Sei sulla pagina 1di 5

25/1/2014

Escala menor Wikipdia, a enciclopdia livre

Escala menor
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Em teoria musical, a escala menor uma escala diatnica cujo terceiro grau (chamado mediante) est a um intervalo de tera menor (um tom e um semitom) acima da tnica. Ainda que alguns modos gregos antigos, como o modo drico e o modo frgio possuam teras menores relativas tnica, modernamente os msicos se referem a trs tipos de escalas menores: a escala menor natural, a escala menor harmnica e a escala menor meldica, cada qual com uma distribuio especfica dos intervalos restantes.

Escala menor natural (L).

ndice
1 Escala menor natural 1.1 Escala menor harmnica 1.2 Escala menor meldica natural ou (Bachiana) 2 Ligaes externas

Escala menor natural


Corresponde ao modo elio antigo. Caracteriza-se pelo intervalo de um semitom entre o 2 e o 3 grau e tambm entre o 5 e 6 grau: 1tom, 2semitom, 3tom, 4tom, 5semitom, 6tom, 7tom

Diagrama dos intervalos da escala menor natural

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor

1/5

25/1/2014

Escala menor Wikipdia, a enciclopdia livre

Escala menor harmnica


Esta escala dita harmnica pois se entende que ela gera harmonias mais interessantes que a escala menor natural. Esta apresenta a mesma estrutura da escala menor natural, exceto pelo 7 grau, que aumentado em um semitom, construindo-se um intervalo de 2 aumentada entre o 6 e o 7 grau da escala:
1 t o m ,2 s e m i t o m ,3 t o m ,4 t o m ,5 s e m i t o m ,6 t o m

em e i o ,7 s e m i t o m

O stimo grau se torna sensvel - o stimo grau de uma escala chamado sensvel, j que este est somente meio tom abaixo da tnica e soa muito bem com ela melodicamente -, apresentando uma atrao tonal maior do que a da escala menor natural. A modificao d escala uma sonoridade oriental, e podese ouvir sua influncia nos acordes meio-diminutos e nos acordes de stima com nona bemol. Como construir estas escalas?...repare... Exemplo: - Si menor (relativa maior: R maior)

Menor harmnica

C o n s t r i s eae s c a l aS im e n o rc o mo ss u s t e n i d o sd eR M a i o r( F #eD O # )ea u m e n t am e i ot o mn o7 g r a u .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor

2/5

25/1/2014

Escala menor Wikipdia, a enciclopdia livre

Escala Si Menor harmnica SI DO# RE MI FA# SOL LA# SI


R m e n o r( r e l a t i v am a i o r : F M a i o r ) M im e n o r( r e l a t i v am a i o r : S o lM a i o r )

Depois, s aumentar meio tom ao 7grau. OBS: Para achar a escala relativa menor abaixe um tom e meio da escala maior. Ex: L Maior, abaixe um tom e meio e encontrar sua relativa menor, F# Menor. Para achar a relativa maior basta aumentar um tom e meio: Ex: Sol menor, aumente um tom e meio e encontrar Sib Maior. Veja as Armadura da Clave.

Escala menor meldica natural ou (Bachiana)


Quando tocamos a escala menor harmnica, notamos que o intervalo entre o 6 e 7 graus da escala soa estranho melodicamente. Este intervalo chamado de segunda aumentada, soando exatamente como uma tera menor. Porm no temos tons na escala entre estas notas e este intervalo de segunda aumentada considerado dissonante na harmonia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor 3/5

25/1/2014

Escala menor Wikipdia, a enciclopdia livre

clssica. Portanto h a escala menor meldica natural, onde alm do 7 grau elevado em um semitom, a escala tambm eleva seu 6 grau em um semitom. Essa alterao para facilitar o movimento meldico gerado entre o 6 e 7 graus da escala menor harmnica de 2 aumentada. Sua forma a seguinte:
1 t o m ,2 s e m i t o m ,3 t o m ,4 t o m ,5 t o m ,6 t o m ,7 s e m i t o m

Esta escala utilizada em duas formas, uma ascendente e outra descendente, e ambas so herdadas da escala menor dita natural.

Menor meldica

Ligaes externas
Teoria Musical, de Ricci Adams (http://www.jazzbossa.com/teoria/aulas/22.escalasmenores.html) As Escalas Menores
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor 4/5

25/1/2014

Escala menor Wikipdia, a enciclopdia livre

Escalas Menores Meldicas (http://pt.scribd.com/full/51227531?access_key=key-cjwc6yy4tkvmmqseb1w) Partitura Escalas Menores Naturais (http://pt.scribd.com/full/51227535?access_key=key-1y23j9yr68vco0ynmbbc) Partitura 7 6 5 4 3 2 1

Tonalidade

Escala maior: Escala menor:

D Sol R
maior maior maior

L
maior

Mi
maior

Si
maior

F
maior

D
maior

Sol
maior

R
maior

L
maior

Mi
maior

Si
maior

F
maior

D
maior

Mi

Si

Sol

Mi

Si

Sol

menor menor menor menor menor menor menor menor menor menor menor menor menor menor menor

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Escala_menor&oldid=37165358" Categorias: Escalas musicais Tonalidades musicais Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 12h26min de 22 de outubro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor

5/5

Potrebbero piacerti anche