Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE BIOQUMICA E FARMACOLOGIA DISCIPLINA: FARMACODINMICA PROFESSORA: MARIA DO SOCORRO CORDEIRO

FERREIRA

AGENTES ANTIVIRAIS

Iwyson Henrique Fernandes da Costa (10s12083)

TERESINA, PI JULHO / 2012

INTRODUO

Os vrus provocam enfermidades depois de atravessar as barreiras protetoras naturais do organismo, escapar do controle imunitrio e ou destroem clulas de um tecido importante (por ex. crebro) o desencadeiam uma reposta imunitria e inflamatria destrutiva. O resultado de uma infeco virulenta est determinado pela natureza da interao vrus-anfitrio e a resposta frente a infeco 1. As experincias adquiridas a partir do desenvolvimento dos agentes antivirais proporcionaram um entendimento geral til de que esses agentes podem atuar potencialmente em qualquer uma das etapas da replicao viral 2,3. O objetivo do trabalho em questo foi pesquisar os principais dados a respeito das prescries e procura dos agentes antivirais no municpio de Teresina em ambientes vinculados a sade no ms de julho de 2012.

MATERIAIS E MTODO

Realizaram-se visitas em trs estabelecimentos de sade todos localizados no municpio de Teresina, Piau no dia 27 de julho de 2012. Foram feitas entrevistas com profissionais responsveis por cada um dos estabelecimentos visitados, e coletados dados a cerca da prescrio dos antivirais. Os dados foram coletados por alunos do quinto perodo do curso de graduao em Farmcia da Universidade Federal do Piau. A primeira visita realizou-se no Hospital do Primavera s 08:00. O Hospital do Primavera fica localizado na Avenida Duque de Caxias 2661, Buenos Aires, e presta servios de sade a um grande nmero de bairros da regio norte da capital piauiense. No referido estabelecimento conversou-se primeiramente com a diretora do hospital que autorizou a visita a Farmcia. Na Farmcia, o responsvel no estava presente, mas a enfermeira respondeu prontamente s perguntas. A segunda visita realizou-se em uma das unidades das Drogarias Globo, localizada na Avenida Nossa Senhora de Ftima 1280, Ftima, na zona leste de Teresina, s 09:00 horas. Na referida Farmcia, a entrevistada foi a Farmacutica Daniele Dantas que tambm foi muito cordial em fornecer as informaes requeridas. A terceira visita realizou-se no Hospital So Paulo, localizado na Avenida Lindolfo Monteiro 1551, Jockey Club, tambm na zona leste da capital piauiense, por volta das 09:50. O farmacutico Flvio Felinto Moura respondeu aos questionamentos quanto disponibilidade do Hospital quanto a medicamentos antivirais.

RESULTADOS E DISCUSSO

A primeira visita, realizada no Hospital do Primavera, apresentou limitaes para os objetivos da pesquisa. Dois motivos foram cruciais para tanto. O primeiro que no havia profissional farmacutico na Farmcia do hospital no momento da visita. O segundo que, conforme informado pela enfermeira que se encontrava na Farmcia, a maioria das infeces virais no so tratadas no hospital, por esse ser um hospital satlite. Dessa forma os pacientes com infeces virais graves so direcionados para hospitais de grande porte, como o Hospital Getlio Vargas ou o Hospital de Doenas Tropicais Natan Portela, ou mesmo hospitais de rede privada, no havendo prescries significativas de agentes antivirais. So raras tambm a procura de pacientes com infeces virais de menor significncia, tambm segundo a enfermeira entrevistada. Os dados obtidos na segunda visita foram organizados na TABELA 1.0, classificados de acordo com a significncia considerada pela Farmacutica do estabelecimento.

TABELA 1.0: RELAO DE MEDICAMENTOS USADOS CONTRA INFECES VIRAIS


COM MAIOR PROCURA EM UMA FARMCIA DE REDE NO MUNICPIO DE TERESINA, SEGUNDO FARMACUTICA RESPONSVEL. TERESINA, 2012.

Frmaco(s) Aciclovir Paracetamol + Clorfeniramina + Fenilefrina cido Acetilsaliclico + Dexclorfeniramina + Fenilefrina + Cafena Bronfeniramina + Fenilefrina Dipirona sdica + Clorfeniramina + Cafena
Fonte: Drogarias Globo. Aluno de Farmcia, 2012.1.

Nome Comercial ZOVIRAX MULTIGRIP

CORISTINA D

DECONGEX BENEGRIP

O Aciclovir um derivado da guanosina acclico, com atividade clnica contra o Herpesvrus simples 1 (HSV-1), o HSV-2 e o Vrus Varicela-zoster (VZV) 3. O

Aciclovir, que ilustra os mecanismos fundamentais dos anlogos nucleosdios, o frmaco que convenceu a comunidade mdica de que os agentes antivirais podem ser seguros e efetivos. O Aciclovir foi descoberto durante uma triagem de compostos para atividade contra a replicao do HSV. Possui alto ndice teraputico em virtude de sua elevada seletividade 4. Dentre os medicamentos referidos pela farmacutica, o nico pertencente classe dos antivirais. Os demais enquadram-se como antigripais, que so combinaes de vrios medicamentos com ao analgsica, antipirtica, descongestionante nasal, anti-histamnica e antitussgena, que aliviam temporariamente os sintomas das constipaes e gripes, enquanto o organismo combate a infeco. Os dados obtidos na terceira visita foram organizados na TABELA 2.0, classificados de acordo com a significncia considerada pelo Farmacutico do estabelecimento.

TABELA 2.0: RELAO DE MEDICAMENTOS USADOS CONTRA INFECES VIRAIS


COM MAIOR FREQUENCIA EM UM HOSPITAL DA REDE PRIVADA NO MUNICPIO DE TERESINA, SEGUNDO FARMACUTICO RESPONSVEL. TERESINA, 2012.

Frmaco(s) Aciclovir Ganciclovir


Fonte: Hospital So Paulo. Aluno de Farmcia, 2012.1.

Via de Administrao Oral, I.V. e Tpica I.V.

O ganciclovir, um anlogo acclico da guanosina, constitui o frmaco de escolha contra a infeco por citomegalovrus, que afeta particularmente indivduos imunocomprometidos. O ganciclovir, que administrado por via intravenosa, excretado na urina e apresenta uma meia-vida de 4 horas 5. O Farmacutico tambm informou que em raras ocasies em que necessrio outro medicamento antiviral, a aquisio feita pela famlia e/ou amigos do paciente, mas que durante os dois anos em que trabalhou no hospital, tal requisio no precisou ser feita.

CONCLUSO

Com as visitas e entrevistas realizadas foi possvel verificar que os medicamentos aciclovir e ganciclovir so os mais prescritos e/ou procurados pelos pacientes e mdicos da capital piauiense para o tratamento de infeces virais. Percebeu-se tambm que para infeces virais mais simples, como a gripe, so tratadas com medicamentos de combate aos sintomas. Embora o espao amostral tenha sido pequeno, a pesquisa foi vlida pelo contato dos pesquisadores envolvidos com profissionais j engajados no mercado de trabalho e no sistema de sade.

REFERNCIAS

1. MURRAY, Patrick R. Microbiologia mdica. 5 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 2. BRUNTON, L. L; LAZO, J. S; PARKER, K. L. Goodman & Gilman: As Bases Farmacolgicas da Teraputica. 11 Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. 3. KATZUNG, B. G. Farmacologia bsica e clnica. 10 Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010. 4. GOLAN, David E., ARMSTRONG, April W., ARMSTRONG, Ehrin J., TASHIJAN, Armen H. Princpios de Farmacologia - A base fisiopatolgica da farmacoterapia. 2 ed, Nova Guanabara, 2009. 5. RANG, H. P.; DALE, M. M.; RITTER, J. M.; MOORE, P. K. Farmacologia. 5 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

AGRADECIMENTOS

Meus sinceros agradecimentos diretora do Hospital do Primavera, farmacutica Daniele Dantas e ao farmacutico Flvio Felinto Moura pela colaborao com a pesquisa e disponibilidade em conceder os dados requisitados.

Potrebbero piacerti anche