Sei sulla pagina 1di 8

Universidade Federal do Cear Centro de Tecnologia Curso de Engenharia Mecnica

Relatrio de Qumica Geral Para Engenharia Experimento 8: Determinao de Clcio, Magnsio e Dureza total de gua

Aluno: Nzia Stephanie de Lemos Rodrigues Curso: Engenharia Mecnica Professora: Alda Karine Disciplina: Qumica Geral para Engenharia

Matrcula: 352273 Turma: 03B

Fortaleza Cear 2013

Sumrio
Pgina 1. Introduo Terica.................................................................................................3 2. Objetivos................................................................................................................4 3. Material Utilizado..................................................................................................4 4. Pr-laboratrio........................................................................................................4 4. Procedimento Experimental...................................................................................4 5. Resultados e Discusso..........................................................................................6 6. Concluso...............................................................................................................7 7. Bibliografia.............................................................................................................8

1. Introduo Terica O termo gua dura empregado para designar uma gua com alta concentrao de ons Ca2+ e Mg2+, provenientes muitas vezes de depsitos subterrneos como calcrio e dolomita. Os ons zinco, estrncio, alumnio e ferro frrico tm papel secundrio, mas tambm contribuem para a dureza da gua. Tendo seu termo originado da dificuldade da lavagem de roupas, os ons presentes na gua dura muitas vezes reagem com sabes formando precipitados o que ocasiona a ausncia de espuma. Mas alm de no ser benfica para as atividades domsticas, a utilizao de uma gua com a presena de grande teor de ons clcio e magnsio tambm no indicado para mquinas geradoras de vapor, pois esses ons possuem caractersticas naturais de se agregarem na parede das tubulaes o que bastante prejudicial para o equipamento, podendo causar at uma exploso. Atualmente, um dos mtodos mais empregados para determinar a dureza da gua o mtodo titrimetrico do EDTA, sendo baseado na reaco do cido etilenodiaminatetracetico (EDTA). Podendo ser utilizado como indicador a murexida, caso o objetivo seja apenas a determinao dos ons clcio, ou o indicador negro de eriocromo T, que possibilita a determinao dos ons clcio e magnsio. O abrandamento da gua que a retirada de ons clcio e magnsio da gua dura pode ocorrer atravs de diversos processos e largamente utilizada em indstrias e empresas de tratamento de gua para evitar os problemas que utilizao da gua dura possa trazer a esses ambientes, conforme j tratado anteriormente. Um dos processos mais conhecidos de abrandamento da gua dura a utilizao da resina de troca catinica que consiste em fazer a gua atravessar uma resina catinica que captura os ons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por ons que formaro compostos solveis e no prejudiciais ao homem, tais como o Na+. H ainda a opo do processo de destilao e de precipitao qumica, tambm conhecido como cal-soda.

2. Objetivos - Determinar componentes qumicos em uma amostra de gua; - Utilizar resina catinica para abrandamento da gua.

3. Material Utilizado - 1 Proveta; - 3 Erlenmeyers de 250 mL; - gua dura; - KOH; - Indicador murexida; - EDTA; - Soluo tampo; - Indicador negro de eriocromo T; - Resina catinica.

4. Pr-laboratrio 1) Calcule a quantidade de sal disdico de cido etilenodiaminotetractico, Na2H2Y.2H2O sendo Y = C10O8N2H12 , necessria para preparar 250 mL de soluo 0,01 M de EDTA. Dados: massa molar do sal disdico de cido etilenodiaminotetractico = 372,24g. Msal = 0,01 mol/L * 372,24 g * 0,25 L = 0,9306 mol/g de disdico de cido etilenodiaminotetractico.

5. Procedimento Experimental Parte A Determinao do Ca2+ em uma amostra de gua: a) Utilizando uma proveta, foi retirada uma alquota de 50 mL da amostra de gua dura fornecida pelo professor e posteriormente, transferiu-se a amostra para um erlenmeyer de 250 mL. b) Em seguida, adicionou-se a amostra 2,0 mL de KOH a 10% e uma pitada do indicador murexida. c) Foi feita a titulao da mistura com soluo de EDTA 0,01 M at obter-se uma cor roxa, como observado na imagem a seguir:

Figura 1 - Titulao com Indicador Murexida

Parte B Determinao de Ca2+ e Mg2+ em uma amostra de gua: a) Transferiu-se para um erlenmeyer de 250 mL uma alquota de 50 mL de amostra de gua e 3 mL da soluo tampo pH = 10 (NH4Cl/NH3). b) Em seguida, foi adicionado o indicador negro de eriocromo T, que permite determinar simultaneamente os ons de Ca2+ e Mg2+. c) Ao final, foi realizada a titulao da mistura com EDTA 0,01 M at obter-se uma colorao azulada, como observado abaixo:
Figura 2 - Titulao com Indicador Negro de Eriocromo T

Parte C Abrandamento da amostra de gua: a) Foi colocada em um erlenmeyer de 250 mL, 100 mL de gua fornecida pelo professor. Posteriormente, adicionou-se uma colher de resina de troca inica e misturou-se por 10 minutos. b) Retirou-se a gua sobrenadante e repetiu-se o procedimento da parte B.

6. Resultados e Discusso Parte A Determinao do Ca2+ em uma amostrade gua: Ao final da titulao, observou-se que foi utilizado um volume de 6,2 mL de EDTA. Sabendo-se que para que haja a ativao do indicador o nmero de EDTA precisa ser igual ao nmero de ons Ca2+ e que n = M*V, obteve-se: (M*V)EDTA = (M*V)Ca2+ 6,2 * 0,01 = m/MM MCa2+ = 6,2*0,01*40,08 = 2,5 mg = 2,5 * 10-3 g para cada 50 mL. Expressando isso em termos de partes por milho (ppm), obtido o seguinte: 2,5 mg ______50 mL X __________ 1000 mL X = 50 ppm. Parte B Determinao de Ca2+ e Mg2+ em uma amostra de gua Ao final da titulao, observou-se que foi utilizado um volume de 11,6 mL de EDTA. O volume utilizado passa a ser maior, quase o drobro, do encontrado na parte A, pois na parte B, alm de permitir a determinao dos ons de Ca2+, o indicador usado tambm permitir a determinao dos ons Mg+2. Dessa forma, a mistura s mudar de cor quando todos os ons de Clcio e Magnsio tiverem sido neutralizados pelo EDTA. Para obter-se a dureza total da gua, foi considerado o Mg2+ como sendo o on Ca2+, como pode ser percebido abaixo: 0,01 mol/L ____________________ X de CaCO3 0,05 L ________________________ 0,0116 L X = 2,32 * 10-3 mol/L de CaCO3 Transformando em gramas e parte por milho: 1 mol de CaCO3 ___________________100,09g 2,32*10-3mol/L _______________ Y Y = 0,232 g/L = 232 mg/L = 232 ppm de CaCO3. Parte C Abrandamento da amostra de gua: Aps a utilizao da resina para abrandar a gua e a repetio do experimento da parte B, foi-se obtido um volume de EDTA de 1,3 mL, ou seja, muito abaixo do que havia sido encontrado anteriormente. Isso se deve pelo fato da resina ter removido em grande parte os ctions, sendo por isso chamada de resina catinica. 6

Alm da resina, h outros mtodos de abrandamento como o abrandamento por Destilao, cujo processo de destilao envolve ferver a gua transformando-a em vapor. O vapor de gua conduzido a uma superfcie de refrigerao onde retorna ao estado lquido em outro recipiente. Uma vez que as impurezas (solutos) no so vaporizados, permanecem no primeiro recipiente. Observe-se que mesmo a destilao no purifica completamente a gua, embora a torne 99,9% pura. Tambm h o abrandamento por precipitao qumica, cujo processo se d por adio de cal (CaO) e carbonato de sdio (Na2CO3).A cal utilizada para elevar o pH da gua fornecendo a alcalinidade necessria, enquanto o carbonato de sdio pode fornecer a alcalinidade para a reao e tambm os ons carbonato necessrios. Aps o abrandamento da gua, calculou-se novamente a sua dureza e obteve-se os resultados a seguir: 0,01 mol/L ___________ X 0,05 L _______________13*10-4 X = 2,6 *10-4 mol/L de CaCO3 Representando em ppm, tem-se: 1 mol ___________100,09g 2,6 *10-4 mol/L____Y Y = 0,0260 g/L = 26 mg/L = 26 ppm. Ou seja, j conforme o esperado.

7. Concluso A partir do experimento e das observaes feitas, conclui-se que a determinao da quantidade correta de ons clcio e magnsio na gua extremamente importante para a realizao do abrandamento da gua dura. Caso a determinao da quantidade de ons clcio e magnsio presentes na gua no seja feita corretamente, pode chegar a piorar a situao como, por exemplo, no abrandamento conhecido como mtodo cal-soda. Dessa forma, tornaria invivel a utilizao da gua em muitas atividades domsticas e at mesmo de higiene pessoal.

8. Bibliografia BROW, T. L.; LEMAY Jr, H. E.; BURDGE, J. R.; Qumica a Cincia Central, 9 ed. So Paulo: Pearson, 2005. TEIXEIRA, E. R.; PAULA, R. C.; Manual de Laboratrio, Qumica Geral para Engenharia. Fortaleza: UFC. 2013.

Potrebbero piacerti anche