Sei sulla pagina 1di 2

Departamento de Cincias Fsico Naturais

Geologia 10. ano Preparao 3. Teste

Biologia e Geologia
Ficha de trabalho n. 2 Assunto: Sistema Solar

Nome:
Robot Curiosity encontra pistas de mudanas na atmosfera de Marte O robot da NASA com o tamanho de um carro, Curiosity, est a dar contributos significativos para a compreenso da evoluo da atmosfera de Marte, planeta que pode ter perdido grande parte da sua atmosfera original. A descoberta do que aconteceu com a atmosfera marciana vai ajudar os cientistas a avaliar se o planeta j foi habitvel. A atmosfera atual de Marte 100 vezes mais fina do que a da Terra. Um conjunto de instrumentos a bordo do robot analisou amostras da atmosfera recolhidas perto do local "Rocknest", na Cratera Gale. Os resultados destas anlises, realizadas pelo instrumento SAM (Sample Analysis at Mars), sugerem que a perda de uma frao da atmosfera, resultante de um processo fsico que favorece a reteno de istopos mais pesados de certos elementos, tem sido um facto importante na evoluo do planeta. Os primeiros resultados do SAM mostram um aumento de 5% nos istopos mais pesados de carbono nas molculas de dixido de carbono atmosfrico em comparao com as estimativas dos rcios isotpicos presentes durante a formao de Marte. Este enriquecimento em istopos mais pesados, em relao a istopos mais leves, sugere que o topo da atmosfera pode ter sido perdido para o espao interplanetrio. Os istopos de rgon tambm mostram enriquecimento relativo do istopo pesado, tendo por referncia estimativas anteriores da composio da atmosfera, elaboradas com base no estudo de meteoritos marcianos na Terra. Os cientistas admitem que, no passado distante de Marte, o seu ambiente pode ter sido bem diferente, com gua e uma atmosfera mais espessa.

A composio atual da atmosfera de Marte est representada no grfico da figura 1. Alm do estudo da atmosfera marciana, o SAM tambm levou a cabo as medies mais sensveis de sempre na procura de metano, CH4, em Marte. Os resultados preliminares revelam pouco ou nenhum metano. O metano uma molcula particularmente relevante pois pode funcionar como indicador qumico de vida. Na Terra, o metano pode ser produzido por processos biolgicos e por processos no-biolgicos. O robot Curiosity, a par do estudo da atmosfera, vai tambm estudar o solo de Marte para definir o grau de habitabilidade deste planeta. O SAM vai analisar a sua primeira amostra Figura 1 slida nas prximas semanas, comeando a busca por compostos orgnicos nas rochas e no solo da Cratera Gale. A anlise de minerais portadores de gua e a busca e estudo de carbonatos (CO23 ) so prioridades para as futuras investigaes do SAM. Adaptado de www.nasa.gov.
1. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correta.

Mapas obtidos pelas diversas sondas marcianas revelam que o hemisfrio norte, com menos crateras de impacto, mais recente e que o hemisfrio sul, com mais crateras, mais antigo. Do ponto de vista tectnico, atualmente Marte um planeta (A) ativo. (B) inativo. (C) mais ativo no hemisfrio norte do que no hemisfrio sul. (D) mais ativo no hemisfrio sul do que no hemisfrio norte.
2. Selecione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. A terra considerada um sistema ________ e verifica-se que ________ uma interdependncia entre os quatro subsistemas que a constituem. (A) fechado [] existe (B) aberto [] no existe (C) fechado [] no existe (D) aberto [] existe Teste de Avaliao de Biologia e Geologia Verso 2 Pgina 1

3. Selecione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Relativamente a Jpiter, Marte tem um perodo de rotao _______ e apresenta ________ massa. (A) (B) (C) (D) idntico [...] maior menor [...] maior idntico [...] menor maior [...] menor

4. Selecione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Marte possui dois satlites naturais, Fobos e Deimos, que apresentam uma forma irregular. provvel que estes dois corpos rochosos se tenham desviado da ________, tendo sido capturados pelo campo ________ de Marte. (A) (B) (C) (D) cintura de asterides [...] gravitacional cintura de Kuiper [...] gravitacional rbita de Jpiter [...] magntico cintura de asteroides [...] magntico

5. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correta. Para a elevada quantidade de dixido de carbono da a tmosfera de Marte contriburam (A) (B) (C) (D) processos de diagnese. a formao de extensas camadas de calcrio. vulces como o Monte Olympus. processos fotossintticos.

6. Selecione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correta. A lua um satlite que apresenta (A) (B) (C) (D) feldspatos que conferem tonalidade escura aos continentes. mares lunares em que predominam basaltos. uma atmosfera densa onde predomina o vapor de gua. um campo magntico que interfere com o campo magntico terrestre.

7. Faa corresponder a cada uma das afirmaes de A a E o termo respetivo do constituinte do sistema solar, indicado na chave: Afirmaes A. Corpo que orbita em torno de um planeta principal. B. Corpo sem luz prpria, com elevada dimenso e com baixa densidade. C. Corpo rochoso que se desloca entre as rbitas de Marte e de Jpiter. D. Corpo diferenciado e com caratersticas essencialmente rochosas. E. Corpo que resiste atmosfera terrestre e que pode ser recuperado. Chave I. Asteride II. Cometa III. Meteoro IV. Meteorito V. Planeta gasoso VI. Planeta telrico VII. Planetesimal VIII. Satlite 8. Nos ltimos anos tm-se descoberto novos corpos celestes, quer por clculos matemticos gravitacionais e devido ao comportamento da matria e da luz no espao, quer pelo estudo da expanso das ondas de energia originadas pelas supernovas. No entanto, de entre todos os planetas conhecidos, apenas a Terra tem condies compatveis com a vida. Explique de que forma as condies do planeta Terra permitem, a existncia de vida.

Bom trabalho!!! Teste de Avaliao de Biologia e Geologia Verso 1 Pgina 2

Potrebbero piacerti anche