Sei sulla pagina 1di 4

Guilherme Manuel Gonalves de Carvalho 3 Ano

Biografia

Sacadura Cabal nasceu em Celorico da Beira a 23 de Abril de 1881. Em 1897, depois de concluir os estudos, foi fazer o servio militar e sendo promovido at chegar a capito-de-fragata por distino. Entretanto o Aro Club de Portugal andava a fazer propaganda da aviao e conseguiu que o governo abrisse um concurso para que os oficiais do exrcito e da marinha fossem enviados a vrias escolas estrangeiras de aviao para assim obterem o brevet de piloto aviador militar. Sacadura Cabral foi um desses oficiais e consegui ir para Frana ingressando na Escola Militar de Chartres. A 11 de Novembro de 1915 realizou o seu primeiro voo como passageiro e, em Janeiro de 1916 fez o seu primeiro voo como piloto. Em Maro fez as provas de brevet com aprovao. Ainda em Frana seguiu para a Escola de Aviao Martima de Saint Raphael, onde se especializou em hidroavies. Frequentou ainda vrias escolas de aperfeioamento e esteve na Escola de Buc, pilotando avies Blriot e Caudron. Tendo terminado a sua estadia em Frana regressou a Portugal em Agosto de 1916. Na altura estava a ser organizada a Escola de Aviao Militar em Vila Nova da Rainha e Sacadura Cabral foi a incorporado como piloto instrutor. No entanto, o governo resolveu enviar para Moambique uma esquadrilha de aviao de modo a cooperar com o exrcito, na defesa do territrio em relao aos ataques alemes, Sacadura Cabral ficou encarregado de adquirir em Frana o material necessrio. Esta foi a primeira unidade de aviao constituda em Portugal. Durante a Primeira Guerra Mundial serviu nas colonias ultramarinas e foi um dos primeiros instrutores da escola militar de aviao. Foi considerado um aviador notvel pelas suas qualidades e inteligncia e foi reconhecido a nvel mundial por conseguir ultrapassar as insuficincias tcnicas e materiais que havia na altura. Juntamente com Gago Coutinho inventou um " corretor de rumos" para conseguir compensar o desvio causado pelo vento. Este aparelho teve a sua primeira experiencia na viagem area entre Lisboa e Madeira realizada a 1921 e foi apresentado no Congresso Internacional de Navegao area onde teve boa aceitao Realizou diversas travessias areas memorveis, notabilizando-se especialmente em 1922, ao efetuar com Gago Coutinho, a primeira travessia area do Atlntico Sul. Faleceu num desastre de aviao algures no Mar do Norte, em 1924, quando voava em direco a Lisboa, pilotando um avio que se despenhou. O cadver nunca foi encontrado. Acerca da sua morte escreveu um Poeta: "Encontrou a sepultura em pleno mar / Que a terra, donde andava foragido, / Era pequena demais para o sepultar."

A Travessia
Foi Sacadura Cabral que comeou a preparao para a primeira travessia area do Atlntico Sul e quando apresentou o projeto a Gago Coutinho acelerou a construo do "corretor de rumos". A pica viagem iniciou-se em Lisboa, s 7:00h de 30 de maro de 1922, levaram um hidroavio monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, tinha um motor Rolls-Royce e foi batizado Lusitnia. Sacadura Cabral exercia as funes de piloto e Gago Coutinho as de navegador. A primeira etapa da viagem foi concluda no mesmo dia, e pararam nas Ilhas Canrias sem incidentes embora tivessem notado um grande consumo de combustvel. No dia 5 de abril, partiram rumo Ilha de So Vicente, no Arquiplago de Cabo Verde, cobrindo 850 milhas. Ficaram nesta ilha at dia 17 para repararem o avio. Partiram ento rumo ao Arquiplago de So Pedro e So Paulo, j em guas brasileiras. O mar revolto naquele ponto, causou danos ao Lusitnia, que perdeu um dos flutuadores. Os aeronautas foram recolhidos por um Cruzador da Marinha Portuguesa, que os conduziu a Fernando de Noronha. J tinham viajado 1700 km. No dia 5 de junho foi-lhes enviado um novo hidroavio batizado pela esposa do ento Presidente do Brasil, como Santa Cruz. Levantaram voo rumo a Recife fazendo escalas em Salvador, Porto Seguro, Vitria e dali para o Rio de Janeiro, ento Capital Federal, onde, a 17 de junho de 1922 amarou em frente Ilha das Enxadas, nas guas da baa de Guanabara. Foram aclamados como heris em vrias cidades brasileiras pois haviam concludo com xito a primeira travessia do Atlntico Sul. Embora a viagem tenha consumido setenta e nove dias, o tempo de voo

foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8.383 quilmetros. A viagem serviu de inspirao para os raides posteriores de Sarmento de Beires, Joo Ribeiro de Barros e de Charles Lindbergh, todas em 1927.

Potrebbero piacerti anche