Sei sulla pagina 1di 5

Aspectos de Segurana - Discos de Corte e Desbaste

Os discos de corte e desbaste so produzidos e controlados com rigor, sendo submetidos a testes internos que objetivam a reproduo da qualidade lote a lote: Testes de resistncia a esforos; Testes de resistncia velocidade de uso e resistncia mxima ruptura por esforo da fora centrfuga; Teste de oscilao radial e axial; Balanceamento; Densidade; Tolerncias dimensionais (dimetro, espessura, furo); Anlise fsico-qumica das matrias-primas; Controle de especificao, para assegurar repetio lote a lote. Estes testes resultam em um produto absolutamente seguro, sem quebras e riscos de acidentes. Recomendaes Importante Ao receber os discos Faa uma inspeo visual para identificar possveis danos provocados por transporte inadequado. Armazenagem O local de armazenagem deve ser seco, sem variaes bruscas de temperatura no devendo ser quente, sem vibraes e o mais prximo possvel do local de consumo; Usar sempre em ordem cronolgica de recebimento; Os discos devem ser armazenados na posio horizontal, em prateleiras planas, de preferncia em sua embalagem original. Quando houver necessidade de empilhamento das embalagens dos discos, seguir as recomendaes impressas na prpria embalagem quanto ao nmero mximo de caixas em uma pilha. Antes de montar Observe o valor de RPM (rotao por minuto) do disco e da mquina para verificar se so compatveis. A rotao da mquina nunca pode ser superior do disco. Em caso de dvida ou desconhecimento da rotao do eixo, no monte o disco, chame o inspetor de segurana para medir a rotao; Verifique os flanges. Eles devem possuir no mnimo 1/4 do dimetro do disco de corte. Na montagem Ao colocar o disco na mquina, aperte somente o necessrio para fix-lo, sempre com a ferramenta que acompanha a mquina; Nunca utilize martelo ou qualquer tipo de ferramenta que provoque aperto excessivo; O eixo da mquina e a superfcie dos flanges devem estar limpos; No se esquea de fechar a capa de proteo; Nunca fique na frente da mquina. Ao lig-la, posicione-se ao lado da mesma e deixe o disco girar livremente durante um minuto antes de iniciar a operao. Na operao Utilize o disco adequado para o material a ser cortado; .

Utilize presso moderada e constante no momento do corte. No bata a face de corte do disco contra a pea-obra; O produto deve ser sempre usado para corte a noventa graus em relao pea-obra; Nunca use a lateral do disco para rebarbar ou desbastar peas, isto cortar a tela de reforo; Fixar bem a pea-obra. Se esta se movimentar poder quebrar o disco ou danificar sua face de corte e/ou lateral fragilizando o mesmo. Por exemplo, sem fixao correta de tubos para operao de corte, a medida que o disco penetra na rea de corte, a tendncia do tubo envergar-se forando a lateral do disco; Em operaes refrigeradas (para construo civil), no esquea de desligar o sistema de refrigerao, pelo menos cincos minutos antes de desligar o disco de corte. Manuteno Aps o trmino da operao, limpe o equipamento removendo cavacos que ficam aderidos capa de proteo; Periodicamente, verifique o tensionamento das correias; Correias soltas significam perda de potncia, ou seja, maior dificuldade em realizar o corte; Efetue a troca dos rolamentos da mquina nos perodos recomendados; Rolamentos danificados geram vibraes, tornando a operao insegura; Procure obter junto ao fabricante da mquina, a vida til dos rolamentos utilizados. Capa de proteo O ngulo mximo de abertura da capa de proteo, na utilizao de discos de corte, de 150 . Esta exposio iniciar em um ponto no mais elevado que 15 abaixo do plano horizontal do eixo do disco de corte. Discos de Desbaste Flap Os discos de desbaste so ferramentas abrasivas que devem ser manipuladas com precauo. Devem ser observadas as regulamentaes de segurana prescritas para prevenir a sua quebra em operao. A posio de trabalho mais adequada aquela em que o disco trabalha formando um ngulo de 30, em relao superfcie da pea, nunca devendo ser utilizado a zero grau, pois isto pode provocar o desgaste prematuro das lixas e rompimento do suporte das mesmas. Nesta posio o operador pode observar perfeitamente a zona de trabalho. E a menor rea de contato d como resultado um aumento da capacidade de corte. .

Ilustrao: ngulo de utilizao de discos para abertura de canaleta. A esmerilhadeira deve ser manuseada com cuidado, impactos do disco podem provocar trincas.

Nunca:
Afie ferramentas no disco de desbaste ou corte; Force a parada do disco contra a pea; Utilize o disco com inclinao incorreta; Fique na frente da mquina.

Montagem dos discos


A segurana no emprego dos discos depende do grau de cuidado com que so montados e manipulados. Algumas recomendaes devem ser observadas: Inspeo do disco; Verificao da velocidade da mquina; Inspeo dos flanges; Montagem e o aperto do disco; Utilizao de capa protetora. Inspeo do disco Antes de montar o disco na mquina, necessrio verificar se no sofreu batida por manuseio indevido no transporte ou durante seu armazenamento no almoxarifado. Esta verificao pode ser feita atravs de atenta inspeo visual, que pode revelar o incio de uma trinca ou qualquer partcula estranha que se tenha introduzido, acidentalmente, entre o rebolo e o rtulo, no momento da colagem. Verificao da velocidade da mquina Antes de montar o disco na mquina, essencial verificar se a rotao real do eixo no excede o limite mximo indicado no rtulo do disco. Esta verificao se faz com ajuda de um tacmetro. Em mquinas pneumticas equipadas com regulador de velocidade, a ocorrncia de variaes de RPM maior, j que possvel que o regulador se bloqueie e o eixo ultrapasse a velocidade mxima do rebolo. Inspeo dos flanges O disco deve ser fixado na mquina no somente pelo flange de aperto (ou flangeporca), mas tambm pelo flange de encosto. Ilustrao: Montagem de discos de desbaste com flanges de aperto e encosto.

Outro tipo de flange de encosto o flange adaptador que apresenta um formato que acondiciona a depresso central do disco e melhora a segurana durante o trabalho. No entanto, imperativo que o flange adaptador e o de aperto se acomodem perfeitamente no disco, a fim de no submeter o disco a esforos de flexo na sua depresso. Isto ir provocar tenses internas no disco, o que o levar, inevitavelmente, ruptura.

Como no existe norma que padronize a dimenso da depresso do disco, cada fabricante estabelece o seu padro, fazendo com que seja comum a ocorrncia de problemas na adaptao dos flanges ao disco. Por isto, o uso de flange adaptador tem sido desaconselhado. O eixo da mquina e a superfcie dos flanges devem estar limpos, e no devem estar empenados. Flanges e eixos empenados causam vibrao durante a operao. Montagem e aperto do disco O aperto do flange-porca deve ser mnimo suficiente para fixar o disco, evitando o deslizamento do disco no eixo da mquina. Caso contrrio, a tenso do aperto poder danificar o disco ou outra pea no conjunto de montagem. Utilizao de capa protetora de uso obrigatrio; Devem possuir lateral acessvel para facilitar a troca do disco; Devem ser de ao ou ferro fundido malevel; Devem apresentar um ngulo mximo de abertura (exposio do disco) de 180, conforme figura. Armazenamento Todo produto abrasivo, como qualquer outro material, possui uma resistncia limitada, mas suficiente para assegurar sua segurana em trabalho. Esta resistncia limitada implica na tomada de precaues elementares para proteger os discos contra impactos e para evitar sua deteriorao. A seguir relacionamos as recomendaes bsicas de armazenamento: O local de armazenagem deve ser seco, sem variaes bruscas de temperatura, sem vibraes e o mais prximo possvel do local de consumo; Usar sempre em ordem cronolgica de recebimento; Os discos devem ser armazenados na posio horizontal, em prateleiras planas, de preferncia em sua embalagem original.; Quando houver necessidade de empilhamento das embalagens dos discos, seguir as recomendaes impressas na prpria embalagem quanto ao nmero mximo de caixas em uma pilha; Evite impacto ou quedas.

Potrebbero piacerti anche