Sei sulla pagina 1di 4

Msica e Medicina Tradicional Chinesa

Em culturas variadas o mdico e o msico so representados por uma mesma imagem ou smbolo. O Imperador Amarelo (na antiga China) considerado o fundador da medicina e da msica. Na mitologia grega, Apolo simboliza a estreita relao que existe entre a msica e a medicina. O centauro Quron aprendeu a arte da medicina com Apolo e tratava doenas variadas com os sons de sua lira. O que tudo isto nos revela? A msica como medicina um tema muito antigo. Em alguns papiros egpcios foram encontrados tratamentos musicais para a infertilidade feminina. Tambm foram encontrados papiros que revelavam a utilizao de sons e de msicas no tratamento de distrbios mentais e emocionais. Atualmente h o reconhecimento de que a msica tem efeitos teraputicos e curativos. Dentro da viso sintomas ou doenas. A medicina tradicional oriental reconhece cinco elementos que representam cinco arqutipos csmicos: madeira, fogo, metal, terra, metal e gua. Cada elemento est relacionado a uma nota que por sua vez interage com determinados rgos e vsceras. A musicoterapia, portanto, j era pratica da na antiga China. Cada nota da escala pentatnica, neste referencial, tem o poder de influenciar as emoes e o corpo humano. Os cinco sons (Gong, Shang, Jiao, Zhi e Yu) esto relacionados aos cinco elementos. Tambm existe uma relao entre os instrumentos musicais e esses arqutipos universais ou elementos csmicos. chinesa encontramos informaes muito valiosas de como os sons podem ser teis no tratamento de alguns

Os tambores esto relacionados ao elemento gua, as flautas de bambu ao elemento madeira, as ctaras ao fogo, os gongos de bronze ao elemento metal e os sons dos vasos, cermicas e ocarinas ao elemento terra. Para tratar os rins, por exemplo, os tambores so aconselhados; os sons da flauta ajudam a tirar o excesso de chi ou energia vital do fgado. Os instrumentos sonoros so tambm considerados instrumentos teraputicos. Quanto s notas musicais, a medicina vibracional chinesa estudou as relaes entre as notas musiicais e os elementos da natureza. A nota Do est associada ao elemento madeira (fgado e vescula), a nota Mi (que ressona no bao e no pncreas) ao elemento terra, a nota Sol (corao e intestino delgado) ao elemento fogo, R (pulmo e intestino grosso) ao elemento metal e a nota L (que ressona nos rins e bexiga) ao elemento gua. Nota-se que a msica, segundo o referencial chins, age diretamente no sistema psicossomtico. Para a medicina chinesa existe uma relao direta entre sons, intervalos musicais, energia e sade. A sade como um todo depende da harmonia de duas polaridades csmicas que tambm se manifestam no microcosmo humano: uma mais ativa e masculina (yang) e a outra mais receptiva e feminina (yin). O equilbrio destas duas foras promove sade e felicidade. Os intervalos musicais podem ser usados como instrumentos de harmonizao destas duas polaridades yin-yang da mesma fora ou energia Chi. Os intervalos de quinta justa, quarta e sexta maior, por exemplo, possuem natureza yang. So teis na tonificao e na estimulao quando h deficincia de energia em algum rgo ou vscera.

Os intervalos de tera menor, sexta menor e stima menor possuem natureza yin e, portanto, possuem uma funo mais sedativa (capacidade de tirar o que est em excesso). Quando alguns rgos ou vsceras esto com excesso de energia, esses intervalos (tera menor, sexta menor e stima menor) podem ser usados dentro do processo de acupuntura. Quando h falta de energia so usados os outros intervalos. Como isto pode ser feito? Um diapaso colocado no ponto do meridiano (canal por onde flui o chi ou energia vital) que precisa ser tratado e outro no ponto seguinte do mesmo meridiano, tudo isso simultaneamente. Para tratar um excesso de energia nos meridianos do fgado ou da vescula, por exemplo, coloca-se um diapaso que vibra a nota D no ponto diagnosticado e no ponto seguinte um diapaso que vibra em Mi. Esse intervalo de tera criado entre os dois pontos produzir um efeito de sedao tirando o excesso de chi do meridiano do fgado ou da vescula. A acupuntura musical utiliza a estimulao sonora nos pontos de energia indicando que o intervalo musical cria um tipo especfico de movimento da energia. O encontro da arte com a cincia possibilita a emergncia de novas terapias e intervenes clnicas que podem ser extremamente favorveis na cura e no tratamento das diferentes doenas. A medicina tradicional chinesa e muitas outras medicinas realizaram esse encontro h milnios. Essas informaes revelam que do encontro do verbo (som) com a carne (matria) nascer a harmonia e a sade.

Potrebbero piacerti anche