Sei sulla pagina 1di 9

REABILITAO DA MEMRIA DICAS- PASSO A PASSO...

Simplificar a informao dada pessoa com dficits de memria; Reduzir a quantidade de informao fornecida a cada vez; Garantir que haja o mnimo de distrao; Certificar-se que a informao tenha sido entendida, pedindo a pessoa que repita com suas prprias palavras. Encorajar a pessoa a associar com o material que j conhecido; Tentar garantir o processamento em um nvel mais profundo encorajar a pessoa a fazer perguntas; Utilizar a regra pouco e freqentemente; Certificar que a aprendizagem, ocorreu em contextos diferente, para evitar especificidade e aprimorar a generalizao; Utilizar auxlios externos sempre que possvel; Organizar o material; Prestar mais ateno; Gastar mais tempo na tarefa; Repetir a informao que deseja lembrar; Fazer associaes, artifcios mnemnicos; Ligar a assimilao com a situao de reteno; Realizar adaptaes ambientais: etiquetas.

1-9

REABILITAO DA MEMRIA - DFICITS LEVES

MELHORAR O REGISTRO OU CODIFICAO: Faa uma escolha consciente do que deseja; Focalize sua ateno; Fortalea o trao de memria atravs das vrias modalidades de sentido visual, ttil, auditivo; Pense sobre os detalhes do que se deseja recordar, fazer relaes;

INCREMENTAR O ARMAZENAMENTO OU RETENO: Dar tempo ao aprendizado e memorizao; Repetir, praticar e associar. Revise a informao, relendo, sublinhando os pontos importantes. Associe o que est memorizado com o conhecimento que j possui.

INCREMENTAR A EVOCAO OU RECUPERAO: Mnemmicas : Visuais e verbais : buscar formas de associar ou combinar informaes mentalmente para ento record-las em conjunto. Criar uma histria, criar uma palavra ou frase... Apoios Externos agendas, listas, blocos de anotaes, check list ....

REABILITAO DA MEMRIA- DFICIT MODERADO OU GRAVE.

ADAPTAES AMBIENTAIS:

Objetivo evitar que surjam problemas e continuar com as atividades cotidianas o mais independente possvel; Rtulos em quartos, aparelhos e utenslios do lar, ergonomia.
2-9

NOVAS TECNOLOGIAS:

Monitoram e controlam o ambiente; Aumentar a independncia, atividades e qualidade de vida; Computador : programas Sistema interativo de Tarefas Guiadas APRENDIZAGEM NOVA:

Recordao Espaada ou Treinamento Espandido: Avaliao da informao aps aprendizagem, com avaliaes peridicas a longo prazo; Tcnica de Encadeamento por trs ou de Dicas desvanecidas: Eliminar as letras do nome no carto para depois reescrev-la. Aprendizagem sem Erros: evitar que durante o aprendizado a pessoa cometa erros na codificao e evocao da informao. Melhora da aquisio de conhecimentos de domnios especficos.

REABILITAO DA MEMRIA- DFICIT MODERADO OU GRAVE. Ativao de conceitos associativos, redes semnticas e categorizao; Reorganizao da rotina diria; Estimular e facilitar o processamento semntico residual das informaes; Estimulao das habilidades nas AVDs e AVPs. Desenvolver estratgias de pensamento para o dia a dia com um planejamento de intervenes; Reduzir as discrepncias entre as demandas do ambiente e as minhas habilidades; Estimulao de tarefas especficas atravs da memria implcita residual, inicialmente preservada, como suporte cognitivo.

3-9

SUGESTES DE ATIVIDADES DE ESTIMULAO DAS FUNES COGNITIVAS

Objetivo Geral

Realizar atividades que visam estimular, compensar e remediar funes cognitivas deficientes indentificadas nas avaliaes neuropsicolgicas. Atividades do cotidiano no domiclio podem favorecer um melhor uso das funes cognitivas. Explorar habilidades prvias nas diversas reas: Profissionais e tcnicas: ex: engenharia, computador, etc. medicina, trabalho em madeira, horticultura,

Artesanais: ex. tecelagem, tapearia, cermica, etc. Criativas e expressivas: ex. arte, colagem, teatro, mmica, msica, dana, canto, etc. Domsticas: ex. cozinhar, jardinagem, atividades domsticas, etc. Lazer: ex. esportes, hobbies, atividades recreativas, jogos, exerccios fsicos, passeios, etc.

Atividades

As atividades sugeridas so baseadas em 5 reas principais que sero os temas enfatizados em cada dia no grupo. As reas so: 1) Sensaes (auditivas, visuais, tteis, olfatrias). 2) Ateno (focal e dividida) e memria (imediata, de curto e longo prazo). 3) Raciocnio lgico-verbal (compreenso e expresso). 4) Raciocnio lgico-matemtico (noes de tempo, espao, quantidade, medida). 5) Capacidade de planejamento e resoluo de problemas (situaes-problema).

4-9

Desta forma, sugerimos atividades que enquadram-se em cada uma destas reas, enfatizando-as ou dando nfase, para cada uma destas reas e deacordo com as habilidades, potencialidades e limitaes de cada paciente.

1 - Sensaes 1.1 - Tato Identificar objetos ocultos dentro de um saco escuro, introduzindo a mo. Identificar objetos com os olhos vendados (os mesmos objetos do saco escuro). - Objetos: Saco 1: Caneta, escova de cabelo e de dentes, sabonete, copo, pente, brincos, relgio, chave, tesoura, clips (grande), moeda, colher, garfo, faca, xcara, anel, calculadora, fita k-7). Saco 2: Miniaturas: Carro, cachorro, cavalo, telefone, panela, boneco, nibus, casa, cadeira, televiso.

1.2 - Audio Identificar pessoas pelo tom de voz. Reconhecer sons em uma fita: sino, beb chorando, carro, buzina, trem, violo, tambor, vidro quebrando, passarinho, trovo, gato, cachorro, gargalhada. Produzir sons no ambiente, tais como: penca de chaves, lata com sementes, chocalho, apito. Solicitar a escolha de um animal e reproduzir o seu som, cantar msicas conhecidas. Voc conhece este som?; Qual a msica?

1.3 - Visual Jogo diversos: dos 7 erros, quebra-cabea (adequar tema e nmero de peas) Cartes com figuras de objetos. Pedir que descreva o objeto, funes caractersticas prprias e semelhantes. Descreva as caractersticas de um objeto presente no local para que ele o adivinhe.
5-9

Recorte de revistas de objetos, pessoas, animais que sejam do seu interesse e elabore uma histria. Encontrar objetos especficos num painel ou cartaz com vrios objetos.

1.4 - Olfato

Oferecer diferentes tipos de aromas que sero reconhecidos pelo olfato (o paciente dever sentir aromas diferentes com os olhos vendados). Os aromas podero ser de limo, baunilha, chocolate, ptalas de flores, temperos, sabo, caf, perfumes.

1.5 - Paladar

Solicitar que fale exemplos de alimentos doces, salgados, azedos e amargos. Ou ainda prove e distinga os vrios alimentos disponveis em casa, com os olhos vendados.

2 - Ateno e memria

2.1 - Memria recente (curto prazo)

Telefone sem fio. Alguma pessoa sai da sala e volta com algo diferente, roupa ou acessrio. Mostrar um objeto por 15 para que posteriormente o descreva com o maior nmero de detalhes (cor, tamanho, forma). Pedir para observar algum do ambiente e depois descrev-lo de olhos fechados. Brincadeira de grupo: Minha tia veio de Minas e trouxe... Cada membro fala alguma coisa e o prximo deve falar o seu e o dos anteriores.

Variaes
6-9

- Vou fazer um pequenique e vou levar um... -Para fazer uma feijoada eu preciso de... -Eu vou mobiliar minha casa com...

2.2 - Memria remota (longo prazo)

Cante uma msica com a palavra .... Pedir que conte um fato interessante ocorrido na sua vida. Mostrar figuras e fotorafias de pessoas famosas, ou da famlia identific-las e contextualizlas (poca em que viveu ou vive, o que fez de importante).

2.3 - Ateno focal

Jogo de cartas em que, para certo tipo de carta o paciente dever ter um comportamento. (Ex: K, bater continncia; Q, dizer bom dia minha senhora; A, levantar o brao). Jogo de cartas em que cada membro do grupo fala um nmero e coloca uma carta. Quando coincidir, levantar o brao. Cartas com cores em que o paciente dever associ-las a expresses faciais (Ex: Amarelo, alegria; vermelho, raiva; preto, tristeza; azul, tranquilidade).

3 - Raciocnio lgico-verbal

3.1 - Idia principal

Ler textos e pedir ao pacientes que conte a estria (reportagens de revistas, contos, trechos de textos literrios e biblicos).
7-9

3.2 - Formao de conceitos verbais

Jogos: Perfil, Tabu, palavras cruzadas... Jogos de adivinhao: Imagem e ao, charadas... Chegar resposta de um objeto ou animal a partir de sua descrio por um membro da famlia.

3.3 - Raciocnio dedutivo-abstrato

Discutir conceitos abstratos (Ex: O que justia? ou O que sabedoria?). Promover discusso a partir de uma idia. (Ex: ditados populares: O que as pessoas esto querendo dizer com: Quem tem boca vai a Roma ou Quem no tem co caa com gato ou Quem com ferro fere, com ferro ser ferido ou gua mole em pedra dura, tanto bate at que fura?). Explorar a interpretao de fbulas, mitologia grega, textos bblicos e provrbios.

4 - Raciocnio lgico-matemtico

Bingo matemtico: para chegar-se ao nmero da cartela, o participante dever fazer alguma conta (o nvel de dificuldade das operaes depender das habilidades dos participantes). Compras em estabelecimentos comerciais e imaginrios. Ou programar viagens ou oramento domstico. O que fazer com o salrio do ms? Receber uma quantia que dever ser o seu salrio mensal. Dever dizer o que far com o dinheiro durante o ms. Descrever em uma folha e estimar a quantia do produto ou servio que quiserem comprar e organizar crditos e dbitos com o seu salrio. Passatempos envolvendo cculo matemtico ou jogos: Banco Imobilirio

5 - Resoluo de problemas e planejamento


8-9

Sugerir situaes que requerem planejamento, tais como: - Para fazer uma viagem, como devo me preparar? - Para preparar uma festa, que passos devo seguir? (lembrar de temas como lista de convidados, o que ser servido, o que se ouvir, onde e quando ser, decorao, etc). - Antes de sair para ir o supermercado, o que a pessoa deve fazer em casa?

Simular ou aproveitar situaes do dia-a-dia. Podero ser utlizados os seguintes ambientes: banco, comrcio, casa, aeroporto, rodoviria etc. Para cada atividade, ser necessrio material especfico (no caso do banco, p.ex, materiais como ficha de depsito, cheque, dinheiro etc.).

Enfim, use a sua criatividade e confie na sua sensibilidade. Convide os vrios membros da famlia para criar um ambiente rico em estmulos para as vrias funes metais, promovendo o bem estar, qualidade de vida, o equilbrio emocional e autonomia do paciente.

9-9

Potrebbero piacerti anche