Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO UFMA BACHARELADO INTERDICIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA - BCT CINCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PROF.

: ANA LCIA

Cultura cientfica versus humanstica: A CTS o elo? O que Cincia? O que Tecnologia?

Erickson Fernando Carvalho de Azevedo

So Lus, 2013.

Tarefa de reposio de notas: Elaborar uma resenha da anlise descritiva do vdeo

O que Cincia? O que Tecnologia? Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=MbGdC7mcgxM E responder ao questionrio, aps a leitura do artigo: Cultura cientfica versus humanstica: A CTS o elo? Walter Antonio Bazzo*

Roteiro
sala de aula. Apresentar a Ideia central Discusso do tema abordado no vdeo, relacionando com o que foi trabalhado em

Resenha crtica ao vdeo O que Cincia? O que Tecnologia?


O objetivo do vdeo em estudo bem claro, distinguir a Cincia da Tecnologia. O assunto explanado de maneira simples e didtica pelo professor de Filosofia Rodrigo Sousa e, segundo o mesmo a cincia existe para explicar o mundo natural. Por meio dela, podemos explicar fenmenos naturais ou causados, atravs de uma decomposio capaz de encontrar o princpio norteador do objeto em estudo. E no "princpio de todas as coisas" est a diferena entre a CINCIA E TECNOLOGIA. Quando analisamos um objeto tecnolgico, vemos que no h um princpio nico capaz de explicar todo seu funcionamento. A cincia decompe o objeto, para ento encontrar seu princpio e poder explic-lo de maneira lgica e aceita pela sociedade. A termos de explicao, a tcnica age de forma contrria cincia, uma vez que, enquanto a cincia separa, explica e decompe para poder explicar, a tcnica agrega, sintetiza, compe. Tecnica maneira de chegar a um todo por meio de mtodos racionais e irracionais, logo no h um controle completo ou um destino pr-determinado para construo da tecnologia.

Tecnologia no apenas o artefato, mas tambm o sistema de conhecimentos e a organizao necessria para produzi-la e oper-la, sendo portanto um conjunto no integrado e que evolui permanentemente por meio da cincia. Hoje ns sabemos que a prpria sociedade que constri a cincia e a tecnologia, , ao mesmo tempo por elas construda. Sendo esse processo cclico e contnuo, a relao que se estabelece entre a CINCIA, A TECNOLOGIA E A SOCIEDADE deve funcionar de maneira que nenhuma sinta-se prejudicada. No entanto, no possvel que haja progresso cientfico ou tecnolgico sem que haja paralelamente um progresso social ou humano. Logo, deve-se ressaltar que tanto a cincia como a tecnologia produzida devem participar da construo de uma sociedade socialmente igual e ambientalmente sustentvel. Assim sendo, Cincia e Tecnologia devem estar sempre juntas para desempenhar um papel importante na reduo das desigualdades sociais e rumo a humanizao dos mtodos. Dessa forma um dia surgir, assim como aconteceu a Cincia, um ramo da uma tecnologia que poderemos chamar de "Tecnologia Social".

Cultura cientfica versus humanstica: A CTS o elo?


Nota: A proposta inicialmente no inclua uma resenha ao artigo Walter Antnio Bazzo, no entanto, pelo interesse que o artigo despertou, resolveu-se escrever ao a respeito. Resenha Crtica O foco em princpio abordado por Walter Antnio Bazzo, autor do artigo Cultura cientfica versus humanstica: A CTS o elo? est em fazer entendermos o conceito de Cultura Cientfica e Cultura Humanista e entre elas, qual a mais propcia aplicao escolar no Ensino Mdio. O autor organiza suas ideias em torno dos pensamentos do psicanalista, filsofo e socilogo alemo Erich Fromm e principalmente no seu mais conhecido livro: "Ter ou Ser?". Segundo Bazzo, o ensino deve em todos os momentos prezar pela busca valores humanos indispensveis. O meio mais eficiente de tornar esse ideal uma realidade propor aos alunos de ensino mdio uma educao cientfica menos convencional e capaz de estabelecer uma relao verdadeiramente humana. Por meio de uma aproximao cada vez maior entre a cultura cientfico-tecnolgica e a cultura humanstica as diferenas fundamentais entre o ter e o ser podero ser melhor compreendidas.

O quadro de uma educao despida de valores humanos, principalmente no estudo das reas exatas e tecnolgicas reflexo da superlativa valorizao que emprestamos tcnica em detrimento dos valores humanos. Em um feliz comentrio, Bazzo afirma que a usurpao dos valores humanos mais caros estimula a sociedade a um comportamento padro, que sempre tem sempre tem o lucro e o consumo como princpios. No geral, o artigo nos faz entender que a Cincia e a Tecnologia devem, em vez de afastar a humanizao j pequena em nossas relaes cotidianas, promover uma humanizao que torne as nossas atitudes menos apegadas s tcnicas e mais apegada ao convvio harmnico.

Questionrio
CLASSIFIQUE A AFIRMAES EM VERDADEIRO OU FALSO

1. ( V ) A questo norteadora do artigo versa sobre se a CTS um novo campo de estudo ou o resgate dos valores Humanos na difuso da cultura cientfica. 2. ( V ) Snow afirma que quando se trata do conhecimento, ser necessrio unir a rea humana e a cientfico- tecnolgica, para harmonizar com clareza a importncia do ser em relao ao ter. 3. ( V ) Para o autor o enfoque CTS, foram, so e sero sempre influenciados por normas e maquinaes sociais e culturais, as quais tm como mira o poder poltico-econmico. 4. ( V ) A tendncia da tecnologia, ser homogeneizar todos os processos pelos quais os seres humanos vivenciam, esses processos constituiro os homens e as mulheres, que respondero tambm de maneira padronizada. 5. ( V ) Costuma-se dizer que a rea CTS pertence educao cientfica e tecnolgica. 6. ( V ) No incio do sculo xx, principalmente com o advento da I Guerra Mundial, os aparatos blicos j eram completamente dependentes da evoluo cientfica e tecnolgica. 7. ( V ) Erich Fromm mostrou que as questes sociais e humanas dependem muito mais da varivel Ser Humano do que da varivel Mquina. 8. ( V ) Educar no treinar, construir. E a construo, por se renovar a cada instante, necessita de mais fundamentao do que aquela estritamente relativa rea de estudos.

9. ( V ) Barber mostra como o etos infantilista priva a sociedade de cidados responsveis e substitui bens pblicos por mercadorias privadas. 10. ( V ) Nem tudo precisa ter um lucro, nem todo o mundo precisa ser um comprador no o tempo todo. RELACIONE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA.

Primeira Coluna
( 1 ) conhecer os meandros do funcionamento do capitalismo indispensvel para... ( 2 ) Klein pontua que a histria do livre mercado contemporneo... ( 3 ) Barber (2005), diz que a ignorncia no produz por si mesma o terrorismo, mas ... ( 4 ) Nos Estados Unidos que o crime, as doenas e a patologia social esto ... ( 5 ) Um baixo nvel educacional o meio mais comum de indicar... ( 6 ) invocar o poder da educao crtica e no linear o modo... ( 7 ) Interdependncia significa que a democracia...

Segunda Coluna
( 6 ) ... apropriado ao novo mundo de interdependncia global. ( 1 ) ...entendermos as razes de tanto desenvolvimento cientfico/tecnolgico e to pouco desenvolvimento humano. ( 5 ) ... a pobreza, problemas de sade, elevada mortalidade, procriao descontrolada e quase todos os demais sinais de fracasso na sociedade. ( 3 ) ...d lugar a muitas patologias que permitem o terrorismo crescer incluindo pobreza, desemprego, fanatismo, ressentimentos, dio aos outros e desejo de vingana. ( 4 )... intimamente associados com a ausncia de educao. ( 2 )... foi escrita com choques. ( 7 )... deve funcionar para todos, ou ento, com o tempo, ela acaba no funcionando para nenhum.

"Na medida em que aumentam seus poderes, o homem se torna cada vez mais pobre." Erich Fromm

Potrebbero piacerti anche