Sei sulla pagina 1di 17

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE: UM ESTUDO DE CASO*

Andra Mris Campos Guerra

Mestre em Psicologia (UFMG), professora do Centro Universitrio Newton Paiva e da Faculdade de Cincias Humanas da Fumec (Belo Horizonte); psicanalista.

RESUMO: Pretende-se demonstrar a aplicabilidade do mtodo psicanaltico de trabalho sobre o inconsciente numa anlise, como referncia e paradigma para a pesquisa acadmica em psicanlise. Para tanto, parte-se da explicitao dos pressupostos tericometodolgicos da psicanlise para, em seguida, discutir sua utilizao enquanto recurso na investigao de determinado discurso, a partir de sua reduo. Utiliza-se, a ttulo de demonstrao, sua aplicao numa dissertao de mestrado. Palavras-chave: psicanlise, pesquisa em psicanlise, metodologia e psicanlise. ABSTRACT: The practice logic and the psychoanalysis research: a

study of case. This text intends to demonstrate the applicability of the psychoanalytic method of the work about the unconscious as a reference and a paradigm for the academic research in psychoanalysis. For this, we make explicit the conjectures of the theory and of the method of psychoanalysis following a discussion about its use as a resource on the investigation of a specific discourse from its operation of reduction. In order to demonstrate this we refer to its use in an academic thesis. Keywords: psychoanalysis, psychoanalytical research, methodology and psychoanalysis.

arcado pela singularidade de inserir a causa do desejo como agente na produo de uma verdade para o sujeito, o discurso do analista em sua articulao com o discurso da cincia traz questes epistemolgicas intrnsecas forma como a psicanlise se prope a produzir saber. Longa tem sido a discusso sobre a relao entre a psicanlise e a cin*Agradeo a Jeferson Machado Pinto pelas observaes quando da leitura do original.

gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

86

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

cia, marcada sobretudo pela tentativa de inserir a operao sobre o real na tentativa de formaliz-lo, como elemento a ser necessariamente considerado na produo cientfica em psicanlise. Nesse sentido, em artigo no qual defende a funo da universidade como sendo a de legitimar a vocao cientfica da psicanlise, Pinto (1999a) se pergunta sobre como desenvolver pesquisa em psicanlise em um ambiente to fascinado pelo pedantismo do saber. E, avanando em sua argumentao, aponta que, se cabe universidade demonstrar os passos mediadores envolvidos em cada afirmao psicanaltica, para que elas no caiam em defesas dogmticas ou ideolgicas e permitam ao saber psicanaltico avanar, ela dever trabalhar com um mtodo extrado de seu objeto, o inconsciente. Para tanto, a incidncia do discurso do analista conduz a atitude cientfica na pesquisa psicanaltica a uma postura de abrir o poder do significante at um ponto em que sua mestria possa ser ao menos vislumbrada (PINTO, 1999b, p. 77). Ou seja, trata-se de levar o efeito do significante ao seu extremo, ao ponto no qual um obstculo ao saber possa ser entrevisto, uma questo possa ser formulada, provocando deslocamentos nos efeitos de verdade que as afirmaes tericas produzem no exerccio de sua mestria. A verdade, nesse contexto, estaria na questo e no na resposta. Assim, com a finalidade de demonstrar um mtodo extrado da prpria psicanlise e sua aplicabilidade pesquisa psicanaltica iremos, aps trabalhar o mtodo psicanaltico, explorar a viabilidade de sua utilizao no campo cientfico, valendo-nos, como exemplo de sua aplicabilidade, de uma pesquisa para uma dissertao de mestrado. Cabe, entretanto, ressaltar que, nessa pesquisa exploratria, trabalhamos com cautela proporcional a uma certa ousadia de levar a escuta analtica para o campo de pesquisa a fim de no cairmos no terreno da especulao fcil. Para tanto, iniciamos o texto com a sustentao terica da proposta metodolgica em questo, para, s depois, discutirmos sua aplicao prtica. Assim, apresentando junto comunidade cientfica este texto, esperamos poder verificar essa possibilidade metodolgica e avanar nas discusses desse campo, contribuindo para seu aprimoramento.
A PSICANLISE COMO MTODO

Mas como operacionalizar esse mtodo na universidade ao trabalharmos com textos tericos, relatos de entrevistas, trechos de casos clnicos? Como aplicar a lgica que orienta o trabalho clnico sobre o inconsciente ao trabalho cientfico que orienta a pesquisa acadmica? Como podemos fazer o saber trabalhar a partir de seu ponto de obstculo na universidade? O que demarcaria sua especificidade em relao aos demais mtodos?

gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

87

Se a psicanlise , ao mesmo tempo, teoria, tcnica e mtodo de investigao, sua descrio j traria intrinsecamente a sua maneira de produzir saber, seja na clnica, na academia ou mesmo na plis. Assim, toda tentativa de formalizao que revelasse as caractersticas prprias da psicanlise seriam, automaticamente, descries de seu mtodo. (PINTO, neste volume)

O trabalho da anlise operaria a partir desse obstculo, enquanto real que se impe como campo de impossibilidade de saber e que incita a necessidade da repetio, onde h perda de gozo. Na tentativa de dar conta desse impossvel, o sujeito se lana em repetidas investidas que produzem um excedente pulsional como resto intraduzvel. Este excedente Lacan denominou de objeto a. No Seminrio 17, O avesso da psicanlise, ele localiza o conceito de gozo neste efeito de entropia, nesse desperdiamento. E ento que ele explica por que o introduziu de incio com o termo Mehrlust, mais-de-gozar.
justamente por ser apreendido na dimenso da perda [] que esse no-seiqu, que veio bater, ressoar nas paredes do sino, fez gozo, e gozo a repetir. S a dimenso da entropia d corpo ao seguinte h um mais-de-gozar a recuperar. Essa a dimenso na qual se necessita trabalho, o saber trabalhando. [] Tal repetio j tem seu custo, e institui, no nvel do a, a dvida da linguagem. Alguma coisa tem de ser paga quele que introduz seu signo. Essa alguma coisa [...] intitulei-a para vocs este ano com o termo Mehrlust. (LACAN, 1969-1970/1992, p. 48 e 148-49).

Se a psicanlise, portanto, produz um saber que decorre de seu prprio campo a partir das incidncias do inconsciente, enquanto real da lngua incidindo sobre um corpo, no possvel pensar um mtodo que exclua essa singularidade radical do sujeito na realizao da pesquisa. Assim, a forma de produo de conhecimento em psicanlise determinada e regida, ela tambm, pela existncia do inconsciente. Seu mtodo revelaria a natureza desse objeto nas duas dimenses articuladas a partir dele: a da linguagem e a da pulso. O trabalho psquico opera sobre pontos significantizveis a partir do deslize da cadeia significante e pontos impossveis de traduo, onde a cadeia encontra a barreira do real, um obstculo. A linguagem se separa de um campo pulsional ao mesmo tempo que o possibilita ao represent-lo (FREIRE, 1999, p. 571). O saber percorre suas trilhas at um limite onde se encontra o gozo, ponto no qual incessantemente retorna na tentativa de dar conta desse real inapreensvel (das Ding freudiano). O gozo seria exatamente esse excedente que se perde na repetio, modulando o real pela evitao. A anlise implicaria no trabalho de reduo subjetiva, operada a partir da construo desse ponto de mais de gozo, que busca deslocar o excedente da
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

88

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

posio de mal-estar e instal-lo como causa de produo, de desejo. Incide, pois, necessariamente, sobre a dimenso significante e sobre a dimenso pulsional. Decorrente desses pressupostos, podemos identificar categorias de anlise atravs de trs operaes-reduo, como prope Miller (1998): a repetio, a convergncia e a evitao. Na medida em que os eventos na vida de um sujeito obedecem a uma ordem estrutural, sem que ele o saiba, encontramos a emergncia do mesmo a partir da produo do diverso. Ou seja, os fatos aparentemente aleatrios e diferenciados que se sucedem na vida de um sujeito, medida em que vo sendo relatados num processo analtico, revelam elementos estruturais que se repetem nas mais diferentes situaes, conduzindo a uma operao-reduo que uma formalizao dessa estrutura de repetio. Trata-se de uma reduo proposicional, reduo constante que funciona como f(x). Aqui os diferentes acontecimentos (x) vo revelando a estrutura em funo (f) da qual se repetem e se organizam. A convergncia, por seu turno, diz respeito converso dos enunciados para um enunciado essencial, enunciado da convergncia que o significante-mestre do destino do sujeito (MILLER, 1998, p. 48). o ponto de reduo para o qual converge o movimento de repetio significante. J a evitao relaciona-se por oposio repetio e convergncia, ao mesmo tempo em que tornada possvel por essas duas operaes. A partir das leis que determinam a regncia das escritas possveis no destino de um sujeito, h escritas que se tornam impossveis a partir dessa estrutura inicialmente casustica.
Existem sucesses que no podem aparecer, como se a mquina significante as contornasse [] como o resduo impossvel do funcionamento da repetio. [] como se o grafo inverso escrevesse aquilo que evita sempre a repetio, como se aquilo que se repetisse, de mais importante, fosse a evitao. [] Repetio da ausncia, da evitao, do contorno, que, para o sujeito, se constitui precisamente como uma pedra de tropeo. (MILLER, 1998, p. 65-66)

Como se pode perceber, essas trs operaes-reduo sobrevm sobre os trs registros real, imaginrio e simblico , traduzindo as duas primeiras uma operao de enxugamento do imaginrio pelo simblico, reduzindo o discurso aleatrio, desordenado e abundante do paciente a formas simblicas elementares. Enquanto a terceira, a evitao, diria respeito a uma operao de reduo do simblico pelo real, reduo que o conceito de letra enquanto aponta para uma qualidade ou uma significao estrutural irredutvel [mas que] , ao mesmo tempo, inscrita pelo valor de prazer que esta significao oferece (FREIRE, 1999, p. 575-576) traduziria bem.
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

89

O grafo original, representao que revela a organizao dos eventos aleatrios, significaria, assim, a repetio como forma de um saber. A convergncia, como a reduo ao significante-mestre de um sujeito prescrevendo aquilo que ele pode ou no dizer , seria o elemento nico a dar a lei e o princpio dessa organizao, que modularia a escolha de um sujeito a longo prazo e sem seu conhecimento. Em relao a essa mquina estrutural, repetitiva e convergente, o impossvel apareceria como seu avesso, como os pontos fora do traado que constituem as bordas que modulam aquilo que inacessvel ao sujeito. E como se daria a constituio desse grafo, dessa mquina significante? O que a modularia? Impossvel saber de antemo. A se introduz a dimenso da contingncia de uma histria particular com seus acontecimentos singulares e nicos. H uma falha na programao do gozo, onde se instala a dimenso histrica, contingente. Entre o significante (saber) e o investimento libidinal (pulso) h um hiato, uma lacuna, uma ruptura de causalidade. Assim, mais do que somente extrair ou produzir esse significante-mestre, uma anlise deve pretender deslocar o sujeito do discurso no qual se encontra instalado, produzindo novas formas de lidar com o gozo, com o obstculo que se coloca como evitao. Quando, na Carta 52, FREUD (1896/1976) fala da inscrio dos representantes da representao no aparelho psquico tomados por Lacan (1959/ 1998a, p. 722) como significantes j nos aponta para essa organizao contingente que demarca a singularidade radical de cada sujeito na relao com o gozo, tanto quanto evidencia o ponto de falta a partir do qual o desejo se instala como causa. Ao trabalhar sua hiptese sobre a constituio do aparelho psquico nessa carta, ele fala dos traos mnmicos1 que, ao serem investidos simbolicamente de um significado, a partir da ordenao dos Unbewusstsein (Ub) (Um trao ou trao unrio, enquanto interpretao j acrescida das construes tericas de Lacan), deixam de ter relaes de simultaneidade e passam a se ordenar por relaes causais, ainda sem acesso conscincia (FREUD, 1896/1976, p. 325). Constituindo-se enquanto letra no Inconsciente, o trao unrio vai tornar-se o que sustenta materialmente o significante enquanto trao de memria, este suporte material que o discurso concreto toma emprestado da linguagem (LACAN, 1957/1998b, p. 498).
Unbewusstsein (Ub) o segundo registro que sucede ao primeiro registro referente s percepes (Wahrnehmungszeichen) que se associam por simultaneidade. Os traos de Ub talvez correspondam a lembranas conceituais (FREUD, 1896/1976, p. 325) ainda inconscientes. Correspondem ao que Freud posteriormente ir estabelecer como Vorstellungsreprsentanz (representante da representao). Segundo Lima (1994), a idia de trao em Freud traz trs diferentes possibilidades de traduo. Zeichen corresponde idia de insgnia, indicao, e est ligada percepo, Vorstellung. Zug corresponde ao trao unrio, primrio, e sua conseqncia a Behajung primordial. E, por fim, ligado memria e permanncia teramos a Spur, que aparece como Ub. Trata-se, pois, nessa citao, de traos de memria, de Spur.
1

gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

90

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

O interessante a Freud fazer referncia a registros sucessivos, representando a realizao psquica de pocas sucessivas da vida, devendo haver uma traduo do material na fronteira entre essas pocas. Porm, na medida em que cada transcrio subseqente inibe a anterior e lhe retira o processo de excitao, se a traduo no ocorrer, as leis da etapa anterior ficam vigentes, consoantes as vias nela abertas. Assim persiste um anacronismo: numa determinada regio ainda vigoram os fueros, estamos em presena de sobrevivncias. Uma falha na traduo isso o que se conhece clinicamente como recalcamento (FREUD, 1896/1976, p. 326). Ou seja, h uma impossibilidade da linguagem em apreender a experincia, em dar conta da Coisa, constituindo traos que vo se inscrevendo na linguagem, bordeando ou contornando o real da experincia. Esse ponto de falta, obstculo econmico traduo, j se mostra nas primeiras articulaes de Freud como fundamental compreenso do sujeito como sendo determinado pela linguagem. Da podemos tambm extrair os princpios do mtodo analtico que, subsidiariamente, poderiam ser aplicados produo de conhecimento, alm de servirem como fundamento para a prtica clnica.
O MTODO PSICANALTICO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA

Mutatis mutandis, podemos aplicar essa mesma lgica metodologia do trabalho de pesquisa em psicanlise sobre textos tericos ou de entrevistas, por exemplo. Pela lgica freudiana, os restos deixados como traos sucessivamente (ou superpostos) seriam os elementos estruturais sobre os quais um discurso se organizaria. Assim, aplicando a proposta terica de Freud idia de anlise de um discurso2 no campo cientfico, poderamos conjeturar, possibilitados por esse mtodo, que o processo metodolgico de anlise inevitavelmente, e por conta dessa questo estrutural, permitiria mapear esses pontos nodais do discurso, construindo uma rede subjacente de sentido. Esses pontos funcionariam tais quais os traos inscritos no inconsciente (representante da representao ou significante), ou melhor dizendo, tais quais os pontos de capitonn que fazem a amarrao lgica de seu texto. E ainda, considerando a existncia dos fueros, poderamos supor que diferentes feixes de significao, ou diferentes possibilidades de interpretao e alinhamento, sero sempre possveis, evidenciandose, ou pelo menos supondo-se, a sobreposio de uns feixes sobre outros, sem uma necessria relao lgica de causalidade, temporalidade ou de complementariedade entre eles (GUERRA, 2000, p. 145).
Discurso entendido, nesse momento, como qualquer articulao de sentido ou argumentao extrada de um texto escrito, de uma entrevista aplicada ou de um caso clnico, por exemplo. Enfim, qualquer recorte de linguagem que represente uma idia sobre a qual haja interesse de anlise.
2

gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

91

Alm disso, o traado que esses pontos nodais estruturariam, desvelaria no seu avesso um texto que no lido, posto que se constitui a partir dos pontos que so evitados, deixados fora de seus limites.3 Talvez aqui poderamos situar a originalidade da contribuio da psicanlise pesquisa cientfica. A aplicao deste raciocnio freudiano como modulao para a anlise dos dados torna inevitvel o encontro com uma plurideterminao discursiva que, acreditamos, favorece a riqueza da anlise ao possibilitar outras lgicas de raciocnio que no a formal clssica apoiada na causalidade positivista. Assim, tal qual no processo de uma anlise, seria interessante utilizar os marcos que as repeties do texto seja ele qual for trazem, seus pontos de convergncia e seu mecanismo de evitao, utilizando as trs operaes de leitura possveis sobre o discurso. Mas, ao contrrio da posio de analista, aqui o trabalho do pesquisador se assemelharia muito mais ao do analisante de enxugar, desbastar o texto, aproximando-se o mais possvel do real. Ao se dispor ao trabalho de teorizar, o pesquisador quem se coloca em transferncia.
um trabalho no qual o pesquisador ser movido pelas lacunas e o texto funciona como um analista para que o pesquisador se defronte com suas resistncias em ouvir os relatos. [] Pode assim identificar como a teoria recalca algumas questes e favorece outras, como se fosse a soluo de compromisso possvel naquele instante. Ao mesmo tempo, procura fazer trabalhar a rede de conceitos para que ela melhor caracterize como um texto escamoteia as maneiras de indicar o aparecimento da verdade. (PINTO, 1999a, p. 691)

Assim, dando seguimento a essa proposta de aplicao dos pressupostos do trabalho clnico pesquisa em psicanlise, podemos conceber a produo cientfica de conhecimento como tentativa de dar conta do real, deslocando-o a cada novo postulado. No ponto limite em que o saber se depara com o real, h repetio na tentativa de dar conta deste. Essas repeties vo modulando idias e discursos que adquirem estatuto de verdade, fundando teorias como campo simblico que se fixa pela linguagem. Essa operao de convergncia estabelece conceitos em torno de idias bsicas que funcionam como os significantesmestres de dada teoria. Se ela realmente verdadeira ou no, no o que mais interessa, pois os mtodos utilizados em sua produo garantem sua fidedignidade, conferindo-lhe um estatuto de veracidade cientfica. Ela produz uma realidade.
Existem sucesses que no podem aparecer, como se a mquina significante as contornasse, e exatamente a isso que, nos Escritos, Lacan chama de caput mortuum do significante, isto , sua cabea de morto, sua caveira, o osso dessa mquina significante, o resduo impossvel do funcionamento da repetio (MILLER, 1998, p. 65).
3

gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

92

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

H, porm, elementos no ordenveis, no legveis a partir da estrutura de leitura (de cada teoria) constituda para deciframento da realidade. So pontos que so construdos como inapreensveis a partir da estrutura de saber constituda. Isso quer dizer que o mesmo mtodo que permite a leitura e a legitimao dos elementos tericos de uma teoria, impedem quela teoria ler outros. Esses pontos, que vo se modulando como impossveis, so os obstculos que se interpem ao caminho da produo de conhecimento. Ora, justamente o trabalho sobre esses pontos de evitao que permitiria cincia avanar, construindo novas teorias como leitura dos fenmenos apreendidos. So pontos limtrofes entre o saber e a ignorncia, e em relao aos quais a postura de douta ignorncia favorece os deslocamentos no real, inapreensvel a priori quando referido a determinado campo semntico de saber. Essa posio inclui e suporta o obstculo ao invs de exclu-lo e, com isso, permite a construo de um campo de saber que reconhece a impossibilidade de dominar o enigma pulsional. Trabalhar sobre esse real implica em mudar o enquadre da realidade discursiva sobre o tema analisado. Supe necessariamente a criao de uma nova maneira de trabalhar o assunto, deslocando o campo do discurso originrio. Certo que o saber advindo desse mtodo, extrado da lgica psicanaltica, vem marcado pela certeza de que qualquer saber deixar necessariamente um resto intocado. Da o trabalho cientfico do pesquisador se deter sobre esses pontos de evitao. Mas como, metodologicamente, enfim, se haver com eles? Nossa proposta a de que, tomando como ponto de partida os pressupostos da Carta 52, de Freud, e aplicando o mtodo de leitura analtica, proposto por Miller, poderamos utilizar as trs categorias fundamentais de operao-reduo de uma anlise no campo da investigao em psicanlise. Nesse contexto, elas seriam renovadas, podendo ser compreendidas da seguinte maneira: a) repetio = operaes de tamponamento desses pontos impossveis de saber, como construes de resposta ao Grande Outro, que elidem os pontos de falta de uma teoria; b) convergncia = saber que se estabelece como verdade. Pontos de estofo, conceitos ou frases em torno dos quais a estrutura ficcional da teoria se constitui em sua relao com a verdade, validando-se a partir do enquadre dos acontecimentos em sua estrutura de mestria. c) evitao = o que escapa ao corpo terico de um campo de saber, sendo, ao mesmo tempo, sua causa e sua exceo, tecendo suas bordas em relao aos outros campos ou seus limites em relao a si mesma. Aquilo que o texto no diz, e por isso mesmo modulado sem o saber. A se situa o discurso que vai sendo apontado medida em que, traando seus pontos de amarrao, cria uma estrutura externa e, ao mesmo tempo, interna ao texto discursivo origora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

93

ginal (GUERRA, 2000, p. 73). Ou seja, aquilo que se constri no silncio do lado avesso ao significante.
DEMONSTRANDO A PLAUSIBILIDADE E APLICABILIDADE DO MTODO PESQUISA ACADMICA: O ESTUDO DE CASO

A ttulo de demonstrao dessa metodologia, utilizaremos como exemplo sua aplicao na dissertao: Oficinas em Sade Mental a experincia de Belo Horizonte: o objeto como regulador tico entre subjetividade e cidadania (GUERRA, 2000). Cabe ressaltar que essa pesquisa estava inserida num Programa de Ps-graduao em Psicologia que, poca, possua apenas uma rea de concentrao em Psicologia Social. Apesar disso, professores pesquisadores, tambm psicanalistas, buscavam realizar o trabalho de investigao e construo de uma nova rea de concentrao em psicanlise no mesmo Programa, o que se realizou em 1998. Nesse contexto, buscamos ultrapassar a metodologia clssica de Anlise de Contedo ou Anlise do Discurso, padro tpico do campo da Psicologia Social, e investigar, junto ao tema, essa metodologia possvel de ser pensada a partir da psicanlise. Cabe, apesar da extenso, citar um dos idealizadores dessa proposta em sua inteno cientfica.
A estratgia que temos tentado alcanar a de aprimorar a delimitao de um problema de pesquisa ou uma indagao que questiona afirmaes tomadas como verdades. Com isso, pretendemos evitar a todo custo o apego a uma citao desenfreada ou a demonstrao de sabedoria. Tentamos esvaziar o narcisismo (nosso e de nossos alunos) a favor da castrao, privilegiando uma construo sustentada pela questo norteadora do estudo. Acreditamos que ser essa questo que ir desencadear uma transferncia em relao aos textos e ao tema de investigao, pois a formalizao muito acabada e freqentemente enigmtica do Outro acaba cedendo lugar ao exerccio do prprio autor. A partir da clareza da questo, o campo de abrangncia do significante poder ser mais bem delimitado. (PINTO, 1999a, p. 694)

Nessa perspectiva, pois, a proposta metodolgica do presente trabalho de pesquisa sobre as oficinas em Sade Mental foi a de buscar as redes de sentido que se constituam a partir dos traos que textos tericos e relatos de entrevistas com oficineiros inscreviam na repetio significante sobre o tema. Dessa maneira, acreditvamos, seria possvel identificar e colocar em xeque os significantes-mestres que regiam a verdade do discurso estabelecido sobre as oficinas. A identificao e explorao dos significados atrelados, e, no mais das vezes podemos mesmo dizer fixados, a seus significantes, consistia exatamente em abrir o seu poder at um ponto em que sua mestria pudesse ser ao menos vislumbrada. Esse
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

94

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

trabalho nos permitiu identificar os diferentes usos que os diversos contextos histricos fizeram do trabalho e da atividade como recurso no tratamento psiquitrico. A outra perspectiva desse trabalho de pesquisa desvelou seu avesso na medida em que, identificando as mestrias do discurso sobre o uso da atividade em Sade Mental, modulava-se, ao mesmo tempo, o impossvel, o irredutvel desse discurso. No eram exatamente os inter-ditos, pontos mal-ditos de um determinado campo de saber, mas aquilo que ele no diz. Abaixo, apresentamos esses dois desdobramentos a que a metodologia conduziu.
A pesquisa sobre a narrativa histrica

A primeira parte dessa pesquisa se deteve sobre os textos histricos e tericos sobre a atividade e, mais especificamente, as oficinas e sua utilizao no campo do tratamento psiquirico e da Sade Mental. Desse estudo, nosso mtodo descobriu a repetio como a excluso sociopoltica e econmica do louco da vida pblica, no importando a diferena quanto a sua forma nem quanto a seu fundamento, nos diferentes momentos histricos que a caracterizam. Demonstrou ser este um fato histrico recorrente. Quanto ao ponto para o qual converge essa repetio, pudemos observar a tentativa constante e insistente de disciplinarizao do social de acordo com cada contexto histrico, tendo a psiquiatria e, em seu interior, o uso da atividade e do trabalho, exercido aes subsidirias para garantir essa empreitada. E, no que toca evitao, situa-se a diferena, ou, em outros termos, a impossibilidade estrutural de nivelamento da loucura com a normalidade, apesar das reiteradas tentativas de adequao para a qual pareciam convergir a ao e o discurso psiquitricos. Da a importncia dessa anlise, pois nos avisa dos riscos de exerccio de uma mestria calcada na evitao da diferena sob as mais diferentes formas mesmo contemporaneamente na mestria do discurso que obrigatoriamente impe cidadania ao louco. Esses pontos reaparecem na histria do uso da atividade e do trabalho como instrumentos de interveno psiquitrica no contexto brasileiro, no qual pudemos identificar diferentes atributos semnticos vinculados a esse significante. Encontramos em nossa pesquisa trs inscries em torno das quais se fundamentam as tores desse discurso. Assim, a dcada de 1920, com as Colnias Agrcolas, trazia a oficina como espao de ocupao do tempo ocioso dos pacientes tidos como crnicos, atravs do qual produzia-se renda para diminuir os gastos com a internao. A segunda inscrio refere-se dcada de 1940, quando Nise da Silveira destaca-se no contexto biologicista da psiquiatria, inovando ao elevar o uso da expresso e da arte nas oficinas ao nvel de qualquer outra interveno biolgica, estendendo seu uso a pacientes agudos e no mais revertendo sua renda para a instituio hospitalar. Esse discurso ganha novo sentido
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

95

com a atual reforma psiquitrica, iniciada na dcada de 1980, no qual clnica e poltica se encontram associadas. A partir deste, as oficinas se mostram como campo de reinsero social e inscrio da loucura na cultura, possibilitando, para o louco, o resgate do exerccio da vida pblica em suas vrias dimenses. Como advertido por Freud, cabe lembrar que esses feixes discursivos no so excludentes ou sucessivos cronologicamente entre si, todos convivendo no cenrio contemporneo da Sade Mental. Em particular, a anlise dos textos mineiros sobre o tema revelaram a forma como, em Minas Gerais, o discurso acerca das oficinas se estabelece em suas premissas fundamentais, bem como o que esse discurso vem deixando fora de seu campo. No momento inicial da Atual Reforma, as idias mestras que regiam as oficinas vinham nitidamente demarcadas pelos ideais da reabilitao psicossocial calcados no trabalho enquanto o vir-a-ser da cidadania. De permeio, a criao artstica j se evidenciava como uma nova maneira de se fazer oficina, reapropriando-se da proposta de Nise da Silveira de nivelar o uso da atividade com as demais intervenes teraputicas. A arte e a expresso artstica incorporaram-se, ento, ao discurso nascente, tornando-se mais um pressuposto do trabalho no atravs da busca de loucos artistas, mas antes atravs da idia de uma possvel interlocuo da loucura com a Cultura. Aos poucos, este permeio tomou a cena principal e a arte se engendrou na prtica das oficinas, ampliando o leque de suas modalidades, antes prioritariamente voltadas para a idia de trabalho ou de reabilitao para o trabalho. Institudas junto aos Centros de Convivncia, as oficinas artsticas tornaram-se o carro-chefe desses dispositivos. Alm disso, a convivncia ou ressocializao somaram-se a essas duas modalidades, conformando uma terceira maneira de se fazer oficina, independentemente do tipo de atividade nela desenvolvida (GUERRA, 2000). O curioso a observao de uma espcie de pudor, se assim pudssemos conceb-lo, quanto a se tratar do aspecto teraputico das oficinas. Evita-se tratar esse ponto, como se ele no fizesse parte da finalidade e da prtica das oficinas, apesar dos prprios textos mineiros revisados apontarem o contrrio, bem como o depoimento colhido nas entrevistas. como se uma espcie de lei silenciosa se revelasse no discurso sobre as oficinas, exigindo o deslocamento de seus efeitos teraputicos para um segundo plano de importncia. Desdobramento, ao que nos parece, da influncia do discurso da clnica italiana da psiquiatria democrtica que, ao buscar a funo teraputica da instituio hospitalar e constatar sua inoperncia, centraram-se em sua funo social (ZENONI, 2000, p. 17). Novamente se destacam os significantes-mestres do discurso sobre as oficinas que exigem a evitao de um texto sobre as mesmas que no pode ser lido.
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

96

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

Concebida como sofrimento-existncia, a loucura desloca-se das classificaes nosolgicas que a aprisionam para instituir-se no campo poltico e social. A, mais do que manifestao de patologias mentais, a loucura aparece como elemento da plis a ser inscrito em sua cultura. O cidado-louco, nesse discurso, merece ter seus direitos resguardados e respeitados, ainda que no seja um sujeito da razo.
A pesquisa sobre a narrativa das entrevistas

Mas foi na utilizao da metodologia j explicitada sobre o texto das entrevistas que, acreditamos, pde-se demonstrar com mais clareza a funcionalidade desse mtodo. Foram realizadas, em Belo Horizonte, dez entrevistas com dez oficineiros diferentes, ora de um mesmo servio aberto e substitutivo ao manicmio, ora de diferentes servios desse tipo. Havia trs perguntas-eixo (funcionamento, finalidade e conceituao) sobre as oficinas e, a partir da transcrio das entrevistas, efetuou-se a anlise dos dados. A idia freudiana, extrada da observao do mtodo de Charcot de olhar as mesmas coisas repetidas vezes at que elas comecem a falar por si mesmas (FREUD, 1976/1914, p. 33), foi fundamental nesse processo. As reiteradas leituras do texto das entrevistas permitiram a organizao das mesmas a partir daquilo que nela se repetia, chegando, nesse primeiro momento da pesquisa, a elencarmos vinte e dois feixes de significao de contedos especficos referentes s oficinas. Desses vinte e dois feixes, houve um trabalho de reduo que culminou em nove pontos de convergncia, j atrelados a significantes-mestres que regem o discurso mineiro contemporneo sobre as oficinas. Foram eles: 1) diferena entre grupos e coletivo nas oficinas; 2) o discurso antimanicomial e as oficinas; 3) a relao clnica/oficina; 4) as oficinas e o paradoxo da reinsero pelo trabalho; 5) a exigncia (ou no) de participao e produo nas oficinas; 6) as oficinas na contemporaneidade e a arte ps-moderna; 7) as oficinas e sua incidncia na representao popular da loucura; 8) teorizar ou no as oficinas; 9) as diferentes modalidades do fator teraputico nas oficinas. Cabe observar que todos os nove feixes de significao, atribudos a algum significante que rege com mestria o discurso sobre as oficinas, contemplam contradies e polmicas em seu interior, caractersticas de qualquer discurso. Mas ganham a iluso de unicidade e coerncia ao serem cobertas pelo vu significante onde a mestria exerce seu poder de produzir um texto com efeito de verdade. A metodologia utilizada, portanto, no s favoreceu a evidncia do mltiplo e heterogneo discurso que fundamenta a prtica das oficinas sem faz-lo perder seus desmentidos e recalques , como tambm permitiu vislumbrarmos seu ponto de evitao. Todo o trabalho de pesquisa empreendido poderia se resumir a esse ponto no qual, pelo menos assim o entendemos, foi realigora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

97

zado um tratamento pelo sintoma que o texto terico e a prtica das oficinas criam. Tratamento que se dirige ao que o simblico tem de real (ZENONI, 2000, p. 56-57). Operao-reduo de evitao que enxuga, ao mnimo possvel, a estrutura proliferante do significante, reduzindo o texto ao seu ponto de obstculo e, permitindo da, um deslocamento em relao ao real. Esse ponto se refere ao dcimo feixe de significao, a saber, a idia de densidade simblica diferenciada. O que comeou a surgir, a partir da leitura desses fragmentos de entrevistas e a retornar incessantemente pelo silncio ao longo do trabalho de anlise fazendo-se ouvir, foi esse ponto preci(o)so e central que, a nosso ver, organiza todo o campo das oficinas. Em outros termos, a materialidade do produto, ou a densidade simblica diferenciada, particulariza e diferencia o uso da atividade nas oficinas das demais intervenes existentes nos servios que compem a rede de assistncia em Sade Mental, servindo tambm como epicentro em torno do qual seu ponto de evitao se configura. Em Minas Gerais, estabelece-se como mestria a afirmao de que o louco cidado corolrio de o louco sujeito (BARRETO, 1999, p.159). Sob esse imperativo torna-se funo precpua da assistncia tentar inserir o louco na vida pblica, desinstitucionalizar a loucura e os estigmas a ela associados, e trabalhar sobre a cidadania do louco. No interior desse imperativo, entretanto, o trabalho clnico, denegado, reaparece em silncio, exigindo o descolamento entre sujeito e cidado, e conferindo a cada qual seus atributos particulares. Como nos lembra ZENONI (2000), preciso diferenciar a funo teraputica da funo social na assistncia. A excessiva identificao funo teraputica nos hospitais psiquitricos conduziu-os a um lugar de alienao e no de tratamento, como bem observaram as crticas dos italianos. Mas, ao desconsiderar a funo social da assistncia, estabeleceu-se um silogismo no qual se cria a perspectiva de que, desospitalizados os loucos e desinstitucionalizada social e culturalmente a loucura, os loucos no seriam mais alienados, exercendo sua cidadania como moradores da plis. Ora, preciso distinguir a dimenso do sujeito da dimenso do indivduo. O indivduo, cidado, tem direito assistncia e ajuda, enquanto a dimenso do sujeito a dimenso da implicao, da liberdade, da responsabilidade. Os cuidados no so recusados a um indivduo, mesmo que o sujeito no se implique (ZENONI, 2000, p. 28) em seu tratamento. Quando distinguimos os dois planos, resguardamos a chance do plano do sujeito. preciso que o sujeito receba a assistncia qual tem direito, com a liberdade de recusar o tratamento. somente essa liberdade que garante essa possibilidade. A idia de densidade simblica diferenciada denuncia essa fixao, essa colagem entre significante e significado ao convocar o trabalho do sujeito sobre a materialidade concreta do objeto produzido na oficina e, ao mesmo tempo,
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

98

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

sobre a materialidade do campo significante enquanto sustentao da letra no aparelho psquico. Enquanto, ao falar, o neurtico produz mais de gozo ou objeto a, objeto-resto; ao criar coisas concretas nas oficinas, talvez o psictico esteja extraindo do ventre do Outro objetos reais que, permitindo-lhe produzir um resto nessa operao um objeto indito talvez lhe confira uma densidade simblica sobre sua corporalidade real, deslocando ou separando o psictico dessa posio de objeto do gozo do Outro ao criar um objeto externo, endereado ao social, via oficineiro ou qualquer outra pessoa ou espao institucional. Em outras palavras, ao extrair da prpria realidade um produto concreto indito, o psictico de um lado poderia estar produzindo um esvaziamento no Outro absoluto que o aterroriza, e, de outro, poderia estar deixando o lugar de objeto de seu gozo para ocupar o lugar de autor, produtor de um objeto com consistncia simblica. Poderamos arriscar-nos a dizer que esta seria uma maneira de extrao do objeto no real, que ganha corpo enquanto um produto qualquer: CD, Mscara, Bloco de Notas, Texto, Costura, Pintura. Produzir-se-ia assim uma espcie de semblant de coisa, de objeto, atravs do novo produto criado. Operao que desloca o psictico do lugar de ser ele prprio o objetoresto que no caiu quando de sua inscrio na Linguagem, quando fixou-se ele mesmo neste lugar, permanentemente merc de outra ordem, assujeitado. A oficina operaria, nesse sentido, sobre os pontos de desligamento do psictico com a realidade (GUERRA, 2000). Talvez o psictico possa costurar, com a produo nas oficinas, seus pontos de capitonn na realidade atravs de novas formas de enlaamento social. Dessa maneira, poderia, com a atividade de produo nas oficinas, atividades de circunscrio de gozo, produzir sentidos histricos a sua produo a partir de fragmentos de coisas, inscrevendo-se na Linguagem ou produzindo uma possibilidade de encadeamento na cadeia significante. Formas de cifrar o gozo ou significantizar o real (QUINET, 1997, p. 101). Dessa maneira, poderamos dizer que as oficinas se oferecem como lugares de mediao, de alternativa imposio de gozo que invade o psictico. Obviamente oferta que no opera sempre, nem para qualquer psictico, mas que, estando presente, pode produzir efeitos-sujeito, escrevendo-se de uma vez por no todas para alguns, ao modo da contingncia. E, diferentemente do trabalho da construo significante da metfora delirante, que provoca uma segregao ao deixar um resto no significado que pode retornar em ato no momento da concluso da metfora, na produo em uma oficina o objeto construdo envolvendo o trabalho sobre a pulso e sobre a linguagem, tomando a dimenso da cadeia significante, mas tambm daquilo que lhe exterior e que lhe causa, a dimenso do objeto.
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

99

A convocao ao trabalho do sujeito na psicose atravs da densidade simblica diferenciada revela, portanto, o texto silencioso do territrio discursivo das oficinas, revelando aquilo que estruturalmente no pode ser lido por seu grafo significante original. Desloca a mestria da imposio sobre o indivduo-cidado de inserir-se no texto da cidade e desvela a possibilidade do sujeito inventar, com seu savoir-faire sobre a doena, maneiras de escrever seu prprio texto.
POSSIBILIDADES

Assim, a densidade do produto da oficina tanto aparece como elemento central em seu discurso, pois se constitui enquanto seu ponto de convergncia, como tambm evidencia, em seu avesso, a evitao do aspecto que no cabe nessa estrutura discursiva (grafo inverso), e que decisiva na produo de efeitos no processo de subjetivao possvel na psicose. Ao mesmo tempo, a questo do objeto concreto produzido nas oficinas exige uma reflexo mais detida sobre as incidncias da peculiaridade do lugar do objeto na estrutura psictica e suas conseqncias clnicas, posto que, sabemos, o objeto, para a psicanlise, no surge no mundo sensvel, mas tomado como aquilo que orienta a existncia do ser humano enquanto sujeito desejante. Dessa maneira, a pesquisa, ao encontrar seu ponto de obstculo, exigiu novas formulaes e outras consideraes sobre aquilo que poderia promover um encontro entre o real do trao inconsciente com o imaginrio social ou esttico e a dimenso simblica da obra produzida sobre uma superfcie outra que no o prprio corpo do psictico. Esse encontro o que poderia justamente criar para o psictico a possibilidade de suportar o gozo invasivo do Outro (GUERRA, 2000, p. 249). Essa descoberta provoca uma toro (significante + pulso) na proporo em que desloca o discurso sobre as oficinas de uma posio de retificao do Outro da Cultura tpica do discurso contemporneo da Reforma Psiquitrica para uma de subjetivao do Outro para o psictico, sem perder de vista suas implicaes sociais. Assim podemos concluir que o trabalho do pesquisador, nesse sentido, se aproxima do trabalho do analisante, tanto no que toca ao enxugamento da proliferao significante a partir da discusso terica e da anlise dos dados, que culmina no estabelecimento, ou melhor dizendo, no desvelamento de seu ponto de convergncia, como no trabalho sobre o ponto de evitao que o texto traz em si. Da, a densidade simblica diferenciada tornar-se analisador central, posto que se situa nesse ponto entre a ignorncia e o saber, tal qual no sujeito se inseriria a dimenso pulsional ponto em que o saber encontra seu limite. Ponto preciso em que, mais do que uma histria estabelecida que pode ser contada a partir do deslizamento e da repetio significante , possvel um
gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

100

ANDRA MRIS CAMPOS GUERRA

deslocamento da posio de gozo que o discurso sobre as oficinas constitui para os trabalhadores da Sade Mental. Trata-se, exatamente como no tratamento analtico, de tocar o que o simblico tem de real, ou seja, estabelecer um tratamento da palavra atravs do que o sintoma terico revela do aspecto pulsional que condensa a forma de gozo de uma teoria. Verdadeiro trabalho de interpretao 4 do pesquisador-analisante, trabalho sobre a letra,5 na medida em que esta articula significante e gozo, inscrevendo a singularidade e o campo de possibilidades nos quais se funda o discurso de um determinado campo de saber.
Recebido em 17/4/2001. Aceito em 30/5/2001.

TEIXEIRA, Antnio Mrcio Ribeiro. Comentrio sobre o trabalho da dissertao durante a banca examinadora. Belo Horizonte, UFMG, 28/9/2000. 5 A letra o significante que se torna objeto, o litoral, o significante condensador de gozo (FREIRE, 1999, p. 580, p. 567).

gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

A LGICA DA CLNICA E A PESQUISA EM PSICANLISE

101

BIBLIOGRAFIA

BARRETO, F. P. O tratamento psicanaltico do psictico: aproximaes, in Reforma psiquitrica e movimento lacaniano, Belo Horizonte, Itatiaia, 1999. FREIRE, A. B. Consideraes sobre a letra: a psicose em questo, Psicologia: reflexo e crtica, n. 3, v. 12, Porto Alegre, CPG Psicologia/UFRGS, 1999. FREUD, S. Edio standart brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1976. . A histria do movimento psicanaltico, v. XIV, 1914. . Carta 52, v. I, 1896. GUERRA, A. M. C. As oficinas em Sade Mental a experincia de Belo Horizonte: o objeto como regulador tico entre subjetividade e cidadania no tratamento da psicose, dissertao em Psicologia, Belo Horizonte, UFMG, 2000. LACAN, J. A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud, in Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998b. . memria de Ernest Jones: sobre sua teoria do simbolismo, in Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998a. . O seminrio, livro 17: O avesso da psicanlise, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1992. LIMA, C. R. Uma brecha no fantasma: o trao de perverso, Opo Lacaniana, n. 11, So Paulo, Eolia, 1994. MILLER, J.A. O osso de uma anlise, Salvador, Biblioteca/Agente, 1998. PINTO, J. M. A instituio acadmica e a legitimao da vocao cientfica em Psicanlise, Psicologia: reflexo e crtica, n. 3, v.12, Porto Alegre, CPG Psicologia/UFRGS, 1999a. . A servido ao saber e o discurso do analista, in Fascnio e servido (org. Furtado, A. P. et al), Belo Horizonte, Autntica, 1999b. . Resistncia do texto: o mtodo psicanaltico entre a literalizao e a contingncia, gora, v. 6, n.1, Rio de Janeiro, janeiro-junho, 2001. QUINET, A. Teoria e clnica da psicose, Rio de Janeiro, Forense Universitria, 1997. ZENONI, A. Psicanlise e instituio: a segunda clnica de Lacan, Abrecampos, ano 1, n. 0, Belo Horizonte, Instituto Raul Soares/FHEMIG, 2000, p. 12-93.

Andra Mris Campos Guerra Rua Dona Antnia Felcia dos Reis 246/102 30750-220 Caiara Belo Horizonte MG Tel. (31)3412-2390 aguerra@brfree.com.br

gora v. IV n. 1 jan/jun 2001 85-101

Potrebbero piacerti anche