Sei sulla pagina 1di 6

tica e Deontologia da Comunicao

Aborto e tica Utilitarista

Discente: Andr Pedro n120233012 2 ano

Aborto
a interrupo da gravidez atravs da remoo prematura de um embrio, causando dessa forma a sua morte. O aborto pode decorrer de duas formas, espontnea ou induzida, causando o final da gestao e trmino da atividade biolgica do embrio. Aborto espontneo Corresponde ao aborto que ocorre involuntariamente, ou seja, expulso no intencional do feto antes das 20 semanas de gestao. Aborto induzido Corresponde interrupo voluntria da gravidez, ou seja, causado pela ao humana.

tica Utilitarista
A tica utilitarista uma norma que estabelece a ao ou inao de modo a criar o bem-estar de todos os seres envolvidos. Esta tica caracteriza-se pelo princpio do bem-estar mximo. Princpio do bem-estar mximo - Agir sempre de forma a produzir a maior
Figura 1 - John Stuart Mill

quantidade de bem-estar. Tem origem nas obras dos filsofos Jeremy Bentham e John Stuart Mill, segundo a qual uma ao moralmente correta se promover felicidade a todos os indivduos envolvidos e condenvel se causar infelicidade. Esta doutrina gerada como um critrio geral de moralidade que deve ser aplicada s aes individuais, polticas, econmicas, sociais e judicirias. Avalia uma ao em funo das suas consequncias. Bentham mostra o conceito central da utilidade no primeiro captulo do livro Introduo aos princpios da moral e legislao.

Princpios

fundamentais

da

tica

utilitarista:

Princpio do bem-estar O objetivo da ao o bem-estar.

Consequencialismo A tica utilitarista no se preocupa com as qualidades


morais do agente, mas sim com as consequncias que so a sua base. Uma ao pode ser moral ou imoral, dependendo se as suas consequncias so boas ou ms

Princpio da agregao Corresponde quantidade global de bem-estar


produzido, ou seja, o que conta a maior quantidade de bem-estar, sendo necessrio, por vezes, diminuir o bem-estar de uma minoria, a fim de criar bem-estar a uma maioria.

Princpio de otimizao A tica utilitarista impe a maximizao do bemestar geral como um dever.

Imparcialidade e universalismo Neste princpio, os sofrimentos e os


prazeres tm o mesmo grau de importncia, independentemente dos indivduos envolvidos. O bem-estar de cada um tem o mesmo grau dentro do clculo do bem-estar geral.

Clculo Utilitarista

O clculo da moralidade de uma ao toma em conta as suas consequncias sobre o bem-estar do maior nmero de pessoas. Pe a possibilidade de se calcular as consequncias de uma ao e avaliar o seu impacto sobre o bem-estar das pessoas.

Incalculabilidade
consequncias.

das

consequncias

Os crticos tica utilitarista colocam alguns problemas no clculo das

Incerteza As consequncias de uma ao s se podem determinar de certeza, depois de a ao acontecer. Pois, um ato supostamente moral, poder tornar-se imoral quando surgirem as suas consequncias e vice-versa. Infinitude impossvel determinar um nmero de consequncias, pois se uma ao causa uma consequncia, e se essa consequncia causa outra, ento foi a primeira ao, indiretamente, que tambm causou a segunda consequncia.

Aborto abordando a tica utilitarista


Singer gera o bem-estar atravs de satisfao de preferncias pelo que identifica a tica utilitarista com o princpio da igualdade na considerao de interesses. De acordo com o princpio da igualdade os interesses dos envolvidos na ao tm a mesma importncia, gerando assim uma melhor satisfao de interesses.
Figura 2 - Peter Singer

Sencincia a aptido de sentir prazer ou dor.

Para Peter Singer, a principal preocupao a maximizao do bem-estar dos envolvidos, ou seja, da mulher grvida e do feto. At uma fase definida da gravidez, o feto um ser sem sensibilidade dor, ou seja no senciente, ento nesse caso, s podemos falar do bem-estar da grvida, podendo esta optar por abortar, se assim, o desejar, no prejudicando o filho e por exemplo, no diminuindo o seu nvel de vida.

Contudo, estimados os interesses em questo, o aborto foi tolervel, mas se a mulher no tivesse abortado e o seu filho tivesse uma longa vida e compensatria, teria resultado num menor bem-estar dos envolvidos no sendo compatvel com a tica em questo. Todavia Singer lembra que num mundo com excesso de populao, essa mesma objeo no teria muito interesse, porm, se formos por a, muitas mulheres teriam a obrigao de abortar at que o nmero de populao descesse para o ideal. No qual poucos defensores do movimento pr-escolha a aceitariam. Pr-escolha movimentos que defendem a liberdade individual das mulheres, podendo esta optar por ter o filho, ou abortar se assim desejar.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto http://pt.wikipedia.org/wiki/Utilitarismo http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/utilitarismo.html http://pedrogalvao.weebly.com/uploads/6/6/5/5/6655805/pgaborto.pdf

Potrebbero piacerti anche