Sei sulla pagina 1di 26

Prova Comentada Tcnico do Banco Central rea 2 (Gabarito 1) Aplicada em 31/01/2010

CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA


Texto I Clima alentador
China e EUA anunciam metas para combater o aquecimento global e revivem expectativa de acordo em Copenhague. Resp.: D Comentrio: Aqui, no necessria a leitura do texto, basta ver o ttulo para se achar a resposta certa. Principalmente pelas palavras FAVORVEL e ALENTADOR. 2. Em defesa de seu ponto de vista, este editorial marca sua opinio de vrios modos. Das afirmativas a seguir, a que no se constitui em opinio, mas sim em um fato que contribui para a comprovao da tese apresentada no texto a) Quando j se contava com um fiasco da conferncia sobre mudana do clima, (...), surgem sinais animadores de que um acordo razovel possa ser obtido. ( l . 2-6) b) J se sabe que no ser aprovado um tratado forte, com compromissos legais dos pases para reduo de gases do efeito estufa. ( l .7-9) c) O compromisso obtido em Copenhague ser apenas politicamente vinculante . ( l .13-14) d) Os pases menos desenvolvidos, (...), precisam desacelerar a trajetria crescente de suas emisses.( l . 22-24) e) Juntos respondem por 40% das emisses mundiais. ( l . 30-31) Resp: E Comentrio: O prprio teor vago e sem conexes da alternativa em questo justifica a resposta. 3. Na frase A ideia de que a reduo no prejudique seu esforo de desenvolvimento e reduo da pobreza. ( l . 26-28), o uso do pronome possessivo seu estabelece um vnculo coesivo no texto, porque evita a repetio da expresso a) um corte de 15% a 30%, ( l .24-25). b) Os pases menos desenvolvidos, ( l .22). c) pases desenvolvidos ( l .19). d) O novo acordo ( l .15). e) reduo de gases do efeito estufa ( l .9). Resp.: B Comentrio: A prpria resposta ratifica a justificativa.

1. O ttulo Clima alentador, do editorial da Folha de S. Paulo, a) expe a opinio de um jornalista de sucesso. b) aponta para o fracasso do compromisso de Copenhague. c) descreve o esforo dos pases ricos na reduo da pobreza. d) antecipa o ambiente favorvel ao acordo climtico. e) sintetiza as concluses do Protocolo de Kyoto. SIGA RESOLVE

TCNICO DO BANCO CENTRAL - REA 2 -SP 31/01/2010- 1

4. No fragmento O novo acordo precisa ir muito alm de Kyoto, se a meta for impedir que o aumento da temperatura mdia da atmosfera ultrapasse 2 C de aquecimento neste sculo, como recomenda a maioria dos climatologistas. ( l .15-19), o termo se tem o sentido equivalente ao de a) logo que. b) medida que. c) no caso de. d) apesar de. e) uma vez que. Resp.: C Comentrio: O termo SE tem valor de condio, logo a resposta com o conectivo NO CASO DE a nica compatvel. 5. As palavras que se acentuam pelas mesmas regras de conferncia, razovel, pases e ser, respectivamente, so a) trajetria, intil, caf e ba. b) exerccio, balastre, nveis e sof. c) necessrio, tnel, infindveis e s. d) mdio, nvel, razes e voc. e) ter, hfen, props e sada. Resp.: D Comentrio: CONFERNCIA e MDIO paroxtonas terminadas por ditongo. TNEL e RAZOVEL paroxtonas terminadas por L. PASES e RAZES hiato. SER e VOC oxtonas terminadas por A e E. 6. A imprensa internacional foi convidada para assistir os debatesem Copenhague. De acordo com a norma escrita padro da lngua, na frase acima h um DESVIO de a) regncia nominal. b) regncia verbal. c) concordncia nominal. d) concordncia verbal. e) pontuao. Resp.: B Comentrio: REGNCIA VERBAL assistir, no sentido de ver, pede preposio, assim sendo: ASSISTIR AOS DEBATES.

7. Avalie as afirmaes a propsito do emprego das formas verbais do Texto II. I Estaria ( l .1) est no futuro do pretrito do indicativo e exprime probabilidade. II acreditaram ( l .11) est no pretrito perfeito do indicativo e indica uma ao passada concluda. III sofre ( l .13) est no presente do subjuntivo para enunciar um fato hipottico. IV dispe ( l .29) est no presente do indicativo para indicar um estado atual. Esto corretas as afirmaes a) I, II e III, apenas. b) I, II, III e IV. c) I, II e IV, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) II, III e IV, apenas. SIGA RESOLVE

2 TCNICO DO BANCO CENTRAL REA 2 SP 31/01/2010

Resp.: C Comentrio: O verbo SOFRE est no PRESENTE DO MODO INDICATIVO, se fosse subjuntivo seria SOFRA. 8. Leia as frases abaixo A Inglaterra aprovou uma lei pela qual o pas ter de cortarem 80% ____ suas emisses de carbono. O fato de as cifras virem ____ tona antes da conferncia outro sinal alentador. Esse cipoal de nmeros torna complexa _____ discusso em Copenhague, mas no a inviabiliza. O Presidente Barack Obama anunciou que vai _____ Copenhague e que se compromete com um corte de 17% at 2020. As palavras que, na sequncia, preenchem as lacunas acima corretamente so a) as a a. b) s a a. c) s a . d) as a a . e) as a a a. Resp.: A Comentrio: CORTAR ALGO sem preposio AS TONA locuo adverbial crase obrigatria. TORNAR ALGO sem preposio A VOLTA DE CONPENHAGUE sem crase - A 9. Denomina-se adequao sinttica a construo coerente de perodos e oraes, observadas as relaes existentes entre seus termos e a sua organizao. O pargrafo, dentre os abaixo transcritos, que preserva o princpio do paralelismo sinttico, segundo o qual quaisquer elementos da frase coordenados entre si devem apresentar estrutura gramatical similar, a) Aqui no pretendemos defender a ideia de mais interveno do Estado na economia ou que ele volte a produzir ao em grande quantidade. b) Aqui no pretendemos defender a ideia de que o Estado intervenha mais na economia ou a volta de uma produo de ao em grande quantidade. c) Aqui no pretendemos defender a ideia de um Estado intervindo mais na economia ou que ele volte produo de ao em grande quantidade. d) Aqui no pretendemos defender a ideia de que a interveno do Estado deva ser maior na economia ou uma produo de ao voltando a ter quantidade. e) Aqui no pretendemos defender a ideia de que o Estado intervenha mais na economia ou que volte a produzir ao em grande quantidade. Resp.: E Comentrio:

A alternativa E a nica coerente, cujo texto e a relao entre as oraes mostra-se adequvel mensagem que se quer passar. 10. Da leitura do verbete quadrilha, tal como est registrado no minidicionrio da Lngua Portuguesa de Aurlio Buarque de Holanda (Curitiba: Editora Positivo, 2008), depreende-se, para o termo quadrilha, os dois significados a seguir reproduzidos.

Considere, agora, os textos pictrico e verbal, abaixo selecionados.

Na composio imagem/texto verbal, a pintura de Volpi atuou como a) artifcio pictrico decorativo para, simplesmente, emprestar peso cultural questo. b) procedimento que fundiu os sentidos dicionarizados do termo, ampliando-lhe o sentido e o significado. c) estratgia esttica reveladora, antes do mais, da insero temporal da criao artstica ora expressa em dupla linguagem. d) elemento que concorreu para a fixao do segundo significado dicionarizado do termo que d ttulo ao poema. e) recurso expressivo que, ao entremear os dois significados dicionarizados, criou novo termo a ser dicionarizado. Resp.: D Comentrio: Perceba que a bandeirinha mais escura simboliza o amor de uma pessoa a outra. Veja que a ltima linha de bandeirinhas, a mais escura no aparece, por representar Lili, que no tinha amor por ningum. Essa contradana de sentimentos est explcita em forma de arte visual.

SIGA RESOLVE

TCNICO DO BANCO CENTRAL - REA 2 -SP 31/01/2010- 3

NOES DE DIREITO
11. A Constituio de 1988 estabelece alguns princpios fundamentais que apontam um perfil estruturante do Estado brasileiro e que devem, portanto, ser observados pelos rgos de governo. Nesse sentido, caso o Governo Federal decidisse adotar medidas a partir das quais o Estado passasse a planejar e dirigir, de forma determinante, a ordem econmica do pas, inclusive em relao ao setor privado, essas medidas violariam o valor constitucional da a) soberania. b) Repblica. c) Federao. d) livre iniciativa. e) supremacia do interesse pblico. Resp.; B Comentrio.: O prprio texto faz meno ao princpio da livre iniciativa (CF/88, art. 1, IV), haja vista, tanto ela quanto os valores sociais do trabalho so fundamentais e devem ser observados independentemente do poder de imprio da Administrao Pblica. 12. Juan, cidado argentino residente no Brasil, dirigiu-se ao Banco Central a fim de encaminhar uma petio dirigida a determinada autoridade, reclamando sobre a conduta abusiva de um funcionrio. Nesse caso, a Constituio a) condiciona o exerccio deste direito ao pagamento de taxa correspondente ao servio. b) permite a Juan exercer tal direito. c) assegura esse direito apenas aos brasileiros (natos ou naturalizados). d) assegura esse direito apenas aos brasileiros no gozo dos direitos polticos. e) no assegura tal direito. Resp.; B Comentrio.: De acordo com o caput do art. 5, a isonomia se aplica a todos os brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas, quanto inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. 13. Bruno, servidor pblico federal, ocupou por exatos 5 anos um cargo na administrao pblica, at que foi aprovada uma lei federal extinguindo o referido cargo. Nesse caso, Bruno a) ser demitido. b) ser obrigado a exercer outro cargo. c) ser aposentado compulsoriamente. d) ficar em disponibilidade com remunerao integral. e) ficar em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. Resp.; E Comentrio.: O pargrafo 3 do art. 41 da CF assim estabelece: Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. 14. De acordo com a Constituio, o Poder Executivo da Unio exercido pelo Presidente da Repblica auxiliado pelos Ministros de Estado. A esse respeito, considere as proposies a seguir. I - Os Ministros do STF tm o dever constitucional de auxiliar o Presidente da Repblica. II - O Ministro da Fazenda nomeado pelo Presidente da Repblica, mas s pode ser exonerado aps aprovao do Senado Federal. III - A Constituio atribui ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, competncia para dispor sobre criao e extino de Ministrios. Est (ao) correta(s) APENAS a(s) proposio (es) a) I. b) I e II c) I e III. d) II. e) III. Resp.; E Comentrio.: O item III est correto nos termos do art. 48, XI da CF/88, j o item I est errado pois no dever constitucional dos Ministros do STF, auxiliar o Presidente, mas sim os Ministros de Estado, j o item II est errado, pois de acordo com o art. 84 competncia privativa do Presidente da Repblica. 15. Francisco, cidado brasileiro, leu no jornal uma notcia sobre determinado ato praticado por uma autarquia federal e, considerando-o ilegal e lesivo ao patrimnio pblico, decidiu mover uma ao popular visando anulao deste ato, conforme o art. 5o, LXXIII da Constituio de 1988. Por qual rgo do Poder Judicirio brasileiro ser julgada esta ao judicial, movida contra essa autarquia? a) Tribunal de Contas da Unio. b) Supremo Tribunal Federal. c) Juiz Federal. d) Senado Federal. e) Conselho Nacional de Justia.

Resp.; C Comentrio.: Nos termos do art. 109, I da CF/88 competncia de um juiz federal processar e julgar as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho. 4 TCNICO DO BANCO CENTRAL REA 2 SP 31/01/2010 SIGA RESOLVE

16. Por estar interessado em ingressar no servio pblico federal, Joo Francisco resolveu pesquisar sobre o assunto na Lei Federal no 8.112/90 (Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais) e concluiu que a) a investidura em empregos pblicos independe de prvia aprovao em concurso pblico, a qual somente exigida para a investidura em cargos de provimento efetivo. b) a investidura em cargo ou emprego pblico depende de prvia aprovao em concurso pblico, ressalvadas as nomeaes para cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. c) a investidura em cargos comissionados e funes de confiana depende de prvia aprovao em processo seletivo simplificado, observado o princpio da ampla divulgao. d) o provimento dos cargos pblicos pode efetuarse por meio de nomeao, promoo, reverso ou ascenso. e) os cargos em comisso somente podem ser providos por servidores de carreira, destinandose apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. Resp.; B Comentrio.: A CF, em seu art. 37, II estabelece que: II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; No entanto, a questo passvel de recurso. A lei 8.112/90 trata somente de cargo publico e no de emprego. 17. Carlos, servidor pblico dos quadros de uma autarquia federal, foi demitido aps processo administrativo disciplinar. Inconformado, ajuizou ao judicial visando invalidao de sua demisso e, ao final do processo, obteve xito. Diante da invalidao judicial da penalidade disciplinar que lhe havia sido aplicada, reconhece-se a Carlos o direito de ser a) reintegrado ao cargo anteriormente ocupado ou ao resultante de sua transformao, com ressarcimento de todas as vantagens. b) aproveitado em outro cargo de vencimentos e responsabilidades compatveis com o anteriormente ocupado, sem ressarcimento das vantagens pecunirias. c) reconduzido a cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com o anteriormente exercido, sem ressarcimento das vantagens pecunirias. SIGA RESOLVE

d) revertido ao servio pblico ativo, com ressarcimento de todas as vantagens pecunirias. e) readaptado em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis, com ressarcimento de todas as vantagens. Resp.; A Comentrio.: Dever ser reintegrado. Dispe o art. 28 da lei 8.112/90: A reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. 18. Joana, servidora pblica federal, foi demitida do seu cargo aps processo administrativo disciplinar que constatou seu envolvimento em ilcito administrativo. Em decorrncia do mesmo ilcito, Joana tambm foi processada criminalmente, vindo a ser absolvida. Nesse caso, a absolvio na instncia criminal repercute sobre a penalidade disciplinar de demisso que j lhe havia sido aplicada? a) No, porque o processo disciplinar j estava concludo quando da absolvio criminal, no podendo a deciso judicial retroagir. b) No, porque as instncias penal e administrativa so independentes, no havendo qualquer intercomunicao entre elas. c) Sim, desde que a demisso ressalve, expressamente, a deciso da instncia criminal. d) Sim, desde que a absolvio criminal tenha negado a existncia do fato ou sua autoria. e) Sim, desde que a absolvio criminal tenha ocorrido por suficincia probatria. Resp.; D Comentrio.: Como regra geral, a esfera penal independente da administrativa. No entanto, segundo a lei 8.112/90 a absolvio no penal repercutir na esfera administrativa quando tiver como fundamento a inexistncia do fato ou da autoria. 19. Em relao aos atos administrativos, analise as assertivas abaixo. I Os elementos dos atos administrativos so competncia, forma, motivo, objeto e finalidade. II Os atos administrativos discricionrios no so passveis de revogao pela prpria Administrao Pblica, mas esto sujeitos a controle judicial, inclusive no que tange ao mrito administrativo. III O direito da Administrao Pblica de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para seus destinatrios, em mbito federal, decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. (So) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s)

TCNICO DO BANCO CENTRAL - REA 2 -SP 31/01/2010- 5

a) b) c) d) e)

I. I e II. I e III. II . III.

Resp.; Comentrio.: I Verdadeira. So os elementos ou requisitos do ato. II Falsa. A revogao tem como fundamento a convenincia e oportunidade. Os atos discricionrios so editados de acordo com a convenincia e oportunidade. Os atos vinculados no podem ser revogados. III o que dispe o art. 54 da lei 9.784/99. 20. Fernando, assessor jurdico de um rgo pblico federal, foi questionado a respeito da possibilidade

de a Administrao Pblica interditar atividades ilegais e inutilizar gneros imprprios para o consumo, independente de ordem judicial. Essa prerrogativa decorre do atributo dos atos administrativos identificado por a) autoexecutoriedade. b) presuno de legitimidade. c) presuno de efetividade. d) supremacia do interesse pblico. e) discricionariedade. Resp.; A Comentrio.: A autoexecutoriedade constitui um dos atributos do ato administrativo. Por tal atributo, no h necessidade da Administrao socorrer-se a qualquer Poder para que o ato ganhe fora, j pode ser executado imediatamente. No est presente em todos os atos. Decorre da lei ou urgncia diante da situao concreta.

ATUALIDADES
21. A instabilidade poltica do pas agravou-se, no incio de dezembro de 2009, em decorrncia da deciso do Congresso hondurenho de a) rejeitar a restituio do presidente deposto ao poder. b) pressionar a sada de Zelaya da embaixada brasileira. c) considerar politicamente invivel a conciliao. d) apoiar oficialmente a colaborao do governo venezuelano. e) rechaar legalmente a legitimidade da Organizao dos Estados Americanos. Resp.; A Comentrio. O Congresso de Honduras rejeitou em dezembro a volta de Manuel Zelaya presidncia, pondo fim ao acordo de Tegucigalpa/San Jos. 23.

A perspectiva do autor remete ampliao dos direitos humanos, incorporando-se novo conjunto de direitos queles j tradicionalmente defendidos. Esse novo conjunto corresponde, especificamente, aos direitos a) civis. b) ambientais. c) polticos. d) econmicos. e) culturais. Resp.; B Comentrio : Principalmente aps a dcada de 70, comearam as preocupaes mundiais a respeito do meio ambiente o que leva o autor a ampliar o conceito de direitos humanos alm dos tradicionais para tambm os ligados a causa da natureza. 22. Em 2009, a situao poltica de Honduras caracterizou-se por forte instabilidade, desencadeada, em junho, pela deposio do presidente Manuel Zelaya e posterior eleio de outro presidente, Porfrio Lobo. Para o Brasil, trata-se de assunto internacional de especial interesse, haja vista a acolhida do presidente deposto na embaixada brasileira em Tegucigalpa.

O pas latino-americano que recebeu o aval dos trs membros do MERCOSUL o(a) a) Chile. b) Equador. c) Bolvia. (D) Colmbia. d) Venezuela.

6 TCNICO DO BANCO CENTRAL REA 2 SP 31/01/2010

SIGA RESOLVE

Resp.; D Comentrio.: A Venezuela j recebeu o aval de trs membros do MERCOSUL para sua entrada no bloco. Recentemente o Senado brasileiro tambm aprovou a entrada do pas no bloco sulamericano. 24. Em dezembro de 2009, realizou-se a Conferncia do Clima COP-15, em Copenhague, reunindo representantes de 193 naes. Das negociaes e impasses, surge um acordo, sem fora de lei, firmado por Brasil, Estados Unidos, China, ndia e frica do Sul. Com relao ao acordo, analise as propostas a seguir. I A temperatura global no pode aumentar alm de 2 oC acima dos nveis pr-industriais. II Devem ser criados incentivos financeiros para projetos de REED (Reduo de Emisses por Desmatamento e Degradao). III Cortes profundos nas emisses de CO2 so necessrios, e os pases devem fornecer informaes sobre a implementao de suas aes. (So) pertinente(s) ao acordo a(s) proposta(s) a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) I, II e III. e) II e III, apenas. Resp.;D Comentrio.: Entre as decises da conferencia das naes unidas para a mudana climtica esto: a temperatura global no pode ultrapassar 2C, deve ser criado um programa chamado Reduzindo as Emisses geradas com Desmatamento e Degradao Florestal nos Pases em Desenvolvimento e cortes nas emisses de CO2 so necessrios e devero ser informados. 25.

Doha. Dentre os alvos dos protestos, destaca-se a seguinte diretriz da Rodada de Doha: a) fragilizao do comrcio multilateral. b) consolidao do protecionismo econmico. c) liberalizao do comrcio mundial. d) aprofundamento da estatizao do comrcio. e) expanso dos subsdios econmicos domsticos. Resp.; C Comentrio.: A rodada Doha das visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comrcio, realizada pelos pases membros da OMC (Organizao Mundial do Comrcio), realizada desde 2001 quando teve como sede a cidade de Doha situada no Qatar. 26. O desenvolvimento sustentvel planetrio exige a criao de medidas e parmetros, para se negociar, mais concretamente, a reduo dos ndices de poluio atmosfrica. Uma dessas medidas o chamado CO2 e ou CO2 eq. A medida mencionada foi criada para expressar, precisamente, a a) remunerao equivalente s emisses evitadas de gs carbnico, ou seja, crditos de carbono. b) equidistncia entre os pontos mximo e mnimo da poluio causada pelo gs carbnico. c) equiparao futura das emisses de gs carbnico entre pases ricos e pases pobres. d) quantidade de gs carbnico equivalente encontrada nos gases de efeito estufa. e) quantidade de monxido de carbono necessria formao do gs carbnico. Resp.; D Comentrio.: Equivalncia em dixido de carbono CO2eq ou CO2e, uma medida internacionalmente aceita que expressa a quantidade de gases de efeito estufa em termos equivalentes da quantidade de dixido de carbono (CO2). 27. Ao final de 2009, o BNDES aprovou financiamento de parques geradores de energia no Cear, nos municpios de Aracati e So Gonalo do Amarante. Os projetos aprovados fazem parte do PROINFA, o programa do governo de incentivo a investimentos em fontes alternativas, que contribuam para a diversificao da matriz energtica brasileira, empregando recursos renovveis. Os projetos aprovados contemplam parques geradores de energia a) elica. b) hidreltrica. c) termeltrica. d) maremotriz. e) solar.

Os manifestantes da foto tm como foco de protesto a atuao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), que conduz as negociaes da Rodada de SIGA RESOLVE TCNICO DO BANCO CENTRAL - REA 2 -SP 31/01/2010- 7

Resp.; A Comentrio.: A diretoria do BNDES aprovou em novembro financiamento no valor de R$ 258,5 milhes para a construo de quatro parques geradores de energia elica no Cear. Os projetos tero capacidade instalada de 155 megawatts, nos municpios de Aracati e So Gonalo do Amarante. 28.

O pas africano em foco a) Nigria. b) Sudo. c) Eritreia. d) Angola. e) Somlia. Resp.; E Comentrio.: As capturas de navios de grande porte por piratas da Somlia chamaram a ateno para o problema que atinge a regio conhecida como Chifre da frica.Desde o sequestro de um petroleiro saudita, que durou dois meses, vrios pases esto deslocando foras para o local, esta uma das mais importantes vias de navegao do mundo e tambm a mais perigosa. 30. De acordo com o Censo Escolar da Educao Bsica 2009, o nmero de matrculas, na educao bsica, caiu 1,2%, passando de 53,3 milhes para 52,5 milhes de alunos, entre 2008 e 2009. O ensino bsico vai da creche ao ltimo ano do ensino mdio e inclui a educao profissional, especial e de jovens e adultos. O resultado da pesquisa reflete a atuao de qual fator especfico? a) Reduo de classes extracurriculares b) Melhora do fluxo escolar c) Restrio ao ensino profissionalizante d) Fim da evaso escolar de jovens e adultos e) Elevao da expectativa de vida no pas Resp.; B Comentrio.: A queda do nmero de matriculas resultado de uma melhora no fluxo escolar - menos alunos estariam repetindo o ano e conseqentemente menos matriculas - e uma diminuio na taxa de natalidade brasileira a partir dos anos 80.

O aumento do consumo de energia eltrica teve como um fator principal, no perodo, a(o) a) expanso da eletrificao rural por regies. b) retomada da atividade industrial. c) suspenso de polticas de racionamento. d) reconfigurao dos fusos horrios do Pas. e) desmembramento do Sistema Nacional de Energia. Resp.;B Comentrio.: A partir de meados do segundo semestre de 2009, comearam a aparecer sinais de retomada da atividade econmica no pas, com isso houve o aumento do consumo de energia e tambm de outros setores da infra estrutura brasileira. 29.

8 TCNICO DO BANCO CENTRAL REA 2 SP 31/01/2010

SIGA RESOLVE

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO
31. Um quadrado cortado em 17 quadrados menores. Todos esses quadrados tm as medidas de seus lados, em centmetros, expressas por nmeros inteiros positivos. H exatamente 16 quadrados com rea igual a 1 cm2. A rea do quadrado original, em cm2, vale a) 81 b) 64 c) 49 d) 36 e) 25 Resp.; E Comentrio.: 1 y b) c) d) e) 4 3 2 1

Resp.;E Comentrio.: Podemos descobrir qual bolinha mais pesada fazendo varias pesagens, porm a quantidade mnima de pesagens possvel que poderia ser feita para encontrar tal bolinha seria obtida se separssemos, por sorte, a bolinha mais pesada dentre as 15 e pesssemos as 14 restantes colocando sete bolinhas em cada prato. Assim encontraramos uma balana equilibrada nos mostrando que a bolinha previamente separada a mais pesada. Claro que vale a pena dizer que essa nica pesagem seria obtida por um lance de sorte, pois no se sabe qual essa bolinha! Logo seria possvel encontrar tal bolinha fazendo uma nica pesagem. 33. Em uma disputa, h 34 pessoas: 20 homens e 14 mulheres. A cada etapa da competio, trs concorrentes so eliminados, sendo sempre 2 homens e 1 mulher. O nmero de homens igualarse- ao nmero de mulheres aps a eliminao de nmero a) 7 b) 6 c) 5 d) 4 e) 3 Resp.; Comentrio.: No inicio eram: 20H e 14 M Como em cada etapa saem 2H e 1M, na etapa x saram 2x homens e x mulheres. Assim, aps a etapa x ficaram (20 2x) homens e (14 x) mulheres. Como esses nmeros so iguais temos: 20 2x = 14 x X= 6 , logo o numero de homens se igualar ao de mulheres aps a sexta eliminao. 34. Considerando-se N um nmero inteiro e positivo, analise as afirmaes seguintes, qualquer que seja o valor de N: I - N2 + N + 1 um nmero mpar; II - N (N + 1) (N + 2) um nmero mltiplo de 3; III - N2 tem uma quantidade par de divisores; IV - N + (N + 1) + (N + 2) um nmero mltiplo de 6. A quantidade de afirmaes verdadeiras a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 0

x Na figura, dezesseis quadradinhos de rea igual a 12 mais um quadrado de rea y2 preenchem o quadrado de rea x2. Logo, temos: Como os lados x e y so inteiros temos que o produto 16 s possvel se os fatores forem 1 e 16, ou 2 e 8, ou 4 e 4. Logo, a nica possibilidade de soluo inteira quando:

Logo, x = 5 e y = 3 Assim a figura fica como abaixo: * 1 1 3 3 5 E portanto a rea : A = 52 = 25 32. Jonas possui 15 bolas visualmente idnticas. Entretanto, uma delas um pouco mais pesada do que as outras 14, que tm todas o mesmo peso.

Utilizando uma balana de dois pratos, semelhante da figura acima, o nmero mnimo de pesagens, com que possvel identificar a bola que destoa quanto ao peso a) 5 SIGA RESOLVE

TCNICO DO BANCO CENTRAL - REA 2 -SP 31/01/2010- 9

Resp.; C Comentrio.: Afirmao 1 Vamos fazer N = 2k ou N = 2k + 1 Assim, para N = 2k temos: 4k2 + 2k + 1 que um nmero mpar e para N = 2k + 1 temos: 4k2 + 4k + 1 +2k + 1 + 1 que um nmero mpar tambm. Afirmao 2 Verifica-se que os nmeros N, N + 1 e N + 2 so trs nmeros consecutivos o que faz pelo menos um deles ser um mltiplo de trs. Logo o produto ser um mltiplo de trs. Afirmao 3 Se ns trabalharmos com os divisores positivos essa afirmao est errada, pois, por ex, os divisores positivos de 4 so: 1, 2 e 4 mas os divisores positivos de 6 so: 1, 2, 3 e 6. Logo, podese ter uma quantidade par ou uma quantidade mpar de divisores positivos. Obs.: vale a pena comentar que tal afirmao no se refere aos divisores positivos mas sim aos divisores de uma maneira genrica e, portanto, algum aluno poderia entender que estaria sendo contado os divisores positivos e os negativos o q tornaria a afirmao correta, pois ai teramos uma quantidade par de divisores sempre para qualquer numero inteiro seja ele positivo ou negativo. Afirmao 4 Basta pegar um contra exemplo, por ex N = 4, temos: N + N + 1 + N + 2 = 4 + 4 + 1 + 4 + 2 = 15 que no um mltiplo de seis. Portanto alternativa C e no a alternativa B 35. Analise as afirmativas abaixo. I - A parte sempre cabe no todo. II - O inimigo do meu inimigo meu amigo. III - Um professor de matemtica afirma que todos os professores de matemtica so mentirosos. Do ponto de vista da lgica, (so) sempre verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s) a) I. b) I e II. c) I e III. d) II. e) III. Resp.; A Comentrio.: 1 a parte sempre esta contida no todo. Isso verdadeiro 2 O inimigo de meu inimigo tanto pode ser meu amigo como pode ser meu inimigo. Portanto falsa. 3 Um professor de matemtica afirma que todos os professores de matemtica so mentirosos. Isso uma contradio e portanto no verdade

36. Um homem entra numa livraria, compra um livro que custa 20 reais e paga com uma nota de 100 reais. Sem troco, o livreiro vai at a banca de jornais e troca a nota de 100 por 10 notas de 10 reais. O comprador leva o livro e 8 notas de 10 reais. Em seguida, entra o jornaleiro dizendo que a nota de 100 reais falsa. O livreiro troca a nota falsa por outra de 100, verdadeira. O prejuzo do livreiro, em reais, sem contar o valor do livro, foi a) 200 b) 180 c) 100 d) 80 e) 20 Resp.; D Comentrio.: A relao entre o livreiro e a banca de jornais no influencia no balano final. No entanto, na relao com o homem, o livreiro entrega 8 notas de R$10 verdadeira e recebe uma nota de R$100 falsa, cujo valor nulo. Portanto, se desconsiderarmos o valor do livro, temos que o prejuzo do livreiro foi de R$80. 37. Quatro casais divertem-se em uma casa noturna. So eles: Isabel, Joana, Maria, Ana, Henrique, Pedro, Lus e Rogrio. Em determinado momento, est ocorrendo o seguinte: a esposa de Henrique no dana com o seu marido, mas com o marido de Isabel; Ana e Rogrio conversam sentados beira do bar; Pedro toca piano acompanhando Maria que canta sentada ao seu lado; Maria no a esposa de Pedro. Considere a(s) afirmativa(s) a seguir. I - Rogrio o marido de Ana. II - Lus o marido de Isabel. III - Pedro o marido de Joana. Est(o) correta(s) somente a(s) afirmativa(s) a) I. b) I e II. c) II. d) II e III. e) III. Resp.; C Comentrio.: Atravs das informaes do enunciado, construmos a tabela dos casais formados HENRIQUE LUIS PEDRO ROGERIO JOANA ISABEL ANA MARIA .

De acordo com a tabela, est correta apenas a afirmativa II.

10 TCNICO DO BANCO CENTRAL REA 2 SP 31/01/2010

SIGA RESOLVE

38. Existe uma regra prtica de divisibilidade por 7 com o seguinte procedimento: Separa-se o ltimo algarismo da direita. Multiplica-se esse algarismo por 2 e tal resultado subtrado do nmero que restou sem o algarismo direita. Procede-se assim, sucessivamente, at se ficar com um nmero mltiplo de 7, mesmo que seja zero. Veja os exemplos a seguir:

Seja a um algarismo no nmero a 13.477.307. O valor de a para que este nmero seja divisvel por 7 a) 1 b) 3 c) 5 d) 7 e) 9 Resp.; C Comentrio.:

a1 - 2
Logo, a1 2 deve ser um mltiplo de 7. Assim, a = 5, pois 51 2 = 49.

a13477307 14 a1347716 12 a134759 18 a13457 14 a1331 2 a131 2 a11 2

Mltiplo de 7

SIGA RESOLVE

TCNICO DO BANCO CENTRAL - REA 2 -SP 31/01/2010- 11

39. Uma escola organiza, para ocupar os seus recreios, um torneio de futebol de boto, com 16 participantes, que seguir a tabela abaixo.

Os jogos vo sendo disputados na ordem: primeiro, o jogo 1, a seguir, o jogo 2, depois, o jogo 3 e assim por diante. A cada recreio, possvel realizar, no mximo, 5 jogos. Cada participante joga uma nica vez a cada recreio. Quantos recreios, no mnimo, so necessrios para se chegar ao campeo do torneio? a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7 Resp.; Comentrio.: Do enunciado, temos: 1 Recreio: 5 jogos da 1 fase 2 Recreio: 3 jogos da 1 fase e 2 jogos da 2 fase, envolvendo 4 classificados no 1 recreio para no haver 2 jogos de um mesmo time no mesmo recreio. 3 Recreio: 2 jogos da 2 fase e 1 jogo da semifinal, envolvendo 2 times que se classificaram para esta fase no 2 recreio. 4 Recreio: 1 jogo da semifinal 5 Recreio: 1 jogo final. Uma possibilidade seria: Recreio 1 2 3 4 5 Joga 1,2,3,4 e 5 6,7,8,9 e 10 11,12,13 14 15

Logo, so necessrias no mnimo 5 recreios. Resp.: C

12 TCNICO DO BANCO CENTRAL REA 2 SP 31/01/2010

SIGA RESOLVE

40.

Andr organizou 25 cartas de baralho como ilustra a Figura 1. Luiza escolheu uma das cartas, mas no disse a Andr qual foi a escolhida. Disse-lhe apenas que a carta escolhida est na terceira linha. Andr retirou todas as cartas e as reorganizou, como ilustrado na Figura 2. Em seguida, Andr perguntou a Luiza em que linha, nessa nova arrumao, estava a carta escolhida. Luiza respondeu que, desta vez, a carta estava na quarta linha. Qual foi a carta escolhida por Luiza? a) 6 de copas b) 7 de copas c) s de espadas d) Rei de espadas e) 2 de espadas Resp.; A Comentrio.: A carta s poder ser o seis de copa, pois a nica que aparece simultaneamente na terceira linha da primeira organizao e na quarta linha da segunda organizao. SIGA RESOLVE TCNICO DO BANCO CENTRAL - REA 2 -SP 31/01/2010- 13

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
41. Um funcionrio que atua na rea de atendimento ao pblico observou a presena de vtima de mal sbito, devendo oferecer a essa vtima os primeiros socorros, at a chegada do socorro especializado. Considere os procedimentos que ele poder adotar: I - avaliar os riscos vigentes e iminentes; II - proteger-se contra possveis contaminaes; III - convocar a autoridade policial; IV - remover a vtima para local protegido; V - providenciar o socorro especializado. Esto corretos APENAS os procedimentos a) I e III. b) I e IV. c) I, II e V. d) II, III e IV. e) II, III e V. Resp.: C Comentrios: A questo aponta 4 assertivas para que se indique quais esto corretas luz do pronto socorrismo, quais sejam: I - avaliar os riscos vigentes e iminentes (correta, trata-se da anlise primria a ser feita inicialmente pelo socorrista, antes de iniciar o atendimento) II - proteger-se contra possveis contaminaes (correta, procedimento bsico a ser seguido pelo socorrista) III - convocar a autoridade policial (incorreta, trata-se de mal sbito, no de algum tipo de crime, ou mesmo acidente que possa gerar responsabilizao por culpa) IV - remover a vtima para local protegido (incorreta, no h no enunciado informao que indique a necessidade de remoo da vtima) V - providenciar socorro especializado (correta, devese acionar o socorro especializado) 42. Um cliente, aps longo tempo de espera na fila de atendimento bancrio, vem a desmaiar, em virtude da prolongada permanncia em p, do estresse emocional ou do cansao extremo. Dentre os sinais que indicam a ocorrncia do desmaio citam-se a) colorao avermelhada da pele e alta presso arterial. b) estado de inconscincia e taquicardia intensa. c) estado de inconscincia e baixa presso arterial. d) extremidades do corpo frias e alta presso arterial. e) taquicardia elevada e presena de suor intenso. Resp.: Comentrio: A questo pede sinais caractersticos do desmaio, vamos analisar as alternativas: A - Colorao avermelhada e alta presso arterial, (aquela sintoma desta, poderiam ser sintomas de 14 TCNICO DO BANCO CENTRAL SP 31/01/2010 desmaio, mas o enunciado da questo no aponta como causa deste a presso alta e sim prolongada permanncia em p, estresse emocional ou cansao extremo); B - Estado de inconscincia (OK) e taquicardia intensa (sintoma de desmaio por elevao de presso arterial); C - Estado de inconscincia (OK) e baixa presso arterial (OK) (trata-se dos sinais caractersticos de desmaio pelas condies apontadas pelo enunciado da questo); D - Extremidade do corpo frias e alta presso arterial (condies incompatveis uma com a outra) E - Taquicardia elevada (incompatvel com o enunciado) e presena de suor intenso (OK). 43. Os extintores de Dixido de Carbono (CO2) so compostos por gases inertes, de baixa temperatura, ao passo que os extintores de gua Presso (AP) so compostos por determinada quantidade de H2O, pressurizada no cilindro. Ambos podem ser utilizados no combate a pequenos focos de incndios classe A, como vasilhames contendo lixo descartvel (papis). Assim utilizados, o foco de incndio estar sendo combatido por a) abafamento e resfriamento. b) abafamento e confinamento. c) resfriamento e isolamento. d) isolamento e abafamento. e) isolamento e resfriamento. Resp.: A Comentrio: A questo nos remete aos mecanismos de ao dos extintores de CO2 e gua pressurizada no combate ao fogo em incndios da classe "A": A - abafamento (OK - forma de ao do agente extintor em que se quebra o chamado tringulo {CALOR, COMBUSTVEL e OXIGNIO}do fogo com a retirada do Oxignio do sistema, tanto a gua como o CO2 o fazem) e resfriamento (OK forma de ao do agente extintor em que se quebra o chamado tringulo do fogo com a retirada do CALOR do sistema, tanto a gua como o CO2 o fazem). ALTERNATIVA CORRETA B - abafamento (OK - forma de ao do agente extintor em que se quebra o chamado tringulo {CALOR, COMBUSTVEL e OXIGNIO}do fogo com a retirada do Oxignio do sistema, tanto a gua como o CO2 o fazem) e confinamento (procedimento que busca isolar o sistema de modo que o fogo no se propague, quer por falta de Oxignio, quer por falta de combustvel, uma vez que apenas o que h no local ser consumido, no havendo reposio, isso conseguido atravs de materiais isolantes, no de extintores) ALTERNATIVA INCORRETA. C - resfriamento (OK - forma de ao do agente SIGA RESOLVE

extintor em que se quebra o chamado tringulo do fogo com a retirada do CALOR do sistema, tanto a gua como o CO2 o fazem) e isolamento (idem ao por confimento).ALTERNATIVA INCORRETA D - isolamento (idem ao por confimento) e abafamento (OK - forma de ao do agente extintor em que se quebra o chamado tringulo {CALOR, COMBUSTVEL e OXIGNIO}do fogo com a retirada do Oxignio do sistema, tanto a gua como o CO2 o fazem). ALTERNATIVA INCORRETA E - isolamento (idem ao por confimento) e resfriamento (OK - forma de ao do agente extintor em que se quebra o chamado tringulo do fogo com a retirada do CALOR do sistema, tanto a gua como o CO2 o fazem). ALTERNATIVAINCORRETA 44. Estabelece o Art. 61 da Portaria 387/2006 que os estabelecimentos financeiros que realizarem guarda de valores ou movimentao de numerrio devero possuir servio orgnico de segurana, autorizado a executar vigilncia patrimonial ou transporte de valores, ou contratar empresa especializada, devendo, em qualquer caso, possuir plano de segurana devidamente aprovado pelo DREX. Esse plano de segurana dever discriminar a) as caractersticas do anteparo blindado para permanncia do vigilante, quando necessrio, durante o expediente para o pblico, ou enquanto houver movimentao de numerrio no interior do estabelecimento. b) a quantidade e a disposio dos vigilantes, adequadas s peculiaridades do estabelecimento, sua localizao, rea, s instalaes e ao encaixe. c) os equipamentos usados para captar e gravar as imagens de toda a movimentao de pblico no interior do estabelecimento, as quais devero permanecer armazenadas em meio eletrnico, por um perodo mnimo de 90 (noventa) dias. d) os tipos de armamento e munies empregados e os procedimentos adequados a cada tipo de ao. e) o sistema de comunicao, fixo e mvel, que permita, com rapidez e segurana, o contato entre os vigilantes na agncia protegida. Resp.: B Comentrio: A questo transcreve o art 61 da Portaria 387/2006, que introduz o Plano de Segurana, o qual pormenorizado no Art 62, que atravs do qual vamos analisar as alternativas: (A) as caractersticas do anteparo blindado para permanncia do vigilante, quando necessrio, durante o expediente para o pblico, ou enquanto houver movimentao de numerrio no interior do estabelecimento. INCORRETA, diz a portaria: V anteparo blindado com permanncia ininterrupta de vigilante durante o expediente para o pblico e SIGA RESOLVE

enquanto houver movimentao de numerrio no interior do estabelecimento. (B) a quantidade e a disposio dos vigilantes, adequadas s peculiaridades do estabelecimento, sua localizao, rea, s instalaes e ao encaixe. CORRETA, I - a quantidade e a disposio dos vigilantes, adequadas s peculiaridades do estabelecimento, sua localizao, rea, instalaes e encaixe; (C) os equipamentos usados para captar e gravar as imagens de toda a movimentao de pblico no interior do estabelecimento, as quais devero permanecer armazenadas em meio eletrnico, por um perodo mnimo de 90 (noventa) dias. INCORRETA, III - equipamentos hbeis a captar e gravar, de forma imperceptvel, as imagens de toda movimentao de pblico no interior do estabelecimento, as quais devero permanecer armazenadas em meio eletrnico por um perodo mnimo de 30 (trinta) dias; (D) os tipos de armamento e munies empregados e os procedimentos adequados a cada tipo de ao. INCORRETA, no tratado tal assunto no citado plano. (E) o sistema de comunicao, fixo e mvel, que permita, com rapidez e segurana, o contato entre os vigilantes na agncia protegida. INCORRETA, no tratado tal assunto no citado plano. 45. De acordo com o Art. 144 da Constituio Federal, a segurana pblica uma obrigao do Estado, porm direito e responsabilidade de todos. Ela deve ser exercida para a preservao da ordem pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio. Dentre os diversos organismos de segurana pblica, so responsveis pela apurao das infraes penais de interesse da Unio e dos entes federados, respectivamente, a) Agncia Brasileira de Inteligncia e Polcias Civis. b) Polcias Civis e Polcias Militares. c) Polcias Civis e Fora Nacional de Segurana. d) Departamento de Policia Federal e Agncia Brasileira de Inteligncia. e) Departamento de Polcia Federal e Polcias Civis. Resp.: E Comentrio: Trata da definio de competncia das instituies policiais previstas no Art 144 da CF, em especfico, quer se saber quem faz a atividade de polcia Judiciria da Unio e dos Estados, respectivamente, tal artigo nos diz o seguinte: Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes TCNICO DO BANCO CENTRAL -SP 31/01/2010- 15

rgos: I - polcia federal; IV - polcias civis; 1 A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a:" I - apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei; IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio. 4 - s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. A alternativa correta a "E", que traz o Departamento de Polcia Federal e Polcias 46. A Constituio Federal de 1988, em seu Art. 5o, estabelece os direitos e deveres individuais do cidado: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas, a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. Tendo como base este artigo da Constituio, podese afirmar que I - qualquer pessoa, detida pela segurana, dever ser imediatamente entregue aos rgos policiais, no podendo ser submetida a nenhum tipo de maltrato ou humilhao; II - a prtica de racismo constitui crime inafianvel e somente ser tolerada em comunidades de imigrantes, em cuja cultura essa prtica seja permitida; III - um suspeito, ao ser detido, poder solicitar a identificao de seus detentores; contudo, os vigilantes no so obrigados a faz-la; IV - um meliante, ao ser detido pela segurana de uma instituio, dever ser informado de seus direitos, inclusive o de permanecer calado, se assim o desejar; V - a prtica de tortura contra presos, com o fim de obteno de informaes ou confisso, ser considerada crime inafianvel, por ela respondendo no s os executantes, mas tambm os mandantes e os que, tendo conhecimento e podendo evit-la, se omitiram. Esto corretas APENAS as afirmaes a) I e III. b) I, IV e V. c) II, III e IV. d) II, III e V. e) II, IV e V. 16 TCNICO DO BANCO CENTRAL SP 31/01/2010

Resp.: B Comentrio: Questo que basicamente aborda Direito Constitucional (art 5) com enfoque em atividade de segurana, cabe analisar as alternativas: I - qualquer pessoa, detida pela segurana, dever ser imediatamente entregue aos rgos policiais, no podendo ser submetida a nenhum tipo de maltrato ou humilhao; CORRETA - Art 5, XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; II - a prtica de racismo constitui crime inafianvel e somente ser tolerada em comunidades de imigrantes, em cuja cultura essa prtica seja permitida; INCORRETA - Art 5, XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; III - um suspeito, ao ser detido, poder solicitar a identificao de seus detentores; contudo, os vigilantes no so obrigados a faz-la; INCORRETA Art 5, LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; IV - um meliante, ao ser detido pela segurana de uma instituio, dever ser informado de seus direitos, inclusive o de permanecer calado, se assim o desejar; CORRETA, Art 5, LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; V - a prtica de tortura contra presos, com o fim de obteno de informaes ou confisso, ser considerada crime inafianvel, por ela respondendo no s os executantes, mas tambm os mandantes e os que, tendo conhecimento e podendo evit-la, se omitiram. CORRETA, Art 5, III ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante e XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura , o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; 47. Um vigilante bancrio, contratado por empresa terceirizada, desviado de suas funes pelo prprio cliente, que o incumbe de tarefas diversas das estabelecidas no plano de segurana. Nesse caso, de acordo com a legislao pertinente, a) a empresa de segurana dever ser citada na ao de responsabilidade civil, se esse procedimento for previsto no contrato de prestao de servios, no caso em questo. b) a empresa de segurana ser responsvel pelo pagamento de aes indenizatrias, se acionada e comprovado o ilcito. SIGA RESOLVE

c)

o vigilante assumir as responsabilidades penal e civil pelas aes que possam ser geradas pelo desvio de funo. d) o vigilante responder penalmente, e o contratante do servio ser o responsvel pelo pagamento de indenizaes decorrentes. e) o contratante da empresa de segurana dever identificar e acionar a pessoa responsvel pelo desvio de funo do vigilante. Resp.: E Comentrio: Um vigilante bancrio, contratado por empresa terceirizada, desviado de suas funes pelo prprio cliente, que o incumbe de tarefas diversas das estabelecidas no plano de segurana. Nesse caso, de acordo com a legislao pertinente, (A) a empresa de segurana dever ser citada na ao de responsabilidade civil, se esse procedimento for previsto no contrato de prestao de servios no caso em questo. INCORRETA(EM PRINCPIO NO H ELEMENTOS PARA CHEGAR A ESSA CONCLUSO, BEM COMO O CONTRATO FOI ASSINADO POR AMBAS AS PARTES) (B) a empresa de segurana ser responsvel pelo pagamento de aes indenizatrias (A QUEM? AO BANCO? A UM CLIENTE DESTE?), se acionada e comprovado o ilcito (QUE ILCITO?). INCORRETA (C) o vigilante assumir as responsabilidades penal (POR QUAL CRIME) e civil (A QUEM?) pelas aes que possam ser geradas pelo desvio de funo. INCORRETA (D) o vigilante responder penalmente (POR QUAL CRIME), e o contratante do servio ser o responsvel pelo pagamento de indenizaes decorrentes (A QUEM?). INCORRETA, NO GABARITO OFICIAL A CORRETA (E) o contratante da empresa de segurana dever identificar e acionar a pessoa responsvel pelo desvio de funo do vigilante. CORRETA, PORQUE O CONTRATANTE DEVE IDENTIFICAR SEU FUNCIONRIO QUE DESVIOU O SEGURANA DE SUA FUNO E PUNI-LO, POIS CRIOU UMA SITUAO DE RISCO PARA O BANCO, TANTO DE ROUBO/FURTO, QUANTO O RISCO JURDICO DE SER ACIONADO NA JUSTIA DO TRABALHO PELO SEGURANA, QUE PODER BUSCAR A RESPONSABILIDADE SOLIDRIA ENTRE O BANCO E A EMPRESA DE SEGURANA EM RAZO DA EVENTUAL CRIAO DE VNCULO TRABALHISTA COM O BANCO EM RAZO DE SUA SUBORDINAO DIRETA AO CLIENTE. CABE RECURSO PEDINDO A MUDANA DO GABARITO DE "D" PARA "E".

48. O contrato de prestao de servios relativos mo de obra, com repasse de responsabilidade a terceiros, regulado pelo Cdigo Civil Brasileiro e no pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), tendo como embasamento legal o Enunciado no 331, do Tribunal Superior do Trabalho. A esse respeito, considere as DESVANTAGENS para as empresas, apresentadas a seguir. I - A empresa contratante responde pelos crditos trabalhistas, no caso de inadimplncia da prestadora de servios. II - A empresa terceirizada pode tornar-se concorrente da contratante, expandindo seus negcios numa atividade em que agora tem conhecimento. III - O custo de controle dos servios terceirizados torna-se, progressivamente, maior. IV - H maior risco de perder bons funcionrios, por causa da rotatividade da mo de obra dessas empresas terceirizadas. V - A empresa terceirizada pode atuar em apoio a outras empresas concorrentes da contratante. Esto corretas APENAS as desvantagens a) I, II e IV. b) I, II e V. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V. Resp.: C 49. Partindo do princpio jurdico de que qualquer pessoa do povo pode e a autoridade policial tem o dever de prender quem seja pego em flagrante delito, o vigilante, em sua rea de responsabilidade, observa um indivduo que, usando de rapidez e destreza, se apodera do relgio de um transeunte, o qual, pego de surpresa, no tem chances de evitar o fato. Aps detido para ser entregue autoridade policial, o meliante ser arrolado com base no artigo 155 do Cdigo Penal, que o enquadrar no crime de a) furto. b) roubo. c) estelionato. d) dano. e) extorso. Resp.: A Comentrio: Art. 155 do CP, subtrair para si ou para outrem coisa alheia mvel. 50. O vigilante, em servio na portaria da instituio, flagra determinado funcionrio que, ao final do expediente, conduz em seus pertences componentes eletrnicos desviados da empresa. Vislumbrando a possibilidade de ganho extra, o vigilante exige determinada quantia em dinheiro para que o fato no seja levado ao conhecimento da empresa. De acordo TCNICO DO BANCO CENTRAL -SP 31/01/2010- 17

SIGA RESOLVE

com o Cdigo Penal, art. 158, esse crime contra o patrimnio o enquadra em a) apropriao indbita. b) furto qualificado. c) chantagem. d) extorso. e) estelionato. Resposta: D Comentrio: Art. 158 do CP, Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar de fazer alguma coisa. 51. Pode-se definir uma crise como sendo As agncias bancrias tm sido alvo de aes de criminosos que, de forma violenta, tm gerado situaes de crise, sendo as mais comuns os sequestros de funcionrios e os assaltos com refns no interior de agncias. Em relao a esses exemplos de crise, analise os fatores abaixo. I - Ocorre quando no h preparao para seu enfrentamento. II - A sua resoluo est comprimida no tempo. III - Causa ameaa vida. IV - Ocorre de forma imprevisvel. Esto corretos APENAS os fatores a) I e II. b) I e IV. c) I, II e III. d) II, III e IV. e) III e IV. Resp.: D Comentrio: Pode-se definir uma crise como sendo "um problema muitssimo grave, capaz de afetar, profundamente, o funcionamento de determinadas estruturas e modificar o comportamento das pessoas envolvidas". ARAJO, J.H. Livro Bsico do Vigilante. Rio de Janeiro: Ao Lidador, 2002, p. 164. As agncias bancrias tm sido alvo de aes de criminosos que, de forma violenta, tm gerado situaes de crise, sendo as mais comuns os sequestros de funcionrios e os assaltos com refns no interior de agncias. Em relao a esses exemplos de crise, analise os fatores abaixo. (ANALISEMOS AS AFIRMAES) I - Ocorre quando no h preparao para seu enfrentamento. (INCORRETA, A PREPARAO PARA A CRISE NO CONSISTENECESSARIAMENTE EM IMPEDIR SUAOCORRNCIA E SIM PARA ENFRENT-LA DE MODO MAIS EFICAZ) II - A sua resoluo est comprimida no tempo. (CORRETA, TRATA-SE DE UMA CARACTERSTICA DAS CRISES) 18 TCNICO DO BANCO CENTRAL SP 31/01/2010

III - Causa ameaa vida. (CORRETA, TRATA-SE DE UMA CARACTERSTICA DAS CRISES) IV - Ocorre de forma imprevisvel. (CORRETA, TRATA-SE DE UMA CARACTERSTICA DAS CRISES). 52. O alarme um equipamento de segurana eletrnica, exigido por lei como ao preventiva e ostensiva contra assaltos, sequestros e arrombamentos, entre outros. O sistema de alarme pode ser disparado por meio de acionadores de pnico silenciosos, fixos ou remotos, senhas de pnico ou sensores de presena. Os acionadores desses alarmes podem ser instalados em ambientes estrategicamente definidos e so do tipo a) ssmico dispositivo instalado em portas e janelas, composto por duas partes de metal, que capta as vibraes decorrentes de ataques a estruturas metlicas. b) ativo composto por mdulo emissor e mdulo receptor de luz ultravioleta, que dispara quando h corte de luz. c) passivo em que a deteco se d por calor e movimento, combinando raio infravermelho com micro-ondas. d) magntico deteco digital de alta sensibilidde, que capta frequncias tpicas de rudos e vibraes ambientais. e) lux dispositivo que capta a presena de luzes na rea do acionador, ativando o alarme. Resp.: C Comentrio: O alarme um equipamento de segurana eletrnica, exigido por lei como ao preventiva e ostensiva contra assaltos, sequestros e arrombamentos, entre outros. O sistema de alarme pode ser disparado por meio de acionadores de pnico silenciosos, fixos ou remotos, senhas de pnico ou sensores de presena. Os acionadores desses alarmes podem ser instalados em ambientes estrategicamente definidos e so do tipo (ANALISEMOS AS ALTERNATIVAS) (A) ssmico - dispositivo instalado em portas e janelas, composto por duas partes de metal,(AT AQUI DESCREVIA SENSOR DE ABERTURA) que capta as vibraes decorrentes de ataques a estruturas metlicas. INCORRETA (B) ativo - composto por mdulo emissor e mdulo receptor de luz ultravioleta, que dispara quando h corte de luz. (INCORRETA, TAL SISTEMA PASSIVO) (C) passivo - em que a deteco se d por calor e movimento, combinando raio infravermelho com micro-ondas. (CORRETA, APESAR DE NO SER NECESSRIO QUE SE FAA A CAPTAO DE CALOR E MOVIMENTO, PODE TAMBM SER UM O OUTRO.) SIGA RESOLVE

(D) magntico - deteco digital de alta sensibilidde, que capta frequncias tpicas de rudos e vibraes ambientais. (INCORRETA, O SENSOR QUE FUNCIONA DE TAL MODO O DE SOM/ACSTICO) (E) lux - dispositivo que capta a presena de luzes na rea do acionador, ativando o alarme. (INCORRETA, LUX UMA UNIDADE DE MEDIDA, QUE MEDE A INTENSIDADE 53. O Decreto no 4.553, de 27/12/2002, que trata da salvaguarda de assuntos e documentos de interesse do Estado e da sociedade, determina que toda e qualquer pessoa que tome conhecimento de assunto sigiloso fica, automaticamente, responsvel pela manuteno de seu sigilo. Entre as regras bsicas que devem ser observadas por todos aqueles que lidam com assuntos sigilosos, NO se inclui a de a) falar pouco evitando comentar assuntos de servio com pessoas estranhas ao seu setor de trabalho. b) comentar assuntos de servio somente com as pessoas nas quais tenha plena confiana. c) ser discreto, no perdendo a ateno do que se passa sua volta e no chamando a ateno para si. d) ouvir com ateno para poder interpretar as intenes das pessoas que o abordam. e) responder somente quelas perguntas que no comprometam o servio ou a segurana. Resposta: B 54. Em uma instituio bancria, o acesso a determinadas informaes deve ser limitado queles funcionrios autorizados pelo proprietrio da informao, uma vez que o vazamento desse tipo de informao representa quebra de sigilo bancrio, expondo a instituio a riscos. O princpio que limita o acesso s informaes to somente s entidades legtimas denominado a) acessibilidade. b) responsabilidade. c) disponibilidade. d) integridade. e) confidencialidade. Resp.: E Comentrio: Os critrios que tornam uma informao segura so a autenticidade, disponibilidade, confidencialidade e integridade, o que excli as alternativas A e B, pois acessibilidade diz respeito facilidade ao acesso informao e no proteo desta e responsbilidade uma condio do indivduo e no da informao. Disponibilidade tem relao com a informao estar acessivel ou no e integridade, com a informao no sofrer alteraes no autorizadas, e nenhuma SIGA RESOLVE

das alternativas tem relao com sigilo, conforme apresenta o enunciado e excli as alternativas C e D. O acesso informao por pessoas no autorizadas, caracterizando a quebra do sigilo, ou seja, a confidencialidade da informao, como corretamente apresenta a alternativa E. 55. Diante das mudanas climticas que o planeta vem sofrendo e de suas consequncias futuras, o homem comea a se conscientizar da importncia da preservao ambiental para a sobrevivncia da espcie humana. A legislao ambiental, apesar de severa, s ser eficaz se o prprio homem tomar conscincia da participao individual nesse esforo de preservao. So medidas de preservao e respeito ao meio ambiente: I - respeitar e preservar todas as formas de vida; II - usar racional e responsavelmente todos os recursos naturais como a gua e o ar; III - somente efetuar a queima de lixo, se nele no houver a presena de materiais plsticos, borrachas ou pneus; IV - nunca jogar leos combustveis nos esgotos, apenas leo de cozinha, pois este no contamina o lenol fretico; V - no jogar lixo nas ruas, pois os bueiros ficam entupidos, alagando as vias pblicas em poca de chuvas. Esto corretas APENAS as medidas a) I, II e III. b) I, II e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V. Resp.: B 56. Incndio a queima de materiais inflamveis que, fora de controle, pode causar prejuzos materiais e perdas humanas. Ao se deparar com um incndio classe C em sua instalao, o vigilante dever, de imediato, adotar trs dos seguintes procedimentos: I - desligar a energia eltrica do setor afetado; II - dar incio ao combate ao foco de incndio, at a chegada dos bombeiros; III - informar o fato ao chefe da segurana e aguardar a soluo do problema; IV - isolar a instalao, evitando a presena de curiosos e saqueadores; V - manter a calma, j que o pnico leva a aes incontrolveis. Os procedimentos a serem adotados e a sequncia em que devem ocorrer so: a) III, IV e V b) IV, V e I c) IV, I e II d) V, IV e III TCNICO DO BANCO CENTRAL -SP 31/01/2010- 19

e) V, I e II Resp.: E Comentrio: Incndio a queima de materiais inflamveis que, fora de controle, pode causar prejuzos materiais e perdas humanas. Ao se deparar com um incndio classe C em sua instalao, o vigilante dever, de imediato, adotar trs dos seguintes procedimentos: (DEVE-SE TER CUIDADO COM ESTA QUESTO, TODOS OS PROCEDIMENTOS ABAIXO SO CORRETOS, PORM O EXAMINADOR QUER SABER OS 3 A SEREM ADOTADOS PRIMEIRO, VISANDO A PRESERVAO DA VIDA) I - desligar a energia eltrica do setor afetado; (PRIORIDADE) II - dar incio ao combate ao foco de incndio, at a chegada dos bombeiros; (PRIORIDADE) III - informar o fato ao chefe da segurana e aguardar a soluo do problema; (MEDIDA SECUNDRIA) IV - isolar a instalao, evitando a presena de curiosos e saqueadores; (MEDIDA SECUNDRIA) V - manter a calma, j que o pnico leva a aes incontrolveis.(PRIORIDADE) 57. Uma contingncia algo que pode, ou no, vir a acontecer, mas cuja ocorrncia acarretar grandes transtornos para a continuidade dos negcios da instituio. preciso que haja um rpido e eficiente conjunto de aes que possibilite minimizar, ao mximo, os prejuzos materiais, humanos e financeiros instituio. O grupo de executivos e tcnicos que tem por misso avaliar e gerenciar os efeitos causados pelo fato adverso constitui o a) Comit de Segurana. b) Comit de Crise. c) Comit de Gerenciamento de Crise. d) Grupo de Gerenciamento de Crise. e) Grupo de Administrao de Crise. Resp.: B 58. Um Plano de Contingncias deve ser organizado a partir de um estudo de situao. Uma vez determinado onde se encontram as vulnerabilidades e analisado o histrico de incidentes de segurana, comea-se a avaliar as medidas preventivas existentes. Para viabilizar a aplicao do plano, so adotadas medidas preventivas agrupadas em categorias, dentre as quais a de a) equipamentos (fsicos e tcnicos). b) informe final. c) avaliao dos riscos. d) riscos citados. e) riscos naturais. Resp.: A

59. O Certificado Digital um arquivo eletrnico que contm os dados de uma pessoa ou instituio, utilizados para comprovar sua identidade. Dentre as principais informaes encontradas em um Certificado Digital, referentes ao usurio, citam-se: a) cdigos de acesso ao sistema. b) informaes biomtricas para leitura tica. c) dados de localizao: endereo e Cep. d) dados de identificao pessoal: RG, CPF ou CNPJ. e) nmero de srie e perodo de validade do certificado. Resp.: E Comentrio: O certificado digital como ferramenta de segurana deve obedecer aos critrios de chaves (pblicas ou privadas), nmero de srie e prazo em que tal certificado tenha validade. Tais critrios esto presentes na alternativa E. Todas as outras altrnativas contm informaes que no esto entre os critrios utilizados para comprovar sua identidade. 60. Sobre a utilizao de certificados digitais, considere os cuidados a seguir que seus titulares devem adotar. I - Somente utilizar o Certificado Digital aps ter certeza de estar sozinho na rea de trabalho. II - No compartilhar com ningum a senha de acesso chave privada. III - Em caso de comprometimento, ou suspeita de comprometimento, de sua chave privada, solicitar a imediata revogao do certificado. IV - Aps utilizar o certificado digital, retirar o token USB ou o smartcard e reiniciar o computador, como medida de segurana. V - Em ambiente acessvel a vrias pessoas, utilizar solues de controle de acesso e de proteo ao sistema operacional. Esto corretos APENAS os cuidados a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, IV e V. d) II, III e V. e) III, IV e V. Resp.: D Comentrio: As alternativas I e IV no tem relao com a autenticao no uso adequado de ferramentas de certificao digital e criptografia. Pois estar sozinho na rea de trabalho e retirar o dispositivo mvel e reinicializar o computador so procedimentos do usurio que no tem relao com a segurana do certificado. Os procedimentos apresentados nas alternativas II, III e V so corretos no que trata de chaves pblicas e privadas e restrio ao acesso. SIGA RESOLVE

20 TCNICO DO BANCO CENTRAL SP 31/01/2010

61. O emprego de equipamentos eletrnicos, no controle de acesso s agncias bancrias, tornou-se uma necessidade, tendo em vista inibir o acesso de pessoas armadas ao interior das agncias e dificultar as aes criminosas contra essas instituies. Dentre os diversos equipamentos empregados, NO se encontra(m) a) escudo blindado. b) eclusa. c) portal. d) porta giratria. e) cmeras de monitoramento. Resp.: A Comentrio: O emprego de equipamentos eletrnicos, no controle de acesso s agncias bancrias, tornou-se uma necessidade, tendo em vista inibir o acesso de pessoas armadas ao interior das agncias e dificultar as aes criminosas contra essas instituies. Dentre os diversos equipamentos empregados, NO se encontra(m) (QUESTO PERIGOSA, BUSCA-SE DENTRE AS ALTERNATIVAS AQUELA, EM QUE NO H COMPONENTES ELETRNICOS (A) escudo blindado. TRATA-SE DE UM SIMPLES ABRIGO CONTRA DISPAROS DE ARMAS DE FOGO, NO H EMPREGO DE MEIOS ELETRNICOS ALTERNATIVA CORRETA (B) eclusa. LOCAL ISOLADO POR DOIS PORTES, NORMALMENTE MONITORADA POR SISTEMA DE VDEO E OS PORTES COSTUMAM SER ELTRICOS. NO O QUE SE BUSCA NA QUESTO (C) portal. ENTRADA PRINCIPAL, MONITORADA POR DIVERSOS MEIOS ELETRNICOS, NO O QUE SE PROCURA NA QUESTO. (D) porta giratria. SO AQUELAS QUE VEMOS NOS BANCOS, TM DETECTOR DE METAIS E LIBERAO POR CONTROLE REMOTO, NO O QUE SE PROCURA NA QUESTO. (E) cmeras de monitoramento. OBVIAMENTE SO ELETRNICAS, NO O QUE SE PROCURA NA QUESTO. 62. O objetivo da Inteligncia Competitiva avaliar, em nvel de mercado, que procedimentos devem ser adotados quando se realiza a coleta de dados sobre os concorrentes de determinada empresa e como devem ser utilizadas as informaes que resultam da anlise desses dados. O dado bruto sobre um concorrente, obtido pelo setor de marketing de determinada instituio, no analisado, e do qual ainda no se tem uma avaliao de veracidade, a(o) a) avaliao primria. b) anlise primria. c) informe. d) diagnose. e) boato. SIGA RESOLVE

Resp.: E 63. Um dos crimes que mais causam prejuzos s pessoas e s instituies a fraude. Utilizando-se da Internet, fraudadores tm enviado e-mails com mensagens que induzem o usurio a fornecer dados pessoais e financeiros. Esse tipo de fraude, que se d mediante o envio de mensagem no solicitada, supostamente de uma instituio conhecida, como um banco, e que procura induzir o acesso a pginas fraudulentas, projetadas para furtar dados pessoais e financeiros, constitui a prtica de a) spam. b) phishing. c) worm. d) adware. e) spyware. Resp.: B Comentrio: E-mails fraudulentos que se passam por empresas ou orgos pbicos e que tem a inteno maliciosa de roubar dados dos usurios denominado phishing, como corretamente apresenta a alternativa B. Todos os outros termos tem relao com ameaas no ambiente da tecnologia da informao, porm no correspondem ao enunciado. SPAM um e-mail no solicitado com contedo comercial, WORM um malware que se replica automaticamante em rede, ADWARE um tipo de Spyware que envia propagandas com a autorizao do cliente, e SPYWARE um malware que roda geralmente em segundo plano e que furta dados (mas no um tipo de e-mail). 64. Muitas emergncias podem ter seus efeitos reduzidos, e at evitados, se as empresas pensarem, previamente, na possibilidade de sua ocorrncia e tiverem tomado as providncias, quando de sua concretizao. De acordo com a International Business Consultants, INC, os riscos devem ser classificados sob o ponto de vista da possibilidade de ocorrncia e da severidade dos danos. Esses riscos, classificados em trs categorias, so a) provocados por impercia, por desateno e por falha de equipamento. b) provocados por desastres naturais, por atos humanos e por desateno. c) falhas no equipamento, desastres naturais e provocados por impercia. d) desastres radioativos, naturais e tecnolgicos. e) desastres naturais, tecnolgicos e provocados por atos humanos. Resposta: E

TCNICO DO BANCO CENTRAL -SP 31/01/2010- 21

65. As organizaes esto sujeitas a inmeras ocorrncias que variam de acordo com o tipo de negcio realizado e com as fragilidades encontradas no local em que esto situadas. Num Plano de Contingncias, a estratgia que tem por objetivo principal identificar condies, situaes ou pessoas que possam ser causadoras de ameaas, de modo a criar fatores que tenham tambm a possibilidade de inibir possveis ocorrncias, a a) pesquisa estratgica. b) avaliao estratgica. c) correo. d) preveno. e) recuperao. Resposta: D 66. Durante o procedimento de carregamento do caixa eletrnico de uma instituio bancria, situado em um posto de gasolina, os quatro vigilantes encarregados da proteo do numerrio que se encontra no carro-forte so atacados por meliantes fortemente armados, que disparam em sua direo. Os vigilantes reagem e ocorre intensa troca de tiros. Na oportunidade, o cidado X, que passava pelo local, recebe um disparo fatal. Dias depois, no curso do inqurito policial para investigar a sua morte, o exame pericial divulgado, indicando que o disparo partiu de um revlver calibre 22. Considerando essas informaes e com base na Lei no 7.102/1983, conclui-se que a) os proprietrios do posto de gasolina desrespeitaram norma de segurana aplicvel ao carregamento de dinheiro em caixas eletrnicos. b) os vigilantes desrespeitaram norma de segurana na reao ao ataque ao carro-forte. c) o disparo que atingiu X partiu da arma de um dos meliantes. d) o nmero de vigilantes empregados na proteo ao numerrio era inadequado. e) X se aproximou de forma inadequada e imprudente do carro-forte. Resposta: C Comentrio: Art. 22 da lei 7.102/83, pois na forma do art. em comento o vigilante utilizar revolveres de calibre 32 ou 38. 67. Os meliantes X, Y e Z planejam um assalto contra determinado estabelecimento. Ao relatar para os comparsas quais os mecanismos que compem o sistema do referido estabelecimento, Z indica ter observado apenas: (1) alarme com comunicao imediata com a delegacia policial das redondezas, (2) presena de oito vigilantes armados no local, (3) porta de travamento de segurana, com detector de metais e (4) mecanismo de segurana com feixes de laser acionados enquanto o estabelecimento se encontra fechado. 22 TCNICO DO BANCO CENTRAL SP 31/01/2010

Com tais informaes, conclui-se que, de acordo com a Lei no 7.102/1983, o estabelecimento em questo NO um estabelecimento financeiro onde h guarda de valores em virtude da a) ausncia de sistema de telefonia especial, artefatos que retardem a ao de criminosos e locais especiais de proteo ao cliente em caso de aes violentas. b) ausncia de equipamentos que possibilitem a identificao dos criminosos, artefatos que retardem a ao dos criminosos ou cabina blindada com permanncia ininterrupta de vigilante. c) presena de detector de metais na porta de travamento de segurana. d) presena de mecanismo de segurana com feixes de laser. e) presena de oito e no dez vigilantes armados no local. Resposta: B Comentrio: alternativa B, pois os dispositivos necessrios onde a guarda de valores so os descritos no art. 2 da lei e os itens so os da alternativa B, que so os incisos I, II e III do referido artigo. 68. Observe as informaes diferentes pessoas. a seguir sobre

Analisando as informaes acima, conclui-se, com base na Lei no 7.102/1983, que tm os requisitos necessrios para serem vigilantes: a) W e Y, somente. b) W, Y e Z, somente. c) W, X, Y e Z. d) X e Y, somente. e) X e Z, somente. Resposta: C Comentrio: todos preenchem os requisitos do art. 16 incisos I a VII da Lei em tela.

SIGA RESOLVE

69. X e Y prestam determinado servio profissional no seu local de trabalho. Por desateno, X dispara acidentalmente sua arma, atingindo Y. X preso e encaminhado delegacia prxima ao local, onde devolve ao representante da empresa que o empregava o uniforme e a arma que usava, sendo encaminhado a uma sala, onde dever aguardar, em priso especial, pela manifestao do juiz sobre seu caso. Y, por sua vez, levado a um hospital particular pago pela empresa que o empregava, onde submetido a uma cirurgia, a qual, no entanto, no suficiente para lhe salvar a vida. A famlia de Y comunicada, na oportunidade, que ser beneficiada pelo recebimento do seguro de vida em grupo, feito pela empresa. De acordo com a Lei no 7.102/1983, qual dos fatos abaixo NO indicativo de que X e Y eram vigilantes? a) Y teve a despesa do hospital paga pela empresa que o empregava. b) Y tinha seguro de vida em grupo pago pela empresa que o empregava. c) X foi encaminhado priso especial por ato decorrente do servio. d) X e Y tinham porte de arma quando em servio. e) X e Y usavam uniformes em servio. Resposta: A Comentrio: Art. 19 da lei 7.102/83, a alternativa A no se enquadra nas possibilidades do referido artigo, pois seguro de vida em grupo, priso especial, porte de armas de armas e uniformes quando em servio so indicativos do trabalho de vigilante. 70. Durante um assalto a uma instituio bancria, os vigilantes que faziam a segurana do local trocam tiros e depois entram em luta corporal com os criminosos. No confronto, trs assaltantes so mortos. Durante a investigao policial que se segue, as autoridades concluem que os vigilantes agiram corretamente na proteo do patrimnio da instituio bancria, mas decidem informar o Ministrio da Justia sobre irregularidades nas armas que teriam sido usadas pelos vigilantes no confronto, em razo dos dados presentes nos exames cadavricos realizados nos corpos dos assaltantes. Em tais exames, os peritos constataram marcas de queimaduras similares a armas eltricas de choque (tasers), marcas de golpes de cassetetes de madeira, perfuraes de balas causadas por revlveres calibre 38 e laceraes vermelhas nos olhos, condizentes com uso de gs de pimenta. Diante de tais informaes, considerando a Lei no 7.102/1983, conclui-se que os vigilantes a) usavam revlveres no permitidos para o seu trabalho. b) usavam cassetetes no permitidos para o seu trabalho. SIGA RESOLVE

c)

usavam revlveres, cassetetes e armas eltricas de choque permitidos no seu trabalho. d) usavam armas eltricas de choque e recipientes de gs de pimenta sem permisso no seu trabalho. e) deveriam utilizar cassetete de borracha, e no de madeira, em seu trabalho. Resposta: D Comentrio: So equipamentos que na forma da lei em tela no se enquadram no artigo 22. 71. X e Y so vigilantes e esto conduzindo, em servio, veculo da instituio financeira em que trabalham, para recebimento de numerrio a ser transportado de um depsito para outro. Ambos esto uniformizados e armados. No caminho para o primeiro depsito, param em um restaurante de beira de estrada para almoar. Na oportunidade, quando j se encontram dentro do restaurante, so surpreendidos por policiais militares que decidem prend-los em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Analisando o trecho da narrativa referente deciso da priso em flagrante, conclui-se que, de acordo com a Lei no 10.826/2003, a) os policiais esto certos, porque os vigilantes deveriam ter deixado suas armas dentro de veculo. b) os policiais esto certos, porque os vigilantes s poderiam estar armados quando estivessem no transporte efetivo de numerrio. c) os policiais esto errados, porque o caso seria de priso por posse irregular de arma de fogo e no porte ilegal de arma de fogo. d) os policiais esto errados, porque os vigilantes podem portar armas em servio ou fora dele. e) no se pode afirmar se os policiais esto corretos ou errados, pois faltam informaes. Resposta: E Comentrio: Resposta do gabarito E, no entanto, entendemos, tambm, ser correta a alternativa B, tendo em vista que o enunciado assevera que os vigilantes esto uniformizados e armados. No caminho para o primeiro depsito, param em um restaurante de beira de estrada para almoar e quando j se encontram dentro do restaurante, so surpreendidos por policiais militares que decidem prend-los em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Em princpio entender que faltam informaes para se determinar se os policiais estavam certos ou errados entendimento equivocado ante o enunciado do texto, assim entendemos tambm ser correta a alternativa B, ou seja, na forma do art. 6, inc. VIII e art. 7, da lei 10826/03, assim sendo, requeremos a anulao desta questo. TCNICO DO BANCO CENTRAL -SP 31/01/2010- 23

72. Habilitado como vigilante e contratado por uma empresa de segurana, X recebe uma arma para utilizao em servio. Por ter tido treinamento adequado, ter amplo conhecimento dos procedimentos de segurana e ainda por estar assustado com a violncia no bairro onde mora, X compra uma arma do mesmo calibre da que utiliza no servio para mant-la no seu apartamento. Algumas semanas depois, no entanto, entusiasmado com uma vitria do time de futebol para o qual torce, X retira a arma que comprara do local onde estava guardada e dispara alguns tiros da varanda de seu apartamento, em comemorao. Logo depois, deixa a arma sobre a mesa de jantar e vai dormir. Seu filho adolescente, 14 anos, encontra a arma sobre a mesa e a leva para o colgio no dia seguinte. O menor apreendido pela polcia no momento em que mostrava a arma para um colega. Analisando essa narrativa, conclui-se que, tendo em vista a Lei no 10.826/2003, X a) praticou quatro crimes: porte irregular de arma de fogo de uso permitido; omisso de cautela; disparo de arma de fogo e entrega de arma de fogo a menor de idade. b) praticou trs crimes: posse irregular de arma de fogo de uso permitido; omisso de cautela e disparo de arma de fogo. c) praticou dois crimes: omisso de cautela e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. d) praticou um crime: porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. e) no praticou crime algum. Resposta: B Comentrio: Resposta do gabarito B, no entanto, entendemos no haver resposta correta, de fato houve o crime do art. 13 Omisso de cautela, bem como o do art. 15 Disparo de arma de fogo, mas no restou comprovado o crime de do art. 12 Posse irregular de arma de fogo de uso permitido, pois no h qualquer aluso compra de forma irregular da referida arma, ou seja, em desacordo com determinao legal ou regulamentar, dessa forma, no h por que presumir-se a m-f, restando tosomente os outros dois crimes e, por no haver alternativa que contenha apenas as duas condutas tpicas requeremos a anulao da questo. 73. Ao final de um inqurito policial em que se investigavam aes ilcitas praticadas por VIGILANTES, a autoridade verificou que 1 - W, ex-militar, tem em casa uma pistola de propriedade particular a qual cedeu repetidas vezes para o seu filho de 17 anos; 2 - X modificou o mecanismo de travamento de sua arma, tornando-a de repetio (tipo metralhadora), o que vedado pela legislao em vigor; 3 - Y, quando em servio, entregou sua arma repetidas vezes a seu companheiro de trabalho, vigilante T, para ir ao banheiro; 24 TCNICO DO BANCO CENTRAL SP 31/01/2010

4 - Z raspou o sinal identificador da arma que usava em servio. Diante de tais informaes e considerando a Lei no 10.826/2003, conclui-se que a) somente Y no praticou crime. b) somente W, Y e Z no praticaram crime. c) somente W praticou crime. d) somente X, Y e Z praticaram crime. e) todos praticaram crime. Resposta: A Comentrio: No h figura tpica na conduta de Y, no mais todos praticaram atos ilcitos na forma da lei. 74. Y tem 22 anos e vigilante de uma instituio bancria que faz transporte de valores. Nessa funo, de acordo com a Lei no 10.826/2003, permitido a Y a) portar arma municiada em servio e fora dele. b) fazer o carregamento de arma de fogo em servio. c) adquirir arma de fogo no comrcio legal. d) ter arma de fogo em sua residncia. e) ter munio em sua residncia. Resposta: B Comentrio: alternativa correta na forma do art. 6, inciso VIII da lei em questo. 75. X proprietrio de uma empresa de segurana onde trabalham os vigilantes Y, Z e W. Em determinada manh, Y esquece de ir ao depsito de armas e munies do local para se preparar para o servio, permanecendo desarmado durante todo o dia. Ao cair da tarde, meliantes invadem a empresa e rendem Z, que se encontrava dormindo em uma guarita na porta da empresa, embora estivesse de servio. Ao ver o colega em dificuldades, W inicia intensa troca de tiros com os meliantes, mas, ferido, acaba deixando sua arma cair ao solo, levando-a a disparar, atingindo um dos empregados da empresa. Os assaltantes conseguem invadir o depsito de armas e munies da empresa e levam vrios revlveres calibre 38 e duas espingardas calibre 16. No dia seguinte, X aconselhado por um de seus advogados a registrar o assalto e comunicar o roubo Polcia Federal, mas decide no faz-lo. Tendo em vista as disposies presentes na legislaco em vigor, conclui-se que, dentre os personagens da narrativa, praticou/praticaram crime SOMENTE a) X. b) X e Y. c) X, Z e W. d) Z. e) Z e W. Resposta: A

SIGA RESOLVE

Comentrio: A conduta de X figura tpica prevista no art. 13, nico da lei 10.826/03, isto figura equiparada de omisso de cautela. 76. A empresa de segurana XW fechada por determinao do Ministrio da Justia, por terem sido verificadas diversas irregularidades em seu funcionamento. De acordo com a Lei no 7.102/1983, NO constitui exemplo de irregularidade que possa ter sido encontrada na empresa o fato de que a) as armas utilizadas pelos vigilantes eram de propriedade particular de um dos scios da empresa. b) a administrao da empresa era exercida por estrangeiros. c) a empresa no providenciara plano de sade individual para os vigilantes. d) o depsito da empresa armazenava espingardas calibre 12 de fabricao estrangeira. e) os vigilantes no usavam uniforme. Resposta: C Comentrio: alternativa C no apresenta irregularidade, pois o plano ser coletivo e no individual, assim sendo, somente as outras alternativas as apresentam, quais sejam; A art. 21; B art. 11; D 22, nico e E, arts 18 e 19. 77. Y preso e acusado de prtica de comrcio ilegal de arma de fogo, por expor venda, sem autorizao, segundo a autoridade policial, 75 revlveres calibre 38; 23 espingardas calibre 12; 100 lunetas red dots para armas de preciso; 25 estojos municiadores e carregadores de pistolas calibre 765; 12 reservatrios de gasolina para preparo de coquetis molotov; 80 caixas de munio calibre 22 e 5 granadas de mo. Considerando a acusao especfica feita pela autoridade policial (comrcio ilegal de arma de fogo) e a Lei no 10.826/2003 e seus complementos, o enquadramento policial da conduta de Y est a) totalmente equivocado, tendo em vista que a conduta narrada se enquadra em outro crime da legislao. b) totalmente correto, tendo em vista que a conduta narrada se enquadra, integralmente, no delito de comrcio ilegal de arma de fogo. c) parcialmente correto, sendo equivocadas apenas as referncias aos estojos municiadores e carregadores de pistolas e aos reservatrios de gasolina, que se relacionam a delitos diferentes do comrcio ilegal de arma de fogo. d) parcialmente correto, sendo equivocadas apenas as referncias s granadas de mo e aos estojos municiadores e carregadores de pistolas, que se relacionam a delitos diferentes do comrcio ilegal de arma de fogo. e) parcialmente correto, sendo equivocadas apenas as referncias aos reservatrios de gasolina e s SIGA RESOLVE

granadas de mo que se relacionam a delitos diferentes do comrcio ilegal de arma de fogo. Resposta: E Comentrio: correta na forma do art. 16 , nico, inciso III da lei 10.826/03. 78. O Banco ZY decide abrir uma agncia bancria na cidade de Fortaleza. Para tanto, contrata especialistas para elaborao do sistema de segurana do estabelecimento, de acordo com as disposies legais. Dos itens abaixo, considerando a Lei no 7.102/1983, NO deveria(m) necessariamente estar presente(s) no relatrio dos especialistas como obrigatrio a) cabina blindada com permanncia ininterrupta de vigilante durante o expediente para o pblico e enquanto houver movimentao de numerrio no interior do estabelecimento. b) pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes. c) locais especialmente reservados proteo de clientes em caso de ocorrncia policial. d) equipamentos eltricos, eletrnicos e de filmagens que possibilitem a identificao de assaltantes. e) formulrios de registro de eventuais ocorrncias policiais. Resposta: B Comentrio: Resposta do gabarito B, no entanto, entendemos no ser correta tal alternativa tendo em vista o texto legal o qual transcrevemos: Art. 2 - O sistema de segurana referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes; alarme capaz de permitir, com segurana, comunicao entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituio, empresa de vigilncia ou rgo policial mais prximo; e, pelo menos, mais um dos seguintes dispositivos: I - equipamentos eltricos, eletrnicos e de filmagens que possibilitem a identificao dos assaltantes; II - artefatos que retardem a ao dos criminosos, permitindo sua perseguio, identificao ou captura; e III - cabina blindada com permanncia ininterrupta de vigilante durante o expediente para o pblico e enquanto houver movimentao de numerrio no interior do estabelecimento. Pargrafo nico. (Revogado pela Lei 9.017, de 1995) De acordo com o texto legal supra o que no deve constar necessariamente so as alternativas C e E, pois no esto descritas no referido artigo 2 e seus incisos, assim sendo, requeremos a anulao da questo.

TCNICO DO BANCO CENTRAL -SP 31/01/2010- 25

79. Os vigilantes U, V, W, X, Y e Z trabalham em uma agncia bancria. Durante determinado dia de servio, a agncia invadida por meliantes fortemente armados e se inicia intensa troca de tiros, resultando na morte de quatro clientes do banco. As investigaes realizadas, posteriormente, pela polcia concluem que: (1) U, V e W estavam armados com revlveres calibre 32 pertencentes empresa de segurana que os empregava; (2) X, Y e Z estavam de partida para servio de entrega de numerrio em outra agncia bancria e portavam espingardas calibre 16 pertencentes empresa de segurana que os empregava; (3) dois vigilantes, U e V, tinham 25 anos e haviam sido contratados trs anos antes; (4) um dos vigilantes, W, se encontrava em cabina blindada localizada nos fundos da agncia bancria, a qual, no entanto, ficava vazia nos horrios em que a agncia estava fechada. Considerando essas informaes e a Lei no 7.102/1983, verifica-se que, em termos de segurana, a agncia a) apresentava uma falha, relativa ao fato de U, V e W estarem portando armas que no lhes pertenciam. b) apresentava uma falha, relativa ao fato de X, Y e Z estarem portando espingardas e no revlveres. c) apresentava uma falha, relativa ao fato de dois vigilantes terem menos de 25 anos na poca em que foram contratados. d) apresentava uma falha, relativa ao fato de a cabina blindada ficar vazia nos horrios em que a agncia estava fechada. e) no apresentava falhas. Resposta: E Comentrio: Todo o procedimento correto na forma dos arts. 21, 22, nico art. 16, II e art. 2, I, II e III da Lei 7.102/83. 80. Durante servio em uma agncia bancria, o vigilante X informado discretamente pelo cliente Y de que h um homem armado no local. X observa o homem supostamente armado e verifica que ele se encontra sem uniforme e est retirando dinheiro de um caixa eletrnico. O cliente Y, no entanto, relata a X que conhece o homem armado e lhe informa a profisso do mesmo. O vigilante X decide chamar a polcia para verificar se o homem tem porte de arma, tendo em vista que, pela profisso relatada, sabe que a legislao, particularmente o Estatuto do Desarmamento (Lei no 10.826/2003), no o autoriza a portar arma naquela situao. Diante da narrativa, possvel afirmar que a pessoa era a) policial civil. b) policial rodovirio federal. c) bombeiro militar. d) vigilante. e) membro da polcia do Senado Federal.

Resposta: D Comentrio: De acordo com o art. 6, VIII, da Lei em comento somente poder portar arma em servio, portanto era vigilante.

26 TCNICO DO BANCO CENTRAL SP 31/01/2010

SIGA RESOLVE

Potrebbero piacerti anche