Sei sulla pagina 1di 3

FICHAMENTO DO TEXTO LOIZOS, Peter. Vdeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In BAUER, Martin W. e GASKELL, George (ed.).

Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrpolis: Vozes, 2002. Everaldo Pereira

Nesse captulo, Loizos apresenta possibilidades de aplicaes e das limitaes de mtodos visuais a servio da pesquisa social. Os dados visuais, ao modo de Durkheim, so fatos sociais uma vez que a vida social est grandemente influenciada pelos meios de comunicao visuais. A imagem oferece um forte registro sobre fatos reais e permite a pesquisa no se limitar a palavras ou nmeros. No entanto a imagem uma representao bidimensional de um universo tridimensional. Loizos cita duas pesquisas pioneiras e de referncia: a do psiclogo social Kracauser, de 1947, sobre o cinema alemo; e a do historiador social Aries, de 1962, sobre pinturas e gravuras de crianas na Europa pr-industrial.

Vantagens e limitaes dos materiais visuais de pesquisa Um cuidado sobre o uso de imagens refere-se possibilidade de manipulao, comum em registros visuais, que pode distorcer a capacidade de comprovao dos fatos. Historicamente e, principalmente, com o advento da computao grfica, as imagens modificadas so difceis de serem detectadas pelo olhar. Nesse sentido, Loizos salienta que a manipulao da imagem claramente ideolgica, como no exemplo da famosa foto de Lenin na qual Trotsky foi removido. Outra questo refere-se ideia de que a imagem vista da mesma maneira por qualquer pessoa. Ns aprendemos a ver tanto o mundo real, como sua representao, de modo que as pessoas possuem percepes diferentes sobre a mesma imagem. O uso de fotografias permite: Uma comparao histrica se o seu registro foi feito em perodos regulares e em posies controladas; O uso em entrevistas para estimular o entrevistado a lembrar de determinadas situaes; Uma leitura de contedos implcitos, como por exemplo, discutir o que falta na fotografia, quem poderia estar, etc.

Loizos indaga sobre o que podemos inferir com segurana sobre uma fotografia, uma vez que a foto pode ser feita de surpresa, ou com as pessoas se posicionando propositalmente, por iniciativa do fotgrafo ou no. De qualquer forma, o prprio fotgrafo pode pertencer mesma

cultura do grupo fotografado. Desse modo as vezes faz-se necessrio obter um conhecimento histrico de tempo e lugar. A interpretao exige inferncias tanto das presenas quanto das ausncias visuais, o que e o que no fotografado.

Vdeo e filme: algumas aplicaes O autor expe as aplicaes do uso de vdeo e filme para a pesquisa social, salientando que o uso de vdeos mais frequente, embora com menor resoluo, devido ao custo. Esse material pode ser registrado pelo prprio pesquisador ou ser material j existente. O vdeo pode ser usado para registro de funes complexas difceis de serem descritas. O pesquisador dever realizar um exame sistemtico do corpus; criar um sistema completo de anotaes e processar analiticamente a informao obtida. Loizos salienta que, s vezes, uma hora de vdeo pode gerar 4 horas de anlise, por isso algumas decises passam por redues na amostra. O registro em vdeo tambm levanta questes ticas sobre os interesses entre os direitos individuais e as necessidades sociais. Em alguns casos h normas ticas de proteo ao sujeito pesquisado, com nos casos de medicina. Algumas limitaes podem ser destacadas: resoluo da imagem; qualidade do som; o ngulo e a posio da cmera;

Alguns procedimentos prticos: Registre todo o material produzido, etiquetando fitas, fotos e identificando arquivos digitais, pessoas, lugares, etc. Obtenha a permisso p escrito do entrevistado para o registro em vdeo; Preste ateno s questes tcnicas como qualidade de som e imagem; Cuidado com a excitao sobre a tecnologia para no desfocar do objeto de pesquisa; Registre apenas se for necessrio, uma vez que as pessoas se inibem ou fazem declaraes politicamente corretas ao se exporem gravao; Cuidado com o volume de material gravado que possivelmente no ser analisado seriamente.

Passos na anlise do material visual Gravar trar resultados significativos? Tenho habilidade para gravar? Calculei o tempo necessrio para analisar o material resultante? 2

Planejei um sistema de catalogao eficiente? Meus critrios de classificao sero transparentes? Obtive o consentimento do entrevistado? Consegui os direitos autorais para o uso do material visual? Possuo informao sobre direitos de imagem e publicao?

Potrebbero piacerti anche