Sei sulla pagina 1di 2

24/1/2014

Apae e Aldeia indgena de Nonoai agora so Pontos de Cultura Cultura RS


Agncia de Notcias O Governo Servios ao Cidado O Estado do RS

Incio > Contedo > Notcias > Apae e Aldeia indgena de Nonoai agora so Pontos de Cultura

Apae e Aldeia indgena de Nonoai agora so Pontos de Cultura


16.01.2014

Fale Conosco

BUSCA
3 Tw eetar 1 0

Gosto

O secretrio de Estado da Cultura, Assis Brasil, encerrou sua visita aos municpios do Alto Uruguai, nessa quinta-feira (16), em Nonoai. O municpio teve dois projetos selecionados no edital de Pontos de Cultura da Sedac. Na prefeitura o secretrio informou que at o final de janeiro ser aberto um novo edital para Pontos de Cultura. O investimento nos Pontos de Cultura significa o reconhecimento pblico s aes da comunidade, e conhecer essas comunidades dar vida s nossas polticas pblicas para a cultura do estado, afirmou Assis Brasil que tambm orientou para a criao do Conselho, Plano e Fundo municipal de cultura. O prefeito, Joo Vianei Rubin, elogiou a descentralizao do governo com a presena do secretrio nos municpios. Nota-se, neste governo, que hoje a secretaria da cultura existe de fato e atua com uma poltica de resultados, disse. Preservao da cultura

AMPLIAO DE RECURSOS PARA A CULTURA


No Rio Grande do Sul, as polticas pblicas para a cultura so pensadas a partir de um conceito transversal, que entende a cultura como primordial para o desenvolvimento artstico, econmico e cidado do estado. Leia mais

Secretrio Assis Brasil e representantes do novo Ponto de Cultura

A comunidade indgena atua decisivamente na economia do municpio de Nonoai e a Associao Indigena Sede da Aldeia Kaigang agora ser um Ponto de Cultura. Com o tema: ndio Ensinando ndio (Kanhgg Ty Jagne Mr Kanhrn Rn) o projeto vai realizar oficinas culturais, de qualificao do artesanato e de resgate da memria da Terra Indgena de Nonoai. Tambm vai criar o acervo histrico da aldeia, desenvolver projeto audiovisual e organizar um Banco de Sementes. Ainda ser reforado o ensino de msica que j ocorre na parceria da escola indgena com o projeto Mais Educao.

REDES SOCIAIS

Recepo com danas tradicionais do povo kaigang

O secretrio Assis Brasil visitou a Associao, foi recebido com danas e msicas tpicas dos kaigangs e falou sobre os objetivos dos Pontos de Cultura. O que valoriza os Pontos a sua diversidade. Os recursos pblicos buscam qualificar o trabalho que a comunidade j desenvolve e ficamos felizes ao ver que este recurso ser to bem aproveitado aqui na aldeia, afirmou.

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2014/01/apae-e-aldeia-indigena-de-nonoai-agora-sao-pontos-de-cultura/

OUA OS UDIOS DOS 1/2

24/1/2014

Apae e Aldeia indgena de Nonoai agora so Pontos de Cultura Cultura RS

DOS EDITAIS DA CULTURA


Jingle geral dos editais

Secretrio recebe smbolo da coragem e luta dos kaigangs

Jingle Pontos de Cultura

O presidente da Associao, Selirio Vergueiro, presenteou o secretrio com uma lana, smbolo dos guerreiros kaigangs. Assis Brasil tambm um guerreiro da cultura, disse o lder indgena. Para receber o presente o secretrio precisou seguir os rituais e usar um cocar. Incluso cultural Depois o titular da pasta da cultura estadual visitou a APAE de Nonoai, que tambm teve o projeto selecionado e ter um Ponto de Cultura em sua sede. A organizadora do projeto e diretora da APAE, Celi Furini, o presidente da instituio, Wolmar Schmit, e a secretria municipal de Educao e Cultura, Flvia Borges, detalharam o projeto chamado Limite- coisa que no existe.

Ponto de Cultura da Apae vai desenvolver incluso social

O trabalho ser de incluso cultural das pessoas com deficincia por meio de aes e atividades de cunho cultural nas reas da dana, msica, artes, artesanato, preservao ambiental e incluso digital, com o intuito de difundir amplamente o potencial das pessoas com deficincia, buscando diferentes formas de manifestaes culturais que dignifiquem a insero social dessas pessoas, propiciando a socializao e o resgate cultural em torno das caractersticas da comunidade onde vivem. Com uma atuao de 20 anos a APAE de Nonoai referncia regional com tcnicas teraputicas tradicionais e com uso de cavalos e ces. A escola atende 82 alunos do ensino fundamental terceira idade.

S S S S M

Irmos Elias no Musical vora

Prorrogadas as inscries Edital SEDAC Modernizao de Bibliotecas Pblicas Municipais

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2014/01/apae-e-aldeia-indigena-de-nonoai-agora-sao-pontos-de-cultura/

2/2

Potrebbero piacerti anche