Sei sulla pagina 1di 65

editorial

Agenda Cultural Lisboa


NOVEMBRO 2011/N. 251

PAULO SOEIRO DE CARVALHO DIRECTOR MUNICIPAL dE ECONOmIA E INOVAO

EDiO

Cmara Municipal de Lisboa


VEREaDORa DO pElOURO Da cUlTURa

Catarina Vaz Pinto


DiREcTOR MUNicipal DE cUlTURa

Francisco Motta Veiga Agenda Cultural


DiREcTOR

Francisco Motta Veiga


EDiTORa EXEcUTiVa

Paula Teixeira
EDiTOR

Lisboa: Iniciativa, Criatividade e Paixo


O esprito empreendedor, a criao e implementao de novas ideias de negcio, de novos conceitos e empresas, algo que apenas se consegue fazer com um forte esprito de iniciativa, muita criatividade e principalmente muita paixo. quando estamos a fazer aquilo que mais gostamos que nos sentimos realizados e que muitas vezes nos superamos. Estou convicto que Lisboa vai iniciar uma nova era na qual esta criatividade, o esprito de iniciativa e esta paixo iro contagiar a cidade e contribuir para que novos conceitos, experincias, produtos e servios possam nascer e orescer, tornando a cidade mais atractiva e competitiva. Esta mudana ser impulsionada por um conjunto de projectos e iniciativas que iro aumentar a luminosidade criativa e empreendedora de Lisboa. Gostava de destacar a abertura da nova Incubadora da Baixa Start-up Lisboa -, a qual queremos que seja o ponto de partida para a constituio de um ecossistema de espaos de incubao e acelerao de ideias e empresas em Lisboa. Lisboa tem vindo a assumir-se como uma cidade de eleio para a partilha e difuso de ideias, estando agendados vrios eventos ao longo da Semana Global do Empreendedorismo. A estes eventos junta-se o reforo dos programas de empreendedorismo nas escolas, a constituio de uma rede social de inovao da cidade de Lisboa, e a armao crescente de espaos de coworking . Acredito que Lisboa ser um espao cada vez mais estimulante, criativo e inovador, um local de eleio para a experimentao de novas ideias e projectos, onde um nmero cada vez maior de pessoas poder fazer aquilo que gosta e para o qual tem talento.

Luis Almeida dEa


EDiTORa DE IMaGEM

Anabela Becho
DiREcO DE aRTE

Jorge Silva/ Silva!Designers


DEsiGN

Tiago Morais
COLABORA O

Diogo Moutela
Na capa

Sara Vargas por Humberto Mouco


COORDENaO

Madalena Tavares
cOpY DEsK

Sara Ferreira
REDacO

Ana Figueiredo Anabela Becho Cristina Engrcia Filipa Santos Isabel Guedes Rui Cintra Tiago Estvo
fOTOGRafia

Francisco Levita Humberto Mouco


RElaEs PBlicas E pUBliciDaDE iNsTiTUciONal

Raquel Antunes
ciRcUlaO E assiNaTURas

Rodrigo Dmaso
PUBliciDaDE

Ana Proena Just Media / 210 939 695


iMpREssO

Multiponto, S.A.
DisTRiBUiO

JMTOSCANO, LDA
TiRaGEM

45000 exemplares
DEpsiTO LEGal

40722/90
PERiODiciDaDE

Mensal
N. DE REGisTO DE PUBlicaO PERiDica

ICS123619 Todas as informaes para a Agenda Cultural devem ser enviadas at ao dia 5 de cada ms.
REcOlha DE iNfORMaO

Rua do Machadinho,20 1249-150 Lisboa Tel. 218 170 628 agenda.cultural@ cm-lisboa.pt www.agendalx.pt

ndice
AGENDA cULTUR AL LIsBOA NOVEmBRO 2011 P.4 REpORTAGEM
is a bel pin to

Incubadora de ideias
P.12 ARTEs

Frida Kahlo
P.24 cINcIA

Sillicon Valley comes to Lisbon


P.30 cINEMA

Ophiussa
P.38 DANA

Ballet National Marseille


P.44 ENTREVIsTA

Pilar del Rio


P.54 MsIcA

Cleen Feed festival


P.66 TEATRO

A farsa da rua w
P.68 ENTREVIsTA

Sara Vargas
P.66 VIsITAs GUIADAs

Bastidores
P.84 cRIANAs

Ovelhas clandestinas
P.0 SECO P.112 O BAIRRO

Ttulo

Madragoa
P.116 pAIsAGEM

Casa dos Bicos


P.120 MUNDO LX

Paula Ribeiro Ricardo Pereira


P.124 EspAOs

The Independente Hostel & Suites


P.126 FUTURO

P.56 ENTREVIsTA

Guitarra portuguesa

Aldina Duarte

Novembro

Incubadora de ideias
Se pretende criar um projecto ou uma empresa, mas tem falta de meios, dvidas ou receios, damos-lhe uma boa notcia: j no est sozinho! A cidade conta agora com uma plataforma municipal que promete dinamizar o panorama nacional atravs do apoio a novas ideias. Apostando nas reas do empreendedorismo e da inovao, a nova Incubadora da Cmara Municipal de Lisboa pretende armar-se como um plo fundamental no desenvolvimento da cidade e do pas. Instalada no corao de Lisboa (Rua da Prata, 78-86), a Incubadora actua ao nvel da criao e do desenvolvimento de novas empresas, associaes ou projectos atravs da combinao de infraestruturas e servios de apoio especializados; possui um programa de pr-incubao, desenvolvimento do plano de negcios atravs de tutoriais com prossionais especializados, formao especca e restrita, eventos de networking e actividades complementares; e dispe ainda de um programa de incubao, consultoria especializada e acompanhamento por mentores, disponibilizando igualmente espaos (desde 10 m2 at 40 m2) equipados para a instalao dos projectos. Nesta fase de arranque da Incubadora, fomos conhecer quatro projectos que integram j este programa inovador LisbonLovers, cvFilm, MOBI.E e Beta-i. Ideias, precisam-se! Nada melhor do que a criatividade para combater o pessimismo (ainda que justicado) da conjuntura actual.

Reportagem a n a b e l a b e c ho Fotograa f r a nc i s c o l e v i t a

cvFilm
Se procura emprego, a cvFilm pode ter uma soluo criativa e original para se apresentar ao mercado de trabalho oferecendo um servio que alia o currculo tradicional ao audiovisual. A cvFilm oferece a produo e a realizao do currculo em vdeo, em quatro produtos pr-denidos: Soft, Pro, Bio e Venture, que vo ao encontro de necessidades e desejos especcos.
Claquete, t-shirt LisbonLovers

Beta-i
A crena de que o futuro empresarial passa necessariamente pela partilha de informao e pela rede de contactos marca a actuao da Beta-i. Associao sem ns lucrativos, arma-se como uma plataforma de criatividade e de inovao, fomentando o desenvolvimento empresarial atravs da organizao de eventos que promovem a troca de conhecimentos aos nveis nacional e internacional.
Tangram (jogo que atravs de diferentes combinaes das suas peas permite criar diversas guras ou objectos),t-shirt LisbonLovers

MOBI.E
Os pontos de carregamento para veculos elctricos que foram j colocados um pouco por toda a cidade resultam da pesquisa e do desenvolvimento da MOBI.E, que oferece tambm uma plataforma informtica que permite gerir a rede e os carregamentos atravs de um sistema inteligente. O mundo e o ambiente agradecem. A to (mal)falada economia tambm.
Ficha elctrica, t-shirt LisbonLovers

LisbonLovers
Alm da linha de merchandising que integra t-shirts, canecas, sacos e porta-chaves, entre muitos outros produtos de design inovador , a LisbonLovers realiza eventos temticos e possui um website que funciona como um guia da cidade, aconselhando os melhores locais de Lisboa em diversas reas, como a restaurao, hotis, comrcio e cultura.
Caneca e t-shirt LisbonLovers

10

artes Subtil violncia


ROBERTO HUARCAYA
GALERIA PALCIO GALVEIAS
anabela becho

11

O Prximo Futuro est de volta a Lisboa, este ano com uma forte ligao cidade de Paris. Exposies, conferncias e seminrios, entre outras actividades, marcam a agenda desta edio. Neste contexto, o Palcio Galveias acolhe a exposio Subtil Violncia do fotgrafo peruano Roberto Huarcaya, apresentada pela primeira vez em Portugal. Com curadoria de Antnio Pinto Ribeiro, a proposta de Huarcaya (Lima, 1959) resulta de um projecto de investigao centrado no imaginrio visual das referncias histricas da comunidade peruana que so, nas palavras do fotgrafo, propostas que nos vo dando pistas, informao sobre diversas coordenadas temporais, espaciais e formais, sobre este lentssimo processo de misturas, desenvolvimento e tenso, de mudanas constantes, que levam o pas a transitar, de um modo disperso, para esse propsito de se constituir como nao. O Prximo Futuro um programa de cultura contempornea da Fundao Calouste Gulbenkian co-produzido, nesta edio, com o Thtre de La ville de Paris, em parceria com a Casa da Amrica Latina e com o apoio da Cmara Municipal de Lisboa e da Embaixada do Per.

16 DE NOVEMBRO A 15 DE JANEIRO DE 2012  Campo Pequeno / 217 803 043 / www.proximofuturo.gulbenkian.pt

Frida Kahlo
as suas fotograas

14

15

artes

artes

3
1. Frida Kahlo
Desde muito cedo, Frida Kahlo (1907-1954) relacionou-se de uma forma simultaneamente destemida e intimista com a fotograa, olhando a objectiva de frente sem pestanejar. Alm da pintura, foi atravs da fotograa que a artista mexicana registou a sua vida e o seu corpo acidentados. A Casa da Amrica Latina traz a Lisboa uma exposio, Frida Kahlo As Suas Fotografias, que rene 257 fotograas do imenso acervo da Casa Azul/Museu Frida Kahlo, comissariada por Pablo Ortiz Monasterio.

4
2. Casa Azul
A Casa Azul foi cenrio de muitas das suas sesses fotogrficas. A exposio Frida Kahlo As suas Fotografias organizada segundo seis temas principais: Os pais: Guillermo e Matilde; A Casa Azul; O Corpo Acidentado; Os Amores de Frida; A Fotografia; A Luta Poltica: O Olho de Diego. A mostra, de inegvel valor histrico, apresenta igualmente o olhar de Man Ray, Brassai e Tina Modotti, entre muitos outros.

3. O Acidente
Em 1925, aos 18 anos, Frida sofreu um acidente que a obrigou a car imobilizada durante meses. A partir desse dia, a sua vida cou condicionada pelos largos perodos de internamento e pelas intervenes cirrgicas. Apesar disso, nunca deixou de desenhar e de pintar, expressando o que lhe ia na alma. As fotograas que foi reunindo ao longo dos anos serviram de companhia el para exorcizar a solido e como ferramenta indispensvel para a sua pintura.

4. Diego Rivera
De temperamento apaixonado, Frida Kahlo dedicou-se aos amores da sua vida: a famlia, os amigos, os animais de estimao, a pintura e os amantes, sobretudo a Diego Rivera, com quem casou duas vezes. A relao de Frida com o tambm pintor mexicano foi tumultuosa e intensa, representando um dos maiores estmulos do seu trabalho.
4 DE NOVEMBRO A 29 DE JANEIRO DE 2012  Palcio Pimenta, Campo Grande, 245 / 217 513 200

16

17

artes

artes

As piores ores: desenho (1990-1996)


JOS LOUREIRO
CULTURGEST

A minha fraqueza muito forte


RUI CHAFES
GALERIA JOO ESTEVES DE OLIVEIRA

Com um ttulo que remete para As Flores do Mal, clebre livro de poemas de Baudelaire, a exposio rene cerca de 300 desenhos que Jos Loureiro realizou entre 1990 e 1996, na sua grande maioria nunca mostrados at hoje. Comissariada por Miguel Wandschneider e organizada de uma forma cronolgica, As Piores Flores (Galerias

1 e 2) d a conhecer um corpo de trabalho fundamental da obra do artista, permitindo compreender a pesquisa que o levou do campo da gurao para a abstraco. A mostra revela, alm da grande diversidade de temas, tcnicas e registos estilsticos, a intemporalidade e a grande consistncia do desenho de Jos Loureiro. A B

Mais conhecido pelas suas esculturas poderosas, dramticas e emotivas, onde o negro uma presena constante, Rui Chafes (Lisboa, 1966) dedica-se igualmente ao desenho. A Galeria Joo Esteves de Oliveira, vocacionada em exclusivo para os trabalhos sobre papel, d a conhecer o lado mais oculto do artista, desvendando a subAT 17 DE NOVEMBRO Rua Ivens, 38 / 213 259 940

tileza do trabalho em desenho, raramente mostrado, do escultor. Delicado, de linhas quase evanescentes, o desenho de Chafes simultaneamente forte, sensual e inquietante, revelando o universo singular da sua obra que tem sempre presente referncias directas aos imaginrios do Romantismo Alemo e do Gtico. A B

AT 22 DE JANEIRO DE 2012  Rua do Arco do Cego / 217 905 155

infer no

18

19

artes
INAUGURAM Alecrim 50 Arte Moderna e Contempornea
Manuel Caeiro - 33 de Fama Instalao Nuno Cera - O Passageiro Fotograa Samuel Rama - Site Size Desenho, fotograa, escultura Tatiana Blass Acidente Pintura, escultura, vdeo
At 28 Jan

artes
Fbrica do Brao de Prata
Em Tudo Quanto Olhei Fiquei em Parte Colectiva de fotograa Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa Fotograa, desenho Casa Colectiva de fotograa Rui Dias Monteiro - Caia Caa Fotograa Lugar e Fotojornalismo Colectiva de fotograa
2 a 27 Nov

Harun Farocki Trs Duplas Projeces Instalao


At 6 Nov Ter a Sex: 10h-19h, Sb, Dom: 14h-19h

Viagens. O Tesouro da Vidigueira. Lacas Namban e de Outras Paragens


At 29 Nov

Appleton Square

Toms Colao - Baseado em Fatos Reais II Pintura


8 Nov a 15 Jan Ter a Sex: 11h-19h, Sb: 11h-14h

Galeria Prova de Artista


Daniel Bilbao Pintura
24 Nov a 15 Jan

Cyrillo e o Programa de So Sebastio da Pedreira Desenho


At 29 Jan Ter: 14h-18h, Qua a Dom: 10h-18h

Ana Prez-Quiroga - O Mundo nas Suas Verdadeiras Cores Instalao


At 12 Nov Ter a Sb: 15h-20h

Casa-Museu Medeiros e Almeida


Henrique Cayatte - O Triunfo de uma Vida Documental

At 30 Jun Seg a Sex: 13h-17h30, Sb: 10h-17h30

John Akomfrah Mnmosyne Instalao


At 19 Nov Qua a Sb: 13h-19h

Arquivo Municipal de Lisboa Fotogrco

Maria Lusa Sanz Pop Stop Pintura e grca original


At 22 Nov Seg a Sex: 10h30-20h, Sb: 15h-20h

Pickpocket Gallery

Alt Fabrik

Alexandre Duarte - Estou !? Fotograa


19 Nov a 31 Dez

Casa dos Aores em Lisboa

Hermano Noronha Eu Fotograa


At 5 Nov Ter a Sb: 15h-19h

Luis Vieira Baptista Terra, Mar e Maravilhosa Natureza Pintura


A partir de Nov

Joana Villaverde Uo Side own/De Pernas para o Ar Desenho


At 31 Dez

Inux Contemporary Art


Soly Ciss - Bestirio Pintura
12 Nov a 17 Dez Qua a Sb: 14h-19h

Rodrigo van Zeller Objectos de Desejo Ricardo Passaporte Filthy & Fancy Fotograa
1 a 15 Nov

Carlos Carvalho Uns Olham, Outros Esperam, Alguns Caminham Fotograa


At 25 Nov Seg a Sex: 10h-18h30

Chiado 8 Arte Contempornea

Pedro Morais MA A Dana dos Pirilampos


At 30 Dez Seg a Sex: 12h-20h

Hackfresse 2012 Colectiva de fotograa


24 a 26 Nov Qui, Sex: 18h-20h, Sb: 15h-20h

BES Arte & Finana

Culturgest

Fbrica Feauters

Aparies A Fotograa de Grard Castello Lopes 1956-2006 Fotograa


At Dez Seg a Sex: 9h-21h

Jos Loureiro As Piores Flores Desenho


At 22 Jan Seg a Sex: 10h-18h, Sb, Dom, Fer: 14h-20h

33 Trabalhos da vida de Luiz Duran Vencer a Distncia Cinco Sculos de Comunicaes em Portugal Histria dos Correios e Telecomunicaes em Portugal Mala Posta Reconstituio do percurso do correio e passageiros numa estao de Muda do sc. XIX Casa do Futuro O impacto das novas tecnologias no nosso quotidiano e na sociedade actual
Seg a Sex: 10h-18h, Sb: 14h-18h, ltima Qui: 10h-22h

Arte Contempo

Casa do Alentejo
Diana Mestre Pintura
2 a 24 Nov

Sustraccin Colectiva de arquitectura


6 Nov a 11 Dez Seg a Dom: 10h-20h

IMAGERIE - Casa de Imagens

Martinho Costa 48 Retratos Pintura, Vdeo


3 Nov a 3 Dez Qui a Sb: 14h30-19h30

Marques Valentim e So Passos Colectiva de pintura


26 Nov a 16 Dez Seg a Dom: 10h-22h30

Fabula Urbis

Anamor Fotograa, aguarela


1 Nov a 31 Dez Seg a Dom: 10h-20h

Guille Lasarte Constructing Images, Constructing Identities Fotograa


7 a 30 Nov Seg a Sex: 14h-18h

Round the Corner

Passagen-erk ou como uma Ideia Romntica se Corrompe pela Periferia Colectiva


19 a 30 Nov Seg a Sb: 11h-20h

Biblioteca Arquitecto Cosmelli SantAnna

Espao Avenida

Galeria Antiks Design


Ana Fonseca - Viagem Pitoresca e Histrica a Portugal Desenho, instalao
At 19 Nov Seg a Sb: 13h-21h

Manuela Vidal Imagens de uma Vida Pintura


At 11 Nov Seg a Sex: 10h-16h

Straight Ahead and Then Turn Colectiva


At 6 Nov Qui a Dom: 15h30-20h

Atelier Concorde

Rui Mouro Smoke Kiss Vdeo


2 a 23 Nov Ter a Dom: 15h-20h

Casual Lounge Caff


Liseta Niza - Entre o Cosmo e as Razes Pintura
15 Nov a 8 Jan

Fundao Calouste Gulbenkian

Instituto Cervantes de Lisboa

Biblioteca Cames
Luis Castro Ilustrao Biblioarte
Nov e Dez 10 Nov a 22 Dez

Cristina Rosado Experiencias Pintura


At 13 Nov Ter a Sex: 12h-2h, Sb: 15h-2h, Dom: 15h-24h

Doris Salcedo Plegaria Muda Escultura Paisagem na Coleco do CAM


12 Nov a 22 Jan

scar Fernndez Orengo - La Escena Cotidiana Fotograa


2 Nov a 16 Dez Seg a Qui: 11h-19h, Sex: 11h-14h30

Sopro Projecto de Arte Contempornea


Manuel Furtado dos Santos Elementa Pintura, fotograa
17 Nov a 10 Dez Ter a Sb: 15h-20h

Espao Fundao PLMJ


Joo Pedro Vale - English As She Is Spoke Instalao
At 10 Dez Qua a Sb: 15h-19h

Galeria Antnio Prates


Gabriel Garcia Por A Pintura
At 26 Nov Seg a Sex: 11h-20h, Sb: 15h-20h

CIDADE UNIVERSITRIA Homem Cristo, Vida e Obra Documental


At 31 Dez Ter a Sex: 10h-20h, Seg, Sb: 13h-20h

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia

Espao RC

Galeria de Arte Urbana

Labirintos Obras da Coleco do CAM


At 17 Nov

Museu da Cidade

Teatro Villaret
Nov e Dez

Sidelines Design
At 27 Nov Seg a Sb: 10h30-18h

Joo Penalva Videograa


At 31 Dez

Frida Kahlo - As Suas Fotograas Fotograa


4 Nov a 29 Jan Ter a Dom: 10h-13h/14h18h, encerra Fer

Figurinos de Storytailors Design

Ricardo Casimiro Cntico Negro Cermica


At 10 Dez Sex e Sb: 14h-19h

Casa da Achada Centro Mrio Dionsio


Sonhar com as Mos O Desenho na Obra de Mrio Dionsio Desenho

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia


GRANDELLA Angelina Martinho - Festa no Mar Pintura

Edifcio Central da Cmara Municipal de Lisboa


Antnio Jlio Duarte - Voluntariado Fotograa
3 Nov a 5 Dez Seg a Sex: 8h-20h

A Perspectiva das Coisas. A Natureza-Morta na Europa 1840 1955


At 8 Jan

cONTINUAM A Arte da Terra

Estdio

A Rua Continua CREYZ, Vanessa Teodoro e Joo Maio Pinto (em co-autoria), YOUTH ONE, Jos Carvalho, RECAN, EIME e KEBEKUA Grafti
Todos os dias

Museu da Marioneta
O Museu Ilustrado Colectiva
27 Nov a 31 Dez

Paulo Miguel Lopes Abstracts Pintura


At 26 Nov

Galeria ArtLounge
Uiso Alemany Pintura, Gravura
At 30 Nov

LHtel Gulbenkian, 51 Avenue dIna. Memria do Stio


At 22 Jan Ter a Dom: 10h-18h

Exposio de Prespios
At Dez Ter a Sb: 11h-20h, Dom: 11h-18h

At 20 Abr Seg, Qui, Sex: 15h-20h, Sb, Dom: 11h-18h

3 a 30 Nov Seg a Sex: 10h-17h30

Espao das Artes

Alunos da ArteIlimitada no Museu da Marioneta Colectiva


At 13 Nov Ter a Dom: 10h-13h/ 14h-18h

Casa da Amrica Latina

Fundao Arpad Szenes - Vieira da Silva

Carpe Diem

Ricardo Casimiro - Criar 8 Cermica


5 Nov a 30 Jan Ter a Sb: 14h-18h

Galeria Monumental
3 Nov a 17 Dez Ter a Sb: 15h-19h30

A Galeria/Atelier
Jorge Calero Pintura
At 30 Nov Seg a Dom: 16h30-20h

Gabriela Bettini - Algunas de aquellas historias Pintura, desenho


At 4 Nov Seg a Sex: 9h30-13h, 14h-18h30

Transies - Honrar o Passado, Seguir em Frente Colectiva


At 13 Nov Seg a Dom: 10h-18h, Encerra Ter

Galeria Baginski

Ana Vidigal - Estilo Queen Anne


At 5 Nov Ter a Sb: 14h-19h

Mina Anguelova - Suspenso Pintura

Max Frey - Kinetic Objects Instalao Catarina Simo - Fora de Campo: arquivo cinematogrco de Moambique Instalao
30 Nov a 28 Jan

Espao DArtes
8 a 25 Nov

Colectiva de Pintura e Fotograa Colectiva de Pintura


At 4 Nov Seg a Sex: 10h-18h

Galeria Palcio Galveias


Roberto Huarcaya - Subtil Violncia Fotograa
16 Nov a 15 Jan

Museu Nacional de Arte Antiga


Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750) Escultura
15 Nov a 30 Mar

Antiga Cadeia do Aljube


A Voz das Vtimas Documental
At 31 Dez Ter a Dom: 10h-18h

Casa Fernando Pessoa


Caseiro - Orphelia Reclinada Fotograa

Fundao Portuguesa das Comunicaes

Galeria Caroline Pags

Carlos Noronha Feio Trying to Reach Point Zero Instalao

Info: 213 964 179 (Fundao Mrio Soares)

At 31 Dez Seg a Sb: 10h-18h

MUSEU DAS COMUNICAES FPC Living Lab: Experincias Visuais de Futuro Exposio na rea das Tecnologias de Informao e Comunicao

Do Moderno Colectiva de design Jeanine Cohen - Keeping Things Pretty Straight Fotograa
At 26 Nov Seg a Sb: 15h-20h

20

21

artes
Galeria Filomena Soares
Ins Botelho Presena Inectida Instalao Herbert Brandl Schnwetterstress Pintura
At 12 Nov Ter a Sb: 10h-20h

artes
Galeria Tapearias de Portalegre
Colectiva
At 30 Nov Seg a Sex: 13h-19h30

Livraria Barata

Princpio Colectiva de pintura, escultura


At 29 Nov Seg a Sb: 9h-23h, Dom: 10h-19h

Museu do Combatente
At Jan

Armanda Alves - A Fora da Cor Arte Moderna e Contempornea Colectiva de Pintura


At Dez

Museu da Presidncia da Repblica

Urban Science

Curso de Pintura
Seg: 16h30, 18h30, 20h30

Galeria Z dos Bois


Gonalo Pena Pintura
At 30 Dez Qua a Sb: 15h-23h

Encontros de Estado 19102010 O Tempo da Repblica Propaganda e Repblica


Ter a Dom: 10h-18h

Filomena Morim Viagens Pintura


At 19 Nov Ter a Sex: 15h-20h, Sb: 16h-21h

Arts & Crafts


Qui: 18h-20h

Centro de Recreio Popular do Bairro


Curso de Pintura Info: 966 037222
Seg a Dom: 15h-23h

Info: 939067111

Lumiar Cite

Galeria Joo Esteves de Oliveira


Rui Chafez - Inferno (A Minha Fraqueza Muito Forte) Desenho

Harun Farocki A Cruz e a Prata Vdeo


At 27 Nov Qua a Dom: 18h-22h

Gallery at Krypton
Tosco Stopmundo Grafti
At 6 Jan Seg a Sex: 9h30-18h

Guerra do Ultramar 50 Anos Depois O Combatente Portugus no Sculo XX Histria da Aviao Militar
Seg a Dom: 10h-18h

Observatrio Astronmico de Lisboa


Tempos de vista - O Espao em Paralaxe Colectiva
At 17 Dez Qui, Sex e Sb: 14h-18h

Who Galeria

Associaode Residentes de Telheiras

Cermica Bairro Alto


Cursos de Cermica, Porcelana e Esmalte
Horrio Laboral e Ps-Laboral

Pedro Sottomayor Less Design


At 5 Nov Ter a Sex: 10h-19h, Sb: 15h-19h

Pintura emAcrlico, leose Aguarela Cursos


Ter: 15h15-19h30, Qua: 10h-12h

Inf. 919 492 318

Mdulo

At 17 Nov Seg: 15h-19h30, Ter a Sb: 11h-19h30

Giefarte

What a Show, Everyone was Terric! Pintura


At 8 Nov Ter a Sb: 15h-20h

Museu da Electricidade

Galeria Pedro Cera


Gil Heitor Corteso Wallpaper Pintura

Miguel Rondon - Cinco Anos. Jardim Botnico Pintura


At 19 Nov Seg a Sex: 11h-20h

MUDE Museu do Design e da Moda


Morte ao Design! Viva o Design!
At 15 Jan

Edgar Martins - The Time Machine Fotograa Jos Loureiro - Boso de L, uma Pintura Pintura
At 11 Dez

Palcio Nacional da Ajuda

cONFERNcIAs Arte Ilimitada

Ateli de Arte Psicoterapia & Arte


Ateli de Arte
Qua: 20h-22h, Qui: 10h-12h

Clube Estefnia

Trao e Pintura de Azulejos e Modelao de Barro


Ter: 14h15-16h45

Jaime Silva - Um Olhar sobre o Palcio Pintura


At 27 Nov Seg a Ter, Qui a Dom: 10h-17h30

Info: 918 207 671

Info: 919 981 288

At 15 Nov Seg a Sex: 10h-18h30

Hotel Novotel Lisboa


At 15 Jan

J ulio Sarmento - What Makes a Writer Great Documental


At 31 Dez Ter a Dom: 10h-18h

A Performance da Imagem Conferncia por Liliana Coutinho


10 Nov: 18h45

Ateli Chamote Fino


Seg a Sex 14h-17h, Sb: 10h-13h

Clube do Optimismo
Aulas de Pintura
Qui: 18h-20h
ia

Cursos de Cermica, Cursos de Pintura sobre Azulejo Info: 969 578 860

Galeria Pedro Serrenho


Jorge Humberto Joh Pintura
At 5 Nov Ter a Sb: 11h- 20h

Colectiva de Outono 2011 Pintura, escultura, desenho

Kukas Uma Nuvem que Desaba em Chuva


At 19 Fev

Pente 10

Jet e Oli, uma Fotograa Fotograa


At 5 Nov Ter a Sb: 15h-19h30

cURsOs A Galeria/Atelier
ia

Escola de Artes Vera Santos Silva


Curso de Escultura
Sb: 15h-19h, Seg e/ou Qua: 16h30-18h30, 18h3020h30

Instituto Francs de Portugal

Filipe Alarco 3 Edio Creative Lab


At 15 Jan

Museu da Msica

Ateli Melcio
Curso de Pintura de Vero
Seg e Qui: 14h30-16h30 Qui, Sex

Galeria Quadrum

Alexandra do Carmo Tudo foi Captado (Mesmo os Movimentos do Cabrito) Desenho


At 22 Jan Ter a Sex: 10h-19h, Sb, Dom: 14h-19h

Andr Graa Gomes - Um condenado morte escapou Desenho


At 26 Nov Seg a Sex: 8h30-21h, Sb: 8h30-13h

NICO E MLTIPLO. 2 Sculos de Design


Ter a Qui e Dom: 10h-20h, Sex e Sb: 10h-22h

Um Rei Trovador - 750 Anos do Nascimento de D.Dinis Documental


At 31 Dez Ter a Sb: 10h-18h

Perve Galeria

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura Info: 967 521 886

Fernando Lemos Desenho Diacrnico


At 3 Dez Seg a Sb: 14h-20h

Curso de Desenho e Pintura Geral


Dom: 9h-13h, Ter e/ou Qui: 14h30-16h30, 16h3018h30, 18h30-20h30, 20h30-22h30

Instituto de Seguros de Portugal

Galeria Ratton

Graa Morais Tempo de Cerejas e Papoilas Trs os Montes 2011-09-07 Pintura, desenho
At 11 Nov Seg a Sex: 15h-19h30

Os Seguros em Portugal Da Fundao Modernidade Documental


Seg a Sex: 9h30-16h30

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva


Maria Joo Ribeiro -Terra em Flor Cermica
At 27 Nov Seg a Sex. 10h-17h Encerra Ter

Museus da Politcnica

Pedro Portugal - Gabinete da Politcnica O Importantrio Estetoscpico Instalao


At 18 Dez Ter a Sex: 10h-17h, Sb e Dom: 11h-18h

Plataforma Revlver

Academia de Artes e Tecnologias

Ateli MF

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos


Ter, Qui: 10h30-12h, 18h30-20h

Viajantes & Viagens de Fotgrafos Fotograa


At 11 Nov Ter a Sb: 14h-19h30

Desenhar&Pintar Lx, Fotografar X, Cermica, Pintura em Azulejo Organizao: Modo B Info: 922 025 297
ia

Info: 912 576393

Curso de Ilustrao e Banda Desenhada


Seg, Qua: 16h30-18h30

Ateli Santa Runa


Sb: 11h-13h

Curso de Fotograa Digital


Seg, Qua: 18h30-20h30

Workshop de Mosaicos Info: 934 188 287

Instituto Superior Tcnico


Duarte Pacheco - Do Tcnico ao Terreiro do Pao
At 23 Nov Seg a Sb: 10h-20h

Museu Nacional dos Coches


Ter a Dom: 10h-18h

Quadrado Azul

Museu do Chiado

Galeria Reverso
Marc Monz Joalharia
At 24 Nov Seg e Sb: 14h-18h, Ter a Sex: 11h-19h

Junta de Freguesia de Carnide


Csar Roussado
At 10 Nov Seg a Sex: 9h30-19h30

Prmios AICA (1981-2011), Uma Leitura Possvel da Arte Portuguesa Arquitectura


At 22 Jan

Os Carrinhos de Passeio dos Pequenos Prncipes

Colectiva de Artistas da Galeria Desenho, fotograa Fernando Lanhas Pintura


At 10 Nov Ter a Sb: 13h-20h

AnjoDesign - Design e Restauro


ia

Curso Avanado de Desenho e Pintura Anatmica/ Figurativa


Seg, Qua: 20h30-22h30
ia

Workshops de Fotograa

Arte Ilimitada

Bssola Criativa Centro de Estudos e Artes


Atelier de Pintura e Desenho
Ter, Qui: 18h15-19h30, Sb: 10h-11h30

Museu Nacional de Etnologia

Galeria de So Mamede
Victor Costa Pintura, desenho
At 8 Nov Seg a Sex: 10h-20h, Sb: 11h-19h

Kunsthalle Lissabon

Rodrigo Oliveira A Primeira Pedra (e Todas as Outras Mais) Instalao


At 20 Nov Ter a Dom: 10h-18h

Religiosidade em Vidro cones Romenos


At 10 Jan Ter: 14h-18h, Qua a Dom: 10h-18h

Sociedade Nacional de Belas-Artes

NOV# VanGogh/A Natureza-Morta na Europa, Gulbenkian


5 Nov: 14h-17h 6 Nov: 14h-18h

Escola Superior de Artes Decorativas - ESAD

Portugal. 30 Anos de Arquitectura e um Prmio Arquitectura


At 3 Dez

Cruzamentos Interculturais na Construo da Arte Contempornea


8 Nov a 13 Dez Ter: 19h-20h30
ia

Mariana Silva - A Organizao das Formas Vdeo


At 5 Nov Qui a Sb: 15h-19h

Museu Nacional do Traje


Finalistas de Escultura 2010-2011 da FBAUL
At 20 Nov

Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administrao Tributria de Lisboa


Ter e Qui: 18h-20h

Decorao de Cena, Prticas Projectuais em Decorao de Interiores, Tcnicas de Exposio e Merchandising, Vitrinismo
Sb: 11h-18h
ia

Museu Coleco Berardo Arte Moderna e Contempornea


At 31 Dez Todos os dias: 10h-19h, Sb: 10h-22h

Travessa dos Lagares Mouraria

Curso de Aguarela e Pastel Curso de Artes Decorativas


Seg: 14h-18h

Espao Mouraria
Curso de Desenho
Qua e Sex: 18h-20h

Vik - Vik Muniz Instalao, pintura, fotograa

Trajes do Sculo XVIII


At 19 Nov

Camilla Watson Dentro Fora / Inside Out Fotograa


Todos os dias

ARTlier

Curso de Fotograa
Qua e Sex: 15h30-17h30
ia

Trajes do Sculo XIX Traje do Sculo XX


At Dez

Curso de Restauro e Reciclagem de Mveis


Ter: 14h-17h, 18h30-21h, Qui: 14h-17h

Curso de Arte do Azulejo


Seg e Qua: 18h-20h

Curso de Escultura
Seg e Qua: 18h-20h
ia

22

artes
Fbrica do Brao de Prata
Invente a sua Jia Ocina de cermica com Isabel Sousa Carvalho Ocina de vitrofuso com Isabel Orfo
Sex, Sb: 20h-02h

O LIVRO

Instituto Portugus da Juventude


Desenho e Pintura Com Carlos Franco
Sb: 10h-13h

Info: 962 602 168

MP

Workshop de Desenho e Pintura Info: 965 277 510 Desenhar Lisboa, Pintar Lisboa Cursos | Vrios horrios Info: 922 025 297 (Academia de Artes e Tecnologias) Fotografar Lisboa Cursos | Vrios horrios Info: 922 025 297

Lapa Estao Cultural


Formao em Banda Desenhada Com Miguel Velez
Seg, Ter e Qui: 18h-20h, 21h-23h

Formao em Desenho Artstico Com Sara Antunes


Sb: 15h-18h

Modo B

Fundao Calouste Gulbenkian

A Arte, a Histria e o Mundo Curso Terico


2, 4, 9, 11 Nov: 10h30

As Histrias da Msica e as msicas da Histria: O Sculo XIX


14 a 18 Nov: 18h30

Lus Noronha da Costa A Imagem Elegante


Fundao Gerardo Rueda

Cursos de Fotograa, Desenho, Pintura,Cermica, Azulejo Info: 922 025 297


ia

Galeria Diferena
Curso de Gravura

Curso de Serigraa
Ter, Qui: 18h-20h45 Qua, Sex: 16h30-19h30, Ter: 18h30-21h30

EscOla DE BElas ARTEs Cursos de Desenho/ Pintura, Desenho de Corpo Humano (com modelo), Histria da Arte, Desenho e Geometria Descritiva Info: 917 540 178

Galeria Pedro Serrenho

Galeria Reverso

O Prazer de Fazer A Jia ao Alcance da Mo


Ter: 9h30-13h30

Nascido em 1942, Noronha da Costa, arquitecto, pintor e cineasta, um dos mais importantes e originais artistas plsticos portugueses contemporneos. Este lbum de grande qualidade grca reproduz o vasto conjunto de obras do artista pertencentes coleco Gerardo Rueda e apresenta um ensaio do historiador de arte Christian Dominguez, que analisa a forma como atravs de uma sosticada representao da imagem Noronha da Costa questiona, sistematicamente, a natureza da mesma, transformando um problema de ordem losca na chave-mestra da sua prtica artstica. Inclui o texto de Bernardo Pinto de Almeida: Lus Noronha da Costa, Ensaio de uma Biograa Intelectual. LAE

Museu Nacional do Azulejo

Ocinas de Pintura de Azulejo em Tcnica de Faiana


Ter: 14h15-17h15, Qua a Dom:10h12h30/14h15-17h15
MP GO

Papel Art

Cursos de Desenho, Pintura e Artes Decorativas


Seg a Sex: 9h-20h

Info: 912 223 331

Sociedade Nacional de Belas-Artes


Curso de Desenho, Pintura, Introduo Cor, Estudo do Nu, Ilustrao Artstica
ia

Info: 919 809131

Viragem Lab IMAGERIE Casa de Imagens Instituto de Artes e Ofcios - IAO

ia

IADE Chiado Center


Curso de Desenho de Modelo (Caras/Objectos)
Qua: 19h30-21h

Workshop de Tcnicas de Impresso de Preto e Branco


Sb, Dom

Info: 965 277 510

Curso de Laboratrio de Preto e Branco Workshop de Iniciao de Fotograa Digital


2, 3, 7, 8, 10 Nov: 18h30-21h00 15, 17, 21, 22, 24 Nov: 18h30-21h00

Tcnicas de Pintura Aplicadas Decorao, Douramento, Escultura em Madeira, A Arte de Estofar, Decorao de Encadernaes
ia

EG IA GO MP

Entrada Gratuita Inscries Abertas Grupos Organizados Marcao Prvia

> Contactos pg 106

Workshop de Fotograa Pinhole


19 Nov: 10h30-14h30
ia

24

25

cincia Silicon Valley comes to Lisbon


FACULdAdE dE CINCIAs dA UNIVERsIdAdE dE LIsBOA

Tiago Estvo

Silicon Valley vem a Lisboa inspirar talentos. Durante dois dias a cidade torna-se capital do empreendedorismo e traz at si renomadas guras deste plo de inovao. Situado na Califrnia, desde a dcada de 50 uma referncia a nvel mundial, congregando no mesmo local um elevado nmero de empresas capazes de gerar inovaes cientcas e tecnolgicas. A iniciativa, apadrinhada pela empresa Beta-i (Associao para a Promoo da Inovao e Empreendedorismo) inspirada no famoso modelo Silicon Valley comes to Oxford, rene sob o mesmo tema investidores, acadmicos e estudantes. Do programa evidencia-se a conferncia pblica que decorre em trs salas em simultneo e onde o painel de oradores partilha histrias de sucesso, debate formas de empreender em tecnologias de ponta, de incentivar centros de inovao, de explorar o networking e internacionalizar empresas. Dos oradores presentes destacam-se Philip Rosendale da Second Life e Raymond Nasr da Google.
17 E 18 DE NOVEMBRO  Campo Grande, Edifcio C3 / www.svc2lx.com

27

cincia

Rute Figueira

25, 26 e 27
NOVEMBRO 2011

O mundo dos dinossauros


CORdOARIA NACIONAL
data limite de inscrio: 14 Novembro

O Mundo dos Dinossauros chega Cordoaria Nacional e promete surpreender midos e grados. Tendo como cabea de cartaz o T-Rex, a j denominada maior exposio itinerante da Europa, revela uma vasta galeria de fsseis, rplicas de mandbulas e garras e 7 esqueletos em tamanho real (tendo um deles 16 metros de comprimento). Da mostra fazem ainda parAT 1 DE JANEIRO  Avenida da ndia / 218 170 534

te um conjunto de rplicas dedignas de dinossauros, intitulados animatronics (dinossauros robots), que recriam em diferentes cenrios os habitats (montanha, bosque e deserto) de h milhes de anos atrs. A par da exposio, um atelier de paleontologia desvenda segredos e curiosidades dos imponentes animais que um dia dominaram o planeta Terra. TE

28

cincia
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Dionisivs Rex: Documentos de D. Dinis Exposio
At 31 Dez Seg a Sex: 10h-19h30, Sb: 9h30-12h30

Faculdade de Cincias Sociais e Humanas

Hemeroteca de Lisboa

Rolando de Lisboa : Arte, Matemtica, Medicina e Astrologia no sc. XV Colquio


11 Nov: 10h-15h30

Ressano Garcia na Coleco da Hemeroteca de Lisboa Exposio


1 a 30 Nov Ter a Sex: 10h-19h, Seg e Sb: 13h-19h

Associao para a Promoo Cultural da Criana - APCC


ia

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Ressano Garcia, o Poltico Conferncia por Jorge Mangorrinha


17 Nov: 18h
MP EG

Cursos de Astronomia e Microfoguetes

Congresso Internacional Portugal no Tempo de Fialho de Almeida


22 a 25 de Nov

Associao Portuguesa dos Amigos dos Castelos


Cursos Livres de Histria Nov, Dez, Jan
ia

at 15 Nov II Curso de Histria de Roma


ia

Instituto Cervantes de Lisboa

Tudo sobre Dinossurios Exposio Minerais: Identicar e Classicar Exposio Ecossistemas e Biodiversidade Exposio Jias da Terra - O Minrio da Panasqueira Exposio 4 x Vida na Terra Exposio Coleces de Naturalista Exposio
Ter a Sex: 10h-17h, Sb, Dom: 11h-18h

EXPOSIO *12

3 Nov a 13 Dez: 18h-20h


ia

Relaes entre Espanha e Portugal no Sculo XXI Colquio


17 Nov: 18h30
ia

Info: 213 904 485

Oceanrio de Lisboa

Edifcios Notveis de Lisboa Ciclo de conferncias


7, 21 Nov, 12 Dez
EG

Fundao Calouste Gulbenkian


A Arte, a Histria e o Mundo Curso

Jardim Botnico Tropical

Tartarugas Marinhas. A Viagem Exposio


Seg a Dom: 10h-19h

Associao de Residentes de Telheiras


Ecotelheiras Conferncias
EG

2, 4, 9, 11 Nov: 10h30

As Histrias da Msica e as Msicas da Histria: O Sculo XIX Curso


14 a 18 Nov: 18h30

Viagens e Misses Cientcas nos Trpicos (1883-2010) Exposio


At 31 Dez Ter: 14h-17h, Qua a Dom: 10h-17h

Bilogo por Uma Hora Palestra e visita guiada aos bastidores


MP

Pra, Escuta e Olha: Biodiversidade Palestra


MP

30 Nov, 28 Dez: 21h

Qualidade em Sade Conferncia


8 Nov: 10h30

Casa Fernando Pessoa

Fernando Pessoa: Filosoa, Religio e Cincias do Psiquismo Humano Conferncia


9 Nov: 18h30

As Qumicas do Nobel Conferncia


9 Nov: 18h

Museu de Cincia da Universidade de Lisboa

Planetrio Calouste Gulbenkian

Observatrio de frica e da Amrica Latina PRXIMO FUTURO Conferncia


15 Nov: 9h30

Exposio Histrica e Participativa de Longa Durao


Ter a Sex: 10h-17h, Sb, Dom: 11h-18h

A Descoberta do Universo
Ter, Qua: 11h, 14h30, Qui: 11h, 14h30, 16h, Sb: 15h, 16h, Dom: 11h30, 15h, 16h

DE 23 DE SETEMBRO A 12 DE JANEIRO
Fotografia
ENTRADA GRATUITA

Museu do Combatente
Micro-Safari Exposio
At Dez Seg a Dom: 10h-17h

Castelo de So Jorge

Sociedade Histrica da Independncia de Portugal

TERTLIAS DE OUTONO NO CASTELO Comunicar o Patrimnio


6 Nov

Percepo e Representao Contemporneas de frica e da Amrica Latina PRXIMO FUTURO Conferncia


16 Nov: 10h

Congresso Internacional Portugal no Tempo de Fialho de Almeida


22 a 25 Nov
ia

A Representao Turstica e o Patrimnio Construdo


20 Nov

Museu Nacional de Arqueologia

at 15 Nov

Ncleo Museolgico
Todos os dias: 9h-18h

Gabinete de Estudos Olisiponenses

Tesouros da Arqueologia Portuguesa Exposio


Ter a Dom: 10h-18h

Teatro Aberto

Cordoaria Nacional

Ressano Garcia, Fazer Cidade. Centenrio (1911-2011) Exposio


At 31 Dez Seg a Sb: 10h-18h

Lisboa: O Azulejo e a Cidade - I Encontro de Patrimnio Azulejar


24 a 26 Nov: 9h30
ia

Antiguidades Egpcias Exposio


Ter a Dom: 10h-18h

Mundo dos Dinossauros Exposio


At 1 Jan Seg a Sex: 10h-18h, Sb: 10h-22h, Dom: 10h-19h

Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa


Silicon Valley Comes to Lisbon Conferncia
18 Nov: 9h-18h30

Lisboa de Ressano Garcia. Um Legado para o Futuro Conferncia por Paulo Prazeres Pais
10 Nov: 18h

Museu Nacional de Histria Natural


2, 16, 23 e 30 Nov

Recreaes Qumicas Conferncias Lagartagis Borboletrio Exposio


At Nov

EG IA GO MP

Entrada Gratuita Inscries Abertas Grupos Organizados Marcao Prvia


MORADA Praa Marqus de Pombal n3, 1250-161 Lisboa TELEFONE 21 350 89 75 SITE www.bes.pt/besarteefinanca HORRIO Segunda a Sexta das 9h s 21h EMAIL besarte.financa@bes.pt FACEBOOK www.facebook.com/besarteefinanca

A Direco de Ressano Garcia na Companhia das guas de Lisboa: 1893-1911 Conferncia por Nuno Ludovice
24 Nov: 18h

> Contactos pg 106

A Aventura da Terra Um Planeta em Evoluo Exposio

30

cinema

Ophiussa A cidade das serpentes


FERNANDO cARRILHO
CINEMA SO JORGE
autor texto

As cidades e os poetas so um elo indissocivel, eterno, frtil e intemporal, l-se na nota de intenes de Ophiussa A Cidade das Serpentes, um documentrio que retrata a Lisboa de Fernando Pessoa. Atravs dos heternimos Vicente Guedes, Bernardo Soares e lvaro Campos, o poeta habitou e viveu a cidade, escreveu sobre ela e projectou a partir dela os seus pensamentos, criando um universo que se encontra nas ruas, nas praas e nos cafs. Escreve Bernardo Soares no Livro do Desassossego: Amo, pelas tardes demoradas de vero, o sossego da cidade baixa, e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na parte que o dia mergulha em mais bulcio. A Rua do Arsenal, a Rua da Alfndega, o prolongamento das ruas tristes que se alas-

tram para leste desde que a da Alfndega cessa () De dia elas so cheias de um bulcio que no quer dizer nada; de noite so cheias de uma falta de bulcio que no quer dizer nada. Eu de dia sou nulo, e de noite sou eu. Estruturado em trs actos que representam as estaes do ano e a passagem da juventude maturidade do poeta Primavera (I acto), Vero (II acto) e Outono e Inverno (III acto que culmina com a sua morte, aos 47 anos) , Ophiussa visita os lugares percorridos por Pessoa e recria uma Lisboa imaginria. Realizado por Fernando Carrilho, coordenador da Videoteca Municipal de Lisboa, Ophiussa resulta de uma parceria entre a Videoteca Municipal e a Casa Fernando Pessoa.
14 DE NOVEMBRO Avenida da Liberdade, 175 / www.cinemasaojorge.pt

32

33

cinema

cinema

Estrelas de Hollywood
CASA DA ACHADA CENTRO MRIO DIONSIO

Andrei Tarkovsky
CENTRO CULTURAL DE BELM

Marlene Dietrich, Ava Gardner, Grace Kelly, Maureen OHara, Humphrey Bogart, John Wayne e Gary Cooper so alguns dos nomes presentes neste ciclo que (re)visita os anos 30, 40, 50 e 60 do sculo passado. Hollywood vivia a sua poca dourada e exibia o seu star system repleto de glamour. Divos e divas encarnavam personagens que

faziam rir, chorar e amar. Mrio Dionsio (1916-1993), escritor, pintor e amante da stima arte, no passou indiferente ao fervilhar de emoes que tambm chegavam s muitas salas de cinema da capital. Durante os meses de Novembro e Dezembro, as Estrelas de Hollywood podem ser vistas na Casa da Achada Centro Mrio Dionsio. IG

Um dos mais importantes cineastas russos e um dos mais notveis do cinema mundial, Andrei Tarkovsky (19321986), homenageado pelo Centro Cultural de Belm num ciclo que apresenta sete obras marcantes da sua lmograa, concertos, debates e uma exposio de fotograas da sua autoria. O ciclo abre com A Infncia de Ivan, o primeiro lme de Tarkovsky, que retrata

de forma potica e comovente a guerra segundo os olhos de uma criana. Sucessor directo do realizador Alexander Dovjenko, pioneiro do cinema sovitico, Tarkovsky acabou por desenvolver um lxico e uma concepo cinematogrcas inconfundveis, apresentando caractersticas que serviram de base ao seu cinema: intimista, lrico e pormenorizado. IG

7, 14, 21 E 28 DE NOVEMBRO Rua da Achada, 11 r/c / 218 877 090 / www.centromariodionisio.org

8 A 17 DE NOVEMBRO  Praa do Imprio / 213 612 400 / www.ccb.pt

34

35

cinema
EsTREIAs/ pREVIsTAs 50/50
De Jonathan Levine, Will Reiser, com Joseph GordonLevitt, Seth Rogen, Anna Kendrick. Baseado na histria verdica de Will Reiser, que assina o argumento, uma comdia sobre a sua trajectria de vida depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro raro, aos 27 anos.

cinema
O Artista
De Michel Hazanavicius, com Jean Dujardin, Brnice Bejo, John Goodman. O pblico considerou-o o melhor lme do Festival de San Sebastin e Jean Dujardin foi eleito o melhor actor do Festival de Cannes. Ambientado na Hollywood de 1927, um drama que segue a decadncia de um actor do cinema mudo e a ascenso de uma gurante ao mundo das estrelas, depois da chegada dos lmes sonoros. entre 20.000 a 30.000 anos. Interdita ao pblico, Werner Herzog, usando tecnologia 3D, leva-nos ao seu interior e permite-nos, agora, conhecer este documento vivo da histria humana. De George Clooney, com Paul Giamatti, George Clooney, Philip Seymour Hoffman. George Clooney volta a colocar-se atrs das cmaras para dirigir o seu quinto lme (o actor realizou lmes como Boa Noite, Boa Sorte e Consses de uma Mente Perigosa). Neste drama, seguimos o assessor de imprensa de um candidato presidncia dos EUA. Ambio, vingana, traio, lealdade e sexo povoam histrias que mostram como a vida poltica no para todos.

Nos Idos de Maro

La Piel que Habito

A Coisa

Alta Golpada

De Brett Ratner, com Ben Stiller, Eddie Murphy, Mathew Broderick, Casey Afeck. Comdia que conta a histria de dois amigos que se vingam de um magnata de Wall Street que lhes roubou o dinheiro da reforma.

Another Earth

Annimo

De Roland Emmerich, com Rhys Ifans, Vanessa Redgrave, Jamie Campbell Bower. Ambientado no reinado de Elizabeth I, um thriller poltico que especula sobre a autenticidade da obra de William Shakespeare. Ser o autor maior da literatura inglesa uma fraude? Numa altura em que o trono ameaado por intrigas polticas e amores ilcitos, questiona-se se Edward de Vere no ser o verdadeiro autor de to be or not to be: that is the question.

De Mike Cahill, com William Mapother, Brit Marling, Jordan Baker, Robin Taylor. E se de repente se descobrisse a existncia de uma Terra 2? Uma realidade paralela que nos permitisse refazer os erros e de ter uma segunda oportunidade? esta a histria de Another Earth, lme vencedor do Festival de Sundance, sobre uma estudante de astrofsica que mata a famlia de um clebre compositor num acidente de viao. Uma distraco que teve uma consequncia fatal e para a qual procura redeno, emigrando para o novo planeta.

De Matthijs van Heijningen Jr., com Mary Elizabeth Winstead, Eric Christian Olsen, Joel Edgerton. Prequela do lme homnimo de John Carpenter, um thriller que segue uma paleontologista que se junta a uma equipa de cientistas para analisar a criatura encontrada numa nave extraterrestre, enterrada no gelo da Antrtida. O que comea por ser um achado cientco transforma-se no maior pesadelo quando a criatura desperta e consegue clonar-se em qualquer ser vivo, provocando o caos entre a comunidade.

De Pedro Almodvar, com Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes. O lme que volta a juntar Almodvar e Banderas (o ltimo lme foi Ata-me!, 1990) um lme noir protagonizado por um cirurgio plstico, especialista em transplantes de pele, que elabora um plano maquiavlico para vingar a morte da mulher e da lha. Vera, sua refm, a cobaia da experincia.

Sem Tempo

Une Petite Zone de Turbulences

Inquietos

A Dangerous Method

Bucky Larson: Born to Be a Star

Arthur Christmas

De Barry Cook, Sarah Smith, com (vozes) James McAvoy, Hugh Laurie, Jim Broadbent, Bill Nighy. Animao que acompanha a famlia Natal e a sua atribulada entrega de prendas antes da manh de 25 de Dezembro. Arthur, lho mais novo do Pai Natal, encarregue de entregar o nico presente em falta. Desorientado e desajeitado, conseguir ele cumprir a misso?

De Tom Brady, com Nick Swardson, Don Johnson, Christina Ricci. Bucky Larson descobre que os seus discretos pais foram actores pornogrcos, na dcada de 1970. Deslumbrado, o rapaz deixa o Oeste americano e parte em direco a Hollywood para seguir as pisadas dos progenitores.

De David Cronenberg, com Michael Fassbender, Keira Knightley, Viggo Mortensen. Inspirado em acontecimentos verdicos, um thriller psicolgico que acompanha a relao de Sigmund Freud e Carl Jung, mentor e discpulo da psicanlise, com Sabina Spielrein, uma mulher bela e perturbada, paciente de Jung com quem se envolve romanticamente.

De Gus Van Sant, com Mia Wasikowska, Henry Hopper, Ryo Kase. Filme de abertura do Lisbon & Estoril Film Festival, o novo lme de Gus Van Sant conta a histria de Enoch (papel desempenhado por Henry Hopper, lho de Dennis Hopper (1936-2010), que marca a sua estreia como actor), um jovem rfo fascinado pela morte. Intruso de funerais, num deles que conhece Annabel, vtima de cancro em fase terminal, que o ensina a desfrutar a vida.

De Alfred Lot, com Michel Blanc, Miou-Miou, Mlanie Doutey. Jean Pierre um homem de meia-idade e hipocondraco que tem de aprender a viver com as novas realidades da sua vida: a reforma recente, o novo casamento da lha divorciada, a homossexualidade do lho e a traio da mulher com um colega de trabalho.

De Andrew Niccol, com Amanda Seyfried, Justin Timberlake, Cillian Murphy. Fico cientca que expe uma sociedade onde no permitido viver para alm dos 25 anos. Cada ser humano possuidor de um contador de tempo que os destri quando atingem a idade limite, a menos que comprem tempo de vida um luxo reservado aos ricos e aos corruptos. neste cenrio que encontramos Will (Justin Timberlake), acusado de um homicdio do qual se diz inocente.

I Wish I Knew

De Jia Zhang-Ke. Documentrio que retrata a histria de Shangai, cidade que acolhe revolucionrios, capitalistas, polticos, soldados, artistas e criminosos. Atravs de relatos pessoais, tomamos conhecimento do nascimento desta cidade futurista que recebeu a Expo 2010.

Casa da Achada Centro Mrio Dionsio

ESTRELAS DE HOLLYWOOD Filmes legendados em portugus, apresentados e debatidos. A Rainha Africana De John Huston.
7 Nov: 21h30

O Homem Tranquilo De John Ford.


14 Nov: 21h30

World in a Wire

Triage

The Pool Boys

Machine Gun Peacher

Os Encantos do 6 Andar

Cave of Forgotten Dreams 3D

De Werner Herzog. A gruta de Chauvet, localizada no sul de Frana, uma das mais importantes do mundo. Para alm de conter restos fossilizados de muitos animais pr-histricos, as suas paredes esto ricamente decoradas com pintura rupestre. Descoberta em 1994 pelo espelelogo que lhe deu o nome, acredita-se que permaneceu intocada

De Philippe Le Guay, com Fabrice Luchini, Sandrine Kiberlain, Natalia Verbeke. Apresentado na 12 edio do Festival de Cinema Francs, uma comdia protagonizada por um burgus de meia-idade que na Paris da dcada de 1960 reaprende a viver com as vizinhas do sexto andar, empregadas domsticas espanholas que o encantam com a sua alegria de viver.

De Marc Forster, com Gerard Butler, Michelle Monaghan, Michael Shannon. Marc Forster (de 007 Quantum of Solace) dirige este lme de aco biogrco que conta a histria de Sam Childers, um tracante de droga que, no Sudo, se torna salvador de crianas-soldado.

De J. B. Rogers, com Mathew Lillard, Brett Davern, Efren Ramirez, Rachelle Lefevre. Comdia protagonizada por dois primos que embarcam num negcio de prostituio, que s interrompido com a chegada dos pais de um deles.

Puro Ao

O Pequeno Nicolau

Habemuus Papam

De Nanni Moretti, com Michel Piccoli, Nanni Moretti. Nanni Moretti (de O Quarto do Filho) dirige uma comdia dramtica centrada na crise de identidade de um cardeal no momento em que eleito Papa.

De Laurent Tirard, com Maxime Godart, Valrie Lemercier, Kad Merad. Inspirado no livro Le Petit Nicolas (1959) de Jean-Jacques Semp e Ren Goscinny, esta a histria de Nicolau, um menino que vive feliz at ao dia em que ouve e interpreta, erradamente, uma conversa dos pais. Nicolau pensa que a me est grvida e que por causa do futuro irmo, vai ser abandonado na oresta. Determinado a impedir a sua substituio so vrias as peripcias que provoca.

De Shawn Levy, com Hugh Jackman, Evangeline Lilly, Dakota Goyo. Filme de aco protagonizado por um ex-pugilista que constri com o lho o lutador perfeito para os novos combates de boxe: um robot gigante que se torna um verdadeiro campeo do ringue dominado por alta tecnologia.

De Danis Tanovic, com Colin Farrell, Jamie Sives, Paz Veja, Christopher Lee. Danis Tanovic, realizador do premiado Terra de Ningum, dirige um drama intenso que explora o stresse ps-guerra. Ambientado no Curdisto, a histria segue dois amigos fotojornalistas separados no tempo pela ambio. Enquanto Mark continua a registar os horrores da guerra at obter a fotograa perfeita, David regressa a casa. Dias depois, Mark regressa ferido e descobre que David no chegou. Exausto, desorientado e, psicologicamente paralisado, Mark recorre a um psiquiatra para saber do paradeiro do amigo.

De Rainer Werner Fassbinder, com Klaus Lwitsch, Barbara Valentin, Wolfgang Schenck. Resultado de um exaustivo trabalho de restauro, uma das obras mais emblemticas da lmograa de Rainer W. Fassbinder (1945-1982) pode ser agora vista em sala. Protagonizada por Fred Stiller, um engenheiro informtico, conta a histria de uma conspirao global que pe em causa a realidade.

O Comboio Apitou Trs Vezes De Fred Zinnemann.


21 Nov: 21h30

A Condessa Descala De Joseph L. Mankiewicz.


28 Nov: 21h30

Casa da Amrica Latina

PRESIDENTES DE LATINO AMRICA Ciclo de cinema documental. Evo Morales Ayma Filme comentado por Vasco Franco.
9 Nov: 19h

cIcLOs/ FEsTIVAIs LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL


4 a 13 Nov

Michelle Bachelet Filme comentado por Alexandra Barahona de Brito.


23 Nov: 19h

Centro Cultural de Belm


ANDREI TARKOVSKY A Infncia de Ivan
8 Nov: 21h

FilME DE ABERTURa Inquietos De Gus Van Sant.


4 Nov

Andrei Rublev
9 Nov: 21h

Solaris
10 Nov: 21h

O ltimo Voo

FilME DE ENcERRaMENTO La Piel que Habito De Pedro Almodvar.


13 Nov

O Espelho
12 Nov: 21h

Stalker
13 Nov: 21h

A Saga Twilight: Amanhecer Parte 1

De Bill Condon, com Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner. A adaptao cinematogrca do livro homnimo de Stephan Meyer o ltimo lme da saga Twilight. Divido em duas partes, a primeira centra-se na nova guerra sangrenta com os Volturi depois do casamento de Edward e Bella, agora uma vampira e me.

De Karim Dridi, com Marion Cotillard, Guillaume Canet, Guillaume Marquet. Depois de Piaf Um Hino ao Amor, que lhe valeu um scar, Marion Cotillard protagoniza este drama que segue a obsesso de uma mulher em encontrar o corpo do amante, desaparecido no deserto do Saara, em 1933, num acidente de aviao.

TORRE DE BElM EspaO NiMas CiNEMa SO JORGE CiNEMa MONUMENTal CENTRO CUlTURal DE BElM MOsTEiRO DE SO VicENTE DE FORa MUsEUs Da POliTcNica (antiga Faculdade de Cincias) Info: www leffest.com

Nostalgia
16 Nov: 21h

O Sacrifcio
17 Nov: 21h

Cinema So Jorge

Antestreia Ophiussa Uma Cidade de Fernando Pessoa De Fernando Carrilho.


14 Nov: 21h45

MOSTRA ESPANHA 2011


IV CICLO DE CINEMA ESPANHOL - A ESPANHA CONTEMPORNEA
2 Nov

Warrior

Cinemateca Portuguesa
HISTRIAS DO CINEMA CLSSICOS S MATINS CINEMA PORTUGUS: PRIMEIRAS OBRAS, PRIMEIRAS VEZES

De Gavin OConnor, com Tom Hardy, Nick Nolte, Joel Edgerton, Jennifer Morrison. Do mesmo realizador de Orgulho e Glria, um lme centrado na dinmica de uma famlia, confrontada com o duelo de dois irmos num torneio de artes marciais.

CiNEMa SO JORGE CiNEMaTEca PORTUGUEsa FUNDaO GUlBENKiaN MOsTEiRO DOs JERNiMOs Info: www. ciclocinemaespanhol.com

37

cinema
Culturgest
CINANIMA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ANIMAO
20 Nov: 21h30
EG

O DVD

ESCRITA Escrita para Cinema, Televiso e New Media


Seg, Qua, Sex: 20h-23h
ia

(Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes da sesso, no limite dos lugares disponveis. Mximo duas senhas/pessoa)

Sociedade Musical Ordem e Progresso

Workshop Super 8 Curso de Inverno Formador: Laurent Simes


21 a 25, 28 a 30 Nov, 1, 2 Dez: 19h-22h
ia

Instituto Cervantes

SRIE AUTORES 3 X 3. Trs realizadores, trs lmes. Laberinto de Pasiones De Pedro Almodvar.
8 Nov: 18h30

Palabras De Emilio Alonso.


8 Nov: 18h30

O Estranho Caso de Anglica


Manoel de Oliveira ZON LUSOMUNDO

tame De Pedro Almodvar.


15 Nov: 18h30

PANORAMA 6 MOSTRA DE DOCUMENTRIOS PORTUGUS ia at 17 de Dezembro Info: www.panorama.org.pt

Videoteca Municipal de Lisboa

Tesis De Alejandro Amenbar.


22 Nov: 18h30

Los Otros De Alejandro Amenbar.


29 Nov: 18h30

Catica Anna De Jlio Medem.


6 Dez: 18h30

Lcia y el Sexo De Jlio Medem.


13 Dez: 18h30

Fundao Calouste Gulbenkian

Momente de Karlheinz Stockausen De Grard Patris.


10 Nov: 19h

Precrios Inexveis
As Vinhas da Ira De John Ford.
13 Nov: 16h

O ltimo lme de Manoel de Oliveira, estreado comercialmente em Portugal, lanado em DVD. Cinquenta e oito anos depois de ter escrito o argumento, o mestre adapta-o ao cinema. Ambientado na Rgua, o lme conta a histria de Isaac, um fotgrafo chamado de urgncia, por uma famlia rica, para tirar o ltimo retrato lha Anglica, que morreu depois do casamento. Numa casa em luto, Isaac deslumbra-se com a beleza da jovem, que observada atravs da objectiva da mquina, parece regressar vida. Oliveira encena este amor obsessivo no seu estilo habitual, mas recorrendo, desta vez, a efeitos especiais remeniscentes do cinema primitivo de Melis e da ferie de Cocteau. IG

EG IA

Entrada Gratuita Inscries Abertas

> Contactos pg 106

A Greve De Sergei M. Eisenstein.


27 Nov: 16h

metragem como Exerccio Final do Curso


At 22 de Junho 2012 Seg, Qua, Sex: 19h-21h
ia

Ps-Produo Audiovisual
Seg, Qua, Sex: 9h-12h, 13h -16h, 20h-23h

cURsOs Externato Ergon

Produo e Marketing Audiovisual


Seg, Qua, Sex: 9h-12h

Restart

5 Curso Geral de Cinema A Histria do Cinema e os Diferentes Gneros Cinematogrcos A Linguagem Cinematogrca e os Elementos Visuais e Sonoros dos Filmes As Cinematograas Mundiais Como se Produz um Filme: ideia, rodagem, produto nal Produo de uma Curta-

CINEMA, TV E VDEO Realizao I


Seg, Qua, Sex: 9h-12h, 20h-23h

Interpretao Cinema e televiso


Ter, Qui: 19h-23h

Realizao II
Ter, Qui: 19h-23h

ANIMAO Animao e Grasmo 2D/3D I


Ter, Qui: 14h-18h, 19h-23h

Geral de Audiovisuais
Ter, Qui: 9h-13h, 14h-18h

Animao e Grasmo 2D/3D II


Ter, Qui: 9h - 13h

Cmara e Iluminao para Audiovisuais


Ter, Qui: 9h-13h, 19h-23h

38

dana Ballet National de Marseille


FRDRIc FLAMAND / LUcINDA CHILDs / WILLIAM FORsyTHE
CCBL

Rui Cintr a

Criado em 1981 por Roland Petit, um dos mais importantes coregrafos franceses do sculo XX, desaparecido em Julho passado, o Ballet National de Marseille tornou-se numa instituio de referncia da dana europeia, pelo trabalho pioneiro na pesquisa em dana e na conuncia de linguagens artsticas diversas. Em 2004, o coregrafo belga Frdric Flamand assumiu a direco da companhia mantendo a linha de Petit de procurar conjugar o clssico com o contemporneo e o carcter multidisplinar da dana como componentes do projecto. Temos agora oportunidade de assistir a trs produes da companhia: Le Trouble de Narcisse, de Frdric Flamand, que prope uma reexo sobre o poder da imagem corporal; Tempo Vicino de Lucinda Childs, com msica de John Adams, com quem tem vindo a colaborar nos ltimos anos, prope uma explorao abstracta do movimento e, a nalizar, um pas de deux de William Forsythe, um dos nomes maiores da dana contempornea, de quem apresentam uma verso da pea Herman Schmerman (1992).

29 E 30 NOVEMBRO, 21H Praa do Imprio / 707 303 000 / www.ccb.pt

41

dana

O desejo ignorante
MRcIA LANA
MARIA MATOs TEATRO mUNICIPAL

A segunda produo de Mrcia Lana este ano (a primeira foi Trompe Le Monde, na Culturgest em Janeiro) parte da explorao do conceito de desejo enquanto motor do despertar do movimento e da aco. O vdeo, numa actualizao da parceria com Tiago Hespanha como j tinha acontecido anteriormente nas peas Dos Joelhos para Baixo e Morning Sun, ganha, neste es-

pectculo, grande preponderncia inspirando-se nos cenrios dos Ballets Russos de Diaghilev evocando paisagens de forte impacto visual. Com formao em Antropologia, Mrcia Lana, iniciou-se em dana no Chapit e no Forum Dana, colaborou com Joo Fiadeiro e Cludia Dias, passou por Amesterdo e Montpellier na sua formao como coregrafa. RC

11 E 12 NOVEMBRO, As 21H30 Avenida Frei Miguel Contreiras, 52 / 218 438 800 / www.teatromariamatos.pt

42

43

dana
Biblioteca Orlando Ribeiro Teatro Cames
Vdeodana Companhia de Dana Lus Damas.
23 a 25 Nov: 11h, 15h
MP

dana
Du Don de Soi Companhia Nacional de Bailado. Paulo Ribeiro, coreograa; Nuno Rebelo, msica.
3 Nov: 15h, 4, 5 Nov: 21h, 6 Nov: 16h
E

Funk Mayuka, Salsa, Street Dance e Percusso rabe


Seg a Sb

Embriologia
14, 28 Nov: 10h-15h

Culturgest

Centro Cultural de Belm


24 Nov: 21h

Bssola Criativa Centro de Estudos e Artes


Ter: 17h45-19h15

INTRODUO AOS ESTUDOS DO CORPO E DO MOVIMENTO Corpo em Trnsito


Seg: 18h-19h30

FESTIVAL TEMPS DIMAGES Histria(s) Conversa com Olga de Soto aps o espectculo.
4 Nov

O DVD

Lx Dance - Escola de Dana e Bailado de Lisboa

Aulas de Danas de Salo

Corpo/Dana Iniciao
Ter, Qui: 19h30-21h

Ballet, Jazz, Hip-Hop, Salsa, Barra no Cho, Dana do Ventre, Sevilhanas e Sapateado

Do Cho Vertical
Qua: 17h30-19h30

Georgia National Ballet - Sukhishvili Box Nova - Ningum Sabia Contar Aquela Histria Catarina Cmara, Sara Anjo, Sara Serro, Sophie Leso e Sylvia Myre, interpretao.
26 Nov: 19h

Dana Livre Escola de Dana

AULAs/cURsOs Academia de Dana Danarte

Casa da Amrica Latina


Tango na Rua
EG

Corpo e Contextos
Qui: 18h-19h30

30 Nov: 21h30-24h

Mover a Escuta
Sex: 19h30-21h

BALLET NATIONAL DE MARSEILLE Le Trouble de Narcisse Frdric Flamand, coreograa; Boyan Vodenitcharov, Silvestre Revueltas, Heitor VillaLobos e Alberto Ginastera, msica. Tempo Vicino Lucinda Childs, coreograa; John Adams, msica. Herman Schmerman - Pas de Deux William Forsythe, coreograa; Thom Willems, msica.
29, 30 Nov: 21h

Ballet, Barra de Cho, Sevilhanas, Flamenco, Danas de Salo, Danas Orientais, Salsa, Jazz, Contemporneo, Teatro, Burlesco, Capoeira e Biodanza
ia

Casa do Brasil de Lisboa


Aulas de Forr
Ter, Qui: 21h-21h30

AULAS REGULARES Trabalho de Corpo Avanado


Ter, Qua: 8h30-10h

Ballet Clssico e Moderno, Barra de Cho, Modern Jazz, Hip-Hop, Ritmos Latinos, Danas de Salo, Danas Orientais, Dana Criativa, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco
Seg a Sex: 9h-22h, Sb: 9h-14h

Museu Nacional de Etnologia


Baile Trad Ocina de Dana
18 Nov: 21h30-2h

Ocina da Pessoa
Biodanza
Ter: 20h30

Info: 968 467 596 Aulas de Samba de Gaeira e Danas de Salo Brasileiras
Seg, Qua: 19h-20h30

Trabalho de Corpo Nvel Aberto


Qui: 13h-14h30

Zizi Jeanmaire dance


Roland Petit TAG Films

Info: 934 274 493

Hands On
Qui, Sex: 8h30-9h30

EDAK - Escola de Dana Ana Kohler


Dana Clssica, Danas Tradicionais Irlandesas, Sevilhanas, Flamenco, Castanholas, Dana Oriental do Egipto, Hip-Hop e Dana Contempornea

Olaias Club

Ultimate Kizomba
Seg: 21h30, Ter: 10h30, 21h30, Qui: 20h30

Academia Musical 1 de Junho de 1893


Dana do Ventre
Ter: 19h30-20h30, Qui: 22h-23h

Aulas de Capoeira
Ter, Qui: 20h-21h30

Linhas
Seg: 8h30-10h

Casa da Comarca da Sert

Ballet Intermdio
Qua: 19h30-21h15

Kizomba e Ritmos Africanos


Qui: 20h-21h

Aulas de Danas Tradicionais Europeias


Seg, Ter: 20h-21h15, 21h30-22h45

A Procura dum Corpo Total


Seg: 21h-22h30

Salsa e Ritmos Latinos


Qui: 21h-22h

Salsa
Dom: 20h30-21h30, Seg: 19h30-21h30

Info: 966 887 299 (Associao Tradballs) Aulas de Tango Argentino


Sex: 20h-21h30, 21h45-23h

Centro Clnico e Pedaggico Diversidades


Dana Oriental
Sb: 12h

Escola de Dana Projecto Latino

Comunidade Hindu de Portugal


Diwali show
12 Nov: 21h

Academia Recreio Artstico


Danas de Salo Brasileiras
Ter: 20h30-22h20

Casa do Concelho de Tomar


Biodanza
Sex: 18h45-21h

Chapit

CURSOS DE FIM DE TARDE Breakdance


Qui: 19h30-21h

Roda de Casino, Ritmos Latino-Americanos, anas, Sevilhanas, Danas de Salo Workshops de Tango Argentino, Danas Orientais, Sapateado
Seg a Sex: ps-laboral

Info: 917 860556

Culturgest

Malabarismo
Ter: 19h30-21h

Escola Swing Cubanos


Cursos de Salsa e Merengue
Seg: 20h-23h

FESTIVAL TEMPS DIMAGES Histria(s) Olga de Soto, coreograa; Cyril Accorsi e Olga de Soto, interpretao.
4, 5 Nov: 21h30

Info: 933 309 614 (Roda de Choro de Lisboa) Tango Argentino


Ter: 20h-21h30

Casa do Flamenco
Seg a Qui: 19h-21h

Aulas de Sevilhanas e Flamenco Info: 926 521 707

Tcnicas Circenses
Seg e Qua: 19h30-21h

Falecido no passado ms de Julho, Roland Petit foi um dos mais importantes e eclticos coregrafos da segunda metade do sculo XX. Este DVD presta tributo diversidade do seu talento apresentando trs bailados interpretados pela sua mulher, a bailarina Zizi Jeanmaire. Le Jeune Homme et la Mort, com Rudolf Nureyev, uma obra de culto do repertrio que nasceu do seu encontro com Jean Cocteau. Carmen, baseado na pera de Bizet, uma das suas obras mais populares, surge numa verso com cenrios e gurinos do pintor Antoni Clav e com Petit no papel de D. Jos. Por m, La Croqueuse de Diamants, exuberante homenagem comdia musical, conta com a apresentao de Maurice Chevalier. As letras das canes so do poeta Raymond Queneau. LAE

Info: 914 095 477

Sociedade Portuguesa de Naturalogia


Dana Experimental
Ter: 11h-12h

STEPS, Escola de Dana e Artes do Espectculo


Kizomba, Samba do P e Gaeira, Forr, Sapateado, Danas Orientais, Tango, Salsa, Ritmos Latinos, Hip-Hop Info: 914 890 204

Vendedores de Jornais F.C.


Aulas de Tango Argentino
Qui: 20h-21h30

Voz do Operrio
Tango Argentino
Ter: 20h-21h45

Sapateado Americano e Danas do Mundo


Ter: 19h30-21h

Info: 966 076 484

(Iniciao),
21h15-23h

Info: 916 200 553

Na Pista de A Mesa Verde. Uma Introduo Olga de Soto, coreograa; Cyril Accorsi e Olga de Soto, interpretao.
8, 9 Nov: 21h30

Alunos de Apolo, Escola de Danas de Salo


Danas de Salo, Danas Tradicionais de Cabo Verde e Kizomba
Qui: 20h

Casa de Lafes

Tango Argentino
Qui, Sex: 21h30

Clube Estefnia

Espao Cultural das Mercs

Espao M/Studio ESMTC


Apresentao de ContactImprove/Pesquisa em Movimento
Sb: 22h30

Forum Dana

Info: 917 736 549 Aulas de Afro Contemporneo


Seg: 20h-21h

Cursos de Street Jazz, Dana Carcalla e Percusso rabe, Danas de Salo, Capoeira
Ter, Qui: 20h-22h

DIP - Dana e Investigao em Performance (Nvel Aberto) Por Ins Tarouca.


24 Nov, 15 Dez: 19h15-21h15

Aulas Regulares de Dana Contempornea e Ballet

(Intermdios e Avanados) Info: 914 113 312

Lapa Estao Cultural


Sevilhanas, Flamenco e Dana do Ventre
Ter: 19h

Vozes em Conserto Academia de Canto e Performance

Info: 963 660 756

Info: 914 625 757

Info: 916 783 966

Maria Matos Teatro Municipal

O Desejo Ignorante Mrcia Lana, autoria; Aniol Busquets e Mrcia Lana, interpretao.
11, 12 Nov: 21h30

Associao de Residentes de Telheiras


Dana Escocesa
Ter, Qui: 19h45

c.e.m - centro em movimento

Comunidade Hindu de Portugal

Info: 210 994 167 (a menina dos meus olhos)

Espao Mouraria INATEL


Ritmos Latinos e Africanos Ocina de dana. Info: 210 027 154

Aulas de Dana Contempornea


Qua, Qui, Sb

Dana, Expresso Corporal e Dramtica Info: 911 155 558

Museu do Oriente
Sole to Soul
5 Nov: 21h30

Associao ScioCultural Preservao da Mandinga e Stima Posio

LABORATRIOS DE INVESTIGAO ARTSTICA Corpo Avanado


1, 2 Nov: 10h-15h

Aulas Regulares de Dana Clssica Indiana

Espao Eira 33
Ter: 18h-20h

Xuventude de Galicia

Dana Contempornea para Seniores Laboratrio de Pesquisa, Experimentao e Desenvolvimento Coreogrco


Seg, Qua: 10h30-13h

Ter, Qui: 18h-19h

Lusitano Clube
Aulas de Forr
Ter: 20h-22h

Dana Galega, Tango, Sevilhanas e Flamenco


E EG IA MP

Conservatrio Nacional
Dana para Todos Info: 914 043 819
Seg e Sex: 18h30-20h

Estdio Bomba Suicida


Aulas de Dana Contempornea
Ter: 19h-20h, Sex: 19h-21h

Aulas de Bolero e Samba de Gaeira


Qui: 19h30-21h30

Ballet, Stretching, Dana Oriental, Kizomba, Havaianas, Capoeira,

Introduo aos Estudos do Corpo


7 a 10 Nov: 10h-15h

Info: 926 088 072

Escolas Entrada Gratuita Inscries Abertas Marcao Prvia

Info: 919 657 249

> Contactos pg 106

Pilar del Rio


Fundao Jos Saramago

Por que ser que a palavra belo custa tanto a dizer?Perguntou Isaura, sorrindo. No seirespondeu a irm.O certo que custa. E vendo bem, devia ser como qualquer outra. fcil de dizer, so s quatro letras Tambm no percebo. Tia Amlia, ainda chocada pela sua incapacidade de h pouco, quis esclarecer: Percebo eu. como a palavra Deus para os que crem. uma palavra sagrada.
Jos Saramago, in Claraboia
Texto lu i s a l m e i d a d e a Fotograa f r a nc i s c o l e v i t a

ITINERRIO JOs SARAmAgO E O MEmORIAL dO CONVENTO


Os O ING a RG OMo o A L O Dsi e Lisb sInqui de d
A cida na o ntr a co nd IO . EnBlimu F ss de r e RO to asa Au Balt e d

U es o m LA A stu ad E j I cO co o rein R s N IG S . o, o ial n oc DEreligi as V


A vid oo e a D. J de

DO o SA o J CAnda
Fu

S go CO ma ara S BI S
s

O itinerrio Jos Saramago e o Memorial do Convento d a conhecer a Lisboa de D. Joo V descrita na obra-prima do escritor. Um percurso promovido pela Diviso de Promoo e Comunicao Cultural da Cmara Municipal de Lisboa.Info: 218 170 900 / e-mail: itinerarios.tematicos.estudantes@cm-lisboa.pt

A Fundao Jos Saramago inaugura no prximo dia 16 de Novembro, data de aniversrio do escritor. Quais so os objectivos da instituio? No estarmos fechados sobre ns mesmos, nem sequer sobre o universo de Saramago. Os objectivos da Fundao so os propostos pelo cidado que Jos Saramago era: utilizar o prestgio e a visibilidade para promover o debate sociocultural, recuperar autores e obras que parecem adormecidos e intervir como se dependesse de ns a sade do mundo, no respeito pelo meio ambiente e pelos direitos e obrigaes que temos como seres humanos. Que tipo de programao vai promover e que servios vai prestar? A Fundao organiza encontros, congressos, exposies, actividades diversas. Por outro lado, a Casa dos Bicos estar aberta a iniciativas de terceiros, como apresentaes de livros, congressos, encontros, projeces, pequenos concertos O que haver na Casa dos Bicos que se possa ver? No primeiro piso, exposies temporrias. Relacionadas com Saramago e com o seu tempo, quer dizer, com os livros, com os amigos, os estilos, as diferentes formas de arte... O universo de Saramago: Compromisso, Literatura, Msica e Pintura. Em cima estaro a biblioteca, salas de estudo e o auditrio. Veremos, ao longo da casa, o reexo de Saramago, uma forma de estar no mundo que todos reconheceremos. Porque foi nossa antes que o caos se apoderasse das nossas mentes e nos tornasse loucos... Claraboia, o romance escrito nos anos 50, foi entretanto publicado. O que contm de desconhecido para os leitores de Saramago e o que conrma

da sua maturidade literria? Desconhecido o romance inteiro. Era difcil que este livro passasse pela censura da poca, e no por questes polticas, que no se expressam, mas sim pela carga ertica de alguns momentos e pela independncia de juzo e autoridade das mulheres. Creio que algumas ideias feitas que circulam em determinados crculos cairo por si mesmas: Saramago, para ser grande e inteiro, no precisou de mais 40 anos, nem de mudar de vida. J era grande e inteiro quando tinha entre 20 e 30 anos. A solidez de Saramago mostra-se neste livro de forma rotunda. umaromance de maturidade e de uma modernidade assombrosa. Este um romance fechado sobre a intimidade dos lares, quase sem referncias ao mundo exterior. As personagens Paulino e Caetano so sombras do Salazarismo? Creio que o Salazarismo entra como o silncio que envolve tudo. No penso que esteja representado por guras, parece-me que todas se movem numa atmosfera de medo no nomeada mas que identicamos como a ditadura. As personagens do romance, tal como so descritas, no subsistem? Ningum olha com saudade para a pobreza antiga, mas essa forma de ser pobre, ou remediado, com uma dimenso humana, creio que muitos de ns a vamos recordar com saudade. Agora -se pobre de outra forma, com dvidas superiores a ns prprios, com stresse, com uma insatisfao que no se pode satisfazer com nada. Algumas personagens do livro eram felizes ouvindo um concerto na rdio, sentadas

em volta da mesa da cozinha. E talvez seja essa a felicidade, a capacidade de desfrutar de Beethoven, e no a ansiedade permanente de ter, de cumprir destinos que outros inventam e nos injectam. E que no nos fazem melhores. Saramago cria uma vez mais uma impressionante galeria de guras femininas. Os homens so em geral mais fracos ou, pior, viciosos. Sabe o que poder estar na origem desta viso constante da natureza humana? Saramago disse-o muitas vezes: as personagens femininas dos seus romances so fruto da sua imaginao, claro, mas tambm da observao do universo feminino. E neste livro aparecem algumas das pessoas que intervieram na congurao da sua forma de olhar a vida: mulheres pobres, sem estudos, que apesar de tudo tinham um grande sentido de decncia. Creio que nas pginas deste livro aparecem rasgos das mulheres da infncia de Saramago, as tias, a av, a me... E as situaes que a criana silenciosa e atenta que era lhes ouvia contar quando se juntavam e falavam, falavam... Sim: quem ler este livro, se em seguida ler As Pequenas Memrias, encontrar similitudes extraordinrias. O mesmo olhar separado por 60 anos de vida. Independentemente do nvel sociocultural das personagens, existe uma constante procura de consolao na beleza, seja atravs da msica, da literatura ou do cinema. A arte a claraboia que ilumina estas vidas sem horizontes? Estas vidas tm os mesmos horizontes que as nossas, que todas as vidas. Umas refugiam-se na arte porque podem, outras na maledicncia, outras simplesmente se consomem. No so vi-

Jos Saramago
CLARABOIA
CAmINhO

No incio dos anos 50, Saramago escreveu o seu segundo romance. O livro no foi publicado e a editora contactada no lhe respondeu, nem devolveu o original. S 40 anos depois manifestou interesse na obra. Tarde demais. O escritor deixou a quem lhe sobrevivesse a tarefa de decidir sobre a sua publicao, no querendo que tal acontecesse enquanto fosse vivo. Claraboia, nalmente acessvel aos leitores, revela-se um opus fundamental no entendimento global da obra literria de Saramago, fornecendo o elo de ligao em falta entre Terra do Pecado e Levantado do Cho. A linguagem desprovida dos fulgores barrocos de Memorial do Convento, mas a suciente. Tal como Saramago escreve sobre Tia Amlia, personagem do livro: nunca dizia palavras supruas. Apenas as necessrias e no mais que as indispensveis. () Por isso dominavam e convenciam. A questo de fundo de Claraboia de escala. Trata-se de um livro domstico, intimista e em certos aspectos quase cerrado, connado ao espao privado dos lares dos seis moradores de um prdio de Lisboa. Desta vez, nada h de exterior s personagens a construo de um convento, um pas deriva no Atlntico, a viagem de um elefante. Apenas o olhar penetrante do escritor que, atravs da claraboia, surpreende a vida de cada uma delas. A vida que est por detrs de uma cortina, a rir s gargalhadas dos nossos esforos para conhec-la.

A Fundao no nasceu para promover Saramago: para isso existem as suas editoras. Nasceu para desassossegar, para promover debates, para, com outros, criar estados de opinio que nos tornem a todos mais lcidos.
das to pobres: que se veria hoje se um escritor de trao to no como Saramago se assomasse a uma claraboia de um prdio semelhante? Talvez destruio, desestruturao, aborrecimentos. Talvez haja mais vtimas e mais terror no estrondo actual. Antes era o silncio que pesava, agora o barulho aniquilador, o rudo, todas as mensagens estonteando... O que Saramago conta, apesar da sua dureza, tem dimenso humana. No sei se a pobreza e a ruindade de agora no so mais devastadoras para as pessoas e para a sociedade. Creio que esquecemos o fundamental. As relaes conjugais relatadas no romance parecem particularmente infelizes. Curiosamente, o matrimnio entre Emlio, um portugus calmo, e Crmen, uma espanhola excessiva, conrma que de Espanha nem bom vento nem bom casamento. Quer comentar? Este romance transgressor em tudo. Como o era o autor... Por isso, o que se expressa nele no tanto que de Espanha nem bom vento... mas sim o contrrio. Explico-me: a espanhola, que tinha tantas possibilidades na sua Galiza natal, onde ningum a chamava de galega depreciativamente, teve que casar com um portugus, que a fez infeliz. Penso que em Claraboia o que se depreende que De Portugal, nem bom vento nem bom... lar.... Mas tudo isto so piadas, transgresses engenhosas. Tambm a gura da espanhola, sempre to cobiada na literatura portuguesa, aparece aqui como uma mulher indesejvel. Saramago sempre caminhando em sentido contrrio. O amor de Silvestre e Mariana parece fazer deles as nicas personagens felizes do livro. O velho sapateiro tenta transformar Abel num prolongamento de si prprio, no lho que nunca teve e, manifestamente, lhe falta? um companheiro, uma pessoa com quem falar e jogar. o valor da amizade. A que existe entre a trindade terrestre do Memorial, quer dizer, entre Blimunda, Bartolomeu e Baltasar. A que existe entre as personagens de Ensaio sobre a Cegueira ou, a seguir, em Ensaio sobre a Lucidez, entre o polcia e a mulher do mdico... No tanto o lho como o amigo. No nal do livro, Abel parte sem seguir o exemplo de amor de Silvestre. Claraboia um romance pessimista? Saramago no procurava nais felizes para agradar ao leitor. Dizia que escrevia para desassossegar. Estas personagens, cada uma delas, segue a sua vida. Abel no vai acabar casado, ftil, como recorda o autor citando Pessoa, de maneira que segue o seu caminho e um dia ser outro H, de Manual de Pintura e Caligraa, outro Ricardo Reis, outro Sr. Jos, de Todos os Nomes, outro msico de As Intermitncias da Morte ou Caim As personagens masculinas de Saramago so seres solitrios, que por vezes rompem o seu cerco pelo amor em razo do amor. O amor o nal de todos os cercos, diz-se em Histria do Cerco de Lisboa. No um livro triste, um retrato luminoso de uma poca sombria. E um retrato profundo, com mais dimenses do que as que conhecemos, porque est escrito por algum que j nessa idade sabia interpretar as pulses humanas. E fazer arte com elas. Claraboia o nico indito de Saramago ou podemos contar com mais surpresas? o nico indito completo, sim. o ltimo livro de Saramago. um presente que nos deixa um ano depois de morrer. Talvez no quisesse que se publicasse antes para nos poder dizer adeus desta forma.

We wait for your visit!

50

51

literatura

literatura

Ted Rall
VERBO

MANIFEsTO ANTI-AMERIcANO

George Eliot
RELgIO DgUA

O MOINHO BEIRA DO FLOss

Helder Macedo
POEMAs NOVOs E VELHOs
PREsENA

Lus F. Rodrigues
GUERRA & PAZ

MANUAL DE CRIMEs URBANsTIcOs

Ea de Queirs escreveu n A Cidade e as Serras os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade. O que diria se fosse confrontado, na actualidade, com a progressiva desumanizao a que as cidades do nosso pas foram sujeitas por dcadas de crimes urbansticos? O presente manual, de extrema oportunidade, expe de forma clara e objectiva, as principais causas da desorganizao e desqualicao ur-

bana - da incompetncia tcnica corrupo e da demagogia poltica especulao imobiliria. Enriquecido com ilustraes prticas, poder ser um instrumento til na consciencializao individual e colectiva dos cidados e no combate passividade das comunidades perante os atentados ao patrimnio e qualidade de vida nas nossas cidades. Prefcio do arquitecto Gonalo Ribeiro Telles.

A concentrao dos media na crise do nosso pas e consequentemente da zona Euro e do projecto poltico europeu faz-nos esquecer ou, pelo menos desvalorizar, a crise profunda que afecta os Estados Unidos da Amrica. Ted Rall, jornalista e colunista do The New York Times, com o seu esprito polmico e radical, no o permite. Contrariamente aos que lamentam os efeitos devastadores da crise global no capitalismo americano ps-moderno, Rall encontra neles uma oportunidade de implementar uma forma de governo e estrutura econmica igualitria e ecolgica que termine denitivamente com os problemas que aigem a Amrica actual: as guerras; a crise nanceira; o desemprego; a dependncia do petrleo. Vencedor do Press Action Book of the Year, 2010 e nalista do Prmio Pulitzer.

Foram duas as razes que levaram Mary Anne Evans (1819-1880) a adoptar o pseudnimo masculino de George Eliot: evitar a associao entre a sua escandalosa vida privada e a sua produo literria e contornar os preconceitos vitorianos no intuito de que a sua obra fosse levada a srio. Oriunda de uma famlia conservadora, conformista e religiosa, desenvolveu, ao longo da vida, um progressivo cepticismo religioso e assumiu uma relao com um homem casado em 1854. O Moinho relata, com o realismo e a interioridade habituais da autora, a decadncia de uma famlia de Lincolnshire atravs da vida dos irmos Tom e Maggie Tulliver. A jovem protagonista cresce num ambiente social e familiar que lhe nega o pleno desenvolvimento intelectual e espiritual.

Helder Macedo, licenciado em Histria e Doutorado em Letras pela Kings College de Londres, onde titular da Ctedra Cames, iniciou a carreira literria em 1957 com o livro de poesia Vesperal. Porventura mais conhecido como ccionista, ensasta e crtico literrio autor de uma obra potica na tradio de Cames, S de Miranda, Bernardim, Cesrio ou Pessoa, que revela, segundo Eduardo Loureno, o mais profundo da sua viso do mundo e da vida. A presente colectnea rene a totalidade da sua poesia, at data dispersa em livros distintos. A abrir este belssimo volume, um ciclo de poemas inditos, Colagens (2010-11) traa um balano de vida, produto de reexo e distanciamento, evocativo da Waste Land de T. S. Eliot, como bem sublinha Yvette Centeno. L A E

52

literatura
Associao Portuguesa de Escritores
Leitura e Escrita
Seg: 18h

Caf Martinho da Arcada

Culturgest

Info: 213 950681


EG

Convvios Poticos do Crculo Nacional dArte e Poesia Tertlia


Qui: 16h-18h

O Riso e o Esquecimento Comunidade de Leitores A Questo Finkler de Howard Jacobson por Helena Vasconcelos
3 Nov: 18h30

Hemeroteca de Lisboa

Ressano Garcia na Coleco da Hemeroteca de Lisboa Mostra bibliogrca


At 30 Nov Ter a Sex: 10h-19h, Seg, Sb: 13h-19h

Biblioteca Palcio Galveias

Info: 213 973717

Prmios Jos Saramago Mostra bibliogrca


16 Nov a 30 Jan Ter a Sex: 10h-19h, Seg, Sb: 13h-19h

Carpe Diem

Memrias Pstumas de Brs Cubas de Machado de Assis por Helena Vasconcelos


17 Nov: 18h30

Mnemosyne de John Akomfrah Instalao


At 19 Nov

Instituto Cervantes

Catch 22 de Joseph Heller por Helena Vasconcelos


30 Nov: 18h30

Encontros da ULLA Tertlias mensais dirigidas pela ULLA Unio Lusfona das Letras e Artes
26 Nov: 19h

Fora de Campo: Arquivo Cinematogrco de Moambique de Catarina Simo


30 Nov a 28 Jan Qua a Sb: 13h-19h

Aproximao s Novas Dramaturgias Conferncia de Juan Mayorga


8 Nov: 18h

Escrever Escrever

Encontros da APP Associao Portuguesa de Poetas Tertlias mensais dirigidas pela Associao Portuguesa de Poetas
27 Nov: 15h30

Casa da Achada - Centro Mrio Dionsio


Livros das Nossas Vidas Cristina Almeida Ribeiro fala de Pequeno Almoo de John Steinbeck
10 Nov: 18h

Cursos: Escrita Criativa; Escrever um livro: por onde comear; Novo Acordo Ortogrco; Escrita de Humor; Escrita Acadmica; Reviso de textos Info: 911 197 797

Leitura de excertos de obras de Juan Mayorga, pelo elenco dA Escola da Noite - Teatro da Cerca de So Bernardo
9 Nov: 18h

Espao B

Encontros na Narrativa Escrituras Cercanas: Jos Luis Peixoto e Marcos Giralt Torrent
17 Nov: 18h30

Comemorao do Centenrio do Nascimento de Manuel da Fonseca e Alves Redol Mostra Bibliogrca sobre a Vida e Obra de Manuel da Fonseca e Alves Redol
At 30 Nov

Biblioteca de So Lzaro

Mrio Dionsio, Um Escritor Anna Cortils apresenta e escolhe poemas de Mrio Dionsio de O Riso Dissonante (1950)
24 Nov: 18h

Coralie Bickford-Smith para a Penguin Books Exposio


At 25 Nov Seg a Sex: 9h3013h30/15h-19h

El sentido del sin sentido por Rosa Montero


30 Nov: 18h30

Livraria Cabeudos
11 Nov: 22h

Espao Evo

Conta-me histrias Habria que

Alves Redol A escrita contra a sujeio. A inaugurao do Ns no processo narrativo portugus Conferncia por Domingos Lobo
16 Nov: 18h Seg a Sex: 10h30-18h

Ciclo A Paleta e o Mundo III Leitura integral da obra com projeces e comentrios.
Seg: 18h30

Curso de Escrita Criativa Com Isabel Costa.


Ter: 18h30-20h
ia

Livraria P dos Livros


Clube de Leitura O Meu Nome Vermelho de Orhan Pamuk.
26 Nov: 17h

Casa Fernando Pessoa

Fbrica Brao de Prata


Projecto Goethe As Anidades Electivas Leitura encenada
19 Nov: 22h

Pessoa em Dilogo Herberto Hlder com Eunice Muoz e Pedro Lamares


8 Nov: 18h30

Palcio Nacional da Ajuda


Feira do Livro do Patrimnio Cultural
7 a 11 de Nov: 10h-17h30

Encerra 1, 5, 7, 19 e 21 Nov

CiDaDE UNiVERsiTRia Ciclo De Conferncias a Poesia e a Liberdade Sophia: uma potica exemplar Por Miguel Serras Pereira
7 Nov: 18h30 Ter a Sex: 10h-20h Seg, Sb: 13h-20h
EG

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia

Centro Cultural de Belm


1 Nov

Faculdade de Cincias Sociais e Humanas

Info: 213 614 324 (IGESPAR)

Dia Antnio Tabucchi

Centro Nacional de Cultura

O Sabor das Palavras El cielo de la boca. Antologa del paladar espaol, por Juan Luis Surez Granda
22 Nov: 10h

So Luiz Teatro Municipal


15, 29 Nov: 21h

Ler Dom Quixote Clube da Palavra


12 Nov: 23h30

Biblioteca Nacional de Portugal

A Educao Artstica no Sculo XXI - A Literatura, Uma Arte entre as Artes Reinventar o Humanismo no Tempo da Tecnologia: A Via da Educao Artstica Guilherme de Oliveira Martins e Lus Filipe Barreto
9 Nov: 18h30

Fundao Calouste Gulbenkian

Ruy Belo: Homem de Palavra(s) Colquio internacional


3, 4 Nov: 10h
EG

Teatro Nacional D. Maria II


Equilbrio Instvel de Edward Albee Leitura encenada
22 Nov: 19h

Encontros na Poesia Poetas ibricos hoy: Elena Medel, Daniel Casado,Vernica Aranda, Margarida Vale de Gato e Filipa Leal
16 Nov: 18h30

Cinema So Jorge

Lanamento do livro Cau - Da fralda aos grandes palcos


14 Nov: 18h

Leituras de Alcipe Narrativa Inglesa Sc. XVIII As Viagens de Gulliver de John Swift, por Vanda Anastcio
16 Nov: 21h30

Fundao das Casas de Fronteira e Alorna

EG IA

Entrada Gratuita Inscries Abertas

> Contactos pg 106

54

msica Clean Feed festival


TEATRO dO BAIRRO
A na Figueiredo

A Clean Feed comemora 10 anos de existncia e de sucessos. Para celebrar a ocasio o Teatro do Bairro , em Novembro, palco de um festival que rene alguns dos mais representativos artistas da editora. Norberto Lobo (na imagem), Ken Vandermark, RED Trio, Sei Miguel Quarteto, Eitr e Hugo Carvalhais so alguns dos nomes que se juntam festa. Reconhecida internacionalmente como uma das principais editoras de jazz e msica improvisada do mundo, a Clean Feed conta hoje com um catlogo que rene mais de 500 msicos. Responsvel por festivais em cidades como Nova Iorque, Chicago, Barcelona e Berlim, a editora procura destacar o jazz nos palcos europeus e norte-americanos, dando a conhecer msicos de grande qualidade e tentando sempre cativar novos pblicos. Lisboa este ms, semelhana de outras cidades mundiais, a protagonista de um Festival Clean Feed. So trs dias de excelncia musical que marcam a diferena h uma dcada. Parabns Clean Feed!
Nor berto L obo

17 A 19 DE NOVEMBRO Rua Luz Soriano, 63 / 213 473 358 / www.teatrodobairro.org

56

57

msica

msica

Aldina Duarte Contos de fados


entrevista
ana figueiredo

is a bel pin to

Como surgiu a ideia para um lbum onde rene literatura e fado? Foi uma ideia um bocadinho bizarra. Estava a ler no dentista o conto de Ggol, O Retrato. Ocorreu-me o ttulo Contos de Fados. Reecti muito sobre como desenvolver um disco a partir deste ttulo. Solicitei a vrios letristas que escrevessem poemas a partir de uma obra literria da sua preferncia. A excepo foi o Jos Lus Gordo a quem pedi uma letra baseada numa histria real. Quis fazer um disco semelhana de um livro, usando a nomenclatura da literatura: epgrafe, com um poema de Pedro Mexia; prefcio, de Manuel Alberto Valente, fundador da Asa e actualmente na Porto Editora; introduo do musiclogo Ruy Vieira Nery. Como escolheu os letristas? Alguma escolha literria a surpreendeu? As pessoas que escreveram para o disco conhecem-me muito bem. So meus amigos ntimos. Todas as escolhas me surpreenderam. Quando recebi o material, a maioria tinha escolhido obras literrias estrangeiras. Eu prpria escrevi um tema com base no primeiro escritor estrangeiro Dostoivski - de que tenho memria e que continuo a ler. Houve algum poema mais difcil de interpretar? Surgiram letras muito difceis de interpre-

tar porque abordavam temas e personalidades que no so exactamente a minha, onde sinto que no me estou a cantar a mim. o caso da Medeia. Nunca tinha cantado a frieza. E depois os poemas onde me canto rigorosamente a mim, como no tema Biograa. O fado o seu universo musical enquanto artista. Nunca sentiu necessidade de enveredar por outro gnero? No, porque o fado permite o improviso, permite contar histrias absolutamente diferentes. Tenho um grande fascnio e amor pelas melodias que oferece, porque tm caractersticas nicas no mundo inteiro. Por isso co pelo fado. Nunca me preocupo muito com os resultados das coisas, fao-as pelo prazer que o caminho me perspectiva. E o caminho dos fados tradicionais tem sido at hoje surpreendente e muito rico. O que pode esperar o pblico do concerto na Culturgest? Como sempre, pode esperar um concerto intimista. Uma vez que com este disco tenho a nova experincia de me cantar a mim, h um espao ainda mais confessional. Decidi arriscar um espectculo que quase um confessionrio. Que traz surpresas para mim e, concerteza, tambm para o pblico. Vamos andar por terrenos que ainda no desbravmos. Porque uma coisa ser ntima outra ser confessional.

58

59

msica

msica

John Maus + Gary War


GALERIA Z dOs BOIs

Girls
LUX FRgIL

O msico, filsofo e acadmico John Maus apresenta em Lisboa a sua msica criativa e complexa, cheia de pensamentos e teorias elaboradas, que nos chega simplificada pela sonoridade pop. A galeria Z dos Bois a sala que acolhe a energia de Maus que em palco se trans-

forma num verdadeiro performer. Ainda na mesma noite o universo musical distorcido e de contnua descoberta de Gary War ganha forma. Uma noite para conhecer dois msicos que usam o synthpop como tranpolim para uma musicalidade imprevisvel. AF

Os californianos Girls apresentam no Lux o segundo lbum de originais, Father, Son, Holy Ghost. O duo formado por Cristopher Owens compositor e voz principal do grupo e Chet JR White baixista e produtor mantm neste segundo trabalho a sonoridade indie rock do aclamado

disco de estreia, lbum. Os dois elementos de Girls partilham um passado musical onde o punk e a msica hardcore se destacam. Um passado que marca ainda presena e ajuda a enfatizar o lado negro de alguns dos temas do novo disco. AF

23 DE NOVEMBRO, s 22h Rua da Barroca, 59 / 213 430 205 / www.zedosbois.org

29 DE NOVEMBRO, s 22H30 Av. Infante D. Henrique, Cais da Pedra a St Apolnia / 218 820 890 / www.luxfragil.com

60

msica

CM

MY

CY

CMY

Hindi Zahra
SALA TMN AO VIVO

Handmade o primeiro disco de Hindi Zahra, cantora e compositora marroquina nascida no seio de uma famlia berbere. Uma estreia que se destaca pela simplicidade e sinceridade da musicalidade que nos faz chegar. Zahra cresceu a ouvir as divas egpcias, como Oum Khalsoum, e as sonoridades de Ali Farka Tour. Ainda jo-

vem mudou-se para Paris onde construiu as bases para uma carreira a solo. De uma intensidade subtil Zahra apresenta uma mistura de blues, folk e jazz, criando uma musicalidade do mundo influenciada pelas suas razes berberes mas tambm por nomes como Ella Fitzgerald, Serge Gainsbourg e Oumou Sangar. AF

9 DE NOVEMBRO, s 21H30 Rua da Cintura, Armazns 65, Cais do Gs / www.armazemf.com

62

63

msica
Biblioteca Orlando Ribeiro
A Charanga
11 Nov: 21h30

msica
O cD Coliseu dos Recreios
Trovante 35 anos
1 Nov: 22h

Ensemble Escola de Jazz Luiz Villas-Boas & Hot Clube de Portugal


Qui: 19h-1h

Galeria Z dos Bois

Yes
3 Nov: 21h30

Caixa Geral de Depsitos

Cant
6 Nov: 22h

Soul & Blues com Cristina Pereira


Sex: 19h-24h
EG

Eternal Tapestry, Pedro Gomes & Gabriel Ferrandini


4 Nov: 23h

Museu do Oriente
Joana Machado
12 Nov: 21h30

Repblica da Msica
Black Sun Festival
5 Nov: 22h

Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve Cesrio Costa, dir. musical


4 Nov: 21h

Buraka Som Sistema


10 Nov: 21h

Presidente Drgado, Rita Braga


11 Nov: 23h

Stphanie Manzo, harpa; Fernando Llopis, percusso - Solistas da Metropolitana


26 Nov: 17h

Sala TMN ao Vivo


Raul Midn
2 Nov: 22h

Bob Marley Legend


12 Nov: 22h

Fundao Calouste Gulbenkian

Pink Mountaintops, Asimov


12 Nov: 23h

Piers Faccini
3 Nov: 21h30

Musicbox
Darko
3 Nov: 23h

Hindi Zahra
9 Nov: 21h30

Machine Head
17 Nov: 19h

Casa do Alentejo
BAILES Enigma 3 Duo P.J.
13 Nov: 15h30 6 Nov: 15h30

Aurea
18 Nov: 21h30

Coro Gulbenkian Vem Cantar Canes de Natal Jorge Matta, maestro (Famlias)
26 Nov: 16h

Akron/Family
19 Nov: 23h

Mount Eerie
20 Nov: 22h

House of Lords
13 Nov: 22h

No Use for Name


22 Nov: 21h

Zion Train
25 Nov: 23h30

GNR
19 Nov: 22h

Srgio Godinho
24 Nov: 21h30

Kompakto
20 Nov: 15h30

Ar de Rock
26 Nov: 22h

Coro e Orquestra Gulbenkian Momente de Stockhausen Peter Etvs, maestro


10 Nov: 21h, 11 Nov: 19h

John Maus, Gary War


23 Nov: 22h

Onda Jazz
WTF Band
3 Nov: 22h30

Cansei de Ser Sexy


28 Nov: 21h

Igreja de So Francisco de Assis


Joo Vaz, rgo
13 Nov: 16h

Bruno Santos Nonete


4 Nov: 22h30

TARDES ALENTEJANAS Canto alentejano e outras expresses musicais


Sb: 15h30

Mrio Oliveira
O pianista Mrio Oliveira editou este ano o seu primeiro disco de originais, Lendas e outras histrias. Um trabalho que permite ao msico expressar-se de forma genuna e nica. O piano o seu instrumento de eleio desde cedo e a formao clssica marcou o incio do seu percurso. O jazz abriu-lhe horizontes mais ricos permitindolhe improvisar, dando a conhecer de forma mais bvia a sua personalidade. Este primeiro CD o resultado deste gosto pelo jazz e pelos caminhos que o gnero permite explorar. AF

Paul McCreesh, maestro

Culturgest

25 Nov: 19h, 26 Nov: 21h

Rodrigo Gonalves Tribology Vol. 2


5 Nov: 22h30

So Luiz Teatro Municipal

Aldina Duarte
29 Nov: 21h30

Casa Fernando Pessoa


25 Nov: 18h30

Solistas da Metropolitana Schubert e Reinecke

CICLO CONCERTOS NO PALCO Recital a dois cravos


12 Nov: 18h

Orquestra Gulbenkian Simone Young, maestrina; Pedro Carneiro, percusso


3 Nov: 21h, 4 Nov: 19h

Liceu Cames
Jam Session
Sex: 23h
EG

Festival Lisboa Mistura Festival de msica, dana, vdeo, poesia


25 a 27 Nov: 17h30

MP Bossa
10 Nov: 22h30

Casa de Lafes
Ter: 22h30

Roda de Choro de Lisboa

CICLO ISTO JAZZ ? Joe Morris Wildlife Quartet


13, 14 Nov: 21h30

Joana Carneiro, maestrina; Anu Komsi, soprano; Piia Komsi, soprano


17 Nov: 21h; 18 Nov: 19h

Solistas da Metropolitana Franz Liszt e Vianna da Motta


25 Nov: 19h

Olivier Ker Ourio e Emmanuel Bex Invitation au voyage com apoio Institut Franais.
11, 12 Nov: 22h30

MOSTRA ESPANHA 2011 Jos Lus Greco


22 Nov: 21h
EG

Castelo de So Jorge
Drumming O Mar de Sophia
5 Nov: 16h

CICLO VINTE E SETE SENTIDOS Filament(o) Instalao performance


16 Nov: 18h30

CICLO DE MSICA ANTIGA Philippe Jaroussky, contratenor; Appolos Fire Ensemble


14 Nov: 19h

Electric Lazy Band


17 Nov: 22h30

Sociedade Histrica da Independncia

Lux Frgil
Girls

The Antlers
3 Nov: 22h30 29 Nov: 22h30

Orlanda Guilande
18 Nov: 22h30

Trio Zamora
19 Nov: 22h30

As Cantigas Que Ns Gostamos de Ouvir Coordenao Comandante Jos Ferreira dos Santos
Seg e Qui: 14h30-18h
EG

Centro Cultural de Belm


9 Nov: 21h

Discoteca W

Balthasar Neumann Choir and Soloists; Balthasar Neumann Ensemble


29 Nov: 21h

Flamenco Project
24 Nov: 22h30

Lusitano Clube
1 Dom: 22h30

Elmar Oliveira, Orquestra Metropolitana de Lisboa Franois Couturier Tarkovsky Quartet


11 Nov: 21h

Oldfriends Djs Nuno Santos, Miguel Simes, Rui Barros, Paulo Ferro, Nuno K, Joe, Rui Remix e Z Gouveia. Msica dos anos 70, 80, 90
Sex: 23h

Coro Gulbenkian; Michel Corboz, maestro


30 Nov: 19h

Roda de Choro de Lisboa

Big Band Reunion


25 Nov: 22h30

Sociedade de Instruo Guilherme Cossoul


Danar o Fado
10, 17, 24 Nov, 1 Dez: 22h30

CICLO MSICA DE CMARA Quarteto Hagen


27 Nov: 19h

Maria Matos Teatro Municipal


Andr Gonalves
2 Nov: 22h

Paos do Concelho

Orquestra de Cmara Portuguesa


12 Nov: 21h

Chapit
Ter: 22h

Noites de Tertlia Onde o Fado Acontece Outras Quartas


Qua: 22h

Cinema So Jorge

Antnio Rosado, piano


19 Nov: 21h

Orquestra Metropolitana de Lisboa Lus Pastor canta Saramago


15 Nov: 21h

El Corte Ingls
24 Nov: 19h

CICLO DE PIANO Grigory Sokolov, piano


13 Nov: 19h

Max Richter
5 Nov: 22h

CONCERTOS HORA DO ALMOO Solistas da Metropolitana Concertos barrocos para quatro violinos
25 Nov: 13h

Sociedade Portuguesa de Autores

Solistas da Metropolitana - Divertimentos

Artur Pizarro, piano


15 Nov: 19h

Museu da Msica
Sentica Ensemble
5 Nov: 16h 11 Nov: 19h

Palcio Nacional da Ajuda


26 Nov: 16h

Solistas da Metropolitana Centenrio do Nascimento de Nino Rota


25 Nov: 18h30

Jazznova Feat Paul Randolph


19 Nov: 21h

Msicas do Outro Mundo


Qui: 22h

3 Pianos - Mrio Laginha, Pedro Burmester e Bernardo Sassetti


25 Nov: 21h

Jazz no Tanque
Sex: 22h

CONCERTOS HORA DE ALMOO Stphanie Manzo, harpa Solistas da Metropolitana


18 Nov: 13h

Escola Secundria Pedro Nunes


18 Nov: 15h
EG

Grupo rock de Hamburgo

CONCERTO AO DOMINGO Etienne Lamaison, clarinete; Xuan Du, violino; Ana Telles, piano
27 Nov: 17h

Bruno Procopio, cravo Movimento Patrimonial pela Msica Portuguesa


12 Nov: 16h

Solistas da Metropolitana Schubert e Reinecke

Teatro do Bairro

Pavilho Atlntico
3 Nov: 22h

CLEAN FEED FESTIVAL Dez anos de actividade da editora Clean Feed


17 a 19 Nov: 22h

DJ Sessions
Sb: 22h

Rodrigo Leo
26 Nov

Sonhar o Mundo, frica aos Domingos


Dom: 22h

Cine Theatro Gymnsio


Fado in Chiado
Seg a Sb: 19h

Fontana Park Hotel


Ter: 19h-1h

MET OPERA SERIES HD Siegfried de Richard Wagner


5 Nov: 16h

BAILE A MENINA DANA Orquestra Chave dOuro


12 Nov: 16h-19h

Info: 213 239 204

FONTANA TIME TO MUSIC DJ Funky & Soul DJ 80s


Qua: 19h-1h

Museu Nacional de Arte Antiga


26 Nov: 16h

Caetano Veloso e Maria Gad Peter Frampton


5 Nov: 21h

Teatro Nacional de So Carlos

Satyagraha de Philip Glass


19 Nov: 18h

Bertrand Raoulx, fagote; Marcos Magalhes, cravo

Britney Spears
9 Nov: 20h30

MSICOS DO MUNDO Ryuichi Sakamoto Trio


21 Nov: 21h

Scorpions
11 Nov: 21h

CICLO HOMENAGEM A LISZT Orquestra Sinfnica Portuguesa - Liszt & Berlioz


5 Nov: 21h

Praa de Toiros do Campo Pequeno


Gipsy Kings
2, 3 Nov: 21h30

Coro Lisboa Cantat, Coro do Teatro Nacional de So Carlos, Orquestra Sinfnica Portuguesa Sinfonia Fausto

ONSTRA12

65

msica
12 Nov: 21h

Festival de Animao de Lisboa 19 a 25 Maro 2012

Orquestra Sinfnica Portuguesa - Pinho Vargas & Mahler


19 Nov: 21h

O cD

Escola Secundria Artstica Antnio Arroio


Aulas de Percusso rabe Baltazar Molina
Ter, Qui: 20h-21h30

Orquestra Sinfnica Portuguesa Liszt & Brahms


26 Nov: 21h

Info: 963 327 095


ia

ilustrao: David Mourato

FOYER ABERTO A Europa de Liszt


7, 14 Nov: 18h

Espao Evo

Aulas de Coro, Voz e Canto; Cursos de Instrumentos


Vrios horrios
ia

Teatro Tivoli
6 Nov: 18h

The Glenn Miller Orchestra Tony Carreira


19 Nov: 22h

Fundao Calouste Gulbenkian

Showchoir
27 Nov: 12h, 22h

Curso: As Histrias da Msica e as Msicas da Histria: O sculo XIX


14 a 18 Nov: 18h30

Teatro da Trindade

Solistas da Metropolitana Centenrio do Nascimento de Nino Rota


24 Nov: 18h30

Cherries That Went To The Police


O primeiro lbum de Rita Braga, Cherries That Went To The Police, apresenta um repertrio de canes antigas interpretadas em portugus, ingls, russo e grego, e quase todas acompanhadas pelo ukulele, instrumento de eleio da cantora portuguesa. Nos ltimos anos Rita Braga tem explorado um universo musical que inclui Mozart, temas dos anos 20, bollywood, canes de cowboys, folk srvio, polaco e russo. com esta sonoridade nica e original que a artista se estreia. AF

In Impetus

Aulas de Percusso rabe


Seg: 18h30-19h30

Info: 919 232 325

MONSTRA 2012 CRIA PRMIO VASCO GRANJA


O Festival de Animao de Lisboa | MONSTRA institui pela primeira vez em 2012 o Prmio Vasco Granja. O prmio visa galardoar o melhor filme de animao Portugus realizado no ano. Em 2012 podero apresentar-se a este prmio os filmes de animao portugueses produzidos entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2012. Os filmes sero apresentados em sesso nica na noite de encerramento do festival. Ainda nessa noite, e a fechar o festival, ser apresentado e homenageado publicamente o Grande Vencedor. A data limite de inscrio apenas para este prmio termina impreterivelmente a 30 de Janeiro de 2012. O Regulamento e inscries podem ser realizadas em www.monstrafestival.com ou atravs do Email: festival@monstrafestival.com

Universidade Nova de Lisboa


5 Nov: 21h

Lapa Estao Cultural


Iniciao ao piano e violino, aulas de canto
Qua e Sb

Orquestra Acadmica Metropolitana Orquestra de Sopros da Metropolitana


6 Nov: 17h

Info: 964 672 217


MP

Museu do Fado

cURsOs Academia de Artes e Tecnologias

Cursos de Guitarra Portuguesa, Viola de Fado, Seminrio de Repertrios de Fado, Gabinete de Ensaios para Intrpretes Tambm para crianas Info: 218 823 478

Cursos de msica Organizao: Modo B Info: 922 025 297


ia

Primo Canto Associao Cultural


Curso de Canto
Seg a Sex: 18h-23h30

Academia Musical 1 de Junho de 1893


Aulas de Guitarra Com Ricardo Gouveia Aulas de Piano Com Andr Sousa Grupo Coral Com o Maestro Joo Loureno
Ter: 21h-23h30
MP

Info: 966 555 048

Associao de Residentes de Telheiras - ART


Guitarra clssica Coro ART
Ter: 21h30-23h
MP

Casa dos Aores


18 Nov: 21h30

Fado comentado Palestra por Jos Pracana

Teclas Maestro - Centro de Estudos Musicais


ia

Faz com a MONSTRINHA... um Taumatrpio!


Do grego Thauma prodgio e Tropion girar. O Taumatrpio foi inventado em 1825. um bom exemplo do fenmeno de Persistncia Retiniana. Recorta dois discos (ou quadrados) de cartolina com cerca de 12 cm de dimetro. Faz em cada disco um desenho simples, de modo a que um complemente o outro. Tem ateno posio de ambos os desenhos. Coloca o cordel esticado ou o pauzinho entre os dois discos e cola-os (tipo sanduche). Quando rodamos o cordel esticado, os discos giram e os desenhos sobrepem-se, formando uma nova imagem.
ilustrao: Andreia Pscoa

Seg, Qua: 16h30-20h30, Qui: 17h30-20h30

Cursos de Msica, Canto e Instrumentos Musicais

Casa Comarca da Sert


Aulas de Concertina
Seg: 19h45-21h15
ia

Xuventude de Galicia

Associao de Artistas Comunitrios Independentes


Aulas de Guitarra Com Filipe Mendes
Seg: 14h-22h
MP

Auditrio do Alto dos Moinhos

Aulas de guitarra portuguesa com Carlos Gonalves


MP

Centro Cultural de Belm


MP

Aulas de Gaita-de-Foles, pandeireta e percusso, coro


ia

Msica e Movimento
27 Nov: 11h30-17h30
EG IA MP

Entrada Gratuita Inscries Abertas Marcao Prvia

> Contactos pg 106

Os dois discos na posio relativa entre si (frente e verso)

Utilizao do taumatrpio

teatro A farsa da rua w


ENDA WALsH
ARTIsTAs UNIdOs / TEATRO dA POLITCNICA
Rui Cintr a

67

Enda Walsh talvez o mais importante dramaturgo irlands contemporneo. Contudo o seu nome s ganhou relevncia, entre ns, aps a estreia do lme de Steve McQueen, Hunger, sobre a greve de fome do dirigente do IRA, Bobby Sands. A carreira de Walsh comea nos anos 90, quando d os primeiros passos na escrita teatral ainda no secundrio, mas com a estreia da pea Disco Pigs (1996) que se torna numa revelao quando arrecada o prmio da crtica no Festival de Edimburgo. A Farsa da Rua W, j traduzida pelos Artistas Unidos na coleco Livrinhos de Teatro, sobe agora ao palco da Politcnica com encenao de Silva Melo e com as interpretaes de Amrico Silva, Joo Meireles, Antnio Simo e Laurinda Chiungue. Trata-se de uma desconstruo da prpria noo de farsa. Rompendo com o estilo realista do incio da pea, as personagens vo adoptando um estilo clownesco que remete para o registo dos trs estarolas (Three Stooges), em que a estilizao da aco pe em evidncia os recursos e desmonta a prpria ideia de farsa. Um pai e dois lhos, atravs de um jogo de perucas e bigodes, vo assumindo um conjunto de personagens que jogam entre si, mas, subitamente, a prpria aco que toma conta das personagens caminhando para um caos irreversvel.
A mr ico silva

30 DE NOVEMBRO A 14 DE jANEIRo Rua da Escola Politcnica, 56 / 961 960 281 / www.artistasunidos.pt

68

69

teatro

teatro

Sara Vargas Vintage workshops


entrevista
LUS A LMEIDA DEA

h u mberto mouco

No prximo dia cinco vai, uma vez mais, dirigir o curso de Pin Up Studio. De que consta? As Pin Ups tm por base um ideal de beleza feminino existente num determinado perodo. O termo surgiu nos anos 40 pelo acto dos soldados americanos axarem as fotograas das suas vedetas favoritas. No curso falamos da histria das Pin Ups e principais referncias. Das poses e diferentes tipos de Pin Ups que existem e damos uma aula especca de maquilhagem de poca e de penteados. Fazemos o styling a todas as participantes e terminamos com uma sesso fotogrca. E no dia seguinte, o curso de Burlesco? O Burlesco uma arte performativa que engloba os gneros da msica, dana, comdia e o striptease. Focamos o curso no vintage striptease, falamos do contexto da poca, ensinamos os passos base e uma breve coreograa. O fenmeno das Pin Ups no teve expresso equivalente em Portugal. Acha que se deveu aos rgidos cdigos da moral salazarista? Agora que penso nisso, acho que sim. Mas podemos considerar a Beatriz Costa como uma Pin Up Cheesecake, que corresponde a um tipo de Pin Up com menos carga ertica, mas mais voluntariosa que se vestia com trajes militares e apoiava o esforo de guerra.

Ou a mulher portuguesa que conservadora? Hoje em dia, menos. A temtica retro, vintage e o interesse pelo Burlesco esto muito em voga e ajudam a alterar essa realidade. O que muda no comportamento das mulheres que frequentam os seus cursos? Cria-se uma grande desinibio. Nos cursos de Burlesco exploram um lado feminino at a retrado. Percebem que a sensualidade no tem que ver com o cnone de beleza que hoje em dia veiculado e que ter curvas bem giro. H uma forte componente revivalista nestes cursos. O que tm de to especial as dcadas de 20 a 50 do sculo passado? Gosto da msica, do cinema desse perodo. E da esttica, que acho muito mais interessante. Exercem um grande fascnio sobre mim. No ignoro os pontos negativos destas dcadas, nomeadamente os constrangimentos sociais. Mas eram pocas em que, particularmente no burlesco, as coisas eram feitas com gosto sem nunca ultrapassarem a linha da vulgaridade. Como se sente ao acordar, todos os dias, no sculo XXI? Bem. Gosto do conforto e dos meios que existem nos dias de hoje. Mas atravs da maneira de vestir, de ver cinema, de danar Lindy Hop ou Rock & Roll no perco a ligao com essa poca.

70

71

teatro

teatro

Quem tem medo de Virginia Woolf?


EDwARD ALBEE
TEATRO NACIONAL D. MARIA II

Chorar e secar
FERNANDO VILLAs-BOAs
TEATRO TURIm

George e Martha confrontam-se, ao nal da noite, na sala-de-estar da sua casa, sob o efeito do lcool e da insatisfao de uma vida em comum: o resultado devastador e inesquecvel. Estas duas personagens marcantes da dramaturgia contempornea foram criadas, em 1962, por Edward Albee (na imagem). Celebrizadas no cinema por

Richard Burton e Elizabeth Taylor, casal na vida real e na arte de representar, so agora encarnadas por Maria Joo Lus e Virglio Castelo numa nova encenao assinada pela cineasta Ana Lusa Guimares. Sandra Faleiro e Romeu Costa completam o elenco. Quem tem medo do teatro que revela a verdadeira essncia da vida? LAE

A partir de um texto indito de Fernando Villas-Boas, a encenadora Raquel Dias constri um espectculo alicerado no dilogo de duas personagens femininas. Interpretadas por Anabela Moreira e Margarida Moreira, duas belas mulheres falam das suas vidas. Magoadas, lidam com a solido de forma distinta. Uma

com distanciamento crtico e indiferena construda, a outra, confusa e desarticulada. O pblico no sabe quem so, porque se vestem assim, de quem aquela sala nem o que esto l a fazer as duas. Mas sente que as lgrimas que choraram j secaram. E que a humidade ficou l, por dentro. LAE

24 DE NOVEMBRO A 29 DE JANEIRO  Praa D. Pedro IV / 213 250 800

3 A 27 DE NOVEMBRO  Estrada de Benfica, 723 A / 217 606 666

72

73

teatro

teatro

Tristeza e alegria na vida das girafas


TIAGO RODRIGUEs
CULTURgEsT

Tiago Rodrigues tem um percurso nico como encenador e actor que o levou a trabalhar em pases como Frana, Blgica e Holanda, entre outros. Actualmente professor de teatro na escola PARTS, em Bruxelas, dirigida por Anne Teresa De Keersmaeker e o director artstico da Mundo Perfeito. Neste espectculo volta a assinar a autoria do texto e a encenao.

Tristeza e alegria na vida das Girafas fala-nos de uma menina de nove anos que parte em busca de respostas pela cidade de Lisboa, tentando encontrar aquele que pode responder s suas inquietaes: o primeiro ministro Pedro Passos Coelho. Tiago Rodrigues retoma assim a tcnica de misturar elementos reais e polticos para os analisar luz do jogo teatral. RC

24 A 26 DE NOVEMBRo Rua Arco do Cego, Piso 1 / 217 905 155 / www.culturgest.pt

Dias a o
LUsA COsTA GOMEs
SO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Vinte anos depois de Nunca, Nada de Ningum, espectculo que veio romper com alguns cnones instalados na dramaturgia portuguesa e que questionava a sociedade emergente baseada na viso yuppie, a escritora Lusa Costa Gomes e a encenadora Ana Tamen reencontram-se para lanar um novo olhar sobre novos temas da sociedade actual. Dias a o um retra-

to sombrio e onde se vive a perda das iluses acalentada nas dcadas anteriores. As personagens, agentes imobilirios, correm atrs da magra margem de lucro de um sistema nanceiro que colapsou. Uma produo da Cassefaz que conta com as actuaes de Joo Ricardo, Teresa Faria, Slvia Filipe, Srgio Praia, Bruno Schiappa e Paula Diogo. RC

10 A 20 DE NOVEMBRO Rua Antnio Maria Cardoso, 38 / 213 257 650

Jos F r a de

74

75

teatro
EsTREIAM Armazm 13
Quando se torna urgente e vital encontrar um espao para ocupar, dialogar, voltar a tentar? E se as cidades vivessem s por uma hora?
24 a 26 Nov, 1 a 3 Dez: 21h30, 27 Nov, 4 Dez: 17h

teatro
Paulinha, Monique, Raquel Aranda, Lou, Sandy, Marlinha, Miriam Luz, Filipa, Ruben Coelho, Santinho, Ruben Reis, Andr Santos, Gonalo Henriques e Diogo Martyns, interpretao
12, 18, 19, 25, 26 Nov: 21h30

Cadernos Suspensos, 13 Edio Companhia Armazm 13. A partir de O Senhor Valry de Gonalo M. Tavares; Bernardo Gama, encenao; Anglica Evrard, Joa, Leonardo Ferreira, Mila Xavier e Raquel Nicoletti, interpretao. Espectculo de circo contemporneo. Info: 966 762 047

Estreia 11 Nov Sex, Sb: 22h, Dom: 19h

Auditrio Carlos Paredes

O Frio que Faz na Cama Antnio Manuel Revez, autoria; Marco Mascarenhas, encenao; Carlos Alves, Clia Figueira, Joana Loureno e Onivaldo Dutra, interpretao. Reexo sobre as relaes afectivas, num retrato actual e sem tabus da busca pela satisfao sexual e amorosa.
17 a 27 Nov Qui a Sb: 21h30, Dom: 17h

Info: 964 693 527 O Apartamento A partir do argumento de Billy Wilder e I.A.L. Diamond; Mariana Prino, ngelo Ferreira e Hlder Gamboa, adaptao e traduo; Fraga, encenao; Hlder Gamboa, Mnica Garcez, Gonalo Ferreira, Joo Duarte, ngelo Ferreira, Isabel Moreira, Joana Rasgado, Raquel Saraiva, Lgia Gonalves, Paulo Barbosa, Ana Vieira Silva, Andreia Toms, Maria DOliveira, Emanuel Vicente, Lurdes Garcia e Ana Ramos, interpretao. Comdia romntica onde um funcionrio dedicado de uma companhia de seguros de Nova Iorque, partilha o apartamento com os seus chefes e respectivas amantes.
At 6 Nov Ter a Sb: 21h30, Dom: 16h

Dias a Fio Lusa Costa Gomes, autoria; Ana Tamen, encenao; Joo Ricardo, Teresa Faria, Slvia Filipe, Bruno Schiappa, Srgio Praia e Paula Diogo, interpretao.
10 a 20 Nov: Qua a Sb: 21h, Dom: 17h30 20 Nov: 17h30 sesso com

Carroll, actor e encenador cuja carreira esteve ligada, na ltima dcada, ao Globe Theatre de Londres
At 6 Nov. Qua a Sb: 21h, Dom: 16h

O DVD

Info: 916 901 812

Lavadouro Pblico de Carnide

interpretao em lngua gestual portuguesa

Procura por Mim Neste Dirio o Resto no Vale Nada Teatro do Silncio. A partir da obra de Eunice Souza; Maria Gil, autoria e interpretao.
18 a 27 Nov Sex, Sb: 22h, Dom: 18h

Teatro do Bairro Alto

Info: 968 967 002

Maria Matos Teatro Municipal

O Convento Lus Castro, autoria; Bibi Perestrelo, Filomena Cautela e Andr Amlio, interpretao.
20 a 28 Nov Seg a Sb: 21h30, Dom: 18h

A Varanda Teatro da Cornucpia. Jean Genet, autoria; Armando Silva Carvalho, traduo; Lus Miguel Cintra, encenao; Beatriz Batarda, Dinarte Branco, Dinis Gomes, Duarte Guimares, Joo Grosso, Jos Manuel Mendes, Lus Lima Barreto, Lus Miguel Cintra, Lusa Cruz, Ricardo Aibo, Rita Duro Soa Marques, Tiago Manaia, Tiago Matias e Vtor dAndrade, interpretao.
10 Nov a 18 Dez Ter a Sb: 21h, Dom: 16h

As Lgrimas Amargas de Petra Von Kant Rainer Werner Fassbinder, autoria; a partir da traduo de Yvette Centeno; Antnio Ferreira, encenao; Cludia Carvalho, Custdia Gallego, Diana Costa Silva, Ins CastelBranco, Isabel Ruth e Paula Mora, interpretao. Pea datada do incio dos anos 70 do sculo passado que aborda a relao entre duas mulheres. Adaptada ao cinema, a pea incide sobre uma relao lsbica e naquele que o percurso de vida, forma de pensar, ser e estar da sua personagem principal: Petra.
At 6 Nov Qua a Sb: 21h15, Dom: 16h15

Santareno, Joo Nabais, Emlia Urwintea, Lus Oliveira, Ana Cristina, Nuno Augusto, Joana Lrias, Ana Tang, Joo Pires, Margarida Cardoso, Paula Bettencourt Arajo e Ana Nunes, interpretao. Atravs da combinao de vrias formas, como a fbula, a revista e a stira, a pea apresenta uma profunda reexo sobre a intemporal condio humana. A maior parte das personagens so insectos antropomorzados ou humanos insectomorzados que espelham as mais ntimas pulses de vida e de morte.
30 Nov: 21h

Equilbrio instvel
American Film Theatre UNIMUNDOS

Teatro da Politcnica

Info: 939 749 706

Info: 919 097 077 Palabras Encadenadas Jordi Galcern, autoria; Juan Pedro Campo, encenao; Javier Manzanera e Celia Nadal, interpretao. Fechada num sto escuro, Laura, uma psiquiatra contempla aterrorizada um vdeo em que um homem confessa ser um assassino em srie.
4 a 6 Nov: 21h30

Culturgest

Comuna Teatro de Pesquisa

Tristeza e Alegria na Vida das Girafas Tiago Rodrigues, autoria e encenao; Carla Galvo, Isabel Abreu, Miguel Borges, Pedro Gil e Tnan Quito, interpretao. O espectculo baseia-se na histria verdica de uma menina de nove anos que desapareceu durante um dia inteiro e atravessou Lisboa sozinha pela primeira vez na vida.
24 a 26 Nov: 21h30

Museu da Marioneta

Bonecos de Santo Aleixo Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, Jos Russo e Vitor Zambujo, actoresmanipuladores.
28, 29 Nov: 21h30

Teatro Nacional D. Maria II

Palcio da Independncia

Reconstruir ou o Dilema da Cidade Perfeita Grupo Crinabel Teatro. Albert Camus, Franz Kafka e Marco Paiva, autoria; Marco Paiva, encenao; Rui Fonseca, Antnio Coutinho, Joo Lon, Joana Ivo Cruz, Ana Rosa, Carolina Sousa Mendes, Ana Isabel, Andreia Farinha, Filipe Madeira, Srgio Gonalves, Manuela Almeida, Toms Almeida, Carlos Jorge, Joo Pedro Conceio e Nelson Moniz, interpretao. O que fazer quando a cidade que habitamos no nos suciente?

FESTIVAL TEMPS DIMAGES No se V que sou Eu mas um Retrato Rita Natlio, autoria; Cludio Silva, Carla Bolito e Nuno Lucas, interpretao. Fico teatral e plstica a partir de encontros com portugueses entre os nove e os 90 anos sobre as suas vidas e as suas noes de comunidade.
22, 23 Nov: 21h30

O Crime de Aldeia Velha A Velha Escola. Bernardo Santareno, autoria; Joo Rosa, encenao; Artur Assuno, Conceio Lopes, Delna Costa, Helena Duarte, Joo Pires Silva, Jlia Catita, Lurdes Vinagre, Manuela Martins e Tina Franco, interpretao. Histria baseada num caso real sobre o linchamento de uma mulher supostamente possuda pelo demnio, ocorrido durante os anos 30 em Marco de Canavezes.
10 a 25 Nov, 9 a 16 Dez Qui, Sex: 21h

Quem tem Medo de Virgnia Woolf? Edward Albee, autoria; Ana Lusa Guimares e Miguel Granja, traduo; Ana Lusa Guimares, encenao; Maria Joo Lus, Virglio Castelo, Sandra Faleiro e Romeu Costa, interpretao. O pblico convidado para a sala de estar de George e Martha, onde assiste a vrias revelaes e mtuas agresses.
24 Nov a 30 Dez, 4 a 29 Jan Qua a Sb: 21h, Dom: 16h

A Farsa da Rua W Artistas Unidos. Enda Walsh, autoria; Joana Frazo, traduo; Amrico Silva, Joo Meireles, Antnio Simo e Laurinda Chiungue, interpretao.
30 Nov a 14 Jan Qua: 19h, Qui, Sex: 21h, Sb: 16h, 21h

Espao Municipal da Flamenga

Noite Grupo de Teatro ContraSenso. A partir de Sonho de uma Noite de Vero de William Shakespeare; Miguel Mestre, autoria e encenao; Soraia Fernandes,

So Luiz Teatro Municipal

Ping Samuel Beckett, autoria; Joana Manuel, interpretao; Vasco Mendona, msica.
4, 5 Nov: 23h30

Amadeus Peter Shaffer, autoria; Maria Joo Afonso, traduo; Tim Carroll, encenao; Carla Chambel, Diogo Infante, Ivo Canelas, Joo Lagarto, Jos Neves, Lus Lucas, Manuel Coelho, Martinho Silva e Rogrio Vieira, interpretao. Amadeus, uma das obras que tornou Schaffer mundialmente conhecido, sobretudo devido adaptao cinematogrca de Milos Forman (1984), sobe agora ao palco do D. Maria numa verso encenada por Tim

No se Brinca com o Amor Artistas Unidos. Alfred Musset, autoria; Ana Campos, traduo; Jorge Silva Melo, encenao; Catarina Wallenstein, Elmano Sancho, Vnia Rodrigues, Amrico Silva, Antnio Simo, Joo Meireles, Pedro Carraca, Alexandra Viveiros, Joana Barros, Diogo Co e Tiago Nogueira, interpretao. Comdia que inverte a frmula do cmico at ento utilizada por Musset (1810-1857) e que reecte sobre como a felicidade de uns tem como preo a infelicidade de outros. A pea conta a histria do jovem Perdican que regressa ao castelo do pai acompanhado pelo professor Blazius, no mesmo dia em que, acompanhada por Pluche, chega tambm a sua prima Camille, um encontro engendrado pelo Baro, pai de Perdican, que pretende casar os dois jovens.
At 19 Nov Qua: 19h, Qui, Sex: 21h, Sb: 16h, 21h

O American Film Theatre, criado nos anos 70 pelo produtor Ely Landau, tinha como objectivo adaptar ao cinema peas de teatro de qualidade. Apesar de clebres, os actores contratados recebiam apenas um ordenado de 25.000 dlares que aceitavam pelo prestgio destas produes. Equilbrio Instvel de Edward Albee, drama vencedor do Prmio Pulitzer, realizado em 1973 por Tony Richardson, conta com um prodigioso elenco: Katharine Hepburn, Paul Scoeld, Lee Remick, Joseph Cotten, Kate Reid e Betsy Blair. Ideal para ver no ms em que o Teatro Nacional D. Maria II estreia uma nova verso de outra obra famosa de Albee: Quem Tem Medo de Virginia Woolf? L A E
Teatro Taborda Teatro da Trindade

Info: 919 233 048 Do Alto da Ponte Arthur Miller, autoria; Ana Raquel Fernandes e Rui Pina Coelho, traduo; Gonalo Amorim, encenao; Aquiles Dias, Ins Pereira, Joo Miguel Mota, Joo Villasboas, Jorge Mota, Maria Joo Pinho e Paulo Moura Lopes, interpretao. a primeira vez que esta pea apresentada na sua verso em dois actos em Portugal. Os recentes acontecimentos em Inglaterra, com todos os conitos que provocaram, tornam este texto muito actual apesar de ter sido escrito em 1955.
4 a 27 Nov Qui a Sb: 21h, Dom: 16h

Pequenos Burgueses A partir da obra de Carlos Oliveira; Ndia Nogueira, encenao; Diogo Fernandes Andrade e Ndia Nogueira, interpretao. Quando se levanta o vu desta trama descobre-se o sonho de um homem.
10 a 27 Nov Qui a Sb: 21h45, Dom: 17h

Teatro Turim

O Mundo em que Vivemos A partir de peas de Carlos J. Pessoa; Ana Palma, Catarina Mendes, Daniel Cervantes, David Antunes, Fernando Nobre, Joo Belo, Maria Joo Vicente, Miguel Cruz, Miguel Mendes, Nuno Nolasco, Nuno Pinheiro, Srgio Loureiro e Teresa Azevedo Gomes, interpretao.
17 Nov a 11 Dez Qua a Dom: 21h30

Info: 961 960 281

Info: 968 015 251

Comdia de Insectos TUT - Grupo de Teatro da Universidade Tcnica de Lisboa. A partir de Ze Zivota Hmyzu de Josef e Karel Capeks; Jlio Martn Fonseca e Manuel Vieira, traduo; Jlio Martn Fonseca, encenao; Francisco Branco, Maria Freitas, Dbora Carvalho, Joana Gonalves, Susana Pereira, Soa Scheltinga, Manuel Vieira, Catarina Severino, Diogo Conscincia, Joana

Chorar e Secar Fernando Villas Boas, autoria; Raquel Dias, encenao; Anabela Moreira e Margarida Moreira, interpretao. Duas mulheres belas e sensuais falam das suas vidas.
3 a 27 Nov Qua a Sb: 21h30, Dom: 17h

Mulheres de gua Lus Carlos Patraquim, autoria; Paulo Patraquim, encenao; Paula Luz, interpretao.
30 Nov a 18 Dez Qui a Sb: 21h30, Dom: 17h

76

77

teatro
Teatro Villaret
VILLARET0H IMPROlaroid Companhia Quantos Queres. Comdia de improviso.
5, 12, 19, 26 Nov, 3, 10, 17 Dez: 24h

teatro
O LIVRO
Soares, textos; Nuno Miguel Henriques, interpretao.
Seg: 12h

passa em revista o casamento, a morte do lho, a sujeio igreja e a sua aco pblica e privada.
Qui a Sb: 21h30, Dom: 16h30

cIRcO Armazm 13
Aulas de Acrobacia Area
Seg, Qua: 11h-13h, 19h30-21h30

Comuna Teatro de Pesquisa

Teatro Bocage
Curso Livre de Representao Para seniores.

Info: 808 201 613

Speakeasy

Pangeia Marina Albuquerque, Jos Budha e Rui Dmaso, interpretao. A palavra Pangeia tem origem no facto de todos os continentes estarem juntos. O espectculo inspira-se nessa ideia e rene vrias artes: texto, msica e imagem.
3, 10, 17, 24 Nov, 1, 8, 15 Dez: 24h

Aldo Lima & Francisco Menezes


Ter: 22h30

Teatro-Estdio Mrio Viegas

WORKSHOPS DE CARACTERIZAO E MAQUILHAGEM Iniciao aos Efeitos Especiais


5 Nov: 10h-13h, 14h-19h

Seg a Qui: 19h-22h

Workshop Teatro Snior


Seg: 20h-22h, Qui: 19h-21h

Teatro Aberto

Noites de Comdia Carlos Moura, autoria e interpretao. Espectculo de stand-upcomedy.


11, 25 Nov, 9, 16 Dez: 24h

cONTINUAM Biblioteca Orlando Ribeiro

A Varanda

Jean Genet Livros Cotovia / Livrinhos de Teatro

H Lrica no Bivaque Simo Rubim, interpretao. Espectculo de poesia e humor.


10 Nov, 9 Dez: 21h30

Info: 917 276 419 Assim Tambm Eu Ns-Mesmos, Invenes Teatrais. Gustavo Rubim e Rita Baslio, autoria; Simo Rubim e Vanessa Agapito, encenao; Simo Rubim, Joo Marta e Vanessa Agapito, interpretao. Um actor de teatro, por coincidncia com o mesmo nome de Simo Rubim, partilha com o pblico os subterrneos da sua arte e do seu imaginrio.
5, 17 Nov, 3, 10 Dez: 21h30

Info: 914 276 419 Mente Monumentalmente! Guilherme Rubim e Simo Rubim, autoria; Simo Rubim, encenao e interpretao. Espectculo cmico que junta poesia, improviso e interactividade com o pblico.
4 Nov, 2 Dez: 21h30

considerado por muitos a obra-prima teatral de Jean Genet (1910-1986) e que poucas vezes foi apresentada entre ns. H memria da verso levada cena em 1987 pelo TEC com encenao de Carlos Avilez. Agora, a par da estreia, pelo Teatro da Cornucpia, a 10 de Novembro, deste texto, lanado pela coleco de Livrinhos de Teatro da Cotovia, numa traduo de Armando Silva Carvalho. A Varanda desconstri, em tom de farsa, a noo de poder atravs da sua dimenso de teatralidade, de troca de papis, de simulacro. Um texto transgressor que mantm em pleno toda a sua contemporaneidade. RC
Guedes, encenao; Bruno Nogueira e Miguel Guilherme, interpretao. Comdia que relata o dia-a-dia de dois amigos que trabalham juntos.
Qua a Sb: 21h30, Dom: 17h

Purga So Oksanen, autoria; Joo Loureno e Vera San Payo Lemos, adaptao; Joo Loureno, encenao; Alberto Quaresma, Ana Guiomar, Carlos Malvarez, Hugo Bettencourt, Irene Cruz, Patrcia Andr e Rui Neto, interpretao. Purga marca o regresso aos palcos de Irene Cruz. A pea coloca em confronto duas mulheres, numa histria marcada por um forte carcter feminista. Aco passa-se na Estnia, em 1992, pouco tempo depois de o pas se ter libertado do domnio sovitico. Aliide, uma mulher de idade, que vive sozinha no campo, acolhe Zara, uma jovem fugitiva, vtima de uma rede de prostituio.
At 27 Nov Qua a Sb: 21h30, Dom: 16h

O Regresso de Natasha Teatro do Elctrico. Ricardo Neves-Neves, autoria e encenao; Ana Lzaro, Rita Cruz, Rogrio Jacques e Vtor Oliveira, interpretao. Comdia do absurdo ou uma tempestade que persegue o surrealismo. Sem antes, nem depois, este um episdio onde quatro personagens partilham um espao de onde no podem sair.
At 29 Nov

Info: 966 762 047

Info: 939 749 701

Workshop de Movimento
Qua: 19h-21h

cONFERNcIAs cONVERsAs E cURsOs La Belle Bombshell Vintage Workshops

Culturgest

Info: 912 449 909

No Se V Que Sou Eu Mas um Retrato Conversa com os artistas aps o espectculo.


22 Nov

Teatro Estdio Lanterna Mgica


ia

Ateli de Iniciao Teatral Info: 213 616 820

HOTEl FlRiDa Pin Up Studio Burlesco

5 Nov: 14h-20h

14 Nov no h espectculo
Seg: 22h

Estdios Mahtab
6 Nov: 14h-20h

NO GOSTO (QUATRO CONFERNCIAS) Gosto de Actores, Ai de Mim Conferncia por Jorge Silva Melo.
7 Nov: 18h30
EG

Teatro Multiculturas Residncia Artstica


Ter: 19h30-21h30

Curso de Teatro para No Actores Ocina Novos Talentos


Ter: 21h30-23h30

Info: 967 259 657 A Flor do Cacto Filipe La Fria, direco artstica; Rita Ribeiro, Carlos Quintas, Victor Espadinha, Joel Branco, Helena Rocha, Hugo Rendas, Patrcia Resende e Bruna Andrade, interpretao. Adaptao de um dos grandes clssicos do teatro de comdia do sculo XX. Um famoso dentista leva uma vida dupla com uma jovem tatuadora convencendo-a que um homem casado e pai de lhos. Tudo se complica quando esta pretende conhecer a verdadeira mulher do seu futuro marido.
Qua a Sex: 21h30, Sb: 17h, 21h30, Dom: 17h

Info: 969 760 180


ia

Teatro Politeama

Imergncia na Cidade

Espao Eira 33
Info: 912 555 100

Info: 919 990 968

ESPAO DO URSO E DOS ANJOS INSTITUTO FRANCS DE PORTUGAL GALERIA Z DOS BOIS TERREIRO DO PAO Encontro de performance e intervenes na rua.
5 a 13 Nov www.epipiderme.blogspot.com

Ateli de Pesquisa Teatral


Seg: 20h30-23h30

Teatro Nacional D. Maria II

Fbrica do Brao de Prata

Curso de Interpretao Para actores e estudantes de teatro.


Ter, Dom: 19h-23h

CURSO DE CULTURA TEATRAL - O TEATRO DO MUNDO OCIDENTAL EM DILOGO COM O TEMPO Mdulo III do Teatro Realista/Naturalista ao Teatro Modernista
5, 12, 19, 26 Nov, 3, 10 Dez
ia

Info: 918 388 878

Teatro de Carnide

encenao; Jos Artur Pestana, interpretao. Monlogo a duas vozes de um caador de onas-jaguar que, numa metamorfose quase feita em frente dos espectadores, se transforma num jaguar.
At 18 Dez Sex, Sb: 21h30, Dom: 19h30

Fraque - O Amor em Tempos de Cobrana Soa ngelo, autoria e encenao; Rita Martins, Joo Borges Oliveira e Pedro Miguel Loureiro, interpretao. Um cobrador, um apaixonado e uma arranca coraes percorrem um caminho onde os afectos so dvidas, todos ligados a uma espiral sem retorno.
At 26 Nov Qui a Sb: 21h30

ARTlier

Curso de Teatro
Ter: 19h30-21h30

Info: 210 027 154 (Fundao INATEL)


Qua: 11h-13h

Instituto de Formao, Investigao e Criao Teatral


Formao de Actores Info: 214432 995
ia

Teatro Taborda
Ter, Sb
ia

Clube de Teatro Jovem e Snior

Info: 964 409 036

Info: 939067111

Teatro Tivoli

Info: 967 341 862

Teatro Cinearte

Stand Up Comedy Joo Cunha, autoria e interpretao.


12 Nov: 22h

Cinema City Classic Alvalade


Comedy Night Os Ficha Tripla.
Dom: 22h
EG

Pessoa Fragmento de Companhia Animateatro.


25, 26 Nov: 21h30

Mosteiro dos Jernimos

Casino de Lisboa

Livraria Ler Devagar


Meu Tio o Jaguar Joo Guimares Rosa, autoria; Jorge Listopad,

Como Diz o Outro Frederico Pombares e Henrique Dias, autoria; Tiago

A Minha Ptria a Lngua Portuguesa Fernando Pessoa, lvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo

D. Maria, a Louca A Barraca. Antnio Cunha, autoria; Maria do Cu Guerra, encenao; Maria do Cu Guerra e Adrito Lopes, interpretao. A corte portuguesa partiu em Novembro de 1807 para o Brasil. Chegam em Fevereiro de 1808 Baa de Guanabara. O Principe Regente no autoriza o desembarque imediato de sua me a rainha louca. Durante os dois dias em que ca fechada, D. Maria

Fuga Jrdi Galcern, autoria; Joaquim Monchique, adaptao e traduo; Fernando Gomes, encenao; Maria Rueff, Jos Pedro Gomes, Jorge Mourato, Joo Maria Pinto e Snia Arago, interpretao. Um ministro demite-se na sequncia de um escndalo de corrupo que lhe destri a carreira poltica. A sua mulher foge com o jornalista que revelou o caso. A partir daqui acontecem uma srie de incrveis situaes.
Qua a Sb: 21h30, Dom: 17h

Associao para a Promoo Cultural da Criana - APCC


Cursos de Expresso Dramtica
ia

Lapa Estao Cultural


Curso de Expresso Dramtica
Sex, Sb

Teatro Villaret

VILLARET0H Entrevista a Actores


4, 18 Nov, 2 Dez: 24h

Maria Matos Teatro Municipal


22 Nov: 18h30

Associao de Residentes de Telheiras


Teatroaparte
Dom, Seg: 21h30-23h20

O Convento Palestra com Lus Castro.


EG IA

O Burro Mirands Conversa.


22 Nov: 18h30

Entrada Gratuita Inscries Abertas

> Contactos pg 106

Cais da Doca do Espanhol

Barco Potico Poetas portugueses, autoria; Nuno Miguel Henriques, interpretao.


Ter: 11h

Sou - Movimento e Arte


Iniciao ao Teatro, Interpretao, Voz e Canto, Ocina Espectculo/Criao, Narrao Oral, Arte e Comunidade
ia

Info: 808 201 613

78

79

visitas guiadas Bastidores


CENTRO CULTURAL dE BELm
Cristina Engr cia

O Centro Cultural de Belm tem novas visitas guiadas. Destaque para Bastidores - uma visita intimidade do centro de espectculos. Jacques Rancire, lsofo francs, defende no seu livro O Espectador Emancipado que o pblico tem a responsabilidade e o poder de tornar a sua participao mais activa num espectculo. Aproveitando este conceito, o CCB explora-o de forma rigorosa e convida o espectador a passar para trs da cortina. Assim, desvenda-se o lado mais ntimo do evento que na maioria das vezes o pblico desconhece: as

pessoas e equipamentos que se esforam at ao limite para que o espectculo acontea. Com estas visitas o CCB espera no s revelar histrias inacessveis ao pblico de outra forma, mas tambm divulgar a sua programao. Sem dvida, uma iniciativa muito interessante e oportuna. Em portugus s teras, quintas-feiras e domingos s 10h30. Se preferir uma visita em ingls aos domingos s 11h. As marcaes devem ser feitas com uma semana de antecedncia para visitasguiadas@ccb.pt ou 213 612 650.
TERAs, QUINTAs E DOMINGOs Praa do Imprio

80

81

visitas guiadas
Academia do Tempo Activo
Lisboa Fado Percurso a p por Alfama e Mouraria. Lisboa Muulmana Inclui Castelo de So Jorge, Santa Luzia, Largo do Chafariz de Dentro e Chafariz dEl Rei. Info: 934 801 212
MP

visitas guiadas
O Desaparecimento de Aleister Crowley (1917) Quem Roubou o Penalty? (2007)
Todos os dias: 19h30-21h

Arquitectnico do CCB
Ter, Qui, Dom: 10h30 Dom: 11h (em ingls)

Quem Matou o FMI?


Sb: 20h30

VISITAS PERFORMTICAS CCB - O Corpo em Percurso


Qua, Sex: 10h30-17h Dom: 10h30-17h

Info: 968 581 898


MP

Casa do Alentejo
MP

(famlias) Info: 213 612 650

Aqueduto das guas Livres

Visitas Guiadas Casa do Alentejo

Conquatro Desportos Naticos

A Rainha Refresca-se - Na Pista do Barroco Geo-Aqueduto Os Caminhos da Luz Do Aqueduto ao Palcio Marqus de Fronteira
Seg a Sb: 10h-18h
E GO MP

Casa-Museu Amlia Rodrigues


Visitas Guiadas
Ter a Dom: 10h-13h, 14h-18h

Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves

PASSEIOS LIVRES E TEMTICOS Rota do Sol Entre Pontes De Lisboa at Barra Fortes da Barra do Tejo Por esse Rio Acima Passeios vela no Esturio do Tejo.
MP

Arquivo Nacional da Torre do Tombo


Visitas Guiadas
Seg a Sex: 9h30-17h

Assembleia da Repblica
MP

Visitas Guiadas ao Palcio


Seg a Sex, ltimo Sb

20 MINUTOS COM ARTE, CONVERSAS HORA DE ALMOO Negcios da China, Portugal e a Porcelana Chinesa, Breve Viagem pelo Mobilirio da CMAG, Relaxe com a Pintura Naturalista, Um Pintor, um Arquitecto, um Coleccionador
Qua a Sex: 12h-14h30

Diviso de Promoo e Comunicao Cultural

Associao Renovar a Mouraria

As Descobertas na CMAG Seniores.


Qua a Sex: 12h-14h30
EG GO MP

Mouraria - Da Sua Origem Actualidade Multicultural e Bairrista (900 Anos de Histria) Ponto de encontro: Largo Martim Moniz, junto Igreja da Sra. da Sade.
5, 16, 19 Nov: 10h

Castelo de So Jorge

Descoberta do Castelo
Todos os dias: 10h30, 14h30

Mouraria - Da Alcova do Castelo de S. Jorge Mouraria Ponto de encontro: entrada do Castelo junto imagem de S. Jorge.
26 Nov: 10h

Histrias que Deixou Quem por Aqui Passou


Seg a Sex: 10h30, 14h30
E GO MP

C.E.M Centro em Movimento


Passeios guiados pela Mouraria
Sb: 15h-17h

ITINERRIOS TEMTICOS DE LISBOA Prespio da Senhora do Monte A Ermida da Senhora do Monte guarda no seu interior um prespio em terracota do sculo XVIII. Prespio da Baslica da Estrela Um dos mais espectaculares prespios setecentistas portugueses moldado por Joaquim Machado de Castro. Natal em Lisboa As vivncias natalcias em Lisboa. O percurso comea no Largo do Chiado e termina na Praa da Figueira. Prespio da S de Lisboa Obra realizada pelo escultor Machado de Castro.
Marcaes para Dez: Seg a Sex: 10h-17h

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia


Ter: 16h
MP

Info: 918 030 169

Visitas Guiadas ao Bairro Grandella

Centro Cultural de Belm

Bode Expiatrio

Casablanca Percurso-aventura pela Lisboa dos anos 40. JANTARES MISTRIO Crime no Clube Literrio (1942) Baile Mistrio na Casa dos Tvoras (1755)

VISITAS ESPECTACULARES Bastidores - Uma Visita Intimidade do Centro de Espectculos do CCB


Ter, Qui, Dom: 10h30 Dom: 11h (em ingls)

VISITAS MONUMENTAIS CCB para l do Trao, o Espao entre Ns O Habitar da Escala Humana no Projecto

ITINERRIOS TEMTICOS PARA ESTUDANTES Lisboa Medieval Inicia no Castelo de So Jorge e termina na S. Lisboa Pombalina Percurso pela Baixa da cidade. Smbolos de Lisboa Explora o signicado, origem e evoluo da simbologia olisiponense. Lisboa do Fado O fado, os fadistas e os poetas que o inspiraram. Lisboa de Ea de Queirs Percurso com incio na Rua da Escola Politcnica e trmino no Largo Baro

de Quintela, acompanhado pela obra do autor. Lisboa de Jos Cardoso Pires Percorre a zona de Arroios, entre o Largo do Leo e a Alameda D. Afonso Henriques, onde o autor teve as suas primeiras vivncias na capital. Lisboa de Jos Rodrigues Miguis Percurso com incio no Miradouro de Santa Luzia e trmino no Largo Cames que visita locais emblemticos da obra do escritor. Lisboa de Lus de Cames Partindo da vida e obra do poeta, a visita comea no Largo Cames e termina no Ptio do Tronco. Lisboa de Fernando Pessoa Da casa onde Pessoa nasceu, no Largo de So Carlos, at ao Martinho da Arcada, onde tomou o ltimo caf, em Novembro de 1935. Lisboa de Cesrio Verde Inicia na S e termina no Teatro So Carlos. Lisboa do Santo Condestvel/D. Nuno lvares Pereira O percurso comea no Limoeiro e termina no Largo do Carmo. Lisboa do 25 de Abril Comea no Terreiro do Pao e termina no Largo do Carmo. Felicitas Iulia Olisipo Lisboa na Antiguidade Percurso pela Lisboa romana. Lisboa no Incio do Sculo XX: da Monarquia ao Estado Novo Passeio pela histria e arte que comea no Campo Pequeno e termina no Marqus de Pombal. Lisboa de Ferno Lopes O percurso comea no Largo das Portas do Sol e termina no Largo do Carmo. Jos Saramago e o Memorial do Convento Passeio desde o Rossio at Fundao Jos Saramago, na Casa dos Bicos. A Lisboa de Wenceslau de Moraes Viagem pelas recordaes do escritor, marinheiro e diplomata portugus. Lisboa e a Inquisio A Inquisio foi instituda em

1536 por D. Joo III. A sede do Tribunal do Santo Ofcio situava-se no Rossio de onde partiam os condenados. Lisboa e o Estado Novo Num percurso desde o Instituto Superior Tcnico at Igreja de Nossa Senhora de Ftima encontram-se exemplos notveis da arquitectura modernista nacional. Lisboa Barroca A Lisboa e os artistas no reinado de D. Joo V. Destinatrios: alunos do 1 ao 3 Ciclo.
Seg a Sex
EG ia MP GO

O LIVRO

ENCONTROS AO FIM DA TARDE Labirintos: Obras da Coleco do CAM


4 Nov: 17h
EG

DOMINGOS COM ARTE Um Ensaio Sobre a Inquietude!


6 Nov: 12h

Plegaria Muda de Doris Salcedo


20 Nov: 12h

Descoberta da Coleco: E Depois dos Ismos? A Segunda Metade do Sculo XX


27 Nov: 12h
EG

NOITES NO TEATRO - VISITAS COMENTADAS Espectculos comentados pelos dramaturgos, encenadores ou actores. Perigoso Debruar-se Clube Estefnia
4 Nov

Viagens Contadas
Maria Joo Ruela A ESFERA DOS LIVROS

OS LUGARES DA ARTE Calouste Gulbenkian: De Paris para Lisboa


8 Nov: 15h

SEMPRE AOS DOMINGOS A Natureza-Morta


27 Nov: 11h

Purga Teatro Aberto


9 Nov

Do Alto da Ponte Teatro da Trindade


11 Nov

A Varanda Teatro do Bairro Alto


17 Nov

Noite Espao Municipal da Flamenga


26 Nov

O Mundo em que Vivemos Teatro Taborda


30 Nov

Chorar e Secar Teatro Turim Marcaes para Novembro efectuadas na semana do espectculo. Visitas exclusivamente para estudantes.
EG ia MP

Maria Joo Ruela, jornalista da SIC, resolveu partilhar connosco as suas viagens e escreveu este livro que relata experincias vividas em vrias partes do globo. O bloco de notas acompanha sempre Maria Joo. Nele regista as emoes e impresses de viagens feitas sem guia e ao sabor da sua vontade e curiosidade. O livro um convite para conhecer Juana que aluga quartos decorados em estilo art nouveau em Punta Arenas, Chile; Armad, um pastor que apareceu no meio dos Pirinus; Porter, um aspirante a guia no Nepal e tantas outras personagens e locais longnquos. Um livro para quem no consegue viver sem viajar. CE
O Jardim Gulbenkian: Uma Obra-prima
12 Nov: 11h

Fundao Portuguesa das Comunicaes


Do Museu ao Bairro da Madragoa Visita guiada.
ltimo Sb: 10h30
EG MP

Gabinete de Estudos Olisiponenses


Seg a Sex: 10h, 15h
EG GO MP

Palcio do Beau Sjour Visita guiada ao Palcio. As Lojas do Rossio Rua Augusta Ponto de encontro: Largo de S. Domingos.
19 Nov: 10h
EG MP

Gare Martima de Alcntara


Marcaes para Dezembro Info: visitas.comentadas@ cm-lisboa.pt

VISITAS COMENTADAS Visita Clube do Fado Visita Rdio Renascena rgo, Sacristia e Igreja de Santa Catarina Igreja de Santa Catarina Filme Um Americano em Paris Cinemateca Jnior Exposio Coleco Berardo Museu Coleco Berardo O rgo do Panteo Nacional Panteo Nacional Visita Museu Nacional do Teatro

Painis de Almada Negreiros


Seg a Sex: 10h-17h
EG MP

Estdio do Sport Lisboa e Benca


Visita ao Estdio
Todos os dias: 10h, 11h, 12h, 14h30, 15h30, 16h30

UMA OBRA DE ARTE HORA DE ALMOO Natureza Morta, Monet


2 Nov: 13h15

Hemeroteca Municipal

Think About the Pain of Breathing


4 Nov: 13h15

Em dias de jogo no se realizam visitas.

Istambul Project II
18 Nov: 13h15
EG

O Regicdio 1908 - Os Trs Tiros que Abalaram a Monarquia Ponto de encontro: Rossio, junto porta do Caf Gelo.
8 Nov: 10h30
MP

Fundao Calouste Gulbenkian

A Perspectiva das Coisas. A Natureza Morta na Europa, 1840-1955


3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 Nov: 15h

MEMRIA DO STIO LHotel Gulbenkian 51 Avenue dIena


2, 9, 16, 23, 30 Nov: 15h

Bairro Alto As Ruas Tm Nome - Ler a Toponmia Ponto de encontro: trio da Hemeroteca.
17 Nov: 10h30
EG MP

82

83

visitas guiadas
Lisboa Autntica
Luz de Lisboa Ponto de encontro: Miradouro das Portas do Sol. Visita em ingls e portugus.
1 Nov: 7h
MP

visitas guiadas
Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva
Visitas Guiadas ao Museu e s Ocinas de Artes e Ofcios e de Restauro
Seg, Qua a Sex: 10h-17h
GO MP

Viagens. O Tesouro da Vidigueira e Viagens. Lacas Namban e de Outras Paragens Visita s exposies.
Ter a Sex
GO MP

Lisboa Operria: Ptios e Vilas Ponto de encontro: Miradouro da Graa.


5 Nov: 10h

Lisboa Gastronomia do Mundo Ponto de encontro: Praa Lus de Cames.


12 Nov: 11h
MP

Museu do Banco de Portugal


EG MP

10 OBRAS DE REFERNCIA DO MNAA Arca, Portugal, 1650-1700


30 Nov: 18h
EG

Circuito do Arboreto Percurso que mostra as coleces de palmeiras, araucrias e cicadceas do Jardim Botnico. Circuitos Saber Mais Sobre Quatro percursos de dez minutos para conhecer quatro plantas de destaque em quatro zonas especcas.
Todos os dias: 10h, 11h30, 14h, 15h30
MP

Trajes DAqum e de Alm Por Detrs do Biombo A Cermica e a Porcelana no Museu do Oriente O Coleccionismo no Museu do Oriente
Ter a Dom: 10h-18h
MP

Palcio Nacional de Belm

Visitas Orientadas
Sb: 10h, 11h30, 14h30, 16h, Dom: 14h30, 16h

Info: 213 614 660 (Museu da Presidncia da Repblica)


MP pG

Museu da Presidncia da Repblica


Visitas Orientadas
MP

Panteo Nacional

Visitas Guiadas s Exposies

Ter a Sex: 10h-13h, 14h-18h

Museu Nacional do Azulejo

Museu da Cidade

Visitas Comentadas, Gerais ou Temticas


Ter: 14h-17h30, Qua a Sex: 10h-12h30, 14h-17h30
GO MP

Museu Nacional do Teatro

De Igreja a Panteo Visita orientada ao monumento.


pG

Lisboa Moura: Cerca Velha Ponto de encontro: Casa dos Bicos.


19 Nov: 15h

Lisboa Gastronmica: Passeio & Cultura Ponto de encontro: Praa Lus de Cames.
26 Nov: 11h
MP

VISITAS ORIENTADAS Conhecer o Museu da Cidade Histria da Cidade de Lisboa Histria do Azulejo
Ter a Sex: 10h, 14h

Peas de Teatro: As Coleces do Museu Visita guiada exposio.


Seg a Sex
EG GO MP

Museu Rafael Bordalo Pinheiro


Ter a Sex: 10h, 14h
GO MP

Conhecer o Museu Rafael Bordalo Pinheiro

Sentir o Panteo Visita sensorial que d a conhecer o monumento. Destina-se a invisuais.

Museu Nacional de Etnologia

Info: 217 513 214


GO MP

RESERVA VISITVEL Galerias da Amaznia


Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
EG GO MP

Cenograa - A Arte de Vestir o Palco Visita temtica para alunos do Secundrio.


EG MP

Museu de So Roque
13 Nov: 14h
EG MP

Parque Florestal de Monsanto

SANTOS CONVIDA So Estanislau Kostka

Mosteiro de So Vicente de Fora


Visitas Temticas ao Monumento e Acervo Museolgico
MP

Museu Coleco Berardo Arte Moderna e Contempornea


Sb, Dom: 16h30
EG pG

Ter: 15h30, Qua a Dom: 11h30-15h30


EG pG

Museu Nacional do Traje e da Moda


Visita s Exposies do Museu
Ter: 14h-18h, Qua a Sex: 10h-18h
MP

Museu do Teatro Romano


Conhecer o Museu do Teatro Romano Visita Info: 217 513 214
GO MP

Percursos Transversais Visitas guiadas s exposies.

Galerias da Vida Rural


Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
EG GO MP

Ter a Sex: 10h, 14h

Ter: 14h30, Qua a Dom: 10h30-14h30


EG pG

Percursos Pedestres Combatelaser Paintball Electrnico Info: 968 297047 (Aco Natura) Peddy Paper O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. Info: 218 452689/90 (Papa-Lguas)
MP

ROTAS AUTO-GUIADAS Incio e m: Espao Monsanto Rota da gua PFM Zona Norte Percurso de 6 km, com paragem em locais de interesse geolgico e histrico. Rota Verde e Rota Verde Seis Pedreiras Percursos de 5 a 8 km, com passagem em locais de interesse botnico e histrico. Rota Azul e Rota Azul Parque da Pedra Percursos de 5 a 8 km para observao de fauna, ora e vestgios histricos de antigas estruturas militares. Rotas de Ascenso Caminhos ou trilhos marcados no terreno que ligam pontos estratgicos do Parque. Rotas de Travessia - PFM Zona Norte Zona Sul Caminhos ou trilhos que ligam a zona norte zona sul do PFM. Maiores de 12 anos
MP

SAL - Sistemas de Ar Livre

ESTA LISBOA QUE EU AMO Colina da Estrela Ponto de encontro: Capela de N. Sra. de Monserrate no Aqueduto das guas Livres.
1 Nov: 10h

So Vicente Graa e Mais Alm Ponto de encontro: entrada do Museu Militar.


12 Nov: 10h

Pela Distinta Lapa


26 Nov: 10h

Tapada da Ajuda

Percurso Tapada da Ajuda Os recantos da Tapada, a sua histria, a arquitectura dos seus edifcios e a sua paisagem. Percurso Natureza Os espaos verdes da Tapada, incluindo a Reserva Botnica. Percurso Agronmico As reas agrcolas, orestais e jardins da Tapada. Info: 939322 788
MP

Parque das Naes


Comboio de Passeio Telefrico
Seg a Sex: 11h-19h, Sb, Dom, Fer: 10h-20h Seg a Dom: 10h-19h

MUDE Museu do Design e da Moda


Visitas Guiadas s Exposies
MP

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


Visitas Temticas ao Monumento e Acervo Museolgico
MP

Todos os dias: 10h-17h

Pinturas Cantadas: Arte e Performance das Mulheres de Naya Exerccio de Inventrio: a Propsito de Duas Doaes de Olaria Portuguesa
Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
EG MP

Museu do Oriente
Conhecer o Museu Desenhando Visita e ocina.

Natuga

Ter a Dom: 10h-18h

Museu da gua da EPAL


Galeria do Loreto - Troo Patriarcal / So Pedro de Alcntara Visitas guiadas.
Qua, Sb: 11h, 15h, Sex: 13h
MP

Museu do Fado
GO MP

Tardes no Museu Visita guiada s exposies permanentes, seguida de lanche.


Sb, Dom: 16h

Pelos Jardins com Histria Passeio de um dia a p pelas mais belas zonas verdes do centro de Lisboa.
Dom: 9h

Passeio Saudvel Passeio guiado pelo Parque Florestal de Monsanto.


Sb: 10h
MP

JANTARES MISTRIO A Morte do Artista Noite de Gangsters Os Rsticos


ia

Tcharan Eventos

Vistas guiadas ao museu Visitas Cantadas Visita guiada ao circuito do museu com a participao de fadistas de vrias geraes.
Sb, Dom: 16h30
GO MP

Museu Nacional de Histria Natural

Descobrir Segredos das Aves nas Cidades Observao e identicao de aves.


1 Sb: 10h

Quintas Noite Visita guiada s exposies permanentes, seguida de jantar.


Qui: 19h30, 20h30

O Mundo Inaudvel dos Morcegos Passeio nocturno num jardim de Lisboa onde se podem identicar vrias espcies de morcegos.
Seg, Qua, Sb: 21h

Passeio Nocturno Percurso pedonal e de lazer com observao de alguns pontos da natureza.
5 Nov: 19h

Tejo Bike Aluguer de bicicletas.


Todos os dias: 12h-18h

Teatro Nacional D. Maria II

Info: 218 919 333

Geopedal
12 Nov: 10h

Projecto +Skillz

Museu Antoniano
Conhecer o Museu Antoniano Info: 217 513214
GO MP

Museu Nacional de Arte Antiga

Ter a Sex: 10h, 14h

Obras de Referncia da Coleco do MNAA Visita s exposies.


6 Nov: 11h30, 15h30

Museu de Arte Popular


Conhea o MAP Visita ao edifcio. Info: 968 902 260

Viagens. O Tesouro da Vidigueira e Viagens. Lacas Namban e de Outras Paragens Visita s exposies.
27 Nov: 11h30

Info: 213 921 808 MP Grvidas, Mams e Bebs Passeiam no Jardim Botnico Visita que percorre o Jardim Botnico, mostrando as espcies vegetais relacionadas com a gestao.
3 Sb: 13h30

VISITAS ORIENTADAS GERAIS Presena Portuguesa na sia


Sb: 16h

Pelos Recantos de Lisboa Passeio a p do Mercado da Ribeira ao Bairro Alto.


Seg, Ter: 9h30

Espeleologia Monsanto em Profundidade Visita mina de gua Teresa Saldanha e Sousa.


12, 13 Nov: 14h30
MP

Bairro Alto Percurso pelas lojas tradicionais e colectividades do Bairro Alto.


ltimo Sb: 17h

Visitas Guiadas Visitas guiadas aos bastidores do Teatro em portugus, ingls, francs, castelhano, alemo e italiano.
Seg: 11h30
MP

Teatro da Trindade

Rede de Artistas
3 Sb

Deuses da sia
Dom: 16h
MP

Lisboa Atravs dos Tempos Percurso pelas ruas e bairros da cidade onde se encontram vestgios de vrias civilizaes.
Ter, Qui, Sb: 9h
MP

Visita Biodiversidade
12, 26 Nov: 10h, 14h30, 13, 27 Nov: 14h30
MP

Passeios Fotogrcos Passeios Desenhos


3 Dom
EG

O Trindade de Portas Abertas Visita ao interior do teatro com Joaquim Paulo Nogueira.
ltimo Sb: 12h
GO MP

Miradouro Sobre Rodas


13 Nov: 10h

Info: 917 779 357 MP Circuito da Classe A descoberta de plantas notveis do Jardim Botnico em 30 minutos.

VISITAS ORIENTADAS TEMTICAS De Armazm a Museu O Budismo no Museu do Oriente O Hindusmo no Museu do Oriente O Cristianismo no Oriente Hindusmo, Budismo e Cristianismo O Oriente no Feminino Sendas da Palavra

gua dAntigamente
19 Nov: 14h30

Padro dos Descobrimentos


Visita ao Padro
E GO MP

Percurso Rota da Biodiversidade


20 Nov: 14h30
MP

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa


Visitas Guiadas ao Edifcio
Seg: 9h30-13h, 14h30-15h30 Sex: 9h30-13h
MP

E EG IA GO MP PG

A Grande Volta de Monsanto


26 Nov: 10h

Paos do Concelho
Visita ao Edifcio
1 Dom: 11h

Escolas Entrada Gratuita Inscries Abertas Grupos Organizados Marcao Prvia Pblico em Geral

Rota sobre Rodas


27 Nov: 10h
MP

> Contactos pg 106

84

crianas Ovelhas clandestinas


MADALENA VIcTORINO
MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL
Filipa Santos

26 A 29 DE NOVEMBRo Av. Frei Miguel Contreiras, 52 / 218 438 800

silva designer s

Raul Raul, o pastor, est farto da vida no campo e decide mudar-se para a cidade. Sem saber, leva consigo na mala as suas 24 ovelhas que no o deixam esquecer a sua terra. Na cidade, Raul espalha o cheiro idlico do campo por todo o lado, para encanto de toda a gente. Entretanto apaixona-se mas no sabe o que fazer. Como receber uma rapariga no meio de tantas ovelhas? Esta uma histria que nasce na natureza, cheia de poesia, amizade e humor, e a base para a nova pea de Madalena Victorino. A coregrafa regressa assim ao universo do conto ilustrado Raul, o Pastor, que a tem vindo a inspirar. Primeiro com a pea e ocina de artes plsticas Mala das Pedras, agora com Ovelhas Clandestinas. Raul, o Pastor foi escrito e ilustrado pela alem Eva Muggenthaler, autora de vrios livros para crianas, reconhecidos pela crtica internacional que lhes atribuiu mltiplos prmios. A pea conta com a interpretao de Tnia Cardoso, Joana Manaas e Jos Lus Costa e uma produo Sou - Movimento e Arte, com co-produo do Festival Todos. Um espectculo que fala de saudade e nostalgia, a no perder no palco do Maria Matos, de 26 a 29 de Novembro. Ao m-de-semana para famlias e durante a semana para escolas..

86

87

crianas

crianas

O mundo mgico de Jack


TEATRO ARmANdO CORTEZ / CAsA dO ARTIsTA

A cigarra e a formiga
ACADEMIA DE SANTO AMARO

O TIL (Teatro Infantil de Lisboa) comemora, em 2011, 35 anos de actividade contnua a formar geraes de espectadores de teatro. Para a sua 48 produo escolheu um conto de fadas publicado pela primeira vez em Londres no ano de 1807, por Benjamin Tabart, sob o ttulo de A Histria de Jack e o P de Feijo que,
AT JUNHO DE 2012 Estrada da Pontinha, 7

muito provavelmente, se baseava numa ancestral narrativa popular. Para os pais e avs que conhecem a histria, mas j nao se lembram, e para as crianas que nunca a ouviram contar, o TIL apresenta uma verso original e muito divertida de Fernando Gomes com msica indita de Quim T. LAE

Violeta, uma menina doce e delicada, conduz o pblico atravs da sua voz para um lugar mgico onde os animais falam: o Refgio da Floresta. desta forma que o encenador Joo Duarte Costa d incio sua adaptao da to conhecida fbula A Cigarra e a Formiga de La Fontaine. A alegre Cigarra e a sua amiga Formiga trabalhadora ensi-

nam aos mais novos que o trabalho compensa, mas tambm que cada um tem um papel importante, qualquer que seja a sua vocao. Apresentado em formato musical, o espectculo estreia, na Academia de Santo Amaro, com um elenco jovem e divertido que transporta as crianas para um mundo encantado. AF

AT 31 DE DEZEMBRO Rua da Academia Recreativa de Santo Amaro, 9 / 213 636 637

A l fr edo M atos

88

89

crianas

crianas

A cerejeira da lua
ANTNIO TORRADO/LUA cHEIA
CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Em Novembro, o Centro Cultural de Carnide apresenta uma proposta original: um espectculo de marionetas e luz negra. Com produo da Lua Cheia, a pea baseada no texto A Cerejeira da Lua, do consagrado escritor de histrias infantis Antnio Torrado. O jovem imperador Meng-Ung alimenta um desejo secreto: quer ir Lua. Tien-o-

-Tz, aio e mestre do imperador, ajuda-o a concretizar o seu desejo atravs do poder da imaginao: fechando os olhos e agarrando o bordo de cerejeira. Uma histria retirada do livro A Cerejeira da Lua e Outras Histrias Chinesas, que nos confronta com a sabedoria oriental em torno da dimenso humana e da importncia do sonho. FS

ESTREIA A 10 DE NOVEMBRO, s 21H30  Rua do Rio Cvado 3A / 936 140 727

Canela, ovos e verdade a receita da amizade


TEATRO TIVOLI

AT 29 DE jANEIRo Avenida da Liberdade, 182 a 188 / 213 572 025 / www.teatro-tivoli.com

c a r los m u r a l h a s

Canela, Ovos e Verdade A Receita da Amizade a mais recente produo da Plano 6, em palco at 29 de Janeiro no Teatro Tivoli. A aventura passa-se no Bosque das 4 Estaes, onde os animais preparam um grande piquenique para receber a chegada do Vero. A Primavera vivida com muita intensidade e todos esto ansiosos a tratar dos preparativos, at

porque na edio deste ano h uma novidade: um concurso de tartes. Durante o espectculo h muita msica cantada ao vivo, e camos a saber como o poder da amizade capaz de acabar com o medo das alturasUm musical que fala da importncia da amizade, mas que tambm passa importantes mensagens sobre a preservao da natureza. FS

91

crianas
ARTEs
Ateli de Artes Plsticas 4-12 anos
Todos os dias: 16h-19h
MP

A Galeria / Atelier

Ilustra a Magia dos Contos, Viver os 4 Elementos 11-14 anos


Seg, Ter, Qui: 18h-19h30

Centro Cultural de Belm


6 a 26 Nov

A Grande Exposio dos Livros Miniatura

AcaDEMia DOs PEqUENOs TalENTOs Ocinas Pedaggicas


Sb: 10h, 14h30, Dom, Fer: 14h30

Espao Monsanto

Anima os Teus Heris Curso Escher 12-16 anos


Sex: 11h30-13h, 15h-16h30

Academia Novas Letras


Artes Plsticas Atelis 5-12 anos
MP

Centro de Estudos e Formao Prossional - CENFOP


Pintura e Expresso Artstica 6-11 anos
Sb: 10h30-12h
MP

Famlia Criativa Maiores de 3 anos (famlias)


Seg: 18h-19h30, Ter, Qui: 16h30-19h30, Sb: 10h-13h
MP

Rabiscos da Natureza Ateli 3-5 anos Natureza Articulada Ateli 6-10 anos
MP

Seg, Qua, Sex: 17h-18h30

Anabela Cardoso Ocina de Cermica

Clube de Optimismo
Ter: 16h30-18h, Sb: 11h-12h30
MP

Espao Yoga Restelo


Atelis de Expresso Criativa 5-12 anos
Sb: 10h-13h
MP

Histrias e Azulejos; Histria e Roda de Oleiro Ocinas


Sb: 15h-17h

Associao de Artesos da Regio de Lisboa


Roda a Quatro Mos Atelis de cermica e escultura 2-5 anos
Sb: 10h30-12h30, 14h-16h

Ateli de Artes Plsticas 6-12 anos

Info: 917 180 648


MP

Colmeia Clube

Apopsi

Ateli de Design e Estamparia 5-10 anos


MP

Cermica Atelis de olaria, modelao e azulejaria Pintura em T-shirts


MP

Pintura e Desenho Maiores de 8 anos


Ter: 17h-19h, Sb: 15h30-17h30

Fundao Calouste Gulbenkian


Os Meses e as Cores Ocina 5-12 anos
5 Nov: 14h30

Cermica Criativa Maiores de 8 anos


Sex: 17h-19h

Caleidoscpio Mgico Ocina famlias 6-10 anos


5 Nov: 14h30

Artlier
MP
Fotograa IAQUONEATTILII STUDIO

Pintura com Histria 7-12 anos

Ateli de Cermica Chamote Fino


Ateli de Cermica
Qua: 14h-16h
MP

Pintura em Tecido Maiores de 10 anos


Seg: 15h-17h

Ocina de Mos 9-13 anos


Seg a Sex: 16h30-18h30

So Martinho ia a Cavalo Ocina 5-12 anos


6 Nov: 10h30

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

Art Clinic
Baby Art 1-5 anos
Sb: 10h-13h

Ateli Ponta Seca

A Magia da Arte 5-10 anos


Seg, Qua, Qui, Sex: 15h30-18h, Qua, Sex: 18h-19h30

Ateli Infantil Actividades de artes plsticas


MP

Pintura em Azulejo Maiores de 10 anos


Qui: 17h-19h
MP

O Corpo que v: todos iguais e todos diferentes Ocina famlias 4-6 anos
13 e 27 Nov: 10h30

xiiistudios.com

ENSAIO GERAL SOLIDRIO 26 OUT 21H


LIGA PORTUGUESA CONTRA A SIDA

Ateli Semearte
Seg a Sb

Escola de Artes Vera Santos Silva


Iniciao s Artes Plsticas 6-12 anos
Dom: 15h-18h

7-11 anos
13 e 27 Nov: 15h30

Brincar a Ser Diferente 5-10 anos


Seg, Ter, Qua, Sex: 16h30-18h, Qua, Sex: 18h-19h30, Sb: 10h-11h30

Workshops de expresso plstica Info: 918678 502


MP

Fora de Ns, o Mundo Necessidades educativas especiais Maiores de 6 anos


19 Nov: 11h

12-14 anos
Dom: 15h-19h, Ter, Qui: 16h30-18h30
ia

DU DON DE SOI
PAULO RIBEIRO
Estreia Absoluta
OBRA INSPIRADA NO UNIVERSO CINEMATOGRFICO DE

A Cara do Era Uma Vez 5-10 anos


Ter, Qui: 16h30-18h

Casa da Achada

Fundao Musical dos Amigos das Crianas


Ocina de Artes 5-12 anos
Sb: 10h-13h
MP

Descoberta dos Cinco Sentidos 5-10 anos


Seg, Sex: 16h30-18h, Qua, Sex: 18h-19h30

Sonhar com as Mos Ocina de desenho Maiores de 6 anos


6, 13, 20 e 27 Nov: 15h30-17h30

Espao Instvel

A. TARKOVSKY
Espectculo inserido no:

LISBOA, TEATRO CAMES

27 OUT - 06 NOV

D Vida ao Teu Boneco 8-11 anos


Seg: 16h30-18h, Qua: 16h30-19h30, Sex: 18h-19h30

Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves


Contos Tradicionais Chineses, Como Organizar uma Exposio?, A 4 Dimenso, Cincia e Arte, Dilogos entre Literatura e Pintura no sc. XIX Atelis
Nov
E MP

Contos a Pincel Leitura do conto e ateli de realizao plstica 4-10 anos


Dom: 16h-17h30

Gabinete de Estudos Olisiponenses


H Luz na Avenida Ocina de Natal
MP E EG

Museu da Mscara Visita guiada e ateli de expresso plstica 4-10 anos


Sb: 16h-17h30
MP

Galeria Pedro Serrenho


Artes Plsticas, Atelis Info: 917 540 178
MP

www.cnb.pt
Apoios divulgao:

A Arte Est Dentro de Ns 11-14 anos


Seg, Ter, Qui: 18h-19h30, Sb: 11h30-13h

93
TEMPORADA 2011-2012 | 20 ANOS TOCAR O FUTURO DIREO ARTSTICA CESRIO COSTA

crianas
In Impetus
Aulas de Pintura Maiores de 10 anos
Dom: 10h-13h

NOVEMBRO
SEXTA-FEIRA 4, 21H00, TRIO DA CGD, LISBOA FESTIVAL CAIXA GERAL DE DEPSITOS ORQUESTRA DO ALGARVE ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA CESRIO COSTA DIREO MUSICAL HANDEL | MOZART | MICHAEL TIPPETT | JOHN MARSH

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


Histria da Aviao Militar Exposio permanente Maiores de 5 anos

Museu da Presidncia da Repblica

Mrito Prprio

CONCERTO PARA DUAS ORQUESTRAS

Pintura, Desenho, Artes Plsticas 7-11 anos


Seg a Sex
TERA-FEIRA 15, 21H00, CINEMA SO JORGE

Todos os dias: 10h-17h

SBADO 5, 21H00, TRIO DA CGD, LISBOA FESTIVAL CAIXA GERAL DE DEPSITOS DOMINGO 6, 17H00, CENTRO CULTURAL, CALDAS DA RAINHA BARBARA TRITT SOPRANO JEAN-MARC BURFIN DIREO MUSICAL ROSSINI | STANISAW MONIUSZKO | KAROL SZYMANOWSKI | HAYDN SBADO 5, 21H30, AMAL, LOURINH DOMINGO 6, 18H00, TRIO DA CGD, LISBOA FESTIVAL CAIXA GERAL DE DEPSITOS ORQUESTRA DE SOPROS DA METROPOLITANA REINALDO GUERREIRO DIREO MUSICAL PERCY FLETCHER | ADAM GORB | ALFRED REED | JOHANN DE MEIJ QUARTA-FEIRA 9, 21H00, GRANDE AUDITRIO DO CCB, LISBOA

ORQUESTRA ACADMICA METROPOLITANA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA LEONARDO MARTNEZ DIREO MUSICAL

LUIS PASTOR CANTA SARAMAGO

Ateli de Pintura e Desenho 7-11 anos


Sb: 10h-13h
MP

Minimundo
18 A 26 DE NOVEMBRO CICLO DE MSICA DE CMARA PAOS DO CONCELHO DE LISBOA E CINEMA SO JORGE (CONCERTOS HORA DO ALMOO); EL CORTE INGLS, CINEMA-TEATRO JOAQUIM DALMEIDA, CASA FERNANDO PESSOA, PALCIO NACIONAL DA AJUDA, TEATRO DA TRINDADE, SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES, LICEU CAMES, CASA DA CULTURA JAIME LOBO E SILVA, MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA E MUSEU DO ORIENTE mais info em www.metropolitana.pt

SOLISTAS DA METROPOLITANA

Cantinho do Artista Ateli de expresso plstica 18 meses-5 anos


Sb: 17h30-18h30

DANAS E METAMORFOSES

Body Painting 6-12 anos


MP

Info: 936 969 949

ELMAR OLIVEIRA VIOLINO CESRIO COSTA DIREO MUSICAL PINHO VARGAS | SAINT-SANS | BIZET APOIO: FUNDAO INATEL

ELMAR OLIVEIRA E ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva


Visitas Guiadas ao Museu e s Ocinas Atelis de pintura de azulejo, papel marmoreado, gravao de pele, douramento e madeiras
Seg a Sex
MP

As Nossas Bandeiras ao Longo da Histria Atelier pedaggico Maiores de 6 anos Construo de um Avio Militar Atravs do Origami Maiores de 6 anos Peddy-paper no Forte do Bom Sucesso (sc. XVIII) Jogo de pistas 10-12 anos Estudo Acompanhado das Exposies e Observao das Cores Ateli de expresso plstica 6-12 anos
MP

No Bosque dos Passarinhos 4-10 anos Frente a Frente Com um Presidente Como se Faz Uma Bandeira 4-12 anos Outras Viagens 10-14 anos
Ter a Sex
E MP

Rosrio Villalobos Atelier

Atelis e Workshops de Pintura, Desenho, Fotograa, Ilustrao, Escrita Criativa, Arte 8-16 anos Info: 934 776 886

Sala d aula
MP

MP

Artes plsticas avs e netos

Um Museu por Explorar! Actividades ldicopedaggicas


Sb, Dom: 10h, 14h30

Tutor Time

Museu de So Roque

Sbados de Manh Artes plsticas, natureza, msica e psicomotricidade 18 meses-3 anos


Sb: 10h-12h

A Brincar Construmos o Passado Ateli de arte 6-12 anos


Sb: 10h-12h30, 15h-17h30
E GO MP EG ia

cINcIA
Viajando pela Amrica Latina
Seg a Sex: 10h-18h30
E pG MP

Info: 927 383 139

Museu das Crianas


Exposio Sentidos e Emoes 4-11 anos
GO MP pG

H Animais no Museu? Ateli 3-5 anos


Ter, Qua e Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
E GO MP EG ia

Casa da Amrica Latina

Todos os dias: 10h-18h

Castelo de So Jorge
Jogos em Famlia Maiores de 5 anos
1 Dom: 11h
MP

Museu da Marioneta
O Melhor das Manhs Criativas Ocina famlias Maiores de 6 anos
MP

Ocina das Cores

Museu Coleco Berardo


Uma Noite no Museu Berardo 8-12 anos
20h-10h

6, 13, 20 e 27 Nov: 10h30

Design e Moda, Iniciao Pintura, Iniciao ao Desenho Atelis Maiores de 7 anos


MP

CENFOP Centro de Estudos e Formao Prossional


Filosoa Ateli 5-12 anos

Um Dia no Museu Berardo 6-12 anos


10h-18h

Museu Nacional do Azulejo

Panteo Nacional
Ter a Sex

Bebs no Museu 2-4 anos Aniversrio no Museu exposio de Vik Muniz A partir dos 4 anos Museu Partilhado Famlias, 4-6 anos, 7-12 anos
Sb, Dom

Pintura de Azulejos, Modelao, Desenho Vista Maiores de 3 anos


E MP

Descoberta do Panteo Peddy-paper Maiores de 8 anos Viagem no Panteo Jogo de perguntas e respostas
Ter a Sex
MP

Seg, Qua, Sex: 10h-11h30, 15h-16h30, Sb: 11h-12h30

Fundao Calouste Gulbenkian

Museu Nacional dos Coches

Rio Mgico entre Desertos Ocina 5-12 anos


12 Nov: 14h30

Museu Simultneo Visita-jogo-ocina Famlias, 4-6 anos, 7-12 anos


Sb, Dom

Ateli de Stencil, Ateli de Douramento, Ateli de Pintura


MP GO E

Quinta Pedaggica dos Olivais


Ocina de Cermica
5 e 19 Nov: 11h
MP EG

Borboletas ao Vento Ocina famlias 6-10 anos


12 Nov: 14h30

NINTENDO ART ACADEMY Ver-ConhecerTransformar, Olhar e Recriar o Espao Fotodesenhos Famlias, 4-6 anos, 7-12 anos
Sb, Dom

Museu Nacional de Etnologia

Moinhos e Modos, Panelas Cantoras, Modelao: Criar Formas Ocinas de expresso plstica 4-12 anos
Ter: 14h, Qua a Sex: 10h, 14h
E GO MP EG

Rua do Salitre, 185, 1 D


Curso de Histria da Arte 6-12 anos
Sb: 10h-12h

A Vida em Famlia no Antigo Egipto Ocina famlias 8-12 anos


13 Nov: 13h30

Info: 911 061 601


ia

Caa ao Tesouro no Jardim Ocina famlias 6-12 anos


13 Nov: 14h30

Espaos, Formas e Texturas. Outras Formas de ver: O Egipto no Tempo dos Faras

94

95

crianas
Necessidades educativas especiais Maiores de 8 anos
17 Nov: 15h

crianas
Jogo do Mosteiro, Jogo dos Descobrimentos, Jogo A Viagem de Vasco da Gama Pr-escolar, 1 e 2 Ciclo do ensino bsico
At Jun 12
MP

Pelo Mar at ndia Ocina famlias 4-7 anos


19 Nov: 14h30

Insectos no Verde Ocina famlias 6-10 anos


19 Nov: 14h30

Museu de Cincia da Universidade de Lisboa

As Viagens do Ch Ocina 5-12 anos


20 Nov: 10h30

Cincias Experimentais, Desafios e Jogos Matemticos Oficinas Planetrio


Ter a Sex: 10h-17h
MP

Actividades ldico-pedaggicas Maiores de 6 anos Pra, Escuta e Olha: Biodiversidade, Arca de No, Mergulhar na Matemtica, Cinco Oceanos na Palma da Mo, Vila Natureza, Na Rota dOs Lusadas, Relaes Biticas nos Oceanos, De Grau a Grau, Terra em Fria, Planeta Casa Actividades ldicopedaggicas Maiores de 10 anos
E

Agir Precoce Ateli 5-9 anos MP Pequenos Lderes Ateli 7-15 anos MP Info: 914 340 016

Sala DAula

Artes Plsticas para Avs e Netos 6-9 anos


Seg a Sb

cIRcO Armazm 13
Circo para Crianas Workshop semanal de actividades circenses
Sb: 11h-12h30

Amalgama, Companhia de Dana


Dana
MP

Dance Spot

Sb: 11h-12h

Hip-Hop, House, New Style, Dana, Ballet, Sevilhanas


MP

Ocina do Auto-Retrato 10-13 anos


Seg a Sex

Animais Vegetais Ocina famlias 6-10 anos


26 Nov: 14h30

Museu da Electricidade
Sb, Dom; 11h, 16h

Laboratrio de Invenes A Magia do Electroman Maiores de 7 anos


Dom: 11h30

CSI - Cincia Sob Investigao 8-14 anos


Sb, Dom: 10h-17h

Fundao Portuguesa das Comunicaes Museu das Comunicaes

Padro dos Descobrimentos

Oficinas Pedaggicas Maiores de 3 anos s um Comunicador?


5 Nov: 15h30

Museu Nacional de Arqueologia

Os Homindeos e os Primeiros Instrumentos Oficina


MP

33 Anos de Histria no Futuro


12 e 19 Nov: 15h30

Ocina de TV
26 Nov: 15h30
MP

Museu Nacional dos Coches

Jardim Botnico da Ajuda

De Tudo se faz um Coche, Caa ao Tesouro, Peddypaper, Safari no Museu, Quem Quem?
MP GO E

Caa ao Tesouro, Do Atlntico ao ndico, Para Alm do Muro, Recriaes Histricas, Puzzle Fantstico, O Grande Jogo dos Descobrimentos Lisbon Experience: Lisboa, Cidade com Alma Verso adaptada para crianas a partir dos 5 anos Info: 213010 619 MP

CENTRO DE EDUcaO AMBiENTal DE MONsaNTO Sesses Temticas A Floresta, a Conservao da Natureza, a gua, a Energia, os Resduos, o Consumo Sustentvel, o Ambiente na Cidade Atelis de Reutilizao e Reciclagem Percursos Ambientais e Actividades 6-14 anos GO MP Info: 935 250 077

Quercus - Associao Nacional de Conservao da Natureza

Torre de Belm

Pavilho Atlntico
O Circo Mgico
3 Dez: 11h, 15h, 19h, 4 Dez: 11h, 15h

Art!ist Academia de Dana, Teatro e Performance

Escola de Dana Ana Khler

A Viagem de Nuno Tristo, H Piratas na Torre!, As Armas e os Brases, descoberta de novos mundos, Vem conhecer a Torre Ateliers Pr-escolar, 1, 2 Ciclo do ensino bsico
At Jun 12
MP

Artist Kids Ballet, HipHop, Dana Moderna, Sapateado 3-12 anos

cULINRIA
Crianas na Cozinha Workshops de Culinria 3-12 anos
Sb: 11h-12h30

Ateneu Comercial de Lisboa

Babyclass Ballet Maiores de 3 anos Sevilhanas Kids, Hip-Hop Kids, Dana Tradicional Irlandesa Maiores de 7 anos Info: 961 268279
MP

LittleChef

Capoeira Infantil, Ballet, Hip-Hop, Afro Kids Info: 966 509 624
MP

Espao Eira 33

cINEMA/ FOTOGRAFIA Arquivo Municipal de Lisboa Ncleo Fotogrco

Aulas de Culinria BabyChef 5-7 anos


Ter: 17h-18h

Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves


As Cores do Corpo 3-5 anos
13 Nov: 11h-12h
MP

Aulas de Dana Contempornea 6-10 anos


Sb: 10h30-12h30
MP

Espao Interpress

Quinta Pedaggica dos Olivais


A Vida na Quinta
26 Nov: 10h30

SuperChef 5-12 anos


Qua: 17h-18h

Farmcia Rural
26 Nov: 15h
MP EG

Parque Florestal de Monsanto

Os Campees do Jardim, Noo de Espcie, O Sabor e os Cheiros, A Planta, O Herbrio, As Plantas Ocinais, rvores de Folha Estreita e rvores de Folha Larga, Os Jardins Botnicos e a Conservao da Biodiversidade Ocinas
E MP

Museu Nacional de Histria Natural

OFICINAS PEDAGGICAS Tesouros da Natureza 3-5 anos


Sb: 10h-14h30 Dom: 14h30

Runas e Museu Arqueolgico do Carmo


Atelis Casas Anti-Monstros, A Dana das Esculturas, Monstros aos Molhos, As Andanas dos Bichos 4-5 anos Arquitectar no MAC, Esculturas de Pedra e de Ar 6-10 anos O Estranho Caso do Misterioso Mestre, H Mistrios no Carmo, Exploradores no Museu, Com as Mos na Arqueologia, O Dia em que a Terra Tremeu 7-12 anos Com as Mos na Arqueologia, As Runas da Igreja do Carmo e o Museu Arqueolgico 3 ciclo e secundrio
MP

Atelis de fotografia lbum Animado 3-5 anos Retrato Qumico, Caixa dos Segredos 6-10 anos
MP

JuniorChef 8-12 anos


Qui: 17h-18h
MP

c.e.m centro em movimento

Nucleozinho de Dana com Elena Castilla 6-9 anos


At Dez Seg: 18h30-19h30, Qua: 19h-20h

Danar uma histria dana para crianas 4-6 anos


Ter: 17h-18h

Quinta Pedaggica dos Olivais


O Ciclo do Po
12 Nov: 11h 12 Nov: 15h
MP EG

7-9 anos
Qua: 18h30-19h30

Junta de Freguesia do Beato


Ballet Maiores de 4 anos
ia

Centro Cultural de Belm


FESTIVAL TEMPS DIMAGES AlgoRtmico Maiores de 6 anos

Aromas e Sabores

Dana contempornea para jovens 10-13 anos


Seg: 17h-18h

Seg, Qua, Sex: 19h-20h

Oficinas e Laboratrios Pedaggicos, Laboratrios Experimentais, Planetrio, Fins-de-semana... Com a Famlia, Noite no Museu
E GO pG MP

Biodiversidade Virtual 6-10 anos

Dias de Mim 9 meses 3 anos


19 Nov: 11h-12h15

Junta de Freguesia de So Nicolau


Dana Criativa 6-10 anos
Qua: 18h-19h

Oceanrio

Pavilho do Conhecimento - Cincia Viva

3 Nov: 10h, 11h30

Mrito Prprio

A Casa do Vasco Exposio


Todos os dias: 10h-19h

O Mar xe mas no s Peixe Exposio


At 26 Ago 12 Ter a Sex: 10h-18h, Sb, Dom e Fer: 11h-19h

Filmes da Terra do Pai Natal Maiores de 4 anos


4 Nov: 10h, 11h30, 5 Nov: 11h30, 15h30

DANA Academia de Dana - Danarte

Centro Clnico e Pedaggico Diversidades


Dana Criativa
Sb
MP

Info: 967 693 016 (Mquina Agradvel)


MP

Matemtica Divertida, Sade 7-11 anos


Seg a Sex
MP

Na Onda Com o Vasco Actividades didcticas 5-10 anos (famlias)


Sb, Dom: 10h30-12h, 15h30-17h

A Forma do Espao 12-16 anos


9 a 11 Nov: 11h, 12 Nov: 15h30, 13 Nov: 11h30

Clube de Monitores Cincia Viva 8-12 anos


Sb: 14h30-18h30

Cursos de Ballet, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop, Dana Criativa, Danas Orientais, Danas de Salo, Capoeira Info: 938 514 529
MP

Lapa - Estao Cultural


Aulas de Dana Contempornea Sb
ia

Dana Livre Escola de Dana

Colmeia Clube
MP

Mosteiro dos Jernimos

8-14 anos
Sb, Dom: 10h30, 15h30

Workshop de Fotograa Actividade para pais e lhos

Academia Talentos Vista

Expresso Corporal e Artstica Ocinas 6-10 anos


Qua: 14h-17h

Maria Matos Teatro Municipal


Viagem ao Interior da Dana Ocina de dana 6-10 anos

Animais do Mundo, Brincando no Mosteiro, Animais do Rei, Jogando com o Tempo, Iluminuras, Vem Conhecer o Mosteiro Atelis

Arca de No, Memrias de Uma Tartaruga, Era Uma Vez um Pinguim, Histrias do Fundo do Mar, Vila Natureza Actividades ldico-pedaggicas Maiores de 4 anos Arca de No, Volta Ao Mundo em 80 Minutos, Baleias Vista, Histrias do Fundo do Mar, Vila Natureza

Pentculo Expo Academia de Estudos

Cursos Intensivos de Word e Excel Raciocinar aos Sbados Ateli 8-14 anos
Sb: 10h30-12h30

Danas de Salo, Hip-Hop, Dana Contempornea 4-14 anos


Seg, Qua: 18h-18h45

Dana Criativa Maiores de 5 anos


Qua: 17h-18h

Latin Girls 8-14 anos


Ter e Qui: 17h-17h45

17, 18 Nov: 10h, 19 Nov: 16h30, 20 Nov: 11h

Capoeira 5-11 anos


Ter e Qui: 18h-19h

97

crianas
Museu Nacional do Azulejo
Atelis de Dana 6-12 anos
MP

Complexo Desportivo do Alto Lumiar


4-12 anos
MP

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


5-14 anos
Todos os dias: 10h30-18h
MP

Pavilho da Ajuda
4-12 anos
MP

Sb, Dom

Sb, Dom

Ocina das Cores

Dana Criativa, Hip-Hop, Dana do Ventre Maiores de 6 anos


MP

Complexo Desportivo Boavista


4-12 anos
MP

Museu das Crianas


Sb, Dom
MP

Pavilho do Conhecimento Cincia Viva


A partir dos 3 anos
Sb, Dom, Fer
MP

Sb, Dom

Quinta Pedaggica dos Olivais


26 Nov: 11h
MP EG
Gabinete de Design AML: Joana Pinheiro, Marlia Afonso

Uma Viagem pelas Danas na Quinta

Complexo Desportivo do Casal Vistoso


4-12 anos
MP

Museu da Marioneta
5-12 anos
MP

Piscina de Alfama
4-12 anos
MP

Sb, Dom

Sb, Dom

Sb, Dom

Sou - Movimento e Arte


Iniciao Dana 12-17 anos Dana Criativa 3-11 anos Hip-Hop 6-12 anos
MP

Culturgest
5-12 anos
GO MP

Museu Nacional dos Coches


4-12 anos
MP

Piscina da Ameixoeira
4-12 anos
MP

Sb, Dom

Sb, Dom

Sb, Dom

Qui: 17h30-18h30

Dana Livre Escola de Dana


3-14 anos
MP

Museu Nacional de Histria Natural


MP

Piscina do Oriente
4-12 anos
MP

Sb, Dom

Sb, Dom, Fer

Teatro Cames

Du Don de Soi Pela Companhia Nacional de Bailado


3 Nov: 15h

Espao Monsanto
Jogos ao ar livre 6-12 anos
MP

Museu Nacional do Traje & Parque Botnico do MonteiroMor


At aos 15 anos
MP

Piscina de Penha de Frana


4-12 anos
MP

Sb, Dom

Sb, Dom, Fer: 14h30

Museu do Oriente
Sb, Dom, Fer: 10h-13h, 15h-18h

Piscina do Rego
4-12 anos
MP

TEATRODAGARAGEM

CRIAO64

FEsTAs DE ANIVERsRIO Academia Talentos Vista


MP

Fundao Portuguesa das Comunicaes Museu das Comunicaes


Sb: 14h30-18h
MP

Sb, Dom

5-12 anos Info: 213 585 299

MP

Galeria Pedro Serrenho


Sb, Dom, Fer
MP

Museu da Presidncia da Repblica


At aos 12 anos
MP

Piscina do Restelo
4-12 anos
MP

Sb, Dom

Sb, Dom: 10h, 14h30

3-14 anos

Piscina do Vale Fundo


4-12 anos
MP

Sb, Dom: 10h30-15h30

Ginsio Clube Portugus


Maiores de 3 anos
Sb, Dom, Fer
MP

NexGym
3-17 anos
MP

Sb, Dom

A Piscina dos Bebs


At aos 12 anos
Sb: 16h-22h30, Dom: 15h-18h
MP

Todos os dias

Poneilndia
3-13 anos
MP

Helen Doron Early English


4-9 anos
MP

Oceanrio
4-12 anos
MP

Todos os dias

Todos os dias

Castelo de So Jorge
NclEO MUsEOlGicO 6-12 anos
Sb, Dom: 15h-18h
E GO MP

Sb, Dom, Fer

The Little Gym


At aos 10 anos
Sb, Dom
MP

LittleChef
Sex, Sb e Dom
MP

Parque Florestal de Monsanto


Sb, Dom: 14h30

DE CARLOS J PESSOA
17DENOV A 17DEDEZ 2011
TEATRO TABORDA COSTA DO CASTELO, 75 1100-178 LISBOA
COMPANHIA FINANCIADA PELA COMPANHIA APOIADA POR

M12

Centro Cultural de Belm


4-12 anos
MP

Aniversrios na Floresta 6-12 anos

Torre de Belm
4-10 anos
MP

Minimundo
At 6 anos
MP

Sb, Dom

Party4Fun

Sb, Dom: 11h, 15h

Todos os dias

QUARTA A DOMINGO 21H30


CONTACTOS + INFORMAES 21 885 41 90 I 96 801 52 51 WWW.TEATRODAGARAGEM.COM
APOIO

Clube de Optimismo
4-12 anos
Sb, Dom, Fer: 10h30, 15h
MP

Info: 936 969 949

Mosteiro dos Jernimos


4-10 anos
MP

Animao de Festas de Aniversrio Pinturas faciais, jogos tradicionais, modelagem de bales


MP

Sb e Dom: 14h-16h30

Info: 960 335 197

99

crianas
GINsTIcA/ DEspORTO Academia Talentos Vista
Aulas de Taekwondo 4-14 anos
Ter, Sex: 18h15-19h

Ginsio Clube Portugus


Aikido, Ginstica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol Maiores de 4 anos
Seg a Sex: 16h30, Sb: 9h30-14h

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


Teoria e Prtica de Esgrima Workshop Maiores de 8 anos Info: 927 383 139
MP

Jardim Botnico da Ajuda


26 Nov: 10h-13h

Jardinagem para Crianas

A Piscina dos Bebs


MP

Hip-hop, Dana clssica 6-14 anos


Seg a Sex: 16h30

Quinta Pedaggica dos Olivais

Natao, Hidroterapia

Baby Gym 1-3 anos


Ter, Qui: 16h, Sb: 9h30-12h30
MP

Museu do Oriente
Yoga para Todos Info: 213 585 299
Sb: 10h30-11h30, Qua, Sex: 13h-14h
MP

Art!ist Academia de Dana, Teatro e Performance


Judo 3-12 anos

Gymboree

NexGym

Centro Ol Mam

Massagem para Bebs At aos 12 meses Babyoga 6 semanas-22 meses


Ter a Qui: 10h-19h30, Sex: 10h-18h, Sb: 10h-13h

Play & Learn: Msica, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos ia The Happiest Baby on the Block, Baby Signs Workshops 0-24 meses

Karat, Dodgeball 3-17 anos Condence Builders Aulas de Grupo Pre-K 3-6 anos
MP

Agricultura Biolgica, A Vida na Quinta, Florinda, A Camponesa, O Ciclo do Po, Veterinrio por uma hora Actividades ldicopedaggicas Apanha da Azeitona, Desfolhada Tradies rurais
E

Quinta do Z Pinto

Poneilndia

Massagem a Crianas 1- 7 anos


12 Nov: 14h-18h, 13 Nov: 9h-17h
MP

Aulas de Equitao, Eventos nas Escolas, MiniCursos, Passeios de Pnei


MP

Passear na Seara, Trabalhos na Horta, Pneis, Construo de Espantalhos, Jogos Tradicionais, Sementeira das Culturas de Outono/Inverno Info: 968 495 699 quintazepinto@gmail.com
MP

Chapit

Hipdromo do Campo Grande

Ateli de Capoeira 4-12 anos


Qui: 17h30
MP

Aulas de equitao Info: 914 642 332

Quinta Pedaggica dos Olivais

Junta de Freguesia do Beato


Ter: 18h-19h, Sb: 10h-12h

S para Bebs Ateli dos Sentidos Primeiras Descobertas 6-12 meses


27 Nov: 10h30-11h15

LETRAs Academia Talentos Vista


Aulas de Ingls 3-14 anos
Seg, Qui: 18h15-19h

Clnica Alquimus

Massagem para Bebs 0-12 meses Massagem para Crianas 1-7 anos Programa de Massagem nas Escolas 4-12 anos
MP

Escolinha de Futebol 6-14 anos Escola de Tnis 6-20 anos


Ter: 18h-19h, Sb: 11h-12h
ia

O Desenvolvimento Sensorial 13-24 meses


27 Nov: 11h30-12h15
MP EG

The Little Gym

Arquivo Municipal de Lisboa

Dance Spot
MP

Junta de Freguesia dos Mrtires


Aulas de Karat 6-12 anos
Ter e Qui: 18h-19h

Ginstica para Bebs e Crianas 4 meses-12 anos Vrios horrios ia


MP

Massagem para Bebs, Judo

Maiores de 13 anos
Ter e Qui: 19h-20h
ia

JARDINAGEM Escola de Jardinagem


Jardim do Saber A Descoberta dos Aromas Maiores de 6 anos
Seg a Sex: 9h30-12h30

Espao Monsanto
Volteio 6-12 anos
MP

Sb: 10h

Just4Teens

Just4Babies 10 meses-3 anos


Ter e Qui: 10h-12h

Espao Yoga Restelo


Babyoga
MP

Minimundo

Ocina do Beb 18 meses-3 anos


Seg a Sex: 9h-13h, 14h-18h

Ouvir e Mexer, Mos Verdes, Ritmos da Natureza, Livres pela Escola Programas de Sensibilizao Ambiental 3-12 anos
MP EG

A Revoluo Republicana de 5 de Outubro de 1910, O Terramoto de 1755 e a Reconstruo de Lisboa, A Restaurao da Independncia de Portugal em 1640, A Revoluo de 25 de Abril, Santo Antnio de Lisboa Actividades temticas assinalando efemrides da Histria de Portugal em Lisboa. Maiores de 6 anos Lisboa no Tempo de D. Afonso Henriques, Lisboa e o Aqueduto no Tempo de D. Joo V, Lisboa em Meados do Sculo XIX, D. Joo I e a Revoluo de 1383-85, Os Vendedores Ambulantes e Quiosques no Princpio do Sculo XX, O Foral Manuelino e Lisboa dos Descobrimentos, A Bandeira Municipal de Lisboa: Histria e Smbolos

100

101

crianas
Actividades temticas sobre a vida quotidiana da cidade de Lisboa. Maiores de 6 anos Explorar a Cidade Ateli Maiores de 6 anos
MP GO

crianas
LnguaGest
Ingls, Francs, Alemo, Espanhol e Italiano Cursos de lnguas A partir dos 3 anos Curso ocial Maiores de 10 anos
MP

19 Nov: 10h30

Livraria Cabeudos

Academia de Msica de Telheiras


Ter: 18h30

Viagem Especial ao Mundo do Som Necessidades educativas especiais Maiores de 8 anos


26 Nov: 10h30

Museu Nacional do Azulejo


Concertos de Piano Comentados Maiores de 3 anos
MP

O LIVRO

Casa do Brasil

Ocina de Teatro 10-15 anos


Sb: 10h30-12h

Casa Fernando Pessoa


Ocinas Criativas Actividades de poesia e expresso plstica 3-9 anos
MP EG

Conta-me histrias... Ovelhinha, d-me L Maiores de 3 anos


6 Nov: 11h

Msica para Bebs e Paps At aos 3 anos

Academia Novas Letras


Msica para bebs 18 meses-3 anos
Seg, Qua, Sex: 9h30-12h30

A Menina que sorria a dormir Maiores de 3 anos


13 Nov: 11h

Vem Cantar Canes de Natal com o Coro Gulbenkian Concerto comentado Maiores de 6 anos
26 Nov: 16h

Oceanrio
Sb: 9h

Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves

Concerto para Bebs At aos 3 anos

Descobrir Pessoa Actividades de leitura e expresso criativa 3-9 anos


Seg a Sex
MP E EG

Sementes de Msica Famlias


19 Nov: 17h

Canto e Colocao de Voz 5-12 anos


MP

Vem Musicar o teu Conto Ocina 6-9 anos


27 Nov: 10h30

Ocina das Cores


Msica Maiores de 6 anos
MP

Um Rapaz invulgar Maiores de 3 anos


20 Nov: 11h

Aula Magna

Minimundo
MP

Ocina de Msica
Cursos de Msica 6-12 anos Info: 917 687 025 MP

O Alfabeto na Arte Jogo, 5-6 anos Museu, espelho meu 1 Ciclo Quem d mais? 2 Ciclo Postal a aguarela 3 Ciclo Dilogos entre a literatura e pintura no sc. XIX Ensino secundrio

Kindermusik Msica para Bebs At aos 3 anos


Qua: 18h30, Sb: 11h

Centro Cientco e Cultural de Macau


A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos
MP

A Corrida Maiores de 3 anos


27 Nov: 11h

A Menina de Pedra Bailado


30 Nov: 9h30, 11h, 14h, 15h30
E

Centro Cultural de Belm

Percusso Criativa
MP

Orquestra Metropolitana de Lisboa


A Cor da Msica Ateli instrumental 3-5 anos
E

O Aprendiz de Cengrafo Ocina de cenograa


29, 30 Nov, 5, 6, 7 Dez: 10h E , 3 Dez: 15h30

Mrito Prprio
Alemo, Ingls 7-11 anos
Seg a Sex
MP

Centro Europeu de Lnguas


MP

Centro Cientco e Cultural de Macau

Info: 936 969 949

(famlias)

Estudo Ldico da Lngua Inglesa

Instrumentos Musicais Chineses Maiores de 6 anos


MP

Museu das Crianas


Msica no Museu D R Mi Msica dAqui e dAli Ateli de msica 3-8 anos
MP

14 Nov: 10h-11h, 11h-12h

Insetos e aranhas
Crculo de Leitores

Ocina das Cores


Filosoa, Ingls Maiores de 6 anos
MP

Centros Helen Doron Early English


Helen Doron Early English Ensino de ingls Dos 3 meses aos 14 anos

Padro dos Descobrimentos


MP

Centro Clnico e Pedaggico Diversidades

As Cores da Msica barroca Ateli instrumental 6-11 anos


28 Nov: 11h E

Centro Cultural de Carnide

Bebfonias e C Msica para bebs (famlias)


Sb: 14h30, 15h30
MP

Museu do Fado

Sala DAula

Atelis de Escrita Criativa

Escola Raiz

Entre-Pginas Workshops de promoo de leitura para pais e lhos Todos a Ler


21 Nov: 17h-18h

Pentculo Expo Academia de Estudos

Cursos Intensivos de Ingls, Francs, Lngua Gestual Info: 914 340 016
MP

Clave e Som, Escola de Msica

Fado Menor 6-10 anos S Fadista quem Quer 6-15 anos


MP GO

Msica para Pais e Bebs Ocina At aos 5 anos


Sb, Dom

Sou Movimento e Arte


Cursos de Msica 3-9 anos Info: 927 340 852
MP

E se o Urso acordar, ser que se vai zangar?


22 Nov: 17h-18h

Sala DAula
MP

As Cores vistas por outros Olhos


23 Nov: 17h-18h

Mandarim e Cultura Chinesa

Iniciao Musical 4-6 anos Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeo, Violino, Violoncelo Maiores de 6 anos
MP

Museu da Msica

Que Cores tem a Msica?


23 Nov: 18h30-19h30

Club Clnica das Conchas


Sb
MP

Histrias Mexidas
25 Nov: 17h-18h

MsIcA Academia de Amadores de Msica


Sesses musicais para bebs
Sb: 11h, 12h

Curso de Msica para Bebs

Fundao Calouste Gulbenkian

Ponto de Luz Ocina de contos, famlias 2-4 anos


6 Nov: 10h, 11h30

Lapa Estao Cultural


Coral de Crianas Sb: 11h-12h
ia

As Maravilhas da Escrita Ocina 5-12 anos


26 Nov: 14h30

Iniciao Musical, Expresso e Movimento 3-6 anos Iniciao Instrumental Maiores de 6 anos Classes Preparatrias 7-9 anos

Fundao Calouste Gulbenkian


Volta ao Mundo em 80 Sons Ocina 6-9 anos

Do Fundo do Ba Ocina de Gaita-de-Foles Maiores de 6 anos O Que Aconteceu no Museu da Msica Conto musical Maiores de 6 anos Msica em Midos, Brincar aos Clssicos Ateli 5-16 anos Como se Classicam os Instrumentos Workshop Maiores de 6 anos Do Fongrafo ao Leitor mp3: A Evoluo do Fonograma Ateli Maiores de 9 anos A Msica Portuguesa em 57 Minutos Workshop Maiores de 12 anos
E GO MP

TEATRO Academia de Santo Amaro

V por Dentro uma coleco de livros, em 12 volumes, que nos revela a trs dimenses os segredos do corpo humano, do espao, da natureza e do reino animal. Neste lbum dedicado ao mundo dos insectos e das aranhas, com informao de grande rigor cientco reunida por Noel Tait, professor e investigador de zoologia da Macquarie University de Sydney, podemos ver atravs dos olhos de um insecto, espreitar o ninho das trmitas ou descobrir como voam as aranhas. A bicharada quase nos toca e salta para fora das pginas. Felizmente, s iluso! LAE

A Cerejeira da Lua Teatro de marionetas e luz negra Maiores de 4 anos


10 Nov: 21h30

Clube Estefnia

O Guardio de Sonhos Maiores de 3 anos


At Dez Sb: 16h, Dom: 11h30 (famlias) Ter e Qui: 10h30, 15h
E GO MP

Crinabel

Vou Construir o Meu Teatro Ocina teatral


E

Info: 213 943 350

A Cigarra e a Formiga
At 31 Dez Sb, Fer: 15h, Dom: 11h Ter a Sex: 11h, 14h30 E

Aulas de teatro e musical para adolescentes

Artlier

Maiores de 12 anos Falar Verdade a Mentir Maiores de 10 anos


MP GO

Escola de Dana Ana Khler


Teatro Kids 3-6 anos Teatro Teens 7-12 anos Info: 961 268279
MP

Act Escola de Actores


Workshop Teatro e Movimento para Jovens
Sb

Teatro para Crianas 7-12 anos


Qui: 17h-18h30

Info: 218 861 799 (Companhia de Teatro O Sonho)

Auditrio do GCDT do BES

Casa do Artista

Espao Instvel
Sb: 11h-12h30
MP

Art!ist Academia de Dana, Teatro & Performance

Teatro Musical 3-12 anos Art!ist Colgio Musical, Fame

Salada de Contos Maiores de 4 anos Antes de Comear Maiores de 6 anos O Cavaleiro Maiores de 6 anos Auto da Barca do Inferno

O Mundo Mgico de Jack Maiores de 4 anos


At Jun 12 Ter: 11h, Qua a Sex: 11h, 15h E GO Sb, Dom: 15h pG

Ocina de Teatro 6-10 anos

102

103

crianas
Liga dos Amigos
Das Coisas Nascem as Coisas Ocina teatral 4-12 anos
Sb: 10h-13h
MP

crianas
Estria do Tamanho das Palavras Limite Zero Maiores de 6 anos
10 e 11 Nov: 10h30
E

Info: 925 167 089


ia

VIsITAs GUIADAs Centro Cientco e Cultural de Macau


MP

Gabinete de Estudos Olisiponenses

1 Problema 1001 Solues Visita-jogo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h

Palcio de Laguares
Crescer Teatrando Ocina de teatro 4-12 anos
ia

12 Nov: 16h, 13 Nov: 11h30

Maria Matos Teatro Municipal

Ovelhas Clandestinas 4-7 anos


26 Nov: 16h30, 27 Nov: 11h, 28, 29 Nov: 10h

Casa dos Ventos Teatro e Marionetas de Mandrgora Maiores de 6 anos


23, 24 e 25 Nov: 10h30, 15h E 26 Nov: 16h, 27 Nov: 11h30

Visitas Guiadas Maiores de 6 anos

Sala-Estdio Os PapaLguas
Teatro Cursos anuais de teatro A partir dos 3 anos
ia

Centro Cultural de Belm

Colorir a avenida Visita exposio e ocina Pr-escolar Retrato qumico Visita exposio e ocina Explorar a cidade de Ressano Garcia Visita orientada por Lisboa
MP E GO

Museu da Presidncia da Repblica


Palcio em Aberto Visita temtica
Sb: 10h-17h

OUTROs Altamente

ENsiNO sEcUNDRiO Codex Universalis Visita-jogo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h
MP

(famlias)
MP

Jogos Educativos para Crianas


Sb: 10h-13h

Museu Nacional de Arte Antiga

Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros

6-12 anos
MP

Mrito Prprio
Teatro 7-11 anos
Seg a Sex

A Grande Exposio dos Livros Miniatura Visitas e ocinas para grupos


E

Jardim Botnico da Ajuda

Museu e Companhia Visita-jogo 6-12 anos


6 Nov: 15h30
MP pG EG

Museu Nacional dos Coches


MP GO E

Sou - Movimento e Arte


Expresso Dramtica 6-12 anos Info: 927 340 852
MP

5 Nov: 15h30

Visita Geral, Plantas de Todo o Mundo, Da Alga Laranjeira


Seg a Dom
E MP

Do Passado, Pelo Presente, At ao Futuro Visitas guiadas e sesso de sensibilizao Maiores de 6 anos
E MP

Teatro de Sombra Chinesa

(famlias)
6, 12 e 13 Nov: 11h30

Museu Nacional de Histria Natural

Museu de So Roque

CREscER Na SEGURaNa A Segurana em Casa, na Rua e nos Espaos Pblicos 5-10 anos
Seg a Sex: 9h-12h, 14h-16h30
GO MP

Departamento de Proteco Civil

Iniciao ao Teatro 7-11 anos


Sb: 14h-17h
MP

(famlias)
8 a 11 Nov, 15 a 18 Nov, 22 a 25 Nov: 10h E

Museu Nacional de Etnologia

Mercado 31 de Janeiro

Moremind Centro de Estudo e Explicaes

Ramayana: o Rapto de Sita Ocina de expresso dramtica 8-12 anos


Ter: 14h, Qua: 10h, 14h
E GO MP EG

Teatropia&co

Workshop de Iniciao ao Teatro Maiores de 7 anos


Ter: 18h-20h

O Sto dos Brinquedos Teatro e ocina 6-12 anos


MP

Info: 914 606748

Museu das Crianas

Museu Nacional do Teatro

Teatro Bocage
At 17 Dez Sb e Fer: 16h

Um Sapato Especial, A Aventura dos 5 Sentidos, O Reino de Pernas pr Ar, Que Rica Alimentao! Histria da Carochinha Contos animados e encenados 3-7 anos Era Uma Vez a Cincia! Viagem ao Corpo Humano, Cincia com Bales, Brincar com a Matemtica Contos animados e encenados 4-10 anos Histrias do Outro Lado do Mundo Ocina 4-10 anos
MP

Peas de Teatro: As Coleces do Museu Vista guiada exposio Cenograa: A Arte de Vestir o Palco Visita temtica
MP

A Ilha do Paraso Maiores de 6 anos

VISITAS PEDAGGICAS Uma Leitura Transversal ao Edifcio Da Ideia Concretizao Uma janela sobre o rio, sobre a histria Um edifcio que uma cidade
Seg a Sex: 10h30-17h Sb, Dom: 10h30-17h (famlias)
MP

Vamos Todos ao Mercado Visita guiada e actividade ldica no mbito da Educao Alimentar
Maiores de 8 anos Ter a Sex: 9h30-12h
E MP

Visitas Livres, Orientadas e Animadas Visitas ao Jardim Botnico


E GO pG MP

Visitas guiadas Igreja e ao Museu


Ter, Qua e Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
MP GO E EG

Jardim Zoolgico
Sbados Selvagens Maiores de 4 anos
Sb at Nov

Museu Nacional de Arqueologia

Moremind Centro de Estudo e Explicaes

Teatro-Estdio Lanterna Mgica

Oceanrio

Careta, a Tartaruga que defende o Planeta 2-10 anos


Sb, Dom e Fer: 16h pG Ter a Sex: 10h15-11h30
E

Ocina das Cores


MP

Expresso Dramtica Maiores de 6 anos

Atelier de iniciao teatral, workshop de fantoches e teatro de bonecos Maiores de 7 anos O Natal da Ritinha, O Natal do Pinquio, O Natal dos Trs Porquinhos, O Natal do Robot, O Capuchinho Vermelho, D. Pasteleiro Pastelo, Uma Aventura na Floresta, A Cigarra e a Formiga, Histrias do Av Sapato Teatro
Seg a Sex: 10h30, 14h30
E GO MP

Diviso de Promoo e Comunicao Cultural

Itinerrios Temticos para Estudantes Os Smbolos de Lisboa Visitas guiadas Maiores de 5 anos MP

ExperimentaDesign
Visitas-Jogo Maiores de 6 anos
Seg a Sex
MP

Caa ao Tesouro em Belm, Peddy Paper: Viagem pela Histria de Lisboa - Do Chiado ao Castelo Jogos Maiores de 6 anos Reprter Divertido, Detectives da Histria, Banda Desenhada, Arte e Cincia Ocinas Maiores de 6 anos Info: 917 727 683
MP

Antiguidades Egpcias com Dramatizao, Tesouros da Arqueologia Portuguesa, Religies Da Lusitnia, Quinta do Rouxinol, Vaso Campaniforme Visitas orientadas

Vamos Conhecer a Capela de So Joo Baptista Visitas-jogo 6-12 anos


Ter, Qua, Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
E GO MP EG

Museu Nacional do Azulejo

Vamos conhecer o Oriente com So Francisco Xavier Visita guiada 12-15 anos
Ter, Qua, Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
E GO MP EG

Outros Olhares Programa para cegos Maiores de 3 anos


E MP

Museu Nacional do Azulejo


E MP

Histrias sobre Azulejos Visita guiada exposio

E EG IA GO MP PG

Oceanrio

Museu Nacional dos Coches

Visitas Guiadas Exposio e aos Bastidores 6-10 anos (famlias)

Escolas Entrada Gratuita Inscries Abertas Grupos Organizados Marcao Prvia Pblico em Geral

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais


MP GO E

Padro dos Descobrimentos

> Contactos pg 106

Fundao Portuguesa das Comunicaes Museu das Comunicaes


Do Passado ao Futuro, Internet Segura, Casa do Futuro, Exploradores do Futuro, Futuro em Construo, Cidade Fantasma, Cidades Criativas, Viso Estereoscpica Visitas guiadas
Seg a Sex: 10h-18h, Sb: 14h-18h, ltima Qui: 10h-22h
MP

MUDE Museu do Design e da Moda


Re-design Visita-jogo 5-10 anos

Museu Nacional de Etnologia

Visita-Jogo: Uma Viagem de Explorao Actividades ldicopedaggicas


GO MP

Museu da Marioneta
Fase REM Teatro Kaos Maiores de 6 anos

Ocina da Pessoa

Sonhos de Palco Curso de interpretao 5-11 anos


Sb: 10h30-12h

Teatro Tivoli

1 Sb: 15h

4 Nov: 10h30, 5 Nov: 16h 6 Nov: 11h30


E

Expresso Teatral e Dramtica, Laos de Amor Workshops (famlias)


MP

Canela, Ovos e Verdade a Receita da Amizade


At 29 Jan 12 Seg a Sex: 11h, 14h30 E Sb, Fer: 16h pG

ENsiNO BsicO Design Aqui Mo Visita-jogo 1 ciclo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h

Ocinas de Teatro

Teatro da Trindade
Cegarrega Maiores de 6 anos
At 18 Dez Sb: 16h, Dom: 11h

Curso de Teatro para Crianas com montagem teatral 8-15 anos


Sb: 9h-13h

Diz-me Como Te Sentas Dir-te-ei Quem s Visita-jogo 2 ciclo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h

Exposio Pinturas Cantadas: Arte e Performance das Mulheres de Naya, Exerccio de Inventrio: A Propsito de Duas Doaes da Olaria Portuguesa, Reservas Galerias da Vida Rural, Reservas Galerias da Amaznia Visitas guiadas aos vrios espaos expositivos do Museu Maiores de 4 anos
Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
E GO MP EG

Info: 213010 619

Pentculo Expo Academia de Estudos

Actividades ldicas e culturais com visitas a museus e castelos


MP

3 ciclo

105

crianas

Bibliotecas Municipais Actividades


MARIA KEIL NATLIA CORREIA OLIVAIS ORLANDO RIBEIRO PENHA DE FRANA SO LZARO

Nas Bibliotecas
ORLANDO RIBEIRO PENHA DE FRANA

A Maior Flor do Mundo


At Jun/12
E

Biblioteca Entre(telas) e Livros


At Mai/12
MP E

Nas Bibliotecas
DAVID MOUROFERREIRA NATLIA CORREIA OLIVAIS ORLANDO RIBEIRO PALCIO GALVEIAS PENHA DE FRANA

Na Biblioteca
DAVID MOUROFERREIRA

Actividades Temporrias
O Bicharoco que era Oco
15 Nov: 10h30

Mala das Lenga-Lengas


26 Nov: 11h

Mimos e Livros Mo de Semear 9-20 meses, 21-36 meses


At Dez/12 Sb
MP

Na Biblioteca
CAMES

CARLOS NORONHA FEIO / JOHN AKOMFRAH* / MANUEL CAEIRO / NUNO CERA / SAMUEL RAMA / TATIANA BLASS
22 de outubro de 2011 a 28 de janeiro de 2012

Reinventar a Ilustrao
At Jun/12

Na Biblioteca
MARIA KEIL

Seg a Sex Mala da rvore 3-10 anos


19 Nov: 16h
MP E

Nas Bibliotecas
ORLANDO RIBEIRO PENHA FRANA

Nas Bibliotecas
CAMES NATLIA CORREIA PENHA DE FRANA

O Bicharoco que era Oco


17 Nov: 10h30
E

Na Biblioteca
NATLIA CORREIA

CATARINA SIMO* / MAX FREY


26 de novembro de 2011 a 28 de janeiro de 2012 4 a sbado / 13h s 19h Rua de O Sculo, 79 Bairro Alto 1200-433 Lisboa, Portugal / +351 210 966 274 / info@carpediemartepesquisa.com / www.carpediemartepesquisa.com

Na Biblioteca
NATLIA CORREIA

Actividades Permanentes
Set a Jun/12

Bibliotecrio por um Dia At Jun/12


MP E

Lavar, Escovar, Esfregar


23 Nov: 13h30
E

Na Biblioteca
PALCIO GALVEIAS

Visita Guiada Biblioteca


MP E

Na Biblioteca:
DAVID MOUROFERREIRA

Fiadeiras de Histrias
Ter a Sex
E

As Ruas tm Nome Visita


At Jun/12

Sb famlias com crianas at 10 anos


MP

* no mbito do programa O Barulhamento do Mundo organizado por AFRICA.CONT/CML e ARTAFRICA / John Akomfrah at 19 de novembro de 2011
ORGANISMO FINANCIADO PARCEIRO PRODUO EXECUTIVA COLABORADORES APOIO INSTITUCIONAL

Lavar, Escovar, Esfregar Famlias 4-7 anos


26 Nov: 11h
MP

Encontro com o Texto Jornalstico Ateli


MP E

Ler em Famlia At aos 5 anos

Nas Bibliotecas
BELM CAMES PALCIO GALVEIAS DAVID MOUROFERREIRA

Na Biblioteca
HEMEROTECA

Na Biblioteca
OLIVAIS

Clube Roda dos Livros


At Dez/12
MP

APOIO GALERIAS

APOIO

CORTESIA

> contactos
Academia de Amadores de Msica R. Nova da Trindade, 18, 2 esq.; 213 425 022; www.academiaam.com Academia de Artes e TecnologiasR. Teixeira de Pascoaes, 21 A B Academia de Dana Danarte R. Prof. Simes Raposo, 8 A; 217 147 244; www.dancarte.pt Academia - Instituio de Formao de Audiovisuais P. Duque da Terceira, 4, 2; 213 240 264 Academia de Msica da Graa Trav. de S. Vicente, 15, 1 dto.; www.academia-demusica2010.blogspot.com Academia de Msica de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www.clavedesoft.pt Academia Musical 1 de Junho de 1893 Lg. Jlio Castilho, 3; 217 524 263; academialumiar.blogs.sapo.pt Academia Novas Letras Av. Maria Helena Vieira da Silva, 42 A; 217 541 015; www.novasletras.com Academia Recreio Artstico R. dos Fanqueiros, 286, 1; 218 874 354; academia-recreioartistico.blogspot.com Academia de Santo Amaro R. da Academia Recreativa de St Amaro, 9; 213 636 637; www.academiadesantoamaro.pt Academia Talentos Vista R. lvaro Benamor, Lt. 8, Lj. 8A; www.talentos-a-vista.pt Academia do Tempo Activo R. Saraiva de Carvalho, 354, 1 dto.; 213 909 217; academia-tempo-activo.planetaclix. pt A Galeria/Atelier R. Filipe Nery, 36; 918 972 966 Alecrim 50 Arte Moderna e Contempornea R. do Alecrim, 48/50; 213 465 258; www. alecrim50.pt Altamente Centro de Estudos R. Gaivotas em Terra, Lt. 3.17.02 G; 216 082 880; www.altamente.pt Alt Fabrik R. Rodrigues Faria, 103, Ed. 1, Piso 3 Alunos de Apolo, Escola de Danas de Salo R. Silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo.com Anabela Cardoso Ocina de Cermica C. de S. Vicente, 62-66; 917 180 648 AnjoDesign Design e Restauro R. Toms da Anunciao, 100B; 213 886 420 Antiga Cadeia do Aljube R. Augusto Rosa, 40 Apopsi, Atelier de Design e Estamparia R. Jos Dias Coelho, 24; 213 648 763 Appleton Square R. Accio Paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare.pt Aqueduto das guas Livres C. da Quintinha, 6; 218 100 215 Armazm 13 R. Gomes Pereira, 11; armazem13. cia-and.com/blog Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, Lt. 3 a 6 - 1; 213 807 100; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arquivo Municipal de Lisboa - Ncleo Fotogrco R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 217 811 500; antt.dgarq.gov.pt Art Clinic Av. Antnio Augusto Aguiar, 38, r/c esq.; 917 800 208; www.artclinic.pt Arteilimitada Escola de Artes Visuais C. da Estrela, 128, Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com Arte Contempo R. dos Navegantes, 46 A; 213 958 006; www. artecontempo.org Art!ist Academia de Dana, Teatro & Performance R. da Manuteno, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com ARTlier R. Campo de Ourique, Ptio do Paiol, Casa 8; 939 067 111; artlier.blogspot.com A Arte da Terra R. Augusto Rosa, 40; 212 745 975; www.aartedaterra.pt Associao dos Artesos da Regio de Lisboa R. de Entrecampos, 66 A; 217 962 497; aarl.pt Associao de Artistas Comunitrios Independentes R. do Sol a Santa Catarina, 24A; 213 466 173; www.aaci.org.pt Associao Cultural Nova Acrpole Av. Antnio Augusto de Aguiar, 17, 4 Esq.; 213 523 056; www. nova-acropole.pt Associao de Gravura gua-Forte R. de Santo Amaro Estrela, 41, R/C Esq, 213956295, www.agua-forte.com Associao Para a Promoo Cultural da Criana APCC R. Lagares de El-Rei, 21 A, 1 esq.; 218 429 730; www.apcc.org.pt Associao Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirs, 20, 2; 218 885 342; www.amigosdoscastelos.org.pt Associao Portuguesa de Escritores APE R. de So Domingos Lapa, 17; 213 971 899; www.triplov.com Associao Renovara Mouraria 922 191 892; www.renovaramouraria.pt Associao de Residentes de Telheiras ART R. Prof. Mrio Chic, 5; 217 568 103; www.artelheiras.pt Associao Scio-Cultural Preservao da Mandinga e Stima Posio R. de Santo Antnio da Glria, 38; 213 422 640; mandinga7posicao.blogspot.com Ateli de Arte Psicoterapia & Arte R. dos Correeiros, 205, 2; 918 207 671; arte-psicoterapia.planetaclix.pt Ateli de Cermica Chamote Fino C. da Quintinha, 17 A Atelier Concorde R. Leite Vasconcelos, 43 A, www. atelierconcorde.org Atelier Cru R. da Rosa, 237; 918 914 927; ateliercru.wordpress.com Ateli Melcio Trav. Sargento Ablio, Ateli 5 Ateli MF R. Santo Antnio dos Capuchos, 33 B; 218 822 919 Ateli Ponta Seca Av. Infante Santo, 56, 2 dto.; 914 533 353; ponta-seca.blogspot.com Ateli Santa Runa C. Conde de Penael, 9 A/B; 213 225 727/8 Ateli Semearte R. Dr. Joo de Barros, 7, r/c dt. Atelier Rosrio Villalobos R. Sampaio Bruno, 2 Ateneu Comercial de Lisboa R. das Portas deSanto Anto, 110; 213 246 060; www.ateneu.designetico.org ATL Carnide Centro R. dos Txis Palhinhas, Carnide Aula Magna Al. da Universidade; 210 113 406; www.ul.pt Auditrio do Alto dos Moinhos Estao de Metropolitano do Alto dos Moinhos; 213 500 115; www.metrolisboa.pt Auditrio Carlos Paredes Av. Gomes Pereira, 17; 217 123 000; auditoriocp.home.sapo.pt Auditrio do GCDT do BES R. D. Lus I, 27; 213 907 192 Avenida 211 Av. da Liberdade, 211

Helen Doron Early English Av. lvaro Cunhal, 1B; 217 551 870; www.helendoron.pt Cermica do Bairro Alto R. Dirio de Notcias, 24; 919 492 318; www.ceramicabairroalto.com.pt Chapit Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org Chiado 8 Arte Contempornea Lg. do Chiado, 8; 213 237 346; www.culturgest.pt Cinema Londres Av. de Roma, 7A; 218 401 313 Cinema Monumental Av. Praia da Vitria (Edifcio Monumental); 213 534 532; www.medeialmes.pt Cinema Nimas Av. 5 de Outubro, 42B, 213 574 62; www.medeialmes.pt Cinema So Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt Cineclube Cine-Reactor 24i Av. 5 de Outubro, 21, 1; 927 875 773; www.cine-reactor24i.com Cinemateca Jnior Palcio Foz, P. dos Restauradores; 213 462 157 Cinemateca Portuguesa R. Barata Salgueiro, 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt Cine-Theatro Gymnsio R. da Misericrdia, 14, 2; 210 121 012; www.graopara.pt Clave e Som, Escola de Msica Lg. Santa Brbara, 3 B; 213 150 886; www.claveesom.com Clnica Alquimus R. Agostinho Loureno, 337 A; 218 492 280 Club Clnica das Conchas R. Lus Pastor Macedo, 27 C; 217 507 000; www.clinicadasconchas. pt Club Rubik R. do Jardim do Tabaco, 94; 912 720 500 Clube Estefnia R. Alexandre Braga, 24 A; 213 542 318 Clube Ferrovirio de Portugal R. de Sta. Apolnia, 59; 218 134 656 Clube do Optimismo Trav. da Escola Arajo, 36 A/B; 213 158 277; www.clubedooptimismo.pt Clube Portugus Artes e Ideias Lg. Raphael Bordallo Pinheiro, 29, 2; 213 230 091; www.artesideias.com Coliseu dos Recreios R. das Portas de Santo Anto, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com Colmeia Clube R. de Moscavide, lote 4.34.01A Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto Av. Santos e Castro, lt.2; 218 170 137 Complexo Desportivo do Boavista (Pavilho e Piscina) R. das Azleas; 218 170 053 Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilho e Piscina) R. Joo Silva, 218 170 107 Comuna Teatro Pesquisa P. de Espanha; 217 221 770 Comunidade Hindu de Portugal Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org Concertato Associao Musical Av. Cidade de Loureno Marques, Pcta. A, Mdulo 4; 218 531 157; www.reginacoeli.lusoweb.com Conquatro Desportos Naticos R. Jos Dias Coelho, 36 B; 213 627 984/5; www.conquatro.pt Conservatrio Nacional R. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.em-conservatorio-nacional.com Contentores P28 933 858 779; www.pavilhao28. com Cordoaria Nacional R. da Junqueira, 342; 213 637 635 Crinabel Lg. Conde Baro 1-8; 213 943 350; www.crinabel.org Cristina Guerra Contemporary Art R. de Santo Antnio Estrela, 33, 919 099 245 Culturgest R. do Arco do Cego; 217 905 155; www.culturgest.pt

D Dana Livre Escola de Dana R. Marqus da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com Dance Spot R.Fernando Vaz, 10 B; 214 003 877; www.palcoplural.com Deliart Caf Av. Duque de Loul, 5A Departamento de Proteco Civil R. Cardeal Saraiva; 217 825 240 Discoteca W R. Maria Lusa Holstein, 13; 213 636 830 Diviso de Promoo e Comunicao Cultural Rua do Machadinho, 20; 218 170 600 E Edifcio Central da Cmara Municipal de Lisboa Cp. Grande, 25; 808 203 323 El Corte Ingls Av. Antnio Augusto de Aguiar; 213 711 700; www.elcorteingles.pt Embaixada Lomogrca R. da Assuno, 15; 213 421 075 Ermida Nossa Senhora da Conceio Trav. do Marta Pinto, 21; 213 637 700; www.ermidabelem.com Escola Antnio Arroio R. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio.org Escola de Artes Vera Santos Silva Campo Grande, 2, 4 dto.; 217 937 251; escoladeartesverasantossilva.blogspot.com Escola de Dana Ana Khler R. Lus Pastor de Macedo, lt 25A; 217 150 738; www.edak.pt Escola de Dana Projecto Latino 917 860 556; www.projectolatino.com Escola de Jardinagem Quinta Conde dos Arcos, Av. Dr. Francisco Lus Gomes; 218 550 690 Escola de Jazz Lus Villas-Boas Trav. da Gal 36, 1 dto.; 213 619 740; www.hotclubedeportugal.org Escola M/Studio ESMTC R. da Estefnia, 173; 965 443 174 Escola Raiz Av. do Restelo 23; 213 042 080; www.escolaraiz.pt Escola Secundria de Pedro Nunes Av. lvares Cabral; 213 940 090 Escola Superior de Artes Decorativas ESAD R. Joo de Oliveira Miguens, 80; 218 814 696 Escola Swing Cubanos Mercado da Ribeira; 966 076 484 Escola Tcnica Psicossocial de Lisboa - ETPL Lg. do Poo, 6; 217 572 784 Escrever Escrever P. Lus de Cames, 36, 3 dto; 210 962 158; www.escreverescrever.com Espao A Brincar Urb. Vale de Alcntara, Lotes 4 a 6, Bairro da Liberdade; 218 170 650 Espao Arte Tranquilidade R. Rodrigues Sampaio, 95 Espao das Artes Rua das Escolas Gerais, 7B; rcceramica@sapo.pt Espao DArtes Av. Elias Garcia, 123, 1 esq.; 217 802 190 Espao Atmosferas R. da Boavista, 67; 218 016 982 Espao Avenida R. Rosa Arajo, 13 Espao Azul R. da Vitria, 73, 3; 213 421 215; www.next-art.net Espao B R. do Baro, 10 (junto S); 218 872 396 Espao Cultural Hangar R. de Campolide, 27 A; 213 157 815; www. inimpetus.org Espao Cultural das Mercs R. Cecilio, 94; www.jf-merces.pt Espao Eira 33 R. Camilo Castelo Branco, 33, 1; 213 530 931; eira33. blogspot.com Espao Evo R. das Canastras, 40; 218 880 838; www.evoe.pt Espao Instvel C. de Santana, 168, r/c F; 218 861 875 Espao Lua Cheia R. de Barcelona, Lt. 128 C/V, B Padre Cruz; 211 548 979; www.luacheia.pt Espao Mouraria INATEL R. da Mouraria, 64, 4; 210 027 154; www. inatel.pt Espao Municipal da Flamenga R. Ferreira de Castro; 218 311 220 Espao Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes, Parque Florestal do Monsanto; 218 170 200 Espao Nimas Av. 5 de Outubro, 42 B, 910 567 322 Espao RC C. de S. Vicente, 57-59; rcceramica.blogspot.com Espao do Urso e dos Anjos R. Andrade, 41 C; 218 122 801 Espao de Yoga e Terapias do Restelo Pcta. das Torres do Restelo, Lt. 1527; 213 011 475; www.yogarestelo. com Espaos do Desenho R. da Fbrica do Material de Guerra, 1; www.drawingspaces.com Estdio do Sport Lisboa e Benca Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenca.pt Estdio R de S. Filipe Nery, 55; estudiopml.blogspot.com Estdios Mahtab R. Marechal Saldanha, 28; www. mahtab.com.pt ExperimentaDesign R. Cidade do Lobito, Atelier 3; 210 993 045; www.experimentadesign.pt Externato Ergon Av. 5 de Outubro, 21; 213 155 734; www.externatoergon.net F Fbrica do Brao de Prata R. da Fbrica do Material de Guerra, 1; 965 518 068; bracodeprata.net Fbrica Features R. Garrett, 83, 4, 21 32 56 765, fabrica-features-lisboa.blogspot.com Fabula Urbis R. de Augusto Rosa, 27; 218 885 032 Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26 C; 217 908 300; www.fcm.unl.pt Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa Campo Grande, Ed. C5, 217 500 000 Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 920 000; www..ul.pt Fnac Colombo C. C. Colombo, Lj. A, 103; 219 404 700; www.fnac.pt Fontana Park Hotel R. Eng Vieira da Silva, 2; 210 410 600; www.fontanaparkhotel.com Forum Dana LxFactory, R. Rodrigues Faria, 103; 213 428 985; www.forumdanca.pt Fundao Arpad Szenes-Vieira da Silva P. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt Fundao Calouste Gulbenkian Av. de Berna, 45 A; 217 823 700; www.gulbenkian.pt Fundao Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes, Lt. 1, 6 A e D; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org.pt Fundao Musical dos Amigos das Crianas R. D. Lus I, 19, 1; 213 959 147; www.fmacmusica.org Fundao Portuguesa das Comunicaes Museu das Comunicaes R. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt G Gabinete de Estudos Olisiponenses Palcio do Beau Sjour, Est. de Benca, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt Galeria 111 Campo Grande, 113; 217 977 418; www.111.pt Galeria Antiks Design R. Mouzinho da Silveira, 2; 213 141 279; www.antiksdesign.com Galeria Antnio Prates R. Alexandre Herculano, 39 A, 213 571 167, www.galeriaantonioprates.com Galeria de Arte Perifrica Centro Cultural Belm, Lj. 3; 213 617 100; www.arteperiferica.pt Galeria Art Lounge R. Antnio Enes, 9 C; 213 146 500; www.artlounge.com.pt Galeria de Arte Urbana C. da Glria e Lg. da Oliveirinha; gau-lisboa. blogspot.com Galeria Arthobler R. Rodrigues Faria, 103; www.arthobler.com Galeria Baginski R. Capito Leito, 51-53; 213 970 719; www.baginski. com.pt Galeria Caroline Pags R. Tenente Ferreira Duro, 12, 1 dto.; 213 873 376; www.carolinepages.com Galeria Corrente dArte Av. D. Carlos I, 109; 213 941 722; correntedarte.blogspot.com Galeria Diferena R. So Filipe Neri, 42, c/v; 213 832 193 Galeria da Direco-Geral da Administrao da Justia Av. D. Joo II, 1.08.01 D/E (Campus de Justia) Galeria Esperana R. da Esperana, 24; 916 720 981 Galeria Filomena Soares R. da Manuteno, 80; 218 624 122; www.glomenasoares.com Galeria Graa Brando R. dos Caetanos, 26, 213 469 183, www.galeriagracabrandao.com Galeria Joo Esteves de Oliveira R. Ivens, 38; 213 259 940; www.jeogaleria.com Galeria Monumental Campo dos Mrtires da Ptria, 101; 213 533 848 Galeria +Skillz R. Teixeira, 13, 936 666 174 Galeria Palcio Galveias Campo Pequeno; 217 803 043 Galeria Palpura R. Alberto Villaverde Cabral, 2, Lj A; 213 019 751; www.palpura.pt Galeria Pedro Cera R. do Patrocnio, 67 E; 218 162 033; www.pedrocera.com Galeria Pedro Serrenho R. Almeida e Sousa, 21 A; 213 930 714; www.galeriapedroserrenho.com Galeria Prova de Artista R. Toms Ribeiro, 115, Lj 1; 213 199 551; provadeartista-blog. blogspot.com Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palcio dos Coruchus, 52; 218 170 534 Galeria Ratton R. Academia das Cincias, 2C, 213 460 948, www.galeriaratton.blogspot.com Galeria Reverso R. da Esperana, 59-61; 213 951 407; www.reversodasbernardas.com Galeria das Salgadeiras R. das Salgadeiras, 24; 213 460 881; www.salgadeiras.com Galeria de So Mamede R. da Escola Politcnica, 167; 213 973 255; www.saomamede.com Galeria Tapearias de Portalegre R. da Academia das Cincias, 2 J; 213 421 481 Galeria Z do Bois R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois. org Gare Martima de Alcntara Estao Martima de Alcntara, Ed. Infante; 213 969 551 Ginsio Clube Portugus P. Ginsio Clube Portugus, 1; 213 841 580; www.gcp.pt Glria Live Music Club R. do Ferragial, 36 A; 218 001 622; www.glorialivemusic.com Goethe-Institut Campo dos Mrtires

B Baslica dos Mrtires R. Serpa Pinto, 10 D; 213 462 465; www.paroquiadosmartires.pt BES Arte e Finana P. Marqus de Pombal, 3; 213 597 358; www.bes.pt Biblioteca Arquitecto Cosmelli SantAnna Lg. de So Mamede, 7; 213 928 090; biblioteca@f-saomamede.pt Biblioteca Cames Lg. do Calhariz, 17, 2 esq.; 213 422 157; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca David Mouro-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7D; 218 536 337; blx.cm-lisboa. pt Biblioteca do ISCTE-IUL Av. das Foras Armadas, Edif. II; 217 903 024; biblioteca.iscte.pt Biblioteca Maria Keil R. Maria Jos da Guia, 8; 217 589 280; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Nacional de Portugal Cp. Grande, 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt Biblioteca Natlia Correia Centro Social Polivalente R. Rio Cavado, B Padre Cruz; 217 141 535; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Olivais/Bedeteca de Lisboa Palcio do Contador-Mor, R. Cidade do Lobito; 218 507 100; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 217 549 030; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Palcio Galveias Campo Pequeno; 217 803 020 Biblioteca Penha de Frana C. do Poo de Mouros, 2; 218 160 750; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Por Timor R. de So Bento, 182-184; 213 905 702 Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia - Cidade Universitria R. Alberto Sousa, 10 A, 217 802 760; republicaresistencia.cm-lisboa.pt Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia - Espao Grandella Est. de Benca, 419; 217 712 310; republicaresistencia.cm-lisboa.pt BL Gallery R. Azedo Gneco, 67 B; 213 962 171; www.bristol-lisboa-gallery.com Bode Expiatrio R. de So Ciro, 41 A; 213 943 460; www.bode-expiatorio.com Book.it R. Ferreira Borges, 82; 213 903 774 Botequim da Graa Lg. da Graa, 79-80; 218 888 511; www. facebook.com/botequim Bssola Criativa Centro de Estudos e Artes Av. lvares Cabral, 63 A; 214 054 891; www.bussolacriativa.com C Caf Martinho da Arcada P. do Comrcio, 3; 218 879 259 Cais da Doca do Espanhol Alcntara Caixa Econmica Operria R. da Voz do Operrio, 64; 218 862 836 Caixa Geral de Depsitos Av. Joo XXI, 63; 217 905 000; www.cgd.pt CAMa Centro de Artes da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperana, 152 Co Solteiro Teatro R. Poo dos Negros, 120; 963 908 526 Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Sculo, 79; 210 966 274; carpediemartepesquisa.wordpress.com Carlos Carvalho Arte Contempornea R. Joly Braga Santos, Lt F, r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com Casa da Achada Centro Mrio Dionsio R. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www.centromariodionisio.org Casa dos Aores R. dos Navegantes, 21; 213 966 035; www.casadosacores.org Casa do Alentejo R. das Portas de Santo Anto, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo. pt Casa da Amrica Latina Av. 24 de Julho, 118 B; 213 955 309; www.casamericalatina.pt Casa do Artista Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www. casadoartista.net Casa do Brasil R. Luz Soriano, 42; 213 400 000; www.casadobrasil.info Casa da Comarca da Sert R. da Madalena, 171, 3; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com Casa do Concelho de Tomar R. Flores de Lima, 8, c/v; 217 963 394; casaconcelhotomar.no.sapo.pt Casa Conveniente R. Nova do Carvalho, 11; 963 511 971; www.casaconveniente.pt Casa do Coreto Lua Cheia R. Neves da Costa, 45; www.luacheia.pt Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt Casa do Flamenco R. dos Anjos, 61 B; www.casadoamenco. com Casa da Imprensa R. da Horta Seca, 20; 213 420 277 Casa de Lafes R. da Madalena, 199, 1; 218 872 065; casa-de-lafoes.org Casa do Minho 217 584 742 Casa da Morna R. Rodrigues Faria, 21; 213 646 399; www.casadamorna.com.pt Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves Av. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; www.cmag-ipmuseus.pt Casa-Museu Amlia Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 Casa-Museu Medeiros e Almeida R. Rosa Arajo, 41; 213 547 892; www.casa-museumedeirosealmeida.pt Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www. casinolisboa.pt Castelo de So Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt Casual Lounge Caff R. Bartolomeu Dias, 148 B; 213 019 024; www.casuallounge.com CCPE - Centro de Criatividade Pr-Ensino Av. 5 de Outubro, 23, 1; 210 967 875; www.ccpe.com.pt c.e.m centro em movimento R. dos Fanqueiros, 150, 1; 218 871 917; www.c-e-m.org Centro Cientco e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www. cccm.mctes.pt Centro Clnico e Pedaggico Diversidades R. Egas Moniz, 43A; 931 674 311; www.centrodiversidades.com Centro Comercial Atrium Saldanha P. Duque Saldanha; 213 170 850; www.atriumsaldanha.pt Centro Comunitrio de Telheiras R. Prof. Mrio Chic; 217 572 736 Centro Cultural de Belm P. do Imprio; 213 612 400; www.ccb.pt Centro Cultural de Carnide R. do Rio Cvado 3 A, B Padre Cruz; 936 140 727 Centro de Estudos e de Formao Prossional CENFOP R. Filipe Folque, 46, 4; 213 561 683; www.cenfop-sea.com.pt Centro Estudos e Imagem R. Silva e Albuquerque, 9, 3 dto. Centro Europeu de Lnguas Av. Padre Manuel da Nbrega, 3A; 218 407 425; www.cel.pt Centro Galego de Lisboa R. Jlio Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16A; 213 975 727; http://interculturacidade.wordpress.com Centro Nacional de Cultura R. Antnio Maria Cardoso, 68; 213 466 722; www.cnc.pt Centro Portugus de Serigraa Sede R. dos Industriais, 6; 213 933 260; www.cps.pt Centro de Recreio Popular do Bairro C. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administrao Tributria de Lisboa Av. Joo XXI, 76; 217 610 075 Centros

> contactos
da Ptria, 37; 218 824 519; www.goethe.de Grupo Desportivo da Mouraria Tv. da Nazar, 21, 1; 218 870 058 Gymboree Al. dos Oceanos 1.02.1.1i; 218 949 034; www.gymboree.pt Robalo Gouveia, 2; 216 000 779; www.olaias.club.com Onda Jazz Arco de Jesus, 7; 218 883 242; www.ondajazz.com Orquestra Metropolitana de Lisboa Trav. da Gal, 36; 213 617 320; www.metropolitana.pt

H Hangar - Espao Cultural R. de Campolide, 27 A; 213 157 815; www.inimpetus.org Helen Doron Early English Learning Center Av. lvaro Cunhal 1B; 217 551 870 Hemeroteca Municipal de Lisboa R. de So Pedro de Alcntara, 3; 213 246 290; hemerotecadigital.cm-lisboa.pt Hipdromo do Campo Grande Campo Grande; 217 817 410 Hotel Flrida R. Duque de Palmela, 34; 213 576 145 I IADE Chiado Center R. do Alecrim, 70; 213 475 993 Igreja do Loreto R. da Misericrdia, 2; 213 258 800 Igreja Madre Deus R. Madre de Deus, 4 Igreja de Marvila R. Direita de Marvila, 9 A; 218 681 303 Igreja de Santa Engrcia (Panteo Nacional) Campo de Santa Clara; 218 854 820/38 Igreja de Santoso-Novo Lg. Santos-o-Novo Igreja de S. Domingos Lg. de S. Domingos; 213 428 275 Igreja de So Francisco de Assis R. Lopes, 38; 218 122 776 IMAGERIE Casa de Imagens R. das Francesinhas, 21A; 969 304 076; www.imagerieonline.com Imprensa Municipal de Lisboa Est. de Chelas, 101; 218 161 420 Inux Contemporary Art R. Fernando Vaz, 20 B; 918 501 234; www.inuxcontemporary.com In Impetus R. de Campolide, 27 A; 213 157 815; www.inimpetus.org Instituto de Artes e Ofcios IAO R. Particular R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt Instituto Cervantes de Lisboa R. de Santa Marta, 43F; 213 105 020; lisboa.cervantes.es Instituto de Formao, Investigao e Criao Teatral R. Santiago, 19; 218 884 503; www.ict.org Instituto Francs de Portugal Av. Lus Bvar, 91; 213 111 400; www.ifp-lisboa.com Instituto Portugus da Juventude Vila de Moscavide, 47, 101; 218 920 800; juventude.gov.pt Instituto de Seguros de Portugal Av. da Repblica, 76; 217 903 100; www.isp.pt J Jardim Botnico dAjuda C. da Ajuda; 213 622 503; www.jardimbotanicodajuda.com Jardim Botnico Tropical Lg. dos Jernimos; 213 609 665; www2. iict.pt/jbt Jardim Vasco da Gama R. Vieira Portuense (Belm) Jardim Zoolgico Est. de Benca, 158-160; 217 232 900; www.zoo.pt John Frey Studio for Actors johnfrey33@gmail.com; 917 841 359; www.johnfrey.net Junta de Freguesia do Beato R. de Xabregas, 67, 1; 218 681 107; www.jf-beato.pt Junta de Freguesia dos Mrtires R. Vitor Cordon, 22; 213 428 562 Junta de Freguesia da Pena R. do Saco, 1A; 218 820 110; www.jf-pena.pt Junta de Freguesia de Santa Catarina Lg. Dr. Antnio de Sousa Macedo, 7; 213 929 800; www.jf-santacatarina.pt Junta de Freguesia de So Nicolau R. da Prata, 59, 1; 213 460 840; www.jf-saonicolau.pt Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, Lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt K
Kgaleria R. da Vinha, 43A; 213 431 676 Kunsthalle Lissabon R. Rosa Arajo, 7-9; 918 156 919; www.kunsthalle-lissabon.org

P Paos do Concelho P. do Municpio; 213 236 200; www.cm-lisboa.pt Padro dos Descobrimentos Av. Braslia; 213 031 950; www. padraodosdescobrimentos.egeac.pt Palcio Foz P. dos Restauradores Palcio da Independncia Lg. de So Domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt Palcio de Laguares R. Professor Sousa da Cmara, 156 Palcio dos Marqueses de Fronteira Lg. So Domingos de Benca; 217 782 023 Palcio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.pnajuda.imc-ip.pt Palcio Nacional de Belm C. da Ajuda; 213 614 600; www.presidencia.pt Palcio Quintela R. do Alecrim, 70 Palcio Valadares Lg do Carmo, 32; 210 993 913 Panteo Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 Papa Lguas R. Conde de Sabugosa, 3 F; 218 452 689 Papel Art R. Anselmo Braancamp Freire, 14; 912 223 331 Parque Desportivo Municipal de S. Joo de Brito Av. do Brasil; 218 405 725 Parque Florestal de Monsanto Espao Monsanto, Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa. pt Parque das Naes www.parquedasnacoes.pt Paula Cabral Art Gallery R. do Sculo, 171; 213 426 014 Pavilho da Ajuda C. da Tapada; 218 170 143 Pavilho do Conhecimento Cincia Viva Al. dos Oceanos, lt. 2.10.01; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt Pentculo Expo Academia de Estudos R. de Moscavide, lt. 4.34.01M; 210 995 338; www.pentaculo.pt Pente 10 Trav. da Fbrica dos Pentes, 10; 213 869 569; www.pente10.com Perve Av. de Ceuta, Lote 7, Lj. 1; www.pervegaleria.eu Pickpocket Gallery C. dos Cesteiros, 4B; 919 250 620; pickpocketgallery.com Piscina de Afama C. do Casco, 39; 218 170 873 Piscina da Ameixoeira R. Prof. Adelino Plama Carlos; 218 170 306 A Piscina dos Bebs Ed. Gonalves Zarco, Doca de Alcntara Norte; 213 907 033; www.apiscinadocas.com Piscina do Oriente R. Cmara Reis; 218 170 124 Piscina da Penha de Frana C. Poo dos Mouros, 8; 218 170 103 Piscina do Rego R. Cardeal Mercier; 218 170 309 Piscina do Restelo R. Anto Gonalves; 218 170 309 Piscina Vale Fundo R. Felix Bermudes; 218 170 121 Planetrio Calouste Gulbenkian P. do Imprio; 213 620 002; planetario.marinha.pt Plataforma Revlver R. da Boavista, 84, 3; 213 433 259; www.artecapital.net/plataforma.php Plural Entertainment R. Rosa Arajo, 12, 1; 219 528 500 Plo Tecnolgico de Lisboa Edif. XXI Carnide, www.90-10.wordpress.com Poneilndia Pq. das Naes, R. das Musas, 3.07.01; 219 175 984; www.poneilandia.pt Portugus Et Cetera R. dos Douradores, 11, 1, Sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com Praa de Toiros do Campo Pequeno 217 998 450; www.campopequeno. com Precrios Inexveis R. da Silva, 39; www.precariosinexiveis.org Primo Canto Associao Cultural R. da Mouraria, 64, 1; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt Pro.Dana R. de So Domingos Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.com.pt Projecto + Skillz R. do Teixeira, 13; 211 937 976; www.bairroaltoe.com Psicogym Av. do Brasil, 33, 1 A; 211 571 144; psicogym.pt Q Quadrado Azul Lg. dos Stephens, 4; 213 476 280; www.quadradoazul.pt Quercus Associao Nacional de Conservao da Natureza, Centro Associativo do Calhau Bairro do Calhau, Parque Florestal de Monsanto; 217 788 474; www.quercus.pt Quinta Pedaggica dos Olivais R. Cidade Lobito; 18 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt Quinta do Z Pinto R. de Campolide; 968 495 699; quintadozepinto.blogspot.com R Rede de Artistas 965 277 510 Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 967 624; www.ul.pt Repblica da Msica R. do Centro Cultural, 27 B, 1; 967 089 462; www.ccprod.pt Restart R. Quinta do Almargem, 10, Belm; 213 609 450; www.restart.pt Round The Corner R. Nova da Trindade, 9F a 9G; 213 219 365; roundthecornertt.blogspot.com Runas e Museu Arqueolgico do Carmo Convento do Carmo, Lg. do Carmo; 213 478 629 Rosrio Villalobos Atelier R. Sampaio Bruno, 2; 934 776 886; www.rvatelier.com S SAL Sistemas de Ar Livre 265 227 685; www.sal.pt Sala dAula Av. da Repblica, 41, 6 E; 217 957 083; www.saladaula.com Sala-Estdio Os Papa-Lguas R. Prof. Santos Lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net Sala TMN ao Vivo R. da Cintura, Armazm 65, Cais do Gs, Santos; www.armazemf.com So Luiz Teatro Municipal R. Antnio Maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt Secretariado dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirs, 20; 918 748 695; www.amigosdoscastelos.org Sociedade Filarmnica Unio e Capricho Olivalense R. Alferes Santos Sasso; 962 932 277 Sociedade de Geograa de Lisboa R. das Portas de Santo Anto, 100; 213 425 401; www.socgeograalisboa.pt Sociedade Histrica da Independncia Lg. de SoDomingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt Sociedade de Instruo Guilherme Cossoul Av. D. Carlos I, 611; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt Sociedade Musical Ordem e Progresso R. do Conde, 77, 1 Sociedade Nacional de Belas-Artes R. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loul, 31; 213 594 400; www.spautores.pt Sociedade Portuguesa de Naturalogia R. do Alecrim, 38, 3; 213 463 335; www.spn.eco-gaia.net Sopro Projecto de Arte Contempornea R. das Fontainhas, 40; 213 618 756; www.sopro.pt Sou Movimento e Arte R. Maria, 73; 211 547 790; www.sou.pt Speakeasy Cais das Ocinas, Armazm 115, Rocha Conde dbidos; 213 964 257; www.speakeasy-bar.com STEPS, Escola de Dana e Artes do Espectculo R. dos Caminhos de Ferro, 90; 210 150 893; www.steps. pt Supremo Tribunal de Justia P. do Comrcio; 213 218 900; www.stj.pt T Tapada da Ajuda C. da Tapada; 213 653 553; www.espacosdatapada.com Tapada das Necessidades Lg. das Necessidades; 213 912 600 Tcharan Eventos Trav. dos Fornos, 15, 1 dto; 914 107 158; www.tcharan.com Teatro Aberto P. de Espanha; 213 880 086; www.teatroaberto.com Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net Teatro do Bairro R. Luz Soriano, 63 Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raul Cascais, 1 A; 213 961 515; www.teatro-cornucopia.pt Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes, 13 A; 214 788 120; www.teatrobocage.com Teatro Cames Pq. das Naes, Passeio de Neptuno; 218 923 470 Teatro de Carnide Azinhaga das Freiras; 217 161 981 Teatro Casa da Comdia R. S. Francisco de Borja, 22; 213 959 417; www.lipecrawford.com Teatro Cinearte Lg. de Santos, 2; 213 965 360/275; www.abarraca.com Teatro Comuna P de Espanha; 217 221 770; www.comunateatropesquisa.pt Teatro Estdio Lanterna Mgica Bairro do Alvito; 213 616 820 Teatro-Estdio Mrio Viegas Lg. do Picadeiro; 213 257 641/652; www.companhiateatraldochiado.pt Teatro da Luz Lg. da Luz; 217 120 600 Teatro Maria Vitria Parque Mayer; 213 475 454; www. teatromariavitoria.com Teatro Meridional R. do Acar, 64 Beco da Mitra Poo do Bispo; 218 689 245 Teatro Multiculturas Residncia Artstica C. Marqus de Abrantes, 115; 213 943 530 Teatro Nacional D. Maria II P. D. Pedro IV; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt Teatro Nacional de So Carlos R. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Anto, 109; 213 245 500; www.teatro-politeama.com Teatro da Politcnica R. da Escola Politcnica, 56; 213 420 136 Teatro Taborda Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.egeac.pt Teatro Tivoli Av. da Liberdade, 182 a 188; 213 572 025; www.teatro-tivoli.com Teatro da Trindade Lg. da Trindade, 7A; 213 420 000; www.teatrotrindade.inatel.pt Teatro Turim Est. de Benca, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret.com Teatropia&co R. Ilha Terceira, 30, 3 Teclas Maestro Centro de Estudos Musicais Shopping Center Mouras, R. Silva Tavares, 7, Lj. 27; 217 593 267; www.teclasmaestro.pt The Little Gym R. 1 R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym.pt Thirdhouse Lisbon Trav. So Joo da Praa, 36; 914 444 867; www.thirdhouselisbon.tumblr.com Torre de Belm Av. Braslia; 213 620 034 TMN ao Vivo R. da Cintura, Armazm 65, Cais do Gs, Santos; www.armazemf.com Trema Arte Contempornea R. do Jasmim, 30; 218 130 523; www.trema-arte.pt Tutor Time R. das Musas, 1; 218 933 080; www. tutortime.pt T-Xperience R. Castilho, 14 C, 7; 919 270 691; www.t-xperience.com U Universidade Ibrica Av. da Repblica, 6, 7 esq.; 213 163 232; www.universidadeiberica.com Universidade Catlica Portuguesa Palma de Cima; 217 214 130; www.ucp.pt Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias Cp. Grande, 376; 217 515 500; www.ulusofona.pt V Vendedores de Jornais FC R. das Trinas, 55; 964 859 049 Videoteca Municipal de Lisboa Lg. do Calvrio, 2; 213 610 220; www.videotecalisboa.org Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt Vitrina da Academia Danas do Mundo R. Visconde de Santarm, 71 B; 213 579 196; www.dancasdomundo.eu Voz do Operrio R. Voz do Operrio, 13; 218 862 155; www.vozoperario.pt Vozes em Conserto R. Joo Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com Urban Science R. da Padaria, 15, 1 Drt, 210 939 844 W
Who Galeria R. Luz Soriano, 71; 213 242 760; www.who.pt

L Lapa Estao Cultural R. Pau da Bandeira, 50 B; 964 672 217; poe-teapau.blogspot.com Lavadouro Pblico de Carnide Estrada da Correia Liceu Cames P. Jos Fontana; 213 190 380; www.escamoes.pt Liga dos Amigos R. Marechal Saldanha, 28; 213 431 164; ligadosamigoslx.blogspot.com Linguagest R. dos Correeiros, 70, 3; 218 878 122; www.linguagest.com Lisboa Autntica 917 666 254 Lisboa Ginsio Clube R. dos Anjos, 63; 213 154 002; www.lgc.pt Lisbon Walker R. dos Remdios, 84; 218 861 840; www.lisbonwalker.com LittleChef Av. Maria Helena Vieira da Silva, 46 A; 217 524 547; www.littlechef.pt Livraria Ler Devagar LxFactory, R. Rodrigues Faria, 103, Edifcio I 0.2; www.lerdevagar.com Livraria Cabeudos R. Comandante Cousteau, lt. 4.04.01, lj. A; 218 005 184; www.cabecudos.com Lumiar Cit R. Toms del Negro, lt 8A; 213 521 155 Lugar dos Sonhos R. Embaixador Teixeira de Sampaio, 4; 213 909 274; www.lugardossonhos.com.pt Lusitanio Clube R. So Joo da Praa, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube.blogspot.com LuxFrgil Av. Infante D. Henrique, Armazm A, Cais da Pedra a St. Apolnia; 218 820 890; www.luxfragil.com Lx Dance - Escola de Dana e Bailado de Lisboa P. da Alegria, 27-31; 213 466 183; www.escolalxdance.com LxFactory R. Rodrigues Faria, 103; 213 143 399; www.lxfactory.com M MAP Design Loja/Galeria/Atelier R. Rosa Damasceno, 17A; 218 490 099 Makala Movimento Multicultural R. do Forno do Tijolo, 48A; 916 773 285; sites.google.com/site/makalaarteekultura Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 Mercado de Campo de Ourique R. Coelho da Rocha; 213 962 272 Mercado do Bairro Alto R. da Atalaia; 213 470 641 Mercado de Santa Clara Campo de St Clara; 218 868 884 Mrito Prprio R. Professor Mrio Chic, 2G Metropolitano de Lisboa (Metro) Av. Barbosa du Bocage, 5, 21B; 213 500 115; www.metrolisboa.pt MI Galeria de Arte R. Conde Sabugosa, 21B; 218 488 675; www.galeriami.com Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 217 524 227; www.minimundo.pt Modo B R. Teixeira de Pascoaes, 21; 214 039 104 Mdulo Centro Difusor de Arte C. dos Mestres, 34A; 213 885 570 Moremind Centro de Estudo e Explicaes R. Ricardo Jorge, 11, 2; 218 472 193 Mosteiro dos Jernimos P. do Imprio; 213 620 034; www. mosteirojeronimos.pt Mosteiro de So Vicente de Fora Cp. de Santa Clara; 218 810 500; www.patriarcado-lisboa.pt Movimento Arte Contempornea MAC R. do Sol ao Rato, 9C; 213 850 789; www.movimentoartecontemporanea.com MUDE Museu do Design e da Moda R. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude. pt Museu da gua da EPAL R. do Alviela, 12, a Sta. Apolnia; 218 100 215; museudaagua.epal.pt Museu Antoniano Lg. de Santo Antnio da S, 24; 218 860 447 Museu Arqueolgico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629 Museu de Arte Popular Av. Braslia; 213 011 282; museuartepopular.blogspot.com Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt Museu do Banco Portugal Av. Almirante Reis; 213 130 650; www.bportugal.pt Museu da Carris R. 1 de Maio, 101-103; 213 613 087; museu.carris.pt Museu do Centro Cientco e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 570, www.cccm.pt Museu da Cidade Campo Grande, 245; 217 513 200; www.museudacidade.pt Museu de Cincia da Universidade de Lisboa R. da Escola Politcnica, 56; 213 921 808; www.mc.ul.pt Museu Coleco Berardo Arte Moderna e Contempornea P.do Imprio; 213 612 878; www.museuberardo.com Museu do Combatente Forte do Bom Sucesso, Av. Braslia; 969 562 064; www.ligacombatentes.org.pt Museu das Crianas Jardim Zoolgico de Lisboa; 213 976 007; www.museu-dascriancas.eu Museu da Electricidade Av. Braslia, Edifcio Central Tejo; 210 028 120; www.edp.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado.egeac.pt Museu Geolgico/INETI R. da Academia das Cincias, 19; 213 463 915; e-geo.ineti.pt/MuseuGeologico Museu de Marinha P. do Imprio; 213 620 019; museu.marinha.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperana, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu de Artilharia; 218 842 568; www.geira.pt/ mmilitar Museu da Msica Estao do Metropolitano Alto dos Moinhos, R. Joo de Freitas Branco; 217 710 990; www.museudamusica.imc-ip.pt Museu Nacional de Arqueologia P. do Imprio; 213 620 000; www.mnarqueologia-ipmuseus.pt Museu Nacional de Arte Contempornea Museu do Chiado R. Serpa Pinto, 4; 213 432 148; www.museudochiado-ipmuseus.pt Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.mnarteantiga-ipmuseus.pt Museu Nacional do Azulejo R. da Madre de Deus, 4; 218 100 340; mnazulejo.imc-ip.pt Museu Nacional dos Coches P. Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; www.mnetnologia-ipmuseus.pt Museu Nacional de Histria Natural R. da Escola Politcnica, 56-58; 213 921 800; www.mnhn.ul.pt Museu Nacional do Teatro Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; museudoteatro.imc-ip.pt Museu Nacional do Traje e da Moda Lg. Jlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt Museu do Oriente Av. Braslia, Doca de Alcntara; 213 585 200; www.museudooriente.pt Museu da Presidncia da Repblica Palcio Nacional de Belm, P. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia. pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Cp. Grande, 382; 218 170 667; www.museubordalopinheiro.pt Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros Av. Lusada; 218 171 450; www.rsblisboa.com.pt Museus da Politcnica R. da Escola Politcnica, 56; 213 921 810 Museu de So Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 065; www.museu-saoroque.com Museu do Teatro Romano Ptio do Aljube; 218 820 320; www.museuteatroromano.pt Musicbox R. Nova do Carvalho, 24; 213 430 107; www.musicbox.com
Natuga R. Prior Coutinho, 42; 927 807 467; www.natuga.net Negcio R. de O Sculo, 9, porta 5; 213 430 205; www.zedosbois.org NexGym R. Lus Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.eu Nextart R. da Vitria, 73 2; 213 421 215; www.next-art.net Ncleo Arqueolgico da Rua dos Correeiros R. Augusta, 96; 211 131 842 Ncleo de Arte Fotogrca NAFIST Pavilho da Seco de Folhas do Instituto Superior Tcnico; www.nucleoartefotograca.com

O Observatrio Astronmico de Lisboa Tapada da Ajuda; 213 616 730; www.oal.ul.pt Oceanrio de Lisboa Esplanada D. Carlos I; 218 917 002; www. oceanario.pt Ocina das Cores R. dos Lusadas, 85; 213 641 231 Ocina de Msica R. Fernando Magalhes, 20, 1 E Ocina da Pessoa Av. 5 de Outubro, 122, 3 dto.; 217 957 393 Ocinas de Teatro R. Sto. Antnio dos Capuchos, 2 B, 1 dto Ol Mam R. Fernando Lopes Graa, 12 C; 217 580 301 Olaias Club R.

X Xuventude de Galicia R. Jlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com

> equipamentos municipais

ARQUIVO
Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lotes 3-6, piso 1 213 807 100/1/2 Seg a Sex: 9h-17h30 Ncleo Arco do Cego R. Nunes Claro, 8 A 218 411 170 Seg a Sex: 9h-17h30 Ncleo Fotogrco R. da Palma, 246 218 844 060
sala DE EXpOsiEs

Gabinete de Estudos Olisiponenses Estrada de Benca, 368 217 701 100 Seg a Sex: 9h-18h geo.cm-lisboa.pt Gabinete de Referncia Cultural Av. da Repblica, 21 213 567 800 Reservado a actividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para decientes e outras instituies culturais. Seg a Sex: 10h-19h
MP

Bela Vista R. Ferreira Castro (Espao Municipal da Flamenga) Marvila Zona J Chelas, P. Dr. Fernando Amado, 568/571 (junto ao campo de jogos) Praa Oriente Av. D. Joo II (fte. ao Fernando Amado, 568/571 (junto ao campo de jogos) Praa Oriente Av. D. Joo II (fte. ao Centro Comercial Vasco da Gama) Maria Keil R. Maria Jos da Guia, 8 217 589 280 Seg a Sb: 10h 30-18h Encerra 1, 5, 7, 19, 21 Nov blx.cm-lisboa.pt Natlia Correia Centro Social Polivalente R. Rio Cvado B. Padre Cruz 217 141 535 Seg a Sb: 10h-18h Encerra 1, 12 ,14, 26, 28 Nov blx.cm-lisboa.pt Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito 218 507 100 Seg a Sb: 10h-19h Encerra 1, 5, 7, 19, 21 Nov blx.cm-lisboa.pt Orlando Ribeiro/ Fonoteca Antigo Solar da Nora Estrada de Telheiras 217 549 030 Ter a Sex: 10h-19h Seg, Sb: 13h-19h blx.cm-lisboa.pt Palcio Galveias Campo Pequeno 217 803 020 Ter a Sex: 10h-19h Seg, Sb: 13h-19h blx.cm-lisboa.pt Penha de Frana C. do Poo dos Mouros, 2 218 160 750 Seg a Sb: 10h-19h Encerra 1, 12 ,14, 26, 28 Nov blx.cm-lisboa.pt

Por Timor R. de So Bento, 182-184 213 905 702 Seg a Sb: 10h30- 18h Encerra 1, 12 ,14, 26, 28 Nov blx.cm-lisboa.pt Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela 213 904 198 Ter a Sb: 13h-17h blx.cm-lisboa.pt Repblica e Resistncia Cidade Universitria R. Alberto de Sousa, zona B do Rgo 217 802 760 Ter a Sex: 10h-20h Seg, Sb: 13h-20h Grandella Estrada de Benca, 419 217 712 310/329 Seg a Sex: 10h-17h30 blx.cm-lisboa.pt So Lzaro R. do Saco, 1 218 852 672 Seg a Sb: 10h 30-18h Encerra 1, 5, 7, 19, 21 Nov blx.cm-lisboa.pt

Padro dos Descobrimentos Av. Braslia 213 031 950 Ter a Dom: 10h-18h www.padraodos descobrimentos.egeac.pt

MUsEUs
MUDE, Museu do Design e da Moda R. Augusta, 24 218 886 117 Ter a Qui, Dom: 10h-20h, Sex, Sb: 10h-22h www.mude.pt Museu Antoniano Lg. de Santo Antnio da S, 24 218 860 447 Visitas temticas guiadas (Servio de Animao e Pedagogia: 217 513 200) Todos os dias: 10h-13h/ 14h-18h Encerra Fer Museu da Cidade Palcio Pimenta Campo Grande, 245 217 513 200 Visitas temticas orientadas (Servio de Animao e Pedagogia: 217 513 200) Ter a Dom: 10h-13h/ 14h-18h Encerra Fer www.museudacidade.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas R. da Esperana, 146 213 942 810 Ter a Dom: 10h-13h/ 14h-18h www.museudamarioneta.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1 218 823 470 Ter a Dom: 10h-18h www.museudofado.egeac.pt Museu do Regimento de Sapadores de Bombeiros Av. Lusada 213 924 796 Seg a Sex: 10h-12h/14h-18h www.rsblisboa.com.pt

Museu do Teatro Romano Ptio do Aljube, 5 Visitas temticas orientadas (Servio de Animao e Pedagogia: 217 513 200) Ter a Dom: 10h-13h/ 14h-18h Encerra Fer www.museuteatro romano.pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382 218 170 667 Ter a Dom: 10h-18h Encerra Fer www.museubordalo pinheiro.pt

Seg a Sb: 10h-19h


sala DE lEiTURa

blx.cm-lisboa.pt Hemeroteca R. So Pedro de Alcntara, 3 213 246 290 Ter a Sex: 10h-19h Seg, Sb: 13h-19h blx.cm-lisboa.pt Itinerantes/ Mveis 21 817 05 44 Seg a Sex: 14h-18h Carnide Lg. das Pimenteiras (fte Junta de Freguesia de Carnide) Encarnao Al. da Encarnao (junto Igreja da Encarnao) Alto da Serana R. da Igreja, 7-9 (junto ao caf Cantinho Doce II) Olaias R. Amrico Duro, 3 (fte. esquadra da PSP) Alameda Afonso Henriques Al. Afonso Henriques (junto ao parque infantil) Campo de Ourique R. Toms Anunciao, 4345 (Jardim Telo Braga) Benca -Fonte Nova Estrada de Benca, 503 (R. Paulo Renato fte. ao 1G, Centro Comercial) Benca Estrada de Benca, 723-725 C (fte. igreja) Quinta das Conchas Entrada da Quinta das Conchas (Lumiar, Al. das Linhas de Torres)

Seg a Sex: 9h30-17h arquivomunicipal. cm-lisboa.pt Videoteca Lg. do Calvrio, 2 213 610 220/1 Seg a Sex: 10h-17h

TEATROs
Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei Miguel Contreiras, 52 218 438 800 www.teatromariamatos.pt So Luiz Teatro Municipal R. Antnio Maria Cardoso, 38 213 257 650 www.teatrosaoluiz.pt Teatro Taborda Costa do Castelo, 75 218 854 190 www.egeac.pt

BIBLIOTEcAs
Belm R. da Junqueira, 295 213 616 620 Seg a Sb: 10h30- 18h Encerra 1, 12 ,14, 26, 28 Nov blx.cm-lisboa.pt Cames Lg. do Calhariz, 17, 2 Esq. 213 422 157 Seg a Sb: 10h 30-18h Encerra 1, 5, 7, 19, 21 Nov blx.cm-lisboa.pt Casa Fernando Pessoa R. Coelho da Rocha, 16-18 213 913 270 Seg a Sb: 10h-18h casafernandopessoa. cm-lisboa.pt David Mouro-Ferreira R. Padre Abel Varzim, 7 D Casal dos Machados 218 536 337 Seg a Sb: 10h 30-18h Encerra 1, 5, 7, 19, 21 Nov blx.cm-lisboa.pt

GALERIAs
Galeria Palcio Galveias Campo Pequeno 217 803 043 Ter a Sex: 10h-19h, Sb, Dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palcio dos Coruchus, 52 218 170 534 Ter a Sex: 10h-19h, Sb, Dom: 14h-19h

MONUMENTOs
Castelo de So Jorge 218 800 620 Ncleo Museolgico Ncleo Arqueolgico Todos os dias: 9h-18h www.castelosaojorge.pt

112

113

o bairro

o bairro

O bairro da Madragoa
tiago estevo

Remontando ao sculo XVII, o Bairro da Madragoa apresenta um edicado de origem pr-pombalina e pombalina. Zona histrica da cidade, com vista privilegiada sobre o rio Tejo, tem no azulejo uma das suas maiores riquezas. O bairro, pelas suas caractersticas urbansticas e pela grande diversidade de tipologias azulejares, foi seleccionado como rea-piloto do PISAL Programa

de Investigao e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa. O projecto prope-se realizar um levantamento do patrimnio existente e preserv-lo, promovendo relaes de proximidade com a populao local e colaborando com diversas entidades, nomeadamente as universidades. A sua aplicao pretende denir estratgias de conservao do azulejo por toda a cidade.

Madragoa
Azulejos de mltiplos padres, de diferentes pocas e de fbricas de distintos pontos do pas polvilham a malha urbana do Bairro da Madragoa. Assinalmos vrios edifcios que, pela beleza dos seus azulejos de fachada, contribuem para a riqueza patrimonial do bairro e da cidade de Lisboa em geral.
A RU dA PA LA A RU IA RC gA s A RA sP dA

5
RU A dO Q UE Lh As

3
RUA dAs FRANCEsI NhAs

RIAIs s INdUsT RUA dO

2
RUA dO QUELhAs

1
TRA VEss A dO

Om IdA d AVEN

RU A

dA sT RI NA s

PA sTE LEIR O

4
Om IdA d AVEN sI . CARLO

sI . CARLO

A RU s IO Emd sR dO A RU O sA dE

O Ad Ess AV TR

s INA TR As Ad RU

A RU

dO

hO IN Ad Ch A M

O jO

O EIR EL sT PA

A RU O s dE LIX FE

A RU

gA OR EB NT E C VI

dA TA mA

dE RUA PA) s (LA INgO dOm sO

A AN ER sP AE d A RU

s INA TR As Ad RU

A RU

IA RC gA

TA OR dA

LhO - VE s -O NTO A Es Ad RU
O Rg LA

madragoa
Os NT sA dE

REVEsTIMENTO DE FAcHADA outro

Os CALAdA RIBEIRO sANT


Es Rd VE

A RU

s dA

s LA NE jA

6
5 6

azulejo

3 3

RUA VIcENTE BORGA, RUA DO QUELHAs 15-19 72-76


VIVA LAmEgO / CONsTNCIA FINAL dO sCULO XIX

FBRICA MAssARELOs (?) VIVA LAmEgO (?) FINAL dO sCULO XIX sCULO XX

RUA VIcENTE BORGA, 154-156

TRAVEssA DO PAsTELEIRO, 4-12


VIVA LAmEgO FINAL dO sCULO XIX

RUA DAs TRINAs, 22-24


VIVA LAmEgO sCULO XX

RUA DAs TRINAs, 18


VIVA LAmEgO / CONsTNCIA FINAL dO sCULO XIX

116

paisagem

Casa dos Bicos


MANUEL VIcENTE E jOO sANTA-RITA

117

A minha vida estar completa quando destas janelas puder olhar o Tejo
Jos Saramago

118

119

paisagem

Em Novembro, a Casa dos Bicos ir acolher a Fundao Jos Saramago. Entre as novas valncias haver espaos expositivos, um pequeno auditrio e a biblioteca que receber parte do esplio do escritor.

RUI CINTR A

Construda entre 1521 e 1523 a Casa dos Bicos, ou Casa Brs de Albuquerque, tornou-se, graas sua fachada de pedra em bico em malha enxaquetada, num dos edifcios mais marcantes de Lisboa. Nos anos 80, no mbito da XVII Exposio Europeia de Arte, Cincia e Cultura, foi pedido aos arquitectos Jos Daniel Santa-Rita e Manuel Vicente que a Casa dos Bicos fosse intervencionada como espao destinado a galeria de exposies recuperando os dois pisos superiores originais, destruidos pelo Terramoto de 1755. O imvel renasce agora numa nova funo que ser a de acolher a Fundao Jos Saramago. Joo Santa-Rita, lho de Jos Daniel Santa-Rita um dos arquitectos responsveis e explica em traos gerais as grandes opes de remodelao: por causa dos prazos da XVII Exposio, o edifcio no chegou a car terminado e agora o arquitecto Manuel Vicente viu a oportunidade de incluir aspectos que caram de fora na altura: acabamentos em pedra e ao, vos, revestimentos, etc. A

interveno contemplou trs fases: demolio de elementos que foram sendo acrescentados com os diversos usos - divisrias, tectos falsos - e restituio do espao original; interveno de restauro da fachada, elementos interiores e estrutura traseira em ferro e vidro; interveno no interior de modo a dar resposta s necessidades da Fundao. De acordo com o arquitecto haveria aqui duas valncias a contemplar: uma zona pblica para exposies e eventos e a zona privada dedicada ao funcionamento da Fundao. O piso 0 ser eminentemente expositivo, um espao partilhado pela CML e que envolve os elementos que se prendem com a muralha fernandina. O piso 1 ser a zona de exposies e de eventos da prpria fundao; no piso 2, que tem uma entrada pela rua traseira, funcionaro os servios administrativos, a sala do conselho e a presidncia da Fundao. Os ltimos dois pisos surgem interligados e ali que funcionar a biblioteca e a sala de palestras e conferncias.

120

121

mundo lx

mundo lx

Paula Ribeiro
BIcA DO SApATO
AV.INFaNTE D HENRiQUE , saNTa aPOLNia

Sou cliente desde que abriu. Tudo aqui um privilgio: a comida, a vista, o servio. Venho c praticamente todas as semanas, tornou-se quase numa segunda casa e so todos meus amigos. Aqui sabem do que gosto e de como gosto, a altura em que gosto que me sirvam o vinho ou me tragam o prato principal. E depois est logo ali este rio magnco. Lisboa tornou-se a minha primeira casa. Posso dar a volta ao mundo, ir a So Paulo e voltar, mas aqui que estou realmente em casa.

IGREjA DE SANTO ANTNIO


RUa Das PEDRas NEGRas, 1

Sou devota de Santo Antnio h muitos anos. Em todas as revistas que fao, h sempre uma referncia a Santo Antnio, quase uma espcie de Onde est Wally?. uma espcie de homenagem ao Santo de Lisboa que me tem acompanhado sempre nas horas boas e ms. Gosto particularmente da Igreja de Santo Antnio, pequena comparada com a S, que se ergue ali logo ao lado.

BAIXA-CHIADO
RUa DO cRUciFiXO

Paula Ribeiro
Nasceu em So Paulo h 51 anos. Apaixonou-se por revistas e fez delas o seu modo de vida. H 24 anos apaixonou-se por Portugal, e por c fundou a Activa, a Cosmopolitan, a 20 Anos, o Jornal do Brasil. Elege a revista con como um dos projectos da sua vida e agora a Up, revista de bordo da TAP, uma das melhores do seu segmento. dos pequenos detalhes que as grandes revistas nascem e Paula Ribeiro provavelmente quem mais sabe de revistas no nosso pas.
Reportagem ru i c i n t r a Fotograa h u m b e r t o m ouc o

Tenho a sorte de a Up car precisamente nessa fronteira onde o Chiado cosmopolita se une Baixa, mais popular, onde o comrcio das pequenas lojas ainda subsiste. A redaco da Up ca na Rua do Crucixo. aqui que procuramos dar a conhecer ao mundo o melhor de Portugal. a revista que sempre sonhei trabalhar, atingimos quase j um milho de leitores. E fantstico por isto: o leitor est preso a uma cadeira durante vrias horas, no pode ir a lado nenhum e h sempre um momento em que pega na revista. O que que se pode desejar mais? .

122

123

mundo lx

mundo lx

Ricardo Pereira
O CANTINHO DO AVILLEZ
RUa DOs DUQUEs DE BRaGaNa,7

a melhor novidade de Lisboa. A comida ptima, adoro o bacalhau que ele faz, os peixinhos da horta, o pat. So pratos populares, mas muito, muito saborosos. O Jos Avillez um amigo, j era cliente dele no Tavares e agora estou ansioso por ir ao Belcanto, o novo restaurante que vai abrir.

PRAA DO COMRcIO
TERREiRO DO PaO

J venho a Lisboa h muitos anos, desde o tempo em que era correspondente, em 1981. E gosto muito da Praa do Comrcio como ela cou agora. maior e compete com as praas espanholas ou mesmo com a praa de So Marcos em Veneza. Estou convencido de que com o tempo as pessoas vo-se habituar a l ir. E o rio que magnco. o lugar mais fotognico de Lisboa.

PORTAs DO SOL
LaRGO Das PORTas DO sOL

Ricardo Pereira
Tem 60 anos e o director da recm inaugurada sede da Rede Globo europeia em plena Avenida Fontes Pereira de Melo, uma embaixada do maior canal da Amrica Latina para a Europa e para frica. Foi jornalista, correspondente em Londres, no Mnaco e em Roma. Passou mais tempo na Europa do que no Brasil, por isso dene-se como um brasileiro europeu. Est h um ano em Lisboa, onde se sente mais em casa do que nos pases por onde passou.

Gosto dos miradouros de Lisboa. Deles podemos ver as vrias perspectivas, as cambiantes da cidade, a luz da cidade, que de facto especial. Vivi muitos anos em Roma que uma cidade com muita luz, mas no h luz como a de c. H um miradouro onde ns, a equipa da Globo, jantmos para celebrar a abertura da sede que ca nas Portas do Sol. extraordinria a vista sobre Alfama, o Panteo, o Mosteiro de So Vicente de Fora. uma cidade muito cinematogrca.

124

125

espaos

espaos

The Independente Hostel & Suites


R. DE SO PEDRO DE ALcNTARA, 81
ana figueiredo

ros a r eis

The Independente Hostel & Suites abriu as portas em Setembro e ocupou o Palcio Schindler no Prncipe Real. O projecto surgiu pela mo de trs irmos que adoram viajar e que procuraram criar atravs deste espao um novo conceito de acolhimento, onde no s os hspedes, mas tambm os locais ou viajantes de passagem podem ser recebidos e usufruir do restaurante, esplanada e bar lounge The Decadent - aberto ao pblico. O hostel oferece aos turistas 13 espaosos dormitrios com seis ou 12 camas, para alm de quatromagncas suites situadas no ltimo piso do palcio que permitem, atravs dos seus terraos privados, contemplar o Castelo de So Jorge e o rio Tejo. A arquitecta Catarina Cabral, responsvel pela decorao de interiores, concebeu algumas peas especialmente para o projecto, como o beliche-cacifo Triplex, e procurou outras em feiras e armazns sempre no sentido de marcar a diferena e realar a originalidade, sem deixar de pensar na utilidade de cada pea. O resultado um ambiente que conjuga o clssico e o moderno, o antigo e o jovem, criando um espao nico e confortvel no centro da cidade.

126

127

futuro

futuro

Guitarra portuguesa
rui cintr a

provvel que a guitarra portuguesa tenha tido origem num instrumento semelhante introduzido por volta do sculo XVIII, pelos comerciantes ingleses radicados em Lisboa, conhecido como guitarra inglesa. A guitarra portuguesa ter-se-ia popularizado nalguns sales da mdia burguesia, por ser um instrumento mais acessvel que o piano e mais fcil de executar. Na imagem podemos ver uma guitarra do mestre Manuel Pereira dos Santos datada de 1890, um dos mais antigos exemplares nacionais conhecido e que integra a exposio permanente do Museu do Fado. Exemplar que integra j as caractersticas tmbricas e de anao que tornaram a guitarra no instrumento de eleio de acompanhamento do fado. Na pgina seguinte encontramos um instrumento surpreendente que integra as duas verses da guitarra portuguesa, a verso para o fado de Lisboa e a verso do fado de Coimbra. O brao mais longo corresponde ao da guitarra coimbr, (com a lgrima na voluta que serve de distintivo) que lhe confere um som mais grave, apropriado ao acompanhamento das vozes masculinas do fado de Coimbra. Esta guitarra dupla foi criada, em 2011, pelo mestre guitarreiro scar Cardoso e integra uma surpreendente exposio patente no Museu do Fado at 30 de Dezembro. Nascido em 1960, aprendeu a arte da construo de guitarra na ocina do pai, Manuel Cardoso, tambm construtor de instrumentos. Desde cedo mostrou vontade de inovar, de experimentar novas tcnicas. Hoje pela sua mo podemos descobrir as guitarras feitas em bra de carbono, mais leves e resistentes, mantendo as mesmas caractersticas acsticas, as guitarras sem fundo que permitem uma maior extenso do som, ou este exemplar duplo, provocador que para alm de unicar as duas grandes tradies do fado portugus acrescenta ganhos tmbricos e harmnicos que no se encontram nas guitarras tradicionais. Um passo em frente.

GUITARRA PORTUGUESA MANUEL PEREIRA DOS SANTOS 1890

fr

an

ci

sc

le

vi

ta

128

futuro

DUPLA GUITARRA PORTUGUESA SCAR CARDOSO 2011

f ra

nc

isc

ol e

vit

Potrebbero piacerti anche