Sei sulla pagina 1di 7

2014

Formao

As TIC no Ensino das Lnguas


Trabalhos produzidos no decorrer das sesses 2 e 3 Screencast-o-matic /Popplet

Alex [Escrever o nome da empresa] 29-01-2014

Slvia Correia
Objetivo: - Levar os alunos a desenvolver a produo escrita, utilizando vocabulrio adequado ao tema e estruturas gramaticais lecionadas, como o present perfect. Avaliar a oralidade atravs da apresentao oral do e-card. Atividade: Os alunos devem escrever um e-card, usando as ferramentas Screencast-o-matic e Popplet. Metas de aprendizagem para o 7 ano: Produo Oral/Spoken Production SP7 10. Utilizar uma linguagem descritiva. 1. Descrever acontecimentos e atividades passadas (experincias pessoais, hbitos e rotinas) 11. Produzir pequenos textos de carter pblico e social. 1. Escrever um e-mail pessoal ou um postal (pedir informao, desejar boas festas), utilizando frmulas de saudao e despedida adequadas. 12. Produzir textos breves de diferentes gneros 2. Descrever vivncias e acontecimentos no passado (fim de semana, festa, viagem). 15. Demonstrar controlo e correo, em estruturas frequentes e previsveis 24. Utilizar os verbos no present perfect. 25. Utilizar o present perfect com just, already, never/ever, yet.

Instruo fornecida aos alunos: Write an e-card describing a holiday. Identify the place you're in; who is travelling with you; how long you've been there; what you have already done and haven't done yet; what you're going to do there. Use Popplet (6/8 pictures) and Screencast-o-matic.
https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptOVpCVjVSSkdlSFU/edit?usp=sharing

MargaridaQ.
Tema: Citations dauteurs franais Ano: 9 ano Aula de 45m Objetivos: Motivar os alunos para a leitura; Pesquisar autores franceses; Utilizar as TIC; Adquirir hbitos de pesquisa autnoma. Apresentar os trabalhos em Popplet. Competncias: Inferir informaes a partir de elementos contextuais dos documentos; Usar um documento como suporte para a elaborao de outros instrumentos de trabalho; Recolher informaes de fontes diversas; Organizar, ordenar, completar uma tarefa. Atividades: Apresentao utilizando o Popplet para introduzir o tema; Breve explicao do funcionamento da ferramenta Popplet; Pesquisa de alguns dados. TDC Construo de um popplet com citaes de autores franceses. Apresentao dos trabalhos. http://popplet.com/app/#/1589116

Teresa Matos
7 ano contedo: Identificao pessoal Objetivos gerais: compreender um texto oral

https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptYmhGT0thdWRYNlU/edit?usp=sharing

Carmo Pereira
NVEL DE ENSINO: 8 ano TEMA: Hbitos e costumes CONTEDOS TEMTICOS: O alojamento As divises da casa; Os mveis dos diferentes espaos da casa; Os objetos e os utenslios especficos de um determinado espao da casa. CONTEDOS LEXICAIS, MORFOLGICOS E SINTTICOS Vocabulrio especfico sobre o tema; As preposies e locues prepositivas; A frase enftica e exclamativa. OBJETIVOS: Descrever uma parte da casa (quarto, sala, cozinha, sto, entre outros); Identificar mveis e objetos da casa (de um dado espao especfico da casa); Situar os mveis e objetos no espao e em relao uns aos outros; Expressar uma apreciao positiva ou negativa sobre um dado espao da casa.

METODOLOGIA: Utilizao de um screencast-o-matic que servir de modelo ao trabalho a desenvolver pelos alunos. RECURSOS: Computador e projetor; imagens da Web e ou particulares; ferramenta Web screencast-o-matic: http://goo.gl/7gWl4B TEMPO: 45 minutos (presenciais) AVALIAO: Participao e envolvimento dos alunos; Realizao da atividade solicitada. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE/PROCEDIMENTOS Projeo de um documento screencast-o-matic (visualizao da imagem mas sem som). Identificao do espao (quarto) e dos respetivos mveis e objetos pelos alunos. Projeo do screencast-o-matic na ntegra. Apreciao dos alunos relativamente ao espao (arrumao/desarrumao) Explicao da atividade a desenvolver pelos alunos na aula: 1) Escolha de um espao da casa a descrever em funo da existncia de uma fotografia pertencente ao aluno ou imagem (recursos da Web); 2) Descrio do espao referindo os mveis e os objetos existentes (em suporte escrito: tpicos) 3) Localizao dos mveis/objetos no espao fsico e posio relativamente uns aos outros; 4) Apreciao valorativa ou negativa do espao descrito. Explicao dos objetivos da atividade a desenvolver, extra-aula, com recurso ferramenta screencast-o-matic.

https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptaVZlekJjYWtmNEk/edit?usp=sharing

Isabel Nunes
Disciplina: Francs Ano / Nvel : 9 ano, nvel III Unidade : Urbanismo e qualidade de vida - La Tour Eiffel

Competncias gerais: - Sensibilizar-se de alguns aspetos culturais /civilizacionais da lngua francesa; - Ser capaz de utilizar de modo eficaz os recursos lingusticos disponveis em diferentes contextos de comunicao; - Desenvolver competncias essenciais de comunicao em lngua francesa. Competncias especficas: - Aprofundar alguns conhecimentos referentes cultura francesa; - Dar direes e indicar a localizao; - Falar da cidade; - Aprender a falar no passado. Obs. Pretende-se que este vdeo sirva de guio para um trabalho individual sobre a Torre Eiffel a apresentar oralmente pelos alunos, considerando as caratersticas fsicas e traos culturais deste monumento, assim como, contextualizando-o na cidade de Paris.

https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIpteEY1dWFnZnZ5U1U/edit?usp=sharing

Margarida Cardoso
Contextualizao- Complete the blank spaces (Farm Animals) and read out the text completed to your colleagues so they may correct them.

https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptSGhRbDc5SXh0Y3M/edit?usp=sharing

Madalena Nunes
1. Criei um vdeo no Screencast-O-Matic, intitulado Valentines Day; 2. Contexto Preparao/motivao dos alunos para a prxima celebrao cultural anglo-saxnica; 3. Metas Curriculares: a. Compreenso oral/Listening: i. Compreender textos simples ii. Identificar palavras e expresses em canes e textos audio/audiovisuais; iii. Compreender sons, entoaes e ritmos da lngua iv. Identificar o contedo principal do que ouve e v; b. Leitura/Reading i. Identificar informao essencial em textos variados c. Domnio intercultural/Intercultural Domain i. Conhecer aspetos culturais de pases de expresso inglesa Valentines Day; ii. Estabelecer o contraste cultural entre a sua cultura e a cultura da lngua alvo 4. O meu vdeo serviria de guia para o trabalho que eles tero de realizar. 5. Os trabalhos finais sero publicados na pgina do facebook Peres Treling

https://drive.google.com/file/d/0B5sn6RHleIptbW9NQ3pBZmpRY3M/edit?usp=sharing

Potrebbero piacerti anche