Sei sulla pagina 1di 38

CRONOGRAMA DE ADM1010 ADM. DE REC. MAT.

E PATRIMONIAIS I 2004-1 MANH


Turma: MV6.1 Horrio: 3CD 6CD
FEVEREIRO 06 Apresentao do contedo programtico, bibliografia, forma de avaliao. 10 Introduo, conceito e objetivo da administrao de material e a abordagem logstica: consideraes preliminares, conceitos, definies, objeto, funes de materiais na empresa e os mercados. 13 Introduo, conceito e objetivo da administrao de material e a abordagem logstica: campo de atuao da administrao de materiais. 17 Introduo, conceito e objetivo da administrao de material e a abordagem logstica: logstica empresarial, cadeia de suprimento, interao da cadeia de suprimento. 20 Feriado Especial. 24 Feriado Carnaval. 27 Administrao de materiais: recursos materiais, conceito, administrao; amplitude, organograma da administrao de materiais. MARO 02 Administrao de materiais: classificao de materiais, conceitos, atributos, tipos. 05 Administrao de materiais: materiais no de estoques e materiais de estoque; classificao de materiais quanto aplicao, valor de consumo, importncia operacional. 09 Administrao de materiais: mtodo ABC de classificao de materiais. 12 Administrao de materiais: especificao de materiais, conceito, estrutura e formao; codificao de materiais, objetivos, tipos. 16 Armazns, centros de distribuio e armazns alfandegados: conceitos, tipos e introduo armazenagem. 19 Armazns, centros de distribuio e armazns alfandegados: recebimento, expedio e sistemas de estocagem, sistemas de localizao do estoque e dimensionamento de espaos. 23 Armazns, centros de distribuio e armazns alfandegados: sistema de gerenciamento de armazns; tendncias na armazenagem de materiais, sistemas prprios e terceirizados. 26 Manuseio e movimentao de materiais: logstica e os tipos de movimentao de materiais, crossdoking. 30 Exerccios de aplicao do 1 GQ. ABRIL 02 Prova de 1a chamada 1o GQ 06 Semana de prova 1a chamada 1o GQ (no haver aula) 09 Feriado Semana Santa. 13 Prova de 2a chamada 1o GQ 16 Entrega e resoluo da prova. 20 Estudo de caso. 23 Suprimento: fornecedores; programao de suprimentos. 27 Suprimento: compras. 30 Gesto de estoques: mtodos qualitativos e quantitativos para previso de demanda. MAIO 04 Custos dos estoques: hipteses de custos, classificao. 07 Exerccios de aplicao de custo de estoques. 11 Controle de estoques: conceitos, grficos, exemplos. 14 Controle de estoques: estoque de segurana, nveis de estoques. 18 Controle de estoques: ponto de pedido, tempo de reposio, frmulas, composio do tempo de pedido. 21 Exerccios de aplicao de controle de estoque. 25 Administrao de patrimnio: introduo, conceitos, objetivos, importncia e tipos de bens patrimoniais. 28 Exerccios de aplicao do 2 GQ. JUNHO 01 2o G.Q. 15 1a chamada final

1
18 2 chamada final
a

AULA 06/02/2004 APRESENTAO DO CONTEDO PROGRAMTICO, BIBLIOGRAFIA, FORMA DE AVALIAO Cdigo ADM1010 Crditos: 04 Carga horria: 60h/a Nome da Disciplina: ADMINISTRAO DE RECURSOS MAT. E PATRIMONIAIS 1 Departamento Responsvel: ECONOMIA E ADMINISTRAO Professor: EGENILTON RODOLFO DE FARIAS EMAIL: egenilton@terra.com.br PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. ENUNCIADO: a) Introduo, conceito e objetivo da administrao de material e a abordagem logstica: consideraes preliminares, conceitos, definies, objetivo, funes de materiais na empresa e os mercados; campo de atuao da administrao de materiais; logstica empresarial, cadeia de suprimento, interao da cadeia de suprimento. b) Administrao de materiais: recursos materiais, conceito, administrao; amplitude, organograma da administrao de materiais; classificao de materiais, conceitos, atributos, tipos; materiais no de estoques e materiais de estoque; classificao de 1 materiais quanto aplicao, valor de consumo, importncia operacional; mtodo ABC de GQ classificao de materiais; especificao de materiais, conceito, estrutura e formao; codificao de materiais, objetivos, tipos. c) Armazns, centros de distribuio e armazns alfandegados: conceitos, tipos e introduo armazenagem; recebimento, expedio e sistemas de estocagem, sistemas de localizao do estoque e dimensionamento de espaos; sistema de gerenciamento de armazns; tendncias na armazenagem de materiais, sistemas prprios e terceirizados. d) Manuseio e movimentao de materiais: logstica e os tipos de movimentao de materiais, cross-doking.

2 GQ

e) f) g) h)

Suprimento: fornecedores; programao de suprimentos; compras. Gesto de estoques: mtodos qualitativos e quantitativos para previso de demanda. Custos dos estoques: hipteses de custos, classificao. Controle de estoques: conceitos, grficos, exemplos; estoque de segurana, nveis de estoques; ponto de pedido, tempo de reposio, frmulas, composio do tempo de pedido. i) Administrao de patrimnio: introduo, conceitos, objetivos, importncia e tipos de bens patrimoniais.

2. BIBLIOGRAFIA: a) ARNOLD, J. R. Tiny. Administrao de materiais. So Paulo: Atlas, 1999. b) BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimento. Porto Alegre: Bookman, 2001. c) CHING, Hong Yun. Gesto de estoques na cadeia de logstica integrada. So Paulo: Atlas d) DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de materiais. So Paulo: Atlas, 1995. e) FLEURY, Paulo Fernando. Logstica empresarial. So Paulo: Atlas, 2000.

3. METODOLOGIA: Aulas expositivas; atividades extra-classe: seminrios, visitas tcnicas, uso do simulador gerencial da indstria. O plano de ensino da disciplina contemplar metodologia direcionada a realizao de trabalhos prticos, desenvolvidos no ambiente organizacional e/ou com dados e informaes reais, visando a interao da teoria com a prtica. 4. FORMA DE AVALIAO: 1O GQ: prova do GQ (0 a 10) 2O GQ: at 2 pontos + prova do GQ (0 a 8)

2 1 trabalho individual fora da sala de aula (Aplicao de administrao de materiais) DIRETRIZES PARA O TRABALHO INDIVIDUAL DO 2 GQ Este trabalho tem como principal objetivo fazer uma aplicao real dos conceitos estudados em sala.

Instrues para configurao do trabalho

a) No dia da prova do 2 GQ o aluno entregar uma cpia impressa do trabalho e no mais tardar
tambm at a prova do 2 GQ enviar tambm para o email: egenilton@terra.com.br.

b) O texto dever ser digitado em WORD (Fonte Times New Roman 12 com espaamento 1,5) e
justificado.

c) Estrutura: 1 Pgina: Ttulo do trabalho, nome do aluno, email do aluno, data, turma, etc. A partir
da 2 pgina: Introduo, Explanao do assunto conforme o tema escolhido, Concluso e Bibliografia.

d) O trabalho deve ser no formato A4.

3 AULA 10/02/2004 INTRODUO, CONCEITO E OBJETIVO DA ADMINISTRAO DE MATERIAL E A ABORDAGEM LOGSTICA: CONSIDERAES PRELIMINARES, CONCEITOS, DEFINIES, OBJETO, FUNES DE MATERIAIS NA EMPRESA E OS MERCADOS.

O QUE ADMINISTRAO DE MATERIAIS? O conceito de se ter um departamento responsvel pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produo at o consumidor, relativamente novo. Embora muitas empresas tenham adotado esse tipo de organizao, h ainda diversas que no o fizeram. Se as empresas desejam minimizar seus custos totais nessa rea e prover melhor nvel de servios ao cliente, devem agir desse modo. O nome geralmente dado a essa funo administrao de materiais. Outros nomes incluem planejamento e controle da distribuio e administrao da logstica. Administrao de materiais uma funo coordenadora responsvel pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. Ela pode fazer muito para melhorar os lucros de uma empresa. OBJETIVOS DA ADMINISTRAO DE MATERIAIS OBJETIVO BSICO - Suprir os diversos setores da empresa com os materiais de que necessitam com a qualidade requerida, na quantidade correta, no instante adequado e no local apropriado ao mnimo custo. OBJETIVOS ESPECFICOS Minimizar o investimento em estoques. Prever necessidades e disponibilidades de materiais, assim como as condies de mercado. Manter contato permanente com fornecedores, tanto atuais como em potencial, verificando preos, qualidade e outros fatores que tenham influncia no material e nas condies de fornecimento. Pesquisar continuamente novos materiais, novas tcnicas administrativas, novos equipamentos e novos fornecedores. Padronizar materiais, embalagens e fornecedores. Controlar disponibilidades de materiais e situao dos pedidos, tanto em relao a fornecedores como em relao produo da empresa. Obter segurana de fornecimento. Obter preos mnimos de compra. QUALIDADE A qualidade do material definida em funo de quem o utiliza. Diz-se que a qualidade a adequao ao uso. Conjunto de normas ISO 9000 define conceitos de qualidade para as empresas. Um material tem suas "qualidades" definidas pela sua ESPECIFICAO, que algo que torna o material inconfundvel, ou seja, "especfico". Descrio, nome, nomenclatura e designao so termos que no devem ser confundidos com especificao. FUNES NA ADMINISTRAO DE MATERIAIS A Administrao de Materiais uma funo administrativa semelhante a outras funes de administrao de recursos tais como a Administrao Financeira, a Administrao de Recursos Humanos etc. composta, basicamente, das atividades de COMPRAS, ESTOCAGEM e MOVIMENTAO, interligadas pela atividade de PLANEJAMENTO E CONTROLE.

4 Comumente denominada, tambm, de Administrao de Suprimentos, adquirindo um conceito um pouco mais geral, englobando tambm servios e energia. Quando associada distribuio de produtos e materiais em geral denominada Logstica. Em algumas organizaes as atividades de compras esto em um setor, as de estocagem em outro e as de movimentao em outro. A localizao no organograma depende do tipo de empresa.

AULA 13/02/2004

5 INTRODUO, CONCEITO E OBJETIVO DA ADMINISTRAO DE MATERIAL E A ABORDAGEM LOGSTICA: CAMPO DE ATUAO DA ADMINISTRAO DE MATERIAIS.
A evoluo da administrao de materiais processou-se em vrias fases, por exemplo: Atividade exercida diretamente pelo proprietrio da empresa, uma vez que comprar era a essncia do negcio. Atividades de compras como apoio s atividades produtivas e, portanto, integradas rea de produo. Coordenao dos servios envolvendo materiais, comeando com o planejamento das matriasprimas e a entrega de produtos acabados, em uma organizao independente da rea produtiva. Agregao rea de logstica das atividades de suporte rea de marketing. Modelo atual da rea de logstica da qual faz parte a administrao de materiais. Tais pontos podem ser mais bem compreendidos atravs do quadro a seguir: Quadro 1 - Evoluo da administrao de materiais SITUAO PROCESSO DE ESTGIO SITUAO ATUAL INICIAL EVOLUO AVANADO Pessoa de Funcionrio a Executivo Executivo que recados servio da conhecedor do administra 60% dos produo mercado de custos e das abastecimento despesas Perfil do Pessoa bem Burocrata Conhecedor de Executivo com profissional considerada eficiente administrao preparo tcnico, comercial e de econmico e legal mercados Progresso do Sem Comprador Planejamento do Diretor executivo profissional possibilidades negcio Atividades da Faz despesas Evita faltas e Planejamento Concentrao em administrao de desmobiliza estratgico uma viso de materiais estoques melhoria dos excedentes resultados Fonte: Francischini, P. G. & Gurgel, F. A. Administrao de materiais e do patrimnio. So Paulo: Pioneira, 2002. Pgina 4. PERCEPO EMPRESARIAL O administrador de materiais A evoluo da administrao de materiais at chegar na fase atual pode ser melhor compreendida quando se considera o fato de que, para haver o progresso da atividade produtiva, se fez necessrio o suporte dos recursos de materiais. Quadro 2 - Evoluo da atividade produtiva 1800-1850 1850-1900 1900-1950 1950-2000 Locomotivas, Lmpadas, telefone, Nilon, radar, Microeletrnica, raio telgrafo, motor a exploso, eletrnica, laser, fibra ptica, fotografia adubo qumico rdio e TV biotecnologia & Gurgel, F. A. Administrao de materiais e do patrimnio. So Paulo:

Perodo Inovaes

1750-1800 Mquina a vapor e tear mecnico Fonte: Francischini, P. G. Pioneira, 2002. Pgina 4.

A necessidade de utilizar sistemas de computao mais modernos facilitou sobremaneira a integrao e o comando nico na administrao desse fluxo. Gesto de materiais Este conceito originou-se na funo de compras de empresas que compreenderam a importncia de integra o fluxo de materiais e suas funes de suporte, tanto atravs do negcio, como atravs do fornecimento aos clientes imediatos. Isto inclui a funo de compras, de acompanhamento, gesto de estoques, gesto de armazenagem,planejamento e controle da produo e gesto da distribuio fsica. Por outro lado, o resultado da gesto funcional separada do fluxo de materiais , normalmente, altos nveis de estoque.

AULA 17/02/2004

6 INTRODUO, CONCEITO E OBJETIVO DA ADMINISTRAO DE MATERIAL E A ABORDAGEM LOGSTICA: LOGSTICA EMPRESARIAL, CADEIA DE SUPRIMENTO, INTERAO DA CADEIA DE SUPRIMENTO. Gerenciamento da logstica o processo de administrar o movimento de matrias-primas, peas, trabalho, produtos acabados e informaes relacionadas ao longo da cadeia de valor de uma forma eficiente e com um bom custo para atender s exigncias do consumidor. As demandas do consumidor dirigem todo o processo. Cada aspecto do gerenciamento de logstica est voltado para a concluso de uma troca de marketing que fornece ao consumidor o produto certo na hora certa no local certo, nas condies certas e ao preo certo. claro que compreender o que os consumidores esperam um pr-requisito para criar um sistema de gerenciamento de logstica. O gerenciamento de logstica , para muitas empresas, o maior desafio em termos de concorrncia. Um grande produto, com o preo escolhido de forma correta, nos canais de marketing adequados e com uma comunicao integrada de marketing de alto nvel no mais suficiente. Para construir de forma lucrativa relacionamentos de longo prazo com o consumidor - e vencer os concorrentes - , as empresas mais atentas esto formulando estratgias para movimentar os produtos e a informao de forma mais eficiente ao longo da cadeia de valor. Conceito de "cadeia de valor": "A Vantagem Competitiva no pode ser compreendida olhando-se para uma firma como um todo. Ela deriva das muitas atividades discretas que uma firma desempenha projetando, produzindo, comercializando, entregando e apoiando seu produto. Cada uma dessas atividades pode contribuir para a posio de custo relativo da firma e criar a base para a diferenciao... A cadeia de valor desdobra a firma em suas atividades estrategicamente relevantes, para compreender o comportamento dos custos e as fontes de diferenciao existentes ou potenciais. Uma firma ganha vantagem competitiva executando estas atividades estrategicamente importantes de maneira mais barata ou melhor do que seus concorrentes". As atividades da cadeia de valor podem ser categorizadas em dois tipos: atividades primrias (logstica de entrada, operaes, logstica de sada, marketing e vendas e assistncia tcnica) e atividades de apoio (infra-estrutura, gerenciamento de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e aquisio). Como a Logstica Movimenta os Produtos e a Informao Logstica Interna o fluxo interno de matrias-primas, equipamentos e outros bens e servios, assim como as informaes necessrias para fabricar o produto ou prestar o servio. A Logstica Externa, tambm conhecida como distribuio fsica, cuida do fluxo de produtos acabados e a informao para o consumidor a fim de completar a troca de marketing. As importantes atividades logsticas que ocorrem no fluxo de produtos e informaes ao longo da cadeia de valor so: Transporte, armazenagem, manuseio de materiais, gerenciamento de estoques, processamento de pedidos e logstica reversa. O gerenciamento dessas atividades significa o cruzamento tanto das fronteiras que separam os departamentos internos de uma organizao quanto das fronteiras externas entre parceiros da cadeia de valor como fornecedores, atacadistas e varejistas.

Nem todas as empresas colocam a mesma nfase em cada uma destas atividades. Muitas delas no tm que se preocupar com transporte, armazenagem manuseio de materiais,

7 gerenciamento de estoques, ou trazer de volta os produtos para jog-los fora, consert-los ou recicl-los. Por exemplo, uma firma de corretagem de aes no possui produtos tangveis para transportar ou guardar, de forma que ela se concentra no processamento de pedidos e funes logsticas relacionadas. Outras empresas de servio como uma cadeia de hotis concentra-se na logstica de processar pedidos (reservas) e gerenciar estoques (toalhas e outros materiais) para renovar a arrumao dos quartos. O custo de movimentar produtos e informaes ao longo da cadeia de valor assustador. Em um ano recente, as empresas americanas gastaram US$ 670 bilhes - quase 11% do produto interno bruto do pas - em atividades logsticas como embalagem, transporte e armazenagem. O simples gerenciamento da logstica de forma mais eficiente pode conseguir economias significativas para a empresa e, em ltima anlise, para os consumidores.

Os Objetivos da Logstica Integrada O gerenciamento logstico, do ponto de vista de sistemas totais, o meio pelo qual as necessidades dos clientes so satisfeitas atravs da coordenao dos fluxos de materiais e de informaes que vo do mercado at a empresa, suas operaes e, posteriormente, para seus fornecedores. A realizao desta integrao total exige uma orientao bastante diferente daquela tipicamente encontrada na organizao convencional. Na verdade, evolui-se hoje para algo alm do gerenciamento integrado da logstica interna. Mercados mais evoludos reconhecem a importncia do gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, o Supply Chain Management, um conceito relativamente novo para a maior parte das empresas. No atual cenrio, o tempo surge como a chave principal, e, nesse aspecto, a rpida resposta logstica se torna crucial. A m administrao da cadeia de suprimentos trar como resultado a falta de visibilidade do fluxo logstico. Em empresas tradicionais, os setores funcionais fazem com que, a mxima viso permitida, seja a do prprio departamento ou setor. Possveis gargalos ou excessos de estoque dificilmente so identificados, prejudicando o fluxo como um todo. Estas situaes so caracterizadas como barreiras organizacionais, e precisam ser removidas, para que se possa proporcionar a necessria visibilidade do fluxo logstico total. Empresas que no possuem visibilidade do processo logstico so, normalmente, aquelas orientadas funcionalmente, constitudas por uma estrutura organizacional convencional, e a idia a do "territrio", onde a informao e a comunicao so pobremente compartilhadas. Por outro lado, empresas tpicas da Era da Informao atuam de forma diferenciada, a partir de estruturas voltadas para o mercado, horizontalizadas, geis nas respostas requeridas, amparadas em sistemas de informaes de ltima gerao, que lhes permite identificar e agir, em tempo real, em qualquer estgio da cadeia de suprimentos. A importante questo a ser compreendida neste aspecto que, o gerenciamento logstico deve ser visto como um sistema interligado, e que, uma deciso tomada em qualquer parte da cadeia, afetar o sistema inteiro. Este tipo de gerenciamento leva necessidade de compreender que o enfoque deve ser no fluxo de materiais, ao contrrio da viso tradicional, onde o que se busca a eficincia funcional ou departamental. AULA 27/02/2004 ADMINISTRAO DE MATERIAIS: RECURSOS MATERIAIS, CONCEITO, ADMINISTRAO; AMPLITUDE, ORGANOGRAMA DA ADMINISTRAO DE MATERIAIS.

ATIVIDADES PRIMRIAS So aquelas de importncia fundamental para a obteno dos objetivos logsticos de custo e nvel de servio que o mercado deseja, e essas atividades so consideradas primrias porque contribuem com a maior parcela do custo total da administrao de materiais ou so essenciais para a coordenao e para o cumprimento da tarefa logstica. So as seguintes:

Transporte uma das atividades logsticas mais importantes, simplesmente porque ela absorve, em mdia, de um a dois teros dos custos logsticos. essencial, porque nenhuma organizao na atualidade pode funcionar sem providenciar a movimentao de suas matrias-primas ou de seus produtos acabados para serem levados, de alguma forma, at ao consumidor final. Ele refere-se aos vrios modelos disponveis para se movimentar matria-prima, materiais produtos e servios, e os modais utilizados so: rodovirio, ferrovirio, hidrovirio, dutovirio e o aerovirio. Manuteno de estoques a atividade para atingir-se um grau razovel de disponibilidade de produto em face de sua demanda, e necessrio manter estoques, que agem como amortecedores entre a oferta e a demanda. A grande preocupao da administrao de estoques envolve manter seus nveis os mais baixos possveis, e ao mesmo tempo prover a disponibilidade desejada pelos clientes. Processamento de pedidos Sua importncia deriva do fato de ser um elemento crtico em termos do tempo necessrio para levar bens e servios aos clientes, em relao, principalmente, perfeita administrao dos recursos logsticos disponveis. Ela d partida ao processo de movimentao de materiais e produtos bem como a entrega desses servios.

ATIVIDADES DE APOIO So aquelas, adicionais, que do suporte ao desempenho das atividades primrias, para que possamos ter sucesso na administrao organizacional, que manter e criar clientes com pleno atendimento do mercado e satisfao total do acionista em receber seu lucro. So as seguintes: Armazenagem o processo que envolve a administrao dos espaos necessrios para manter os materiais estocados, que podem ser internamente, na fbrica, como em locais externos, mais prximos dos clientes. Essa ao envolve fatores como localizao, dimensionamento da rea, arranjo fsico, equipamentos de movimentao, recuperao do estoque, projeto de docas (plataformas) ou baas de atracao, necessidades de recursos financeiros e humanos. Manuseio de materiais Est associado com a armazenagem e tambm manuteno dos estoques. Essa atividade envolve a movimentao de materiais no local de estocagem, que pode ser tanto estoques de matria-prima como de produtos acabados. Pode ser a transferncia de materiais do estoque para o processo produtivo ou deste para o estoque de produtos acabados. Pode ser tambm a transferncia de um depsito para outro. Embalagem Dentro da Logstica tem como objetivo movimentar produtos com toda a proteo e sem danific-los alm do economicamente razovel. Um bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantia perfeita e econmica movimentao sem desperdcios. Alm disso, dimenses adequadas de empacotamento encorajam manuseio e armazenagem eficientes.

9 Suprimentos a atividade que proporciona ao produto ficar disponvel, no momento exato, para ser utilizado pelo sistema logstico. o procedimento de avaliao e da seleo das fontes de fornecimento, da definio das quantidades a serem adquiridas, da programao das compras e da forma pela qual o produto comprado. Planejamento Refere-se primariamente s quantidades agregadas que devem ser produzidas bem como quando, onde e por quem devem ser fabricadas. a base que servir de informao programao detalhada da produo dentro da fbrica. o evento que permitir o cumprimento dos prazos exigidos pelo mercado. Sistema de informao So as informaes necessrias de custo, procedimentos e desempenho essenciais para o correto planejamento e controle logstico. Por conseguinte, uma base de dados bem estruturados, com informaes relevantes sobre os clientes, sobre os volumes de vendas, sobre os padres de entregas e sobre os nveis dos estoques e das disponibilidades fsicas e financeiras que serviro com base de apoio a uma administrao eficaz das atividades primrias e de apoio ao sistema logstico.

ATRIBUIES ESPECFICAS DA FUNO ADMINISTRATIVA DE MATERIAIS Compras Execuo das rotinas operacionais; seguimento das compras contratadas (follow-up) ; desenvolvimento de fornecedores. Armazenagem Recebimento (controle quantitativo e qualitativo); devoluo; estocagem; conservao; embalagem. Movimentao Equipamentos de movimentao (empilhadeiras, carrinhos, etc.); reas de escoamento; fornecimento e controle; alienao e venda. Controle Fsico (inventrios, contagens, etc.); financeiro; inventrio peridico. Planejamento e programao Planejamento das necessidades; previso de estoques e nveis de estoques; estudos e acompanhamentos; mtodos grficos, estatsticos e matemticos.

Questes de reviso 1. O que voc entende por atividades primrias? D exemplos. 2. O que voc entende por atividades de apoio? D exemplos. 3. Desenvolva um esquema logstico para uma empresa de: a) Bebidas b) Alimentos c) Brinquedos AULA 02/03/2004 ADMINISTRAO DE MATERIAIS: CLASSIFICAO DE MATERIAIS, CONCEITOS, ATRIBUTOS, TIPOS. CLASSIFICAO DE MATERIAIS A classificao tem a finalidade de separar um conjunto de itens em classes.

10 importante distinguir-se bem a diferena entre identificao e classificao. A identificao busca uma identidade do material, ou seja, busca torn-lo nico. Um item s pode estar associado a um nico cdigo de identificao, ao passo que pode estar associado a vrias classes simultaneamente. recomendvel que o sistema de classificao permita que um mesmo item possa ser classificado em quantas classes forem necessrias. Assim, o produto lcool pode ser classificado por funo tanto como solvente como combustvel. A seguir se encontram exemplos dos diverso tipos de classificao que podem ser feitas com os itens de uma empresa. TIPOS DE CLASSIFICAO natureza: caractersticas fsico-qumicas produtos de ao: barras, chapas madeiras : compensados, tbuas, toras ... produtos de petrleo: combustveis, graxas, produtos qumicos : cidos, acetatos, nitratos ... leos ... funo: o que o material faz combustveis : gasolina, lcool ... solventes : lcool, querosene, gua raz ... materiais de fixao e ligao : pregos, rolamentos : de esfera, de rolos cnicos, de parafusos, porcas... agulhas ... aplicao por equipamento centrfugas peas para bombas peas para motores a gasolina aplicao por setor genrico materiais para escritrio materiais para laboratrio aplicao por setor especfico materiais para o CPD materiais para a seo de forjaria aplicao por projeto materiais para ampliao da ala de produo materiais para o prottipo XH5 nmero 3 criticidade: grau de imprescindibilidade grau 1 : paralisa setores importantes, acarreta riscos de vida, no h materiais alternativos grau 2 : paralisa setores importantes, acarreta riscos de vida, h materiais alternativos grau 3 : paralisa setores importantes, no acarreta riscos de vida, no h materiais alternativos grau 4 : ... origem: onde obtido internamente fabricado importado produzido no mercado nacional recuperado produzido no exterior e adquirido no mercado nacional fiscal: para fins de tributao produto acabado materiais para manuteno matria prima materiais para obras em andamento produto em processo materiais para revenda insumos para produo materiais para alienao materiais para embalagem materiais de consumo valor de utilizao: curva ABC A : materiais de alto valor de utilizao B : materiais de mdio valor de utilizao C : materiais de baixo valor de utilizao valor de estoque: mtodo ABC A : materiais com alto valor de estoque B : materiais com mdio valor de estoque C : materiais com baixo valor de estoque dificuldade de aquisio sazonalidade de mercado padro de mercado, fabricao por encomenda greves no setor padro de mercado, fabricao normal : parafusos, pregos, ...

11 regulamentados : cotas de fornecimento, explosivos etc. transporte difcil monoplio/tecnologia exclusiva/cartis freqncia de demanda consumo regular consumo irregular dificuldade de armazenagem umidade inflamveis explosivos peso muito grande volume muito grande temperatura manuseio especial periculosidade norma NBR 7502 da ABNT recuperao reparveis reprocessamento perecimento tempo de estocagem data limite contaminao higroscopia instabilidade qumica magnetizao/desmagnetizao fragilidade ao de seres vivos linha de produtos de fornecedores materiais de escritrio materiais de construo tecidos mtodos de ressuprimento ponto de ressuprimento calendrio quem compra adquiridos pelo departamento de compra no padro de mercado, fabricao sob especificao importado alta tecnologia consumo eventual

volteis oxidveis txicos radiativos corrosivos combustveis forma irregular

reutilizao : embalagens, pallets irrecuperveis volatilidade deposio ao da luz mudana de temperatura ao da gravidade corroso presso (empilhamento)

tintas e vernizes produtos eletrnicos materiais eltricos estoque base MRP adquiridos por fundo fixo

estoque/no de estoque Estoque normal: parafusos, porcas, tintas ... Estoque eventual: cimento, cal, areia ... No de estoque: pincel atmico, corretor de datilografia ... previso Previso feita por computador Previso manual pelo setor de suprimentos previso feita pelos setores usurios

CONTROLE DE ESTOQUES Controle central pelo sistema de computao controle manual pelo usurio controle de qualidad6e controle visual pelo almoxarifado recebedor controle no IPT controle pelo laboratrio da empresa localizao de estoques s no almoxarifado central em qualquer almoxarifado s nos almoxarifados locais

12 PADRONIZAO A excessiva variedade de itens em uma empresa causa um aumento de custo, tanto devido ao excesso de estoques como necessidade de controlar muitos itens. importante que uma organizao se preocupe em reduzir a variedade de itens ao estritamente necessrio. A utilizao de itens que no so tpicos do mercado fornecedor tambm fator de custos para a empresa, pois esses materiais geralmente acabam sendo mais caros por falta de economia de escala. A padronizao de materiais busca reduzir a variedade de itens e, ao mesmo tempo, a utilizao de materiais que so facilmente encontrados no mercado fornecedor, desde, naturalmente, que atendam s exigncias de qualidade da empresa. No estudo de padres, deve-se atentar para os organismos de padronizao em geral (ABNT, ISO, ASTM, NEMA, ANSI, etc.), procurando-se normas impostas por legislao e de maior uso no mercado fornecedor. A ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas o organismo oficial de normalizao no Brasil, representando-o nos organismos internacionais.

Questes de reviso 1. Qual a importncia da padronizao para a administrao de materiais? 2. Qual a importncia da classificao de materiais para a administrao de materiais?

AULA 05/03/2004 ADMINISTRAO DE MATERIAIS: MATERIAIS NO DE ESTOQUES E MATERIAIS DE ESTOQUE; CLASSIFICAO DE MATERIAIS QUANTO APLICAO, VALOR DE CONSUMO, IMPORTNCIA OPERACIONAL.

IDENTIFICAO DE MATERIAIS: CONCEITO DE ITEM O termo item de material aplicvel a um conjunto de objetos (materiais) que possuem as mesmas caractersticas. Como exemplo, consideremos as latas de cerveja de 330 ml em uma caixa de latas de um supermercado. Apesar de poder haver diferena entre uma lata e outra (pequenas diferenas

13 dimensionais, de peso, etc.), para o cliente que adquire uma lata da caixa essas diferenas praticamente no tm interesse algum. A lata de cerveja do exemplo acima um item de material (o cdigo de barras que identifica o produto o mesmo para as diversas latas). As caractersticas que definem essa lata (volume lquido, composio, tipo de lata, marca, tipo de cerveja, data de validade etc.) so as mesmas para as diversas latas da caixa. Um item pode especificar, tambm, um produto vendido a granel. Quando colocamos combustvel em um posto, o lcool comum um item. Um item pode se referir, ainda, a um conjunto de peas iguais em uma embalagem (uma caixa de borracha escolar com vrias borrachas) ou a um conjunto de peas diferentes (um kit de ferramentas, por exemplo). Numa empresa existem itens que so estocados e itens que so utilizados imediatamente aps a aquisio (ou que se comportam, para fins contbeis, como se fossem utilizados imediatamente aps a aquisio). Geralmente so denominados, respectivamente, itens de estoque e itens no de estoque. A embalagem com que o material comercializado, por ser uma caracterstica que pode ser importante para o cliente, pode determinar a existncia de itens diferentes para o mesmo material bsico. Como exemplo, lcool em embalagens de 1 litro um item diferente de lcool em embalagens de litro. A marca do produto uma caracterstica importante para o cliente em um supermercado, devido ao preo, confiana na marca, forma da embalagem etc. No supermercado, para cada marca tem-se um item diferente. Em um setor de manuteno de uma empresa a marca do lcool utilizado para a limpeza no importante, desde que o produto tenha a qualidade requerida. Neste caso, para as vrias marcas tem-se um s item. CONCEITO DE NMERO DE PARTE A identificao de itens de material em uma organizao pode ser feita de diversas formas, dependendo de onde utilizada: cdigo interno, nmero de desenho, cdigo do fabricante, cdigo do fornecedor, nmero de catlogo, amostra, prottipo, modelo, aplicao, nome, descrio, norma tcnica, especificao, cdigo internacional de produtos (cdigo de barras) etc. Os cdigos de identificao de itens de material so geralmente conhecidos, na indstria, como nmero de parte. No comrcio costuma-se dar a denominao de cdigo do produto. s vezes so denominados nmero de pea, o que nem sempre adequado, principalmente para materiais vendidos a granel (exemplo: mangueira vendida em metros) ou vendidos em caixas com vrias peas (exemplo: caixa com 4 velas para um motor de automvel). CONCEITO DE NMERO DE SRIE H situaes em que se torna importante a distino de cada uma das peas de um item. Como exemplo tpico, os itens que possuem garantia (televisores, mquinas em geral, etc.) tornam necessria a identificao de cada pea isoladamente. Essa identificao feita por um cdigo denominado nmero de srie. O nmero de srie , portanto, uma espcie de detalhamento do nmero de parte. Os itens onde h necessidade de utilizao de nmero de srie so conhecidos, habitualmente, como serializados. O nmero do chassi de um automvel um nmero de srie tpico. Na fbrica de automveis todos os chassis com as mesmas caractersticas correspondem ao mesmo item, porm possuem nmeros de srie diferentes. O nmero de srie individualiza o material. IDENTIFICAO DE LOTES Certos materiais, tanto por necessidade legal como por interesse de controle de qualidade, devem ser identificados por lotes de fabricao. Essa identificao pode ser feita no prprio produto ou em sua embalagem e visa localizar todos os produtos (peas, remdios, produtos metalrgicos, alimentos, etc.), com algum tipo de problema detectado tanto pelos clientes como pela prpria empresa. Uma empresa que fabrica parafusos, por exemplo, pode detectar uma incidncia muito grande de refugos no processo de fabricao. importante, nesse caso, que o controle de

14 produo permita rastrear o processo de fabricao at a identificao do lote da matria prima utilizada no processo, para poder pesquisar as possveis causas do problema. Essa caracterstica de rastreabilidade muito importante no processo de fabricao para se poder ter garantia de qualidade do processo. A identificao por lotes uma espcie de intermedirio entre o nmero de srie e o nmero de parte. Nos produtos serializados o lote fica facilmente identificado pela faixa de nmeros de srie. IDENTIFICAO PELOS ATRIBUTOS A descrio de um item atravs de suas caractersticas (atributos, propriedades), conhecida por nome, nomenclatura, descrio, denominao, designao, especificao, etc., uma das formas de identificao de materiais. O termo especificao , em geral, empregado com o significado de identificar precisamente o material, de modo a torn-lo inconfundvel (ou seja, especfico), principalmente para fins de aquisio. O conjunto de descries de materiais forma a nomenclatura de materiais da empresa. altamente interessante a padronizao da nomenclatura. Uma nomenclatura padronizada formada por uma estrutura de nomes ou palavras-chave (nome bsico e nomes modificadores), dimenses, caractersticas fsicas em geral (tenso, cor, etc.), embalagem, aplicao, caractersticas qumicas, etc. conhecida, tambm, como nomenclatura estruturada. O nome bsico a denominao inicial da descrio (exemplo: arruela, parafuso, etc.), enquanto o nome modificador um complemento do nome bsico (exemplo para arruela: presso, lisa, cobre, etc.). Um nome bsico pode estar associado a vrios modificadores. Exemplo: arruela lisa de cobre, espessura 0,5 mm, dimetro interno 6 mm, dimetro externo 14 mm. nome bsico = arruela modificadores = lisa, cobre, ... A nomenclatura deve ser apresentada em catlogos em diversas ordens para facilidade de se encontrar o cdigo de identificao a partir do nome ou vice-versa, ou ento para se encontrar o material pretendido a partir de caractersticas conhecidas. IDENTIFICAO POR CDIGOS A identificao por cdigos pode ser feita por diversos tipos de cdigos: seqencial, em grupos, em faixas, mnemnicos, numricos, alfanumricos, etc. O que fundamental que para cada item haja um e um s cdigo, assim como que o cdigo no produza confuses de comunicao, principalmente com o uso de caracteres que podem ser confundidos um com o outro (zero com a letra O, cinco com a letra S, dois com a letra Z, seis com a letra G, etc.). Alguns tipos de cdigos: CDIGO SEQENCIAL - quando o cdigo formado a partir de um cdigo inicial e de uma regra de seqncia. O cdigo seqencial, apesar de poder ser alfabtico ou alfanumrico, , normalmente, um cdigo composto por caracteres numricos com a regra de seqncia soma 1. A cada novo item a ser identificado um novo cdigo dado, somando-se 1 ao ltimo cdigo dado. Para se definir um cdigo seqencial basta determinar-se o primeiro cdigo e a regra de seqncia. Para fins de processamento de dados interessante definir-se previamente o nmero mximo de caracteres (posies) que o cdigo pode ter, bem como no usar espaos ou zeros esquerda do cdigo. Assim, por exemplo, para se codificar materiais em uma empresa que jamais ter mais que 6.000 itens, pode-se utilizar um cdigo de 4 posies, comeando-se pelo nmero 1001. VANTAGENS DO CDIGO SEQENCIAL: simples, tanto em estrutura como no modo de se dar novos cdigos, e compacto, utilizando poucos caracteres. CDIGO EM GRUPOS - quando o cdigo dividido em grupos e a cada grupo se associa um significado. Exemplo: os cdigos 30-12-347 e 30-13-523, em que 30 = materiais eltricos; 30-12 = fios e cabos nus e 30-13 = fios e cabos isolados. Os caracteres separadores de grupos so,

15 usualmente, o - ou o .. Recomendamos usar sempre o hfen como separador, pela sua clareza e no confuso com o ponto decimal. O computador permite facilmente a utilizao de cdigos seqenciais com a colocao dos grupos ao lado do cdigo de identificao, unindo as vantagens dos cdigos seqenciais com as dos cdigos em grupos. VANTAGENS DO CDIGO EM GRUPOS: possui informao dentro do prprio cdigo, o que pode contribuir para evitar erros grosseiros de cdigo errado (por exemplo, em uma fatura usar um cdigo do grupo de parafusos e a descrio de um material de limpeza), facilitar a distribuio fsica em almoxarifados, etc. CDIGO EM FAIXAS - quando, numa codificao seqencial, certas faixas de cdigos possuem um significado tal como o dos grupos do cdigo em grupos. Exemplo: 101 a 299 = matrias primas 301 a 599 = semi-acabados 601 a 999 = acabados CDIGOS MNEMNICOS - quando possui caracteres que permitem associao fcil de idia com o elemento a ser codificado. Exemplo: as siglas de estados do Brasil. VANTAGENS DO CDIGO MNEMNICO: fcil memorizao e deduo do significado do cdigo. EQUIVALNCIAS Os terceiros de quem a empresa adquire ou para quem fornece materiais tambm possuem seus cdigos. A fim de facilitar aquisies e controles em geral, interessante a elaborao de tabelas de equivalncias entre o cdigo interno da empresa e os vrios cdigos de seus fornecedores ou clientes.

AULA 09/03/2004 ADMINISTRAO DE MATERIAIS: MTODO ABC DE CLASSIFICAO DE MATERIAIS. O princpio da curva foi elaborado por Vilfredo Pareto por volta de 1897, na Itlia, quando elaborava um estudo de renda e riqueza da populao local. Ele percebeu que 80% da riqueza local estava concentrada com 20% da populao. A aplicabilidade dos fundamentos do mtodo de Pareto foi comprovada e posta em prtica nos Estados Unidos, logo aps a Segunda Guerra Mundial (1951), pela General Eletric (GE), tendo como responsvel H. F. Dixie. Ele fez a seguinte classificao: GRUPO A VALOR (%) 75 ITENS (%) 8

16 B C 20 5 25 67

Grupo A: So os itens mais importantes e que devem receber toda a ateno no primeiro momento do estudo. A orientao no mximo 20% dos itens corresponderem, em mdia, a aproximadamente 75% do valor monetrio total. Caracterstica deste grupo: poucos itens - maiores valores, peso ou volume. Grupo B: So os itens de importncia intermediria e que devem receber ateno logo aps as medidas tomadas sobre os itens da classe A. A orientao no mximo 30% dos itens corresponderem, em mdia, a aproximadamente 20% do valor monetrio total. Caracterstica deste grupo: itens em situao intermediria. Grupo C: So os itens de menos importncia, embora volumosos em quantidades, mas com valor monetrio bem reduzido, permitindo maior perodo de tempo para a sua anlise e estratgia de deciso. A orientao no mximo 50% dos itens corresponderem, em mdia, a aproximadamente 5% do valor monetrio total. Caracterstica deste grupo: bastante itens - menores valores, peso ou volume.

Vantagens do Mtodo ABC Novo entusiasmo pelo controle do estoque e anlise dos inventrios; Reduo imediata de inventrios; Custos de servios burocrticos mais baixos; Melhor planejamento.

Critrio para a elaborao da curva ABC Passo 1: Definir a varivel a ser analisada - identificao do material (descrio ou cdigo); - quantidade (consumo, estoque, compra) mdia mensal ou anual; - preo unitrio; - peso unitrio ou embalagem; - volume unitrio ou embalagem. Passo 2: Coletar os dados Passo 3: Ordenar os dados decrescentemente, por valor, peso ou volume. Passo 4: Acumular os valores, peso ou volume. Passo 5: Calcular os percentuais do valor, peso ou volume. Passo 6: Construir o diagrama Passo 7: Analisar os resultados
Exemplo 1 (Paulino e Floriano pgina 141 Exerccio 10) Faa uma Curva ABC para verificar quais produtos devem ser submetidos a uma anlise de giro de estoque. ITEM Toneladas / ms A 30 B 10 C 310 D 100 E 20 F 60 G 25 H 6 I 600 J 2 L 900 M 15 N 1 O 4

17
P 7 Soluo: Passo 1: Definir a varivel a ser analisada A varivel a ser considerada para o exemplo toneladas / ms. Passo 2: Coletar os dados Veja tabela do enunciado do exemplo. Passo 3: Ordenar os dados decrescentemente, por valor, peso ou volume. ORDEM ITEM Toneladas / ms 1 L 900 2 I 600 3 C 310 4 D 100 5 F 60 6 A 30 7 G 25 8 E 20 9 M 15 10 B 10 11 P 7 12 H 6 13 O 4 14 J 2 15 N 1 Passo 4: Acumular os valores, peso ou volume. ORDEM ITEM Toneladas / ms 1 L 900 2 I 600 3 C 310 4 D 100 5 F 60 6 A 30 7 G 25 8 E 20 9 M 15 10 B 10 11 P 7 12 H 6 13 O 4 14 J 2 15 N 1

Ton / ms Acum. 900 1500 1810 1910 1970 2000 2025 2045 2060 2070 2077 2083 2087 2089 2090

Passo 5: Calcular os percentuais do valor, peso ou volume. ORDEM ITEM Toneladas / ms Ton / ms Acum. 1 L 900 900 2 I 600 1500 3 C 310 1810 4 D 100 1910 5 F 60 1970 6 A 30 2000 7 G 25 2025 8 E 20 2045 9 M 15 2060 10 B 10 2070 11 P 7 2077 12 H 6 2083 13 O 4 2087 14 J 2 2089 15 N 1 2090

Percentuais % 43,06 71,77 86,60 91,38 94,26 95,69 96,89 97,85 98,56 99,04 99,38 99,67 99,86 99,95 100,00

18

Passo 6: Construir o diagrama

Percentuais % 120 100 80 60 40 20 0 L I C D F A G E M B P H O J N

Passo 7: Analisar os resultados CLASSES A B C N ITEM 2 4 9 % ITENS 13,33 26,67 60,00 VALOR ACUMULADO 71,77 % 23,92 % 4,31 % ITENS EM ESTOQUE L,I C,D,F,A G,E,M,B,P,H,O,J,N

A aplicao prtica dessa classificao ABC pode ser vista quando, por exemplo, reduzimos 20% do valor em estoque dos itens A (apenas dois itens), reduzindo o valor total em 20%x71,77% = 14,35%; enquanto uma reduo de 50% no valor em estoque dos itens C (9 itens), reduzir o valor total em 50%x4,31% = 2,16%.

Questes de reviso 1. (Hamilton Pozo, pgina 101, Problema 1) Elabore a Curva ABC para os itens de estoque, conforme a seguir, no intuito de tomada de deciso urgente sobre no mais que 25% deles e justificar sua deciso. Os itens a seguir apresentados esto em Reais (R$) = 1) 1.100,00; 2) 7.000,00; 3) 1.080,00 ; 4) 2.500,00; 5) 20.000,00; 6) 1.090,00; 7) 3.000,00; 8) 6.500,00; 9) 2.000,00; 10) 1.050,00; 11) 25.000,00; 12) 1.800,00; 13) 18.000,00; 14) 1.400,00; 15) 1.250,00; 16) 1.040,00; 17) 1.000,00; 18) 1.550,00; 19) 1.030,00 e 20) 1.990,00. 2. (Hamilton Pozo, pgina 102, Problema 4) Em um estoque, encontramos as seguintes peas com seus respectivos custos unitrios, conforme lista a seguir, que dever ser analisada e ter seus valores de estoques reduzidos. Usando a Curva ABC e estipulando os itens A em no mais que 12% de sua quantidade, classifique-os.
PEA Eixo Polia Polia Polia Mola 1 1 2 3 1 QUANT 100 35 85 5 1000 VALOR $ UNITRIO 25,50 100,00 500,00 10,00 1,00 PEA Suporte 1 Suporte 2 Eixo 4 Motor 1 Motor 2 QUANT 10 1000 33 100 100 VALOR $ UNITRIO 15,50 25,50 125,00 5000,00 3500,00

19
Mola 2 Polia 4 Eixo 2 Coroa 1 Eixo 3 35 550 55 15 105 15,00 125,00 40,00 1500,00 100,00 Painel 1 Eixo mvel Eixo 35 Catraca Painel 2 100 10 1 21 50 25,50 5,50 10,50 2,50 12,50

3. (Hamilton Pozo, pgina 102, Problema 5) Com base no exerccio anterior. Montar a Curva ABC considerando os itens A com 75% dos valores analisados e montar o grfico (curva).

4. (Ballou, Logstica Empresarial, pgina 111, Problema 3) Um varejista de produtos farmacuticos tem duas opes para reabastecer suas mercadorias de prateleira: (a) diretamente dos vendedores ou (b) atravs do depsito da empresa. Itens com alto volume de vendas e lotes de ressuprimento grandes geralmente so mais baratos quando comprados diretamente, pois no so necessrios a armazenagem e o manuseio extras no depsito. O varejista ouviu falar da curva ABC e imaginou que ela poderia ser til para dividir sua linha de produtos e alcanar maior economia no suprimento. Existem doze itens numa classe particular de remdios. Dados de vendas anuais foram tabulados a seguir:
CDIGO DO PRODUTO 10732 11693 09721 14217 10614 08776 12121 11007 07071 06692 12077 10542 VENDAS ($) 56.000,00 51.000,00 10.000,00 9.000,00 46.000,00 71.000,00 63.000,00 4.000,00 22.000,00 14.000,00 27.000,00 18.000,00

Se o tamanho do lote de compra segue o nvel de vendas, use o princpio da curva ABC para determinar que itens devem ser comprados diretamente.

AULA 12/03/2004 ADMINISTRAO DE MATERIAIS: ESPECIFICAO DE MATERIAIS, CONCEITO, ESTRUTURA E FORMAO; CODIFICAO DE MATERIAIS, OBJETIVOS, TIPOS. Com o desenvolvimento da informtica, tem-se hoje diversas opes para inserir informaes em sistemas de bancos de dados sobre a especificao de materiais: digitao (teclado), leitura ptica, tarjas magnticas, sensores de marca e cdigo de barras. A EAN BRASIL - Associao Brasileira de Automao Comercial -, fundada em 8 de novembro de 1983, recebeu do governo federal a incumbncia de administrar no mbito do territrio brasileiro o Cdigo Nacional de Produtos, Sistema EAN/UCC. A atuao da entidade decorre da edio do Decreto-Lei n. 90.595, de 29.11.84 e da Portaria n. 143 de12.12.84, do Ministrio do Estado da Indstria e Comrcio. Por seu lado, a EAN International, entidade com sede em Bruxelas, Blgica, nomeou a EAN BRASIL como a Organizao de Numerao no Brasil, para proporcionar assistncia completa implementao do Sistema EAN/UCC s empresas filiadas.

20 Suas principais responsabilidades so: Em 01.06.96, foi estabelecido um acordo de cooperao entre a EAN Internacional e o UCC - Uniform Code Council, Inc., Entidade americana que administra o sistema UPC (Cdigo Universal de Produtos) de numerao e cdigo de barras utilizado nos Estados Unidos e no Canad. Essa aliana promoveu maior colaborao, intercmbio e suporte tcnico entre os parceiros comerciais de todo o mundo. O Sistema EAN/UCC em detalhes H trinta anos, o bloco de notas e a gaveta da caixa registradora eram ferramentas comuns usadas para somar a conta de um consumidor. A manuteno do estoque era um pesadelo, e os resultados costumavam ser impreciso. Em pouco tempo, as companhias perceberam que, se quisessem ter xito nas condies que cada vez mais lhes eram impostas no mundo dos negcios, teriam de revisar seus sistemas de gesto interna e o de comunicao de dados com seus parceiros comerciais. Atualmente, parte importante das transaes em organizaes varejistas e atacadistas feita atravs do uso da tecnologia do cdigo de barras, permitindo o registro rpido e preciso de movimentos de venda e a gesto dos estoques, garantindo a melhor produtividade e qualidade. As sementes desse desenvolvimento foram plantadas em 1974, quando os fabricantes e distribuidores de doze pases europeus formaram um conselho para examinar a possibilidade de desenvolver um sistema padronizado de numerao de artigos para a Europa, semelhante ao sistema do Cdigo Universal de Produtos (UPC) j estabelecido nos Estados Unidos pelo Uniform Code Council (UCC). Como resultado, foi criada em 1977 uma entidade sem fins lucrativos, a "European Article Numbering Association" (EAN). Com o xito do sistema EAN expandindo-se para outros pases fora da Europa, a European Article Numbering Association adquiriu um status internacional e ela tornouse a International Article Numbering Association, conhecida como EAN International. Hoje, milhares de companhias em todo o mundo usam o sistema EAN atravs de uma rede internacional de Organizaes de Numerao, atendendo as empresas em mais de 100 pases. Embora o sistema EAN tenha sido implementado inicialmente pelo setor varejista, ele expandiu-se em pouco tempo para todos os setores industriais e comerciais com o objetivo de identificar no apenas bens de consumo mas tambm produtos para a sade, txteis, autopeas, e muitos outros produtos e servios. O sistema EAN permite que as companhias tenham um sistema eficiente de comunicao, integrando todos os parceiros comerciais ao longo da cadeia de suprimentos, sejam eles fabricantes, atacadistas, distribuidores ou consumidores finais. A identificao correta decisiva sempre que so obtidas, gravadas, comunicadas ou transferidas informaes e conhecimentos. O sistema prov todo o necessrio para isso por meio de uma abordagem nica para a identificao e comunicao. Elementos que compe o sistema EAN Um sistema para numerar itens (produtos de consumo e servios, unidades de transporte, localizaes, etc.), permitindo que sejam identificados Um sistema para representar informaes suplementares (nmero de batch, data, medidas, etc.) Cdigos de barras padronizados para representar qualquer tipo de informao que possa ser lidam facilmente por computadores (escaneada) Um conjunto de mensagens EANCOM para transaes pelo Intercmbio Eletrnico de Documentos (EDI). Benefcios do Sistema EAN/UCC Padro utilizado internacionalmente em mais de 100 pases Cada identificao de mercadoria nica no mundo Decodificao rpida do smbolo, gerando informaes instantneas. Linguagem comum no intercmbio de informaes entre parceiros comerciais. Vantagens para a Indstria Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes

21 Organizao interna, mediante a codificao de embalagens de despacho e da matriaprima. Controle de inventrios e do estoque, expedio de mercadorias Padronizao nas exportaes Aproximao do consumidor ao produto (merchandising) Possibilidade de utilizar o Intercmbio Eletrnico de Documentos (EDI).

Vantagens para o Comrcio Otimiza o controle de estoque Aumenta a eficincia no ponto de venda: elimina erros de digitao, diminui o tempo das filas Otimiza a gesto de preos e de crdito Melhora o controle do estoque central Obtm informaes confiveis para uma melhor negociao Vende mais com maior lucro Atende s mudanas rpidas dos hbitos de consumo Melhora o servio ao cliente Estabelece linguagem comum com fornecedores Possibilita o uso de ferramentas baseadas nas informaes coletadas Possibilita a utilizao do Intercmbio Eletrnico de Documentos (EDI). Vantagens para o Consumidor Cupom fiscal detalhado Passagem rpida pelo check-out Eliminao de erros de digitao em sua compra Preo correto nas gndolas e no check-out Linhas de produtos venda de composio mais adequada ao perfil da clientela Melhores servios.

O Sistema EAN disponibiliza atualmente diversos tipos de cdigos de barras, dentre eles o EAN-8, EAN-13, EAN/UCC-14 e EAN-128.

EAN-8 utilizado quando a embalagem dispe de pouca rea e fornecido pela EAN atravs de pagamento de uma taxa. Estrutura de codificao: 3 dgitos (fornecidos pela EAN): 4 dgitos (fornecidos pela EAN Brasil): 1 dgito (obtido pelo clculo algoritmo):

Pas Produto Dgito de controle

EAN-13 A principal diferena para o modelo anterior que a numerao vem acrescida da identificao da empresa. Estrutura de codificao: 3 dgitos (fornecidos pela EAN): 5, 4 ou 3 dgitos (fornecidos pela EAN Brasil): 4, 5 ou 6 dgitos (fornecidos pela EAN Brasil): 1 dgito (obtido pelo clculo algoritmo):

Pas Empresa Produto Dgito de controle

22

7 89
Pas 3 dgitos concedidos pela EAN Brasil

1 2 3 4

5 6 7 89

5
DC - dgito de controle (clculo algortmico)

Empresa Produto 4 ou 5 dgitos 4 ou 5 dgitos concedidos pela elaborados pela EAN Brasil empresa

EAN/UCC-14 Adicional ao modelo anterior tem-se um dgito que identifica a quantidade de produto ou a quantidade de embalagens de vendas. Ele utilizado para identificar caixas de papelo, fardos e unidades de despacho em geral.

EAN-128 Esse cdigo permite identificao de nmero de lote, srie, data de fabricao, validade, textos livres e outros dados.

AULA 16/03/2004 ARMAZNS, CENTROS DE DISTRIBUIO E ARMAZNS ALFANDEGADOS: CONCEITOS, TIPOS E INTRODUO ARMAZENAGEM. CONCEITOS Embora os termos estocagem e armazenagem sejam utilizados muitas vezes como sinnimos, alguns especialistas optam por distinguir a sua aplicao. Estocagem refere-se aos suprimentos, matrias-primas e materiais em processo, bem como as peas que esto para serem despachadas para as operaes de montagem. Esse termo tambm definido como uma das atividades do fluxo de materiais no armazm e o ponto destinado locao esttica dos materiais. Armazenagem refere-se aos produtos acabados. Por outro lado, de uma forma genrica e ampla, inclui todas as atividades de um ponto destinado guarda temporria e distribuio de materiais (depsitos, almoxarifados, centro de distribuio, etc.) Os principais fatores que afetam a armazenagem so: Material, Espera, Estoque, Fluxo, Unitizao, Espao, Pessoal e Evoluo.

23 Os vinte princpios de armazenagem 1. Planejamento 2. Sistema hbrido 3. Fluxo de materiais 4. Controle 5. Simplificao 6. Capacidade de reabastecimento 7. Capacidade de espao 8. Tamanho unitrio 9. Automao / Mecanizao 10. Seleo do equipamento 11. Padronizao 12. Adaptabilidade / Flexibilidade 13. Layout / Corredo 14. Utilizao 15. manuteno 16. Obsolescncia 17. Desempenho 18. Auditoria 19. Instalao 20. Segurana

TIPOS DE ARMAZNS Espao fsico prprio: Esta forma pode variar desde uma sala dos fundos para suprimentos de escritrio at um armazm para produtos acabados com dezenas de metros quadrados. Os armazns mais modernos so geralmente de um pavimento e, em mdia so mais largos que os antigos, tm elevado nvel de automao e informtica para garantir alto desempenho. Aluguel de espao de terceiros: Alguns especialistas classificam em cinco tipos bsicos: Armazns de commodities: So aqueles que limitam seus servios a certos grupos de mercadorias-padro. Por exemplo: madeira, algodo, cereais, etc. Armazns para granis: Produtos granelizados, como petrleo e derivados, gros etc. Armazns frigorficos: Usados para produtos perecveis, tais como frutas, comida congeladas, etc. Armazns para utilidades domsticas e mobilirio: Seus principais clientes so empresas que distribuem miudezas de uso caseiro e no os fabricantes de mveis. Armazns de mercadorias em geral: Manuseiam amplo leque de itens, no exigindo as especializaes anteriores. Estoque em trnsito: Refere-se ao tempo no qual as mercadorias permanecem nos veculos de transporte durante sua entrega. um tipo especial de armazenagem que requer coordenao precisa com a escolha do modal de transporte.

Formas de armazenagem No vigoram regras taxativas que regulem o modo como os materiais devem ser colocados no almoxarifado. A deciso final depende de diversas variveis que devem ser analisados. Algumas formas de distribuio ou colocao dos materiais no almoxarifado: a) Armazenagem por Agrupamento. Sempre em um local fsico nico. Os materiais so estocados por grupos ou tipos. Facilita as tarefas de arrumao e busca, mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espao.

24 b) Armazenagem por Tamanho, Peso e Volume. Os materiais com tamanho peso ou volume significativos so agrupados numa mesma rea de almoxarifado. Permite um bom aproveitamento do espao. Exige que todos os documentos de entradas e sadas contenham a localizao do material no almoxarifado a fim de facilitar sua busca. c) Armazenagem por Freqncia. Dos materiais cujo volume de movimentao e freqncia significativo, devem ser colocados to prximo quanto possvel da sada da instalao de armazenamento. Pode-se identificar atravs da classificao A.B.C. d) Armazenagem por Setores de Montagem.

Tipos de instalaes de armazenamento Armazm: edificao dotada de piso, cobertura, paredes frontais e laterais. Galpo: edificao dotada de piso, cobertura e, quando necessrio, de cercos frontais e laterais. Ptio: reas descobertas, dotadas de piso drenado, compactado e, quando necessrio, pavimentado e provido de limitaes frontais e laterais.

Dispositivos de Armazenamento So estruturas metlicas ou de madeira (tratada contra fogo e insetos), dispostos de modo a formar dispositivos de sustentao de materiais destinados a otimizar a utilizao do espao vertical, proteger, facilitar a localizao, organizar e racionalizar a estocagem de material. Por exemplo: Estantes (metlica ou madeira): material de pequeno volume Armaes de estocagem Estrutura porta-palete Unidades auxiliares de estocagem As estantes so estrutura metlica ou de madeira, destinada estocagem de materiais de reduzido peso e/ou volume. Podem ser: - estantes leves (tradicional) - armrios modulados (gavetes com separadores - estante para estocagem dinmica (PEPS) - carrinhos deslizantes - estantes deslizantes (espcie de gavetas que so estantes) - estante de mltiplos pisos (mezanino) As armaes de estocagem so construdas de metal ou de madeira de seo varivel destinada guarda de material.. Recomendam a utilizao de estante ou porta-palete. Podem ser: - beros empilhveis (tubos) - estrutura tipo cantileves (tubos) - armaes de estocagem (chapas empilhadas) Os Porta-Palete so formados por estrutura pesada metlica ou de madeira, com caractersticas semelhantes s estantes, porm destinadas a suportar cargas paletizadas. Podem ser: - estruturas porta-palete convencional - estruturas porta-palete deslizante - estruturas porta-palete com trnsito interno - estruturas porta-palete de estocagem dinmica

25 As unidades auxiliares de estocagem so dispositivos de estocagem de uso repetitivo, formado por estruturas metlicas, plstico, de papelo ou de madeira, de forma varivel, destinadas a conter e proteger o material. Podem ser principalmente: - paletes: plstico, metlico, papelo rgido e madeira - paletes contentores - conteineres - bero para tambores

INTRODUO ARMAZENAGEM a atividade que compreende o planejamento, coordenao, controle e desenvolvimento das operaes destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condies de uso, bem como expedir no momento oportuno, os materiais necessrios. Funes da armazenagem 1. Recebimento (descarga). 2. Identificao e classificao. 3. Conferncia (qualitativa e quantitativa). 4. Endereamento para o estoque. 5. Estocagem. 6. Remoo do estoque (separao de pedidos). 7. Acumulao de itens. 8. Embalagem. 9. Expedio. 10. Registros das operaes. Objetivos Bsicos da Armazenagem Mximo uso do espao. Acesso fcil a todos os itens de material. Mxima proteo dos itens de material. Movimentao eficiente dos itens de material. Utilizao efetiva da mo-de-obra e equipamentos. Boa qualidade de armazenagem. Vantagens Garantia da continuidade de produo; Necessidade de compensao das diferentes capacidades das fases de produo; Custos e especulaes; Equilbrio sazonal

Desvantagens Os materiais armazenados imobilizam capital; As mercadorias envelhecem ao fim do tempo excessivo em depsitos; Grandes estoques ocupam grandes armazns acarretando maiores custos de movimentao e administrao.

Referncia Bibliogrfica: MOURA, Reinaldo A. Armazenagem e distribuicao fisica. 2. ed. So Paulo: Iman, 1997. Captulo 1. (srie manual de logistica ; v. 2) Nmero de Chamada: 658.784 M929A

BALLOU, Ronald H. Logstica empresarial: Transportes, administracao de materiais e distribuicao

26 fisica. 1. ed. So Paulo: Atlas, 1995. Captulo 8. Nmero de Chamada: 658.7 B193L

AULA 19/03/2004 ARMAZNS, CENTROS DE DISTRIBUIO E ARMAZNS ALFANDEGADOS: RECEBIMENTO, EXPEDIO E SISTEMAS DE ESTOCAGEM, SISTEMAS DE LOCALIZAO DO ESTOQUE E DIMENSIONAMENTO DE ESPAOS. RECEBIMENTO As principais atribuies do recebimento so: Coordenar e controlar as atividades de recebimento e devoluo de materiais. Analisar a documentao recebida, observando se a compra est autorizada. Confrontar os volumes expressos na Nota Fiscal com os volumes a serem efetivamente recebidos. Proceder a conferncia quantitativa e qualitativa, verificando inclusive as possveis avarias na carga transportada. Decidir pela recusa, aceite ou devoluo, em conformidade com o resultado da conferncia. Liberar o material inspecionado e aprovado para o estoque. Levar a carga da doca de recebimento at o local definido. Ao receber o material, o recebedor confronta a nota fiscal com o pedido. Uma vez conferido antes de dada quitao assinando a respectiva nota fiscal, deve-se proceder a uma conferncia rigorosa conforme as indicaes abaixo: a) antes de abrir os volumes, deve-se verificar se as indicaes contidas nas notas de entrega: endereo, nmeros, marca, etc., constante dos volumes, conferem devidamente;

27 b) conferncia quanto a quantidade, quebras e faltas; c) conferncia quanto ao peso, certo ou errado; d) conferncia do peso cobrado no frete com o peso do nosso material inspecionado pelo Controle de Qualidade de Recebimento - C.Q.R. Caso o material seja controlado pelo C.Q.R. o Almoxarifado coloca a disposio mantendo o material em separado para aprovao do mesmo, e uma vez liberado encaminhar ao estoque. No caso em que o material no sofra inspeo do C.Q.R. encaminhar diretamente ao estoque.

Devolues de Materiais muito comum numa empresa a devoluo de materiais. Com isso o recebedor tem que estar bem preparado para providenciar uma devoluo. Normalmente o material rejeitado pelo C.Q.R. ou pelo usurio, e muito importante que o departamento de compras fique informado sobre a rejeio do material, fazendo assim. O contato com o fornecedor e acertando todos os detalhes da devoluo. Uma vez autorizado pelo departamento de compras, o Almoxarifado providenciar o formulrio de devoluo para a emisso da nota fiscal e logo em seguida o despacho. Caso o material tenha que ser devolvido no ato do recebimento, o recebedor escrever no verso da nota fiscal em todas as vias, o motivo da devoluo, datar e assinar. Procedendo assim no ser necessria a emisso de uma nota fiscal.

Material de Trnsito Direto (MTD) Trata-se de material comprado para suprir pequenas necessidades da fbrica, normalmente so materiais que no justificam o seu estoque no Almoxarifado. Este tipo de material tem uma presena muito marcante no Almoxarifado, uma vez que normalmente ele tem um fluxo muito grande de entrada. Com isso o setor de recebimento de materiais dever dedicar um bom controle na entrega. Conferncia quantitativa Manual: para situaes de pequenos volumes. Clculo: para situaes que envolvem embalagens padronizadas com grandes quantidades. Balanas contadoras pesadoras: quando se tem grande quantidade de pequenas peas, como arruelas, porcas, parafusos, etc. Pesagem: Para materiais de maior peso ou volume. Com o veculo transportador sobre a balana. Pesagem direta sobre a balana. Medio: em geral realizadas com o uso de trenas. Critrios de tolerncia: margem de erro aceitvel.

Competncias do setor de controle de materiais No almoxarifado, entende-se por Controle de Materiais a forma pela qual possvel verificar com exatido a entrada, estoque e sada de material. O controle de material, abrangendo os mnimos detalhes, permite a tranqilidade setorial, pois envolve internamente todos os elementos que fornecem dados para os setores externos. Sem esses controles rgidos, integrais e contnuos, jamais se conseguir igualar a conta almoxarifado com a contabilidade. Este setor deve ter um controle geral, para fornecer elementos reais de orientao, com reflexos na produo ou distribuio.

28 EXPEDIO A expedio o ltimo elo entre o fabricante e o consumidor. No planejamento dessa atividade importante levar em considerao: Quantidade total a ser expedida. Peso e volume total a ser expedido. Nmero de pontos de embarque. Distncias a serem percorridas. Tipos de transporte. Quando paletizado ou no. Caso seja um item volumoso. Por ter peso concentrado. Quando so itens frgeis. Se so contaminveis, explosivos ou perigosos. Prazo de entrega. Documentao envolvida.

SISTEMAS DE ESTOCAGEM Sistemas hbridos: Por exemplo, dependendo do fluxo de materiais, os itens de movimentao rpida podem ser recolhidos de cestos ou carrossis, numa rea de seleo especializada, j os de movimentao mais lenta podem ser selecionados de uma estrutura porta-palete, numa rea de estocagem de reserva. Estocagem externa. Estocagem de pouca seletividade e rotatividade lenta. Estocagem de material soltos, ou em pilhas: O emprego desse sistema serve especialmente para matrias-primas de origem vegetal, como a madeira de celulose, ou de origem mineral, como o carvo. Estocagem de ps e gros em silos e tanques. Armazenagem utilizando contineres. SISTEMAS DE LOCALIZAO DO ESTOQUE Um esquema de localizao tem por objetivo estruturar e proporcionar facilidades em identificar imediatamente o endereo da guarda do material do almoxarifado. Isso pode ser comparado ao esquema de localizao de vias pblicas em qualquer cidade. Alguns critrios para a seleo da locao dos estoques so: Estocagem por caracterstica do produto. Uso de grandes reas para grandes lotes. Uso de locais mais altos de estocagem para produtos que possam ser colocados a de forma segura e eficiente. Estocar itens pesados em pisos resistentes e mais prximos da rea de expedio. Localizar os itens o mais prximo possvel dos idnticos ou similares j estocados. Estocar os itens movimentados com menos frequncia mais longe do recebimento e da expedio e nas posies mais altas do armazm. Colocar os itens movimentados mais freqentemente perto da expediio e em localizao mais baixa. As possveis vantagens que o sistema de localizao deve proporcionar: Mximo uso de espao. Utilizao efetiva de mo de obra e do equipamento. Acesso fcil a todos os itens. Movimentao eficiente dos itens. Mxima proteo dos itens.

DIMENSIONAMENTO DE ESPAOS

29 Antes de se efetuar um planejamento de espao, ser necessrio obter uma grande quantia de dados detalhados do espao (disponvel ou sendo planejado). Os dados requeridos incluiro: Estoque mximo Estoque mdio Poltica de reposio Unidade de estocagem volume recebido/expedido por perodo de tempo Tipo de rea de estocagem (disponvel ou sendo planejada) Mtodo de movimentao atuais ou planejados Capacidade de equipamento - disponvel ou proposto: tipo, tamanho, capacidade, raio de giro, etc.

Layout No projeto do "layout" h diversos itens que merecem consideraes cuidadosas. Entre eles esto os seguintes: Tamanho do produto Tamanho do palete Equipamento mecnico a ser usado - empilhadeira para corredor estreito VS e empilhadeira contra-balanceada A razo entre a largura do corredor e o tamanho do palete O espaamento do palete nos porta-paletes O espaamento entre dois paletes O espaamento das colunas A forma e tamanho do prdio Localizao desejada do recebimento e expedio Localizao dos corredores rea de servio requerida, sua localizao e tamanhos desejados. Espaamento entre as colunas O espaamento das colunas uma funo dos diversos itens acima. Este espaamento importantssimo no projeto de um bom armazm, e difcil na sua determinao. Um dos fatores mais importante o tamanho dos paletes. Ele determinar as dimenses da estrutura porta-paletes, que por sua vez influenciar no espaamento das colunas.

Corredores O arranjo e dimensionamento dos corredores uma das chaves para se conseguir a mxima eficincia do armazm. Eles so os caminhos de passagem dentro e entre as reas de estocagem, recebimento e expedio. Devem ser localizados de forma a manter um bom acesso ao estoque, aos equipamentos de carga e descarga e as reas de servios auxiliares. Alguns dos fatores que afetam a distribuio e a largura dos corredores so: Tipo de estrutura de armazenagem Equipamento de movimentao: tipo, tamanho, capacidade, raio de giro, etc. Tamanho dos itens estocados Distncia e acessibilidade s portas e as reas de carregamento e descarregamento Tamanho dos lotes estocados Localizao das paredes corta-fogo Capacidade de carga do piso Localizao de elevadores e rampas Facilidade de acesso desejado

30 H diversos tipos de corredores, os mais comuns so: 1) Corredores de Trabalho So aqueles atravs dos quais o material colocado ou retirado na estocagem: a) Corredores de transporte principal - se estendem atravs de todo o prdio e permitem trfego nos dois sentidos; b) Corredores de cruzamento - se estendem atravs de todo o prdio geralmente conduzindo a portas opostas do armazm. 1) Corredores de Pessoal So aqueles usados somente por pessoas para acesso a reas especiais ou interiores do prdio. Devem, na medida do possvel serem demarcados. 2) Corredores Auxiliares Necessrios para acesso a fontes de utilidades, equipamento anti-incndio, etc.

Referncia Bibliogrfica: MOURA, Reinaldo A. Armazenagem e distribuicao fisica. 2. ed. So Paulo: Iman, 1997. Captulos 5, 6, 7, 12 e 13. (srie manual de logistica ; v. 2) Nmero de Chamada: 658.784 M929A

VIANA, Joo Jos. Administrao de materiais. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2002. Captulo 13. Nmero de Chamada: 658.566 V614a

AULA 23/03/2004 ARMAZNS, CENTROS DE DISTRIBUIO E ARMAZNS ALFANDEGADOS: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZNS; TENDNCIAS NA ARMAZENAGEM DE MATERIAIS, SISTEMAS PRPRIOS E TERCEIRIZADOS. SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZNS Existe uma certa confuso entre os termos sistemas de administrao de estoques e sistemas de gerenciamento de armazns. A administrao dos estoques est relacionada com o que vai ser colocado no centro de distribuio, enquanto o gerenciamento do armazm apresenta um conjunto diferenciado de funes. Por exemplo, o sistema de gerenciamento de armazns determina onde o estoque deve se localizar fisicamente e quando deve ser movimentado. Sua funo principal controlar as operaes do depsito, incluindo o recebimento de materiais ou produtos, localizao, armazenagem, abastecimento, etc. O desenvolvimento tecnolgico voltado ao processo de armazenagem se caracterizou pelo aprimoramento e customizao dos equipamentos de movimentao e estocagem de materiais, capacitao dos recursos humanos envolvidos com o armazm, bem como o desenvolvimento da tecnologia de informao aplicada ao armazm. Por exemplo o Warehouse Management Systems WMS (Sistema de gerenciamento de armazns).

Warehouse Management Systems - WMS As dimenses de um produto (comprimento, largura e altura) so informaes a serem compiladas, pois atravs destas que o WMS pode identificar e sugerir as localizaes de estocagem dentro de um armazm. Por exemplo: se uma determinada carga excede as dimenses dos "boxes" de estocagem, o sistema WMS precisa ter esta informao para direcionar este produto especfico para outras reas mais adequadas.

31 O levantamento das informaes dimensionais das embalagens pode ser feito manualmente, medindo item a item ou com o auxlio da tecnologia que j desenvolveu equipamento especfico para levantamento destas dimenses. Junto ao levantamento dimensional, deve-se identificar os pesos de cada carga unitria, pois o WMS pode ser usado como uma parte do processo de transporte, pois os pesos podem ser necessrios para determinao de custos de frete, bem como o WMS pode identificar o local de estocagem mais adequado, pois existiro locais que no comportaro determinados pesos. No WMS, o recebimento definido quando uma carga chega ao local definido para a descarga e o documento de recebimento est em um arquivo do WMS. Este documento poder estar relacionado a um pedido de compra de um cliente da empresa, um pedido de manufatura da produo da empresa, uma transferncia de outro centro de distribuio, um retorno de mercadoria que foi previamente expedida para um cliente ou outros pedidos definidos pela empresa. O gerenciamento das atividades operacionais, caractersticas dos sistemas WMS, fica ainda mais otimizado, quando aliamos a sua capacidade uma poltica de polivalncia operacional, onde cada operador est capacitado a executar todas as atividades operacionais de um armazm (flexibilidade operacional). Este gerenciamento refere-se ao fato que o WMS tem que ter a habilidade para selecionar a prxima tarefa operacional de uma srie completa de atividades pendentes, e no s de um mdulo, subgrupo de tarefas ou seqncia de pedidos. Por exemplo: se um operador completou h pouco uma atividade de estocagem, o mesmo no tem que voltar, necessariamente, rea de recebimento, para pegar outra carga para estocar. Ele pode executar uma outra atividade para atender uma separao de pedidos, por exemplo, j que est prximo do item a ser separado e transport-lo para o local da expedio antes de continuar o que estava fazendo estocagem de um material recebido. Um outro foco de aumento da produtividade operacional o aumento da utilizao do espao. A melhor ocupao do espao disponvel gerada porque o WMS sugere ao operador aonde este deve colocar um determinado produto quando este recebido, conforme disponibilidade de espaos disponveis para alocar fisicamente a sua mercadoria. O WMS deve possuir a capacidade de visualizar a ocupao de espaos dentro do armazm, informando quando um espao ainda possibilita a colocao de materiais, mesmo que este espao j esteja ocupado com um palete que poder impedir a colocao de um maior nmero de itens nesta posio. Logo, com esta informao, o WMS pode apresentar uma necessidade de reavaliarmos os espaos fsicos que foram dimensionados com o propsito de se ter uma eficiente distribuio fsica dos produtos. Aumento de produtividade operacional no a nica meta. O gerenciamento de tarefas operacionais deve considerar os altos nveis de servio, onde o WMS deve poder designar um pedido crtico (urgente) e priorizar as tarefas associadas com aquele pedido, garantindo assim a satisfao do cliente no atendimento de um pedido urgente. Esta priorizao pode requerer aqueles operadores multifuncionais ou polivalentes que trabalham ao mesmo tempo, no mesmo pedido para satisfazer as exigncias de atendimento ao cliente.

Principais objetivos do WMS Apoiar a estratgia de logstica operacional; Refletir a cultura operacional da empresa e possibilitar a evoluo; Apoiar simultaneamente o fluxo de material e de informao; Aumentar a intensidade de fluxo, garantindo a confiabilidade dos dados; Apoiar a rpida comunicao com clientes e fornecedores; Ser flexvel, possibilitando expanses e mudanas futuras;

32 Apoiar os programas e objetivos financeiros; Otimizar os espaos de estocagem; Melhorar a utilizao dos equipamento.

Principais funes de WMS Recebimento Identifica e registra recebimentos do inventrio por unidades de estocagem Atualiza o inventrio fsico Gera etiquetas Designa automaticamente locais de estocagem Confirma a guarda acurada Rastreia todo o inventrio por local Designa e direciona as atividades de separao Rastreia todas as excees Dimensiona a embalagem Verifica cada item no pedido Calcula os pedidos para embalagem nas caixas de papelo Gerencia as necessidades de rotulao Gera seqncia de expedio Direciona a entrega do pedido s docas Gera documentos de expedio A funcionalidade da tecnologia de WMS se encontra em franca expanso. O WMS se torna literalmente o sistema central de informaes s operaes de armazenagem e distribuio. TENDNCIAS NA ARMAZENAGEM DE MATERIAIS Antigamente, a imagem que se fazia de um armazm era a de um lugar escuro, um depsito empilhado de material, sem a organizao adequada. Atualmente, ele um ambiente de operao dinmica, o centro da cadeia de suprimentos. As principais tendncias na armazenagem de materiais so: Valor agregado do armazm (VAA), calculado como o faturamento ps-armazenagem menos despesas de operaes e o nus do capital. Custeio da armazenagem fundamentado na atividade. Centros de logstica. Separao a partir do pontos aleatrios de estocagem dinmica. Zonas de complementao de pedidos, so reas menores formadas em torno de grupo de itens que possam completar uma alta porcentagem de pedidos de clientes. Estratgias de operao paralela. Sistemas de movimentao de materiais automatizados. Armazenagem assistida por computador. Armazm favorvel ao ser humano. Profissionais de armazenagem certificados.

SISTEMAS PRPRIOS E TERCEIRIZADOS Ao tomar a deciso de gerenciar o prprio armazm ou terceirizar, apropriado se fazer uma pesquisa cuidadosa quanto qualidade dos fornecedores terceirizados. Para facilitar o processo decisrio deve-se levar em consideraes os seguintes aspectos: Gerenciamento: disponibilidade e filosofia. Capital: custo e disponibilidade. Mo-de-obra. Flexibilidade. Controle.

33 A filosofia gerencial tem muito a ver com a deciso de administrar ou terceirizar. Atualmente, muitas empresas tm premiado os gerentes por reduzir o ativo e o pessoal que esto sob a sua responsabilidade. A estratgia financeira te fundamental importncia na questo de gerenciar seu prprio armazm ou terceirizar. Naturalmente, o proceder da maioria das empresas melhorar o retorno sobre o ativo. Nesse caso, os gerentes so premiados pela reduo dos inventrios e minimizao da quantidade de ativo fixo. A flexibilidade tambm um fator determinante na deciso. Poucos usurios possuem necessidades estveis para espao ou mo de obra, e esta instabilidade que pode tornar atraente o uso de um terceiro. Quanto armazenagem por contrato, ela mais atraente quando o negcio est em crescimento, porque criar uma parceria pode ser til para sua expanso. Referncia Bibliogrfica: MOURA, Reinaldo A. Sistemas e tcnicas de movimentao e armazenagem de materiais. 4. ed. So Paulo: Iman, 1998. Captulos 4 e 12. (srie manual de logistica ; v. 1) Nmero de Chamada: 658.784 M929S BANZATO, Eduardo. Warehouse managements system WMS Sistema de armazenamento de armazns. 1. ed. So Paulo: Imam. Nmero de Chamada: 658.784 B219W BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organizao e logstica empresarial. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. Captulo 8. Nmero de Chamada: 658.7 B193G AULA 26/03/2004 MANUSEIO E MOVIMENTAO DE MATERIAIS: LOGSTICA E OS TIPOS DE MOVIMENTAO DE MATERIAIS, CROSS-DOKING. LOGSTICA E OS TIPOS DE MOVIMENTAO DE MATERIAIS Classificando as caractersticas de cada movimento e o tipo de equipamento adequado: CARACTERSTICAS DOS MOVIMENTOS EQUIPAMENTOS Programao repetitiva Monovia Roteiro Programao aleatria Empilhadeiras Fluxo contnuo de materiais Correia e correntes transportadoras Frequncia de movimentao Fluxo intermitente de materiais Tratores para movimentao horizontal Distncias curtas e freqentes Empilhadeiras Distncias percorridas Distncias longas e Compoios tracionados por sistemticas tratores industriais Interno Empilhadeiras eltricas que evitam a contaminao das mercadorias e dos operrios Ambiente fabril Externo Tratores movidos a GLP ou diesel Horizontal Tratores industriais Direo do fluxo Vertical Elevadores de carga Manual Paleteiros Acionamento Motorizado Empilhadeiras e tratores industriais Fonte: Francischini, P. G. e Gurgel, F. A. Administrao de materiais e do patrimnio. So Paulo: Pioneira Thomson, 2002. Pgina 227.

34 Peculiaridades na escolha do equipamento Estado de conservao do piso da fbrica e sua capacidade de suportar carga. Dimenses das portas e dos corredores. Limitaes da altura mxima permitida. Condies ambientais e sua natureza. Poluio de produtos (p.ex. alimentcios) por equipamentos tracionados por motores combusto. Legislao de segurana da mo-de-obra. Tipos de energia disponvel e a capacidade de suprimento.

Regras bsicas de movimentao sugeridas por Moura (1998) Usar a anlise da curva ABC. As operaes de movimentao de materiais so somente to boas quanto o arranjo fsico da fbrica permite. Movimente os materiais em linha reta. Desenvolva estudos e anlises. Use a gravidade onde possvel para mover materiais. Economize espao. Quando necessrio, reprojete embalagens para melhor formao das cargas e prevenir avaria do produto. mais econmico usar equipamento de movimentao que a fora do homem. Padronize mtodos e equipamentos. A medida do movimento de trabalho o fluxo da movimentao de materiais (volume ou peso) multiplicado pela distncia movimentada. Uso de Pallet Os dispositivos que permitem a formao da carga unitria so vrios, entre eles o mais conhecido o pallet, que consiste num estrado de madeira de dimenses diversas, de acordo com as necessidades de cada empresa ou pas. Existem diversos tipos de pallets, mas eles poderiam ser divididos em algumas classes: Pallets de duas entradas. Usados quando o sistema de movimentao de materiais no exige cruzamento de equipamento de manuseio. Pallets de quatro entradas. Usados quando necessrio o cruzamento de equipamentos de manuseio. Pallets de uma face. Aplicado quando a operao no exige estocagem, ou quando o pallet pode dispensar reforos, em virtude das caractersticas do material a ser manuseado. Pallets de duas faces. escolhido quando se precisa de uma unidade mais reforada, ou quando se quer aproveitar o pallet por duas vidas teis. Os dois conceitos acima exigem palles diferentes.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. Fatores a ser considerados, ao se escolher um pallet para operar um determinado sistema: Peso; Resistncia; Tamanho; Necessidade de manuteno; Material empregado na sua construo; Umidade (para os de madeira); Tamanho das entradas para os garfos; Custo; Tipo de construo; Capacidade de carga; Tipo de carga que carregar; Capacidade de empilhamento; Possibilidade de manipulao por transportador; Viabilidade para operaes de estiva.

CROSS-DOKING

35 As instalaes do tipo cross-doking caracterizam-se por envolver mltiplos fornecedores que atendem a clientes comuns. As cadeias de varejo so candidatas naturais utilizao desse sistema.
Em sistemas de cross-doking automatizados, so utilizados leitores de cdigos de barras que identificam a origem e o destino de cada palete. Dessa forma, os paletes so automaticamente direcionados para as respectivas docas por meio de correias transportadoras e carregados nos veculos que faro a entrega local. Estes partem com carga completa, formada por produtos de diversos fornecedores. Embora seja operacionalmente simples, para que possa haver sucesso na operao de crossdoking preciso alto nvel de coordenao entre fornecedores e transportadores, viabilizada pela utilizao intensa de sistemas de informao, como transmisso eletrnica de dados e identificao de produtos por cdigo de barras. Alm disso, fundamental o uso de softwares de gerenciamento de armazenagem (WMS) para coordenar o intenso e rpido fluxo de produtos entre as docas. Referncia Bibliogrfica: MOURA, Reinaldo A. Sistemas e tcnicas de movimentao e armazenagem de materiais. 4. ed. So Paulo: Iman, 1998. Captulos 3. (srie manual de logistica ; v. 1) Nmero de Chamada: 658.784 M929S FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, PETER; FIGUEIREDO, KLEBER FOSSATI. Logstica empresarial: a perspectiva brasileira. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2000. (coleo coppead de administrao) Captulo 5, pginas 154 a 160. Nmero de Chamada: 658.7 L832

AULA 30/03/2004 EXERCCIOS DE APLICAO DO 1 GQ. Questo 01 (Petrnio Garcia Martins) Projete uma cadeia de suprimentos para uma fbrica de refrigerante. Questo 02 (Joo Jos Viana) Imaginemos uma empresa que fabrique e recondicione motores eltricos para utilizao residencial, comercial e industrial, a qual, para o exerccio de suas atividades, conta com uma frota de veculos e normalmente, mantm em seu estoque os seguintes produtos: a. Artigos de escritrios; b. Materiais de limpeza; c. leos automotivos; d. Sobressalentes para veculos; e. Componentes eltricos diversos utilizados em motores; f. Matria-prima (como a carcaa, por exemplo) para fabricao de motores. Considerando que a classificao primordial para o gerenciamento dos estoques, pois seleciona os itens de maior relevncia na empresa, classificar os agrupamentos de materiais anteriormente relacionados, em conformidade com sua imaginao e entendimento, no tocante a: a. Valor de consumo (ABC); b. Perecibilidade; c. Periculosidade d. Dificuldade de aquisio. Justificar resumidamente a classificao adotada. Questo 03 (Petrnio Garcia Martins) De que so constitudos os estoques nas seguintes empresas: a. Hospital b. Restaurante Questo 04 (Marco Aurlio Dias) Qual a utilidade de se agrupar os materiais em classes?

36 Questo 05 (Petrnio Garcia Martins) Construir a curva ABC do estoque sabendo-se que, durante um determinado ano base, a empresa Condor apresentou a seguinte movimentao de seu estoque de 15 dias: ITEM CONSUMO (unidades/ano) CUSTO (R$/unidade) 1010 450 2,35 1020 23590 0,45 1030 12025 2,05 1045 670 3,60 1060 25 150,00 2015 6540 0,80 2035 2460 12,00 2050 3480 2,60 3010 1250 0,08 3025 4020 0,50 3055 1890 2,75 5050 680 3,90 5070 345 6,80 6070 9870 0,75 7080 5680 0,35 Questo 06 (Joo Jos Viana) Como tratar o problema da obsolescncia no estoque? Questo 07 (Joo Jos Viana) Qual a utilidade da codificao de materiais? Questo 08 (Marco Aurlio Dias) Descreva pelo menos um dos sistemas de codificao de materiais? Questo 09 (Joo Jos Viana) Conceituar almoxarifado. Questo 10 (Joo Jos Viana) Relacionar critrios para recebimento de materiais, detalhando as fases mais importantes. Questo 11 (Marco Aurlio Dias) Qual a importncia do layout de almoxarifado para o sistema de localizao? Questo 12 (Joo Jos Viana) Detalhar a importncia dos conjuntos de regras e critrios para a determinao de layout na armazenagem. Questo 13 (Joo Jos Viana) Quais os principais equipamentos de manuseio? Detalhar as funes tpicas de cada equipamento. Questo 14 (Marco Aurlio Dias) Como podem ser classificados os pallets? Questo 15 (Marco Aurlio Dias) Cite quatro fatores fundamentais para escolha de um pallet.

Referncia Bibliogrfica: DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de materiais: resumo da teoria, questes de reviso, exerccios, estudo de caso. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1997. Nmero de Chamada: 658.56 D541AA

37
VIANA, Joo Jos. Administrao de materiais: um enfoque prtico. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2002. Nmero de Chamada: 658.566 V614a MARTINS, Petrnio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administrao de materiais e recursos patrimoniais. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. Nmero de Chamada: 658.566 M386A

Potrebbero piacerti anche