Sei sulla pagina 1di 7

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL-CEFET/SC Rua 14 de julho, 150 Bairro Coqueiros CEP: 88.

075-010 Florianpolis/SC Fone: 3271.1402. E-mail: roberto.jelita@agu.gov.br ________________________________________________________________________________ Parecer n. 004/08 PF/CEFET/PGF/AGU Florianpolis, 07 de janeiro de 2008.

I-REFERNCIA

Processo n. 23145.000003/2008-60 Interessado: Direo Geral do CEFET/SC Assunto: Solicitao do SINASEFE para a implementao de 30 horas semanais de trabalho em todas as Unidades do CEFET/SC.

Vistos, lidos e examinados estes autos, etc. 01- Acorrem os presentes autos, com 026 folhas, para anlise jurdica quanto ao enquadramento legal e cumprimento dos requisitos necessrios reduo da jornada de trabalho para 30 horas semanais em todas as Unidades do CEFET/SC. 02. O SINASEFE, atravs de seu corpo jurdico emitiu Parecer de n. 06/2007, na qual entende que os servidores pblicos federais vinculados ao CEFET/SC, podem, por determinao do gestor, observado o interesse pblico a jornada de trabalho de 30 horas semanais. relatrio, em breve resumo. OPINO.

PROCURADORIA FEDERAL CEFET/SC -------------------------------------------------------------------------------------------------------II FUNDAMENTAO

03. A Constituio Federal estabeleceu, nos arts. 37 a 41, o regime constitucional dos servidores pblicos. Quanto jornada de trabalho, guarda especial importncia o disposto no artigo 39, pargrafo 3: Art. 39. 3 Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo pblico o disposto no art. 7, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admisso quando a natureza do cargo o exigir.... 04. Ou seja, aplica-se aos servidores pblicos, quanto jornada de trabalho, o art. 7, XIII, que lhes assegura e aos trabalhadores da iniciativa privada, sujeitos ao regime da CLT durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. 05. To importantes quanto os direitos expressamente atribudos pelo legislador constituinte aos servidores pblicos, importa ressaltar tambm aqueles direitos atribudos aos trabalhadores da iniciativa privada, e no estendidos aos servidores pblicos. Percebe-se, pois, o que importa especialmente para a questo posta nos presentes autos, que a Constituio no atribuiu aos servidores pblicos o direito reconhecido pelo inciso XIV do artigo 7, aos trabalhadores da iniciativa privada: Art. 7. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social:(...) XIV- jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva;... 06. Tal opo do legislador constituinte pode ter decorrido da natureza da atividade no servio pblico que, salvo excees, no requer que o trabalho seja prestado em turnos de revezamento ou ininterruptamente. De todo modo, no se pode afirmar que h uma vedao constitucional implantao deste regime, desde que efetivamente haja prestao de servio em regime de turnos ininterruptos de revezamento, tal como este tem sido definido e reconhecido pela Justia do Trabalho, em hipteses diversas a pretendida pelo SINASEFE.

07. A Lei n. 8.112/90 estabeleceu a jornada de trabalho dos servidores pblicos em 40 horas semanais. Art. 19. Os servidores cumpriro jornada de trabalho fixada em razo das atribuies pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a durao mxima do

PROCURADORIA FEDERAL CEFET/SC -------------------------------------------------------------------------------------------------------trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mnimo e mximo de seis horas e oito horas dirias, respectivamente.(Redao dada pela Lei n 8.270, de 17.12.91) 08. A matria j encontrava normatizao no Decreto n. 94.664, de 23.07.87, que aprovou o Plano nico de Classificao e Retribuio de Cargos e Empregos-PUCRE, diploma legal que regulava as carreiras de servidores de instituies federais de ensino, e recepcionado pela Constituio Federal, fixando-se a carga horria semanal de quarenta horas para os servidores tcnico-administrativos das IFES: Art. 24. O regime de trabalho para os servidores tcnico-administrativos ser de quarenta horas semanais, ressalvados os casos em que a legislao especfica estabelea diferente jornada de trabalho. (grifamos)

09. A pretenso do SINASEFE em diminuir a jornada de trabalho dos servidores das Unidades do CEFET no se enquadra na ressalva do PUCRE, e, menos ainda, na exceo contida no artigo 3 do Decreto n. 1.590/95, o qual estabeleceu: Art. 3 Quando os servios exigirem atividades contnuas de regime de turnos ou escalas, em perodo igual ou superior a doze horas ininterruptas, em funo de atendimento ao pblico ou trabalho no perodo noturno, facultado ao dirigente mximo do rgo ou da entidade autorizar os servidores a cumprir jornada de trabalho de seis horas dirias e carga horria de trinta horas semanais, devendo-se, neste caso, dispensar o intervalo para refeies.

10. O trabalho no servio pblico em geral e particularmente no CEFET/SC prestado em regime de quarenta horas, e, por isto, a reduo em tela no encontra previso legal. A reduo da jornada de trabalho normal, de quarenta para trinta horas semanais, poderia ser aplicada somente aos casos em que os servios exijam atividades contnuas de regime de turnos ou escalas, em perodo igual ou superior a doze horas ininterruptas, em funo do atendimento ao pblico ou trabalho no perodo noturno (artigo 3 do Decreto n1. 590/1995). 11. Tal no ocorre com os setores administrativos da instituio, pois o trabalho realizado no CEFET no necessita ter suas atividades desenvolvidas em turnos ininterruptos, o que torna desnecessria e, portanto, ilegal, a aplicao da carga horria reduzida a todos os servidores. 12. Poder, sim, haver reduo de jornada de trabalho, desde que haja tambm a reduo de salrio. 13. O art. 5 da Medida Provisria 2.174-28, de 24/08/2001, determina:

PROCURADORIA FEDERAL CEFET/SC -------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 5o facultado ao servidor da administrao pblica direta, autrquica e fundacional, ocupante exclusivamente de cargo de provimento efetivo, requerer a reduo da jornada de trabalho de oito horas dirias e quarenta semanais para seis ou quatro horas dirias e trinta ou vinte horas semanais, respectivamente, com remunerao proporcional, calculada sobre a totalidade da remunerao. 1o O disposto no caput deste artigo no se aplica aos ocupantes de cargo de provimento efetivo das carreiras ou dos cargos de que tratam os incisos I a III e V e VI do caput do art. 3o. 2o Observado o interesse da administrao, a jornada reduzida com remunerao proporcional poder ser concedida a critrio da autoridade mxima do rgo ou da entidade a que se vincula o servidor, vedada a delegao de competncia. 3o A jornada reduzida poder ser revertida em integral, a qualquer tempo, de ofcio ou a pedido do servidor, de acordo com o juzo de convenincia e oportunidade da administrao, ressalvado, em qualquer hiptese, o disposto no pargrafo nico do art. 16. 4o O ato de concesso dever conter, alm dos dados funcionais do servidor, a data do incio da reduo da jornada, mediante publicao em boletim interno. 5o O servidor que requerer a jornada de trabalho reduzida dever permanecer submetido jornada a que esteja sujeito at a data de incio fixada no ato de concesso. 14. Entendo o posicionamento do SINASEFE, pois representa a classe funcional do CEFET/SC, mas no vejo no caso o interesse pblico em sim interesses particulares ou da categoria, de ter sua jornada reduzida sem afetar remunerao. 15. O que se encontra previsto nos Decretos mencionados a exceo representada por casos em que, devido ao atendimento ao pblico ou necessidade do trabalho (entendida como determinadas atividades especiais, em que no pode haver interrupes), ser indispensvel a alterao do horrio normal de funcionamento do rgo. 16. O funcionamento normal do setor administrativo do CEFET/SC, no revela a exigncia de prestao de servio contnuo, em turnos ou escalas, a indicar necessidade de reduo do horrio de todos os servidores, como quer o SINASEFE, pois o expediente tem inicio as 07h: 00min e com trmino s 22h: 30min.

PROCURADORIA FEDERAL CEFET/SC -------------------------------------------------------------------------------------------------------17. As decises jurisprudenciais tem reconhecido a jornada de trabalho dos servidores como sendo de quarenta horas, para todos os efeitos, sobretudo para o clculo de horas extras. 18. Neste sentido, o TRF da 1 Regio decidiu que a reduo da jornada de trabalho na Universidade Federal da Bahia constituiu-se em mera liberalidade, no encontrando respaldo legal, nem gerando direito adquirido aos servidores:

CONSTITUCIONAL - ADMINISTRATIVO SERVIDOR PBLICO FEDERAL - REDUO DA JORNADA DE TRABALHO DE OITO PARA SEIS HORAS - DIREITO ADQUIRIDO - INEXISTNCIA PORTARIA/UFBA - LEGALIDADE. 1. Servidor pblico federal, na relao estatutria, no adquire direito a determinada situao jurdica, sendo a sua jornada de trabalho, em geral, fixada em 8 (oito) horas dirias, ex vi do Decreto n 94664/87 e Lei n8270/91. 2. Portaria da UFBA que faz os servidores retornarem jornada legalmente instituda de 8 (oito) horas dirias no apresenta ilegalidade, porque suspende mera liberalidade da Administrao, que anteriormente reduzira para 6 (seis)horas a jornada de trabalho. 3. Precedentes do STF, do STJ e desta Corte Federal.

4. Apelao a que se nega provimento.(TRF da 1a. Regio, Apelao Cvel 9301192802, data da deciso: 23.08.2005, Rel. Juiz Convocado Pedro Francisco da Silva) 19. Ainda seguindo esta corrente, a jurisprudncia do TRF 4: Classe: AMS APELAO EM MANDADO DE SEGURANA Processo: 96.04.52826-2 Data d rgo Julgador: QUARTA TURMA a Deciso: 31/03/1998 UF: RS Fonte DJ DATA:01/07/1998 PGINA: 756 Relator JOS LUIZ B. GERMANO DA SILVA. Ementa SERVIDORES PBLICOS. JORNADA DE TRABALHO. REGIME JURDICO NICO. DEC1590/95. ADMINISTRATIVO. 1. Na medida em que a apelante passou a fazer parte do regime jurdico nico, suas relaes jurdicas com a

PROCURADORIA FEDERAL CEFET/SC -------------------------------------------------------------------------------------------------------Administrao Pblica passaram a ser regidas pela LEI-8112/90, deixando de lado os direitos e deveres decorrentes do regime celetista, no qual ela se enquadrava at ento. No h que se falar em direito adquirido jornada de trabalho de 6 horas. 2. O fato da Administrao Pblica, por certo perodo, no exercer o direito de exigir a jornada de 8 horas dirias parte apelante, como lhe facultava o ART-19 da LEI-8112/90, no significa que tal direito tenha perecido, ele apenas no foi exercido. 3. Apelao improvida. 20. Ainda no mbito do TRF da 4 Regio, recente deciso parece ter trilhado(mesmo que implicitamente) o mesmo raciocnio esposado na presente ao, ou seja, o de que a reduo da jornada de trabalho implica a reduo salarial proporcional, mesmo que adotandose a medida em face de graves problemas de sade do servidor: AG AGRAVO DE INSTRUMENTO Processo: 2006.04.00.001624-1 Data da Deciso: 01/08/2006 UF: PR rgo Julgador: TERCEIRA TURMA Fonte DJU DATA: 13/09/2006 PGINA: 698 Relatora VNIA HACK DE ALMEIDA Deciso A TURMA, POR UNANIMIDADE, NEGOU PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO. Ementa AO ORDINRIA. REDUO DA JORNADA DE TRABALHO. REDUO PROPORCIONAL DA REMUNARAO. ANTECIPAO DE TUTELA. - No caso dos autos, h a possibilidade de harmonizao dos interesses pblico e privado, no se mostrando razovel insistir no cumprimento integral da jornada de trabalho pela autora, ante a dificuldade da compatibilizao das atividades profissionais normais e o tratamento mdico recomendado para a superao da depresso associada com crises de pnico que acomete a servidora. 21. No mesmo sentido o TCU, por deciso do Min. Lincoln Magalhes da Rocha(deciso 301-A/1997) do Plenrio da Corte de Contas, j luz do Dec. 1.590/95, e do art. 22 da Lei n. 8.270/91, aponta que: (...)3. Quanto outra irregularidade destacada em minha proposta de deciso, renovo meu entendimento de que a prtica de se remunerar servidores que cumprem carga horria de seis horas como se trabalhassem

PROCURADORIA FEDERAL CEFET/SC -------------------------------------------------------------------------------------------------------oito horas constitui ato no amparado na legislao que rege a espcie., decidindo o TCU (...)informar dirigente da Escola Tcnica Federal de Santa Catarina que poder ser responsabilizada se, com base em tabela salarial correspondente a oito horas dirias, remunerar os servidores tcnicoadministrativos da instituio que cumprem jornada de trabalho de seis horas diariamente, sem a devida reduo dos vencimentos;(...)

22. o que consta tambm do voto n. 32, da Subprocuradora Geral da Repblica Gilda Pereira de Carvalho, ao homologar arquivamento de procedimento do Ministrio Pblico Federal sobre o tema, que tratava, alis, de reduo de jornada laboral em outro CEFET, o de Santa Catarina: CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA CEFET/SC. PORTARIA N. 217/96. CRIAO DE TURNO NICO DE SEIS HORAS DIRIAS DE TRABALHO. ILEGALIDADE. 1. A Portaria seria ilegal por ser contrria ao Decreto n. 1590/95, alterado pelo Decreto n. 4836/2003, que faculta a jornada de seis horas apenas nas situaes em que os servios exigirem atividades contnuas de regime de turno ou escalas em perodo igual ou superior a quatorze horas ininterruptas. 2. O Tribunal de Contas da Unio atravs do Acrdo n. 076/97, referente ao TC 012.083/96-8 determinou ao CEFET que revisasse referida portaria, no sentido de ajust-la ao art. 19 da lei n. 8.112/90, combinado com o art. 22 da Lei n. 8.270/91 e art. 3 do Decreto n. 1.590/95 (fl. 33-36)(...) III CONCLUSO

23. Diante do exposto entendo que no h embasamento jurdico para a direo do CEFET/SC reduzir a carga horria dos seus servidores de 40 horas semanais para 30 horas. 24. Entendo que o SINASEFE dever buscar o judicirio para tentar valer seu parecer, pois no mbito administrativo legal no h lugar para teses com interesses particulares ou da categoria. o parecer. Encaminhe-se o processo para a origem.

ROBERTO RITTER VON JELITA Procurador Federal

Potrebbero piacerti anche