Sei sulla pagina 1di 17

Captulo 1 A economia de mercado Produo o Execuo de atividades visando o lucro e a satisfao das necessidades atravs da troca.

. o Necessidades humanas individuais Corporais Absolutas: necessidades biolgicas (alimentao, reproduo, abrigo) Relativas: associadas ao que o meio social cria como necessidade (roupas da estao, por exemplo) Espirituais: Educao e cultura Sunturias: Luxo Evidencia a diferena entre as classes: O que luxo em uma, bsico em outra. Necessidades coletivas Derivadas da vida em comunidade Educao, transporte, planos de urbanizao, servios de comunicao

Como atender a tais necessidades? Com a produo de bens e servios. Bens o o Livres: quando no implicam sacrifcio ou esforo para obteno Econmicos: Requerem esforo humano, por isso possuem um valor indicado pelos preos Sociedades pretritas produziam para o autoconsumo. As sociedades atuais produzem visando o lucro

Fatores de produo o Trabalho Esforo humano Para analisar o potencial produtivo, deve-se estudar a populao, levando em conta fatores como densidade demogrfica, distribuio espacial, condies de sade e educao, contingente humano rural e urbano, estrutura sexo-etria, estoque humano em relao s taxas e natalidade, mortalidade e migrao, e a qualificao da mo-deobra. Consideramos a populao inbil economicamente quando temos pessoas entre 0 e 14 anos, maiores de 60, incapazes fsica ou intelectualmente entre 14 e 60 anos. Da populao hbil por sua vez exclumos donas de casas, estudantes e pessoas que desenvolvam atividades econmicas sem remunerao.

Recursos Naturais So extrados da natureza para aquisio ou transformao e outros bens. O homem faz uso do solo e subsolo para obteno de vegetais e minerais Recursos hidrolgicos que fornecem gua e energia, alimentos, matrias-primas e vias de transporte Os recursos naturais so dinmicos (caem no uso e desuso. Assim como no elemento trabalho onde existe a distino entre hbeis e inbeis tambm devemos ter observar que nem todo recurso natural passveis de explorao pelo homem.

Capital Estoque de capital de uma nao=capital acumulado na economia Bens de capitais passveis de renovao: riqueza tangvel renovvel. Entende-se as mquinas, veculos, instalaes industriais, agrcolas, estradas, ferrovias, edifcios pblicos, moradias, escolas, entre tantos outros. O processo de reposio destes capitais conhecido como custos de depreciao do capital. Bens e servios Bens e servios de consumo: satisfao das necessidades humanas Bens e servios intermedirios/ matrias-primas e insumos: destinam- se a sofrer certas alteraes em processos produtivos futuros para se converterem em bens finais Bens de capital: so os produtos finais como bens de consumo, seu destino no a satisfao imediata das necessidades mas a produo de outros bens. Ou seja, so bens dedicados produo de outros bens. Aparelho produtivo Compreende o conjunto de todas as unidades produtivas do sistema. No processo produtivo as entidades organizadas em unidades produtoras (privado ou pblico) utilizam-se de fatores de produo e bens intermedirios para a produo de bens ou servios mediante uma tcnica de produo (processo de produo) numa unidade produtora. A venda da prpria mo-de-obra para estas unidades corresponde ao capital humano organizados em diferentes especificaes. Esta organizao diferenciada em especializaes de produo e especificaes do trabalho realizado constitui a diviso social do trabalho. E o conjunto das unidades produtoras forma o aparelho produtivo e classificada segundo o seu grau de processamento e elaborao de seus produtos: setor primrio (atividades ligadas a natureza na produo de bens primrios), secundrio (modificao e transformao de bens) e tercirio (prestao de servios). Por ltimo,somos apresentados definio de fluxo real e nominal. O fluxo real corresponde oferta/produto e o fluxo nominal corresponde demanda/renda.

Captulo 2 Economia de mercado Origem e destino da produo

O fluxo real ( Oferta/Produto) pode ser dividido em Consumo ( C) e Capital (I). O consumo refere-se a todos os bens e servios de consumo e o capital ao mercado de capital. o Os bens e servios de consumo destinam-se ao consumo das famlias, e o capital que corresponde s empresas ser empregado novamente no aparelho produtivo para repor a parte desgastada do capital antes empregado. A isso damos o nome de investimento de reposio. O restante destina-se a ampliar o estoque de capital, aumentando a capacidade produtiva do sistema, o que chamamos de investimento lquido. A soma dessas duas parcelas atribumos o nome de investimento bruto. O fluxo nominal (demanda/renda) por sua vez dividido entre: o Renda de trabalho (salrios e ordenados) e renda da propriedade (lucros, juros, alugueis o Toda essa parafernlia junta forma a repartio funcional da renda. E ai como fica? Bom acontece que o destino de tudo isso ou o consumo ou a poupana (vem pra caixa voc tambm vem /) pois ento pra terminar teremos a seguinte equao: Y= C+S. Falando no bom portugus:renda igual a consumo mais poupana.

o o o o o o o

DEFINIES IMPORTANTES - Funo de produo: fatores de produo + matria-prima necessria para obteno de um dado volume de produto. - Produto: soma de todo o valor produzido de bens e servios em um dado pas e um dado perodo de tempo. - O valor do produto idntico ao da renda porque a renda a contrapartida nominal do produto. - Famlia= detentora dos fatores de produo e da renda. Lembrando que parte dela consumida e parte investida. - Poupana= renda no consumida - As unidades produtoras precisam de uma demanda e de uma oferta intermediria no aparelho produtivo. Essas so chamadas transaes intermedirias. (Estamos falando daquelas empresas que por exemplo compram ferro,transformam em peas para venderem para outras empresas que por sua vez vo transform-las em carros). - Servios de fatores: prestao de servio de trabalho e utilizao do capital e dos recursos naturais. - Os produtos finais so a soma de todos os bens e servios (finais ou no) produzidos pela nao (valor bruto da produo) menos os gastos totais com a aquisio de insumos. - Os preos refletem os custos de produo e o montante esperado.

o o

Captulo 4 Prova chegando por isso a vai uma nova postagem. Mais uma separao de conceitos que um resumo j que explicar essa matria fica difcil!

Conceitos importantes: -> Adam Smith : Para ele cada nao deveria se especializar na produo de mercadorias para as quais existissem vantagens absolutas,com custos mais baixos (Lei econmica). -> David Ricardo: As naes deveriam se especializar na produo de bens que apresentassem vantagens relativas (Teoria dos custos comparados). Para comear vamos ter em mente o seguinte: o valor de cada moeda nacional dado pelo cmbio com o dlar. Ento, de se esperar que certos pases possam ter uma moeda "mais forte" ou "mais fraca". O fato que nenhuma moeda consegue competir de igual para o igual com o US$ e seu poder de compra portanto vai variar. Essa ideia de manter o dlar como uma referncia para o restante dos pases vem do fim da Segunda Guerra mundial quando o FMI e os Estados Unidos fixaram o valor de suas moedas baseadas nas reservas de ouro e de dlares americanos.

O segundo pressuposto importante que nenhum pas produz tudo o que precisa,nem consome tudo que produz. Por isso so realizadas importaes e exportaes de mercadorias,bens e servios. Quando se exporta,d se naturalmente uma entrada adicional de renda uma vez que mercadorias do pas foram negociadas com outras naes. J quando so feitas importaes o que acontece a sada de renda interna,ou seja,um determinado valor foi pago para adquirir mercadorias. Essas transaes so chamadas Balano de pagamentos internacionais. Ainda falando da entrada e sada de bens temos tambm os chamados donativos,que um pas concede ao outro como servios de trabalho,turismo,seguros,transportes,ajuda humanitria,etc. A grande questo a ser lembrada aqui o seguinte: essas transaes so um fluxo real e como vimos nos captulos anteriores h em contrapartida um fluxo norminal. E qual seria? Ouro,divisas,financiamentos internacionais,etc.

Conceitos importantes: Transaes bilaterais: So as exportaes e as importaes que implicam recebimentos e pagamentos internacionais. As transaes reais so registradas no balano de transaes correntes,e as nominais so registradas no balano de capital. Transaes unilaterais: Tendo como o exemplo os donativos o registro feito da seguinte forma: se for em mercadoria, duplamente registrado,tanto os donativos que entraram no pas quanto aqueles que saram. Se os donativos forem financeiros tero seu registro no Balano de Capital e no Balano de transaes correntes.

As transaes correntes podem ser divididas em: balano comercial (exportao de mercadorias,menos importaes de mercadorias). Balano de servios e donativos (exportaes menos importaes de servios e donativos - fretes,seguros,juros,alguel de filmes,turismo,etc) e Saldo do balano de Transaes correntes (soma entre Balano comercial e Balano de servios e donativos,que igual poupana lquida do exterior). Se a diferena entre entradas (-) e sadas (+) for negativa,significa que houve um aumento lquido real na disponibilidade do pas,uma vez que o resto do mundo nos enviou mais bens e servios do que recebeu de ns. Em outros termos,uma "poupana lquida do exterior".

Balano Capital: Contm entradas de capital (com sentido positivo,representando dbitos contrados no exterior. Ex: ouro monetrio,emprstimos,financiamentos,etc) e sadas de capital (com sentido negativo,representando crditos e financiamentos concedidos ao exterior. Ex: financiamentos ao exterior,amortizao da dvida externa). A diferena entre entrada e sada de capitais d o saldo do balano de capital. Assim quando o saldo de transaes correntes for positivo o saldo da conta de capitais ser negativo,significando que estamos financiando o resto do mundo em montante igual ao supervit de transaes correntes . Ser positiva a conta de capital se o restante do mundo estiver financiando nosso dficit em transaes correntes.

SOBRE MECANISMOS DE CONTROLE/ ORGANISMOS INTERNACIONAIS

-> Foram criados porque alguns tipos de relaes internacionais exigem maior controle,sendo assim executados,organizados,fiscalizados ou orientados por esses mecanismos.

FMI: Criado com objetivos de facilitar a expanso do comrcio internacional,assegurar a estabilidade cambial,conceder crditos e financiamentos para solucionar dficits de balanos de pagamentos,etc.

BIRD: Destinado a conceder emprstimos e financiamentos para projetos e programas de desenvolvimento econmico e para reconstruo* (isso no contexto em que foi criado,ps Segunda Guerra Mundial)

GAAT: Acordo geral de tarifas e comrcio. Tinha o objetivo de reoganizar o comrcio e baixar os impostos aduaneiros,para com isso liberar trocas internacionais.

UNCTAD: Organismo internacional que tenta intervir politicamente sobre o problema da deteriorao dos preos das exportaes,financiamento do comrcio e exerccio do poder discricionrio dos pases ricos (mais tarde substitudo pela OMC - Organizao mundial do comrcio).

SOBRE OUTROS MECANISMOS

-> Tarifas aduaneiras : So os impostos de importao. Eles podem ser: Ad valorem - estabelece uma porcentagem sobre o valor dos bens importados ou exportados. Especfica - estabelece um valor especfico de imposto para cada tipo de produto. Base mista - compreende a taxao ad valorem e especfica

-> Taxa cambial: Estabelece o preo nacional de uma moeda estrangeira. Pode ser nica quando se estabelece uma s taxa para toda transao e mltipla se como instrumento seletivo de importaes e exportaes,entrada de capital,etc,forem institudas distintas taxas para distintas transaes ou diferentes produtos.

Existem ainda outros instrumentos de controle como acordos,controles quantitativos e qualitativos (que estabelecem critrios seletivos para importaes,tempo mnimo de permanncia de investimento,cotas de mistura de insumos nacionais,etc. Captulo 4 Parte 2 Segunda parte do "resumo",vamos retomar uma ideia j bem conhecida e repetida milhares de vezes por aqui. Nenhum pas produz tudo o que precisa,por isso existem as relaes internacionais de troca. preciso saber porm que o nvel de necessidade/dependncia de suprimento externo varia. Podemos avaliar isso de acordo com uma coisa linda chamada Coeficiente de abertura comercial do sistema (relao entre montante das exportaes (X) ou importaes (M) e o PIB (Y).

-> Pases com grandes mercados possuem coeficientes baixos. Isso se deve dotao mais diversificada de recursos naturais,maior dimenso de seus mercados internos e tamanho e diversificao da capacidade produtiva industrial. -> Pases pequenos e mdios apresentam coeficientes altos pois sua dependncia externa para completar sua oferta muito mais alta e diversificada,exigindo elevadas importaes,e obviamente tambm elevadas exportaes para pag-las.

-> Um fato interessante que pases com produo especializada em produtos manufaturados de alto valor no mercado internacional (avies,mquinas,eletrnicos,etc) levam uma vantagem adicional na troca de produtos de alto valor agregado por alimentos ou matrias-primas.

BALANO DE PAGAMENTOS

Nos registros do Balano de pagamentos no figuram as importaes ou exportaes de trabalho humano ou de recursos naturais mas sim a prestao de seus servios. Chamamos de entrada de servio real os servios prestados por fatores de propriedade de residentes no exterior.

Fator trabalho = valor do servio prestado e seu pagamento Recursos naturais = valores dos servios prestados e seus respectivos pagamentos (ou recebimentos). Fator capital = Distinguido entre capital real e financeiro. O capital real representado pelo conjunto de bens de capital e pelos servios derivados da utilizao de direitos de propriedade comercial,de tecnologia e ainda pelos servios prestados pela utilizao de capital pertencente a residentes no exterior (entrada real) ou de nacionais prestados ao exterior (sada real).

-> No balano de capital so registradas as contrapartidas financeiras das transaes reais (toda entrada e sada de ouro monetrio e de divisas,capitais de risco,emprstimos,financiamentos,etc).

-> As migraes podem ser interpretadas com transferncia de "Potencial produtivo" de um pas a outro. Uma vez dentro de um pas eles constituem a fora de trabalho nacional. Porm entra a um conceito apresentado na primeira parte deste resumo: esses imigrantes vo gerar um nus para o pas nos donativos remetidos seus familiares no exterior.

Conceitos importantes:

Capital financeiro autnomo - movimentao de capitais que independem do resultado do balano de transaes correntes. Capital financeiro compensatrio - So aquelas operaes realizadas especificamente com o objetivo de regularizar uma situao de desequilbrio no balano de pagamentos,isto ,para equilibrar o dficit (ou supervit) decorrente de transaes correntes no coberto por capitais autnomos.

A concluso de tudo isso que somados os rendimentos recebidos e deduzidos os rendimentos pagos ao exterior,a soma ser denominada de "renda lquida do exterior",que representa sempre um nus (excesso de pagamentos) para pases subdesenvolvidos e um acrscimo renda interna para desenvolvidos. Depois de deduzir essa renda interna finalmente teremos a "renda nacional",ou seja,a renda que chega efetivamente nas mos dos residentes nacionais de um pas.

IMPLICAES REAIS QUE AS TROCAS INTERNACIONAIS CAUSAM NA ECONOMIA

- As exportaes fazem parte da produo total de um pas e portanto delas depende o nvel de atividade da economia.

- As exportaes constituem uma varivel externa economia uma vez que a atividade exportadora depende de demanda internacional.

- Se a demanda internacional apresenta-se com crescimento dinmico,isso significa na economia nacional um aumento do nvel de renda e do emprego interno com o crescimento das exportaes.

- Se a demanda internacional se apresentar estagnante ou mesmo cadente a economia nacional pode se defrontar com uma sria ameaa de retrao econmica (queda de produo e do emprego).

ANLISE DA ESTRUTURA DA PAUTA DE EXPORTAES DE UMA ECONOMIA

-> Permite uma primeira aproximao do grau de desenvolvimento de uma economia.

- Podemos dividir a pauta de exportaes em: matrias primas (a),alimentos (b) e produtos manufaturados (c).

- Quando maior for a participao relativa dos bens de tipo "a" (matrias-primas),maior ser o grau de subdesenvolvimento e menor o grau de industrializao.

- Se bens de tipo "c" (produtos manufaturados) tiverem maior participao na pauta de exportaes isso pode ser um indicador de maior desenvolvimento.

- Pases pobres so tipicamente importadores de bens manufaturados e os desenvolvidos de alimentos e matrias-primas.

EXAME DE PAUTA DE IMPORTAES

-> Visto na estruturao de bens de consumo,intermedirios e de capital

- Exportaes: comandada pela demanda internacional

- Importaes: dependem da demanda interna,ou seja da demanda final para consumo ou da derivada do nvel de atividade interna (esta implica uma manuteno ou mesmo aumento das importaes de insumos e bens de capital).

- Quando se fala em exportaes e importaes num prisma tecnolgico existe uma dependncia de pases subdesenvolvidos de importao.

- As importaes so financiadas pelas exportaes

- Os preos relativos dos manufaturados normalmente so crescentes ou estveis,enquanto os preos dos produtos primrios sofrem tendncia "secular" queda ou estagnao motivadas por excesso da oferta internacional ou pela descoberta de produtos sintticos que substituem os primrios.

- A relao entre a evoluo relativa dos preos dos produtos de exportao e a dos de importao denominada ndice de relao de trocas que se expressa assim: IRT= IPX/IPM. Calculada a evoluo ou tendncia das relaes de troca podemos avaliar o poder de compra das exportaes multiplicando-se a relao acima pelo volume das exportaes (X). Assim temos: PCx = IRT (X).

COMO CALCULAR A CAPACIDADE DE IMPORTAR DE UM PAS

Poder de compra das exportaes + entradas de capital estrangeiro - sadas de capital estrangeiro - renda lquida do exterior = capacidade de importar bens e servios (excludos os servios de fatores j computados na renda lquida exterior).

Importante: a capacidade para importar que possibilita a manuteno do fluxo de importaes prioritrias e consequentemente a prpria manuteno e expanso do nvel interno da renda e do emprego.

CONCLUSO SOBRE SALDO DE TRANSAES CORRENTES

-> Sempre que o saldo de transaes correntes for negativo,significa que o resto do mundo "desviou fatores e recursos produtivos" transformados em bens e servios para a economia nacional,uma vez que saldos negativos reais (transaes correntes) tm como contrapartida saldos positivos financeiros (conta de capital). Ao contrrio,quando o saldo de transaes positivo,a poupana igual ao investimento nacional,mais o "investimento" que o pas faz no exterior representado este pelo excesso de bens e servios reais exportados.

DVIDA EXTERNA

-> Representada pelo saldo acumulado devedor do pas para com o resto do mundo,representado pelos emprstimos e financiamentos obtidos e no resgatados.

- > Tendo a capacidade de pagamento gerada pelas exportaes,e deduzindo as importaes e a renda lquida um pas obtm um saldo que se positivo permite o pagamento do servio anual da dvida externa - as amortizaes e juros - e se negativo ser obrigado a contratar novos emprstimos

Captulo 5 O SETOR PBLICO

A crise 1929 obrigou que diversas medidas fossem tomadas para recuperar a economia. Entre elas,foi necessrio que o Estado passasse a intervir de maneira mais consistente nas relaes econmicas do pas.

-> O Estado deve manter o pleno emprego e o nvel de renda atravs dos investimentos pblicos

-> O Walfare State uma poltica criada depois de 1929 e da Segunda Guerra. Ele uma transformao do prprio Estado a partir das suas estruturas, funes e legitimidade, uma resposta demanda por servios de segurana scio-econmica. Inclui (sade,educao,seguro-desemprego,previdncia,etc).

-> Setor pblico: conjunto de entidades tipicamente governamentais. Pode ser dividido em: rgos de administrao (defesa social,legislao,administrao pblica,etc) e unidades produtoras de bens e servios (agrega setores produtivos: primrio,industrial e servios).

-> Setor privado - definido por duas entidades: famlias e empresas.

TTULOS E FORMAS DE ATUAO DO SETOR PBLICO

-> Atuao direta: Atuao coercitiva ou atua diretamente produzindo,comprando ou vendendo bens e servios. Mais especificamente so aes do tipo:

- Produtora: gera fluxo de bens e servios,compra e vende bens e servios intermedirios - Captadora de rendas: recolher lucros,aluguis,rendas tributrias,emprstimos compulsrios,etc - Utilizadora de renda: aquisio de bens e servios (gasto pblico) - Regulamentao coercitiva: instituio de dispositivos regulamentares com que o Estado elimina possibilidades de escolha ou discusso por parte dos demais agentes (famlias e empresas).

-> Atuao indireta: atividades pblicas exercidas num sentido de aconselhamento,orientao.

Noes importantes: -> O setor pblico condicionado a produzir bens e servios para atender a necessidades coletivas. -> Pode-se falar em autonomia relativa do gasto pblico uma vez que excetuada a parte de sua produo que vai ao mercado (transporte,escolas pblicas pagas,ao,petrleo,etc) resta ainda o poder coercitivo do Estado,exercido basicamente via tributao para cobrir os gastos efetivos de produo. -> No liberalismo a concepo que se fazia do Estado como agente interventor da atividade econmica se restringia s suas funes clssicas e assim sendo ele era tido como "consumidor" de recursos produtivos do sistema,da vir a ser denominado "Estadoconsumidor". A partir da crise de 1929 ampliou sua funo para "Estado-produtor". -> Oramento pblico: Previso peridica das possibilidades de captar rendas do sistema e realizar gastos.

AS RENDAS DO SETOR PBLICO

- Rendas tributrias: impostos diretos e indiretos,contribuies sociais,taxas, - Rendas derivadas de atividades produtivas: juros,lucros (de bancos e empresas pblicas) - Rendas patrimoniais: aluguis,aplicaes financeiras,etc - Transferncias: contribuies previdncia social e outros.

FONTES DE CAPTAO DE RECURSOS PELO SETOR PBLICO

-> Utilizadas quando as fontes mencionadas acima no so capazes de saldar os gastos governamentais ou quando no h um programa especial de investimento ou gasto pblico

- Emprstimos e financiamentos - Emisses de papel-moeda - Emisses de ttulos de dvida pblica

Conceitos-chave: Impostos indiretos= tributao sobre os atos de produo e utilizao de bens e servios. Este regressivo.

Impostos diretos = Cobrados segundo os nveis de rendimento e propriedade das pessoas. Este progressivo.

GASTOS PBLICOS

-> Consumo governamental: Compreende o total de gastos com compras de bens e servios de consumo,pagamento ao funcionalismo civil e militar. -> Gastos correntes: transferncias que o governo faz s famlias,na forma de penses a inativos,auxlio-natalidade,subsdios ao consumo ou produo,juros da dvida pblica e outros. -> A diferena entre rendas correntes e despesas correntes resultar num supervit ou dficit. Positiva ou negativa essa ser a poupana bruta do governo. -> As empresas pblicas podem ser dividas em deficitrias e lucrativas. As deficitrias no tm lucros ou prejuzos,e portanto so equilibradas. Como o foco no a lucratividade,elas transferem menores custos a seus usurios. As lucrativas proporcionam a acumulao de capital no prprio setor pblico,financiando sua expanso.

Captulo 6 Ento galera,iniciamos esse captulo falando sobre os meios de pagamento. Eles so uma ferramenta criada pelos homens para efetuar trocas de maneira bem menos problemticas que as trocas diretas. Assim,esse instrumento deveria ser aceito por todos,ser durvel,ter facilidade de transporte,dificuldade de fraude,etc. No demorou muito at que utilizassem metais preciosos e mais tarde,com sua escassez metais menos valiosos mas algum componente de ouro ou prata. Com essa nova moeda era possvel comprar (meio de pagamento),guardar para uma futura compra (reserva de valor) ou us-la como padro p/preos,custos,lucros,salrios,etc (unidade de conta). Ah,se antes as moedas eram feitas de ouro puro ou prata pura e agora foram substitudas por metais menos nobres,passou-se ento a depositar a quantidade de ouro e prata a que equivaliam em seus rgos emissores (bancos). Resumindo: os bancos produziam moedas metlicas e papis mas tinham uma reserva de ouro e prata equivalente em seus cofres,essa era a moeda papel. O tempo passou e os banqueiros perceberam que a reserva em ouro/prata raramente era resgatada,ento passaram a emitir papel-moeda. Essas emisses no podiam ser convertidas de fato em ouro/prata mas a circulao era garantida pelo governo. Isso acontecia em situaes extremas,de guerra por exemplo mas recentemente o poder pblico passou a emitir papel-moeda sem ter reserva ouro/prata equivalente.

Bom,e se voc no tiver dinheiro e ainda sim precise fazer alguma compra? Entra a o financiamento!

O financiamento um crdito concedido que no implica uma pagamento imediato (contraprestao),conta com ajuda de terceiros e para consegui-lo preciso apresentar alguma garantia,seja um aval ou a vinculao com algum bem (carro,casa,etc).

Mas voltando aos meios de pagamento .... Os meios de pagamento so constitudos de vrias espcies e variam de acordo com o grau de liquidez, (velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa) podemos cintar como exemplo o papel-moeda e o cheque.

Com a abertura da economia,o grande problema enfrentado pelos pases fixar suas taxas de cmbio de acordo com a moeda nacional,mas essa discusso continua na prxima postagem. Os meios de pagamento e sua formao

O saldo total do valor monetrio das moedas metlicas e das notas de dinheiro emitidas formam o PME = papel moeda emitido. Mas como vimos em sala,parte desse dinheiro fica

retido, o chamado Encaixe do Banco Central (EBC). Do contedo restante temos o PMPP papel moeda em poder do pblico. Para analisar os agregados monetrios de um pas criou-se a BASE MONETRIA,que constitui a soma do PMPP + as reservas bancrias.

-> Os depsitos a prazo no so considerados meios de pagamento imediatos porque no podem ser movimentados por cheques a qualquer momento (no possuem uma caracterstica de imediata mobilidade)

Multiplicador Keynesiano: O multiplicador keynesiano no outra coisa seno um efeito de segunda ordem sobre o sistema econmico criado pelo investimento. Quando um investimento feito, ele permite um aumento proporcional ao seu tamanho na produo e por consequncia haver um impacto maior sobre os ganhos. As receitas so ento usadas de duas maneiras: em primeiro lugar se transformam em poupana, e a outra em gastos. A parte poupada fica por um tempo indefinido fora do circuito do consumo enquanto a outra parte reinjetada, que estimula a produo, alcanando ento os benefcios esperados, portanto, os tomadores de deciso so os principais determinantes do investimento. O estimulo da demanda por investimento, ento, depende da propenso a poupar dos agentes econmicos. Quanto maior a parcela da renda do investimento gasto, a mais produo estimulada.

Expanso secundria dos meios de pagamento

Refere-se expanso bancria desencadeada por novos emprstimos,que vai gerar aumento dos depsitos vista (moeda escritural) e no no saldo do PMPP. A ideia resume-se ao pressuposto de que bancos precisam emprestar para crescerem ainda mais. Quando mais se empresta,mais dinheiro rende, o multiplicador bancrio. O poder de expanso dos depsitos vista limitado por "vazamentos de depsitos" - fuga de dinheiro de cada emprstimo adicional a ttulo maior reteno de papel-moeda pelo pblico,maior demora em relao ao emprstimo/depsito/emprstimo,depsitos adicionais,etc. Ateno: o multiplicador bancrio funciona tambm no sentido negativo,contraindo os depsitos vista sempre que ocorram excesso de retiradas de depsitos do sistema.

O papel-moeda

O papel-moeda emitido de acordo com as necessidades impostas pelo volume das transaes. O aumento de emisses ocorre quando:

- h um aumento da renda nacional - um saldo positivo na balana de transaes correntes c/o exterior - em operaes de redesconto no Banco Central,etc.

Outras noes importantes:

- Financeirizao: se desenvolveu a partir da crise de 1970 (que aconteceu de incio nos EUA e depois se alastrou pelo mundo)

Mercados financeiros e entidades intervenientes

- A principal entidade do sistema financeiro e monetrio o Banco Central,responsvel por executar e fiscalizar as polticas monetrias. O Banco Central o "banco do governo" porque depositrio dos recursos monetrios nacionais e internacionais de propriedade do governo e sua primeira fonte de financiamento. O BC tambm o "banco dos bancos" porque o depositrio oficial de depsitos de propriedade dos bancos. Tambm seu principal agente financiador.

- Bancos comerciais : recebem depsitos vista e prazo,realizam financiamentos a curto e a mdio prazo

- Bancos de investimento: Seus financiamentos e emprstimos se vinculao de capital. Depsitos a longo prazo,

- Caixas econmicas: funes semelhantes a bancos comerciais,financiamentos a longo prazo (principalmente na rea habitacional).

- Fundos de penso: instituies privadas que recebem contribuies de empregados e empregadores e aplicam esse recurso no mercado financeiro.

- Outras captadoras de recurso de longo prazo: bolsa de valores e sociedade corretoras de ttulos e valores

Financiamentos

- Vou arriscar aqui uma definio de financiamentos: so transaes que contam com crdito de terceiros - Essas e tantas outras operaes financeiras tm custos,expressos por taxas de juros que podem variar de acordo com o tempo de concesso (curto,mdio,longo prazo),tipo de empresa,tipo de atividade,tipo de bens envolvidos (durveis ou no durveis),etc;

Tipos de financiamentos: - financiamentos produo: financiamento destinado no transao final uma vez que os bens e/ou servios encontram-se ainda em estgio de produo.

- financiamento p/a formao de capital: So concedidos a longo prazo e os tomadores s iniciam seu pagamento algum tempo depois que a nova unidade produtora estiver funcionando e produzindo

- financiamento p/estocagem de bens: decorre de problemas na entressafra de produtos agrcolas,perodo muito longo de produo,distncia entre produtores e usurios,etc. A estocagem requer e pressiona o sistema por financiamentos para sua manuteno.

- financiamento para aquisio de bens e servios de consumo: estimulado pelo desejo de consumo,cresceu muito a partir de 1960;

-> Outros instrumentos: carto de crdito

Potrebbero piacerti anche