Sei sulla pagina 1di 22

U.E.

: INTRODUO SADE COLETIVA

Sade Pblica X Sade Coletiva

Prof Ariane Bernardes

Vocs sabem a diferena entre a Sade Pblica e a Sade Coletiva?

O QUE SADE?
O QUE DOENA?
DOENA SADE

sade pode ser definida como ausncia de doena, e a doena, inversamente, conceituada como falta ou perturbao da sade.

H definies de sade mais elaboradas do que a de simples ausncia da doena


Sade o completo bem-estar fsico, mental e social, e no meramente a ausncia de doena (OMS, 1948).

Sade o estado do indivduo cujas funes orgnicas, fsicas e mentais se acham em situao normal (Aurlio).

Sade o resultado do equilbrio dinmico entre o indivduo e o seu meio ambiente.

Sade o estado de relativo equilbrio da forma e da funo do organismo, resultante

de seu sucesso em ajustar-se s foras que


tendem a pertub-lo. No se trata de uma aceitao passiva, por parte do organismo, da ao das foras que agem sobre ele, mas de uma resposta ativa de suas foras

operando no sentido de reajust-lo.

Sade Pblica

um conjunto de aes e servios de carter normativo, ou seja, segue normas e diretrizes tcnicas especficas onde as polticas pblicas so voltadas para a populao em geral.
Visa a Preveno e a Promoo de Sade, tem natureza interdisciplinar implcita.

Sade Pblica

Conforma-se em um campo de saberes e prticas demarcado tradicionalmente pela interveno tcnica e poltica do Estado na assistncia, a qual privilegia a base tcnica do conhecimento cientfico, ancorado nas tcnicas de investigao empricas, cujas prticas voltam-se tanto para o individual como para o coletivo.

Sade Pblica

Atravs de aes de carter preventivo e de promoo sade com atividades de assistncia mdica e reabilitao (programas para os grupos de risco: crianas, gestantes, mulheres, idosos);
Desenvolvendo aes governamentais das politicas de sade dirigidas ao coletivo (ex. campanhas de vacinao ou aes de controle de doenas, como dengue).

Sade Pblica

Quanto as aes dirigidas ao coletivo, o homem tomado como um ser em geral, um conjunto homogneo de pessoas, para a qual se dirige a ao frente ao risco ou dano comuns.

Assume o coletivo sob aspecto de algo exterior ao indivduo, ou seja a coletividade referida enquanto uma coleo de indivduos. Nela as intervenes de sade se do externamente, sempre sero as mesmas. Ex. AIDS

uma expresso que designa um campo de saber e de prticas referido sade como fenmeno social e, portanto, de interesse pblico.
As origens do movimento de constituio deste campo remontam ao trabalho terico e poltico empreendido pelos docentes e pesquisadores de departamentos de instituies universitrias e de escolas de Sade Pblica da Amrica Latina e do Brasil, em particular, ao longo das duas ltimas dcadas.

Sade Coletiva

Movimento da Sade Coletiva

O trabalho terico e emprico desenvolvido em instituies acadmicas, deu suporte a um movimento poltico iniciado em meados dos anos 70, em torno da crise da sade, no contexto das lutas pela democratizao do pas. Difundiu-se a centros de estudos, associaes profissionais, sindicatos de trabalhadores, organizaes comunitrias, religiosas e partidos polticos, contribuindo para a formulao e execuo de um conjunto de mudanas identificadas como a Reforma Sanitria Brasileira.

Proposies do Movimento da SC

Profunda modificao na concepo de sade e seu entendimento como direito de cidadania e dever do Estado. Postula mudanas no modelo gerencial, organizativo e operativo do sistema de servios de sade, na formao e capacitao de pessoal, no desenvolvimento cientfico e tecnolgico e, principalmente, nos nveis de conscincia sanitria e de participao crtica e criativa dos diversos atores sociais no processo de reorientao das polticas econmicas e sociais no pas, tendo em vista a melhoria dos nveis de vida e a reduo das desigualdades sociais.

Movimento da Sade Coletiva

A Sade Coletiva se articula em um trip interdisciplinar composto pela Epidemiologia, Administrao e Planejamento em Sade e Cincias Sociais em Sade, com um enfoque transdisciplinar, que envolve disciplinas auxiliares como a Demografia, Estatstica, Ecologia, Geografia, Antropologia, Economia, Sociologia, Histria e Cincias Polticas, entre outras.

Movimento da Sade Coletiva

Enquanto PRTICA, a Sade Coletiva prope um novo modo de organizao do processo de trabalho em sade que enfatiza a promoo da sade, a preveno de riscos e agravos, a reorientao da assistncia a doentes, e a melhoria da qualidade de vida, privilegiando mudanas nos modos de vida e nas relaes entre os sujeitos sociais envolvidos no cuidado sade da populao.

Sade Coletiva

implica em levar em conta a diversidade e especificidade dos grupos populacionais e das individualidades com seus modos prprios de adoecer e/ou representarem tal processo no necessariamente, passam pelas instncias governamentais ditas responsveis diretas pela sade pblica

Sade Coletiva

Pra finalizar, um exemplo bem simples:

Toda Sade Pblica coletiva nem toda Sade Coletiva pblica. Instituies privadas tambm tem medidas de sade coletiva.

Sade Coletiva: um desafio para a enfermagem


A enfermagem na construo da sade coletiva

Leitura do artigo cientfico em grupo de 5 pessoas e debate em sala de aula.


Mos--obra!!!!

Prxima aula: Concepes de sade-doena e o cuidado.

Leitura prvia do captulo 4 do livro Enfermagem em Sade Coletiva: Processo sade-doena est na xerox

Potrebbero piacerti anche