Sei sulla pagina 1di 8
Funcionamento geral de um sistema informático
Funcionamento geral de um sistema informático

Tecnolo gias de Informação

Tecnologias de Informação (TI):

é o conjunto de equipamentos e suportes ló gicos (hardware e so ftware) que permitem executar tarefas como a aquisição, transmissão, armazenamento, recuperação e exposição de dados ”

[A lter, 1992]

Fonte: Luis Rodrigues Informática II – 2001 07

Factores de sucesso dos computad ores

Velocidade de processamento dos dados Custo / eficiência Produtividade A umento da competitiv ida de Precisão Versatilidade Globalização da informação

input Dispositivos de entrada de dados Unidade Central de Processamento (CPU) barramento Dispositivos de
input Dispositivos de entrada de dados Unidade Central de Processamento (CPU) barramento Dispositivos de
input Dispositivos de entrada de dados
input
Dispositivos de
entrada de dados
Unidade Central de Processamento (CPU) barramento Dispositivos de armazenamento (memória)
Unidade Central de
Processamento (CPU)
barramento
Dispositivos de
armazenamento
(memória)

output

Dispositivos de saída de dados

Processamento (CPU) barramento Dispositivos de armazenamento (memória) output Dispositivos de saída de dados 4
A Motherboard (Placa Mãe) A motherboard p ode ser com p arada ao sistema nervoso
A Motherboard (Placa Mãe) A motherboard p ode ser com p arada ao sistema nervoso

A Motherboard (Placa Mãe)

A motherboard p ode ser com p arada ao sistema nervoso do cor p o humano. É através desta que é transferida toda a informação entre todos os outros componentes, e é por essa razão que é essencial ter uma motherboard de alta qualidade para obter um bom desempenho geral do computa d or. É neste componente que se encontram as inter f aces de ligação para os outros componentes, como as portas AGP, PCI, USB, etc.

O Processador ou CPU (Unidade Central de Processamento)

Este componente faz exactamente aquilo que o nome indica, ou seja, é a unidade de controle que processa todas as instruções/cálculos do computa d or. A velocidade de um processa d or é um f actor d eterm i nante para a velocidade de um computador, sendo indicada em MHz ou GHz (por exemplo, 3 GHz correspondem a 3,000 MHz). Devido às elevadas temp eraturas que atin g e vem acomp anhado p or um ventilador (cooler).

Fonte: Vobis.pt

A Memória É uma unidade volátil de armazenamento de dados, que guarda os dados e
A Memória É uma unidade volátil de armazenamento de dados, que guarda os dados e

A Memória

É uma unidade volátil de armazenamento de dados, que guarda os dados e código das aplicações activas. Vulg armente desig nada p or RAM ( Random Access Memor y ) q uando esta memória é esgotada o computador utiliza o disco, que tem tempos de acesso e de transferência muito maiores, logo, quanto mais memória, menos utilizado é o disco e portanto melhor a prestação do computador. Todos os programas têm de ser executados através da RAM antes de poderem ser usados. A capacidade deste componente é expressa em Megabytes (MB).

A Placa Gráfica

É a placa responsável por traduzir os dados, presentes na memória, em sinais reconhecidos pelo monitor. Desta placa depende a qualidade da imagem, os efeitos gráficos, e a fluidez dos gráficos 3D. S e pret en d e jogar jogos 3D, est a p l aca é o componen t e mai s i mpor t an t e. Tem como referência o chip (integrado) do fabricante, e a capacidade da sua memória.

A Placa de Som

É o componente que permite o tratamento (saída e entrada) de som, no seu computador. Através desta placa são também habitualmente ligados os periféricos para jogos (joysticks, gamepads, volantes, etc.)

Fonte: Vobis.pt

O Disco Rígido É uma unidade de armazenamento de dados com elevada capacidade. Aqui são
O Disco Rígido É uma unidade de armazenamento de dados com elevada capacidade. Aqui são

O Disco Rígido

É uma unidade de armazenamento de dados com elevada capacidade. Aqui são armazenadas ap licaç ões e dados p ermanentes. A cap acidade dum disco ap arece medida em G yg aby tes ( 1 GB = 1,024 Megabytes). Podem ser instalados vários discos, ou, pode um disco conter várias partições. Existem soluções internas e externas.

As Unidades de Leitura/Gravação (opcionais)

São unidades que permitem a leitura ou escrita nos consumíveis que armazenam informação, como é o caso das drives de disquetes, CD, DVD, etc.

O Modem (opcional)

O modem é um componente interno ou externo que converte os dados do computador em sinais que podem transmitidos através de por exemplo linhas telefónicas ou de cabo. O modem pode ser utilizado para navegar pela Internet, enviar/receber emails, jogar jogos através da Internet, etc. No q ue resp eita ao ti p o de lig aç ão, p oderá op tar p ela lenta lig aç ão analóg ica através de um modem 56Kbps, ou pelas ligações mais rápidas de RDIS, ADSL ou Cabo.

Fonte: Vobis.pt

A Placa de Rede (opcional) É o componen te que perm it e co l
A Placa de Rede (opcional) É o componen te que perm it e co l

A Placa de Rede (opcional)

É o componen te que permite co locar o seu computador em comunicação com outros computadores numa rede local (LAN).

A Placa TV/Vídeo (opcional)

É um componente que permite a captura de sinal vídeo, através do cabo coaxial da antena, e o traduz em dados, invertendo o processo da placa gráfica. Permite a edição de imagem, a sintonização de canais de televisão, etc.

Fonte: Vobis.pt