Sei sulla pagina 1di 24

ASSOCIaO PORTUGUESa paRa a IGUaLDaDE PaRENTaL E DIREITOS DOS FILHOS

PLANO pARA UMA COpARENTALIDADE POSITIVA

UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

COORDENaO: Associao Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos TRaDUZIDO pOR: Carlos Rodrigues (2012) REVISTO pOR: Patrcia Mendes e Ricardo Simes DESIGN: Lara Domingues BaSEaDO Na bROCHURa Planning for Shared Parenting: A Guide for Parents Living Apart pRODUZIDa pELa Association of Family and Conciliation Courts (AFCC).

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

NDICE

GUIA /04 ANTES DE ELABORAR UM PLANO DO NASCIMENTO AOS NOVE MESES DOS NOVE AOS DEZOITO MESES DOS DEZOITO AOS TRINTA E SEIS MESES DOS TRS AOS CINCO ANOS DOS SEIS AOS NOVE ANOS DOS DEZ AOS DOZE ANOS DOS TREZE AOS QUINZE ANOS DOS DESASSEIS AOS DEZOITO ANOS /06 /08 /10 /11 /13 /15 /17 /18 /19

FERIADOS /20 FRIAS /21 CONCLUSO /22

/3

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

GUIA
/4

Um dos desafios mais difceis que os pais enfrentam quando se separam a deciso relativa responsabilidade e tempo com os seus filhos. Por vezes, os pais tm receio que o fim da relao conjugal tambm signifique o fim da relao parental, preocupando-se igualmente com o potencial impacto negativo da separao no desenvolvimento dos filhos. Consequncia da vasta investigao e pesquisa desenvolvidas durante a ltima dcada, existe atualmente uma melhor compreenso do impacto da separao e do divrcio nos filhos. Utilizando esta pesquisa comea a ser possvel avaliar e satisfazer as suas necessidades. /AGORa SabEmOS QUE: As crianas apresentam, geralmente, melhor desempenho quando ambos os progenitores tm um envolvimento estvel e significativo nas suas vidas. Cada um dos progenitores tem um papel valioso no desenvolvimento da criana e contribui de forma nica para o seu crescimento. As crianas devem ter tanto tempo de rotina estruturado como tempo livre com cada pai ou me. Os pais e mes costumam pensar que melhor para os filhos passarem mais tempo com os eles e menos tempo ao cuidado de outros cuidadores, tendo em considerao o nmero de transies e a necessidade de estabilidade. Quando ambos os progenitores trabalham, costumam planear o seu horrio com base nisso. Um servio de cuidado infantil ou outro membro da famlia alargada poder passar grande parte do dia com a criana, por isso ambos os progenitores devem realizar todos os esforos para escolher uma opo mutualmente aceitvel e acessvel. Os pais e mes devem ajudar os filhos a manter as relaes, rotinas e actividades benficas. A comunicao e a cooperao entre os progenitores so importantes na organizao de actividades para as crianas. Regras e valores consistentes em ambos os lares transmitem um sentido de segurana a filhos de qualquer idade. Os pais e mes devem permitir que os filhos transportem os seus pertences entre lares, independentemente de quem os comprou. A planificao parental deve ser continuamente reajustada de acordo com as alteraes das necessidades, horrios e circunstncias dos membros da famlia. Uma das descobertas mais consistentes que as crianas so prejudicadas quando so expostas aos conflitos dos pais. vital que os pais no discutam quando venham buscar ou deixar os filhos.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

Quando os pais no conseguem proteger as crianas dos seus conflitos ou quando h problemas de segurana resultantes de violncia domstica, grave doena fsica ou mental, negligncia crnica, toxicodependncia ou alegaes de abuso sexual, os planos contidos nesta brochura devem ser ajustados. A informao contida nesta brochura destina-se a auxiliar os pais e mes a planear a partilha do tempo que melhor satisfaz as necessidades dos filhos. As linhas orientadoras so baseadas na idade da criana e nos cuidados anteriores separao. Alguns pais procuram maior envolvimento na vida das suas crianas aps a separao. Nesses casos, a planificao inicial dever reconhecer a situao anterior enquanto se planeia maior envolvimento e responsabilidade gradualmente ao longo do tempo. Apesar de este guia se destinar principalmente a pais e mes em processo de separao ou em incio de aco judicial, dever continuar a servir de referncia medida que as crianas crescem e quando as circunstncias se alteram. importante ter conscincia que estratgias de partilha do tempo que satisfaam as necessidades dos bebs no momento da separao podem no ser apropriadas para crianas nos primeiros anos de escolaridade ou para adolescentes. Os pais devem rever os seus planos medida que as crianas alcanam novas fases de desenvolvimento e sempre que um surja uma mudana significativa, tal como um segundo casamento ou mudana de morada de um dos progenitores ou o nascimento de um meio-irmo. Note que, apesar de no Estado de Massachusetts se utilizar linguagem legal do progenitor guardio e no guardio, ns preferimos a designao de progenitores residentes e no residentes, excepto quando os mesmos partilham o tempo equitativamente. A essncia de uma boa parentalidade assegurar as crianas de que so amadas, cuidadas e protegidas por ambos os pais.

/5

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

ANTES DE ELABORAR UM PLANO


/6

Este guia contm informao baseada em pesquisa cientfica sobre as necessidades gerais das crianas durante as vrias fases do desenvolvimento. Como nenhum estudo estabelece o nmero de horas que uma criana deve passar com cada pai ou me, fornecemos informao acerca de quais as formas que aparentam funcionar. Como pais e mes, esto na melhor posio para determinar qual o horrio que corresponde satisfao das reais necessidades dos vossos filhos. Antes de desenhar o plano para a sua famlia, deve reconsiderar a sua situao particular. A avaliao familiar definida abaixo ajud-lo- a desenvolver um enquadramento para o seu plano individual. As questes que seguem a avaliao iro ajud-lo a focar-se nas necessidades do(s) seu(s) filho(s). Educar os filhos uma tarefa difcil para qualquer pai ou me. Quando os progenitores vivem em casas separadas os desafios so maiores porque as relaes podem ser mais complicadas e, por vezes, existem discordncias relativamente ao tempo que o(s) filho(s) deve(m) passar com o outro progenitor. Antes de planear a partilha das responsabilidades parentais e da nova rotina para a sua famlia, til considerar: A idade, personalidade e adaptao social de cada criana. Quaisquer necessidades especiais da criana (mdicas, de desenvolvimento, educacionais, emocionais ou sociais). A qualidade das relaes entre irmos e outros membros da famlia alargada. O horrio dirio da criana. As responsabilidades cuidadoras que cada progenitor assumia antes da separao. Como gostariam de partilhar as responsabilidades no presente e no futuro. A disponibilidade de cada progenitor como prestador de cuidados. A flexibilidade potencial do horrio de cada progenitor. A distncia entre a casa e o trabalho de cada progenitor e a escola da criana. A capacidade dos progenitores comunicarem e cooperarem entre si. A capacidade e a vontade de cada progenitor em aprender competncias cuidadoras (tal como alimentar, vestir, dar banho, preparar a criana para a creche ou para a escola; assumir a responsabilidade de ajudar com os trabalhos de casa; avaliar e responder s necessidades emocionais e sociais de cada criana).

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

Estas consideraes devem continuar a servir de referncia medida que as crianas passam de um estado de desenvolvimento para outro e medida que a compartilha do tempo alterada de quando em quando.

frequente e normal que um pai/me que teve um papel menos ativo e/ou mais ausente durante a relao conjugal em relao ao(s) filho(s) queira envolver-se mais aps a separao/divrcio. O plano parental inicial deve permitir a este pai/me o tempo suficiente para que desenvolva uma relao mais prxima com a criana/jovem, ao mesmo tempo que reconhece a relao existente. medida que os laos entre um pai/me e filho se fortalecem, podero ser feitas alteraes ao horrio. /Questes a que os Pais/Mes Devem Responder Antes de elaborar o plano, responder s seguintes questes poder ajud-los a centrarem-se nas circunstncias da famlia. Que responsabilidades assumiram antes da separao? Por exemplo, quem levava as crianas escola? Quem ajudava com os trabalhos de casa? Quem marcava ou levava as crianas para consultas mdicas? Como que cada um se tem envolvido nas actividades recreativas de cada criana, como desporto, msica, dana ou actividades extracurriculares? Quais os problemas mais importantes das crianas? Quais julgam ser as suas necessidades individuais? Quais fortes de cada pai? Como querem partilhar as responsabilidades parentais? Como que os seus filhos se do uns com os outros? Deveriam passar tempo com eles separadamente? J ponderaram as preferncias dos/as filhos/as? O que tero de fazer para colocar as necessidades das crianas acima das vossas? Podero proteger as crianas dos vossos prprios conflitos, frustraes e preocupaes de adultos? Discutiram como e quando dizer s crianas os detalhes do plano?
/7

/ELABORAO UM PLANO PARENTAL Quando elaborar o plano, devem ser especficos sobre coisas como: Quem ir buscar ou deixar a criana? Quanto tempo sero as frias e como sero os feriados? Quanto tempo de antecedncia necessrio para decidir sobre os perodos de frias? Quem ser responsvel pelos cuidados da criana no caso de esta ficar doente e no poder ir escola? Quem vai agendar as consultas de rotina mdicas ou dentrias? Quem vai ser responsvel por comprar presentes para as festas de aniversrio em que o seu filho seja convidado? Como partilharo a responsabilidade pela celebrao do aniversrio do vosso filho? No caso de um pai/me estar indisponvel durante o tempo que lhe est agendado, dever ficar estabelecido que ser dada oportunidade ao outro para ficar com a criana? Mesmo estando certo que as coisas dem certo medida que surjam, ter um plano ao qual se possa recorrer a melhor forma de se defender de um confito no futuro. A informao seguinte est organizada consoante as idades do(s) filho(s), baseando-se no que se conhece de cada fase do seu desenvolvimento. Contudo, os pais devem recordar-se que cada criana deve ser considerada individualmente, de acordo com as suas caractersticas pessoais. Cada criana tem o seu prprio ritmo de desenvolvimento, dependendo de muitas factores, como a sua personalidade, o seu papel na famlia e acontecimentos exteriores que afectem as suas vidas. A separao e o divrcio representam uma srie de grandes mudanas e sobrecargas na vida da criana que podem causar regresso temporria. Se esta regresso ocorrer, poder ser til ajustar o plano parental.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DO NASCIMENTO AOS NOVE MESES


/8

As crianas aprendem a um ritmo acelerado. Aprendem a amar e a confiar nos seus cuidadores. As crianas criam laos com os seus progenitores e com outros atravs respostas afectivas e consistentes, tais como segurar, brincar, alimentar, sossegar, falar suavemente e atender as suas necessidades prontamente. Elas comeam a responder a diferentes abordagens de parentalidade. Anteriormente, acreditava-se que as crianas formavam um vnculo nico e exclusivo com o principal cuidador durante o primeiro ano de vida. Os profissionais de sade mental advertiam os pais/mes que interromper este lao exclusivo entre o cuidador e o beb poderia causar problemas de adaptao ao longo da vida. Com isto em mente, a ideia de pernoitas dos bebs sem o cuidador de referncia era rejeitada, sem se considerar situaes individuais. Actualmente sabe-se que os bebs constroem mltiplos vnculos em simultneo entre os seis e os nove meses de idade. Nas situaes em que ambos os progenitores se envolvem regularmente em todos os aspectos e em que a criana desenvolveu laos com ambos os pais , as restries anteriores devem ser reconsideradas. Um dos objectivos de qualquer planificao parental permitir que as crianas estabeleam e mantenham uma relao significativa com ambos os pais. Os bebs devem ter contacto frequente com ambos os progenitores e uma rotina previsvel. Os bebs desta idade tm uma capacidade muito limitada para se recordarem de um pai/me ausente. Contudo, podem ter aquilo que chamado de memria emocional sobre coisas que os assustam, tal como discusses entre os pais. At os bebs reconhecem a ira e palavras duras. Por volta dos seis meses, os bebs comeam a reconhecer os seus pais e outros cuidadores e dentro dos prximos meses alguns podero sentir-se desconfortveis perto de estranhos. Os bebs esperam que os cuidadores regulares reconheam sinais para cada uma das suas necessidades, como comida, conforto e sono. Geralmente, nesta fase, os bebs podem tornar-se ansiosos ou ter problemas em comer ou dormir quando esto com pessoas menos familiares. importante manter o ciclo bsico de dormir, comer e andar. Os horrios dos pais devem ser ajustados para limitar a interrupo na rotina do beb. Na criao de planos para este grupo de idade, os pais devem ter em conta as necessidades especiais das crianas em fase de amamentao.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

/ElaboraR um Plano para Bebs Geralmente, nesta idade recomendvel que os progenitores no residentes visitem vrias vezes por semana. Estas visitas proporcionam a oportunidade de prestar cuidados, como alimentar, brincar, dar banho, sossegar, pr o beb a dormir, seja para uma sesta ou durante a noite. Isto ajudar o progenitor no residente a estabelecer ou manter a familiaridade entre si e o beb. Se o progenitor no residente, que no se tenha envolvido anteriormente nos cuidados, procurar contatos de algumas horas a cada dois ou trs dias, poder desenvolver uma relao mutuamente segura, permitindo tambm o desenvolvimento de competncias cuidadoras e a aprendizagem de determinadas tarefas necessrias para tomar conta e cuidar de uma criana. medida que as competncias se desenvolvem e que os laos se fortalecem, o plano pode incluir dias mais longos. Durante esta idade, progenitores no residentes que sejam cuidadores activos e envolvidos podero ficar durante a noite, preferencialmente num ambiente familiar. Estas pernoitas so mais propensas a ter sucesso quando os pais j partilhavam tarefas antes da separao e quando comunicam eficazmente sobre o seu beb. Para desenvolver um vinculo e relao saudvel com ambos os progenitores, no aconselhvel que o beb fique afastado por mais de dois/trs dias. Muitos bebs manifestam preferncia por um cuidador, devendo evitar-se uma separao prolongada desse cuidador. A comunicao entre os progenitores acerca do beb essencial para uma boa adaptao infantil. Deve ser mantido um registo dirio de comunicao entre ambos os pais, anotando quando come, dorme, muda de fraldas e novos desenvolvimentos.

/9

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DOS NOVE AOS DEZOITO MESES


/ 10

Entre os nove e os dezoito meses de idade, ocorre a transio de beb para uma criana pequena. uma fase de rpidas e acentuadas mudanas no seu desenvolvimento, incluindo motoras (gatinhar, ficar em p e andar), comunicativas (desde sons e sorrisos a palavras simples) e incio de expresses de emoes simples (abraos, beijos, irritao, ansiedade). Previsibilidade e consistncia permanecem importantes. A criana mantm a capacidade de responder a diversos cuidadores se existir sensibilidade para as suas sugestes e necessidades e se se mantiver regularidade na sua rotina ao despertar, comer e dormir. Os bebs podem continuar a expressar medo e ansiedade se um cuidador familiar no estiver presente para os confortar. /ElaboraR um Plano para esta Idade importante que cada progenitor tenha a oportunidade de: Participar na rotina diria de alimentar, dar banho, descansar, brincar. Ter contacto frequente com a criana. Separao por mais de trs ou quatro dias de um progenitor ir interferir com a relao saudvel com o mesmo. Estabelecer rotinas em cada casa atravs de um registo partilhado entre os progenitores descrevendo o dia-a-dia da criana. Se um pai/me no se envolveu nos cuidados da criana anteriormente, frequentes curtas visitas vrias vezes por semana ajudaro a desenvolver uma relao mutuamente segura e permitiro ao progenitor em questo o domnio nas tarefas necessrias para cuidar do beb. Visitas diurnas podero ser alargadas gradualmente e, eventualmente, at passar a noite medida que a criana fortalece os laos e o progenitor em questo torna-se capaz de facilmente atender s suas necessidades de alimentao, higiene e descanso, bem como as suas necessidades afectivas. Quando ambos os progenitores trabalham fora de casa e a criana entregue a um terceiro, muitos pais dividem o fim-de-semana e consideram uma noite ou duas noites adicionais com os progenitores no residentes. Embora tal arranjo seja bastante vivel se o progenitor no residente j esteve empenhado com os cuidados quando viviam juntos, os progenitores devem, no entanto, permanecer sensveis s respostas proporcionadas pela criana relativamente a mltiplos cuidadores e transies. Se ambos os pais participaram em todos os cuidados da criana de forma consistente antes da separao, o plano deve permitir que a coparentalidade positiva continue.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DOS DEZOITO AOS TRINTA E SEIS MESES


/ 11

O perodo dos dezoito meses aos trs anos marcado por rpidas mudanas fsicas, emocionais e sociais. Os bebs tornam-se cada vez mais conscientes do mundo em redor e podero desenvolver laos com vrios cuidadores (isto , pai/ me, avs, educadores de infncia, amigos de famlia). A criana desenvolve a expectativa de que os seus cuidadores satisfaam as suas necessidades fsicas e emocionais. Os bebs podem responder a diversos estilos de parentalidade. Comeam a tornar-se mais independentes e a desenvolver a capacidade de se confortar (brinquedo ou lenol favorito ou chuchar no dedo). As crianas desta idade esto cheias de si mesmas e podero expressar a sua independncia dizendo no a pedidos ou exigncias. Nesta idade, algumas crianas podero manifestar o medo da separao, portanto, transies entre casas podero ser difceis. Resistncia a mudanas normal em muitas crianas. Este comportamento no significa que o outro progenitor no seja bom ou que a criana no queira estar com ele. Se os pais partilham a parentalidade de forma sincera e tranquila, por vezes mais fcil para as crianas quando o progenitor com quem esto os deixar com o outro. Isto evita interromper actividades que estejam a decorrer quando um progenitor vai buscar a criana e manifesta a aceitao da transio tranquilamente. Horrios previsveis e apoiar a relao com o outro progenitor pode tornar as transies mais fceis. Os bebs so particularmente sensveis a tenses, zangas e violncia nas relaes parentais. /ElaboraR um Plano para esta Idade importante que cada pai/me tenha a oportunidade de se tornar competente e se sinta confortvel com todos os aspectos da rotina diria da criana, incluindo o banho, alimentao, dormir, brincar, ler e organizar actividades com outras crianas adequadas sua idade. Progenitores com uma criana desta idade devem considerar: As tarefas cuidadoras que cada progenitor prestava antes da separao, bem como a personalidade da criana. Se um dos progenitores no esteve envolvido regularmente na prestao de cuidados, dois ou trs contactos semanais durante o dia com o progenitor no residente, permite que os laos entre este e filho(a) se desenvolvam e fortaleam medida que as competncias parentais so dominadas. O acrescento de uma visita durante a noite poder ser planeada aps um curto espao de tempo se a criana no mostrar sinais de perturbao excessiva.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

prefervel iniciar as pernoitas espaadas ao longo da semana, particularmente se se tratar de um(a) filho(a) nico(a). Se ambos os progenitores estiveram envolvidos em todos os aspectos dos cuidados antes da separao, a criana deve ser capaz de ficar afastada de um deles por dois ou trs dias. Conforme a personalidade da criana, a parentalidade poder ser partilhada numa base razoavelmente equitativa. Contacto telefnico dirio a horas regulares poder ser reconfortante tanto para a criana, como para o progenitor ausente. Manter uma fotografia do pai/me ausente com a criana, no quarto dela. As crianas nesta idade no tm o mesmo conceito de tempo que um adulto. O contacto frequente ajuda o pai/me e a criana a estabelecer e manter uma relao de apoio mtuo.

/ 12

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DOS TRS AOS CINCO ANOS


/ 13

Crianas em idade pr-escolar experienciam um nmero tremendo de mudanas no desenvolvimento. importante que os progenitores se ajustem s novas rotinas e necessidades dos filhos, tendo em conta que nesta idade continuam a precisar de orientao e apoio. Crianas dos trs aos cinco anos julgam que so o centro do universo, podendo sentir que so responsveis pelo divrcio/separao. provvel que digam aquilo que acreditam que o pai/me quer ouvir, sendo crucial recordar que isto no reflecte necessariamente a experincia da criana. Se a criana apresentar algum comportamento que cause preocupao, discuta o assunto com o outro progenitor. Em muitos casos, a criana poder ter compreendido mal o que aconteceu e dialogar com o outro progenitor poder resolver o problema. Na idade pr-escolar, as crianas tm tendncia a ser compulsivas e muito concretas na maneira de pensar. medida que vo sendo capazes de imaginar coisas assustadoras e tm dificuldade em lidar com os seus medos, comum terem pesadelos. As crianas em idade pr-escolar esto dependentes dos seus cuidadores regulares e a separao destes pode causar medo, desconforto ou ansiedade. Podero ter problemas em mudar-se entre as casas dos progenitores, ficando transtornados at chegarem casa do outro progenitor, momento em que se instalam e ficam alegres. As crianas adaptam-se melhor se os progenitores conseguirem manter uma atitude positiva durante as transies e avisarem sobre quaisquer mudanas rotina antecipadamente. Nesta idade, as crianas beneficiam de tempo estruturado com outras crianas, afastados dos progenitores. Elas comeam a perceber os dias e semanas, mas no as horas. Continuam a precisar de consistncia e previsibilidade. provvel que alterem as horas da sesta ou at prescindam delas completamente, devendo os pais comunic-lo ao outro e ter em conta a alterao do horrio de dormir da criana. /ElaboraR um Plano para Pr-escolarES Quando planearem a durao e nmero de noites consecutivas que a criana passar com cada progenitor, devero ter em considerao: A quantidade de cuidados que cada progenitor prestava antes da separao. A personalidade da criana. O nvel de conflito entre os progenitores. Familiaridade com a casa do outro progenitor.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

Se ambos os progenitores separados trabalharem fora de casa e a criana ficar aos cuidados de terceiros, os mesmos podero considerar dividir cada fim-de-semana para que a criana consiga passar um dia inteiro em casa e uma parte de um dia semanal com cada um deles. Isto poder no ser a melhor soluo para os progenitores, mas benfico para muitas crianas nas primeiras fases da separao. Se um pai/me estiver em casa com a criana, o plano poder disponibilizar ao outro mais tempo durante o fim-de-semana, para alm do contacto semanal. Alguns pais/mes consideram que alternar fins-de-semana com contacto semanal funciona bem. medida que a criana evolui neste estado do seu desenvolvimento, fins-de-semana podero incluir sextas noite, domingos noite ou ambos. Quando ambos os progenitores se envolvem activamente na rotina da criana, podero ser considerados horrios equitativos, tendo em conta a personalidade e a adaptao da criana, a facilidade com transies e a eficcia da comunicao entre os progenitores.

/ 14

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DOS SEIS AOS NOVE ANOS


/ 15

Este perodo inicia a longa, e frequentemente mais estvel, meia-idade da infncia. As crianas tm maior experincia de separaes do seu pai/me (p. ex.: escola, familiares, amigos, desporto). Durante esta idade as crianas comeam a: Desenvolver relaes com os seus pares e a comunidade. Alcanar auto-estima medida que desenvolvem competncias pessoais e sociais. Desenvolver a capacidade emptica e a noo de certo e errado. Crianas no princpio da idade escolar compreendem a noo de tempo e de rotina. Podem ser mais independentes do que os seus pares mais novos e sentirem-se mais seguros com a ideia de duas residncias. Normalmente, conseguem ajustarse a diferentes estilos parentais. Esta fase etria e a prxima representam tipicamente os anos mais flexveis para o desenvolvimento, permitindo que os progenitores possam ser mais criativos na sua planificao. Utilizar um calendrio para informar e relembrar as crianas dos horrios delineados pelos progenitores ou outras actividades extremamente til, visto que qualquer alterao poder ser antecipada e discutida atempadamente, aliviando alguma presso durante transies. /Elaborar um Plano para esta Idade Nesta idade, importante maximizar o contacto com ambos os progenitores. Dependendo das circunstncias de cada famlia por exemplo, as responsabilidades assumidas por cada progenitor antes da separao, a distncia geogrfica, os compromissos profissionais, o nvel de conflito entre os progenitores, as actividades da criana, a sua personalidade e capacidade de adaptao o plano poder incluir: Passar uma a trs, por vezes quatro, noites com o progenitor no residente, tendo em conta que algumas crianas necessitam de um ponto de referncia enquanto outras preferem dividir ou alternar semanas. Alternar fins-de-semana com uma tarde durante a semana. O fim-de-semana poder incluir uma, duas ou trs noites considerando a relao afetiva existente antes da separao. Nos dias teis, passar a noite com o progenitor no residente para que este possa participar integralmente na educao escolar da criana. Estudos revelam que as crianas cujos progenitores se envolvam na sua educao obtm melhores resultados.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

Os compromissos e as actividades da criana devem ter prioridade sempre que possvel. Os pais/mes devem apoiar a participao da criana em actividades e relacionamentos exteriores famlia. Crianas mais velhas podero querer contribuir para a elaborao do plano. Apesar das suas opinies deverem ser consideradas, ainda so os progenitores que tomam as decises. As crianas devem ter a oportunidade e a privacidade de telefonar ao outro progenitor. Os progenitores devem limitar o nmero de transies entre lares. importante manter a consistncia para que as crianas possam contar com o mesmo progenitor no mesmo dia da semana. Por exemplo, as crianas podero estar com um pai/ me de segunda a tera-feira noite e com o outro pai de quarta a quinta noite, alternando aos fins-de-semana. Isto permite que as crianas se sintam seguras quando realizam planos com os seus pares e que os progenitores sejam consistentes nas suas responsabilidades de modo a participarem nas suas actividades.

/ 16

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DOS DEZ AOS DOZE ANOS


/ 17

Este perodo tambm conhecido como os anos da pr-adolescncia, visto que as crianas se preparam para realizar o salto para a adolescncia e puberdade. Estas crianas tm maior capacidade para compreender o tempo, avaliar horrios e planos futuros e saber equilibrar valores e prticas diferentes entre lares. Crianas desta idade tm tendncia para seguir regras e podero aliar-se a um dos progenitores. Se a criana recusar o outro progenitor, dever procurar assistncia de um profissional. Crianas dos dez aos doze anos devem ser encorajadas a praticar variadas actividades ao ar livre, ajudando-as a desenvolver competncias sociais e intelectuais como preparao para maior independncia na adolescncia. Os pais/mes devem permitir que as crianas expressem os seus sentimentos relativamente crescente necessidade de terem maior controlo sobre o seu prprio tempo, deixando claro que a deciso final cabe aos pai e/ou me. Equilibrar o tempo entre pai/me, amigos e actividades exige flexibilidade e dedicao em manter uma relao forte com ambos os progenitores. O apoio do pai e da me para uma maior independncia da criana ir contribuir para a sua autoestima e autoconfiana. /Elaborar um Plano para esta Idade Crianas em idade escolar adaptam-se a diversos estilos parentais, desde que haja contacto frequente com ambos os progenitores. Se possvel, os planos devem incluir pernoitas aos fins-de-semana. Algumas opes podero incluir fins-de-semana com trs ou quatro noites ou semanas divididas ou alternadas. As crianas devem ter a oportunidade e a privacidade de poder telefonar a outro progenitor. As preferncias da criana devem ser tidas em conta e respeitadas. Lembre-se que a deciso final continua a ser do pai e/ou me. importante respeitar as actividades e compromissos sociais da criana.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DOS TREZE AOS QUINZE ANOS


/ 18

Crianas entre os treze e os quinze anos continuam a recorrer famlia como base de suporte e orientao. As capacidades de deciso variam amplamente entre os adolescentes e de situao para situao. Embora possam no o manifestar, estes adolescentes continuam a precisar dos cuidados e da superviso dos progenitores. As principais tarefas de desenvolvimento do(a)s jovens desta idade consistem em estabelecer independncia da famlia e em estabelecer a sua prpria identidade. Geralmente, as raparigas amadurecem mais cedo do que os rapazes. Os jovens desta idade devem ser encorajados a explorar actividades e desenvolver relaes sociais fora da famlia. Estes interesses exteriores costumam competir com os planos parentais. Muitas vezes os adolescentes preferem passar o tempo com os seus pares do que com os progenitores e podem ficar ressentidos ou zangados se a sua vontade no for respeitada. O desafio para os pais/mes destes pequenos adolescentes apoiar a sua crescente independncia enquanto mantm uma base de contacto prximo com ambos os progenitores. Nesta idade apropriado que os jovens negoceiem o seu tempo directamente com cada progenitor. de extrema importncia que os progenitores falem directamente um com o outro para garantir que a criana est segura e responsabilizvel. Os pais/mes devem incentivar a relao da criana com o outro progenitor. /ElaboraR um Plano para esta Idade Os progenitores destes adolescentes precoces devem considerar os seus compromissos e horrios, distncia entre os lares, o horrio de trabalho dos progenitores e outras obrigaes, a personalidade e os desejos do(a) filho(a) e reconhecer que este precisa de tempo livre. Apesar de muitos planos poderem funcionar, algumas opes incluem: Alternar a semana (7 dias) com ou sem perodos com o outro progenitor durante a semana. Alternar fins-de-semana prolongados com ou sem perodos a meio da semana. Fornecer uma base para que o/a jovem possua algum tempo com o progenitor no residente, quer durante a semana quer aos fins-de-semana. nesta altura que o/a jovem poder exprimir o desejo de estabelecer uma residncia nica devido crescente importncia da sua prpria rede social e actividades exteriores. Qualquer dos progenitores poder aumentar o contacto atravs de participao regular nas actividades (atlticas, acadmicas, etc.) do/a jovem. Isto permite o mximo grau de envolvimento parental em actividades importantes na vida da criana.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

DOS DEZASSEIS AOS DEZOITO ANOS


/ 19

Os progenitores destes adolescentes devem apoiar e encorajar: A saudvel e gradual separao de ambos os pais. O desenvolvimento de uma identidade prpria. O estabelecimento do sentido de si, relativamente a regras e regulamentos da escola, da sociedade e na relao com os seus pares. A compreenso da sexualidade e dos afectos/sentimentos nas relaes. /ElaboraR um Plano para esta Idade Jovens desta idade adaptam-se bem a diferentes planos parentais. Para estes adolescentes tardios, a comunicao entre os progenitores continua a ser essencial, especialmente em relao a regras como horas de chegar a casa, conduo, namoros e dormidas longe de ambos os lares. Nesta altura os jovens esto particularmente vulnerveis a mudanas dentro da famlia e a presses vindas de fora da famlia. Manter a estabilidade e consistncia poder ser um desafio, visto que os sentimentos de um adolescente so volteis e intensos. Mais trabalho escolar, actividades extracurriculares, empregos, relaes entre pares e desporto costumam ser considerados mais importantes do que o tempo com a famlia ou com os progenitores. medida que vo passando por esta fase, muitos adolescentes concentram-se mais em objectivos futuros, tais como educao, trabalho, ou outros planos aps o secundrio. Embora nesta idade paream estar a lutar para se tornarem mais independentes, continua a existir a necessidade de consistncia, apoio e tempo significativo com ambos os progenitores. Os pais/mes devem estar conscientes que os adolescentes tm necessidade de serem consultados, informados e envolvidos na elaborao de planos sem prejuzo da relao entre adulto e criana e da estrutura que s os progenitores podero fornecer. Os pais/mes devem ser flexveis quando mantenham controlos apropriados idade.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

FERIADOS
/ 20

Os feriados costumam prevalecer sobre os horrios normais. Os feriados mais importantes devem ser definidos por ambos os progenitores e alternados ou partilhados respeitando os hbitos anteriores relativamente a tradies familiares e religiosas, especialmente durante o primeiro ano da separao. Sempre que possvel, as crianas e jovens devem continuar a celebrar os feriados com a famlia alargada se j o faziam anteriormente. Quando se determina a partilha dos feriados deve ter-se em conta a localizao de ambos os progenitores e das respectivas famlias. Muitos progenitores estabelecem que nos feriados civis que ocorram s segundas as crianas ficam com o progenitor que est com a criana durante o fim-de-semana. Isto costuma funcionar com partilhas equitativas, excepto nos casos em que a criana fica sempre com o mesmo progenitor nesse perodo.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

FRIAS
/ 21

As crianas beneficiam de perodos de frias prolongados e ininterruptos com cada progenitor, tendo em conta a capacidade de lidar com a separao destes. A durao de um perodo de frias depende da idade da criana, a localizao geogrfica, a dimenso da partilha parental e a disponibilidade do pai/me. A partir do momento em que a criana se adapte em passar a noite, podero ser implementados perodos de frias mais longos. O tempo de frias para crianas com menos de dezoito meses dever ser consistente com a capacidade da criana tolerar separaes prolongadas de cada progenitor. Inicialmente, o tempo de frias de uma criana no deve exceder trs noites consecutivas com um dos progenitores. medida que a criana amadurece, ambos os progenitores devem ter as mesmas oportunidades de ir de frias com a sua criana. Muitos pais/mes proporcionam duas semanas ininterruptas de frias para crianas com cerca de seis anos, aumentando para quatro semanas aos dez anos. Se estas semanas sejam consecutivas ou no, depende das circunstncias da famlia. De forma a evitar presso desnecessria para a criana, os progenitores devem planear uma pausa depois da viagem, antes de voltarem escola. Ao planear as frias, os progenitores no devem fazer os filhos faltar escola excepto em circunstncias especiais e quando ambos concordem. Planos de frias, feriados ou outras ocasies especiais devem ser acordados o mais cedo possvel de forma a evitar conflitos de ltima hora. Os progenitores devem estabelecer datas especficas para notificao prvia de frias de Vero. O tempo de relao entre frias, feriados e horrios deve ser considerado. Um perodo de duas semanas de frias dever ser de quatorze dias? Se um perodo de duas semanas de frias envolver dois fins-de-semana, dever haver um plano para a criana/jovem ficar com o outro progenitor durante o fim-de-semana de forma a evitar trs semanas consecutivas com o mesmo progenitor? Os pais devem evitar elaborar frias que entrem em conflito com feriados reservados ao outro progenitor sem o seu consentimento. O progenitor que for de frias deve fornecer ao outro todas as informaes de contacto antes da partida. Devem ser asseguradas condies para que exista um contacto razovel e saudvel entre a criana/jovem e o progenitor que no vai de frias, particularmente com crianas mais novas.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

CONCLUSO
/ 22

Aps a separao, a coparentalidade positiva representa inumeros desafios. No fcil colocar as necessidades da criana acima dos seus frequentes medos e sentimentos intensos. Servir-se das seguintes dicas de vez em quando poder ajudar a dominar a coparentalidade positiva com sucesso. /As crianas beneficiam quando os pais/MES: Comunicam entre si de forma corts e profissional. So pontuais e tm os filhos prontos no momento das transies. Evitam qualquer comunicao que possa gerar conflito durante as transies. Encorajam as crianas a levar consigo objectos importantes entre as casas dos progenitores, tal como roupa, brinquedos e objectos de referncia para si. Seguem rotinas semelhantes relativamente s horas de refeio, de descanso e de fazer trabalhos de casa. Comunicam acerca das regras e da disciplina para que lidem com elas de forma semelhante. Apoiam contacto com avs e membros da famlia alargada para que a criana ou adolescente no experiencie o sentimento de perda. So flexveis na elaborao do plano parental de forma a se ajustarem s actividades extracurriculares do(a) filho(a) e celebraes da famlia especiais. Arranjam tempo para passar a ss com os filhos quando tenham um(a) novo(a) parceiro(a). Esto com os filhos durante o horrio combinado e comunicam com as crianas/jovens quando no possam estar com elas. Respeitam os horrios do outro progenitor com o filho e no elaboram planos que entrem em conflito. Discutem as propostas de mudana aos horrios directamente com o outro progenitor. Apoiam o relacionamento da criana com o outro progenitor e confiam nas suas capacidades. Asseguram aos filhos que no causaram o divrcio e que eles no tm o poder de o reverter.

PLANO PARA UMA COPARENTALIDADE POSITIVA UM GUIA pARA pAIS E MES SEpARADOS

/As crianas so preJudicadas quando os pais/ MES: Encorajam os filhos a escolher de entre um deles. Fazem promessas que no cumprem. Dirigem crticas sobre o outro progenitor frente da criana ou quando criticam o outro progenitor no alcance auditivo da criana/jovem. Utilizam o filho como mensageiro ou negociador ou procuram obter informaes sobre o outro progenitor atravs da criana. Recusam acesso ao filho por qualquer motivo, excepto por motivos de segurana. Envolvem o filho no processo judicial ou partilham informao legal. Introduzem um(a) novo(a) parceiro(a) sem preparao adequada. Lembre-se que a criana precisa de tempo para lamentar a perda da famlia tal como a conheciam, e podero no estar preparadas para aceitar um novo elemento. Os progenitores devem recordar-se que a experincia das crianas sobre o divrcio diferente das suas. frequentemente a criana beneficiar da participao num grupo escolar prprio para crianas de pais divorciados. Algumas crianas tm maior dificuldade em adaptar-se separao dos pais/mes. Se a sua criana/jovem manifestar comportamentos problemticos ao longo do tempo, considere procurar ajuda de um especialista experiente em lidar com divrcio e desenvolvimento infantil ou adolescente. Poder ser til servir-se da formao recebida num programa de educao parental. Existem muitos livros adequados a cada idade para o ajudar a si e aos seus filhos durante esta altura difcil. A sua livraria ou biblioteca local so recursos magnficos.

/ 23

APOIO/

t. +351 910 429 050 @ igualdadeparental@gmail.com www.igualdadeparental.org www.youtube.com/user/IgualdadeParental www.igualdadeparental.blogspot.com www.facebook.com/igualdadeparental.org Apartado 9865 EC Olaias 1911-701 Lisboa

Ncleo Regional de Lisboa e Vale do Tejo nucleo.lisboa@igualdadeparental.org Ncleo Regional do Porto nucleo.porto@igualdadeparental.org Ncleo Regional de Coimbra nucleo.coimbra@igualdadeparental.org Ncleo Regional de vora nucleo.evora@igualdadeparental.org

Potrebbero piacerti anche