Sei sulla pagina 1di 4

23/10/13

A estrutura do trabalho cientfico

Editorao, mdias digitais Departamento de Comunicao Cesnors/UFSM Como fazer TCC Dicas e modelos de Trabalhos de Concluso de Curso, TFG e monografias Modelos de TCC conforme ABNT Normas ABNT Dicas Sobre este site Poltica de privacidade RSS Feed

A estrutura do trabalho cientfico


Por Jos Antonio Rocha 17 de outubro de 2010Assunto: Pesquisa, TCC KCHE, Jos Carlos. Fundamentos da Metodologia Cientfica. Caxias do Sul: UCS, 1978. Em trabalhos cientficos a originalidade no est na forma, mas sim no contedo (Castro, 1976, p. 1).

Busca... Professor

Busca

Jos Antonio Meira da Rocha. Professor de Jornalismo Grfico da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educao Superior Norte-RS (UFSM/CESNORS), campus de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Perfil Google.
Links teis para quem faz TCC

Os trabalhos de pesquisa comportam trs partes essenciais interligadas num todo harmnico e equilibrado: a introduo, o desenvolvimento e a concluso. parte introdutria cabe a apresentao do que vai ser investigado; ao desenvolvimento cabe a exposio dos testes executados, a anlise e a avaliao dos resultados obtidos; concluso cabe apontar a relevncia do estudo tendo em vista os resultados obtidos.

A Introduo
O objetivo principal da introduo situar o leitor no contexto da pesquisa. O leitor dever perceber claramente o que ser analisado, como e porque, as limitaes encontradas, o alcance da investigao e suas bases tericas gerais. Ela tem, acima de tudo, um carter didtico de apresentao, levando-se em conta o leitor a que se destina e a finalidade do trabalho. Numa introduo consideram-se os seguintes aspectos: a. o problema deve ser proposto para o leitor de uma forma clara e precisa. Geralmente apresentado em forma de enunciado interrogativo, situando a dvida dentro do contexto atual da cincia ou perante uma dada situao emprica; b. os objetivos delimitam a pretenso do alcance da investigao, o que se prope fazer, que aspectos pretende analisar. Os objetivos podem servir como complemento para a delimitao do problema; c. a justificativa destaca a importncia do tema abordado tendo em vista o estgio atual da cincia, suas divergncias polmicas ou a contribuio que pretende proporcionar a pesquisa para o problema abordado; d. as definies pertinentes compreenso do problema devem ser explicitadas. Apenas as estritamente necessrias devem ser colocadas; e. a metodologia deve esclarecer a forma que foi utilizada na anlise do problema proposto. Em Pesquisas descritivas e experimentais coloca-se, de maneira geral, os principais procedimentos e tcnicas utilizados para a coleta de dados, de tal forma que o leitor tenha uma viso do roteiro utilizado; f. a reviso da literatura proporciona um apanhado geral do que se sabe sobre o assunto investigado. A
meiradarocha.jor.br/news/tcc/2010/10/17/a-estrutura-do-trabalho-cientifico/

ABNTeX2 O abnTeX2 uma sute composta por uma classe e por pacotes de citao e de formatao de estilos bibliogrficos para LaTeX que atendem os requisitos das normas da ABNT. Blog do prof. Demtrio. Ensino, pesquisa e extenso em Jornalismo Conhecendo a Metodologia. Site com muitas dicas sobre metodologia de pesquisa Curso on-line de Escrita Cientfica Cursos de Jornalismo Grfico e Produo Grfica Lista de norma ABNT Lista de normas ABNT NBR para elaborao de trabalhos acadmicos e cientficos. Monografando editor de TCC. Editor de texto gratuito que j formata e gerencia todo seu TCC. Prtica de pesquisa. Orientaes para TCC,monografia, trabalho cientfico. Redao Cientfica, por Gilson Volpato Site com dicas para pesquisadores Videoaulas Escrita Cientfica Prof. Valtencir Zucolotto, Laboratrio de Nanomedicina e Nanotoxicologia
1/4

23/10/13

A estrutura do trabalho cientfico

extenso dessa parte depende principalmente do conhecimento que o leitor poder ter do assunto e da profundidade do trabalho. Uma reviso da literatura bem feita demonstra o nvel de conhecimentos que tem o autor da pesquisa e serve para o leitor avaliar as bases tericas sobre as quais se processou a investigao; g. as hipteses devem ser colocadas para proporcionar ao leitor que possveis solues ou explicaes se prope o autor, mostrando o que a pesquisa pretende testar; h. as dificuldades devem ser apresentadas, desde que relevantes. A introduo, assim como todo o trabalho cientfico, deve ser formulada numa linguagem simples, clara e sinttica, colocando aquilo que necessrio para que o leitor tenha uma ideia objetiva do que vai ser tratado.

IFSC USP
Mais comentados

B Desenvolvimento
O desenvolvimento a demonstrao lgica de todo o trabalho de pesquisa. Se forem deixadas de lado a introduo e a concluso, ele dever subsistir sozinho. Isso significa que o desenvolvimento retoma o problema inicial da introduo, especificado agora sob a forma de enunciado interrogativo que estabelece as relaes entre as variveis, apresenta o resultado dos testes e faz a avaliao das hipteses colocando as principais concluses. Nos relatrios de pesquisas bibliogrficas , o problema retomado e analisado luz das informaes relevantes colhidas na reviso da literatura. O desenvolvimento, nessas pesquisas, se atm a explicar, discutir e demonstrar a pertinncia das teorias na explicao do problema proposto analisando e extraindo concluses sobre suas deficincias ou qualidades explicativas.

Modelos de TCC conforme ABNT (456) Primeiro passo para comear um Trabalho de Concluso de Curso TCC (154) Modelos de TCC prontos (140) Dicas para apresentao na defesa do TCC (139) Dicas para escolher o tema do TCC (102)
Direo

Login Posts RSS RSS dos comentrios WordPress.org

Nos relatrios de pesquisas experimentais ou descritivas, procura-se transformar o problema lanado a um nvel terico na introduo em problema emprico. Para tanto, h a necessidade de se utilizar ou Esta obra foi licenciada com uma Licena definies constitutivas ou as operacionais, ou ento o estratagema dos enunciados bsicos. Creative Commons - Atribuio - Uso NoNo desenvolvimento do relatrio dessas pesquisas deve-se demonstrar a anlise e a avaliao das hipteses Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 lanadas luz de algum marco terico, confrontando-as com o resultado obtido pelos testes de No Adaptada. falseabilidade. Sobre o tema Arras As hipteses, variveis e suas definies empricas devem estar claramente evidenciadas, bem como todos os procedimentos relevantes utilizados na testagem, de tal forma que o leitor possa reconstruir mentalmente Copyright Trabalhos de Concluso de Curso. All Rights Reserved. (ou, se quisesse, empiricamente) como a pesquisa foi feita. Convm no colocar, porm, no desenvolvimento a explicao exaustiva dos mtodos e tcnicas utilizados, mas apenas sua indicao, ou o resultado do que foi obtido, como o caso dos testes para avaliar a fidedignidade e a validade dos instrumentos. O desenvolvimento segue uma exposio lgica, utilizando-se dos dados constantes em tabelas ou grficos para demonstrar a validade ou no das hipteses. De acordo com as caractersticas do problema, das tcnicas utilizadas e do estilo do autor pode-se dividir o desenvolvimento em tantas partes quantas forem necessrias, utilizando-se para isso os captulos, as sees, as subsees, etc., tendo, porm, o cuidado de no perder a unidade.

C Concluso
A concluso tem tambm sua estrutura prpria. Ela deve retomar o problema inicial lanado na introduo revendo as principais contribuies que trouxe a pesquisa. A concluso apresenta o resultado final, global da investigao, avaliando seus pontos fracos ou positivos atravs da reunio sinttica das principais ideias desenvolvidas ou concluses parciais obtidas. Assim como a introduo, a concluso no entra nos detalhes operacionais dos conceitos utilizados, mas apenas aborda as concluses parciais do desenvolvimento interrelacionando-as num todo, tendo em vista o problema inicial. O cuidado que se deve ter o de a concluso nunca extrapolar os resultados do desenvolvimento. O resultado final deve ser decorrncia natural do que j foi demonstrado. Afirmou-se que a cincia no um todo acabado mas que est em contnua construo. natural, pois, que a pesquisa no esgote por completo o tema investigado. Convm, ento, apontar na concluso os problemas decorrentes do tema investigado que podero servir para futuras pesquisas. A concluso, apesar de ser o fecho de um trabalho de pesquisa, no o da cincia.

Leitura complementar
O estilo e a expresso
Antes de estudar os estilos de um trabalho de pesquisa, cumpre fazer alguma referncia ao problema da prpria linguagem. Em primeiro lugar, convm no perder de vista a distino estabelecida por Heidegger, em estudos recentes, entre a linguagem como instrumento e a
meiradarocha.jor.br/news/tcc/2010/10/17/a-estrutura-do-trabalho-cientifico/ 2/4

23/10/13

A estrutura do trabalho cientfico

linguagem como instaurao da realidade. Segundo isto. a linguagem dos poetas reveladora do ser existente: quando o poeta nomeia ou diz evidencia a realidade. Esta concepo metafsica da palavra confere linguagem um valor existencial, de modo tal que, mais do que um instrumento, ela seria uma forma de vida a partir da qual apreendemos o mundo. Se, por outra parte, considerarmos a linguagem como um meio de comunicao ou de transmisso de conhecimento, podemos defini-la como um conjunto convencional de sinais, entendendo por sinais as unidades que a compem. Se conferirmos palavra unidade seu sentido matemtico de quantidade convencional, resulta que, conforme o plano lingustico, escolheremos corno unidade adequada a esse nvel: em fontica, ser o fonema; em sintaxe, a orao, etc. Sob um ponto de vista instrumental, podemos classificar as formas expressivas em: a) linguagem coloquial. que a linguagem corrente ou discursiva; b) linguagem literria, isto , a que usamos com fins estticos, e c) linguagem tcnica, que o sistema de expresso da cincia e da filosofia (Vera, 1973, p. 181-2).

Referncias bibliogrficas e bibliografia recomendada


1. CASTRO. C. de Moura. Estrutura e Apresentao de publicao cientfica. So Paulo: McGrawHill do Brasil, 1976. 2. CERVO, A. L. & BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica. Passo Fundo: Ed. P. Berthier, 1972. 3. FERRARI, A. T. Metodologia de cincia. 3 ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974. 4. LUFT. C. P. Escrito cientfico: sua estrutura e apresentao. 4 ed. Porto Alegre: Lima, 1974. 5. REY. L. Como redigir trabalhos cientficos. So Paulo: Polgono e Ed. da Universidade de So Paulo, 1972. 6. REMMEL. F. J. Introduo aos procedimentos de pesquisa em educao. Porto Alegre: Globo, 1972. 7. SCHRADER. A. Introduo pesquisa social emprica. Porto Alegre: Globo, Ed. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1974. 8. SILVA, Rebeca Peixoto da et alii. Redao tcnica. 2 ed. Porto Alegre: Formao, 1975. 9. VERA. A. Metodologia de pesquisa cientfica. Porto Alegre: Globo, 1973.

Leia tambm:
Roteiro para anlise metodolgica de um TCC Itens do projeto de pesquisa Como redigir projeto de pesquisa Como ler um texto acadmico em Humanas Redao cientfica ganha site especializado Professor da USP de So Carlos lana curso on-line de Estrutura da defesa do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) Todas as normas ABNT para trabalhos cientficos e TCC Modelos de TCC prontos TCC sobre bolsa famlia destaque na mdia
Todo mundo tem que saber disto! Compartilhar

Sobre Jos Antonio Rocha Jornalista, professor de Planejamento Grfico e Mdias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. 76 Comments 1. Responder jose romero araujo Posted maro 31, 2013 at 2:00 PM gostei da resposta, muito fundamentada. 2. Responder jaqueline Posted outubro 24, 2012 at 6:43 AM Jaqueline silva adorei tudo
meiradarocha.jor.br/news/tcc/2010/10/17/a-estrutura-do-trabalho-cientifico/ 3/4

23/10/13

A estrutura do trabalho cientfico

3.

Responder jaqueline Posted outubro 24, 2012 at 6:40 AM adorei

Anterior 1 6 7 8

Deixe uma resposta


O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados * Nome * Email * Site

Comentrio Voc pode usar estas tags e atributos de HTML: < ah r e f = " "t i t l e = " " >< a b b rt i t l e = " " >< a c r o n y m
t i t l e = " " >< b >< b l o c k q u o t ec i t e = " " >< c i t e >< c o d e >< d e ld a t e t i m e = " " >< e m >< i >< q c i t e = " " >< s t r i k e >< s t r o n g > Publicar comentrio

Notifique-me de novos comentrios via e-mail. Voc tambm pode se inscrever sem comentar. Avise-me sobre comentrios seguintes por email. Avise-me sobre novas publicaes por email.

meiradarocha.jor.br/news/tcc/2010/10/17/a-estrutura-do-trabalho-cientifico/

4/4

Potrebbero piacerti anche