Sei sulla pagina 1di 2

Como

se reparte (ou regula) o exerccio do poder paternal

entre os

pais?

Se os pais esto casados entre si, ambos exercem, em igualdade, o poder paternal, de comum acordo. Se o acordo faltar, e s em questes de particular importncia, a Lei admite que um juiz seja chamado a resolver. Chama-se a isto um processo de regulao do poder paternal. O Juiz deve primeiro tentar que os pais se entendam.

Se tal no for possvel, o juiz decidir. A partir dos 14 anos e at aos 18, o juiz pode ouvir a opinio do menor acerca da regulao do poder paternal. A partir dos 18 anos, os filhos deixam de ter residncia obrigatria em casa dos pais.

Se um dos pais morreu, ou est impedido, por qualquer razo, de exercer o poder paternal (por exemplo, porque demente) o outro exercer sozinho aquele poder.

Se h divrcio ou separao de pessoas e bens, o exerccio do poder paternal obrigatoriamente regulado. preciso que fique esclarecido qual dos pais fica com a guarda do filho e como que o outro lhe prestar alimentos. Devem tambm ser reguladas as visitas ao filho daquele que no fica com a sua guarda.

Os pais tambm podem combinar continuar a exercer o poder paternal da mesma maneira que o faziam quando eram casados. Se os pais esto de acordo quando a estes pontos, e o juiz entende que o acordo corresponde aos interesses do menor, aprova-o. Se o juiz considerar que tal acordo no corresponde aos interesses do menor, recusa o acordo e decide ele prprio tendo por base aquilo que de maior interesse para a criana, incluindo a manuteno de uma relao de grande proximidade com o progenitor ao qual no ficou confiada.

Se os pais no esto de acordo quanto ao exerccio do poder paternal depois da separao, ento o juiz quem decide, devendo ter em conta o interesse do menor e no outras consideraes (como, por exemplo, a culpa de cada um dos pais na separao). O juiz pode decidir confiar o menor guarda de qualquer um dos pais ou, se nenhum destes der garantias suficientes, guarda de uma terceira pessoa ou at de estabelecimento de educao ou assistncia.

Quando o menor fica confiado a um dos progenitores, este quem exerce exclusivamente o poder paternal O progenitor que no tem a guarda do filho pode vigiar a sua educao e condies de vida e mesmo administrar os bens do filho. Mas, quem decide tudo no que respeita pessoa do filho, no dia-

a-dia, s aquele que tem a sua guarda. Isto para evitar que o filho seja vtima do desentendimento que, com toda a probabilidade, existe entre os pais.

Se os pais vivem separados, mas no esto divorciados nem separados judicialmente, qualquer deles pode pedir ao tribunal a regulao do exerccio do poder paternal. Aplicar-se-o as regras descritas. Se a regulao no pedida, tudo se passa, para a lei, como se os pais vivessem juntos.

Se os pais no so casados entre si e s um deles conhecido, s esse exerce o poder paternal. Se ambos os pais so conhecidos, tem o exerccio do poder paternal o que tiver a guarda do filho, isto , aquele com quem o filho efectivamente vive. A Lei parte, porm, do princpio de que nestes casos a me que vive com o filho: quer dizer, se nada em contrrio tiver sido manifestado em tribunal, apenas a me no casada quem tem o exerccio do poder paternal.

Se o filho de pais no casados entre si vive apenas com o pai, este ter de se dirigir ao tribunal pedindo ao juiz que verifique esse facto.

Se os pais no casados vivem maritalmente e querem exercer em conjunto o poder paternal, como se fossem casados, devem declarar essa sua vontade na conservatria de Registo Civil. Em qualquer momento, a simples exibio da certido de nascimento do filho suficiente para se saber quem exerce o poder paternal, j que qualquer deciso do juiz sobre tal assunto averbada ao registo de nascimento.

O pai ou me no casados precisam do consentimento da mulher ou do marido, respectivamente, se pretenderem levar para casa um filho concebido durante o casamento, mas que no filho do cnjuge.

Se o pai da criana no casado com a me, desde o momento em que est estabelecido que o pai da criana, deve sustentar a me, se ela necessita, no perodo da gravidez e at ao fim do primeiro ano de vida do filho. O incumprimento desta obrigao pode originar a aplicao de uma pena de priso at dois anos ou de uma pena de multa at 240 dias, sendo necessrio apresentar queixa na PSP ou GNR.

Potrebbero piacerti anche