Sei sulla pagina 1di 4

Experincia de Frederick Griffith (1928)

Griffith descobriu que a Gripe Pneumnica, implicava na maioria dos casos, pneumonia na zona dos pulmes, resultante das transformaes de uma estirpe para uma estirpe diferente. Esta transformao foi atribuda a um Principio Transformante desconhecido. Concluindo que existia uma substncia nas bactrias de tipo S, que fazia com que, mesmo aps estarem mortas pela ao do calor, as bactrias de tipo R, se transformassem em bactrias de tipo S. Tipo S (patognica) Com cpsula, lisa, resistente fagocitose. Tipo R (no patognica) Sem cpsula, rugosa, destrudas pela fagocitose.

Experincia de Oswald Avery e colaboradores (Princpio transformante) (1944)


Avery e os seus colaboradores suspeitavam que o ADN pudesse ser o princpio transformante. Ao tratarem o ADN proveniente das bactrias tipo s com proteases e RNAases, no conseguiram evitar a transformao das estirpes no virulentas em virulentas. Mas ao fazerem o tratamento com enzimas que degradam o ADN, a transformao foi impedida. Desta forma, estes investigadores concluram que o ADN era o princpio transformante, que passa das bactrias do tipo S mortas para as bactrias do tipo R, dandolhes a informao necessria para que estas produzam cpsula e se tornem virulentas.

Experincia de Alfred Hershey e Martha Chase (1953)


Antes de iniciarem as experincias, estes investigadores tiveram em considerao que: Os vrus no penetram nas clulas (a cpsula fica no exterior); As protenas da cpsula do vrus no tm fsforo (P), mas apresentam enxofre (S); O ADN apresenta na sua constituio fsforo (P), mas no contm enxofre (S). Ao marcarem radioactivamente as protenas e o ADN virais, puderam seguir o trajeto destas molculas. Verificaram que as protenas, presentes na cpsula, no penetram na bactria, ao contrrio do ADN. Uma vez no interior da bactria, o ADN viral toma o comando da clula bacteriana. Assim, a bactria passa a produzir cpias do ADN viral, bem como protenas que iro constituir a cpsula dos novos vrus. Com esta experincia, conclui-se que s o ADN viral penetrava nas bactrias e no as protenas. Assim, este que contm a informao necessria para a produo das protenas das cpsulas dos novos vrus.

Composio qumica dos cidos nucleicos: DNA e RNA


Os cidos nucleicos so constitudos por unidades bsicas designadas nucletidos. Cada nucletido formado por: Base azotada e pentose (nuclesido) Grupo fosfato

Existem dois tipos de cidos nucleicos: o DNA (cido desoxirribose) e o RNA (cido ribonucleico). A principal diferena entre estes dois tipos de cidos nucleicos reside na pentose presente nos seus nucletidos, sendo a pentose no DNA a desoxirribose e no RNA a ribose. Quanto s bases azotadas, estas dividem-se em dois tipos: Bases pricas (purinas) - adenina e guanina, que apresentam anel duplo; Bases pirimdicas (pirimidinas) - uracilo, timina e citosina, que apresentam anel simples. Os cidos nucleicos estabelecem ligaes entre si, atravs do grupo fosfato de um dos nucletidos e o carbono 3 da pentose do nucletido seguinte, formando cadeias polinucleotdicas Ligaes fosfodister.

Estrutura do DNA
DNA um modelo de dupla hlice, composta por duas cadeias polinucleotdicas, que se dispem em sentidos inversos, designando-se, por isso, antiparalelas. As cadeias desenvolvem-se em sentidos opostos, iniciando-se na extremidade 5 e terminando na extremidade 3. Assim, extremidade 5 de uma cadeia corresponde a extremidade 3 da outra. Nas zonas mais externas da dupla hlice, encontram-se o grupo fosfato e a desoxirribose, enquanto que na parte mais interior, formando os degraus, surgem as bases azotadas. No DNA existem 4 bases azotadas: adenina, timina, guanina e citosina. A adenina s emparelha com a timina (por 2 pontes de hidrognio), bem como a citosina emparelha apenas com a guanina (por 3 pontes de hidrognio). Por esta razo diz-se que so bases complementares.

Regra de Chargaff (1949-53)


Os resultados que Chargaff e sua equipe conseguiram, levaram a importantes concluses sobre a composio de bases nitrogenadas do DNA. Foi verificado que: Essa composio variava de uma espcie pra outra, mas que era constante dentro da mesma espcie. O nmero de timinas presente no DNA de qualquer espcie era aproximadamente igual ao nmero de adeninas e que o nmero de guaninas era aproximadamente igual ao nmero de citosinas. Ou seja, enquanto a proporo entre as bases varia entre as espcies, o total de purinas (A + G) igual ao total de pirimidinas (T + C).

Estrutura do RNA
A molcula de RNA formada por uma cadeia simples de nucletidos, com dimenses muito inferiores s da molcula de DNA Em determinadas regies, a molcula de RNA pode dobrar-se devido ao estabelecimento de pontes de hidrognio entre as bases complementares (adenina uracilo; guanina citosina)

As molculas do RNA so sintetizadas a partir do DNA e podem apresentar, sob o ponto de vista de estrutura e funo, trs formas distintas: mRNA (RNA mensageiro) tRNA (RNA de transferncia) rRNA (RNA ribossmico) Diferenas entre o DNA e o RNA cido nucleico Estrutura Pentose Bases azotadas Localizao DNA Cadeia dupla Desoxirribose Timina, citosina, adenina e guanina Ncleo, mitocndria e citoplasma RNA Cadeia simples Ribose Uracilo, citosina, adenina e guanina Ncleo e citoplasma

Replicao do DNA
Antes da experimentao existiam 3 modelos para a replicao do DNA: Hiptese semiconservativa cada uma das cadeias serviria de molde para uma nova cadeia e, consequentemente, cada uma das novas molculas de DNA seria formada por uma cadeia antiga e uma cadeia nova Hiptese conservativa a molcula de DNA progenitora manter-se-ia ntegra, servindo apenas de molde para a formao da molcula-filha, a qual seria formada por duas novas cadeias de nucletidos Hiptese dispersiva cada molcula-filha seria formada por pores da molcula inicial e por regies sintetizadas de novo, a partir dos nucletidos presentes na clula Aps investigao e experimentao por parte de Meselson e Stahl, pde-se concluir que a replicao do DNA uma replicao semiconservativa porque uma das cadeias do DNA mantida e a outra gerada.

Como se replica o DNA? Para que o processo de replicao se inicie, necessria a atuao de uma enzima, a helicase. A enzima liga-se cadeia de DNA e desliza sobre esta, quebrando as ligaes entre as duas cadeias de nucletidos -ligaes de hidrognio - ficando ento as duas cadeias de DNA separadas. Em seguida, os nucletidos livres existentes no ncleo ligam-se, por complementaridade de bases, cadeia de DNA. De uma cadeia original de DNA formam-se duas. A replicao do DNA o processo de auto duplicao do material gentico, mantendo o padro de herana ao longo das geraes. Cada cadeia do DNA duplicada formando uma fita hbrida, isto , a cadeia velha faz par com a cadeia nova formando um novo DNA; de uma molcula de DNA formam-se duas outras iguais a ela.

Ao mesmo tempo em que a helicase vai abrindo a molcula de DNA, outra enzima chamada polimerase liga um grupo de nucletidos que se pareiam com os nucletidos da molcula-me.

Sntese Proteica
Para que a sntese de protenas ocorra necessrio que a informao gentica, contida na molcula de DNA, seja inicialmente copiada para uma molcula de RNA Transcrio, em que a molcula de RNA forma-se por complementaridade com uma determinada poro da molcula de DNA. De seguida, a informao gentica (contida no RNA), ser utilizada para sintetizar protenas Traduo Gene o segmento do DNA que contem informao para sintetizar uma determinada protena. Cada gene pode ser constitudo por milhares de nucletidos Genoma o conjunto de genes que existe num indivduo. O genoma constitui a totalidade da informao gentica presente num ser vivo. As molculas de DNA e protenas so constitudas por monmeros ou unidades bsicas: Os monmeros do DNA (cidos nucleicos) so os nucletidos Existem quatro monmeros diferentes Os monmeros das protenas so os aminocidos Existem cerca de 20 unidades bsicas diferentes

Cdigo Gentico
Assenta numa sequncia de trs nucletidos consecutivos, os quais formam um tripleto. diferentes combinaes de tripletos so responsveis pela codificao de diferentes aminocidos confirma que o cdigo gentico est escrito de forma sequencial e que, teoricamente, a sua leitura pode iniciar-se em qualquer ponto codo tripleto do mRNA que codifica um determinado aminocido ou incio ou fim da sntese de protenas tRNA responsvel pelo transporte de um determinado aminocido at ao local de sntese de protenas ribossomas Uma informao do DNA transcrita para o mRNA, sendo, posteriormente, traduzida para linguagem proteica (com interveno do tRNA e dos ribossomas).

Potrebbero piacerti anche