Sei sulla pagina 1di 9

Sociedade de Socorro - 03.maro.

2013 Aula de Treinamento Raquel Yopn Costa

A Importncia dos Hinos na Igreja, em nossos Lares e em Nossas Vidas Pessoais


INTRODUO:

- Qual seu hino favorito? Pq? - Voc lembra de alguma situao especfica onde um hino fez a diferena?

(Hinos) Trs meses depois que a Igreja foi organizada, o Senhor, por meio do Profeta Joseph Smith, instruiu a esposa de Joseph,Emma, a fazer uma seleo de hinos sacros para a Igreja:"Pois a minha alma se deleita com o canto do corao; sim,o canto dos justos uma prece a mim, e ser respondida com uma bno sobre suas cabeas. " (D&C 25: 12) Muitos hinos encontrados em nosso hinrio original e em edies subsequentes esto aqui includos, bem como um nmero de hinos agora acrescentados. Todos foram selecionados de modo a atenderem s variadas necessidades dos membros da Igreja em todo o mundo, hoje.

Ao cantarmos, devemos pensar nas mensagens dos hinos. Eles contm sermes doutrinrios sem igual, superados apenas pelas escrituras em sua verdade e impacto potico. outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks) (A Liahona

H - Em maio passado (1994) visitei Braslia, no Brasil, pela primeira vez. Mais de trs mil santos reuniram-se para uma conferncia regional. O programa impresso indicava os nmeros musicais, mas aquelas palavras em portugus nada significavam para mim. Entretanto, no momento em que o lindo coro principiou a cantar, a msica venceu todas as barreiras da lngua e falou-me alma: A alva rompe em Sio E a verdade faz volver. Depois da longa escurido Bendito dia vai nascer. Por meio do milagre da msica sacra o Esprito do Senhor se fez presente e estvamos prontos para o ensino do evangelho e para a adorao. (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

- Quem nunca sentiu o Esprito ao ouvir um hino, mesmo que no entendesse sua letra? O Esprito compreendia.

Cantar hinos uma das melhores formas de colocarmo-nos em sintonia com o Esprito do Senhor. (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

- Estamos utilizando adequadamente esse recurso enviado pelos cus em nossas reunies, em nossas aulas e em nosso lar?

H - Em julho passado (1994) visitei o Centro Cultural Polinsio da Igreja no Hava. noite, antes do espetculo de danas e msicas tpicas das ilhas, fui at os bastidores para cumprimentar os artistas. Cheguei durante aqueles momentos frenticos antes do incio do espetculo. Dezenas de artistas faziam preparativos de ltima hora, necessrios para coordenar esforos em uma atuao de seqncias rpidas. Fiquei imaginando como o diretor poria ordem naquele tumulto, para que ouvissem meus rpidos comentrios. Tudo aconteceu como que por milagre. Como um sinal, uma voz forte comeou a cantar e os acordes de Graas Damos, Deus, por um Profeta rapidamente aumentaram de volume, transformando-se em um lindo coro medida que aqueles jovens excepcionalmente talentosos harmonizavam seus pensamentos com o Senhor. (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

H - O vu muito tnue nos templos, especialmente quando nos unimos em adorao pela msica. Vejo, em dedicaes de templos, mais lgrimas de alegria evocadas pela msica do que pela palavra proferida. Tenho lido relatos de coros de anjos participando desses hinos de louvor, e creio que j tive essa sensao em vrias ocasies. Houve ocasies, em sesses dedicatrias que contaram com a participao de corais lindos e bem ensaiados, com cerca de trinta vozes, em que ouvi o que parecia ser dez vezes trinta vozes louvando a Deus com uma qualidade e intensidade de sentimento que pode ser sentida, mas no explicada. (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

Os membros da Igreja usam a msica sagrada em suas reunies da Igreja, lares e vida pessoal como um modo de adorar a Deus e convidar o Esprito.

No poderamos pensar no Natal sem canes natalinas ou uma conferncia geral sem hinos sacros. No existiria o cu sem msica de insupervel beleza (Douglas L. Callister - Devocional BYU 2006)

Escutar ou cantar hinos sagrados durante as reunies da Igreja apenas uma das maneiras como os hinos so utilizados para a adorao. Os discursantes da conferncia geral, por exemplo, citam com frequncia os hinos, ligando seus sermes com as letras e demonstrando que o poder da msica sagrada est intrinsecamente ligado com sua mensagem. (LDS.org)

Hinos so encerramentos fantsticos para atividades espirituais da igreja e reforam os temas ensinados.

- Em que ocasies cantamos hinos?

NAS REUNIES DA IGREJA: (Hinos) A msica inspiradora parte essencial de nossas reunies na Igreja. Os hinos atraem o Esprito do Senhor, criam um clima de reverncia, unificam-nos como membros, e nos proporcionam um meio de louvar ao Senhor. Alguns dos maiores sermes so pregados atravs do cntico de hinos. Os hinos induzemnos ao arrependimento e s boas obras, fortalecem o testemunho e a f, confortam os deprimidos, consolam os que choram e inspiram-nos a perseverar at o fim. Esperamos ver nossas congregaes cantando mais. Incentivamos todos os membros, quer tenham inclinaes musicais ou no, a juntarem-se a ns no cntico dos hinos. Esperamos que os lderes, professores e membros que sejam chamados para falar recorram frequentemente ao hinrio a fim de encontrarem vigorosos e belos sermes apresentados em verso. Os santos dos ltimos dias tm a tradio de cantar em coros. Toda ala e ramo da Igreja deve ter um coro que se apresente regularmente. Incentivamos os coros a usarem o hinrio como seu recurso bsico. (Hinos A Primeira Presidncia)

- Que diferena pode fazer se voc realmente usar os hinos para louvar ao Senhor? - Ponderem... Como sua participao nas reunies da igreja quando so cantados hinos? - O que voc pode fazer para melhorar? - O que voc vai fazer para melhorar?

H - Eu terminara uma designao especial, num domingo pela manh na Cidade do Lago Salgado, e queria participar de uma reunio sacramental. Parei em uma ala prxima e entrei despercebido na capela quando a congregao cantava a letra sagrada do hino sacramental: Quo grato cantar louvor Ao Cristo, Mestre e Senhor; Terra veio padecer E salvao nos conceder.

(Hinos, 1991, n 104) Meu corao encheu-se de jbilo ao cantar esse hino de adorao, em preparao para o sacramento, quando renovaramos nossos convnios. As vozes elevaram-se nos acordes finais: Foi Cristo quem nos resgatou E com seu sangue nos salvou; Cantai hosanas e louvor A Cristo por seu grande amor! Enquanto cantvamos, olhei de relance para a congregao e fiquei chocado ao notar que cerca de um tero no estava cantando. Como era possvel? Por acaso as pessoas que nem mesmo murmuravam a letra estavam sugerindo que para elas no era grato cantar louvor ou [cantar] hosanas e louvor a Cristo? O que estamos dizendo, o que pensamos, quando no cantamos em nossas reunies de adorao? (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

- Repetindo o questionamento que o lder Oaks fez. O que estamos dizendo, o que pensamos, quando no cantamos em nossas reunies de adorao?

A msica sagrada possui a habilidade nica de transmitir nosso sentimento de amor ao Senhor, (...) Muitos tm dificuldade em expressar os sentimentos de adorao com palavras, mas todos podem se juntar ao comunicar tais sentimentos por meio das palavras inspiradas dos nossos hinos. Quando uma congregao adora por meio do canto, todos os presentes devem participar. (Dallin H. Oaks - Adorao por meio da Msica, A Liahona, janeiro de 1995, p. 11)

H - As reunies semanais da Primeira Presidncia e do Qurum dos Doze Apstolos no Templo de Lago Salgado sempre se iniciam com um hino. lder Russell M. Nelson nos acompanha tocando o rgo. A Primeira Presidncia, que conduz essas reunies, reveza-se na escolha do hino de abertura. A maioria dos presentes anota a data em que o hino cantado. De acordo com meus registros, o hino de abertura cantado com mais freqncia Careo de Jesus (Hinos, 1991, n 61). Imaginai o impacto espiritual de um punhado de servos do Senhor cantando esse hino antes de orar pedindo a orientao Dele a fim de cumprirem suas enormes responsabilidades. (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

- Voc j teve alguma experincia sagrada ao cantar hinos nas reunies da igreja? Que diferena essa experincia fez na sua vida?

EM NOSSOS LARES: (Hinos) A msica tem ilimitados poderes para levar as famlias a uma maior espiritualidade e devoo ao evangelho. Os santos dos ltimos dias devem encher seus lares com o som de msica dignificante. Nosso hinrio adequado tanto para uso no lar como na capela. Esperamos que ele tenha um lugar de destaque entre as escrituras e outros livros religiosos em nossos lares. Os hinos trazem beleza e paz s famlias e inspiram o amor e a unidade entre seus membros. Ensinem seus filhos a amarem os hinos. Cantem-nos no Dia do Senhor, nas noites familiares, durante o estudo das escrituras e na hora de orar. Cantem enquanto trabalham, enquanto se divertem e enquanto viajam juntos. Cantem hinos como canes de ninar a fim de edificar a f e o testemunho de seus filhos. (Hinos A Primeira Presidncia)

- Porque to importante que cantemos hinos em nossos lares com as nossas famlias? - Como o cntico de hinos em seu lar pode fazer a diferena?

Uma das maneiras da famlia adorar e ensinar o evangelho para seus filhos ao mesmo tempo por meio da msica, ensinou o Presidente Packer. Os hinos da Restaurao so, de fato, um curso de doutrina! disse ele. (LDS.org)

O programa de Noites Familiares foi iniciado em 1915. Em uma carta da Primeira Presidncia, o ento Presidente Joseph F. Smith (18381918) e seus conselheiros escreveram: A Reunio Familiar deve ser devotada orao, cantar hinos, canes, msica instrumental e outras atividades significantes. (LDS.org)

Nosso Papel com Mulheres na Influncia para que Nossa Famlia Adore ao Senhor Atravs de Hinos:

H - Na primavera passada, alguns de nossos filhos e quatorze netos participaram de um passeio em famlia nas montanhas. Uma das atividades consistia em uma reunio para compartilharmos experincias e testemunhos. Reunimo-nos na hora marcada, mas os pequeninos estavam l apenas com o corpo. Os espritos grandes naqueles corpos pequenos ansiavam por mais das interessantes atividades ao ar livre de que vinham participando. A casa onde nos reunamos, era pequena demais para eles, e a sensao era a de uma dzia de crianas inquietas e sua gritaria, como que ricocheteando nas paredes em todas as direes. Os avs entendero a apreenso que senti ao tentar promover alguma seriedade naquele ambiente. Repentinamente, a sabedoria instintiva de jovens mes vieram ao encontro de nossos esforos. Duas mes comearam a cantar uma msica conhecida das crianas. Outras se uniram a elas e, em poucos minutos, o clima havia mudado, os espritos se acalmaram e tornaram-se

receptivos a coisas espirituais. Fiz uma orao silenciosa, agradecendo pelos hinos e pelas mes que sabem utiliz-los! (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

- Como ns mulheres podemos fazer a diferena em nosso lar com os hinos da igreja? - Como sua influncia pode ajudar sua famlia a buscar cantar ao Senhor?

H - Fred, depois de engolir todo o seu desjejum conscienciosamente, escorregou da cadeira. Agora posso ir para a casa de Jimmy, me? perguntou. Mas, Fred, repliquei, voc j esteve na casa dele ontem e tambm anteontem. Por que o Jimmy no vem aqui para variar? Oh, ele no haveria de querer. Os lbios de Fred tremeram, a despeito de seus seis anos de masculinidade. Por favor, me. Por que voc gosta mais da casa de Jimmy do que da nossa? Insisti. Subitamente, dera-me conta de que Fred e todos seus companheiros estavam sempre querendo ir casa de Jimmy. Bem, explicou hesitante, () porque a casa do Jimmy uma casa cantante. Uma casa cantante? Indaguei. Agora explique-me, o que significa isso? Bem Fred estava encontrando dificuldade em explicar. A me de Jimmy est sempre cantarolando enquanto costura; Annie canta enquanto faz bolachas na cozinha e o pai do Jimmy sempre chega em casa assobiando. Ficou silencioso por um momento e depois acrescentou: As cortinas esto sempre completamente abertas e h flores nas janelas. Todos os meninos gostam da casa do Jimmy, mame. Pode ir, filho, atalhei depressa. Eu o queria fora do caminho, para poder pensar. Passei os olhos pela casa. Todo mundo a elogiava. L estavam os tapetes orientais, que comprramos a prestao. Estvamos tambm pagando ainda os luxuosos mveis estofados, e o carro, naturalmente. Talvez fosse esse o motivo pelo qual o pai de Fred no chegava em casa assobiando. () Fui at a casa de Jimmy, embora fossem 10 horas de uma manh de sbado, Tinha a impresso de que a Sra. Burton no faria caso de ser interrompida no meio da manh. Ela nunca parecia estar com pressa. Recebeu-me junto porta, com um leno envolvendo a cabea. Oh, entre. Acabei a limpeza da sala. Mas, naturalmente que no est atrapalhando. Vou apenas tirar este leno, voltarei num instante. Enquanto esperava, examinei a sala. Os tapetes estavam gastos at a urdidura; as cortinas () abertas descobriam a janela; a moblia, velha e gasta. () Uma mesa recoberta com alegre toalha, exibia algumas revistas recentes. Pendurados no vo da janela, havia vasos de flores () e um pssaro chilreava numa gaiola pendurada ao sol. No havia dvida de que tudo era muito

agradvel. A porta para a cozinha estava aberta e pude ver Jerry, o beb, sentado no linleo imaculado, observando Annie preparar uma torta de ma. Ela estava cantando. () A Sra. Burton entrou sorrindo. Bem, indagou. O que que h? Sei que veio por algum motivo, pois uma mulher to ocupada. Certo, respondi abruptamente. Vim para ver como uma casa cantante. A Sra. Burton olhou perplexa. Como assim? Fred diz que adora vir aqui, porque vocs tm uma casa cantante. Comeo a compreender o que ele quis dizer. Que elogio maravilhoso! Comentou a Sra. Burton, ruborizada. Mas, sem dvida, minha casa no pode comparar-se sua. Todos so unnimes em dizer que voc tem a casa mais bonita de toda a cidade. Mas no uma casa cantante, repliquei. () Diga-me, como o conseguiu? Ora, sorriu a Sra. Burton, se voc quer realmente saber. Sabe, John no ganha muito, e no penso que algum dia chegar a ganhar. Ele no desse tipo. Temos que renunciar a algumas coisas, ento decidimos eliminar o no-essencial. () Temos livros, revistas e msica. () Existem coisas que as crianas podem guardar no ntimo. Que no podem ser destrudas pelo fogo ou por reveses financeiros, por isso as consideramos essenciais () As roupas das crianas so muito modestas. () Mas, mesmo assim, depois de pagas as contas, no nos parece sobrar muito para tapetes e mveis. () No gostamos de fazer dvidas, se podemos evit-las. () No obstante, somos felizes, concluiu. Compreendo, repliquei pensativamente. Voltei meu olhar para Jimmy e Fred l no canto. Haviam construdo um trem de caixas de fsforo e o carregavam com gros de trigo. Estavam derrubando um bocado de trigo, mas o trigo limpo e salutar. Voltei para casa. Meus tapetes orientais pareciam desbotados. Abri os reposteiros ao mximo, mas mesmo assim, a luz se escoava debilmente atravs das cortinas de seda. () Eu no tinha uma casa cantante. Decidi faz-la cantar. (May Morgan Potter, A Casa Cantante, Prioridades, A Liahona , abril de 1970, pp. 16 e 17) (Manual Bsico da Mulher SUD - Parte A - Pg. 235)

EM NOSSA VIDA PESSOAL: (Hinos) Alm de abenoar-nos como membros da Igreja e como famlia, os hinos beneficiamnos enormemente como indivduos. Eles elevam nosso esprito, do-nos coragem e induzem-nos a agir com retido. Enchem-nos a alma de pensamentos celestiais e trazem-nos paz de esprito. Os hinos tambm nos ajudam a resistir s tentaes do adversrio. Memorizem seus hinos favoritos e estudem as escrituras relacionadas a eles. Se os maus pensamentos entrarem em sua mente, cantem um hino, substituindo o mal pelo bem. (Hinos A Primeira Presidncia)

H mais de 70 anos, o Presidente J. Reuben Clark Jr. (18711961) ensinou: Achegamo-nos mais ao Senhor por meio da msica do que talvez por qualquer outra coisa exceto a orao (Conference Report, outubro de 1936, p. 111).

H Na Conferncia Geral de abril do ano passado o lder Neil L. Andersen contou o caso de Gancci - um menino de cinco anos que, junto com seus irmos, ficou preso nos escombros de um prdio de apartamentos de trs andares logo aps o terremoto que devastou o Haiti em 2010 - os hinos trouxeram esperana. Os trabalhadores do resgate o encontraram ao seguir o som de sua voz cantando uma cano da primria enquanto estava preso nos escombros. Os socorristas retiraram Gancci e os outros sobreviventes aps dez horas de trabalho rduo. Mesmo com o brao direito tendo sido amputado para salvar sua vida, sua histria enfatiza o poder da msica como uma forma de adorao fiel e, em particular, de orao. (LDS.org)

- Voc tem alguma experincia onde um hino tocou seu corao e mudou sua forma de agir em relao a alguma coisa, ou fez com que adquirisse o testemunho de algum princpio do evangelho?

ENCERRAMENTO: (Hinos) Irmos e irms, usemos os hinos para que o Esprito do Senhor entre em nossas congregaes, em nosso lar e em nossa vida. Memorizemo-los e meditemos sobre eles, recitemolos, cantemo-los e partilhemos de seu alimento espiritual. O canto dos justos uma prece ao Pai Celestial, "e ser. respondida com uma bno sobre suas cabeas". (Hinos A Primeira Presidncia)

H - Nossos hinos podem operar milagres mesmo quando o coral for pequeno e mal puder ser ouvido. Senti isso h poucos meses quando participava de uma apresentao musical nica em minha experincia na Igreja. Fora convidado a falar na Conferncia SUD para Surdos que ocorreu na Ala (de Surdos) Vale do Lago Salgado, da Estaca Park da Cidade do Lago Salgado. Mais de trezentos membros surdos estavam presentes. Os integrantes da presidncia da estaca e eu ramos praticamente os nicos na congregao que ouvamos e cantvamos de forma audvel. O restante daquela grande congregao cantava com as mos. Os lbios mal se moviam e, exceto pelo rgo e por quatro vozes fracas no plpito, quase no se ouvia nenhum som. Na audincia, todas as mos moviam-se em unssono com o regente enquanto indicavam em linguagem de sinais: Tal como um facho de luz vem ardendo . (Hinos, 1991, n 2.) Ao cantarmos, sentimos o Esprito do Senhor e estvamos prontos para orar. Nossa msica sacra uma grande preparao para a orao e para o ensino do evangelho. (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

- O que podemos fazer para usar os hinos de forma mais eficaz em nossas reunies da igreja, em nossos lares e em nossa vida pessoal?

Devemos utilizar mais nossos hinos para entrar em sintonia com o Esprito do Senhor, unirmo-nos e ajudarmo-nos a ensinar e aprender a doutrina. Precisamos fazer melhor uso deles no trabalho missionrio, em aulas do evangelho, reunies de qurum, noites familiares e visitas de mestres familiares. A msica uma forma eficaz de adorar nosso Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo. Devemos usar os hinos quando precisarmos de fora espiritual e inspirao. (A Liahona outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks)

Para a doutrina ao homem ensinar E vigorosamente preparar-lhe a alma, Para o plano divino demonstrar, Usemos melodias de encanto e calma. E para deixar para sempre gravadas As verdades sublimes em seu corao, Cantemos as mensagens belas, reveladas, Dos maviosos hinos de Sio. (lder Stephen D. Nadauld)

Testemunho!

Meta Pessoal: Estudar os hinos, as histrias de suas composies, as escrituras relacionadas a eles e aprender a cantar todos. Criar um poema utilizando os nomes dos hinos e partes deles. (Grandioso s Tu por Numa Manh Maravilhosa Tal Como um Facho fazer com que Na Escurido, brilhe meiga luz..)

Fontes: https://www.lds.org - Philip M. Volmar/ Hinos - 1991/ A Liahona - Outubro de 1994 Adorao por Meio da Msica Dallin H. Oaks/ Manual Bsicoa da Mulher SUD Parte A.

Potrebbero piacerti anche