente quando os alunos so colocados diante de problemas reais. A Educao, na viso deweyana, "uma constante reconstruo da experincia, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas geraes a responder aos desafios da sociedade". Educar, portanto, mais do que reproduzir conhecimentos. incentivar o desejo de desenvolvimento contnuo, preparar pessoas para transformar algo. A experincia educativa , para Dewey, reflexiva, resultando em novos conhecimentos. Deve seguir alguns pontos essenciais: que o aluno esteja numa verdadeira situao de experimentao, que a atividade o interesse, que haja um problema a resolver, que ele possua os conhecimentos para agir diante da situao e que tenha a chance de testar suas idias. Reflexo e ao devem estar ligadas, so parte de um todo indivisvel. Dewey acreditava que s a inteligncia d ao homem a capacidade de modificar o ambiente a seu redor.

Liberdade intelectual para os alunos

A filosofia deweyana remete a uma prtica docente baseada na liberdade do aluno para elaborar as prprias certezas, os prprios conhecimentos, as prprias regras morais. Isso no significa reduzir a importncia do currculo ou dos saberes do educador. Para Dewey, o professor deve apresentar os contedos escolares na forma de questes ou problemas e jamais dar de antemo respostas ou solues prontas. Em lugar de comear com definies ou conceitos j elaborados, deve usar procedimentos que faam o aluno raciocinar e elaborar os prprios conceitos para depois confrontar com o conhecimento sistematizado. Pode-se afirmar que as teorias mais modernas da didtica, como o construtivismo e as bases tericas dos Parmetros Curriculares Nacionais, tm inspirao nas idias do educador.

Para pensar
Uma das principais lies deixadas por John Dewey a de que, no havendo separao entre vida e educao, esta deve preparar para a vida, promovendo seu constante desenvolvimento. Como ele dizia, "as crianas no esto, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo". Ento, qual a diferena entre preparar para a vida e para passar de ano? Como educar alunos que tm realidades to diferentes entre si e que, provavelmente, tero tambm futuros to distintos?

Ansio Teixeira: grande empreendedor da educao


Mara Lcia Martins

A inovao para o progresso da educao


S existir democracia no Brasil, no dia em que se montar no pas a mquina que prepara as democracias. Essa mquina a escola pblica. (Manifesto dos Pioneiros, 1932)

Ansio Teixeira, ao lado de Paulo Freire, foi um dos grandes educadores nascidos no Brasil. Do nascimento misteriosa morte, acontecida no poo de um elevador na Av. Rui Barbosa Rio de Janeiro (RJ) onde morava, dedicou sua vida ao Brasil e Educao. Vindo do nordeste, de uma cidade pequena no interior da Bahia, mostrou ao mundo que a Educao era o maior bem de um povo e que por ela devemos lutar seja no modo de educar ou pelos empreendimentos para que esse modo seja aplicado com sucesso. Filho de fazendeiro, Ansio Spnola Teixeira, nasceu em 12 de julho 1900, em Caetit, uma cidade rica em minrio de Urnio no sudeste da Bahia. Comeou os estudos l mesmo, no colgio de jesutas e mais tarde se transferiu para o Rio de Janeiro onde cursou a faculdade de Cincias Jurdicas e Sociais. Estudou tambm na Universidade de Columbia (EUA) onde conviveu com o pedagogo John Dewey e conheceu as teses do pragmatismo norte-americano - corrente de ideias que prega que a validade de uma doutrina determinada pelo seu bom xito prtico. Nomeado, em 1931, secretrio do Rio de Janeiro, criou um tipo de ensino chamado rede municipal de ensino completa que ia da escola primria universidade. de 1932, com o Manifesto do Pioneiros da Educao Nova, assinado por ele e vrios intelectuais, a urgncia em mostrar que na lista dos problemas nacionais, nenhum era maior em importncia e gravidade ao da educao. 1935 foi importante para educao, pois com sua participao foram criadas a Universidade de Braslia e a Universidade de So Paulo, modelos de tipo de ensino superior do Brasil, instintos com a instalao do Estado Novo que teve incio em 1937. Passou nove anos como empresrio, - alguns de seus opositores gostam de lembr-lo assim -, porque foi perseguido durante o governo de Getlio Vargas, o que o fez voltar a morar durante esse tempo em sua cidade natal, afastando-o da educao. Passada a poca de crise, em 1946, assumiu o cargo de conselheiro da Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura (Unesco), onde permaneceu at 1947 com o fim do Estado Novo, quando pode voltar ao Brasil para novamente assumir um cargo na Secretaria de Educao e Sade de Caetit. Foi um dos responsveis pela fundao da Universidade de Braslia (UnB), chegando, em 1961, a ser o reitor da Instituio. Sempre gostou dos mtodos de Dracy Ribeiro a quem chamava de seu sucessor, e deixou nas suas mos o projeto da UnB para voltar aos Estados Unidos e lecionar nas Universidades de Columbia e da Califrnia. Foi

tambm Secretrio-geral da Campanha de Aperfeioamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes) e diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos (Inep), onde ficou at 1964. Dois anos mais tarde, voltou ao Brasil em definitivo e se tornou consultor da Fundao Getlio Vargas at sua misteriosa morte.

Inovar para melhor educar


Ansio Teixeira aderiu rapidamente s ideias de democracia e de cincia, que apontavam a educao como o canal capaz de gerar as transformaes necessrias para a realidade brasileira e sua modernizao. Dizia ele: "Como a escola visa a formar o homem para o modo de vida democrtico, toda ela deve procurar, desde o incio, mostrar que o indivduo, em si e por si, somente necessidades e impotncias; que s existe em funo dos outros e por causa dos outros; que a sua ao sempre uma transao com as coisas e pessoas e que saber um conjunto de conceitos e operaes destinados a atender quelas necessidades, pela manipulao acertada e adequada das coisas e pela cooperao com os outros no trabalho que, hoje sempre de grupo, cada um dependendo de todos e todos dependendo de cada um". Ele acreditava que as modificaes da sociedade brasileira precisavam modificar o homem tambm e esse papel deveria ser da escola que daria a esse "novo homem" uma viso democrtica da vida. "Fcil demonstrar como todos os pressupostos em que a escola se baseava foram alterados pela nova ordem de coisas e pelo novo esprito de nossa civilizao", costumava se referir ao novo estado das coisas que deveria estar associado s transformaes materiais, mudana da escola e consequentemente do homem que dela participava. Ansio teve como base para sua proposta de educao o escolanovismo ou Escola Nova, surgido em fins do sculo XIX, na Europa e no EUA. O movimento teve como base a oposio aos mtodos tradicionais de ensino em prol do movimento educacional renovador. Na poca, no Brasil, havia uma falha da capacidade de os intelectuais desenvolverem um programa ou um ideal prprio e John Dewey d essa base referindose ao respeito s caractersticas individuais das pessoas fazendo-as, assim, ser parte integrante e participante da sociedade. A ideia deweyana era de que o sujeito com liberdade daria maior contribuio ao coletivo e foi aplicada assim aqui no Brasil. E Ansio foi um de seus maiores seguidores. Para ele a escola deveria ser o agente da contnua transformao e reconstruo social, colaboradora da constante reflexo e reviso social frente dinmica e mobilidade de uma sociedade democrtica: "o conceito social de educao significa que, cuide a escola de interesses vocacionais ou interesses especiais de qualquer sorte, ela no ser educativa se no utilizar esses interesses como meios para a participao em todos os interesses da sociedade... Cultura ou utilitarismo sero ideais educativos quando constiturem processo para uma plena e generosa participao na vida social".

Sociedade mais justa


Para o educador o conhecimento das diferentes realidades escolares poderia dar incio a uma sociedade mais justa e igualitria. E diante disso a figura do professor contribuiria de forma definitiva, pois formava o homem e permitiria sua relao com o mundo. Ansio foi responsvel, em 1961, por uma grande inovao quando formou a "Escola

Parque", em Salvador - escola-modelo onde as crianas, durante o dia todo, estudavam e aprendiam ofcios, faziam dana, desenho, pintura, escultura, teatro, cinema, esporte, msica etc. Ele iniciou nesta escola o mtodo de alfabetizao de Iracema Meireles que ensina as crianas a ler por meio de suas prprias atividades ldicas e criadoras. Sem os homens pblicos que faam a mquina andar no h como expandir os pensamentos modernos aos seus alvos (aqui de educador a educando). A diferena entre Ansio Teixeira e Paulo Freire que o primeiro era progressista enquanto o segundo liberal, mas ambos lutaram para melhoria da educao. Ansio era um cientificista pertencente concepo filosfica de matriz positivista que afirma a superioridade da cincia sobre todas as outras formas de compreenso humana da realidade (religio, filosofia metafsica etc.), por ser a nica capaz de apresentar benefcios prticos e alcanar autntico rigor cognitivo. Apesar de ser um profissional pblico que ajudava a gerar a mquina para mover a educao achava que jamais administrao escolar poderia ser equiparada administrao de empresa. Em educao o alvo supremo o educando, a que tudo mais est subordinado; na empresa, o alvo supremo o produto material, a que tudo mais est subordinado. Reforma do ensino de 1968 foi baseada na experincia da Universidade de Braslia (UnB), que apesar de uma invaso militar na poca da ditadura conseguiu servir de exemplo para que outras universidades fossem moldadas. Previu ele, com esperana: "A universidade ser assim um centro de saber, destinado a aumentar o conhecimento humano, um noviciado de cultura capaz de alargar a mente e amadurecer a imaginao dos jovens para a aventura do conhecimento, uma escola de formao de profissionais e o instrumento mais amplo e mais profundo de elaborao e transmisso da cultura comum brasileira. Estas so as ambies da universidade. Profundamente nacional, mas intimamente ligada, por esse amplo conceito de suas finalidades, s universidades de todo o mundo, grande fraternidade internacional do conhecimento e do saber". Por tudo isso Ansio Teixeira se transformou em bem mais do que o nome de um pavilho da Unb e ganhou notoriedade de um lutador em defesa dos valores democrticos para a educao dos brasileiros independentemente de raa, condio financeira ou credo. Uma educao em escola pblica da melhor qualidade para todos. E para a concretizao desses valores foi importante que ocupasse os cargos que ocupou onde defendeu a escola pblica, leiga, universal, gratuita e tima para todas as crianas brasileiras. Ansio sonhou e no seu sonho viu uma escola eficiente para o povo brasileiro.

Para conhecer Ansio Teixeira e seu ideal em seus livros publicados:


TEIXEIRA, Ansio. Aspectos americanos de educao. Salvador: Tip. De So Francisco, 1928. 166p. TEIXEIRA, Ansio. A educao e a crise brasileira. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1956. 355p. TEIXEIRA, Ansio e ROCHA e SILVA, Maurcio. Dilogo sobre a lgica do conhecimento. So Paulo: Edart Editora. 116p. TEIXEIRA, Ansio. Educao e o mundo moderno. 2ed. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1977. 245p. TEIXEIRA, Ansio. Educao um direito. 2ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996. 221p.

TEIXEIRA, Ansio. Educao e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. 187p. TEIXEIRA, Ansio. Educao no Brasil. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969. 385p. TEIXEIRA; Ansio. Educao no privilgio. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994. 250p. TEIXEIRA, Ansio. Educao para a democracia: introduo administrao educacional. 2ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. 263p. TEIXEIRA, Ansio. Educao progressiva: uma introduo filosofia da educao. 2ed. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1934. 210p. TEIXEIRA, Ansio. Em marcha para a democracia: margem dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, s.d. [1934 ?]. 195p. TEIXEIRA, Ansio. Ensino superior no Brasil: anlise e interpretao de sua evoluo at 1969. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1989. 186p. TEIXEIRA, Ansio. Pequena introduo filosofia da educao: a escola progressiva ou a transformao da escola. 5ed. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1968. 150p.

Augusto Rodrigues: um educador com arte


Mara Lcia Martins
Detesto a escola repressiva... eu tinha tambm a minha vida fora da escola, e muito plena. A vida onde havia o devaneio, a explorao do rio, a natureza, os jogos onde a fantasia estava muito presente. (Augusto Rodrigues)

Augusto Rodrigues nasceu em Recife/PE, em 1913. Pintor, desenhista, gravador, ilustrador, caricaturista e poeta, trabalhou no ateli de Percy Lau e realizou sua primeira exposio individual em 1933, ainda em Recife. Dentre seus trabalhos os ligados ao desenho so os de maior repercusso nas artes, mas em qualquer de seus trabalhos existia lirismo, sensibilidade cromtica, conciso formal e beleza do desenho. Em 1935 mudou-se para o Rio de Janeiro onde comeou a aparecer nos jornais como ilustrador e realizou uma das suas maiores obras: em 1948 ele fundou a Escolinha de Arte do Brasil (EAB), na Biblioteca Castro Alves. A escola tinha como caracterstica a diferena das consideradas "normais" e era frequentada por crianas, as especiais principalmente, que podiam desenhar em grandes papis, cantar, desafinar, colher flores no jardim e brincar, acima de tudo, e muito! Essa noo moderna de escola foi baseada por Augusto Rodrigues na sua prpria infncia - quando criana no se deu muito bem nas escolas, no por no ser inteligente, mas porque desde muito cedo possua alma de artista e percebia as coisas de modo divergente, no se adaptava s normas e ao excesso de regras das escolas convencionais. Ele dizia: "No fundo, eu me formei na rua, em contato com as pessoas, evidentemente passando por uma escola. A minha primeira escola foi uma experincia muito triste porque no s eu me via impossibilitado de me movimentar, de falar, de viver, como tambm olhava as outras crianas impedidas igualmente de se expressarem. A escola era sombria, era triste, a professora tambm era sombria, e eu sentia uma preocupao, uma tenso dessa professora de imprimir nas crianas coisas que no tinham nenhum sentido para elas. Ns teramos que aprender o que interessava a ela ensinar e teramos que abdicar aquilo que era fundamental para ns, que era brincar".

Vrios prmios e uma carreira muito bem sucedida


Em 1953 recebeu um prmio por seus trabalhos apresentados no Salo Brasileiro de Arte Moderna e com o dinheiro pode viajar pelos pases europeus durante o perodo de 1955 e 1956, quando teve contato com arte europeia de grande valia para a expanso da sua expresso. E em 1960, fundou e tornou-se o primeiro presidente da Associao dos Artistas Plsticos Contemporneos (Arco). Na dcada de 1980, escreveu seu primeiro livro "A F entre os Desencantos". Ainda nesta dcada recebeu vrios prmios bem significativos para sua carreira: Medalha Anchieta, da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (1982); Medalha do Mrito da Fundao Joaquim Nabuco de Pesquisa Social de Pernambuco (1982); Medalha

Pernambucana do Mrito, Classe Ouro, do governo do Estado de Pernambuco (1986) e o ttulo de Doutor Honoris Causa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1988). Ainda na dcada de 1980 participou da fundao do Museu do Desenho e Gravura, de Itaja (SC), doando seu acervo de gravuras e desenhos de artistas e estrangeiros. Em 1982, em Florianpolis (SC), participou da organizao da Oficina de Desenho e Gravura do Museu de Florianpolis que recebeu o nome Atelier Livre de Gravura Augusto Rodrigues. Na dcada de 1990, no pouco tempo em que esteve vivo - morreu em 1993 -, foi eleito Presidente de Honra do Colloque Homme, Sant, Tropique, da Universidade de Poitiers (1990); foi lanado em Recife (PE) o livro com sua biografia: Augusto Rodrigues: o Artista e a Arte, Poeticamente, de Rosza W. Vel. Zoladz, da Editora Civilizao Brasileira, na Escolinha de Arte do Recife (1991); foi homenageado no 6 Congresso Nacional da Federao de Arte-Educao do Brasil (Confaeb), na Universidade Federal e na Universidade Catlica de Pernambuco (1993); e a ele foi entregue a Medalha Comemorativa Augusto Rodrigues na Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

EAB fez a diferena na carreira do educador


Na criao da Sociedade Pestalozzi - uma escola para educao de crianas especiais - a contribuio de Augusto se deu quando se tornou professor de crianas e adultos. Principalmente com as crianas aprendeu que a atividade artstica poderia ser motivo de estudo, registro e debates. Dona Helena, criadora da Sociedade, acreditava que a arte, como expresso livre e criadora, era o meio de educao por excelncia, e que o artista tinha um papel fundamental na educao - maior do que os pedagogos e psiclogos. Por isso convidou Augusto Rodrigues para lecionar na escola. J uma das maiores criaes de Augusto Rodrigues foi feita nos anos de 1970, juntamente com a gacha Lcia Alencastro Valentim e a escultora norte-americana Margareth Spencer - a Escolinha de Arte do Brasil (EAB). A criao desta escola, fora do modelo oficial, h muito habitava os sonhos de Augusto. Logo cedo desejou fazer arte e, certa vez, conta ele que tentando vender uma assinatura de jornal ao psiquiatra Ulisses Pernambuco travou o seguinte dilogo: "Ele me perguntou se eu ia escola, eu respondi que no (...) O que voc gosta de fazer? Eu disse que gostava de fazer arte e ele respondeu: Muito bem, faa arte. Voc tem que fazer aquilo que gosta para no ficar margem da profisso". A EAB, hoje espalhada por vrios pontos do pas, oferece criana uma proposta diferente com a oportunidade para atividades de criao artstica. Representa, no Brasil, alguma coisa que se poderia considerar bvia, e que, entretanto, , no gnero, talvez, o que mais significativo se faz entre ns no campo da educao infantil. Ele mesmo definiu, como ningum a EAB: "Na imensa aridez da paisagem das escolas nacionais, paisagem que lembra aspectos de nossos desertos, as escolinhas de arte so osis de sombra e luz. Em que as crianas se encontram consigo mesmo e com a alegria de viver, to 'deliberadamente' banida das 'escolas' convencionais de 'retalhos de informao', secos e duros como a vegetao habitual das zonas ridas. Mas no somente a escolinha de arte uma inovao pedaggica. tambm inovao do prprio conceito de arte, pois esta j no a atividade especial das criaturas excepcionais, mas atividades inerentes ao senso humano da vida, que, felizmente, ainda se pode encontrar

nas crianas que no foram completamente deformadas pelos condicionamentos inevitveis da instruo morta e fragmentada das escolas convencionais. essa a grande motivao das escolinhas de arte - dar s crianas oportunidade para a mais educativa das atividades, a atividade da criao artstica". Fica ento muito bem circunscrita a contribuio de Augusto Rodrigues para a Arte/Educao brasileira - o seu conhecimento espalhou e estimulou em todo territrio nacional a necessidade de incluso da Arte na educao escolar, chegando a confundir sua histria com a EAB. Por isto e pela modernidade na educao ele merece o respeitado e admirao como grande Educador que foi.

Baro de Macabas, um educador do sculo XIX


Mara Lcia Martins Devemos muito do nosso conhecimento aos educadores que fizeram da sua profisso uma luta para o aperfeioamento da educao no Brasil. Entre tantos outros est Ablio Csar Borges, o Baro de Macabas, que marcou presena no cenrio da educao do Brasil entre 1856 e 1880. Ele tambm era mdico e cirurgio e talvez por isso - por ter transformado a educao em opo de vida - tenha sido um pensador educacional. Nascido em Rio de Contas, na Bahia, em 9 de setembro de1824. Fundou em 1858 o Ginsio Baiano, em Salvador, responsvel pela formao de grandes personalidades como Castro Alves e Rui Barbosa. Em 1847, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde cursou a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e onde instalou o Colgio Ablio, retratado pelo escritor Raul Pompeia em O Ateneu - Raul Pompeia foi tambm aluno do colgio de Ablio entre 1873 e 1879. Foi diretor Geral de Instruo Pblica e um dos precursores do livro didtico. Por suas contribuies na rea educacional, em 1881, ganhou o ttulo de Baro de Macabas, concedido por D. Pedro II. O Baro era um dos diretores que influenciados pela revoluo intelectual da Europa e da Amrica protagonizaram o movimento para a popularizao da educao de forma universal com dedicao geral cincia. E a direo que ele deu educao foi baseada em formular mtodos, com erros e acertos originais e brilhantes, e, sobretudo por ser um apaixonado, em formar homens, dando toda a sua vida infncia e adolescncia no exerccio mais completo que se pode conceber do magistrio e da educao. O Brasil na poca de Ablio Csar Borges nada mais era do que uma nao superatrasada que copiava ainda mais contrastada com a escravido e os senhores. O Brasil nada mais era do que um pas dividido em dois onde a cultura parecia no existir em um e no outro se mostrava prepotente. Ablio Csar Borges no pertencia a nenhum desses dois brasis. O seu Brasil era um Brasil de esperana na civilizao tornando-se igual aos outros pases. Ele dirigia um colgio onde a criana era guiada para ser educada e nunca reprimida quase uma revoluo. Muitas das suas ideias em relao aos programas, currculos e mtodos de ensino mostraram uma penetrao rara e de grande avano para a poca. Ablio batalhou por um ensino inteligente e prtico, pelo ensino direto das lnguas vivas, contra os programas excessivos e absurdos, contra o ensino direto de regras de moral e, no curso secundrio, soube compreender que os estudos da lngua nacional, da matemtica e da histria deviam constituir o seu ncleo fundamental. Isso em 1875, quando ainda hoje no so poucos os que tm sobre a matria opinies que s se renem na magia do pensamento humano, mesmo que s em reunies... Para Ablio a educao era o nico meio pelo qual poderia se ver o pas crescer e enriquecer. Para isso no mediu esforos e tratou a educao como um processo de abrangncia nacional - seus mtodos eram destinados a unificar o pas em torno, principalmente do homem. Para ele "a liberdade e a democracia somente seriam possveis com a verdadeira e geral instruo" e a liberdade teria que ter como base principal a instruo. Na prtica, para que funcionasse seu entendimento do processo

passou a escrever uma admirvel coleo de livros didticos e chegando, at, inveno de aparelhos escolares. Com extino de seus colgios a teoria - obra de seu pensamento -, que estava toda centrada em mtodo de transformao da educao, caiu quase no esquecimento a no ser pelo material escrito imortalizado em "O Ateneu", uma obra que mostrou o quanto ele se empenhava na educao. Era, na verdade uma figura de fico, com que o representou o romancista Raul Pompeia, mas a obra representava o seu pensamento que era formado por seus colgios e pela admirao de colegas e estudiosos. Parece que a fico o acompanhava em suas aes, pois as coisas que Ablio Borges viu, pregou e praticou foram muitas das mais significativas inovaes do seu tempo, desde a simplificao dos mtodos de ensino para a leitura e escrita at a compreenso da imensa riqueza de informao e cultura que a nova poca abria para os homens. Viu, pregou e praticou tudo isto com eficcia sem igual, nem uma s vez se deixando levar pela confuso, to fcil, de apaixonar-se pela beleza dos novos meios de educao, esquecendo os seus fins. A eficincia do seu ensino se demonstrava a segurana de seus mtodos. Um exemplo disso era encontrado em seus colgios. Nossa nao teve a infelicidade de nascer sob a fatalidade de uma desigualdade social to profunda, que nos dividiu, primeiro, entre brancos conquistadores e ndios, depois, entre brancos senhores e pretos escravos, o que sucede na classe dominante s tem real importncia para o pas, se o regime de diviso social se mantm e as duas naes continuam a coexistir no estranho paralelismo de sua simbiose a educao tambm acompanha essa diviso. Ablio Csar Borges morreu em 16 de fevereiro de 1891 e hoje seu nome significa muito mais do que nome de ruas e escolas pelo Brasil afora. Seu exemplo se ergueu como um padro do nosso orgulho, inspirando-nos a certeza e a segurana de podermos ter, como tm os pases civilizados, escolas primrias que sejam escolas primrias, ginsios que sejam ginsios, escolas superiores que sejam escolas superiores e universidades que sejam universidades para todos os brasileiros, do mesmo modo por que esse grande educador do Imprio pde faz-los para os poucos selecionados daqueles remotos tempos.

Obras:

1859-1860: traduo do texto de Ahn para o ensino de francs 1860: Eptome da Gramtica Portuguesa 1863: Geografia Fsica 1868: Lanamento de uma srie de livros para de leitura: Primeiro, segundo e Terceiro Livro de Leitura 1872: traduo do texto de Groeser para o ensino de francs 1876: Desenho Linear ou Geografia Prtica Popular 1879: Edio escolar dos Lusadas de Cames 1888: Novo Primeiro Livro de Leitura - Leitura Universal 1888: Cantos para o ensino de msica 1890: Publicao do Quarto e Quinto Livro de Leitura

Uma educadora carioca em Portugal


Jussara Santos Pimenta Doutora em Educao (UERJ), Mestre em Educao (PUC-Rio-2001) No dia 16 de setembro de 1934 os editores do A Nao informavam aos leitores a prxima viagem que Ceclia Meireles e o marido Fernando Correia Dias fariam ao Velho Mundo. Segundo eles, os leitores ficariam privados da colaborao do artista portugus, que era considerado um dos mais representativos vultos da cultura artstica da poca. Quanto a Ceclia, era apontada como uma das mais brilhantes intelectuais brasileiras. Destacavam a sua individualidade singular no cenrio da literatura moderna brasileira, a sua espontaneidade altiva e profunda, a sua cultura invulgar, a capacidade que demonstrava em permanecer ela-prpria e de procurar sozinha o seu caminho num pas em que os maiores homens se limitavam a mendigar a cultura estrangeira, julgando-se tanto maiores quanto mais semelhantes aos seus modelos escolhidos. Ceclia, afirmavam, fugindo ao grande-pblico, evitava a glorificao fcil da mediocridade feita-multido e, alm de ser ainda escritora de mrito, era tambm uma educadora, com relevantes servios prestados educao. Atuante nos crculos literrios e educacionais dos anos 1930, Ceclia foi presena marcante em publicaes como rvore Nova, Terra de Sol e Festa, Dirio de Notcias, A Manh e A Nao. Sua produo literria e pedaggica inclua obras como Espectros, Nunca mais... Poema dos poemas e Baladas para El-Rei, Criana, meu amor e O esprito vitorioso.Era responsvel pela criao da primeira biblioteca infantil brasileira, no Pavilho Mourisco; ao lado dos educadores Ansio Teixeira, Fernando de Azevedo e Loureno Filho assinou o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. Toda essa atuao fez com que a sua produo intelectual e ela prpria se tornassem conhecidas pela intelectualidade e pelo pblico leitor. Em todas as instncias, como professora, como cronista, como poeta, conferencista e correspondente de intelectuais ligados cultura e educao, participou e marcou ativamente as discusses em torno da Escola Nova e da experincia que vinha sendo realizada no Distrito Federal. Tinha como objetivo traar projetos e interferir no campo educacional brasileiro mas mais que isso, visava difuso de conceitos como feminismo, liberdade, fraternidade universal, paz, desarmamento e no violncia. Ceclia trazia uma nova sensibilidade em relao a essas questes. Essa era a tnica que distinguiu a sua passagem pelo Dirio de Notcias, na Pgina de Educao. Todo o seu pensamento e ao foram motivados por temas educacionais, que se resumiam na reforma do homem com o objetivo de efetuar a reforma da sociedade, e no o inverso. A Pgina tornou-se uma vitrine, um centro difusor das inovaes introduzidas pelos reformadores e foi um dos espaos que mais contribuiu para projetar as concepes de sua idealizadora e onde, por seus artigos, ela discutiu, criticou, debateu, apontou e estimulou a mudana dos rumos da educao entre educadores, intelectuais e opinio pblica. Em suas crnicas, destacava a necessidade de buscar uma forma mais cientfica e moderna de conceber a escola, o professor, o aluno, o ensino-aprendizagem, ou seja, todas as esferas do fazer pedaggico. Lembrava aos educadores que a sensibilidade potica no era um luxo, um complemento, mas um elemento essencial da capacidade de lidar com o riqussimo movimento da vida infantil. Para ela, no havia destino melhor no mundo do que ser poeta. Entendia por poetas no apenas aqueles que sabiam esgrimir palavras, rimando e metrificando, dentro de certos limites silbicos e com

determinadas cesuras: o poeta tem que ter uma alma com dimenses diferentes da dos homens comuns. Precisa saber articular numa sntese admirvel a amplido das vises objetivas como tambm das subjetivas, com todos os seus matizes, todas as suas cambiantes, todas as suas transfiguraes: deve ser educador e saber compreender a criana. Em 21 de setembro de 1934, a bordo do Cuyab, Ceclia e Correia Dias embarcaram na aventura que seriam os vinte e dois dias de mar at Portugal. Correia Dias voltava sua ptria depois de uma longa ausncia e Ceclia fora convidada para realizar conferncias literrias e educacionais naquele pas. O convite partiu de Fernanda de Castro, esposa do diretor do Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) portugus, Antnio Ferro. L no encontraria apenas seus vnculos familiares, mas tambm interlocutores como Afonso Duarte, Jos Osrio de Oliveira e Fernanda de Castro, com os quais entretinha longas conversas epistolares e debatia, h algum tempo, os seus temas de maior interesse no momento: literatura e educao. A coluna Crnicas Semanais do jornal A Nao trazia o relato de viagem, denominado Dirio de Bordo, publicado dentro de acordos firmados entre Ceclia e a direo do jornal pouco antes de a viagem se concretizar. As crnicas eram dirias e ilustradas por Correia Dias. Eram preparadas e enviadas ao jornal que as publicou com um lapso de tempo superior sua elaborao, entre 14 de outubro a 30 de dezembro de 1934. Como um sujeito produtor e receptor de cultura, Ceclia inscreveu nesse relato os usos e costumes da sociedade do seu tempo. Registrando cronologicamente os fatos, trazia aos leitores as suas impresses, suas reflexes e expectativas de viagem e os acontecimentos do dia a dia do navio. Das cidades porturias em que o navio atraca destacou o casario, os costumes e os contatos feitos nas poucas horas que permanecia em terra firme e colecionou impresses sobre a educao das cidades visitadas, constatando as informaes que j conhecia dos jornais, congressos e revistas especializadas. Ceclia dirigia-se a Portugal, um pas que no tinha tradio em atrair e nem costumava ser o itinerrio buscado pelos educadores-viajantes. A tnica da sua viagem tambm era diferenciada. Ela no foi em busca dos novos cnones educacionais que estavam sendo difundidos, mas divulgar o que estava sendo construdo no Distrito Federal. Era a sua colaborao ao debate internacional no campo da educao. O Dirio de Bordo divulgava a viagem de uma educadora e, consequentemente, as questes em que ela acreditava e o movimento educacional do qual se colocava como porta-voz. A viagem tambm tornava realidade o projeto de integrao entre os dois povos, que ela acalentava tanto na Pgina de Educao" quanto na Biblioteca Infantil. No perodo em que dirigiu a Pgina, Ceclia principiou as suas reflexes sobre a articulao entre educao e viagem vislumbrando a fraternidade que deveria ser incentivada pelo intercmbio pedaggico. Segundo ela, o trnsito das ideias, de uma terra para outra, o conhecimento das qualidades de cada povo e mesmo os seus defeitos, o gosto da visitao e de toda aproximao humana que vence fronteiras e dificuldade de lngua conduziria harmonia entre os povos. Ainda somos quase todos estrangeiros, uns para os outros; as raas e as religies tm sido obstculos para o convvio fraterno de que precisamos, afirmava. Assim, era necessrio que se operasse no mundo uma transformao que humanizasse, e essa transformao, para ser profunda e definitiva, teria que ser realizada pela educao. Ceclia defendia uma obra educacional que no tivesse como meta a padronizao das criaturas, mas o reconhecimento salutar das desigualdades. Alm da arte, da cincia, da filosofia e do misticismo, a educao

poderia obter resultados satisfatrios por ter mltiplas possibilidades. Para tanto, a educao tem objetivos mais amplos que a simples instrumentalizao para ler, escrever e fazer contas. O seu ideal de educao ultrapassa os limites estreitos da sala de aula, derruba fronteiras entre os pases, dissolve os estranhamentos de raa, lngua, cultura, religio. A educadora afirmava que para os educadores, a paz uma finalidade a que devem tender todos os trabalhos humanos. Ela via a fraternidade e a cooperao entre os povos no como um apelo especial, margem dos programas escolares, mas, ao contrrio, como o objetivo central, o cerne da educao. Para Ceclia, o campo da educao no tem limites, e ilimitadas so as oportunidades de tentar o melhoramento humano. As viagens tm sentido educativo, para alm do mero divertimento: elas tm a capacidade de fomentar a fraternidade e a cooperao entre os homens. Essas reflexes e o interesse pelo pas e pela cultura portuguesa fizeram com que fundasse na Biblioteca Infantil, pouco antes de viajar, o que ela denominou organizao iberoamericana,com o objetivo de aproximar as crianas distantes num convvio de doura profunda, capaz de preparar mais tarde uma unio sria e firme de todas as vidas. Depois de 22 dias de mar, Ceclia Meireles e Correia Dias desembarcaram em Lisboa em 12 de outubro de 1934 e foram calorosamente recebidos pelos intelectuais lusitanos. Os jornais locais fizeram ampla cobertura do desembarque e das atividades desenvolvidas pelos jornalistas brasileiros. Ceclia proferiu cinco conferncias em Portugal: a primeira, Notcias da poesia brasileira, foi realizada em Lisboa, em 4 de dezembro e reapresentada na Universidade de Coimbra dez dias depois, a convite dos estudantes. Nela fez uma retrospectiva da moderna literatura brasileira e divulgou poetas desconhecidos em Portugal: Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Raul Bopp, Mrio de Andrade e Jorge de Lima. A primeira oportunidade de se referir s conquistas educacionais do Distrito Federal aconteceu em 12 de dezembro, no Liceu Feminino Maria Amlia Vaz de Carvalho, onde tratou das modernas orientaes pedaggicas brasileiras e da Biblioteca Infantil. Em seguida, em 17 de dezembro, tratou do folclore brasileiro, apresentando aquarelas que retratavam os costumes da populao de origem africana no Brasil. O texto da conferncia foi publicado pela revista Mundo Portugus em 1935, com o ttulo Batuque, samba e macumba. Em 18 de dezembro, apresentou a conferncia O Brasil e a sua obra de educao na Faculdade de Letras de Lisboa, onde discorreu sobre as reformas de Fernando de Azevedo e de Ansio Teixeira. Durante o perodo em que permaneceu em Portugal, participou de eventos em sua homenagem em vrias ocasies, entre elas em uma festa no Club Brasileiro de Lisboa, organizada pela diretora da revista Portugal Feminino, que agradeceu a simpatia que Ceclia sempre demonstrara pelo intercmbio literrio feminino luso-brasileiro promovido pela revista. Ceclia e Correia Dias regressaram ao Brasil, a bordo do Bag, nos primeiros dias de 1935. Como contribuies do movimento escolanovista portugus, a educadora trouxe para o debate educacional brasileiro as experincias de Afonso Duarte, Faria de Vasconcelos e os jardins-escola de Joo de Deus como as mais importantes e significativas em termos de pedagogia. Por meio das conferncias que proferiu, sob a forma de crnicas e de artigos publicados na imprensa, informou os seus leitores, professores e estudantes brasileiros sobre as experincias desenvolvidas naquele pas. A viagem contribuiu para reforar seu prestgio profissional, e Ceclia obteve maior reconhecimento pblico, especialmente em Portugal. Do outro lado do Atlntico estavam as suas razes familiares e os amigos com quem estabeleceu frutfera rede epistolar e de relaes profissionais que se estenderia pelas trs dcadas seguintes de sua vida. Essa amizade se concretizou sob a forma de inmeras obras, entre as quais a antologia Poetas novos de Portugal, organizada e

prefaciada por Ceclia. Aquele convite recebido em meados de 1930 contribuiu para a concretizao de um sonho antigo da educadora: conhecer a terra de seus avs e de seu marido e materializar seu projeto de integrao entre os povos dos dois lados do Atlntico a partir da compreenso de qual era ou deveria ser o papel da cultura, da educao e dos educadores na consecuo desse objetivo.

Bibliografia
PIMENTA, J. S. As duas margens do Atlntico: um projeto de integrao entre dois povos na viagem de Ceclia Meireles a Portugal (1934). 2008. 374 f. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. PIMENTA, J. S. Fora do outono certo nem as aspiraes amadurecem. Ceclia Meireles e a criao da biblioteca infantil do Pavilho Mourisco (1934-1937). Dissertao de Mestrado. Departamento de Educao/PUC-Rio, 2001. Publicado em 13/09/2011

Darcy Ribeiro: protetor das crianas, dos ndios e dos oprimidos


Mara Lcia Martins
(...) Minhas caractersticas distintivas talvez sejam a contraditrias vontade insofrevel de compreender e o gosto de fazer, que me converteram em hbrido de intelectual e fazedor. (...) Obras, escritos, cargos, fiz, tentei e exerci muitos. Nisto gastei minha vida. Uns poucos deles ficaram com a minha marca nos mundos que passei, enquanto passava: um sambdromo, um parque indgena, museus, muitas bibliotecas, demasiados ensaios, quatro romances, muitssimas escolas, algumas universidades. No pouco, quisera mais. Muito mais. (...)Sou um homem de fazimentos. Darcy Ribeiro Educador de vanguarda e razes na terra

Darcy Ribeiro sempre estudou os homens, no sentido humano e tambm antropolgico sentido mais lato, que engloba origens, evoluo, desenvolvimento fsico, material e cultural, fisiologia, psicologia, caractersticas raciais, costumes sociais, crenas etc. -, criando para eles instrumentos teis para que no precisassem de ningum para proteglos. Tinha como ateno primeira os ndios e as crianas, no que envolve sua educao e razes, fontes de inspirao para suas lutas e pesquisas. E foi assim tambm com o nosso Brasil era preciso algum para cuidar desse espao de terra e politiz-lo para deixar de ser um pas dos oprimidos. Darcy ajudou a formar uma Amrica Latina forte e una, capaz de lutar por seus direitos e se impor perante aos pases ricos. Era grande f da Inconfidncia Mineira, pois achava o movimento a grande preocupao dos brasileiros com eles mesmos. Darcy nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922, e faleceu em Braslia (DF), em 17 de fevereiro de 1997. O ano de seu nascimento foi de grande importncia para as artes no Brasil, quando aconteceu A Semana de 22 Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Mrio de Andrade e Monteiro Lobato, entre outros, que mobilizaram os artistas para valorizao de suas razes. Parece que Darcy tinha em sua formao a assinatura, em 1928, do manifesto antropofgico, que propunha basicamente a devorao da cultura e das tcnicas importadas e sua reelaborao com autonomia, transformando o produto importado em exportvel. O nome do manifesto recuperava a crena indgena: os ndios antropfagos comiam o inimigo, supondo que assim estavam assimilando suas qualidades. E o quadro Abaporu (aba=homem e poru=que come), de Tarsila do Amaral, tinha tudo a ver com Darcy Ribeiro. Darcy comeou sua formao acadmica em Cincias Sociais, pela Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo (1946), com especializao em Antropologia, nesta

poca abriu-se para ele horizontes e inquietaes com relao condio dos ndios, principalmente os do Brasil ou os povos da floresta, como os costumava chamar. Sua experincia profissional, como etnlogo do Servio de Proteo aos ndios, comeou com o estudo de vrias tribos indgenas - Mato Grosso, Amazonas, Brasil Central, Paran e Santa Catarina -, nos anos 1947 a 1956, e culminou com a fundao do Museu do ndio (1947), do Parque Indgena do Xingu, e com uma grande obra etnogrfica - elaborou para a UNESCO um estudo do impacto da civilizao sobre os grupos indgenas brasileiros no sculo XX e colaborou com a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) na preparao de um manual sobre os povos aborgines de todo o mundo. Darcy introduziu e organizou o primeiro curso de ps-graduao em antropologia e foi professor de vrias universidades e institutos de antropologia. Em 1961, criou a Universidade de Braslia e foi o primeiro reitor da Instituio. Foi ministro da Educao do Governo Jnio Quadros (1961) e chefe da Casa Civil do Governo Joo Goulart, quando se responsabilizou pelas reformas estruturais. Com o golpe militar de 1964, teve os direitos polticos cassados e foi exilado. No exlio, percorreu vrios pases da Amrica Latina. Esteve na Venezuela, Uruguai, Chile e Peru, onde ocupou vrios cargos de confiana, como: assessor dos presidentes Salvador Allende (Chile) e Velasco Alvarado (Peru). Nesse perodo dedicou-se a produzir material de estudo sobre antropologia e publicou seu romance de maior sucesso Mara marco sobre o confronto entre a integrao ou interao das raas branca e ndia. O livro foi publicado pela primeira vez em 1976, teve 48 edies em oito lnguas e ganhou, em 1996, uma edio comemorativa, com resenhas e crticas de Antnio Cndido, Alfredo Bosi, Moacir Werneck de Castro e Antonio Houaiss, entre outros. Em 1980, foi anistiado com o indulto oferecido aos que sofreram com a ditadura militar e tiveram que sair do Brasil. Darcy j havia voltado ao pas quatro anos antes para continuar sua luta contra os opressores e a favor de suas ideias. Ao retornar, ocupou cargos polticos ligados principalmente educao. Seu pensamento maior era a extinguir o analfabetismo e com a ocupao do tempo das crianas na escola por um perodo mais longo, inspirada no modelo americano. Associou-se, em 1982, a Leonel Brizola e ao PDT, e foi eleito vice-governador do estado do Rio de Janeiro. Nessa poca, realizou uma de suas maiores obras: foi o principal responsvel pela criao de cerca de 500 Centros Integrados de Educao Pblica (Cieps) as Escolas Integrais dos quais sentiu orgulho at o final da vida. Criou tambm a Biblioteca Pblica Estadual, a Casa Frana-Brasil, a Casa Laura Alvin e o Sambdromo batizado de Passarela Darcy Ribeiro - uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que mantm 200 salas de aula embaixo das arquibancadas. Com relao aos nveis de educao, tanto se dedicou s crianas primeiras sries quanto aos adultos, com projetos voltados ao ensino superior. Como parlamentar foi eleito senador em 1990 - defendeu vrias leis de utilidade pblica, tais como: lei dos transplantes que, invertendo as regras vigentes, torna possvel usar os rgos dos mortos para salvar os vivos; uma lei contra o uso vicioso da cola de sapateiro que envenena e mata milhares de crianas, entre outras.

Um dos pioneiros na ter cuidados quando a questo da ecologia, foi responsvel pela revitalizao da Floresta da Pedra Branca (RJ), o tombamento de 98 quilmetros de praias e encostas, alm de mais de mil casas do Rio antigo. Darcy amava a natureza, acima de qualquer outra arte. Recebeu vrios ttulos: Doutor Honoris Causa da Sorbonne, da Universidade de Copenhague, da Universidade da Repblica do Uruguai e da Universidade Central da Venezuela, entre outros. Tambm escreveu vrios livros (ver bibliografia) e foi um dos precursores dos cursos a distncia, que comearam a funcionar realmente em 1997. Preocupava-se com o que deixaria para a humanidade alm de sua bibliografia. Queria formar nas pessoas sentimentos que seguissem suas ideias. Seu plano era formar uma fundao a Fundao Darcy Ribeiro sonho concretizado. Hoje, a Fundao Darcy Ribeiro (Fundar) destina-se a manter obra e memria de seu fundador e a divulgar e promover atividades ligadas educao e cultura no Brasil. A Fundar uma instituio cultural, de pesquisa e desenvolvimento cientfico, autossustentvel, com personalidade jurdica de direito privado e no tem fins lucrativos. Os Conselheiros exercem suas funes sem remunerao. Darcy Ribeiro no foi s um educador, sua preocupao envolveu tambm temas sobre antropologia, cultura, meio ambiente e poltica. Tinha muitas ideias, concretizadas em vrios projetos, para o bem do ser humano. Quando j estava muito doente, deitado na rede em sua casa de Saquarema, tomando a brisa do mar, costumava dizer: Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianas brasileiras, no consegui. Tentei salvar os ndios, no consegui. Tentei fazer uma universidade sria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos so minhas vitrias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu". Publicado em 19/07/2005

Gustavo Capanema
Educao, sade e cultura na Era Vargas
Karla Hansen Mais conhecido pelo nome do edifcio-sede do Ministrio da Educao, no Castelo, Rio de Janeiro, Gustavo Capanema foi o homem que representou a poltica e os ideais do Estado Novo na cultura e na educao brasileira, nesse perodo. Capanema foi ministro da Educao e Sade de Vargas, entre os anos de 1934 a 1945, quando realizou obras importantes, entre as quais se destaca a criao de rgos nacionais como a Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (SPHAN) e o Instituto do Livro. Gustavo Capanema Filho, nasceu em 1900, na cidade de Pitangui, em Minas Gerais. Formou-se advogado e, desde os tempos de estudante universitrio, ligou-se ao grupo intelectuais da rua da Bahia, em Belo Horizonte, do qual faziam parte Milton Campos, o poeta Carlos Drummond de Andrade que viria a ser chefe de gabinete em seu ministrio - e outras futuras personalidades das letras e da poltica no Brasil.

O Poltico
Aos 27 anos, Gustavo Capanema elegeu-se vereador em sua cidade natal iniciando, assim, uma longa e intensa vida pblica, tanto em seu estado quanto no mbito federal. Foi partidrio da Aliana Liberal coligao de lderes polticos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraba que apoiou Getlio Vargas na eleio presidencial em que este foi derrotado por Jlio Prestes e na Revoluo de 30. Na mesma poca, Capanema foi nomeado oficial de gabinete e, logo aps, secretrio do Interior e Justia, de Olegrio Maciel, seu primo e governador de Minas Gerais. Em 1931, Capanema liderou a reao a um golpe para afastar Olegrio Maciel do governo, articulado por polticos mineiros, com o apoio de Vargas, ento presidente da Repblica. Mais tarde, ele atuou como intermedirio no processo de reaproximao de Olegrio e Vargas e tambm apoiou o governo federal na represso ao movimento constitucionalista deflagrado em So Paulo, em 1932. Com a morte de Olegrio Maciel, Gustavo Capanema assumiu interinamente a interveno federal em Minas, pleiteando sua efetivao no cargo. Vargas, no entanto, surpreendeu a todos, ao nomear um poltico desconhecido, o deputado Benedito Valadares para o governo mineiro. Em compensao, Capanema foi designado pelo presidente para dirigir o Ministrio da Educao e Sade. Nomeado em julho de 1934, permaneceria no cargo at o fim do Estado Novo, em outubro de 1945.

O Ministro do Estado Novo


Entre as personagens polticas do primeiro governo Getlio Vargas, e mais especificamente do Estado Novo, o ministro da Educao e Sade, Gustavo Capanema, considerado uma figura central na definio ideolgica e nas polticas pblicas implementadas. Seu ministrio tinha, entre outras atribuies, a de formular um projeto cvico-pedaggico para engendrar um "novo homem brasileiro". A reforma do Estado,

da sociedade e do homem eram projetos que deveriam caminhar juntos. Educao, sade e cultura eram pilares para a execuo deste iderio, acentuadamente nacionalista. Na rea educacional, Capanema realizou inmeras obras, como a criao da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a nacionalizao de cerca de duas mil escolas localizadas nos ncleos de colonizao do sul do pas, medida que se intensificou com a declarao de guerra do Brasil Alemanha. Foi, tambm, durante a sua gesto que a reforma do ensino secundrio se efetivou com a promoo do ensino tcnico e profissionalizante que, por meio de convnios com entidades empresariais, deram origem ao Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). No meio de um debate acirrado entre os que defendiam a centralizao pelo Estado na conduo do ensino superior laico e os que afirmavam os princpios catlicos na formao de profissionais liberais, Capanema posicionou-se favorvel abertura das Faculdades Catlicas, que dariam origem criao da Pontifcia Universidade Catlica. O longo perodo frente do Ministrio em que manteve o mesmo grupo de intelectuais que o assessoravam, do qual faziam parte o poeta Carlos Drummond de Andrade, o escritor Mrio de Andrade, Rodrigo Melo Franco e outros, permitiu ao ministro que desenvolvesse polticas e projetos contnuos, o que resultou na implantao de rgos importantes como a Secretaria de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional e o Instituto do Livro. As metas do grupo de intelectuais que cercava o ministro Capanema eram, em suma, modernizar a educao, incentivar a pesquisa e preservar as razes culturais brasileiras. No entanto, essas metas nem sempre foram alcanadas, porque esbarravam em procedimentos burocrticos e centralizadores do regime autoritrio. Na rea da sade, suas iniciativas tambm obtiveram xito como a criao de servios de atendimento populao, voltados para a preveno de diversas doenas.

De volta poltica
Com o fim do Estado Novo, Gustavo Capanema filiou-se ao Partido Social Democrtico (PSD) - legenda que aglutinava polticos identificados com a ditadura de Vargas - pelo qual elegeu-se deputado federal constituinte em Minas Gerais, em 1945 e, em seguida, obteve inmeros mandatos parlamentares. Entre 1959 e 1961, Capanema afastou-se do Parlamento para ocupar o posto de Ministro do Tribunal de Contas da Unio. Em 1964, apoiou o golpe que deps o presidente Joo Goulart e, logo depois, com a instituio do bipartidarismo, filiou-se Aliana Renovadora Nacional (Arena), base poltica do regime militar. Permaneceu na Cmara dos Deputados at 1970 e, mais tarde, sempre por Minas Gerais, obteve um mandato no Senado Federal, onde permaneceu at 1979, quando encerrou sua carreira poltica. Gustavo Capanema morreu no Rio de Janeiro, em 1985.

Palcio Gustavo Capanema


O edifcio-sede do Ministrio da Educao um captulo parte da biografia de Gustavo Capanema. um marco fundamental da arquitetura moderna brasileira e um

smbolo de sua gesto ao reunir num projeto arquitetnico o desejo de grandeza e de modernidade numa obra produzida pela elite artstica e cultural brasileira. O prdio de 14 andares, apoiado em pilotis com 10 metros de altura, foi construdo entre os anos de 1937 e 1945, (em plena 2 Guerra Mundial), considerado um cone da arquitetura moderna brasileira e mundial. O edifcio foi projetado por uma equipe de arquitetos composta por Lcio Costa, Oscar Niemeyer, Jorge Machado Moreira, Afonso Eduardo Reidy, Carlos Leo e Ernani Vasconcelos, seguindo alguns princpios arquitetnicos sugeridos pelo famoso arquiteto suo Le Corbusier. O projeto do Palcio incluiu grande nmero de obras de arte: pinturas de Portinari, Guignard e Pancetti, esculturas de Jacques Lipchltz, Bruno Giorgi, Celso Antonio Dias, Honrio Peanha, Leo Veloso e Adriana Janacopulus, Painis de Azulejos de Portinari e Paulo Rossi Osir e jardins projetados por Roberto Burle Marx. Existem dois painis de azulejos de Portinari. Um voltado para a Avenida Graa Aranha e outro instalado internamente, nos pilotis, voltado para o hall dos elevadores. O tema abordado pelo artista se refere a motivos marinhos - Conchas, Hipocampos, Estrelas-doMar, Peixes etc. Prximos aos painis de Portinari, existem, ainda, outros painis de azulejos de autoria de Paulo Rossi Osir. Por sua importncia, e particularidades do projeto arquitetnico, o edifcio foi tombado pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan), trs anos aps sua inaugurao ocorrida em 1945. Em agosto de 2003 iniciou-se um movimento para que o Palcio Gustavo Capanema fosse o primeiro prdio brasileiro a ostentar o ttulo de Patrimnio Histrico da Humanidade. Fontes:

Centro de Pesquisa e Documentao (CPDOC) da Fundao Getlio Vargas Sobre o Palcio Gustavo Capanema

Publicado em 21 de novembro de 2006

Uma viso feminina da educao moderna


Rafaela Amado Atriz e jornalista

Como tudo comeou


Durante os anos 1950 e 1960 no Brasil, a pedagogia, muito influenciada pelas descobertas da psicologia, comeou a perceber a criana no como um ser a quem tudo falta, mas com caractersticas prprias que deveriam ser acionadas no processo educativo. Apesar do forte conservadorismo e do medo das mudanas, cada vez um maior nmero de educadores comeou a colocar a cabea para fora da sala de aula para olhar o mundo e perceber que seus problemas no se resolveriam, apenas, dentro de sala. Era preciso espiar o que se passava no campo social como um todo e voltar com a viso da realidade do processo que estava sendo vivido. Era o que Henriette Amado estava disposta a fazer ao buscar nas ideias da escola Summerhill, na Sua, a inspirao para o seu trabalho. Criada em 1921 pelo jornalista e educador Alexander Sutherland Neill, Summerhill foi a primeira democracia infantil do mundo. Em Summerhill foi adotado o princpio da liberdade de escolha para os alunos: Iam s aulas se queriam, s assistiam s aulas que desejavam e votavam nas regras que regiam o cotidiano da escola. "Meu pai percebeu o bvio. Que as crianas so seres curiosos, vidos por compreender o mundo sua volta, e que, portanto, ao lhe darmos os recursos e as orientaes solicitadas, iro se desenvolver, tendo muito prazer com todo o processo do aprendizado", afirma Zoe Readhead, filha de Neill que h dezesseis anos dirige a escola. No incio dos anos 1960 muitas escolas buscavam incorporar alguns preceitos da Summerhill, sem com isso romper totalmente com as estruturas bsicas da escola tradicional, em que a diretora centraliza as decises finais, os professores avaliam os alunos e os alunos so obrigados a seguir um currculo previamente definido. Os estudantes adquiriram voz. Em muitas escolas criaram-se fruns de discusso entre professores e alunos, organizaram-se centros acadmicos e os jovens passaram a ser ouvidos. E o mais importante, mudou a relao entre o professor e o aluno: no lugar da rigidez do respeito obrigatrio, surgiu um clima amistoso entre adultos e jovens, em que todos podiam se tratar por voc, conversar sobre assuntos no acadmicos, se conhecer melhor. Ao adotar o lema Liberdade com Responsabilidade como princpio de educao no colgio Estadual Andr Maurois, em 1966, Henriette Amado acreditava que Summerhill

seria um ponto de partida para uma educao que formasse pessoas seguras, onde houvesse uma verdadeira troca de experincias ente alunos e professores.

Formao rgida
Henriette nasceu em Londres em 1912, onde seu pai, Rafael de Hollanda terminava os estudos como engenheiro eletricista. Sua me, Tereza Motta, uma gacha filha de um comerciante de caf, sofreu eclampsia de parto, perdendo a lucidez para sempre. Henriette ficou sozinha com seu pai, jovem e inexperiente, e foi sendo criada pelas frias enfermeiras inglesas. Terminados os estudos, Rafael veio para o Brasil, trazendo Henriette, ento com cinco anos, de Londres para Joo Pessoa, na Paraba. Desembarcaram em pleno carnaval, e Henriette sentiu logo o impacto do novo pas que a recebia: "Era uma festa cheia de mscaras ameaadoras que me envolveram e surpreenderam com a violncia dos ritmos desconhecidos", conta Henriette em seu livro de memrias Pavilho de Festas. Era o ano de 1918. A pequena Henriette foi entregue aos avs, Camillo de Hollanda, Governador do Estado da Paraba, e Mariana Augusta, av severa que se encarregou de sua criao. A educao rgida do Palcio da Redeno ensinou rapidamente a pequena Henriette o significado do silncio e da disciplina. Mais tarde, j sob os cuidados do pai no Rio de Janeiro, foi interna do colgio Sion, em Petrpolis, passou pelo Instituto de Educao e se formou professora de latim e histria. Encontrou no pai um grande amigo. "Apenas vinte anos de diferena facilitavam um entendimento maior entre a jovem professora e o jornalista, o Velho Dromedrio", escreveu.

Aos 24 anos Casou-se com Gilson Amado, advogado, educador e que tinha com ela um sonho em comum: a educao. Primeiro na Rdio Continental e depois na criao da TV Educativa, Gilson acreditava que a nica sada possvel para educao no Brasil seria por meio dos meios de comunicao. Enquanto Gilson afirmava que a escola estava falida, Henriette defendia a comunicao direta, olho no olho com o estudante, a formao do ser humano pensante e a funo do mestre como guia que acompanhasse este aprendizado. "As discusses em casa eram acaloradas", lembra Camilla Amado, filha nica do casal. "Meus pais viviam para educao. Os dois pareciam sempre estar disputando quem reformaria o ensino, tentando provar um para o outro quem estava certo em suas ideias". Henriette - que j era professora concursada do Estado - para provar ao marido que suas ideias colocadas em prtica surtiriam efeito, buscou e conseguiu a nomeao para dirigir um colgio que seria aberto no Leblon: Colgio Estadual Andr Maurois. A situao de Henriette era privilegiada: casada com um homem influente, ligado educao, que a respeitava como educadora e sem problemas financeiros. Seu crculo de amizades inclua um grupo de amigos muito ntimos que se chamavam de "primos" e no qual as maiores cabeas da poca, como Amrico Lacombe, Thiers Martins Moreira, Santiago Dantas e Edgard Flexa Ribeiro, entre outros, se reuniam quase que diariamente para discutir arte, literatura, educao etc.

Represso e Retrocesso
Mas a partir de 1964, com o golpe militar, teve incio um retrocesso enorme no sistema educacional brasileiro: a represso foi a primeira medida tomada pela junta militar que tomou o governo. Represso a tudo e a todos considerados de prticas ou mesmo de ideias subversivas. A mera acusao de que uma pessoa, um programa educativo ou um livro tivesse inspirao comunista era suficiente para demisso, suspenso ou apreenso: "Reitores foram demitidos, programas educacionais e sistemas educativos foram atingidos. Para se ter uma ideia, Ansio Teixeira, que ocupava a reitoria da Universidade de Braslia, foi sumariamente demitido logo nos primeiros dias do golpe e o Programa Nacional de Alfabetizao, que utilizava o mtodo Paulo Freire, que o dirigia, foi liquidado", explica Luis Antnio Cunha, professor de sociologia da Universidade Federal Fluminense e autor do livro O Golpe na Educao. "Professores e estudantes foram expulsos das instituies onde estudavam ou lecionavam. A denncia de professores s comisses de investigaes passou a ser um instrumento a mais de poltica. Mesmo

antes do AI-5, todos os professores ou candidatos ao magistrio eram suspeitos de subverso at que provassem o contrrio". Neste contexto que Henriette Amado assumiu a direo do Andr Maurois, em 1965.

Os primeiros tempos

O primeiro ano de Henriette frente do Andr Maurois, foi sui generis: O Rio de Janeiro sofria uma das piores enchentes de sua histria, e durante aquele ano o colgio serviu de moradia aos desabrigados do Morro da Catacumba. Foi quando surgiu o esprito do colgio: meninos e meninas de classe mdia, rapazes de cabelos compridos e moas vestindo minissaia que ajudaram dia e noite na assistncia aos desabrigados. Responsabilidade, respeito e dilogo foram os primeiros conceitos compreendidos por aqueles jovens, futuros alunos. Foi assim que o Colgio Estadual Andr Maurois comeou a ser construdo. Por dentro. Apenas no ano seguinte, em 1966, comearam as aulas. O Andr Maurois sob a direo de Henriette Amado chegou a ter 2.500 alunos estudando regularmente em trs turnos: manh, tarde e vespertino. As turmas foram batizadas com nomes famosos. O segundo andar, destinado aos alunos de 5a a 8a srie, fazia homenagem aos escritores, e o terceiro andar, onde estudavam os alunos de 1o a 3o ano cientfico, aos msicos. Neste perodo, o Colgio Estadual Andr Maurois no atendia populao carente. Era um colgio de classe mdia, que ficou famoso no s pelas ideias inovadoras de Henriette, mas tambm pelo curso preparatrio. "Os alunos daqui conseguiam sempre os primeiros lugares no vestibular", diz Georgina, atual diretora da escola. Henriette conhecia cada um de seus alunos, que por sua vez tinham liberdade total para procur-la a qualquer momento. A sala da direo, sem portas, vivia cheia de alunos. "Era um entra e sai o tempo todo. Todo mundo podia ir l, conversar, e ela sempre sorridente, cumprimentando todo mundo" lembra Silvia, ex-aluna do Andr Maurois. Ovdio, outro ex-aluno, completa: "A sala dela era o living do colgio, ela sentava no sof ou na cadeira, dependendo do grupo de pessoas e da conversa que estivesse rolando". E rindo de uma peraltice de adolescente conta: "Eu mesmo, vrias vezes me sentei em cima da mesa dela, e ela dizia brincando: Seu Ovdio, o senhor fica muito bem ai". As paredes da sala eram decoradas por psteres do Gordo e o Magro, Chico Buarque, Carlitos, A Superme, do Ziraldo, alm de algumas reprodues de quadros expressionistas e todo tipo de desenhos, bilhetes e pinturas feitos pelos alunos. Ela estava ali para se aproximar, para aprender, ouvir e trocar experincias. Liberdade com

responsabilidade era o lema. E a os 54 anos Henriette viu-se cercada por jovens que falavam uma lngua que ela no entendia. "Eu queria me aproximar, no entendia aquela linguagem. Ento chamei um aluno num canto e falei: Olha aqui, meu filho, isso de vocs ficarem falando uma lngua que no entendo, na minha prpria sala, negativo! Hoje voc vai me traduzir todas essas palavras que desconheo. Ele me respondeu com um "podes crer", e comeou a aula-comunicao. O dinmico superou o esttico", disse ela.

Comunicao direta e franca

Silvia Lessa Bastos foi aluna do Andr Maurois, entre os anos de 1966 e 1969. Ela entrou na primeira turma de 5 srie da escola, aos 11 anos. Silvia, uma carioca de constituio forte e olhos atentos lembra que j na prova de admisso se apaixonou pela escola. "Tudo era novo. A primeira vez que vi dona Henriette foi na prova de admisso. Ela estava l, muito prxima, nos desejando boa sorte". Silvia descreve com alegria o clima de harmonia que regia a escola. "Os professores eram contentes. Era um ambiente de amizade entre alunos e professores. Apesar de sermos crianas de onze, doze anos, ns nos sentamos integrados, ramos participantes". Depois da decretao do AI-5, seu pai foi perseguido e obrigado a deixar o pas. Nos Estados Unidos, onde foram morar, Silvia cursou a High School: "Eu no queria ir embora. Eu tinha treze anos, vinha de uma escola onde eu tinha voz ativa e fui parar numa escola repressiva americana. Eu s pensava em voltar para o Brasil, mas eu no tinha noo de como o Andr Maurois era fora do comum". Em 1973, quando voltou para cursar a faculdade, diante da represso absoluta que reinava nas universidades, Silvia teve a noo exata da importncia do trabalho que Henriette fazia no Andr Maurois. "Ela mantinha sempre aquela fora. Ela nunca mudou a maneira de dirigir a escola, mesmo depois do AI-5. Naquela poca o clima na minha casa era muito pesado e na escola eu me sentia segura". Aos treze anos, Ovdio Cavallero era o tpico garoto rebelde dos anos 1960: hippie, contestador, preocupado com as festinhas, a praia no arpoador e a turma de amigos. "Ento meu pai me disse: Vou te colocar num colgio que est abrindo, que vai se tornar o padro do ensino no Rio de Janeiro." Era o ano de 1966. Ovdio foi estudar no turno das 16 s 20h, horrio criado por Henriette para aqueles alunos que s pensavam em praia de manh e festas noite. "Era incrvel, a gente se

interessava em ir para o colgio como um complemento do dia. Era o point. Todo mundo estudava l. Ela criou um horrio que no atrapalhava a nossa vida", lembra. Numa poca em que todos os colgios tinham inspetores para que os alunos no ficassem fora de suas salas, Henriette aboliu a figura do inspetor: "Eu me lembro que no comeo ns matvamos aula. As pessoas falavam: que brbaro, no tem inspetor! E matavam aula. Mas depois isso caiu por terra. Eram to boas as aulas, pra qu matar? O lema dela, liberdade com responsabilidade, nos dava liberdade total, mas exigia a responsabilidade pelas nossas escolhas". E continua: "Ela criou o amor pelo estudo que ns no tnhamos. Para quem no quisesse assistir aula, ela criou vrias atividades para se fazer na escola, como pintura, trabalhar com madeira, cermica". E empolgado, conclui: "A sensao para mim ao entrar no Andr era de liberdade total, como se me tirassem duas algemas e eu enfim pudesse sair livre pelas ruas! At nas coisas mais simples, como o uso do uniforme: ela aboliu a coisa padro, ns mandvamos fazer nossas calas do uniforme com boca de sino, as meninas compravam o mocassim da marca Spinello, que era moda na poca... Era uma liberdade incrvel!". Em 1970, Georgina Carlin Fagundes chegou ao Rio de Janeiro, vinda do Rio Grande do Sul. Com seus traos delicados e sotaque gacho ela conta que mal chegara no Rio, com 21 anos, e lhe foi oferecido um emprego no Andr Maurois. Uma amiga a havia alertado sobre o colgio, que era muito famoso: "Ela me disse que a escola era muito difcil, os alunos eram muito adiantados e que eu teria que estudar muito". E explica: "Eu tinha medo, porque eu era muito nova e inexperiente e as opinies sobre o colgio eram divididas. Ento eu disse na Secretaria de Educao: este colgio eu no quero. Nisso, uma pessoa bateu com a mo no meu ombro e disse: Minha filha, voc vai agora na escola comigo e nunca mais voc vai querer sair de l. Era D. Henriette Amado". Desde ento Georgina no deixou mais a escola. Ela conta que ficou muito impressionada com a maneira com que d. Henriette comandava o colgio "Eu ficava pianinho perto dela, por que eu era muito nova e ela era muito adiantada em termos de educao. Os livros utilizados por ela eram dificlimos, mesmo para os dias de hoje. O nvel de exigncia de d. Henriette era muito alto. Eu tinha que estudar muito para acompanhar o ritmo dela".

A Proposta

A proposta feita aos professores era descobrir novas formas de ensinar, de conquistar aqueles jovens. Desenvolver o equilbrio mental e emocional dos alunos para que eles pudessem confiar em suas prprias decises. Para isso Henriette no media esforos para trazer para junto de si o que havia de melhor no Rio de janeiro: "Ela era preocupadssima com a qualidade do ensino no Andr: No bastava os professores

serem bons, era preciso que fossem os melhores, os mais inteligentes, os mais modernos e preparados", lembra Georgina. "d. Henriette no hesitava em usar seu pistolo, os contatos do marido Gilson Amado, para conseguir que os professores fossem liberados para a sua escola", completa, rindo, Anade, atual coordenadora da escola que tambm trabalhou ao lado de Henriette. Para Ovdio, "Os professores eram como uma continuao da Henriette dentro da sala de aula". Henriette e sua equipe promoviam palestras que esclareciam os temas em discusso na poca, como a criao da Embratel, a Transamaznica, poluio, ecologia e Projeto Rondon. Mdicos eram convidados para debater as plulas e os transplantes. Foi criado o crculo de pais, onde pais e alunos discutiam questes que os mobilizavam no dia-adia. Havia festivais de teatro, cinema, dana, a produo de um jornal, e at mesmo aulas de educao sexual. Anade conta que d. Henriette (como todas a chamam) fez uma experincia piloto com um grupo de quinze alunos do 3o ano ginasial (rapazes e moas de 14 e 16 anos), e que no programa do 2o grau, na cadeira de biologia, foi includo a reproduo humana. "Os alunos estavam felizes e se sentindo atendidos, respeitados. O trabalho dela era muito srio. Segundo sua proposta pedaggica, se ela encontrava algum aluno com drogas, por exemplo, ela no ia denunciar, como era comum na poca. Ela fazia o que se faz hoje, chamava a famlia, tentava resolver dentro da escola", conclui Georgina. Henriette no era um ser poltico. O que ela queira era educar e se comunicar. Mas os tempos eram polticos e era impossvel escapar. E ento comearam a aparecer as primeiras ameaas: um reprter, que havia feito a cobertura da implementao do curso de francs no colgio, se ofereceu para dar um curso de jornalismo aos alunos. A oferta empolgou Henriette e o curso comeou. Duas ou trs semanas depois, Henriette chega escola e v, estampado no jornal para o qual aquele rapaz trabalhava uma matria sobre o colgio, com fotos tiradas de ngulos cuidadosamente escolhidos e visivelmente tendenciosos - para causar escndalo. "Eu acho que o estopim para o afastamento dela foi a montagem que fizeram para difamar a escola, mostrando as meninas deitadas nos colchonetes de ginstica, dizendo que aqui era um motel e no uma escola", lembra Anade. Em 1970, durante um festival de msica do colgio, Henriette percebeu que alguns alunos estavam fumando maconha. Junto com a equipe de cincias e biologia programou experincias com ratos, aplicando-lhes drogas para que os alunos vissem com seus prprios olhos os efeitos causados. "Ela colocou no ptio da escola vrias gaiolas e em cada uma delas o rato sob efeito no s de drogas diferentes, mas tambm sob efeito contnuo da droga: 1o dia, 2o dia etc. Ela fez o colgio inteiro acompanhar a experincia. Era o nosso recreio, e surtiu muito efeito, todos ficamos muito impressionados", lembra Ovdio. Os alunos passaram a discutir sobre drogas, conversa-tabu at aquele momento. Apareceram ento novos artigos caluniosos e a declarao do Secretrio de Educao afirmando que investigaria o uso de psicotrpicos nas escolas. Foi um perodo de terror para alunos e professores, com a polcia constantemente na porta do colgio, alunos e professores sendo ameaados. Mas Henriette no permitia que nada afetasse a harmonia da escola. Defenderia seu sonho at o fim.

Uma Experincia interrompida

Em 1967 foi criado o decreto-lei no 477, que obrigava os diretores de escolas e universidades a denunciar alunos infratores, que fumassem maconha ou que participassem de movimento subversivo. "D. Henriette se negava a entregar os alunos, at que uma vez ela disse numa entrevista que os alunos dela no eram rfos e que ela no ia entregar ningum. Isso pegou muito mal para ela na poca, porque era uma atitude tida como subversiva, apesar dela estar certssima, como ns vemos hoje. Naquela poca as drogas eram tabu, era difcil discutir este assunto", conta Georgina. A partir de ento o destino daquela direo j estava determinado pelos militares: Era preciso afastar Henriette Amado do cargo. Mesmo quem no era envolvido com poltica se lembra das atitudes de Henriette com orgulho, como esta histria contada por Ovdio: "Quando chegavam os carros da polcia, que vrias vezes foram para pegar alunos considerados subversivos, ela mandava fechar todo o colgio e ficava s ela do lado de fora. Aqui dentro ningum mexe, dizia". E emocionando-se s lgrimas conta: "Teve um dia que um coronel mais graduado foi buscar dois meninos que estavam distribuindo panfletos na porta do Teatro Municipal com o uniforme do colgio, e insinuou que ela era subversiva ou que estivesse acobertando os garotos. Foi emocionante: ela puxou o busto com as mos e disse: meu filho voc est vendo este busto aqui? Este busto de uma me verde e amarela! Todos ns, o colgio inteiro que estava assistindo a tudo das janelas aplaudiu muito, s faltou o colgio cair, e o coronel, totalmente desmoralizado, teve que ir embora". Henriette resistiu o quanto pde em seu sonho. At aquela manh de 20 de agosto de 1971. Perto das 9h, quase na hora do intervalo dos alunos, o colgio foi cercado por um aparato enorme de policiais que vinha retirar Henriette de seu cargo. Pela primeira vez em nossa conversa, Georgina mostra dificuldade ao falar sobre um assunto: "Eu no sabia que ela ia ser retirada, para mim foi uma surpresa terrvel. Eu lembro dela saindo escoltada. Eles tinham um mandato de priso". Henriette, a forte, a segura de si, deve ter tido seu momento de fraqueza e medo. Mas resistiu, disse que s sairia da escola com seu marido: "S quando o Dr. Gilson chegou, umas duas horas depois, foi que ela concordou em sair da sala da direo". Gilson veio e ela saiu com ele. "Eu me lembro bem dela saindo e ns chorando. Pela quantidade de policiais e cambures que estavam em volta do colgio naquele dia, eu acho que eles tinham medo de uma reao dos alunos", avalia Anade.

Os alunos, presos em suas salas de aula, nada puderam fazer. Nos trs dias seguintes retirada de Henriette, eles permaneceram sentados em frente ao colgio em viglia pela volta dela. Uma tentativa intil em um perodo da nossa histria em que os desejos foram esmagados. Com Henriette, deixaram a escola alunos e professores, esvaziando o colgio. Durante o Regime Militar, o Andr Maurois foi coordenado primeiro por interventores e, em seguida, por diretores de acordo com o regime imposto. Hoje Georgina, Anade e os profissionais que ficaram na escola aps a sada de Henriette tentam recuperar um pouco de sua ideologia, pregando na escola a liberdade com responsabilidade. "D. Henriette para mim como a protetora do colgio que eu aprendi a amar pelas mos dela", conclui Georgina. Publicado em 25 de outubro de 2005

Lauro Oliveira Lima: rebelde quando a causa a educao


Mara Lcia Martins
"Fiz uma opo de vida: s permanecer na plancie se minhas asas no tiverem foras para arrancar-me do cho; mesmo com as asas curtas tentarei voar. No admito que no tenho asas. Lauro de Oliveira Lima

Educador, seguidor de Piaget, quer uma educao moderna para o Brasil

Lauro de Oliveira Lima e sua obra se confundem na histria do pensamento pedaggico brasileiro e mostra a importncia da educao para o Brasil. Nascido em Limoeiro do Norte, Cear, no ano de 1921, formou-se em direito e filosofia e foi diretor do ensino secundrio do Ministrio da Educao e Cultura (MEC). Trabalhou no Ministrio no incio da implantao dos planos nacionais de alfabetizao, foi cassado pelo governo militar, e pioneiro de um mtodo pedaggico baseado na teoria de Piaget. Ele escolheu como base a teoria piagetiana, mas tambm andou por vrios pensamentos de maneira sempre crtica. Como seminarista e estudante de filosofia teve acesso a vrios pensadores, sendo os que mais o influenciaram foram Lewin, Chardin, Mounier, Freud, Chomsky, Kant, Hegel, Marx, Foucault e, principalmente, Jean Piaget cuja teoria educacional prega que a educao deve fugir do lugar comum dos crticos tradicionais. Lauro faz o papel do crtico da educao brasileira e com sua extensa e intensa obra planeja e oferece propostas decisivas para a mudana da dinmica das pessoas principalmente professores e estudantes - que integram o cenrio educacional. Ele criticou principalmente a categoria Educao por no possuir um rgo de controle de qualidade profissional, como acontece com os Conselhos de Medicina, Psicologia, a Ordem dos Advogados etc. Para ele o professor um acomodado, que precisa ler e se atualizar sempre. O professor que no l revistas de sua especialidade um embusteiro, comenta Lauro. Em seu livro O Enfant Sauvage de Illich numa Sociedade sem Escolas, denuncia que o produto livro nacional que s vezes vende muito mas no tem nenhum valor didtico pedaggico, pois seus autores no tm conhecimento do que esto falando. E exemplifica o prprio Ivan Illich com seu livro Sociedades sem Escolas, onde o expadre reflete sobre um assunto que lhe desconhecido e virou moda nos meios pedaggicos brasileiros, provavelmente to carentes de saber quanto ele. Lauro de Oliveira Lima criou o Mtodo Psicogentico que privilegia a dinmica de grupo como a didtica bsica e cujo princpio fundamental : "O professor no ensina;

ajuda ao aluno a aprender". O mtodo diz que o professor deveria deixar de lado sua postura de "professor-informador" para assumir a postura de "professor-orientador", assim como um "tcnico de futebol", que organiza o time em campo. E considera que a discusso entre todos a didtica fundamental: A ideia de ensino ser substituda por uma autoaprendizagem, cabendo ao professor criar situaes (animador), em que os jovens se disponham a utilizar a informao de que est prenhe o ambiente, definiu o professor.

Formao de Professores
A contribuio do professor Lauro na reforma do ensino Normal do Estado do Cear fez com que fosse observado por outros lugares a necessidade que ele sentia na sua terra. Para ele, as disciplinas tradicionais do currculo, por mais bem administradas que fossem, no formavam, por si mesmas, professores. A 'formao' resultaria sempre de treinamento real. necessria a prtica da aprendizagem, "viva situaes profissionais, interpretadas e analisadas luz destas disciplinas, para ganhar conscincia e proficincia como mestre", gostava de falar aos professores. A reforma educacional pregada por ele seria sinnimo de liberdade, experimentao, privilegiar a cultura geral, prtica como ensino, administrao no pr-estabelecida e ensino primrio vinculado ao normal. O corpo docente dever estar atento s mudanas: Qualquer lei que pretenda estabelecer 'a priori' objetivos sociolgicos e regras inflexveis de formao profissional, logo ficar anacrnica diante dos progressos tecnolgicos e das variaes do ritmo do desenvolvimento, progressivamente mais aceleradas no mundo moderno. Ele indicou as Unidades de Treinamento que seriam ministradas por todo o corpo docente da escola e teriam a durao de trs meses, de um ano letivo com durao de duzentos dias. Ou seja, cinquenta dias letivos para cada Unidade de Treinamento, o que seria equivalente a quarenta horas/aula em cinco aulas semanais. Assim sendo, cada trimestre ter uma Unidade de Treinamento e quatro Unidades Didticas, cabendo primeira quarenta horas/aula e segunda trinta e duas horas/aula. Essa sua proposta de estruturao de um curso normal foi transformada na Lei 4.410, de 26 de dezembro de 1958, regulamentando o Ensino Normal no Estado do Cear.

Educao de Adultos
Ele incluiu tambm na educao, principalmente dos adultos, todos os meio de comunicao j que considera que a alfabetizao num pas subdesenvolvido um privilgio de poucos. Para Lauro os meios de comunicao podem colaborar bastante provocando nas pessoas inquietaes e desejos de mudanas. Mas no s o desejo de desenvolvimento que exige alfabetizao: tambm do ponto de vista poltico, a democratizao progressiva do mundo ocidental (com as oscilaes naturais do pndulo histrico) determina que o homem comum tenha o mnimo de condies culturais para participar da vida poltica, definiu ele com muita propriedade. O domnio da leitura e da escrita uma libertao. Alfabetizar adultos prepar-los para o mercado de trabalho. Uma das preocupaes do adulto analfabeto em se alfabetizar o interesse pessoal em auxiliar seus prprios filhos a ler e a escrever; e o outro motivo a conscientizao ou produtividade de seu servio, concluiu o professor com relao inteno de se acabar com analfabetismo.

Educao da Mulher
Lauro de Oliveira Lima tambm foi polmico ao tratar a educao de mulher e foi muito criticado chegou a ser vaiado durante um seminrio em So Paulo, promovido pelo do Grupo Vritas -, pois questionava a mulher de forma muito agressiva e contundente. A mulher no participa do processo civilizatrio porque no alcana a inteligncia operatria ou no alcana a inteligncia operatria porque no participa do processo civilizatrio?, se questiona. E s essa questo j gerava muito desconforto nas mulheres. Ele falava tambm sobre a permanncia da mulher no lar e na cozinha o que considerava um atraso de desenvolvimento sociolgico. O mito das prendas domsticas - superado no processo de produo pela industrializao - o mais caricato e vazio..., criticava Lauro. Para o professor a mulher se vangloriava de uma intuio que no poderia ser considerada exclusividade sua e achava que a libertao da mulher moderna estava no uso do coletivo, saindo da opresso que o lugar da famlia a casa. O lar moderno um pequeno mundo vazio onde a cozinha no tem sentido e de onde as crianas fogem para encontrar-se com seus companheiros de idade, recurso espontneo para evitar a esquizofrenia do apartamento, sentenciava Lauro.

Vestibular, Graduao e Ps-Graduao


Mrio Prata em sua crnica O que isso, ministro Paulo Renato, criticava a apresentao de uma crnica sua em uma prova de interpretao para alunos que pretendiam cursar medicina. Ele mesmo, das oito questes, errou todas. Asim, nada mais justo que dar razo ao professor Lauro Lima que considerava vestibular "um puro artificialismo de estrangulamento do sistema para conter a correria do povo aos nveis mais elevados de cultura". Ele propunha que fosse considerado o ano inteiro ltimo ano do ensino mdio - para avaliao do aluno. Quanto universidade considerava que ela serviria muito mais se voltasse o tempo usado nela para a pesquisa, e no se espelhasse em nada que no fosse a experincia do Brasil. No dia em que a nossa universidade deixar de tratar dos problemas genricos e se libertar da tentao de imitar outros grandes centros com longas tradies cientficas e grandes recursos sua disposio, no dia em que a nossa universidade, humilde e modestamente, puser nas mesas dos laboratrios os nossos problemas, ter selado afinal, a sua aliana com o povo, vislumbrava Lauro. Assim como a graduao, questionava seu valor a partir do ponto em que a via como um lugar onde o processo todo se elaborava, fora dos centros de deciso da universidade. Embora o rgo controlador use o equipamento fsico da universidade para realizar seus objetivos, o mestrado e o doutorado nos d a impresso de ser uma sequncia natural da vida escolar, como em todos os pases civilizados.

Microssociologia um fenmeno evolutivo


Para o professor Lauro, o fenmeno sociolgico, entendido como a combinao de indivduos para formarem estruturas sociais, nada mais do que um fenmeno de combinao de novas formas de relaes individuais. E como a socializao do desenvolvimento intelectual dos indivduos que a compem, o nvel intelectual dos indivduos tambm depende da socializao. Em outras palavras, a evoluo

simplesmente o resultado do trabalho da inteligncia na organizao do desorganizado, o que equivale dizer que a evoluo o esforo da neguentropia (organizao) para vencer a entropia (desorganizao), definia o professor. No possvel observar o ser humano fora das relaes de interao. E, para o professor essas relaes so nada mais, nada menos do que uma dinmica de grupo. "H, pois, uma razo epistemolgica para considerar a psicologia individual uma microssociologia (Psicologia social)", definia. Pode-se aprender dinmica de grupo no que ele tem de tecnologia, sabendo-se que esta tecnologia tem por objetivo garantir a liberdade de opinar e influir no destino do grupo. Aprender, pois dinmica de grupo conquistar um mecanismo de evoluo psicossociolgica, como algum, que se exercita em ginstica, adquire maiores possibilidades de ter uma boa atuao no jogo, assim conclua o professor sobre a insero dos indivduos no processo de interao social. Lauro sempre esteve nas escolas e cada vez que havia algum incmodo falava com os professores sobre modificar os mtodos para o aluno interagir sempre. Presente a um evento em uma escola em Belo Horizonte e vendo crianas brincarem no escorrega sugeriu a professora que invertesse a ordem e fizessem as crianas subirem pelo lado que se escorregava e descessem na escada a criana se superando -, que faria com que a criana, j habituada a um nvel de equilbrio desenvolvesse outro nvel equilbrio majorante: Eis a aula toda pelo avesso e os alunos aprendendo a pensar e no a ouvir e decorar discursos..., ria ele, vendo suas observaes funcionarem. Sua obra reflete um avano nas descobertas pedaggicas. Apesar de haver algo de futurstico nelas - s vezes no aplica na prtica - so descobertas extremamente pertinentes realidade, principalmente brasileira. Seu afastamento do cenrio pedaggico nacional foi ocasionado pelo golpe militar de primeiro de abril de 1964 e numa entrevista a um jornal de Goinia, disse sem qualquer autopiedade: Eu me sinto como um puro-sangue rabe, trancado na cocheira, vendo os pangars correndo no derby. Publicado em 28/06/2005

Loureno Filho: a psicologia na vida e na educao


Mara Lcia Martins
Um dos erros da escola tradicional era conceber um tipo de criana em abstrato, uma criana de tipo ideal por todos os aspectos, na vida real inexistente"

Loureno Filho nasceu Manoel Bergstrm Loureno Filho, em 10 de maro de 1897, na Vila de Porto Ferreira (SP), filho de pai portugus e me sueca. Cursou duas vezes a escola Normal (em Pirassununga e em So Paulo), fez dois anos de Medicina e formouse em Direito. Antes mesmo de estar formado j estava empregado e seu futuro profissional prometia grandes realizaes. Aos 24 anos, foi convidado para ser o diretor da Instruo Pblica do Cear, com a incumbncia de reorganizar o ensino do estado. O trabalho, que durou dois anos e meio, rendeu frutos como o livro Juazeiro do Padre Ccero, anlise do fanatismo religioso para a qual utilizou-se de seus conhecimentos em Psicologia. Nesse momento Loureno comeou a tomar conhecimento de mtodos novos aplicados s escolas e resolveu conhec-los mais de perto. Com os amigos, o baiano Ansio Teixeira e o mineiro Fernando Azevedo, Loureno Filho idealizou a Escola Nova - projeto que defendia a ideia da escola "sob medida", mais preocupada em adaptar-se a cada criana do que em encaixar todas no mesmo molde, e que julgava que o interesse e as atividades dos alunos tinham papel determinante na construo de uma "escola ativa". Defendida principalmente pelo suo Claparde e sob a influncia do filsofo norte-americano John Dewey (1859-1952), a Escola Nova era para Loureno Filho de grande importncia, no s para a aprendizagem dentro dos limites da sala de aula: "As classes deixavam de ser locais onde os alunos estivessem sempre em silncio, ou sem qualquer comunicao entre si, para se tornarem pequenas sociedades, que imprimissem nos alunos atitudes favorveis ao trabalho em comunidade". Entre 1932 e 1937, o educador esteve frente do Instituto de Educao do Distrito Federal (Rio de Janeiro) e reformulou a estrutura curricular tornando o curso Normal exclusivamente profissionalizante, criando assim um modelo para as demais unidades da federao. Empenhou-se ainda em orientar a formao de professores para a prtica em sala de aula e para o domnio das competncias profissionais. Uma de suas maiores preocupaes era a de que os alunos tivessem oportunidades iguais em todos os lugares do pas e para isso era preciso que os mtodos fossem unificados e no as pessoas. E foi questionando os moldes da educao na sua prpria organizao social que ele via a possibilidade de melhoria da educao. Para Loureno Filho faltava emancipao tcnica, alm de princpios racionais e cientficos. Essas preocupaes o fizeram promover modificaes nas formas educacionais nos vrios cargos pblicos que ocupou.

Algumas das vrias teorias em que o educador esteve frente foram de suma importncia para o desenvolvimento dos mtodos de ensino e aplicavam a psicologia, sempre, como parte integrante de seus preceitos. Vale destacar: Movimento dos Testes em que era medida, escala mtrica, a inteligncia, com provas breves e objetivas na forma de questionrios; Psicotcnica - mtodo em que a orientao profissional era direcionada para uma melhor adaptao entre profisso e aptido; Testes ABC verificao da maturidade necessria aprendizagem da leitura escrita; Organizao dos Testes ABC - criao de uma esfera tcnico-pedaggica separada da administrao. Muitos educadores afirmam suas ideias e delegam a ele xitos no que at hoje aplicado na educao. "Grande parte do legado de Loureno Filho no envelheceu", diz Edlia Garcia, presidente da Associao Brasileira de Educao, cargo que Loureno Filho ocupou mais de uma vez. "O esprito da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1996, por exemplo, preserva suas ideias, principalmente quanto formao de professores". Carlos Monarcha, professor da Faculdade de Filosofia e Cincias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Marlia (SP) e coorganizador da Coleo Loureno Filho, srie de livros de e sobre o educador mantida pelo Ministrio da Educao, fala: "Ele colaborou para elevar o tema da educao ao centro de um imaginrio poltico no qual lhe cabia o papel de concretizar a reforma do Brasil, sua modernizao e a superao do atraso". Para o professor Monarcha, essa foi uma das concepes inspiradoras da proclamao da Repblica, da crtica ao patriarcalismo, nos anos 1920, e de toda a concepo oficial de progresso que prevaleceu durante a era Vargas (1930-1945). Loureno Filho defendeu a necessidade da elevao dos nveis de instruo de toda a populao como condio para o desenvolvimento econmico da nao. Foi protagonista da Campanha de Educao de Adultos, na dcada de 1940, que visavam a instituir polticas globais para tornar possvel solucionar problemas. Em 1949, organizou e dirigiu o Seminrio Interamericano de Alfabetizao e Educao de Adultos, realizado no Rio de Janeiro, sob os auspcios da Organizao dos Estados Americanos (OEA) e da Organizao das Naes Unidas para a educao, a cincia e a cultura (Unesco). Nessa ocasio, recebeu o ttulo de "Maestro de las Amricas". Esteve presente em vrios cargos em que vislumbrava a possibilidade de mudanas para a melhoria da educao no pas. Em 1952, foi eleito presidente do Instituto Brasileiro de Educao, Cincia e Cultura, e em 1957, se aposentou, apesar de continuar atuando em vrias comisses educacionais e publicando livros (ver bibliografia abaixo) que at hoje servem como referncia para quem pretende conhecer a evoluo pedaggica brasileira. Para o professor Loureno Filho a educao deveria ser um conjunto de tcnicas relativamente desligadas de ideologia e de influncia de regras histricas. Educao era amor ao ser e ao seu pas.

Bibliografia de Loureno Filho:


Aventuras de Pedrinho. Livro III. Srie Leitura graduada. So Paulo: Melhoramentos, 1955. Brasil, paisagens e costumes. So Paulo: Melhoramentos, 1962, 87 p. Cartilha do povo. So Paulo: Melhoramentos, 1928, 48 p. Curso de psicologia educacional. Faculdade Nac. de Filosofia, mimeo, 1955. Educao comparada. So Paulo: Melhoramentos, 1961, 294 p.

A Escola Nova (resposta ao inqurito de O Estado de S. Paulo, em 1926). So Paulo: Melhoramentos, 1927, 24 p. Estatstica e educao. Rio de Janeiro: Servio Grfico do IBGE, 1940, 23 p. Introduo ao estudo da Escola Nova. So Paulo: Melhoramentos, 1978, 271 p. Histrias do tio Damio (Tot, Baianinha, Papagaio real, To pequenino, Saci Perer, O indiozinho, A irm do indiozinho, A gauchita, A formiguinha, No circo, Maria do Cu, E eu, tambm). So Paulo, Melhoramentos, primeira publicada em 1942, ltima em 1951. Juazeiro do Padre Ccero. S. Paulo: Melhoramentos, 1959, 217 p., 1 ed. em 1926. A criana na Literatura Brasileira. So Paulo: Melhoramentos, 1948. Leituras de Pedrinho e Maria Clara. Livro IV. Srie Leitura graduada. So Paulo: Melhoramentos, 1956. Organizao e administrao escolar: Um curso bsico. So Paulo: Melhoramentos, 1963, 288 p. A pedagogia de Rui Barbosa/1849-1923. So Paulo: Melhoramentos, 1956, 130 p., 1 edio em 1954. Pedrinho. Livro I. Srie Leitura graduada. So Paulo: Melhoramentos, 1953. Pedrinho e seus amigos. Livro II. Srie Leitura graduada. So Paulo: Melhoramentos, 1954. Pedrinho e o mundo. Livro V. Srie Leitura graduada. So Paulo: Melhoramentos, 1957. Psicologia da aprendizagem e instruo militar. Rio de Janeiro: Biblioteca da Defesa Nacional, 1940, 28 p. Psicologia educacional. So Paulo: Melhoramentos. Psicologia de ontem e de hoje. So Paulo: Melhoramentos. A psicologia a servio da organizao. Conferncia de Loureno Filho de 3/8/1942. Rio: Depto. Adm. do Servio Pblico, Imprensa Nacional, 1942, 26 p. Tendncias da educao brasileira. So Paulo: Melhoramentos, 1940, 164 p. Testes ABC para verificao da maturidade necessria aprendizagem da leitura e escrita. So Paulo: Melhoramentos, 1969, 200 p. (inclui material para aplicao dos testes). Testes e medidas na educao. Rio: FGV, 1970, 115 p. Upa, cavalinho. Cartilha. Srie Leitura graduada. S. Paulo: Melhoramentos, 1957. Viagem atravs do Brasil. So Paulo: Melhoramentos, 1954.

Publicado em 14/06/2005

Paulo Freire: muito alm da tcnica em educao


Mara Lcia Martins

O ato de ler a palavra lendo o mundo

Paulo Freire trouxe a esperana - mais precisamente a Pedagogia da Esperana - de um mundo melhor, idealizado na maneira como encarava a Educao do povo. Sua contribuio como educador ultrapassou a barreira do ABC aprendido nas cartilhas e transformou a educao, encarada por ele como obrigao poltica do Estado, em ato de insero social igualando classes, raas, sexos e idades. Nascido Paulo Reglus Neves Freire, em 19 de setembro de 1921, o caula de quatro irmos, desde cedo manifestou uma tendncia a tornar as palavras objeto especial. Foi alfabetizado por seus pais e aprendeu as primeiras palavras escrevendo com gravetos no cho do quintal de sua casa em Recife/PE. A famlia mudou-se para Jaboto - 18 quilmetros distante de Recife. Perdeu o pai com 13 anos e sofreu duplamente vendo a responsabilidade da me para sustentar quatro filhos e a si mesma. As dificuldades fizeram o amor e afeto aumentarem na famlia e o fez crescer e amadurecer rapidamente. O aprendizado que se seguiu foi o da tolerncia e do limite, mas a cidade de Jaboto contribuiu muito para que ele no deixasse a fase se transformar em uma poca pesada na cidade aprendeu a ser menino e moleque harmonizando as foras. E mais importante: aprendeu e tomou gosto, nessa poca, pelos estudos das sintaxes populares e lngua portuguesa. Desde a primeira professora, D. Eunice, aprendeu a no decorar regras o que o fez estudar com muito mais prazer. Fez os cursos fundamental e pr-jurdico no Colgio Oswaldo Cruz, em Recife/PE, e ingressou aos 22 anos na Faculdade de Direito de Recife. Em 1944, aos 23 anos casou-se com a professora primria Elza Maia Costa Oliveira com quem teve cinco filhos. Nessa poca comeou a lecionar Lngua Portuguesa no Colgio Oswaldo Cruz. Mais tarde, ocupou os cargos de diretor e superintendente do setor de Educao e Cultura do Sesi, rgo recm-criado pela Confederao Nacional da Indstria, onde iniciou o contato com a educao para adultos/trabalhadores. Fundou nos anos 1950 o Instituto Capibaribe, instituio de ensino privado conhecida at hoje em Recife pelo seu alto nvel de ensino e de formao cientfica, tica e moral voltada para a conscincia democrtica. Foi membro do Conselho Consultivo de Educao do Recife, e alguns anos depois, foi designado para o cargo de Diretor da Diviso de Cultura e Recreao do Departamento de Documentao e Cultura da Prefeitura Municipal do Recife. Passou a lecionar no nvel superior e obteve o ttulo de Doutor em Filosofia e Histria da Educao, defendendo a tese "Educao e atualidade brasileira".

Participou do grupo "Conselheiros Pioneiros", expresso com a qual os prprios integrantes se autodenominaram, escolhido pelo governador Miguel Arraes que apresentava o grupo como "pessoas de notrio saber e experincia em matria de educao e cultura" do estado pernambucano". Esse grupo foi destitudo com o golpe de 1964. Nessa poca, Freire j mostrava envolvimento com uma educao peculiar que partia do saber popular, da linguagem popular, da necessidade popular, respeitando o concreto, o cotidiano e as limitaes do povo. Alm disso, apresentava propostas de superao deste mundo de submisso, de silncio e de misrias a que esse mesmo povo era submetido, apontando para um mundo de possibilidades.

"Mtodo Paulo Freire"


Em 1963, ensinou 300 adultos a ler e escrever em 45 dias. Estava a comeando a ganhar nome o "Mtodo Paulo Freire". Ainda muito utilizado, com algumas adaptaes, nos dias de hoje em todo o mundo, o Mtodo baseado em um "convite" ao alfabetizando adulto para que ele se veja enquanto homem vivendo e produzindo em determinada sociedade. Qu? Por qu? Como? Para qu? Por quem? Para quem? Contra qu? Contra quem? A favor de quem? A favor de qu? - so perguntas que provocam os alfabetizandos em torno da substantividade das coisas, da razo de ser delas, de suas finalidades, do modo como se fazem etc. As atividades de alfabetizao exigem a pesquisa do que Freire chamava "universo vocabular mnimo" entre os alfabetizandos. E trabalhando esse universo se escolhem as palavras que faro parte do programa. Essas palavras , mais ou menos dezessete, chamadas "palavras geradoras", devem ser palavras de grande riqueza fonmica e colocadas, necessariamente, em ordem crescente das menores para as maiores dificuldades fonticas, lidas dentro do contexto mais amplo da vida dos alfabetizandos e da linguagem local, que por isso mesmo tambm nacional. No momento em que o alfabetizando consegue, articulando as slabas, formar palavras, ele est alfabetizado. O processo requer, evidentemente, aprofundamento, ou seja, a ps-alfabetizao. O trabalho de Paulo Freire mais do que um mtodo que alfabetiza, uma ampla e profunda compreenso da educao que tem como centro de suas preocupaes a sua natureza poltica.

A volta do exlio e o incio do reconhecimento


Paulo Freire esteve no exlio por quase dezesseis anos - de 1964 a 1969 no Chile; de 1969 a 1970 em Cambrigde, dando aula na Universidade de Havard e, de 1970 a 1979, em Genebra onde foi professor na universidade - exatamente porque compreendeu a educao dessa maneira peculiar e lutou para que um grande nmero de brasileiros tivesse acesso a esse bem a eles negado secularmente. Depois de passar 16 anos "andarilhando" pelo mundo voltou ao Brasil em 1979 quando foi assinada a Anistia. Foi recebido com enorme festa. Mas seu retorno de fato aconteceu em 1980. Ainda sentia-se frustrado por no poder voltar ao seu Recife, mas sentiu na volta que poderia "re-aprender meu pas". Tornou-se professor da Unicamp, nesse mesmo ano, por presso de alunos e professores, onde permaneceu at 1990. "Por

ato de sana injustia h tanto tempo praticada" foi aposentado pelo governo federal, em 1991. Aps a morte de sua primeira mulher ficou muito abatido s conseguindo retornar "a vida" quando casou-se novamente com Nita (Ana Maria Arajo Freire), chamada carinhosamente assim por Freire, que conhecia desde a infncia. Uma nova jornada de conquistas vem com essa outra fase de sua vida e assim torna-se Secretrio de Educao do Municpio de So Paulo, no governo Luiza Erundina, do Partido dos Trabalhadores que havia ajudado a formar. Aps abandonar a carreira poltica e acadmica voltou a praticar aquilo que mais o satisfazia: escrever. Recebeu, ao longo desse enorme tempo de dedicao ao aprendizado, inmeros prmios e homenagens, nacionais e internacionais. Foi indicado para o Prmio Nobel da Paz, e, mais importante para ele, escolas do mundo inteiro receberam seu nome como batismo. Faleceu em 1997, em So Paulo, dois anos depois de ganhar um presente que sempre desejou: uma bola de futebol de couro. Conhecido por muitos, Freire no deixar que esqueamos de suas caractersticas marcantes: traos seguros e ao mesmo tempo ternos e comunicativos. Paulo Freire gostaria de ter sido um cantor famoso mas foi, mundialmente reconhecido, um dos maiores educadores do sculo XX. Endereos para conhecer melhor o "Mtodo Paulo Freire":

http://www.paulofreire.org.br http://maxpages.com/elias/Artigo_sobre_Paulo_Freire http://www.paulofreire.org/metodo.htm

A obra bibliogrfica do educador Paulo Freire


Livros de autoria de Paulo Freire
Educao e atualidade brasileira. Recife, Universidade Federal do Recife, 1959, 139 p. - Tese de concurso pblico para a cadeira de Histria e Filosofia da Educao de Belas Artes de Pernambuco. Alfabetizao e conscientizao. Porto Alegre, Editora Emma, 1963. Educao como prtica da liberdade. Introduo de Francisco C. Weffort. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967, 150p. Pedagogia do Oprimido (manuscrito em portugus de 1968). Publicado com prefcio de Ernani Maria Flori. Rio de Janeiro, paz e Terra, 1970, 218p. Extenso ou Comunicao? Prefcio de Jacques Chonchol e traduo de Rosiska Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1971, 93p. Ao cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. Cartas a Guin-Bissau. Registros de uma experincia em processo. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1977, 173 p. Educao e Mudana. Prefcio de Moacir Gadotti e traduao de Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979, 79 p.

Conscientizao: teoria e prtica da libertao. Uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. So Paulo, Moraes, 1980, 102 p. A importncia do ato de ler. Prefcio de Antonio Joaqueim Severino. So Paulo, Cortez / Autores Associados, 1982, 96 p. Aprendendo com a prpria histria. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987, 168 p A educao na cidade. So Paulo, Cortez, 1991, 144 p. Com prefcio de Moacir Gadotti. Pedagogia da Esperana: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido . Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992, 245 p. Professora sim, tia no: cartas a quem ousa ensinar. So Paulo, Olho Dgua, 1993, 127 p. Poltica e educao: ensaios. So Paulo, Cortez, 1993, 119 p. Cartas a Cristina. Prefcio de Adriano S. Nogueira; notas de Ana Maria Arajo Freire. So Paulo, Paz e Terra, 1994, 334p sombra desta mangueira. So Paulo, Olho Dgua, 1995, 120 p. Pedagogia da Autonomia. Prefcio de Edna Castro de Oliveira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997 Pedagogia da Indignao: cartas pedaggicas e outros escritos . Prefcio de Balduno A. Andreola. Apresentao de Ana Maria Arajo Freire. So Paulo. Editora Unesp, 2000.

Livros escritos em parceria com outros autores:


____ & CECCON; Claudius OLIVEIRA, Rosiska Darcy de, OLIVEIRA, Miguel Darcy de. Vivendo e Aprendendo. Experincias do IDAC em educao popular. So Paulo, Brasiliense, 1980, 127p. ____ & GUIMARES, S. Sobre educao (Dilogos), Vol 1. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982, 132p. (Educao e Comunicao) ____ & GUIMARES, S. Sobre educao (Dilogos), Vol 11. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. ____ & BETO, Frei. Essa escola chamada vida: depoimentos ao reprter Ricardo Kotscho . So Paulo, tica, 1985, 95p. ____ & FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985, 158p. ____ & GADOTTI, Moacir; GUIMARES, Srgio. Pedagogia: dilogo e conflito. So Paulo, Cortez, 1985, 127. (Educao contempornea) ____ & NOGUEIRA, Adriano; MAZZA, Debora. Fazer escola conhecendo a vida. Campinas, SP, Papirus, 1986, 102 p (Coleo Krisis) ____ & MACEDO, Donaldo. Alfabetizao: leitura do mundo, leitura da palavra . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. 167p. ____ & SCHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987 (5 ed, 1995), 224p. (Educao e Comunicao) ____ & NOGUEIRA, Adriano; MAZZA, Dbora, (org.). Na escola que fazemos...;uma reflexo interdisciplinar em educao popular. Petrpolis: Vozes, 1988. 109p.

____ & NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prtica em educao popular. Petrpolis: Vozes, 1989, 68p. (4 ed, 1993) ____ & DANTOLA, Arlete. Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. So Paulo,EPU, 1989, 89p. ____ & DAMASCENO, Alberto; ARELARO, Lisete Regina Gomes. Educao como ato poltico partidrio. 2 ed., So Paulo, Cortez, 1989, 247p. ____ & NOGUEIRA, Adriano; GERALDI, Joo Wanderley. Paulo Freire: trabalho, comentrio, reflexo. Petrpolis, RJ, Vozes, 1990, 86p. ____ & PASSETI, E. Conversao libertria. So Paulo, Imaginrio, 1998. ____ & GUIMARES, S. Aprendendo com a prpria histria II. ____ & HORTON, Myles. Ns fazemos o caminho caminhando. Petrpolis, Vozes, 2000.

Fonte: Instituto Paulo Freire

Roquette Pinto: o precursor da Educao no Rdio


Mara Lcia Martins Edgar Roquette Carneiro de Mendona Pinto Vieira de Mello, um nome do tamanho da suas faanhas, em vrias reas. E alm de tudo era muito bonito, com um porte atltico de fazer todas as mulheres sussurrarem ao v-lo passar. Ele se nomeou Edgar RoquettePinto por homenagem ao av materno que o criou e no abria mo do hfen - quando se formou na Escola de Medicina resolveu se registrar assim, dando sua famlia esse mesmo nome. Ele foi criado e teve seus estudos pagos pelo av fazendeiro e teve a influncia de dois amigos: o bilogo Francisco de Castro e o mdico Henrique Batista. Ambos ajudaram a Roquette a se inserir no Positivismo, doutrina que liberta o homem por intermdio do seu conhecimento. Sua tese de formatura O Exerccio da Medicina Entre os Indgenas da Amrica j dava notas de que Roquette-Pinto no seria um mdico como os outros e que seu campo de pesquisa seria algo alm dos ambientes fechados como hospitais e escritrios. Rondon incentiva ainda mais a pesquisa de campo Quando conheceu o tenente-coronel Cndido Mariano da Silva Rondon o Marechal Rondon - teve um grande incentivo na direo que gostaria de tomar em sua carreira. Professor concursado da cadeira de antropologia e etnografia do Museu Histrico Nacional, conheceu Rondon em 1911 que tambm era positivista e acreditava que cincia e fraternidade eram como alavancas para o progresso. Edgar, empolgado com os estudos antropolgicos, acompanhou Rondon em expedies pelo interior Mato Grosso, Amazonas, Par, Rondnia para conhecer a pr-histria em que viviam alguns brasileiros. Sempre achou que as pesquisas de campo seriam muito mais proveitosas para o conhecimento. Talvez, por passar muito tempo nas fazendas do av, tinha intimidade nessa rea. E Rondon impulsionou mais ainda essa faceta. Eles passaram muito tempo dentro das matas conhecendo as tribos indgenas, seus utenslios e em todos os retornos o Museu Histrico pode agradecer os novos acervos. Altrusta e inteligente Poliglota, patriota uma vez houve um incidente em que ele disse que a Guerra do Paraguai foi por culpa do Brasil e que deixou o poeta Osrio Duque Estrada bastante aborrecido. Roquette-Pinto falou nessa ocasio: Pelo progresso de minha terra, tendo arriscado contente, e mais de uma vez, a vida que ela me deu. Mas s compreendo o patriotismo que no precisa de mentiras para manter sua existncia. Adorava fumar charutos e era escritor de suas experincias. Gosto muito de gria e tenho horror gramtica. Se escrevo certo, sempre por acaso, dizia. Tocava piano e escrevia poemas sem inteno de public-los, o que gostava mesmo era de desenhar e

pintar e de montar ou desmontar qualquer aparelho mecnico ou eltrico: Gosto imenso de trabalhar com as mos. As mos que fazem o homem inteligente. A incompatibilidade de direes o levou a optar pela solido em vez de casamento, filhos apesar de ter tido dois e famlia. A inquietao no o deixou fixar residncia mas, em compensao, foi responsvel pela curiosidade que o fez se ligar ao rdio. Foi um dos precursores do rdio no Brasil. Sua primeira inteno era uma rdio educativa, com fins cientficos e sociais, de preferncia ligada a Academia Brasileira de Cincias, da qual era secretrio. Para isso participou de campanha para a campanha para libertar o rdio da lei que dificultava que os cidados possussem aparelhos domsticos.

Rdio na veia
No dia 20 de abril, na sala de fsica da Escola Politcnica, no Largo de So Francisco, em plena reunio da academia, os cientistas comandados por Roquette fundaram a Rdio Sociedade do Rio de Janeiro PR-1-A. Para produzir seu programa de educao em massa, Roquette-Pinto acordava cedo li os principais jornais e fazia os famosos crculos em azul e vermelho escolhendo as melhores notcias que logo falaria no rdio. O rdio a escola dos que no tm escola. o jornal de quem no sabe ler; o mestre de quem no pode ir escola; o divertimento gratuito do pobre; o animador de novas esperanas, o consolador dos enfermos e o guia dos sos desde que o realizem com esprito altrusta e elevado. Roquette sempre conclua suas falas com a frase que se tornaria o lema de sua rdio: Pela cultura dos que vivem em nossa terra. Pelo progresso do Brasil. Apesar de ter se tornado mais comercial com atraes que iam do esporte msica, passaram a ter cast, elenco fixo. As brigas comearam a acontecer por audincia, mas Roquette se mantinha inflexvel e continuava achando que rdio era sinnimo de educao. Como no admitia a propaganda encontrou uma soluo para sua rdio que no queria ser sinnimo de lucro: doou-a e ela passou a ser a rdio Ministrio da Educao, em 7 de setembro de 1936.

TV e cinema tambm educativos


Com a televiso Roquette-Pinto repetiu a dedicao que devotou ao rdio. Na primeira apario de imagem colocou as letras a, b, i, sigla da Associao Brasileira de Imprensa. Novamente fez a doao de todo o aparato ao governo por intermdio do ministrio da Educao. E passou para o cinema... O Instituto Nacional do Cinema Educativo (Ince) foi fundado por Roquette no ano de 1936. A partir de O Descobrimento do Brasil (com msica de Villa-Lobos), foram filmados cerca de 300 documentrios em curta-metragem que tratavam de questes cientficas e histricas. At 1947 esteve frente do Ince e com esse trabalho formou grande parte de tcnicos em cinema. Mas a menina dos olhos... rdio que tocava msica erudita, tinha programas educativos em forma de radioteatro, onde se ouvia falar de poesia, cinema, teatro etc. O que mais gostava? Ah, orgulho mesmo era saber que as aulas do Colgio do ar, transmitidas diariamente em dois turnos durante o ano letivo, contavam com milhares de alunos matriculados. Era o sonho feito realidade: o rdio como professor.

Teve uma doena que degenerou sua coluna vertebral e o fez ficar cada dia mais curvado. Ao receber o prmio de professor honorrio, na Universidade do Brasil, hoje UFRJ, aos 70 anos, subiu escadas somente porque o contnuo disse que usasse a escada. Morreu em 18 de outubro de 1954 em seu apartamento entulhado com experincias dignas do professor Pardal, realizaes e felicidade por ter construdo um patrimnio singular para a educao. Publicado em 30 de agosto de 2005

Potrebbero piacerti anche