Sei sulla pagina 1di 5

Plano de Ensino

TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA

Ttulo TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA Cdigo da disciplina SIA CCJ0051 Nmero de semanas de aula 16 Contextualizao

incontestvel que, na prtica jurdica, a linguagem escrita exerce papel fundamental. Dentre outras razes, destaque-se o fato de revelar informaes juridicamente importantes, viabi lizando o mais perfeito entendimento do caso concreto. Entretanto, sabemos que no tarefa de fcil envergadura expressar-se de acordo com a exigncia do rigor jurdico e, ao mesmo tempo, manter a clareza, a transparncia e a elegncia. Alm do mais, no podemos olvidar que, no Direito, os profissionais militantes precisam demonstrar capacidade persuasiva e competncia argumentativa para obter sucesso nas lides em que atuam. Vivemos um momento de expectativa geral por uma prestao jurisdicional mais clere e eficiente, que atenda com justia e imparcialidade as necessidades da populao. No h dvidas de que o domnio de todo o instrumental que esta disciplina precisa ministrar funciona como elemento propulsor para que os graduandos se reconheam como agentes desse processo de transformao, pois por meio da linguagem que todo o contedo de direito material se expressa e consubstancia. Revela-se necessrio, portanto, buscar o mais ntimo entrelaamento entre a teoria e a prtica, com intensa produo de textos argumentativos que enfrentem as temticas mais modernas e instigantes do Direito. Entendemos, enfim, que o estudo das tcnicas e estratgias relativas argumentao jurdica, associado produo de tais textos, evidencia-se como fundamental formao de advogados competentes.

Ementa

As condies de produo do texto argumentativo. Tipos de auditrio: convencimento e persuaso. Estrutura e linguagem do texto argumentativo. Elementos constitutivos do raciocnio argumentativo. Tipos de argumento: seleo e combinao. Produo do texto jurdico argumentativo: fundamentao e concluso.

Objetivos gerais

O aluno dever ser capaz de:

Compreender a importncia do advogado, na prestao jurisdicional, como motivador de novas interpretaes da norma por meio da argumentao jurdica.

Identificar e organizar os elementos constitutivos da argumentao.

Dominar a produo dos variados tipos de argumento.

Conhecer fontes atuais que colaborem com a produo de textos jurdicos.

Planejar e produzir, com coeso e coerncia, clareza e consistncia, o texto jurdico argumentativo.

Objetivos especficos

O aluno dever ser capaz de: - Reconhecer a relevncia da argumentao e da oratria para a prtica profissional. - Elaborar argumentos com base nas fontes clssicas e modernas do Direito. - Formular proposies contrrias tese que defende. - Compreender que pelo discurso que se constri a idia de ?verdade? e, portanto, de justia. - Identificar: a) os tipos de auditrios; b) as diferenas entre convencimento e persuaso e c) a eficcia dos implcitos no discurso persuasivo. - Estabelecer a importncia do ?eu? e do ?tu?, na argumentao jurdica. - Identificar a dialtica como essncia da argumentao. - Analisar e interpretar, no texto argumentativo, elementos como: a) fatos; b) implcitos; c) presunes; d) valores. - Formular teses. - Identificar o fato gerador do conflito, as partes e os fatos contextualizadores (provas e indcios). - Estabelecer a relao de coeso e coerncia entre os elementos constitutivos da argumentao jurdica.

- Formular hipteses. - Identificar e produzir os variados tipos de argumentos em fundamentaes de peas processuais. - Pesquisar dados que tornem os argumentos consistentes. - Produzir textos argumentativos de natureza jurdica, com base nas tcnicas e nas estratgias desenvolvidas na disciplina.

Contedos

Unidade 1 - As condies de produo do texto argumentativo O discurso jurdico e o advogado. Funo persuasiva do texto jurdico. Tipos de auditrio: convencimento e persuaso. Silogismo a servio da argumentao. Demonstrao e argumentao.

Unidade 2 - Estrutura e linguagem do texto argumentativo: os elementos constitutivos do raciocnio argumentativo Situao de conflito. Tese. Contextualizao do real. Tipos de prova e indcios. Raciocnio dialtico. Hipteses causais e condicionais.

Unidade 3 - Tipos de argumento: seleo e combinao Prembulo. Argumento pr-tese. Argumento de autoridade. Argumento de oposio. Argumento de senso comum. Argumento de causa e efeito.

Unidade 4 - Produo do texto jurdico argumentativo: fundamentao e concluso Planejamento do texto argumentativo. Expresses introdutrias de pargrafos. Uso de conectores. Produo de fundamentao e de concluso. A fundamentao nas diferentes peas processuais.

Unidade 5 - Reviso e fixao de contedo.

Indicao do material didtico

Nome do Livro: Lies de argumentao Jurdica: da teoria prtica. Nome dos autores: FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES Jr., Nelson Carlos.VALVERDE; Alda da Graa
Marques

Editora: Forense Ano: 2009 Edio: 1 edio, terceira reimpresso Nome do captulo: Algumas questes tericas sobre a argumentao (captulo 3 todo) N pg. captulo: 17 Nome do captulo: Fundamentao e tipos de argumento (captulo 4 todo) N pg. captulo: 45
---------------------------------------------------------------------

Nome do Livro: Argumentao Jurdica.

Nome dos autores: FETZNER, Nli Luiza Cavalieri et alii Editora: Freitas Bastos Ano: 2009 Edio: 3 edio Nome do captulo: Teoria da Argumentao como metodologia jurdica, segundo Perelman (captulo 7 todo) N pg. captulo: 72
Mapa conceitual Veja arquivo em anexo Procedimentos de avaliao

No Curso de Direito, a avaliao se d de forma continuada. Isto , antes de cada aula o estudante dever solucionar os casos concretos que se encontram na webaula da disciplina e postar suas respostas no ambiente on line.

Aps a reviso e autocorreo, o estudante dever refazer a anlise do caso concreto, no ambiente webaula, acrescentando citaes doutrinrias e jurisprudenciais. O conjunto dos trabalhos prticos realizados ao longo do perodo valero at 2,0 (dois) pontos na AV1, AV2 e AV3.

As AV1, AV2 E AV3 sero realizadas atravs de provas escritas, valendo, no mnimo, at 8,0 (oito) pontos, contendo questes objetivas e discursivas, sendo, ao menos uma das questes, um caso concreto para anlise e resoluo. A soma de todas as atividades ( provas escritas e resoluo dos casos aula a aula) comporo o grau final de cada avaliao, no podendo ultrapassar o grau mximo de 10 (dez), sendo permitido atribuir valor decimal s avaliaes.

A AV1 contemplar o contedo da disciplina at a sua realizao, incluindo o das atividades estruturadas, nas disciplinas que as contenham.

As AV2 e AV3 abrangero todo o contedo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas.

Para aprovao na disciplina o aluno dever:

1. Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da mdia aritmtica entre os graus das avaliaes, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as trs etapas de avaliao (AV1, AV2 e AV3). A mdia aritmtica obtida ser o grau final do aluno na disciplina. 2. 3. Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das trs avaliaes. Frequentar, no mnimo, 75% das aulas ministradas.

Bibliografia bsica

FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES Jr., Nelson Carlos; VALVERDE; Alda da Graa Marques. Lies de Argumentao Jurdica: da teoria prtica. 2. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Forense-Gen, 2013.

FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES Jr., Nelson Carlos; MACEDO, Iralcio. Lies de gramtica aplicadas ao texto jurdico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2013. PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS- TYTECA, Lude. Tratado da argumentao: a nova retrica. So Paulo: Martins Fontes, 2008.

Potrebbero piacerti anche