Sei sulla pagina 1di 4

Aula - Escrever melhor Escrever Melhor possvel criar o texto, de forma simples e objetiva, com base nas respostas

s quelas trs perguntas.

O qu? A estrutura do texto ser formada com base no tipo escolhido.

Exemplos:

Poema: em versos; Carta ou e-mail, em geral: com remetente / destinatrio / local / data / corpo do texto / despedida / assinatura; Relatrio, em geral: resumo, objetivos, metodologias, anlise e consideraes finais.

Dica: Pesquise sobre o tipo e as caractersticas do texto a ser produzido. Em geral, fcil encontrar modelos, em livros ou na internet.

Para quem?

O destinatrio influencia o tom do discurso:

Discurso formal Geralmente usado em meios profissionais, acadmicos, cientficos, ou outros em que haja menos intimidade entre autor/remetente e leitor/destinatrio. Exemplos: Vossa excelncia, para chefes do executivo; meritssimo, para juzes; etc. comum o uso de "prezado senhor", namaiori dos casos em que existe formalidade.

Discurso informal Geralmente utilizado entre familiares, amigos, pessos prximas, com certo grau de intimidade. H, por isso, maior liberdade de expresso e na forma de tratamento.

Para qu?

Finalidade geral - qual o objetivo do texto? Expor uma situao (dissertar), defender uma opnio (argumentar), contar (narrar) ou caracterizar algo (descrever)?

Finalidade especfica - que ideia se quer transmitir? A finalidade especfica se consolida com a concluso (ao longo do texto, expem-se argumentos, justificativas, ponderaes que, ao final, permitem concluir o assunto). o fechamento do texto: a finalidade especfica, a ideologia do autor. Redao

Aspectos gerais

No tenha medo de colocar suas ideias no papel . Para escrever bem, preciso ler e praticar muito. Se voc no pratica, no aprende; Escreva simples - Se ainda no tem domnio da lngua, escreva frases curtas, simples, em ordem direta (pessoa, ao e objeto. Por exemplo: Joo foi feira. Comprou frutas e verduras.); Seja claro, objetivo, direto. No enrole; Sempre que possvel, consulte dicionrios, (de sinnimos, de regncia, etc.); Pesquise o assunto, para fundamentar seu texto; Use fontes confiveis (principalmente quando retirar fundamentos de sites da internet), citando-as sempre; Se tiver dificuldades em ordenar as ideias: faa quadros esquemticos, unindo as partes afins; ou escreva palavras-chave, para orient-lo (a) ao longo do texto, evitando que se perca nas ideias. Redao

Introduo

Apresentao do assunto; Motivo da escolha; Metodologia utilizada; Delimitao da abordagem. Sobre o que vou ? Por que escolhi esse assunto ? Como ser a abordagem (baseada em pesquisa, anlise de casos, teorias ou experincias ?) ?

Aspectos gerais, objetivos, relevncia

Redao

Desenvolvimento

Ideia + justificativa = posicionamento Apresentar e fundamentar as ideias (argumentos), com base nas pesquisas realizadas (teorias, dados tcnicos, pareceres de estudiosos, fatos, opinies de especialidades, etc.) e no ponto de vista do autor;

Evitar expresses como "eu acho", "na minha opinio" (exemplo: Eu acho que o aborto ruim, porque destri a vida de crianas e, s vezes, da prpria me). prefervel que se defenda um posicionamento de maneira indireta, sutil. (exemplo: O aborto um procedimento invasivo que destri a vida do feto e, em muitos casos, prejudica a sade da prpria me). Redao

Desenvolvimento

Situar os argumento expostos: unir no mesmo pargrafo os que se assemelham e separar (em outros pargrafos) os que no se aproximam; No ser repetitivo, com ideias ou palavras. Procure usar sinnimos, pronomes (exemplo: Maria e Joo foram viajar. Eles saram pela manh. Ambos no levaram muitas malas.)

O que sei sobre o assunto ? O que a minha pesquisa me permitiu descobrir ? Delimitar os ponto principais (palavras-chave). Justificar cada ponto, com argumentos slidos. Qual o posicionamento sobre o argumento? Ele est bem fundamentado ?

Redao

Concluso o fechamento do texto. Quais foram os principais pontos abordados ? (citar brevemente os argumentos) Qual o meu posicionamento final, diante de todos os argumentos ?

O que o texto procurou demonstrar ? Reviso do texto

Ao terminar, releia o texto; Observe aspectos gramaticais e semnticos (sentido do texto), basicamente. Segere-se que, a cada leitura, o autor / revisor preste ateno em um dos aspectos (ora na gramtica, ora na semntica, para no haver confuso). Em geral, os corretores de softwares tradicionais (como o word) cumprem sua funo satisfatoriamente, mas preciso atentar para as verses e atualizaes, verificando se esto em conformidade com a nova reforma ortogrfica. Contudo, importante no confiar cegamente neles: na dvida, sempre procure um dicionrio e uma gramtica (tambm atualizados). Permita ao texto um estado de maturao: aps escrev-lo e fazer a reviso inicial, deixe o texto de lado, "descansando", para que sua mente tambm se desprenda do processo de criao e envolvimento com a obra. Somente depois de um tempo, releia-o, analisando o sentido e a relao entre as ideias, fazendo as correes e adaptaes que entender necessrias. Corte as partes dispensveis, deixe apenas o essenial. Use elementos de coeso para unir trechos. Exemplos: adicionar ideias: , tambm, alm disso... Concluir: diante disso, pelo exposto, por isso... Explicar: isto , ou seja, porque.. Iniciar ideias: primeiramente, em primeiro lugar. Sempre que possvel, pea a opinio de outras pessoas, verifique se elas compreendem todas as partes do texto, se no h ambiguidades ou trechos de difcil compreenso.

Potrebbero piacerti anche