Sei sulla pagina 1di 3

Exemplo 1

Neste exemplo pede-se para determinar a equao da linha elstica de uma viga suportando um carregamento e a flecha mxima no ponto mdio da viga. O primeiro passo descobrir o momento fletor da viga; que sofre a ao de foras q e so criadas tens!es e deforma!es em seu interior. "ara determinar essas tens!es e deforma!es devemos encontrar as foras e os momentos internos que atuam nas se!es transversais da viga. #epois usando a equao da linha elstica podemos determinar a sua inclinao e a elstica da viga; quando existe uma viga engastada com um carregamento concentrado atuando para baixo sob a ao do mesmo o eixo da viga forma uma curva. $uando a viga flexionada no h somente uma flecha em cada ponto ao longo do eixo mas tambm uma rotao o %ngulo de rotao &'( do eixo da viga o %ngulo entre o eixo x e a tangente ) curva deformada. *sando a formula determina-se a equao para a inclinao da viga. #epois substituindo uma a outra determina a equao para a elstica da viga. + flecha mxima ocorre no ponto mdio do comprimento utili,ando o resultado da equao usada anteriormente e substituindo determina a magnitude da flexo.

Exemplo 2

Neste exemplo pede-se para determinar a equao da linha elstica o %ngulo de rotao e a deflexo. #escobrindo primeiramente o momento fletor da viga substituindo expresso do momento fletor na equao diferencial integram os lados da equao para obter a inclinao e deflexo. -alcula-se a inclinao da viga e depois usa a equao da linha elstica na viga para descobrir a deflexo e o %ngulo de rotao na extremidade livre da viga porque quando a viga flexionada no h somente uma flecha em cada ponto ao longo do eixo mas tambm uma rotao. Obtendo-se o %ngulo de rotao mximo para a viga; determina-se a flecha na extremidade livre da viga com o valor da deflexo calculado anteriormente.

Exemplo 3: (figura 5.3)

Neste exemplo pede-se para determinar o maior deslocamento vertical de uma viga considerando ./ constante a viga simplesmente apoiada suporta um carregamento triangular distribu0do. Na linha elstica devido a simetria apenas uma coordenada 1 necessria para a soluo. O deslocamento vertical mximo ocorre no centro uma ve, que a inclinao nesse ponto nula. No momento fletor da viga o carregamento distribu0do atua para baixo e portanto de acordo com a nossa conveno de sinais positivo. /nclinao e linha elstica usando a equao e integrando duas ve,es obtemos as constantes de integrao aplicando a condio de contorno v23 em x23 e a condio de simetria dv 4dx 2 3 em x2 546. #eterminando o deslocamento mximo em x2 546.

Exemplo 4: (Figura 5.4)

Neste exemplo pede-se para determinar o deslocamento mximo vertical de uma viga considerando ./ constante a viga simplesmente apoiada est submetida ) fora concentrada ". Na linha elstica a viga se deflete portando devemos usar duas coordenadas visto que o momento fletor tornase descont0nuo em ". Nesse caso admitiremos que x7 e x6 tenham a mesma origem em +. 8omento fletor da viga de modo que 87 2 "4917. Na inclinao e linha elstica aplicando a equao para 87 e integrando duas ve,es de maneira semelhante para 86. -alculamos as quatro constantes usando duas condi!es de contorno. +lm disso devem ser aplicadas duas condi!es de continuidade em :. ;ubstituindo como especificado resultam as quatro equa!es. <esolvendo essas equa!es obtemos -7 -6 -9 -=. +nalisando a linha elstica conclui-se que o deslocamento vertical mximo ocorre em # em algum lugar na regio +:.

Nesse ponto a inclinao nula. ;ubstituindo na equao. O sinal negativo indica que o deslocamento ocorre para baixo.

Exemplo 5:

Neste exemplo pede-se para determinar o deslocamento vertical em considerando ./ constante de uma viga que esta submetida a uma forca concentrada em " na extremidade. + figura mostra viga simples em balano submetida ) fora concentrada em uma das extremidades da viga. "ara solucionarmos este problema analisamos a linha esttica> + viga se deflete at adquirir a forma mostrada na figura ?.?a. #evido ao carregamento devem ser consideradas duas coordenadas x ou se@a 3 A x7 A 6a 7 e 3 A x6 A a onde 6 x orienta-se para a esquerda a partir de - uma ve, que o momento interno fcil de expressar. No momento fletor usamos o diagrama de corpo livre. -om isso aplicamos as quatro constantes de integrao usando trBs condi!es de contorno.

Exemplo 6:

Neste exemplo foi determinado para viga e o carregamento indicado> + equao da linha elstica a declividade de viga no apoio + e a flecha mxima. -om a viga bi apoiada com uma carga uniformemente distribu0da. "ara solucionarmos esse problema usaremos a equao diferencial da linha esttica integrando essa equao duas ve,es e a condio de contorno. +ssim encontraremos a equao da linha elstica a declividade da linha elstica no apoio +> "ara x 2 3 e Clecha 8xima> "ara x2 l46.

Potrebbero piacerti anche