Sei sulla pagina 1di 18

CONCEPO DE EDUCAO AMBIENTAL PRESENTE NA PRTICA PEDAGGICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PBLICA DE NATAL/RN

Magnus Jos Barros Gonzaga Universidade Federal do Rio Grande do Norte Magnusgorky@gmail.com Polticas de educao bsica e de formao e gesto escolar

RESUMO: Analisa-se, luz da perspectiva crtica, a concepo de Educao Ambiental presente na prtica pedaggica de professores da escola pblica da Rede Municipal de Ensino de Natal, RN. Como resultado do estudo desenvolvido no mbito do Mestrado, constatouse que, predominantemente, as experincias pedaggicas pesquisadas situam-se no campo da concepo de Educao Ambiental compreendida como conservadora ou comportamentalista. A pesquisa desenvolvida aponta que existe predominncia da viso naturalista e biologizante no tocante a abordagem da Educao Ambiental, concepo caracterizada principalmente pelo reducionismo na compreenso da problemtica ambiental. Esta perspectiva marcada principalmente pelo seu enfoque biologizante e ecologizante no tocante a temas ambientais. Perspectiva que no expressa ou considera as dimenses econmicas, polticas, culturais e sociais quando se dirige a questo ambiental. Portanto, essa viso de mundo e entendimento sobre a problemtica ambiental incorpora-se aos fundamentos da Educao Ambiental considerada pela perspectiva crtica como Educao Ambiental conservadora e comportamentalista. O estudo desenvolvido em sete escolas, distribudas nas quatro zonas da cidade (Norte, Sul, Leste e Oeste) conclui, no entanto, que esta concepo de Educao Ambiental, predominantemente, orienta a prtica pedaggica no mbito das escolas pblicas estudadas. Palavras chave: educao ambiental, educao ambiental crtica, prxis pedaggica, escola pblica.

Consideraes iniciais Face ao recente contexto contemporneo, a pesquisa cientfica pode situar-se dentro de novas formas de ao na sociedade aptas a abrir caminhos ou perspectivas contra-hegemnicas do ponto de vista cognitivo, poltico, tico e social.

Doutorando pelo Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestre em Cincias Sociais tambm pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O presente artigo um recorte temtico de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no mbito do mestrado do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. No tocante aos objetivos da pesquisa, buscou-se identificar as matrizes terico-metodolgicas que fundamentam as experincias em Educao Ambiental nas escolas. Para analis-las, recorreu-se a alguns critrios diferenciadores das matrizes tericas a partir da perspectiva de Educao Ambiental crtica, concepo que tem na dialtica sua base de sustentao. Como referencial terico do campo, o estudo fundamentou-se em Lima (2002), Loureiro et al (2002); Loureiro (2004, 2006); Layrargues (2004), Guimares (2002), Carvalho (2006). Ancoramo-nos, ainda, em conceitos bsicos configurados pela compreenso no entendimento da ao em Arendt (1989) e da prxis em Marx (1989) como conceitos fundamentais e importantes para o estabelecimento de uma Educao Ambiental que engendre maiores possibilidades de mudana. Nesse nterim, aborda-se, portanto, aspectos de experincias pedaggicas em Educao Ambiental (EA) desenvolvida em escolas pblicas da Rede Municipal de Ensino de Natal, RN.

Ao e prxis: fundamentos para o exerccio da prxis pedaggica no mbito da Educao Ambiental crtica Antes de discorrermos sobre os fundamentos do conceito de ao, enquanto condio humana proposto por Hannah Arendt (1995) problematizaremos um pouco as noes de comportamento e atitude na perspectiva da EA crtica e em seguida o conceito de prxis, a partir das formulaes propostas por Marx (1989). A formao de uma atitude ecolgica para Carvalho (2006, p. 177) pode ser considerada um dos objetivos mais perseguidos e reafirmados pela EA crtica. Nesse sentido, definimos essa formao de atitudes ecolgicas como a adoo de um conjunto de crenas, valores e sensibilidades tanto do ponto de vista da tica como da esttica, orientadas para a construo de um sujeito ecolgico. Diferentemente da noo de comportamento, as atitudes orientam as decises e os posicionamentos dos sujeitos no mundo, conforme explicita Carvalho (2006, p. 178):
essa distino entre atitude e comportamento vai influenciar diferentes modos de compreenso do ato educativo. H orientaes pedaggicas que concebem a finalidade e a efetividade da educao como a

mudana de comportamentos, enquanto outras pensam o processo educativo nos termos da formao de atitudes. Com a EA no diferente. Nela h muitas atividades e programas que operam de acordo com uma orientao comportamentalista e conseqentemente enfatizam, por exemplo, a mudana de comportamentos de agresso ou indiferena ao meio ambiente para comportamentos de preservao e condutas responsveis, ao passo que outras orientaes valorizam como finalidade de sua ao a formao de uma atitude ecolgica.

Muitas vezes, as pessoas comportam-se de determinadas maneiras apenas pela coero ou para satisfazer certas presses sociais, mas sem acreditarem ou refletirem nas razes de tais comportamentos. Dessa maneira, o comportamento se d de forma mecnica, sem reflexo alguma sobre os resultados desse comportamento e sim como uma predisposio para seguir regras estabelecidas de comportamentos ditos corretos. Portanto, ao se almejar a mudana de comportamentos, nem sempre se atinge a construo de atitudes ecolgicas, no seu sentido mais amplo. Nesse nterim, Carvalho (2006, p. 181) ressalta:
cabe reconhecer que gerar comportamentos individuais ordeiros, preocupados com a limpeza de uma rea ou com a economia de recursos ambientais como a gua ou a energia eltrica, pode ser socialmente desejvel e til, mas no significa necessariamente que tais comportamentos sejam integrados na formao de uma atitude ecolgica e cidad.

Bem mais do que simples comportamentos mecanizados, do ponto de vista da EA crtica, importante ter em vista um processo permanente de construo de atitudes atravs de valores e vises de mundo que compreendem o meio ambiente como uma rede de re-ligaes entre sociedade e natureza na sociedade capitalista. Embora nem sempre o enfoque comportamentalista, baseado nos fundamentos da psicologia comportamentalista behaviorista, na educao, seja acompanhado de uma matriz terica que a sustente, muitas vezes, a mudana comportamental dos indivduos vista como a finalidade do processo educativo. Essa perspectiva de educao quase sempre levada para o universo das prticas pedaggicas disfaradas de outras denominaes tericas que circundam o campo da educao, mas, mesmo assim, no se desvincula do seu carter adestrador como pensa Brugger (1999).

Contribuindo com o debate, Ferraro Junior (2006, p. 163) compreende a psicologizao da EA como um fenmeno que compromete a EA crtica e emancipatria. Nesse aspecto, ele argumenta:
esta Educao Ambiental perde qualquer possibilidade de transformao social efetiva, ignora que, como colocam as perspectivas ecomarxistas, os coletivos e no os indivduos se relacionam com a natureza. [...] pode transformar a Educao Ambiental numa prtica teraputica individual, processo que pode esvaziar tanto o processo de reflexo coletiva quanto o potencial de crtica social da realidade que passa a ser naturalizada e nela s nos cabe valorizar as relaes, o cotidiano, cuidar do nosso cantinho, fazer a nossa parte, estetizar o modo de ser e a prpria pobreza material, os conflitos so secundarizados ou tratados como derivaes das mentes perturbadas.

Sobre esse aspecto, comum encontrar nas escolas orientaes do tipo: no jogue o papel no cho! Temos que preservar a natureza! Temos que economizar a gua! Quando questes como essas so postas aos alunos sem a devida contextualizao histrica, poltica, mas, apenas, para eles assimilarem tais comportamentos como certos ou errados e comportarem-se de tal maneira, essas prticas no passam de meras tentativas de adestramentos comportamentais. No mbito do processo educativo, a orientao comportamental , sobretudo aquela que foi incorporada por uma psicologia da conscincia que aposta em um sujeito racional (CARVALHO, 2006, p. 183). Adotar a ideia de comportamento, como finalidade do processo educativo no campo da EA, pode significar uma considervel perda do carter transformador e emancipador, o qual poderia ser atingido pelo ato educativo. Quando compreendido dessa maneira, o processo educativo pode tornar um espao cerceador, coercitivo e restritivo ao invs de propiciar outras possibilidades de aprendizagem orientadas para a criatividade e busca de liberdades individuais e coletivas para a transformao. Ao contrrio desta vertente e conforme defende a tradio crtica, a EA deve se realizar partindo-se do entendimento de que a educao um processo educativo de ato poltico em seu sentido mais amplo, podendo se consolidar como prtica social que tem vocao para a construo de sujeitos polticos capazes de interagir reflexiva e criticamente na sociedade. Pelo fato de compreendermos que existem diferenas conceituais importantes entre o ato de agir e comportar-se, optamos por recorrer discusso no plano filosfico, buscando-se em Hannah Arendt (1995) o fundamento da ideia de ao

como dimenso caracterizadora da condio humana. Deste modo, se o conceito de ao for compreendido como ao poltica, logo, este conceito contrape-se noo de comportamento de base psicologista. Partindo-se deste entendimento, no interior da prxis pedaggica em EA, o sujeito da ao poltica aquele que tem a capacidade de identificar os problemas, refletir criticamente e participar dos destinos e das decises que adentram o campo da vida individual e coletiva dos sujeitos em busca do bem comum. Arendt (1995, p. 242) comenta que verdade que somente a era moderna definiu o homem como, basicamente, homo faber, um produtor de coisas e ferramentas. Pensada a ao dessa maneira, no tinha outro sentido, seno reduzi-la a fabricao, ao ato de fabricar. Mas, a ao, enquanto condio humana, jamais foi suprimida pela instrumentalizao da ao e a degradao da poltica. Com efeito, Arendt (1995) esclarece que agir, no sentido mais amplo do conceito, significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Assim, Arendt (1995, p. 191) sintetiza: o fato de que o homem capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele capaz de realizar o infinitamente improvvel. Para a filsofa, com palavras e atos que nos inserimos no mundo humano. E na ao e no discurso que os homens revelam quem so, mostram ativamente suas identidades pessoais e assim apresentam-se ao mundo humano. Nesse sentido, o que se busca a ao como processo, conforme explicita Arendt (1995, p. 243) a faculdade de agir, de iniciar processos novos e sem precedentes, cujo resultado incerto e imprevisvel, quer sejam desencadeados na esfera humana ou no reino da natureza. Assim, se podemos conceber a natureza e a histria como sistemas de processos porque somos capazes de agir, de iniciar nossos prprios processos (ARENDT, 1995, p. 244). Por esta via de entendimento, podemos compreender que, ao levarmos essa compreenso para a prxis pedaggica em EA, a ao deve se revelar acompanhada do agente, do sujeito que a promoveu. A revelao do sujeito da ao importante a fim de que no se torne um feito qualquer, apenas como um mecanismo para se atingir algo. Sem a revelao do agente que promoveu o ato, a ao perde seu carter especfico e torna-se um feito como qualquer outro. Desse modo, passa a ser apenas um meio para se atingir um fim, tal como a fabricao um meio de produzir um objeto (ARENDT, 1995, p. 193). Nesse sentido, a prxis pedaggica, por sua vez, precisa consubstanciar-se na compreenso de que a EA um processo que se d pela ao poltica e reflexo no

fazer pedaggico que se contrape noo de comportamento institucionalizado, como ato educativo mecnico que tem seu fim em si mesmo. A esta altura, apoiamo-nos no conceito de Prxis, a partir das formulaes propostas por Marx, como um caminho mais amplo para analisarmos as experincias pedaggicas em EA. Deste modo, a prxis o conceito que nos fundamenta, alm do entendimento de ao na condio humana, para encontrarmos os sentidos explcitos e implcitos expressos pelas experincias pedaggicas em EA desenvolvidas nas escolas, sujeito-objeto desse estudo. Ao buscarmos o conceito filosfico prxis, precisamos, antes de tudo, diferenci-lo do termo muito recorrente prtica, que, quase sempre, usado no sentido do pragmatismo e do utilitarismo, como expresses que designam algo do tipo homem prtico, coisa prtica etc. Para um melhor aprofundamento sobre os sentidos atribudos ao conceito de prxis institudo historicamente, recorremos a Adolfo Sanchez Vazquez, a saber, por sua obra Filosofia da prxis, condio importante para iniciar qualquer discusso sobre o conceito proposto. A expresso prxis, no termo grego antigo, significa a ao de levar algo a cabo, que tem seu fim em si mesmo, como um ato mecnico para atender a uma finalidade qualquer. Em funo disso, recorremos prxis para designar a atividade consciente objetiva, sem que, por outro lado, seja concebida como o carter estritamente utilitrio que se infere do significado do prtico da linguagem comum (VAZQUEZ, 2007, p. 28). Compreendida a prxis de tal modo, ela vai ocupar um lugar de destaque, na filosofia que concebe a si mesma no s como interpretao do mundo, mas tambm como parte do processo que conduz a transformao, ou seja, no s interpretar, mas tambm transformar. Nesses termos, para melhor situar a nossa compreenso de prxis, faz-se necessrio abandonar o entendimento do termo prtico como a ao ou o objeto produzindo uma utilidade, uma funo material, uma vantagem, um benefcio. A ideia de prxis erige-se a partir da teoria materialista de Marx com a agregao do aspecto poltico de uma prtica transformadora vinculada teoria concreta, como uma crtica ao filsofo Feuerbach, no sentido de que os filsofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras, mas o que importa , ento, a transformao (MARX, 1989). Nesses termos, a relao entre teoria e prxis para Marx
terica e prtica; prtica na medida em que a teoria, como guia da ao, molda a atividade do

homem, particularmente a atividade revolucionria; terica, na medida em que esta relao consciente (VAZQUEZ, 2007, p. 109).

Com efeito, a prxis um conceito fundamental para compreender a educao, e, nesse caso, particular a EA, identificada como um ato poltico de transformao da realidade social e ambiental. Para Konder (1992), a prxis a atividade concreta pela qual o sujeito se afirma no mundo, modifica a realidade objetiva e sendo modificado, no de modo espontneo, mecnico e repetitivo, mas, reflexivo, pelo autoquestionamento, relacionando a teoria prtica transformadora. Kosik (1989) considera que a prxis penetra em todo o homem e o determina em sua totalidade, e a sua dimenso mais essencial a criao da realidade humano-social. Prxis, portanto, significa pensamento e ao conduzindo novas formas sociais direcionadas contra a reproduo in-consciente, automatizada da realidade. A prxis revela a atitude humana transformadora da natureza e da sociedade em primeiro plano. A prxis , para Loureiro (2006, p. 148), um conceito central para a educao e, particularmente a EA, uma vez que conhecer, agir e se perceber no ambiente deixa de ser um ato terico-cognitivo e torna-se um processo que se inicia nas impresses genricas e intuitivas que vai se tornando complexo e concreto na prxis. A educao que contempla a prxis constitui-se em ato poltico de transformao da realidade. Assim, estimula os sujeitos para a reflexo crtica, desenvolve condies objetivas para a ao consciente de transformao social. E, por sua vez, a transformao da natureza no aparece dissociada da transformao do prprio homem. Implica, pois, a ao e a reflexo dos homens sobre o mundo para transform-lo. Portanto, a EA que realiza suas intencionalidades pela prxis passa a ser uma atividade material humana, consciente, empenhada em promover movimentos de transformao do mundo natural e social. A concepo de meio ambiente na viso dos professores Para efeitos de nossa interpretao e anlise sobre a concepo de meio ambiente dos professores, identificamos algumas categorias conceituais que integram a dimenso do meio ambiente, a partir da viso dos professores, os quais se configuram em: a) elementos fsico-biolgicos; b) relaes de espacialidade e c) relaes sociais. Na viso dos professores, os elementos fsico-biolgicos esto intrinsecamente relacionados s diversas formas de vida em toda a sua totalidade o que inclui tambm o homem, mas

no necessariamente a interveno que este desenvolve no meio por intermdio da cultura. As relaes de espacialidade esto relacionadas aos espaos geogrficos, ao lugar no qual se habita ou se vive; as relaes sociais dizem respeito s intervenes humanas deixadas no meio ambiente pela sociedade, que nesse caso, esto representadas pelas questes polticas e sociais que promovem a dialtica da dinmica social. Na transcrio das falas elencadas, tanto as escolas, como os professores e professoras receberam nomes prprios fictcios, a fim de preserva-se suas identidades. No tocante compreenso dos professores sobre a concepo de meio ambiente (numa amostra de doze professores e de sete escolas) observou-se que 50% destes inseriram a dimenso da cultura, expressa pelas relaes sociais, na concepo de meio ambiente. As falas transcritas dos professores e mencionadas a seguir demonstram essa viso.
Meio ambiente so todos os lugares que a gente vive. Todos os lugares que a gente vive, tambm fazem parte, at nossas relaes sociais, tudo isso a est implicado, tambm o ser humano. O prprio ser humano. Ento o meio ambiente tanto a Amaznia como o lugar que a gente est vivendo, nossa escola, o lugar por onde a gente anda no dia a dia, essa coisa toda (Joo Artes- Escola A).

Constata-se que na compreenso do professor Joo, o meio ambiente tanto o meio fsico natural como o meio construdo, incluindo-se tambm o homem e sua relao com esse meio. Nas falas transcritas a seguir, o professor Eduardo e a professora Sara tambm demonstram compreender a existncia da marca humana deixada na natureza pelas relaes sociais, ao reconhecer o fato de que a sociedade, por suas necessidades, desenvolve-se em uma estreita relao com o seu entorno natural.

Na verdade, o meio ambiente, em linhas gerais, tudo aquilo que nos rodeia. At do ponto de vista conceitual. E quando a gente fala em tudo que nos rodeia, a gente reporta-se, imediatamente, aos elementos naturais? Os elementos constituintes da natureza, mas, como nesse meio natural existe a interveno do homem, ento essas intervenes promovidas pelo homem modificam esse meio ambiente que passa a interferir no modo de vida e na qualidade de vida das pessoas. O meio ambiente, na verdade, tende a comportar-se de acordo com a forma como ele tratado (Eduardo Pedagogo Polivalente Escola B).

Meio ambiente para mim o espao onde a gente vive. O espao tanto ligado s questes de ambiente como tambm questes sociais, certo? Meio ambiente para mim isso. essa relao que a gente tambm tem de relacionamento, de questes de raa, de cor. Assim, esse ambiente para mim isso? Onde voc procura estabelecer harmonia entre eles, em qualquer sentido, tanto nas questes de fauna, de flora como tambm nas questes sociais (Sara Portugus Escola D).

O professor Juarez, ao falar o que pensa sobre o meio ambiente, considera que existe uma relao dinmica entre sociedade e natureza intermediada pelo trabalho humano como parte constituinte do meio ambiente.
Bem, pra mim meio ambiente o meio natural o qual ns vivemos? Est relacionado a tudo, aos recursos naturais, est relacionado relao que o homem tem com esse meio ambiente, a relao de sobrevivncia, est relacionado aos seres vivos, diversidade, biodiversidade, que necessrio para que haja equilbrio. [...]. Meio ambiente o meio natural, a relao que o homem tem com esse meio. Essa relao seria principalmente pela questo do trabalho, que acredito que o homem torna-se ele homem no momento em que, atravs do meio ambiente, dessa natureza, busca os seus meios de sobrevivncia, ou seja, ele vai desenvolver ali o trabalho com a finalidade de sobrevivncia. Ento, a partir desse momento, esse homem passa a ter relao como uma questo social. (Juarez Pedagogo Polivalente Escola C).

Para o professor Juarez, a relao humana com a natureza d-se pelo trabalho, a partir do momento em que o homem busca os meios de sobrevivncia. Essa viso tem um sentido importante porque ao perceber a categoria trabalho como mediadora da relao humana com a natureza, possibilita enxergar outras singularidades. Como por exemplo, compreender em que condies o trabalho mediador da degradao ambiental e social? Essa viso fornece meios para que o exame das relaes produtivas e mercantis revele as singularidades dos atores sociais, permitindo uma distino mais acurada do causador (e da vtima) da crise ambiental do que simplesmente a humanidade (LAYRARGUES, 2006, p. 80). Nesse aspecto, problematizar a relao humana com a natureza importante porque pode ajudar-nos a desvendar ideologias generalistas do tipo: agresso humana com a natureza, sociedade contra natureza, culpa da humanidade. Expresses desse tipo, no entender de Layrargues (2006, p. 80):

dilui os agentes sociais que, com suas respectivas responsabilidades diferenciadas, ficam no em segundo plano, mas literalmente ocultos. a considerao da categoria trabalho que fornece a concretude necessria para que seja possvel visualizar que os humanos no so seres vivos genricos e abstratos para serem qualificados linearmente numa relao humano-natureza como to frequentemente posta, mais sim preenchidos de valores, interesses, intencionalidades e interveno fsicas no mundo bastante diferenciadas.

Com efeito, perceber o dilogo existente entre a natureza e a sociedade possibilita compreender a permanente interao dessa relao. Na compreenso de Carvalho (2006, p. 82):
tal noo auxilia-nos a traduzir a indissocivel interao entre o mundo natural e o social, da qual resultam as condies de vida humana na Terra e as marcas dessa presena na natureza, as quais criam permanentemente, no mundo, novos cursos de vida, fluxos de comunicao e paisagens tanto naturais quanto culturais.

Dessa maneira, abandona-se um conceito de meio ambiente, o qual est reduzido s suas condies fsicas e biolgicas de funcionamento e transcende-se para outra convico, a de que toda a formao social desenvolve-se numa estreita relao com e seu entorno natural (LEFF, 2000, p. 95). Entre as falas identificadas, seis (6) professores, o que corresponde aos outros 50% da amostra, abordaram uma compreenso naturalista sobre o meio ambiente, a qual corresponde noo de espacialidade deslocada da interao humana na natureza, ou seja, refere-se ao lugar1 onde os indivduos habitam e est relacionada ao espao geogrfico. Destacamos, portanto, que na amostra analisada, 50 % dos professores possuem uma representao de meio ambiente de cunho naturalista, por conceberem o meio ambiente a partir de uma viso ecolgica reducionista, reduzida s dimenses fsicas e biolgicas da natureza. Ainda dentro dessa representao, identificamos duas vises: uma delas considera o meio ambiente a partir da noo de espacialidade, geralmente, relacionada ao lugar onde se habita. E outra, que articula a noo de espacialidade com os elementos fsico-biolgicos. Essa ltima viso est presente na metade da amostra que compreende o meio ambiente na sua dimenso naturalista.
1

Essa definio de meio ambiente mais se aproxima do conceito de lugar na perspectiva da Geografia Humanstica. Essa perspectiva considera o lugar como o espao que se torna familiar ao indivduo, o espao vivido, experimentado cotidianamente.

As vises de meio ambiente expressas pelas professoras a seguir caracterizam bem essa perspectiva.

Ento, meio ambiente tudo que est relacionado com o meio


aonde a gente vive, faz parte do meio aonde vivemos. A escola nosso meio, onde moramos. Nosso bairro, nossa casa. Ento, tudo isso faz parte do nosso meio ambiente (Maria Clara Nvel Mdio polivalente Escola C).

A minha idia que meio ambiente no o seu local restrito e sim se referindo ao planeta Terra. No todo, eu vejo esse todo. O meio ambiente como um todo. Essa minha viso. (ngela Geografia Escola A).

Meio ambiente para mim todo espao que ocupado por seres vivos e no vivos. Um objeto que foi construdo e est destruindo o meio ambiente. Tudo que est no universo, est relacionado com o planeta Terra eu considero o meio ambiente (Kaline Pedagoga Escola G).

O reducionismo mais expressivo na compreenso do meio ambiente foi observado na fala da professora Andria, a qual formada em biologia e ensina Cincias. Ao referir-se ao conceito o diluiu totalmente na idia de biosfera.
O meio ambiente o meio que se vive. vamos dizer assim, o meio ambiente o planeta. Onde existem os seres vivos. Biosfera. Eu diria que o meio ambiente est relacionado com a biosfera. Onde tem vida, o meio ambiente (Andria - Cincias Escola G).

Pode-se concluir, em relao viso de meio ambiente predominante no universo da amostra pesquisada, que a compreenso do meio ambiente, enquanto interrelaes dinmicas entre natureza e sociedade, interpretadas atravs das questes biofsicas, polticas, econmicas e culturais foram identificadas nas falas de seis (6) professores, o que constitui 50% da amostra. Por outro lado, essa viso est mais distante do repertrio intelectual dos outros 50% dos professores entrevistados, que compreendem o meio ambiente a partir da viso reducionista, naturalista. Tal anlise permite situ-la no interior da concepo ambiental que separa a natureza da cultura humana e quando esta se insere no fazer pedaggico da EA se circunscreve, ao mesmo tempo, no mbito da Educao Ambiental conservadora ou comportamentalista.

Como

caractersticas

mais

expressivas

da

EA

conservadora

ou

comportamentalista, Gonzaga (2008), (2010) afirma que o enfoque desta vertente em relao questo ambiental, apresenta uma compreenso naturalista e conservacionista da crise ambiental; aborda um entendimento reducionista, biologizante ou fragmentado sobre a questo ambiental; compreende a natureza como algo exterior que rodeia a vida humana. Com bastante pertinncia, Layrargues (2004a, p.12) destaca que essa vertente enfatiza a dimenso ecolgica em detrimento das demais contextualizaes do problema ambiental, promovendo o entendimento da estrutura e funcionamento dos sistemas ecolgicos, mas ignorando a sua interface com a dinmica social. O entendimento desenvolvido pelos professores sobre o meio ambiente pode significar tanto o que representa o meio para eles como o universo cultural deixado pelas circunstncias, opes de vida ao longo de suas trajetrias enquanto sujeitos no mundo, como bem salienta Carvalho (2006, p. 78): a interpretao fala tanto do fenmeno interpretado quanto do mundo da vida e do universo cultural do sujeito que interpreta.

As principais temticas abordadas pelos professores no mbito da Educao Ambiental

Os temas geradores de discusses ou as temticas abordadas pelos professores, associadas concepo de EA em que elas se inserem podem constituir-se em indicativos que demonstrem a possibilidade da prxis educativa contribuir ou no com a transformao da realidade social e ambiental. No escopo das preocupaes ambientais, a questo do lixo vem sendo apontada como um dos problemas ambientais mais expressivos da atualidade, tanto que o lixo consolidou-se como tema privilegiado em diversas atividades pedaggicas no campo da EA. A pesquisa revelou-nos que as temticas desenvolvidas em sala de aula mais recorrentes esto voltadas para a dimenso do tema lixo, com forte expresso nas atividades de reciclagem e de limpeza do ambiente. Os dados coletados sinalizam que existe, nas experincias pedaggicas desenvolvidas pelos professores, um apelo direcionado para a questo do lixo, mas no necessariamente direcionada para o

aprofundamento que o assunto requer. Nesse sentido, para efeito desse artigo, optamos por elencar, primordialmente, esse tema, por observamos que as discusses sobre a reciclagem do lixo abrangem fortes conotaes nas experincias dos professores. Alm da capacidade sedutora do tema reciclagem, h uma intensificao por parte da mdia, sobre o assunto, fato que contribui muito para valorizao do tema na escola. No tocante as prticas em Educao Ambiental disseminadas pelas escolas no Brasil, a poltica denominada 3Rs (que corresponde s iniciais das palavras Reduzir, Reutilizar e Reciclar) ganhou projeo nacional com a promoo da questo do lixo como foco principal em atividades pedaggicas. Sobre tal poltica, Layrargues (2002, p. 180) menciona que

muitos programas de educao ambiental na escola so implementados de modo reducionista, j que, em funo da reciclagem, desenvolvem apenas a Coleta Seletiva de Lixo, em detrimento de uma reflexo crtica e abrangente a respeito dos valores culturais da sociedade de consumo, do consumismo, do industrialismo, do modo de produo capitalista e dos aspectos econmicos da questo do lixo.

Este modo de abordar o tema lixo tem sido constatado nas experincias de Educao Ambiental desenvolvidas nas escolas pesquisadas. A fala do professor Joo situa muito bem esse entendimento alm de abrir espao para questionamentos.
Contedo aquela velha questo dos Rs. Que no incio eram trs Rs e agora j est aumentando os nmeros de Rs, Reciclar, Reutilizar e Reduzir, a tem agora Repensar. Por exemplo, no inicio do ano eu comeo trabalhando o solo. Ai eu vou falando a questo da eroso. Que no se deve jogar lixo no cho, porque prejudica. O plstico e outros materiais passam muito tempo para degradar-se. Que o solo uma camada fina, mas ou menos trinta centmetros, quando o solo sai isso a fica perdido. A questo tambm da lixiviao (Joo Artes Escola A)

Dentro desta perspectiva pedaggica, o aspecto ideolgico da questo tem passado despercebido pelos educadores e favorecido, como consequncia, o reducionismo do assunto s dimenses tcnicas deslocadas das implicaes ambientais, sociais e polticas que o problema acarreta. Ideologicamente, a Reciclagem do lixo tornou-se uma atividade-fim em vez de estar sendo considerada um tema gerador de discusses sobre as consequncias do

lixo num mundo marcado pela lgica da intensificao do consumismo e do desejo do ter cada vez mais acentuado na sociedade capitalista. Por estarem bastante envolvidos pelo discurso ecolgico oficial disseminado na sociedade, alguns professores invertem a lgica da poltica dos 3Rs e privilegiam a etapa Reciclagem em detrimento das etapas Reduo do consumo e Reutilizao. Por sua vez, essa inverso na ordem da poltica dos 3Rs no confronta-se com o desenvolvimento do consumo, exatamente, por no privilegiar, estrategicamente, a sequncia: Reduo do consumo, etapa mais importante no mbito desta poltica; Reutilizao e, por fim, Reciclagem. Com a inverso da ordem na abordagem da poltica dos 3Rs, passa despercebida a compreenso de que o processo de Reciclagem s se consolida se houver produo e consumo dos produtos at se chegar ao lixo. A etapa de produo dos produtos acarreta e envolve outros processos bem mais degradantes e consequentes para a natureza e o bem comum: como as etapas de explorao dos recursos naturais; o transporte da matria prima para a indstria, que envolve muita poluio atmosfrica; o processo de produo industrial do produto, que inclui mais gasto de energias diversas, desperdcio de matria prima, gastos de diversos produtos necessrios para o funcionamento do sistema produtivo; tudo isto sem contar os agravos socioambientais decorrentes das etapas do comrcio. Alm das implicaes ocasionadas nas etapas de explorao dos recursos, produo e consumo final, outra questo precisa ser compreendida: na sociedade atual, os bens esto sendo fabricados para terem pouco tempo de vida til e se tornarem obsoletos num curto perodo de tempo. A dinmica da inovao tecnolgica para a produo de bens to rpida que acarreta uma grande variedade de produtos, com estilos estticos e funes diferenciadas, disponveis para venda, fato que induz o consumidor j sair da loja com dvidas se realmente era aquele produto que deveria ter comprado e no outro esteticamente diferente e bem mais sofisticado de recursos. Isso se d pelo processo de obsolescncia planejada que est em curso, como mostra Layrargues (2002, p. 1840): a vida til dos produtos torna-se cada vez mais curta, e nem poderia ser diferente, pois h uma unio entre a obsolescncia planejada e a criao de demandas artificiais no capitalismo. Este processo consiste, pois numa obsolescncia planejada que ao mesmo tempo simblica, material e induz a iluso de que a vida til do produto esgotou-se mesmo que ele ainda esteja em perfeitas condies de uso. Nesse cenrio, a obsolescncia planejada coaduna-se a outras maneiras de incentivo ao consumo e torna-se um forte aliado na produo global do lixo. Assim,

quanto maior for o consumo da sociedade maior ser a necessidade de incentivar a reciclagem e ocultar o problema ambiental e social que o consumo acarreta. Outra questo que precisa ser pensada diz respeito s situaes em que a coleta de lixo abordada diretamente, isolada das discusses sobre as outras etapas do processo e finaliza-se com a Reciclagem como o fim do processo educativo. Nestes casos, as consequncias das experincias pedaggicas so ainda mais graves para a natureza e a sociedade, pois o sistema educativo (que inclui o poder pblico e todos os seus meios; o processo ensino-aprendizagem; o esforo do professor e dos alunos; o material disponibilizado; o tempo requerido para a experincia) movimenta muita estrutura para tal fim, mas se esvazia de sentido e a prtica perde a oportunidade de exercitar a prxis pedaggica crtica, em seu sentido pleno da palavra, ou seja, a atividade educativa se realiza distante de se efetivar como uma prxis pedaggica transformadora e emancipatria. O relato da professora Lurdes, a seguir, caracteriza bem este reducionismo na experincia pedaggica:

a gente trabalhava tambm reciclagem do papel que eles jogavam fora. Eles jogam, eles rasgam por brincadeira, a eu coletava. Eu e os outros professores, que era um projeto. (Lurdes Cincias Escola D).

preciso alertar que privilegiar a Reciclagem em detrimento das outras etapas, bem mais importantes da poltica dos Rs, de fato, no ajuda estabelecer uma dinmica social que se assente na perspectiva de mudana dos valores culturais, base do estilo de vida moderna e da sociedade capitalista, consequentemente, do ambiente degradado. Portanto, os professores esto diante de um assunto to rico, vasto e interessante ao mesmo tempo que ao ser introduzido criticamente no universo cultural dos alunos, pode enriquecer qualitativamente os meios de luta por cidadania, justia social, ambiental e emancipao social.

Consideraes finais

Este artigo, parte de uma pesquisa mais ampla, no pretende nem tenta esboar uma concluso definitiva sobre o tema estudado pelo fato de compreendermos que estamos continuamente no processo de explorao cognitiva, epistemolgica e

poltica sobre a temtica em questo que, por sua vez, ainda se encontra bastante embrionria. O nosso objetivo geral era conhecer como estavam sendo desenvolvidas as experincias pedaggicas em Educao Ambiental nas Escolas Municipais de Natal, Rio Grande do Norte, de modo que pudssemos contribuir com a construo de uma proposta de Educao Ambiental fundamentada por uma prxis pedaggica dialtica e capaz de imprimir movimentos de transformaes sociais e ambientais. No que diz respeito s experincias pesquisadas, constatamos o que vnhamos observando na literatura que subsidiou teoricamente o estudo: o fato de que existe, no campo investigado, o predomnio da Educao Ambiental conservadora. Abordagem caracterizada pelo reducionismo na compreenso da questo ambiental, marcada principalmente pelo seu enfoque demasiadamente biologizante e ecologizante, o qual dilui ou desconecta as discusses econmicas, polticas, culturais e sociais da questo ambiental e ignora a sua interface com a dinmica social, alm de subjugar a ao humana no tecido social, bem como negar ou no reconhecer, ao mesmo tempo, a existncia do sujeito histrico. Por outro lado, importante reconhecer tambm que a qualidade social do trabalho do professor e, consequentemente, o retorno social que a escola devolve sociedade, depende muito do tipo de vida que ele leva, de suas convices morais, ticas, polticas, de sua situao salarial, de sua satisfao em estar no campo da educao, enquanto profissional do ramo e mais ainda do compromisso poltico e social do poder pblico face aos fins e interesses da educao. Tudo isso so questes que afetam em muito as feies individuais dos professores e sua dimenso coletiva. Ainda assim, diante das difceis condies impostas aos professores e ao processo de gesto escolar possvel perceber que muitos deles so portadores de grandes valores, criatividade e potencial enrgico com capacidade imensa de elevar a Educao Ambiental do campo da ingenuidade, despolitizao e passividade para o campo de uma prxis pedaggica plena, portanto, mais apta a imprimir movimentos de transformao social para se atingir a mudana ambiental desejada. Nesse sentido, a constituio de uma Educao Ambiental crtica, transformadora, emancipatria no se faz presa armadilha da viso que subordina a funo social da educao, como tem sido aprisionada historicamente de forma planejada e controlada, apenas para atender s demandas do capital.

A Educao Ambiental proposta nesse estudo sociedade oposta Educao Ambiental identificada nas experincias estudadas. Conservadora e consolidada hegemonicamente como uma prtica pedaggica que escamoteia os conflitos sociais, que esconde as mazelas da periferia e cria outros focos de vizibilizao, voltadas para a compreenso e solues tcnicas dos problemas ambientais, com vistas a no permitir se enxergar as contradies existentes na dinmica do modo de produo capitalista. Propomos, ainda, ampliar o alcance de uma Educao Ambiental que no se limite aos processos formais de ensino, mas tambm envolva um amplo conjunto de prticas sociais e educativas que se desenvolvam fora da escola por meio de crianas, jovens, adultos, lderes comunitrios locais, caracterizando-a tambm como uma Educao Ambiental de carter popular. Nesse cenrio, a Educao Ambiental no deixa de ser um mecanismo ideolgico de reproduo dos valores da sociedade capitalista. Mas, tambm, dialeticamente, uma via por onde caminha a disputa pela conservao da ordem social vigente ou transformao das condies sociais. Portanto, o momento exige esforos individuais e coletivos para mudar tanto a sociedade que impe formas de relao humano-natureza-sociedade causadoras da crise social e ambiental como a Educao Ambiental que sugere a conservao da ordem social vigente. REFERNCIAS ARENDT, Hannah. A condio humana. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. BRUGGER, Paula. Educao ou adestramento ambiental? Florianpolis: Letras Contemporneas, 1999. CARVALHO, Izabel. Cristina de Moura. Educao ambiental: a formao do sujeito ecolgico. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2006. (Coleo Docncia em formao). FERRARO JUNIOR, A. L. Recifes, arquiplagos, faris e portos: navegando no oceano de incertezas da educao ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B. et al. Pensamento complexo, dialtica e educao ambiental. So Paulo: Cortez, 2006. GONZAGA, Magnus Jos Barros. Educao Ambiental: um estudo de experincias em escolas municipais de Natal. 2008. 160 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais) - Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais, Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

GUIMARES, Mauro. Educao ambiental: no consenso um embate?. Campinas: Papirus, 2002. KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da prxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. KOSIK, Karel. Dialtica do concreto. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. LAYRARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideolgico da lata de alumnio e suas implicaes para a educao ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. et al. Educao ambiental: repensando o espao da cidadania. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2002. LAYRARGUES, P. P. Para que a educao ambiental encontre a educao. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetria e fundamentos da educao ambiental. So Paulo: Cortez, 2004 LAYRARGUES, P. P. Muito alm da natureza: educao ambiental e reproduo social. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. et al. Pensamento complexo, dialtica e educao ambiental. So Paulo: Cortez, 2006. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Crise Ambiental, educao e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatria. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Org.). Educao ambiental: repensando o espao da cidadania. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2002. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. et al. Educao ambiental: repensando o espao da cidadania. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2002. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetria e fundamentos da educao ambiental. So Paulo: Cortez, 2004. ______. Pensamento complexo, dialtica e educao ambiental. So Paulo: Cortez, 2006. MARX, Karl.; ENGELS, F. A ideologia alem. 7. ed. So Paulo: Hucitec, 1989. MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, KARL; ENGELS, F. A ideologia alem. 7. ed. So Paulo: Hucitec, 1989a. VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da prxis. So Paulo: CLACSO; Expresso Popular, 2007.

Potrebbero piacerti anche