Sei sulla pagina 1di 6

PRANAYAMA O PODER DA RESPIRAO

Delphos Ankh-Af Mestre Guardio da Esmeralda

PRANAYAMA O PODER DA RESPIRA !O Pranayama uma palavra de origem snscrita ( prNyma PrN= Respirao, energia vital; -Yama=disciplina, controle), logo Prana"ama # o $ontrole do prana ou ainda o $ontrole da respira%o propriamente dito. pr!tica Pranayama se originou da Ra"a-yoga, onde "untamente com mais sete outros est!gios tem por o#"etivo prim!rio o controle da vontade e esta agir! por sua ve$ controlando a mente e o corpo do praticante. %omo conse&u'ncia o praticante de Pranayama tem sua sa(de )*sica, mental e espiritual mel+orada consideravelmente. O PRANA ,nergia vital &ue tudo permeia e penetra. - o elemento )ormador de toda a vida e de toda a matria. . Prana o respons!vel pelas )oras de atrao e repulso da matria, &uando o prana dei/a o nosso corpo, por ocasio do ultimo alento, o corpo inicia a sua degradao molecular. ASANA 0o Posturas utili$adas para as praticas de yoga. 0ua )uno manter a coluna ereta, por onde percorre a energia. postura adotada deve ser con)ort!vel e )avorecer a pratica do Pranayama. postura mais indicada e utili$ada tanto para a meditao como para os e/erc*cios respirat1rios a postura de 21tus (Padmasana).

Posio de Ltus (Padmasana)

A &'(NI(A PRANAYAMA tcnica Pranayama consiste em controlarmos a respirao atravs da inspirao, apneia e e/pirao em ritmos e posturas determinadas para )ins espec*)icos.

AS )ASES DA RESPIRA !O respirao se )a$ segundo tr's )ases3 Pura4a 5 6nspirao 7um#+a4a 5 Reteno Rec+a4a 5 ,/pirao

OS NAD*IS .s 8ad+is so canais enrgicos e/istentes no tra"eto da coluna verte#ral. ,les so imateriais e por eles &ue o prana percorre. Ida Nadhi %anal &ue vai do c+a4ra #!sico at a narina es&uerda. Pingala Nadhi - %anal &ue vais do c+a4ra #!sico at a narina direita. Sushumma Nadhi %anal &ue percorre o interior da coluna inicia no c+a4ra #!sico e vai at o c+a4ra coron!rio.

A+G,NS PRANAYAMAS

I- RESPIRA !O DIA)RAGM.&I(A O, A/DOMINA+ Primeiramente vamos ativar o nosso dia)ragma. 8este momento no se preocupe com a respirao e sim apenas com os movimentos mecnicos do a#dome. 0entado na posio de 2otus, inspire e pro"ete o a#dome para )ora. ,/pire e contraia o a#dome.

9urao3 6nicialmente por : minutos ap1s v! aumentando at ;< minutos ,)eitos =erap'uticos3 >ortalecimento da musculatura a#dominal, mel+ora no tra"eto do #olo )ecal.

Respirao Diafragmtica

II- SOPRO DE *. ,m p, com as pernas a)astadas, ol+os )ec+ados, e/ecute uma inspirao completa, levantando concomitantemente os #raos esticados para a )rente e continue elevando-os at o mais alto &ue puder. ?anten+a um 4um#+a4a de uns poucos segundos e, a seguir, ao mesmo tempo &ue energeticamente, a#ai/e o tronco e os #raos rela/ados, empurre #ruscamente o ar pela #oca, de )orma a soltar uma &uase e/plosiva s*la#a @ (+ aspirado, como termo ingl's A+omeA), no pelo aparel+o )onador, mas pela passagem )orada e s(#ita da corrente de ar. Repetir a inspirao da mesma )orma indicada, e/pirando em seguida lentamente pelo nari$. 9urao3 6nicialmente ; minuto ,)eitos =erap'uticos3 ,limina as impure$as e o ar residual dos pulmBes. - utili$ada tam#m como preparao para outros pranayamas.

Sopro de Ha

III- 0,M/*A0A ,m posio de 2otus, ol+os )ec+ados, inspire suavemente pelo nari$, procure enc+er o m!/imo &ue puder os pulmBes de ar en&uanto conta mentalmente at C. Prenda a respirao por C segundos, e/pire durante C segundos en&uanto esva$ia o m!/imo &ue puder os pulmBes e prenda a respirao por C segundos. ,)eitos terap'uticos3 ,&uil*#rio do ritmo card*aco, tran&uili$ao do sistema nervoso, +armoni$ao consigo mesmo e com o universo. I1- NAD*I S*OD*ANA Dlo&uear a narina direita com o polegar da mo direita, inspirar pela narina es&uerda. Dlo&uear as duas narinas e reter o ar nos pulmBes. #rir a narina direita e o#struir a es&uerda com o dedo anelar e e/pirar. Inspire pela narina direita2 o3strua as duas2 e e4pire pela es5uerda6 Sempre alternando as narinas6 9urao3 $ome$e por 7 minutos por dia e aumenta at# $he8ar a 9: ou ;<6 ,)eitos =erap'uticos= E5uili3rar ener8ias sutis e purifi$ar os nadhis6 Euando estivermos agitados ela nos tornar! mais calmos, mais centrados e e&uili#rados, &uando let!rgicos ela nos tornar! mais dinmicos.

Posies dos Dedos

1- ,>>AYI 6nspire lentamente pelas duas narinas de maneira suave e uni)orme, prenda a respirao2 e e4pire por am3as as narinas contraindo levemente a glote e )a$endo com &ue o ar )lua com certa presso. ,ssa contrao deve produ$ir um som suave e cont*nuo, #ai/o e uni)orme como um sussurro. 0inta o ar como se estivesse entrando diretamente pela garganta. crescente o ritmo da sua pre)er'ncia e )aa v!rios ciclos, evitando sempre produ$ir uma )rico e/cessiva nas vias respirat1rias. ,)eitos =erap'uticos3 Aumenta a temperatura e o calor corporal, normali$a o )uncionamento da glndula tireoide e do sistema end1crino, protege contra doenas, estimula as )unBes intelectuais, indu$a ao estado meditativo e ao rela/amento completo do organismo. A Fraternidade Lux et Frati conta com mais de 20 tcnicas diferentes de pranayama, onde so desenvolvidas no grau de zelator. NAMAST 9elp+os n4+- ) ?estre Fuardio da ,smeralda da >.32.3>.3 ,studante dos ?istrios da strum rgentum

Potrebbero piacerti anche