Sei sulla pagina 1di 8

Pragas da videira

Vrias espcies de insetos podem danificar a cultura da videira dependendo da regio de cultivo e do destino da produo. No caso das uvas de mesa sem sementes, poucas informaes encontram-se disponveis sobre a incidncia de insetos danificando a produo. Este captulo relata as principais pragas associadas cultura da videira no Brasil, relacionando as medidas de controle que podem ser adotadas pelos viticultores.

Cochonilhas
As cochonilhas so insetos que danificam as plantas atravs da suco de seiva, provocam fitotoxicidade devido injeo de enzimas digestivas, depositam excrees aucaradas nas folhas, resultando no aparecimento da fumagina, sendo, s vezes, responsveis pela transmisso de agentes patognicos. As principais espcies registradas nos vinhedos do Brasil so descritas a seguir:

Cochonilhas-do-tronco Hemiberlesia lataniae (Signoret, 1869), Duplaspidiotus tesseratus (Charmoy, 1899) e D. fossor (Newstead, 1914) (Hemiptera: Diaspididae)
Descrio e bioecologia: Estas cochonilhas so semelhantes quanto ao tamanho e a forma da carapaa, dificultando a identificao no campo. Praticamente no existem informaes sobre a biologia das espcies na cultura da videira o que dificulta o estabelecimento de medidas de controle. Sintomas e danos: As cochonilhas infestam de forma agregada os ramos velhos da parreira, localizandose abaixo do ritidoma (Figura 1). Ao se alimentarem, depauperam as plantas, podendo provocar a morte.

Figura 1. Cochonilhas do tronco sob a casca da videira. (Foto: Marcos Botton) Controle: Nas situaes em que ocorrem infestaes elevadas do inseto, o controle qumico recomendado (Tabela 1). Entretanto, como a cochonilha normalmente se localiza sob o ritidoma, dificultando o contato com os produtos aplicados, recomenda-se previamente realizar uma limpeza da casca. Essa operao pode ser feita manualmente com escovas, ou utilizando calda sulfoclcica a 4 B durante o perodo de repouso. Aproximadamente 30 a 45 dias aps o tratamento com a calda, o ritidoma comea a se desprender, facilitando o contato do inseticida sobre as cochonilhas. O uso da calda sulfoclcica encontra restries de uso pelos produtores devido ao corrosiva sobre os arames do parreiral. Embora este assunto seja bastante controverso, no caso da aplicao no tronco, possvel utilizar uma haste com dupla sada (Figura 2), adaptada ao pulverizador costal, de modo a atingir os dois lados do caule, evitando o contato com o arame. O aplicador tambm pode ser utilizado para direcionar o

tratamento das cochonilhas somente nas plantas infestadas. Aps o uso da calda sulfoclcica importante lavar o equipamento de aplicao com uma soluo de vinagre a 10% para retirar os resduos da calda, evitando a corroso.

Figura 2. Haste de dupla sada adaptada para aplicao no tronco da videira. (Foto: Marcos Botton) A limpeza do tronco tambm pode ser realizada com um equipamento, comercializado pela Jacto, que utiliza gua sob presso. Embora esse equipamento permita retirar o ritidoma reduzindo a infestao da praga, dependendo da situao (uso intenso, gua com argila em suspenso) pode danificar a cultura, prejudicando a produo. Tabela 1. Inseticidas registrados no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento para o controle das principais pragas da videira. Bento Gonalves, RS, 2004. Inseticida Praga Ingrediente ativo leo mineral Produto comercial Triona Bravik 600 CE Folidol 600 Folisuper Sumithion 500 Lebaycid 500 Dipterex 500 Kumulus Thiovit Vertimec 18 CE Vertimec 18 CE Dose (mL p.c./100 L) 500 a 1000

Carncia (dias) SR
2

Classe 1 toxicolgica IV I

Cochonilhas Hemiberlesia lataniae, Duplaspidiotus fossor, D. tesseratus

Paratiom metil

100

15

I I II II II IV IV III III

Mosca-das-frutas Anastrepha fraterculus/ Ceratitis capitata

Fenitrotiom Fenthion Triclorfom Enxofre Abamectin

150 100 300 200 a 400 200 a 400 80 a 100 80 a 100

14 21 7 SR SR 28 28

caro branco Polyphagotarsonemus latus caro rajado Tetranychus urticae


1

Abamectin

I - extremamente txico; II - altamente txico; III - medianamente txico; IV - pouco txico.

SR - sem restries.

Embora no existam levantamentos de inimigos naturais dessas cochonilhas nos parreirais, comum encontrar as carapaas perfuradas devido emergncia de parasitides. Por esse motivo, importante que o controle qumico da cochonilha seja direcionado somente para as plantas infestadas, visando preservar as espcies benficas presentes no parreiral.

Cochonilhas algodonosas Pseudococcidae)

- Pseudococcus

spp. e Planococcus

spp. (Hemiptera:

As espcies desse grupo so chamadas de cochonilhas brancas em funo da cera pulverulenta que recobre o corpo dos insetos, dando aspecto algodonoso. So de pequeno tamanho, gregrias, vivem sobre folhas, frutos, ramos e brotos, podendo tambm afetar as razes . Devido ao reduzido tamanho e localizao, muitas vezes, junto ao sistema radicular, a cochonilha tem passado de forma desapercebida pelos produtores. A incidncia dessas espcies freqentemente est associada a formigas doceiras em funo da secreo aucarada que liberam. As espcies presentes nos parreirais do Brasil ainda no esto bem descritas, no entanto so relatados dois gneros presentes em parreiras:Pseudococcus e Planococcus. As cochonilhas incidem sobre ramos, tronco (lenho velho) e razes, resultando no enfraquecimento da planta, com conseqente perda da produo. A maior preocupao com a ocorrncia dessas cochonilhas, nos vinhedos, diz respeito reconhecida capacidade das mesmas atuarem como transmissoras de vrus. No existem informaes sobre as tcnicas de controle dessas espcies no Brasil.

caros da Videira
Os caros tm sido pragas importantes em regies tropicais onde o clima seco, favorecendo a multiplicao. As espcies mais freqentes associadas cultura da videira e que podem ser consideradas pragas so as seguintes:

caro branco - Polyphagotarsonemus latus (Banks, 1904) (Acari: Tarsonemidae)


Descrio e bioecologia: O caro branco uma praga polfaga e cosmopolita, possui tamanho reduzido (machos e fmeas medem aproximadamente 0,17 mm e 0,14 mm de comprimento, respectivamente), dificilmente visualizados a olho nu. O macho, mesmo sendo menor que a fmea, possui o hbito de carregar a pupa desta para acasalamento no momento da emergncia. Os ovos so depositados isoladamente na face inferior das folhas. O ataque ocorre somente nas folhas novas da videira, no havendo presena de teias. Temperatura e umidade elevadas favorecem as infestaes. Sintomas e danos: O ataque do caro branco provoca um encurtamento dos ramos da videira como resultado da alimentao contnua das folhas novas (Figura 3). Em situaes de elevada infestao, as folhas ficam coriceas e quebradias, podendo ocorrer a queda das mesmas. O ataque mais importante em plantas novas, tanto em mudas como nos porta-enxertos, visto que a praga reduz o desenvolvimento, atrasando a formao do parreiral.

Figura 3. Encurtamento dos ramos de plantas de videira devido ao ataque do caro branco. (Foto: Marcos Botton)

caro rajado - Tetranychus urticae (Koch, 1836) (Acari: Tetranychidae)


Descrio e bioecologia: O caro rajado mede cerca de 0,5 mm de comprimento, possui colorao amarelo-esverdeada com duas manchas escuras no dorso do corpo (Figura 3). Vive, principalmente, na pgina inferior das folhas e tece teia. Altas temperaturas e ausncia de chuvas favorecem o desenvolvimento da praga. uma espcie polfaga.

Figura 4. caro rajado com as manchas caractersticas no dorso do corpo. (Foto: Eduardo Hickel) Sintomas e danos: Os sintomas de ataque iniciam como pequenas reas clorticas nas folhas, entre as nervuras principais que, posteriormente, ficam necrosadas. Na pgina superior das folhas correspondente s leses, surgem tons avermelhados. Altas infestaes podem causar desfolhamento e tambm ataque aos cachos, causando bronzeamento das bagas.

Controle: A destruio dos restos culturais, a eliminao de plantas hospedeiras da praga e a racionalizao do uso de adubos nitrogenados auxiliam na reduo da populao dos caros nos parreirais. Nas situaes de elevada infestao, o controle deve ser realizado com acaricidas especficos (Tabela 1). O caro branco tambm sensvel ao enxofre, devendo-se direcionar o tratamento s brotaes novas. Entretanto, o uso do enxofre pode causar fitotoxicidade em cultivares americanas. Tambm deve se evitar o emprego de produtos pouco seletivos aos inimigos naturais, principalmente inseticidas piretrides, que provocam aumento na populao dos caros.

Tripes - Selenothrips rubrocinctus e Frankliniella sp. (Thysanoptera: Thripidae)


Descrio e danos - Os adultos de S. rubrocinctus tm colorao em geral preta ou marrom-escuro, sendo as ninfas amareladas. O ataque pode provocar a "queima" e queda das folhas, podendo haver desfolha parcial ou total da planta. O adulto de Frankliniella sp. possui colorao que varia do amareloclaro a marrom-escuro. Os maiores danos ocorrem durante a florao, sendo que, nos frutos, o local de postura pode secar as clulas, formando uma leso necrosada em forma de Y, o que reduz o valor comercial. Controle: Manter os cachos aerados e evitar a presena de plantas daninhas hospedeiras da praga no interior do parreiral. No existem produtos registrados para o controle dessa praga na cultura.

Mosca-das-frutas Anastrepha capitata (Wied. 1824)

fraterculus (Wied.)

(Diptera:

Tephritidae)

e Ceratitis

Descrio e bioecologia: As moscas-das-frutas medem de 4 mm a 8 mm de comprimento, que varia conforme a espcie, apresentando colorao amarela. As fmeas apresentam, no extremo do abdmen, a terebra, que funciona como aparelho perfurador e ovipositor. Antes de iniciar a reproduo, as fmeas necessitam amadurecer os ovrios e, para isso, alimentam-se de substncias a base de protenas e acares que geralmente encontram nos frutos de espcies como goiabas, pssegos, ameixas, uvas, pras, nectarinas e outras, cultivadas ou nativas. O nmero de ovos por fmea pode variar de 100 a 400, dependendo da espcie. A oviposio realizada no interior das bagas, onde se desenvolvem as larvas que abandonam os frutos para pupar no solo. Aps o acasalamento e o amadurecimento dos ovrios, a fmea fecundada procura outros frutos hospedeiros, realizando novamente a postura, continuando seu ciclo biolgico. Sintomas e danos: A mosca-das-frutas pode provocar a queda prematura dos frutos, depreciando-os comercialmente, alm de abrir porta de entrada para doenas. O desenvolvimento e conseqente caminhamento das larvas no interior das bagas, causam estrias de cor marrom, correspondentes s galerias abertas que so visveis atravs da pelcula, principalmente quando se trata de cultivares de uvas brancas. Controle: No existem informaes especficas de manejo e controle da praga para a cultura da videira. As recomendaes, adaptadas de outras culturas, so as seguintes:

Para Anastrepha fraterculus, monitoramento dos adultos atravs de armadilhas do tipo McPhail (Figura 4) contendo protena hidrolisada (5%) como atrativo alimentar. O atrativo deve ser renovado semanalmente, no momento da avaliao. Como a praga normalmente vem de fora do parreiral, recomenda-se instalar as armadilhas (4/ha) nas bordas do vinhedo. Outro atrativo que pode ser empregado a torula, utilizando-se 4 pastilhas por litro de gua.

Figura 5. Armadilha para monitoramento de Anastrepha fraterculus. (Foto: Marcos Botton)

o caso da Ceratitis capitata, a armadilha empregada a Jakson que utiliza como atrativo o feromnio trimedlure. As armadilhas devem ser posicionadas na periferia dos pomares na densidade de uma armadilha por hectare, realizando-se as avaliaes semanalmente. O feromnio deve ser reposto a cada 45 dias. A partir da constatao do inseto no parreiral, fazer aplicao da isca txica em 25% da rea e repeti-la, semanalmente, ou logo aps cada chuva. A isca formulada com protena hidrolisada ou melao a 7%, adicionando-se um inseticida na dose comercial (Tabela 1). Quando o nmero mdio de insetos atingir mais de 1 adulto por armadilha/dia, realizar aplicao de inseticida em cobertura total (Tabela 1). Aps a pulverizao total da rea, a isca txica deve continuar sendo empregada, bem como o monitoramento da praga. O controle deve ser repetido somente quando a populao (detectada pelas armadilhas) voltar a atingir o nvel de controle, respeitando-se um intervalo mnimo de 15 dias entre as aplicaes de inseticidas em cobertura total. Respeitar os perodos de carncia dos inseticidas. Em pequenos parreirais, o ensacamento dos cachos pode ser empregado para controlar a praga.

Vespas e Abelhas
Vespas e abelhas so insetos benficos ao homem. Porm, devido escassez de alimentos durante o vero, acabam indo busc-lo nos cachos de uva em maturao. As vespas ou marimbondos possuem mandbulas bem desenvolvidas e rompem a pelcula das bagas para sugar o suco que, ao extravasar, atrai grande quantidade de abelhas (Figura 5). As abelhas acabam afugentando as vespas da baga rompida, levando-as a romper outra baga em seguida, at secar todo o cacho (Figura 6). As principais vespas e abelhas que atacam a videira so Synoeca syanea, Polistes spp., Polybia spp., Apis mellifera e Trigona spinipes.

Figura 6. Ataque de vespas e abelhas em uva. (Foto: Eduardo Hickel)

Figura 7. Bagas rompidas devido ao ataque de vespas e abelhas. (Foto: E. Hickel) O ataque de vespas e abelhas aos cachos de uva deve-se falta de alimento (floradas) no perodo de maturao da uva. Esses insetos preferem nctar a qualquer exudato adocicado, sendo a primeira fonte de alimento flores e no frutos. A falta de floradas est associada ausncia de matas nativas, prximas aos parreirais que forneceriam flores durante os meses de colheita das uvas. Outra situao comum a falta de planejamento dos apicultores que, muitas vezes, superpovoam as reas prximas aos vinhedos. Controle: Plantio de reas marginais aos vinhedos de plantas como o girassol que florescem no mesmo perodo de maturao da videira, pode ser uma maneira de reduzir ou evitar o ataque de vespas e de

abelhas. Essa prtica ir suprir as abelhas de alimento no perodo crtico de ataque. As matas prximas aos parreirais devem ser reflorestadas com espcies como eucalipto, angico, canela lageana e sassafrs, louro, pau marfim, cambuim, maric, fedegoso, carne de vaca, palmeiras, butis, entre outras, ampliando a fonte de alimento para essas espcies. Tambm pode ser fornecido alimento artificial s abelhas em comedouros coletivos. Quando possvel, ensacar os cachos de uva prximo colheita. Em ltimo caso, empregar fungicidas repelentes s abelhas, como o captan. A destruio dos ninhos de vespas e abelhas deve ser feita com muito critrio, pois as mesmas so valiosas auxiliares na predao de pragas e polinizao de culturas.

Potrebbero piacerti anche