Sei sulla pagina 1di 15

Corujo Amigo Raciocnio Lgico MPU Prof.

. Srgio Carvalho Estruturas Lgicas e Afins: Texto para as quatro prximas questes: Um jovem, ao ser flagrado no aeroporto portando certa quantidade de entorpecentes, argumentou com os policiais conforme o esquema a seguir: Premissa 1: Eu no sou traficante, eu sou usurio; Premissa 2: Se eu fosse traficante, estaria levando uma grande quantidade de droga e a teria escondido; Premissa 3: Como sou usurio e no levo uma grande quantidade, no escondi a droga. Concluso: Se eu estivesse levando uma grande quantidade, no seria usurio. Considerando a situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir. 01. (CESPE 2012) A proposio correspondente negao da premissa 2 logicamente equivalente a Como eu no sou traficante, no estou levando uma grande quantidade de droga ou no a escondi. 02. (CESPE 2012) Se a proposio Eu no sou traficante for verdadeira, ento a premissa 2 ser uma proposio verdadeira, independentemente dos valores lgicos das demais proposies que a compem. 03. (CESPE 2012) Sob o ponto de vista lgico, a argumentao do jovem constitui argumentao vlida. 04. (CESPE 2012) Se P e Q representam, respectivamente, as proposies Eu no sou traficante e Eu sou usurio, ento a premissa 1 estar corretamente representada por P!! Q. A tabela a seguir apresenta as trs primeiras colunas da tabela-verdade de uma proposio S construda a partir das proposies P, Q e R.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!-!()!-.!
/

P V F V F V F V F

Q V V F F V V F F

R V V V V F F F F

05. (CESPE 2013) Com base na tabela, assinale a opo que apresenta a sequncia correta dos elementos constituintes da coluna da tabela-verdade correspondente proposio lgica S: R !" (P ! Q). a) V / F / V / F / F / V / V / V b) V / F / V / F / F / V / F / V c) V / F / V / F / F / F / V / V d) V / F / F / F / F / V / V / V e) V / V / F / F / F / V / V / V 06. (CESPE 2013) Ainda com base na tabela, assinale a opo que apresenta a sequncia correta dos elementos constituintes da coluna da tabela- verdade correspondente proposio lgica S: (P " Q) V (P " R). a) V / V / V / V / V / V / F / V b) V / F / F / F / V / V / V / V c) V / V / V / V / V / V / V / F d) F / V / V / F / V / V / F / V e) V / V / V / F / F / V / V / V UESTO 24 Texto para as duas prximas questes: Considere que as proposies lgicas simples sejam representadas por letras maisculas P, Q, R etc. A partir de proposies dadas, podem-se construir novas proposies mediante o uso dos smbolos lgicos ! e !, que significam, respectivamente, e e ou, ou por meio do emprego dos smbolos lgicos " e !", chamados, respectivamente, de condicional e bicondicional. 07. (CESPE 2013) A proposio As fontes de energia fsseis esto, pouco a pouco, sendo substitudas por fontes de energia menos poluentes, como a energia eltrica, a elica e a solar as fontes de energia limpa pode ser representada simbolicamente por: !!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!0!()!-.!
/

a) P v Q. b) (P v Q) " R. c) (P ! Q) "R. d) P. e ) P ! Q. 08. (CESPE 2013) A representao simblica correta da proposio O homem semelhante mulher assim como o rato semelhante ao elefante a) P !" Q. b) P. c) P ! Q. d) P ! Q. e) P " Q. 09. (CESPE 2013) Assinale a opo que apresenta uma proposio logicamente equivalente negao da proposio Todo ser humano responsvel pelo bem que no faz. a) Todo ser humano no responsvel pelo bem que no faz. b) Algum ser humano no responsvel pelo bem que no faz. c) Todo ser humano responsvel pelo bem que faz. d) Todo ser humano responsvel pelo mal que no faz. e) Algum ser humano no responsvel pelo bem que faz. Texto para as trs prximas questes: Quando o governo e as leis vigentes so incapazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares, ou de impedir o aumento do espao poltico dessas foras, as classes dominantes apelam para golpes de Estado. 10. (CESPE 2013) Considere as seguintes proposies: P: O governo incapaz de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as foras populares. Q: As leis vigentes so incapazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares. R: O governo incapaz de impedir o aumento do espao poltico das foras populares. S: As leis vigentes so incapazes de impedir o aumento do espao poltico das foras populares. !!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!1!()!-.!
/

T: As classes dominantes apelam para golpes de Estado. Considerando-se que, a partir das proposies dadas P, Q, R, S e T, seja possvel construir novas proposies mediante o uso dos smbolos lgicos !, V e ", que significam e, ou e se..., ento, correto concluir que a proposio apresentada no texto acima pode ser representada simbolicamente por a) (P!! Q)!!!(R!! S) " T. b) P!! Q!! R ! S " T. c) P V Q V R V S " T. d) (P V Q) V (R!! S) " T. e) (P V Q) ! (R V S) " T. 11. (CESPE 2013) Assinale a opo correta acerca da negao da proposio O governo e as leis vigentes so incapazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares, ou de impedir o aumento do espao poltico dessas foras. a) O governo e as leis vigentes no so capazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares nem de impedir o aumento do espao poltico dessas foras. b) O governo e as leis vigentes no so capazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares, ou de impedir o aumento do espao poltico dessas foras. c) O governo ou as leis vigentes no so incapazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares, nem de impedir o aumento do espao poltico dessas foras. d) O governo e as leis vigentes no so incapazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares, ou de impedir o aumento do espao poltico dessas foras. e) O governo e as leis vigentes so capazes de administrar os conflitos existentes entre as classes dominantes e as chamadas foras populares, e de impedir o aumento do espao poltico dessas foras. 12. (CESPE 2013) O nmero de linhas da tabela-verdade correspondente proposio do texto inicial igual a a) 16. b) 32. c) 64. d) 128. e) 8.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!2!()!-.!
/

Texto para as trs prximas questes: Um provrbio chins diz que: P1: Se o seu problema no tem soluo, ento no preciso se preocupar com ele, pois nada que voc fizer o resolver. P2: Se o seu problema tem soluo, ento no preciso se preocupar com ele, pois ele logo se resolver. 13. (CESPE 2013) O nmero de linhas da tabela verdade correspondente proposio P2 do texto apresentado igual a a) 4. b) 8. c) 12. d) 16. e) 24. 14. (CESPE 2013) Indicadas por P, Q e R, respectivamente, as proposies Seu problema tem soluo, Nada que voc fizer resolver seu problema e No preciso se preocupar com seu problema, e indicados por ~ e ", respectivamente, os conectivos no e se ..., ento, a proposio P1 pode ser corretamente representada, na linguagem lgico-simblica, por a) (~P) " (R " Q). b) ((Q " (~P)) " R. c) ((~P) "Q) " R. d) (~P) " (Q " R). e) ((~P) " R) " Q. 15. (CESPE 2013) Assinale a opo que apresenta uma tautologia. a) (P"R) V (Q"R) b) P"Q !" P!! ~Q c) P"Q !" ~P V Q d) (P"Q) ! (~P"Q) e) (P"R) ! (Q"R) Texto para as seis prximas questes: Ao comentar sobre as razes da dor na regio lombar que seu paciente sentia, o mdico fez as seguintes afirmativas. P1: Alm de ser suportado pela estrutura ssea da coluna, seu peso suportado tambm por sua estrutura muscular. !!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!.!()!-.!
/

P2: Se voc estiver com sua estrutura muscular fraca ou com sobrepeso, estar com sobrecarga na estrutura ssea da coluna. P3: Se voc estiver com sobrecarga na estrutura ssea da coluna, sentir dores na regio lombar. P4: Se voc praticar exerccios fsicos regularmente, sua estrutura muscular no estar fraca. P5: Se voc tiver uma dieta balanceada, no estar com sobrepeso. Tendo como referncia a situao acima apresentada, julgue os trs itens seguintes, considerando apenas seus aspectos lgicos. 16. (CESPE 2013) Ser vlido o argumento em que as premissas sejam as proposies P2, P3, P4 e P5 e a concluso seja a proposio Se voc praticar exerccios fsicos regularmente e tiver uma dieta balanceada, no sentir dores na regio lombar. 17. (CESPE 2013) A proposio P1 pode ser corretamente representada pela forma simblica P ! Q, em que P e Q so proposies convenientemente escolhidas e o smbolo ! representa o conectivo lgico denominado conjuno. 18. (CESPE 2013) Se a proposio Voc est com sua estrutura muscular fraca for verdadeira e as proposies Voc est com sobrepeso e Voc est com sobrecarga na estrutura ssea da coluna forem falsas, ento a proposio P2 ser verdadeira. 19. (CESPE 2013) A negao da proposio P2 equivalente proposio Voc no est com sua estrutura muscular fraca nem com sobrepeso, mas est com sobrecarga na estrutura ssea da coluna. 20. (CESPE 2013) De acordo com as informaes apresentadas, estar com a estrutura muscular fraca ou com sobrepeso condio suficiente para o paciente sentir dores na regio lombar. 21. (CESPE 2013) Se todas as afirmaes feitas pelo mdico forem verdadeiras, tambm ser verdadeira a afirmao Se voc no sentisse dor na regio lombar, ento no estaria com sobrecarga na estrutura ssea da coluna. !!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!3!()!-.!
/

Anlise Combinatria & Probabilidade: Texto para as duas prximas questes: De um grupo de 21 pessoas dos quais 11 so homens e 10 so mulheres, o juiz sortear 7 deles para comporem o corpo de jurados para determinada sesso do tribunal do jri. 22. (CESPE 2012) Considere que para o sorteio, os nomes das 21 pessoas foram colocados em uma urna e retirados os 7, um a um. Se os 5 primeiros jurados foram do sexo masculino, ento a probabilidade de pelo menos uma mulher ser jurado naquela sesso ser igual a a) 1/11 b) ! c) " d) 5/8 e) 7/8 23. (CESPE 2012) Considere que, devido ao caso em julgamento, os advogados de defesa solicitaram e o juiz atendeu, o corpo de jurados deveria ser formado apenas por pessoas do sexo feminino. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas de se formar o corpo de jurados a) inferior a 130. b) superior a 130 e inferior a 140. c) superior a 140 e inferior a 150. d) superior a 150 e inferior a 160. e) superior a 160. 24. (CESPE 2012) Um escritrio de advocacia, que tem 10 advogados associados, representa um cliente em uma audincia. Este cliente j foi representado, em outras ocasies, por 6 desses advogados e, no dia dessa ltima audincia, 3 advogados sero escolhidos aleatoriamente para comparecerem audincia. Nesse caso, a probabilidade de pelo menos um desses 3 advogados j ter representado o ciente em outras ocasies igual a a) 4/120. b) 3/10. c) 116/120. d) 57/125. e) 13/30.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!4!()!-.!
/

25. (CESPE 2012) No primeiro turno da eleio em um municpio, 8 candidatos concorrem ao cargo de prefeito. Considerando a possibilidade de segundo turno, e que quaisquer dois candidatos podero disput-lo, correto afirmar que a quantidade de maneiras distintas de se formar a dupla de candidatos para o segundo turno igual a a) 16. b) 28. c) 56. d) 64. e) 256. 26. (ESAF - Clssica) Entre os professores que constituem o corpo docente de uma universidade tm-se 8 professores de Marketing e 10 professores de Finanas. Esses professores esto se organizando para participar de um Congresso de Administrao Financeira e Marketing que ser realizado no Canad. Contudo, devido ao alto custo da viagem, somente podero participar do Congresso cinco professores. Desse modo, o nmero de diferentes grupos de cinco professores que podem ser escolhidos para participar do Congresso, de modo que em cada grupo deve haver 2 professores de Marketing e 3 professores de Finanas igual a a) 1460. b) 2560. c) 3360. d) 2530. e) 4780. Tabela para as duas prximas questes: Homens urbana 35,2 30,9 52,1 198,3 316,5 Mulheres urbana rural 34,4 10,2 31,1 8,3 52,8 5,9 194,1 16,8 312,4 41,2

Municpio Ariquemes Cacoal Ji-Paran Porto Velho Total

rural 10,3 8,2 5,8 17,3 41,6

Total 90,1 78,5 116,6 426,5 711,7

A tabela acima apresenta uma distribuio da populao (em mil habitantes) de algumas cidades de Rondnia por gnero (masculino e feminino) e localizao (urbana ou rural). Considere que a populao do estado de Rondnia seja formada por 793 mil homens e 767 mil mulheres.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!5!()!-.!
/

27. (CESPE 2012) A probabilidade de que um dos habitantes das quatro cidades constantes na tabela acima, quando selecionado ao acaso, seja homem e vive na regio urbana de Ariquemes, ou seja mulher e vive na regio rural de Ji-Paran, ou vive na regio urbana de Cacoal a) inferior a 0,12. b) superior a 0,12 e inferior a 0,13. c) superior a 0,13 e inferior a 0,14. d) superior a 0,14 e inferior a 0,15. e) superior a 0,15. 28. (CESPE 2012) Uma promoo premiou 3 habitantes de Ji-Paran, 7 de Porto Velho, 3 de Ariquemes e 2 de Cacoal com entradas para jogos da primeira fase da copa do mundo de futebol de 2014. Entre esses 15 sorteados, 5 recebero entradas para assistirem o jogo final. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas de essas 5 pessoas serem escolhidas de forma que pelo menos duas delas sejam de Porto Velho igual a a) 2.457. b) 2.558. c) 2.627. d) 2.796. e) 2.998. Texto para as trs prximas questes: Dez policiais federais dois delegados, dois peritos, dois escrives e quatro agentes foram designados para cumprir mandado de busca e apreenso em duas localidades prximas superintendncia regional. O grupo ser dividido em duas equipes. Para tanto, exige-se que cada uma seja composta, necessariamente, por um delegado, um perito, um escrivo e dois agentes. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem. 29. (CESPE 2012) Se todos os policiais em questo estiverem habilitados a dirigir, ento, formadas as equipes, a quantidade de maneiras distintas de se organizar uma equipe dentro de um veculo com cinco lugares motorista e mais quatro passageiros ser superior a 100. 30. (CESPE 2012) H mais de 50 maneiras diferentes de compor as referidas equipes. 31. (CESPE 2012) Se cinco dos citados policiais forem escolhidos, aleatoriamente e independentemente dos cargos, ento a probabilidade de que esses escolhidos constituam uma equipe com a exigncia inicial ser superior a 20%.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!6!()!-.!
/

Texto para as duas prximas questes: Em uma pgina da Polcia Federal, na Internet, possvel denunciar crimes contra os direitos humanos. Esses crimes incluem o trfico de pessoas aliciamento de homens, mulheres e crianas para explorao sexual e a pornografia infantil envolvimento de menores de 18 anos de idade em atividades sexuais explcitas, reais ou simuladas, ou exibio dos rgos genitais do menor para fins sexuais. Com referncia a essa situao hipottica e considerando que, aps a anlise de 100 denncias, tenha-se constatado que 30 delas se enquadravam como trfico de pessoas e como pornografia infantil; outras 30 no se enquadravam em nenhum desses dois crimes e que, em relao a 60 dessas denncias, havia apenas a certeza de que se tratava de pornografia infantil, julgue os itens subsequentes, acerca dessas 100 denncias analisadas. 32. (CESPE 2012) Dez denncias foram classificadas apenas como crime de trfico de pessoas. 33. (CESPE 2012) Os crimes de trfico de pessoas foram mais denunciados que os de pornografia infantil. 34. (CESPE 2013) Em uma expedio de reconhecimento de uma regio onde ser construda uma hidreltrica, seis pessoas levaro trs barracas, sendo que, em cada uma, dormiro duas pessoas. Com base nessas informaes, o nmero de maneiras distintas que essas pessoas podero se distribuir nas barracas igual a a) 216. b) 720. c) 36. d) 90. e) 192. 35. (CESPE 2013) P P P A A A Z Z Z & & & A A A M M M O O O R R R

A partir da sequncia de placas apresentada na figura acima, correto concluir que a quantidade de maneiras distintas de trocar entre si as posies das placas e ainda obter a mesma formao inicial igual a: a) 38 b) 6! x 66 c) 68 d) (6!)2 x 64 e) (6!)6 x 62

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!-7!()!-.!
/

36. (CESPE 2013) Maria tem dez anos de idade e j se decidiu: quer ser ou advogada ou biloga ou veterinria, quer estudar ou na UFMG ou na USP ou na UFRJ, e, depois de formada, quer trabalhar ou em Braslia ou em Florianpolis ou em Porto Alegre. Com base nessa situao hipottica e considerando que os eventos sejam independentes e tenham a mesma probabilidade, a probabilidade de Maria vir a ser advogada, formar-se na USP e trabalhar em Braslia ser a) superior a 0 e inferior a 0,003. b) superior a 0,003 e inferior a 0,006. c) superior a 0,006 e inferior a 0,01. d) superior a 0,01 e inferior a 0,04. e) superior a 0,04 e inferior a 0,08. 37. (CESPE 2013) Com o objetivo de avaliar as razes para o baixo consumo de energia dos habitantes de determinada cidade, uma pesquisa revelou que 22% de suas residncias tm mquina de lavar roupas, 17% tm computador e 8% tm mquina de lavar e computador. Com base nessas informaes, a probabilidade de uma casa, selecionada aleatoriamente nessa cidade, no ter mquina de lavar nem computador igual a a) 82%. b) 31%. c) 47%. d) 69%. e) 75%. !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! ! Associao Lgica: 38. (CESPE 2013) Joo, Paulo e Mrio, servidores do governo federal, trabalham um no Ministrio da Defesa, outro no Ministrio de Minas e Energias e outro no Ministrio da Justia. Um advogado, outro administrador e outro contador. Eles faro ps-graduao em suas reas de trabalho e um ir para a UnB, outro para a UNICAMP e outro para a USP. Sabe-se que: O advogado ir estudar na UnB e no trabalha no Ministrio da Defesa; Mrio contador e no trabalha no ministrio da Defesa; Paulo ir estudar na UNICAMP e no trabalha no Ministrio da Justia; O servidor do Ministrio de Minas e Energia ir estudar na USP.

Com base nessas informaes hipotticas, assinale a opo correta. a) O servidor do Ministrio de Minas e Energia contador. b) Mrio vai estudar na UnB. c) O administrador trabalha no Ministrio da Justia. d) Joo trabalha no Ministrio da Defesa. e) Paulo advogado. !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! !! ! !!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!--!()!-.!
/

lgebra: 39. (CESPE 2012) Uma pessoa comprou uma casa por R$ 420.000,00 em trs parcelas fixas. Considerando que a soma do valor da primeira parcela com o da segunda seja igual ao triplo do valor da terceira parcela, correto afirmar que o valor da terceira parcela ser igual a a) R$ 105.000,00. b) R$ 140.000,00. c) R$ 210.000,00. d) R$ 280.000,00. e) R$ 315.000,00. 40. (CESPE 2012) Uma empresa possui 658 servidores: 308 do sexo masculino e 350 do sexo feminino. Em uma reunio com a presena de todos os servidores, seriam formados vrios grupos: todos os grupos teriam a mesma quantidade de pessoas, e cada grupo seria formado apenas com pessoas do mesmo sexo. Nesse caso, para que se tenha a menor quantidade de grupos e se mantenha as mesmas condies anteriores, os servidores sero divididos em a) 14 grupos. b) 22 grupos. c) 25 grupos. d) 42 grupos. e) 47 grupos. Texto para as 3 prximas questes: Em 2010, determinado municpio utilizou 95% de seu oramento anual, que era de R$ 80 milhes, com educao, sade, assistncia social e com a folha de pagamento dos servidores. Gastou-se com educao e sade o equivalente ao que foi gasto com a folha de pagamento dos servidores mais quatro vezes ao que foi gasto com assistncia social. 41. (CESPE 2012) Se foi de R$ 2 milhes o gasto com assistncia social em 2010, ento com a folha de pagamento dos servidores gastou-se a) R$ 28 milhes. b) R$ 30 milhes. c) R$ 33 milhes. d) R$ 36 milhes. e) R$ 42 milhes.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!-0!()!-.!
/

42. (CESPE 2012) Se foi de R$ 36 milhes o gasto com a folha de pagamento dos servidores e se com educao e assistncia social gastou-se 40% a mais do que se gastou com sade, ento com educao gastou-se a) menos de R$ 19 milhes. b) mais de R$ 19 milhes e menos de R$ 21 milhes. c) mais de R$ 21 milhes e menos de R$ 22 milhes. d) mais de R$ 22 milhes e menos de R$ 23 milhes. e) mais de R$ 23 milhes. 43. (CESPE 2012) Se, em 2010, o municpio gastou entre R$ 30 milhes e R$ 37 milhes com a folha de pagamento, e entre R$ 20 milhes e R$ 25 milhes com educao, ento, nesse ano, o gasto com sade e assistncia social a) foi inferior a R$ 14 milhes. b) ficou entre R$ 14 milhes e R$ 26 milhes. c) ficou entre R$ 26 milhes e R$ 30 milhes. d) ficou entre R$ 30 milhes e R$ 36 milhes. e) foi superior a R$ 36 milhes. 44. (CESPE 2013) Em uma repartio pblica, todos os 36 servidores tm estaturas diferentes. O mais baixo dos homens mais alto do que cinco mulheres, o segundo homem mais baixo mais alto do que seis mulheres, o terceiro homem mais baixo mais alto do que sete mulheres e, assim, segue-se sucessivamente. Observase que o mais alto dos homens mais alto que todas as mulheres. Com base nessas informaes, correto afirmar que o nmero de mulheres dessa repartio igual a a) 20. b) 12. c) 14. d) 16. e) 18. 45. (CESPE 2013) De um grupo de 1.000 consumidores de uma concessionria de energia eltrica, 1/5 dos que atrasaram o pagamento do ms atual j atrasou pagamento anteriormente. Alm disso, 1/4 dos consumidores que j atrasaram algum pagamento anteriormente tambm atrasou o pagamento do ms atual, e 360 consumidores no atrasaram o pagamento do ms atual e nunca atrasaram nenhum pagamento anteriormente. Nessa situao, o nmero de consumidores dessa concessionria que atrasaram o pagamento do ms atual e que j atrasaram algum pagamento anteriormente igual a a) 250. b) 360. c) 640. d) 80. e) 200.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!-1!()!-.!
/

46. (CESPE 2013) E N E R G I A N E G E R G I A E N A E N

A tabela apresentada acima possui uma regra de formao, e clulas em branco que devem ser preenchidas de acordo com essa regra. Considerando que as linhas dessa tabela sejam numeradas, de cima para baixo, de 1 a 7, e que suas colunas, da esquerda para a direita, sejam numeradas tambm de 1 a 7, ento conforme a referida regra, as clulas em branco a serem preenchidas com a letra E incluiro a clula correspondente interseo da linha a) 2 com a coluna 5. b) 3 com a coluna 4. c) 4 com a coluna 5. d) 5 com a coluna 3. e) 6 com a coluna 4. ! ! Texto para as duas prximas questes: ! Em um jogo para dois jogadores constitudo por uma pilha de 1.000 palitos, cada jogador retira da pilha, alternadamente e sem reposio, uma quantidade de palitos, a qual pode consistir em 1 palito, 2 palitos, 3 palitos, 4 palitos ou 5 palitos. Nesse jogo, ganha o jogador que retirar o ltimo palito da pilha. Acerca do jogo acima descrito, julgue os itens que se seguem. 47. (CESPE 2013) Considere que o jogador que iniciou o jogo tenha estabelecido a seguinte estratgia: na jogada inicial, ele retirar 4 palitos e, nas jogadas seguintes, ele retirar, a cada jogada, uma quantidade de palitos que, somada quantidade de palitos que o outro jogador acabou de retirar, seja igual a 5 ou a 10 palitos. Em face dessa situao, correto afirmar que o jogador que iniciou o jogo ter assegurada a sua vitria. 48. (CESPE 2013) Do incio ao trmino do jogo, possvel que algum dos jogadores faa menos de 100 retiradas de palitos.

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!-2!()!-.!
/

8%+%,'9#/
01 Errado 11 C 21 C 31 Errado 41 C 02 Certo 12 B 22 E 32 Certo 42 D 03 Errado 13 B 23 A 33 Errado 43 B 04 Certo 14 C 24 C 34 D 44 A 05 D 15 C 25 B 35 B 45 D ! 06 A 16 E 26 C 36 D 46 C 07 D 17 C 27 D 37 D 47 Certo 08 A 18 E 28 A 38 A 48 Errado 09 B 19 E 29 Certo 39 A 10 A 20 C 30 Errado 40 E

!!!"#$%%&'(#)"*#&"+,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$%&'!-.!()!-.!
/

Potrebbero piacerti anche