Sei sulla pagina 1di 21

DEPARTAMENTO DE LETRAS

A POTICA DE LCIO CARDOSO: O CATOLICISMO DA TRANSGRESSO21 Fernando Monteiro de Barros (UERJ)


So estes tempos exatos os de agora, tempos precisos - no mais vivemos no entardecer crepuscular quando o mal se misturava com o bem e confundia o mundo. Agora, pela graa de Deus, o sol brilha no cu, e aqueles que no temem a luz certamente o louvaro. (Arthur Miller, As feiticeiras de Salem)

A modernidade que se instalou hegemnica no cenrio ocidental a partir da segunda metade do sculo XVIII trouxe em seu bojo a dicotomizao proposta por Scrates, Plato e Aristteles e levada a cabo por Descartes no sculo XVII, poca em que se passa a ao transcorrida na pea de Arthur Miller (MILLER, 1984: 85),22 que, numa aluso ao maccartismo americano dos anos 50, em que supostos comunistas eram denunciados e perseguidos, trata da perseguio das bruxas, pactuadoras com o mal, por parte da comunidade puritana na ento colnia de Massachussetts na dcada de 1690. Os puritanos ingleses do sculo XVII, antes da vitria e do poderio de Oliver Crommwell, ao terem postulado reformar a Igreja Anglicana, despojando-a de seus resduos catlico-romanos e tornando-a conforme seus preceitos calvinistas, fundamentados na severidade da virtude e no trabalho como meio para se atingir o merecimento de ser um dos eleitos por Deus no reino dos cus, foram perseguidos e partiram para a Amrica do Norte para l fundarem sua sociedade baseada nos princpios burgueses que, com o tempo, acabariam por explodir o etos do Antigo Regime e instaurar a ordem mundial perante

21 22

Trabalho apresentado no 1 Congresso de Letras da UERJ So Gonalo em setembro 2004.

"This is a sharp time, now, a precise time - we live no longer in the dusky afternoon when evil mixed itself with good and befuddled the world.Now, by God's grace, the shining sun is up, and them that fear not light will surely praise it." A fala do personagem Danforth, um dos juzes, e est no terceiro ato.

28

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

a qual todos os pases tm que se submeter tica protestante e ao esprito do capitalismo, para citarmos Max Weber. Na modernidade, "a razo toma o lugar da revelao" (TAWNEY, 1971: 24), e a hegemonia teocrtica da Igreja Catlica Romana, que propunha o mundo como o lugar do desterro e do sofrimento, cede lugar crescente secularizao da sociedade que, aos poucos liberta do jugo de uma hierarquizao ritualizadora da imutabilidade dos papis, que condenava a todos os no pertencentes casta dominante ao desprestgio, julga-se no direito de obter a felicidade e banir do mundo o sofrimento e o mal. O pensamento arcaico, pr-socrtico, concebia a "mistura" de todas as coisas dentro dos interminveis ciclos de nascimento e morte, criao e destruio, dia e noite. A concepo de mundo de Herclito, por exemplo, assenta-se sobre o paradoxo, assim como a de vrias outras sociedades arcaicas, como a hindu, para a qual o bem e o mal nada mais so do que expresses ilusrias deste mundo terrestre. A coincidentia oppositorum, concomitncia dos contrrios, est encarnada na figura de Deus inclusive, segundo Mircea Eliade (1969: 105)23 e Carl-Gustav Jung (JUNG, 1990: 52-57), que apontam para tradies judaicas e crists dos primeiros tempos segundo as quais de Deus provm tanto o Bem quanto o Mal, o que expresso na fraternidade Cristo-Sat: "ambos aspiram realeza: um realeza do cu e o outro ao governo deste mundo, como se o mundo e o tempo tivessem sido partilhados entre os dois irmos rgios" (Idem, p. 41). A concepo trgica do mundo presente nas sociedades arcaicas implica na imutabilidade do devir a que tudo e todos esto submetidos, tanto prazerosa quanto dolorosamente, ritualizado nas festas dionisacas. O catolicismo medieval despiu o trgico de sua parcela de alegria, prazer e bem-aventurana material, solenizando apenas o que no devir h de doloroso e mortal. Com o surgimento da modernidade, na sua aurora que foi o Renascimento e a Reforma protestante, a crena na atuao transformadora do homem sobre o mundo fez com que este se acreditasse capaz de estancar, do devir, todos os seus aspectos desditosos. Re"Hay ejemplos de creencias y de proverbios rumanos segn los cuales Dios y Satn son hermanos."
23

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

29

DEPARTAMENTO DE LETRAS

correndo dicotomizaao platnica entre sujeito e objeto, atravs da razo procurou abolir o paradoxo e instituir a doxa, ou seja, senso comum, atravs da qual a totalidade primeva suplantada pela pretenso de uma vitria do sujeito sobre o objeto, da racionalidade sobre a irracionalidade, da ordem sobre o caos, da luz sobre as trevas. De um cristianismo voltado para a dor e a escatologia, com a Reforma passou-se a um cristianismo que v na prosperidade material decorrente do trabalho a bno de Deus. A crena no progresso como culminncia de um tempo concebido como linha reta evolutiva colhida da concepo crist de tempo retilneo, embora sem sua perspectiva escatolgica, que substituda pela crena no movimento contnuo e infinito do tempo, retirada da viso de mundo arcaica sem levar em conta sua estrutura circular, cclica, de eterno retorno do mesmo, conforme nos aponta Karl Lowith (LOWITH, 1991: 208).24 Derrotado o Antigo Regime, secularizada a sociedade, o catolicismo adequou-se burguesia vitoriosa, de modo que h mais de um sculo identificado virtude, bem-aventurana e moralidade da famlia, clula-mater da sociedade burguesa, procurando viver "em harmonia com o mundo, por forma a permanecer aceitvel" (Idem. p. 40), abolindo destarte sua originria ritualizao e solenizao do trgico. Para um pensador do sculo XIX como Burckhardt, entretanto, "um Cristianismo reduzido moralidade e destitudo das suas bases sobrenaturais e doutrinais j no uma religio" (Ibidem). Num mundo agora guiado exclusivamente pela razo e arrogante em sua auto-confiana, a religio converteu-se num "elemento salutar da civilizao secular" (Idem, p. 41) luz destas questes, interessante vermos como se delineia o posicionamento dos pouco estudados romancistas brasileiros surgidos nos anos 30 e rotulados como "catlicos" Lcio Cardoso (1912-1968) e Octavio de Faria (1908-1980), no contexto do Brasil modernizado de sua poca. Ao estudioso da literatura brasileira que nunca se detiver sobre seus textos, limitando-se ao que deles se diz comumente nos manuais de histria da literatura, parecer que se enquadram no perfil conservador ligado ao catolicismo moderno vincu"O esprito moderno no unilateral: elimina da sua perspectiva progressista a implicao crist da criao e consumao, enquanto assimila da viso antiga do mundo a idia de um movimento infinito e contnuo, eliminando a sua estrutura circular."
24

30

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

lado moral e aos bons costumes. Entretanto, tal equvoco pode acontecer mesmo aos que se debruarem sobre a obra dos referidos romancistas, pois Mario Carelli, autor de Corcel de fogo, tese sobre a vida e a obra de Lcio Cardoso, sobre o romance Crnica da casa assassinada afirma que: "A causa dos infortnios se encontra no mistrio do mal e seu domnio sobre os homens [pois o que] resulta dessas tempestades passionais so a degradao, a decomposio e a morte" (CARELLI, 1988: 199), equiparando, pois, o romance de Lcio Cardoso s narrativas exemplares dezenovescas, romances burgueses de honra e paixo, em que a transgresso punida com a morte, como Lucola, de Jos de Alencar, ou O primo Baslio de Eca de Queiroz. Vejamos, pois, o que constitui a verdade, a mentira e a revelao para os referidos romancistas. O romance Crnica da casa assassinada foi publicado em 1959, quando o Brasil vivia a euforia desenvolvimentista do governo do ento presidente Juscelino Kubitschek. Tributrio do mundo mediterrneo, espao em que a concepo arcaica de mundo custou a dar lugar aos postulados da modernidade estrangeira nascida na Europa do norte, e onde j se confluam as trs raas europia, africana e asitica, o Brasil herdou de sua matriz meridional a concepo prmoderna de mundo, atestada pelos estudos de Gilberto Freyre, principalmente. O processo de modernizao sofrido pelo pas, comeando pelo positivismo republicano e desaguando no projeto modernizador do Estado Novo iniciado em 1930, foi e ainda por muitos saudado como benfico e propiciador da equiparao do pas s potncias do assim auto-intitulado primeiro mundo. Lcio Cardoso, entretanto, concebia a modernizao como produto aliengena e daninho ao territrio brasileiro. Na resenha ao romance A menina morta (1954) de Cornlio Penna, que tem como cenrio imponente e feudal fazenda cafeeira do Vale do Paraba fluminense nos anos em que o Brasil monrquico e escravocrata ainda no se via ameaado pelos motores revolucionrios que o suplantariam, e como personagens os aristocrticos senhores da casa-grande e seus escravos, assim se refere Lcio ao texto de Cornlio:
Atravs de uma obra volumosa, vamos sentindo palpitar a msica em surdina dessa esplndida fabulao, que nos retrata, no um Brasil de ontem, como muitos poderiam pensar, mas um Brasil eterno nas suas ra-

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

31

DEPARTAMENTO DE LETRAS zes e na sua tragdia. Temos aqui um escritor avanando com segurana no mais belo e mais vivo terreno nacional: e confesso que no encontro outro escritor moderno, entre ns, que assim nos devolva a carne e o esprito de uma ptria perdida, assolada de todos os lados por males estrangeiros e sem grandeza e que aqui, com uma pureza que seu toque mximo, reencontra sua carnao e seu mistrio, e desabrocha aos nossos olhos como uma rosa esquisita, ainda viva e cheia de prestgio (CARDOSO, 5-2-1955: 41)

O estudo de Luiz Costa Lima sobre a obra de Cornlio Penna (LIMA, 1976)25 ressalta o carter pr-moderno da Fazenda do Groto, cenrio do romance a que Lcio se refere: a casa-grande o espao do sagrado legitimado, masculino, com sua capela onde missas catlicas so celebradas; a clareira na floresta o espao do sagrado feminino, opositor ao masculino, onde a misteriosa Senhora da fazenda ajoelha-se e faz suas preces; e a senzala o espao do sagrado da feitiaria africana. Ainda segundo Costa Lima, em A menina morta a ordem masculina do senhor da casa-grande vincula-se ao vampirismo, enquanto as personagens femininas recusam a opresso atravs de sua presena sempre ausente, ou de sua ausncia sempre presente, o que as caracteriza como fantasmas, e os escravos so presididos pela bruxaria e pelo satanismo. Isto tudo sem contar o tom grave da narrativa, que soleniza a concepo trgica do mundo, vincando o texto de Cornlio Penna de caractersticas afins aos romances gticos ingleses do final do sculo XVIII. Renunciando sua tradio de senhores da casa-grande, portanto vampiros e fantasmas do Ancien Rgime brasileiro, os Meneses da Crnica da casa assassinada traem sua verdadeira natureza em prol dos valores da burguesia, vindos no bojo da modernizao do pas, "males estrangeiros e sem grandeza" que assolam esta ptria, deixando-a "perdida", conforme a resenha de Lcio sobre o romance de Cornlio, que retrata o "Brasil eterno nas suas razes e na sua tragdia", da ordem do arcaico configurado no vampirismo e na goticidade, segundo o estudo de Costa Lima. A moral burguesa assenta-se no bem, na virtude, na "normalidade", ou seja, conformidade ao padro institudo e legitimado por ser o "da maioria". A transgresso e a diferena so proscritos do es-

25

Captulos V, VI e VII, referentes a A menina morta, p. 97-194.

32

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

pao social. [At pouco tempo atrs a sociedade capitalista moderna ainda no havia descoberto que os diferentes tambm poderiam consumir e ainda no os reconhecera como lucrativos setores de mercado, legitimando-os atravs do presente e finissecular recurso do "politicamente correto".] Assim, os legtimos representantes da tradio do Brasil pr-moderno e corneliano no romance, a antepassada transgressora Maria Sinh e Timteo, o irmo que se veste com as roupas da me, so renegados e escondidos como sendo parte de um podre segredo familiar. Com a chegada de Nina, recm-desposada por Valdo, um dos irmos Meneses, a moral burguesa qual a famlia se apegara como sendo da ordem da verdade cai por terra, no que a personagem, encarnadora tanto de Eros, por dar livre curso s suas transgressoras paixes, quanto de Tnatos, por trazer em si o mal fatal que acabar por mat-la, ope-se, conforme Georges Bataille, ao etos do mundo do trabalho e da razo. Ciente de seu potencial desagregador e revolucionrio, Timteo, o monstro familiar enclausurado, compactua com Nina o desmascaramento da famlia Meneses: "... da verdade que se trata - e a verdade essencial a este mundo" (CARDOSO, 1963: 46), diz o travestido personagem, que se lamenta por, enclausurado, viver seu carter transgressor apenas como alegoria:
Eu sabia o que me devorava. Sabia o que era a pusilanimidade, o cheiro de jasmim, que decompunha este quarto. Era a ausncia de febre, o corao impune. Era todo eu, branco e sem serventia. Olhava minhas mos brancas, meus ps brancos, minha carne branca - e toda uma nusea, impiedosa e fria, sacudia-me o fundo do ser. Ah, que coisa terrvel a castidade. A castidade, eis o que me devorava. Mos castas, ps castos, carne mansa e casta. E eu chorava, Nina, porque nada mais me conseguiria fazer arder o sangue, e era sobre esta runa mole que os Meneses erguiam o indestrutvel imprio de sua mentira (Idem. p. 179-180).

Lcio Cardoso, no romance em questo, subverte as noes correntes [portanto modernas e burguesas] de Bem e de Mal. A casa dos Meneses est a ponto de ruir vista de todos, e o personagem Padre Justino, ao se dirigir a Ana, esposa do chefe da famlia Meneses e encarnao da feminilidade trada em sua vaidade e sede de amor, aponta como causa da runa da casa o apego aos preceitos iluministas:
- O diabo, minha filha, no como voc imagina. No significa a desordem, mas a certeza e a calma. [...]

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

33

DEPARTAMENTO DE LETRAS - Que que voc imagina como uma casa dominada pelo poder do Mal? [...] uma construo assim, firme nos seus alicerces, segura de suas tradies, consciente da responsabilidade de seu nome. No a tradio que se arraiga nela, mas a tradio transformada no nico escudo da verdade. [...] - o que poderamos chamar de um lar solidamente erguido neste mundo. [...] No h nele, de to definitivo, nenhuma fenda por onde se desvende o Cu (Idem. p. 253).

O personagem Padre Justino, na narrativa, expressa as convices de Lcio Cardoso acerca da moral burguesa de matriz calvinista que dicotomiza o Bem, associado virtude e adequao ao etos vigente, e o Mal, manifestado em tudo que transgrida este etos. Para Lcio, em primeiro lugar, o etos tributrio do Iluminismo afigura-se como "estrangeiro", conforme a j citada resenha sobre o romance de Cornlio Penna e conforme sua viso de mundo expressa em seus romances e artigos. Assim, o carter sagrado, dionisaco, da transgresso, conforme Nietzsche e Bataille, trazido baila na fala de Padre Justino, ainda dirigindo-se personagem Ana Meneses:
- Minha filha, falo sobre o pecado. Quero reinstalar o pecado na sua conscincia, pois h muito que voc baniu do seu esprito, que o trocou definitivamente pela certeza - que aos seus olhos a nica representao do bem. No h caos, nem luta, nem temor no fundo do seu ser. Quero reinstalar nele a conscincia do pecado, torno a dizer, no pelo terror dele, mas pelo terror do Cu. Imaginemos o Cu a tal altura, que a simples lembrana da morte do Filho de Deus nos arrebate o sossego para sempre. Minha filha, o abismo dos santos no um abismo de harmonia, mas uma caverna de paixes em luta. [...] - O senhor quer dizer... - Quero dizer que nossa essncia desse mundo mesmo, e imaginarmos toda a salvao com nossos pobres olhos diminuir a grandeza de Deus. Calculemos primeiro nossa derrota, que a parte do homem, depois o triunfo, que a parte de Deus. Pois no pode haver triunfo sobre a inexistncia - que a virtude sem luta, a conquista sem fermentao? e sem a existncia do pecado no h triunfo. Compreende agora? (Idem. p. 253-254)

Reitera o Padre Justino a importncia do pecado na viso nada burguesa do autor sobre o catolicismo:
Ah, essa coisa deblaterada e informe a que chamam pecado, essa vitria dos fortes, [...] de tantos algozes e de tantos carrascos que ao longo do tempo vm tremulando seu pendo para oprimir e massacrar! [...] Ah! grande pecado maior de no ousar o supremo pecado, para se constituir

34

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES humano e s, e divisar a Face una e resplandescente, no abismo oposto, que feito de luz e de perdo! Que dizer a esses melanclicos guardies de uma virtude sem frutos, que dizer a esses estetas do bem, a esses guerreiros sem violncia, sem coragem e sem imaginao para a luta? (Idem. p. 440)

No ltimo captulo do romance, a personagem Ana Meneses, que ao longo de toda a narrativa sofrera a ausncia de qualquer paixo, o que a fazia invejar mortalmente a cunhada transgressora [adltera e incestuosa] Nina, revela ao padre ter uma nica vez ao menos conseguido experimentar a transgresso no adultrio com Alberto, o jardineiro amante de sua cunhada, de que resultou Andr, concebido secretamente e tido por todos como filho de Nina. Na confisso do pecaminoso segredo, em seu leito de morte, indaga : "Padre, e eu, no estou salva tambm, no pequei como os outros, no existi?" (Idem. p. 448), o que suscita do personagem Padre Justino as reflexes expressas nas derradeiras linhas de Crnica da casa assassinada:
No havia dvida de que eu poderia dizer: Filha, o que disse vlido. No somos culpados de que assim o seja, mas vlido. Tantos de ns confundem Deus com a idia do bem... Tantos O cingem simples noo de mal que se deve evitar... O bem, no entanto, uma medida terrena, um recurso dos homens... Como medir com ele o infinito que Deus? [...] Deus, ai de ns, muitas vezes assume o aspecto do mal. Deus quase sempre tudo o que rompe a superfcie material e dura do nosso existir cotidiano - porque Ele no o pecado, mas a Graa. Mais ainda: Deus acontecimento e revelao. Como sup-Lo um movimento esttico, um ser de inrcia e apaziguamento? Sua lei a da tempestade, e no a da calma. (Idem. p. 449)

Face hegemonia iluminista da razo e da bondade natural de Deus manifestada nos homens e na natureza, embasadora da organizao social constituda a partir da queda do Antigo Regime, a narrativa do romance em questo afigura-se verdadeiramente subversiva em relao s promessas e aos postulados da modernidade, denunciando seus impasses. Em conformidade com a noo arcaica do sagrado presente no devir paradoxal do mundo, espao da desrazo e da violncia que a modernidade cartesiana e iluminista herdeira da tradio metafsica platnica pretendeu transformar alijando-o do "mal" e da "tempestade", o catolicismo expresso por Lcio Cardoso em seu romance ressalta o carter sagrado da transgresso e do interdito, conforme as constataes de Georges Bataille:

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

35

DEPARTAMENTO DE LETRAS No estgio pago da religio, a transgresso fundava o sagrado, cujos aspectos impuros no eram menos sagrados que os aspectos contrrios. O conjunto da esfera sagrada se compunha do puro e do impuro. O cristianismo rejeitou a impureza. Rejeitou a culpabilidade, sem a qual o sagrado no concebvel, posto que s a violao do interdito abre o acesso para ele (BATAILLE, 1987: 113).

Bataille continua dizendo que "s a transgresso possua, a despeito de seu carter perigoso, o poder de abrir uma porta para o mundo sagrado" (Idem. p. 115). Entretanto:
O interdito, no mundo cristo, foi absoluto. A transgresso teria revelado o que o cristianismo encobriu: que o sagrado e o interdito se misturavam, que o acesso ao sagrado se faz atravs da violncia de uma infrao. O cristianismo salientou, no plano religioso, este paradoxo: o acesso ao sagrado o Mal; ao mesmo tempo, o Mal profano. (Idem. p. 118)

O cristianismo apontado por Bataille, porm, o cristianismo da modernidade, do "mundo do trabalho e da razo" [burgus e iluminista], que opera a "reduo crist do sagrado a seu aspecto bemaventurado" e a conseqente "rejeio crist do sagrado maldito" (Idem. p. 113). Sabemos, por Michelet, ser a Renascena o comeo de uma era em que os homens passariam a valorizar a vida, em seu aspecto alegre e ditoso, e no mais conceber o mundo unicamente como espao da morte e do sofrimento, conforme a ideologia hegemnica medieval. A violncia que regia a sociedade antes do advento dos tempos modernos passou a dar lugar ordem e clareza como norteadores do novo modelo de relaes entre os homens. Como o mundo medieval era regido pelo primado do pecado e da morte, j que era concebido como desterro, no estaramos indo longe demais se afirmssemos que o catolicismo medieval trazia em si o sagrado maldito que Bataille ope ao sagrado reduzido ao seu aspecto bemaventurado, portanto incuo, da sociedade moderna cada vez mais secularizada. Os estilos barroco, romntico em sua vertente byroniana, e decadentista-simbolista cultivaram esse catolicismo pr-moderno, ritualizador e solenizador da crueldade e da volpia, paradoxal conforme se apresenta nos escritos de Santa Teresa D'vila e de Pascal, por exemplo. Lcio Cardoso mostra, em sua obra, continu-lo, opondo-se ao farisasmo do catolicismo moderno, afim ao calvinismo, como podemos ler em seu Dirio: Lcio Cardoso, pois, v o catolicismo autntico como "um mundo de santos danados" (Idem. p.
36 SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

169), ou seja, um catolicismo anti-moderno, barroco, paradoxal, que refuta a razo e a doxa: "o esprito cristo exatamente a loucura, a falta de senso", pois o Cristo representa o "perptuo embate contra o sono e as foras passivas do senso comum" (Idem. p. 199): "foi Ele, no h dvida, foi Jesus Cristo quem mais se insurgiu contra a dura tirania da realidade, o despotismo do bom senso e da complicada maquinaria dos fatos comuns" (Ibidem). A modernidade amante apenas do solar e da doxa esvaziou o Cristo de seu verdadeiro contedo, de sua verdadeira essncia, conforme continua Lcio Cardoso denunciando em seu Dirio:
Tenho visto muitas espcies de catlicos desagradveis - nenhum to irritante quanto o democrata catlico. ele o homem do equilbrio mediano, das virtudes medianas, dos transportes medianos. Em artigo de f, todos os sentimentos devem ser extremos. fora de imaginarem uma democracia catlica, o que mais ou menos inimaginvel, acabam criando um catolicismo democrtico, que s pode ser encarado como heresia. (CARDOSO, [1961]: 161) Cada dia compreendo mais nitidamente que no perdemos o Cristo, como tantos pensadores modernos gostam de afirmar, mas fizemos pior, porque o substitumos. [...] Cristo, tal como o herdamos dos antigos, exigia que estivssemos altura de sua grandeza. Mas preferimos adaptar um outro s nossas minsculas necessidades, um Cristo ideal ao tempo em que vivemos, standartizado, sindicalizado, racionalizado. Como o personagem do conto famoso de Flaubert, que se ajoelhava diante de um papagaio empalhado, imaginando que fosse o Esprito Santo, assim nos ajoelhamos diante de um Cristo talhado medida para um tempo sem estatura. este, sem dvida, o grande crime da Igreja: ter fornecido s multides cegas um Deus tranqilo e sem vitalidade, um Cristo sem martrio e sem lgrimas, talhado nas sacristias e nas confrarias, nas aes e nas Sociedades de classe. No este o que encontramos, quando em ns h uma convulso ou uma nsia pelas coisas extremas: o que deparamos ento um vcuo que no corresponde mais aos pobres mistifrios, suscintos e bem-comportados, que nos serviram como sucedneo da Verdade. (Idem, p. 241)

Anti-burgus e anti-moderno, o pensamento de Lcio Cardoso ope-se ao desejo de harmonia e estabilidade da sociedade industrial, instaurando o paradoxo que engloba a sombra e o caos banidos pela dicotomia metafsica e pela auto-confiana iluminista, denunciando o que considera ser o carter mentiroso da verdade instituda, causadora da "runa da casa assassinada", pois de sua esfera banida a paixo. Diz Lcio em entrevista concedida a Walmir Ayala quando do lanamento de Crnica da casa assassinada: "no s o livro coSOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004 37

DEPARTAMENTO DE LETRAS

mo eu, ou o meu pensamento, significamos apenas uma coisa - rebelio, ou um sentimento de rebelio contra formas de vida endurecidas e sem paixo" (AYALA, 27-4-1958: 1). O que pode ser aferido no seguinte depoimento dado por Maria Helena Cardoso, irm de Lcio, em seu texto memorialista Vida-vida, referindo-se a ele pelo apelido familiar de "Non":
Vamos esperar, confiar na vontade de Deus, ainda que no o merea, por ele, pelo seu sofrimento. Quando falo de no merecer no me refiro a ele, mas a mim que, se no me julgo uma grande pecadora, me tenho na conta dos pouco amados por Ele. Sou daqueles sobre os quais disse: "Ai dos mornos, eu os vomitarei pela boca." Antes o pecado, mesmo mortal, que a indiferena que no conduz a nada. Non nunca foi morno, errou muito, mas sempre amou a deus com violncia. Quisera ter sido uma grande pecadora para agora arrepender-me do fundo do corao. Assim como sou, no sou nada: incolor, inodora e inspida aos olhos de Deus. (CARDOSO, 1973: 133)

No s em seus textos, mas tambm em sua vida, Lcio Cardoso, conforme o depoimento de sua irm, buscou alcanar a Graa atravs do pecado. primeira vista, o ttulo do roman-fleuve de Octavio de Faria, Tragdia burguesa, constitui um paradoxo, visto a tragdia ser da ordem do devir e do caos, ou, como gnero literrio, estar ligada ao imitativo elevado e, portanto, aristocracia. A burguesia foi a classe que, ao se consolidar e se impor como hegemnica, trouxe consigo a modernidade, que a respaldou, guiada pela razo e confiante na crena na atuao transformadora do homem sobre o mundo, capaz de, na sua pretenso e no seu otimismo, estancar o devir e dele banir a desordem, o mal e o sofrimento. A burguesia estaria mais ligada comdia, ridicularizadora do discrepante em relao ao senso comum, poesia subjetiva, lrica, centrada no eu individualista, e ao romance, mormente em suas vertentes folhetinesca e naturalista. De qualquer forma, tais consideraes, no pertinentes ao teor do presente estudo, dissolvem-se no confronto com a opinio do romancista carioca acerca da classe por ele retratada nas pginas de sua obra romanesca:
O que portanto, no fim das contas, o burgus? Algum? No. Apenas uma parte de ns mesmos, essa que diz "no" a todos os herosmos e a todos os sacrifcios, a todos os movimentos para cima. a parte, em ns, que procura "estabilizar", que aceita e quer gozar do que se tem,

38

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES em ns tudo aquilo que nutrido por valores "baixos". (FARIA, 1985: 121)

Octavio de Faria postula ser o burgus incompatvel com a sua concepo de catolicismo, bastante semelhante de seu amigo e colega Lcio Cardoso:
Naturalmente, eu no pretendo negar que existem, socialmente falando, os burgueses, a burguesia. mas no propriamente aos burgueses enquanto se opem aos proletrios no terreno social - ousemos mesmo: no terreno econmico - que preciso combater. [...] O "burgus", realmente, alguma coisa de mais fundo. De to mais fundo mesmo que o burgus no cristo, no pode ser realmente cristo. O cristianismo exige todo um movimento para cima que fere de morte o burgus. Virado para baixo, o burgus quer conservar e no criar, quer gozar e no sacrificar, quer viver bem, o melhor possvel, e no ser heri. (Idem. p. 121-122)

Octavio de Faria, portanto, vislumbra a condio trgica vivenciada na modernidade: a do homem exilado num mundo reificado, vulgarizado, embasado por "valores baixos", ausente de qualquer contato com o sagrado, incrdulo das supostas conquistas do progresso, que sabe mascararem incontornveis impasses. Neste sentido, Octavio filia-se tradio baudelairiana de desgosto perante a "experincia do choque" de que nos fala Walter Benjamin, sendo a modernidade vivida como esterilidade. No dirio que deixou escrito antes da publicao do primeiro volume da Tragdia burguesa, Mundos mortos, sado lume em 1937, Octavio de Faria planeja a consecuo de sua obra, preocupado em nela exprimir suas convices acerca do catolicismo. Em 102-1928, escreve: "Tenho de arranjar um jeito para exprimir essa idia: Deus se encontra no fundo da imundcie humana ou no alto da montanha" (Idem. p. 91), o que evidencia o carter paradoxal de sua postura religiosa, contrrio aos preceitos modernos segundo os quais Deus est associado apenas ao Bem e Virtude. Como Lcio Cardoso, Octavio de Faria cr no pecado como um caminho legtimo de se atingir a Graa. Diz ele em 10-9-1930:
Sinto que se eu conseguir realmente fazer aflorar, sob a forma de romances, esse mar interior, confuso mas j turbilhonante que sinto dentro de mim, ser uma catstrofe, um transbordamento a que a minha fraqueza de vontade no poder provavelmente se opor. Eu sinto dentro desse meu eu super-moral uma formidvel carga de mal, de pecado, de carne que grita, que no sei se ser humano (para mim) libertar... (Idem. p. 92)

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

39

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Mesmo diante do que se assoma, o teor religioso nunca perdido de vista: "No esquecer, para a obra em geral, que a idia bsica a busca de Deus, que s se procura pelo alto e por baixo, no fundo do abismo e no alto do monte" (Idem. p. 93). Sempre paradoxal, a concepo de Octavio de Faria acerca do catolicismo revela-se em todo o seu paroxismo na seguinte passagem de 25-9-1930:
Sensao de que qualquer misria sexual que acontece (se ainda no me toca) vai acabar me tocando. Vibrarei a todos os golpes. Ser uma terrvel hiper-sensibilidade. Mas s dela a "obra" poder sair... como eu queria que sasse. [...] "O que tem de descer" conhecer toda a misria do sexo. Rolar. Perder toda a vergonha. Atingir um mximo. Sentir ento (ou melhor: no sentir bem, dada a sua depravao) o grau de queda a que chegou. Ser uma atmosfera de perdio que nem mesmo consigo imaginar. S quando chegar l que poderei saber o caminho a seguir. Provavelmente o da luz que, por se ter atingido o fundo do vale, brilhar para ele. [...] Um tumulto de luz e de sombra - de luz que se mistura com a sombra e de onde emerge uma qualquer coisa que no luz nem sombra, "aqum da luz e da sombra". Uma espcie de ambiente "sobrenatural". (Idem. p. 93-94)

Contrrio ao cristianismo moralista e virtuoso da modernidade burguesa, o catolicismo de Lcio Cardoso e de Octavio de Faria conserva, pois, a dimenso sagrada do erotismo. A modernidade consolidou-se atravs do pacto fustico pelo qual a felicidade acenava como uma conquista exeqvel. Conforme afirma Ronaldo Lima Lins, "na Assemblia Nacional francesa, no auge do processo revolucionrio, Louis Lon de Saint-Just [...] proclamou a felicidade como uma idia nova na Europa". A felicidade, deste modo, "apresentada assim, em termos sociais, continentais, [...] libertava-se do espao das aspiraes individuais - da permanente negociao com as instncias divinas - e se transferia para as ruas, para o terreno da exterioridade", tornando-se, portanto, "possvel mesmo para o mais bruto ou primitivo trabalhador braal" (LINS, 1993: 23). Em outro estudo (LINS, 1996: 30-32), porm, Ronaldo Lima Lins salienta que a arrogncia otimista de Voltaire, propositor desta modernidade configurada como promessa de felicidade emancipatria dos homens, no capaz de abafar e sobrepujar os lamentos e as consideraes de Pascal, filsofo do precedente sculo XVII, reconhecedor da existncia cabal do paradoxo que traz em si o ditoso e o

40

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

desditoso, e possuidor, portanto, de uma viso trgica da existncia. Simpatizante do Jansenismo, corrente catlica que concebia o mundo como espao da queda, do desterro e do sofrimento, e que propunha ao crente a retirada deste mesmo mundo, Pascal percebia, na dor, a bem-aventurana do cristo. Dele diz sua irm, Mme Prier, no texto "A vida de Pascal", por ocasio de sua enfermidade fatal:
Quando s vezes lhe declaravam que tinham pena dele, respondia que no lastimava o estado em que se achava, que antes temia a cura, e, se lhe indagavam a razo, dizia: " porque conheo os perigos da sade e as vantagens da doena". E, como no pudssemos deixar de nos apiedar, no auge de suas dores, observava: "No vos apiedei, a doena o estado natural dos cristos, porque nela nos achamos como deveramos estar sempre, isto , no sofrimento, na dor, na privao de todos os bens e prazeres dos sentidos, isentos de todas as paixes, sem ambio, sem avareza e na espera contnua da morte. No assim que os cristos devem viver? E no grande felicidade acharmo-nos necessariamente no estado em que nos devemos achar?" (PRIER, 1973: 35)

O cristianismo primitivo, voltado para a consumao final do fim dos tempos, perpetuou-se em sua perspectiva escatolgica atravs da Igreja medieval. Diz a orao "Salve Rainha", tida como a mais recitada no sculo da Peste Negra: "a Vs bradamos, [ns os] degredados filhos de Eva, a Vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas". Vrios foram os santos que desejaram, ardentemente, a "coroa do martrio", como Santo Antnio de Pdua, que quis ser mandado frica unicamente com o intuito de l ser supliciado pelos infiis, o que no aconteceu, entretanto.26 Santa Teresinha do Menino Jesus, freira carmelita do convento de Lisieux, Frana, falecida aos 24 anos, vtima de tuberculose, em 1897, diz em um dos manuscritos por ela deixados:
Oh! acima de tudo quisera o martrio, mas eis a outra loucura, porque eu no desejo um s gnero de suplcio, para me satisfazer precisaria sofr-los todos... Como vs, meu Esposo adorado, eu quisera ser flagelada, crucificada... Quisera morrer esfolada como So Bartolomeu; como So Joo, quisera ser mergulhada em leo fervente; ou, como Santo Incio de Antioquia, ser triturada pelos dentes das feras, a fim de tornar-me um po digno de Deus; como Santa Ins e Santa Ceclia, quisera apre-

Conforme nos diz a TREZENA (1995): "Desejo com todo o ardor de minha alma, disse-lhes confidencialmente, tomar o hbito de vossa Ordem. Estou pronto a tudo fazer, com a condio de, depois de me terdes revestido das librs da penitncia, me enviardes ao pas dos sarracenos, para que tambm merea ter parte na coroa de vossos mrtires."
26

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

41

DEPARTAMENTO DE LETRAS sentar meu pescoo ao gldio do carrasco, e como Joana D'Arc sobre uma fogueira ardente,murmurar o nome de Jesus! Se meu pensamento se volta para os tormentos desconhecidos que sero a partilha dos cristos no tempo do anticristo, sinto meu corao estremecer: quisera que estes
tormentos me fossem reservados. (MENINO JESUS, 1986: 38-39)

Este catolicismo do sofrimento e do martrio, adequado ao etos medieval presidido pela violncia, , pelos idelogos da modernidade burguesa, apresentado como anacrnico j que, como vimos, a felicidade acenou como um direito de todos. A crena na prxis, atuao transformadora do homem sobre o mundo, s pode subsistir ao se ter em vista a recompensa de "um mundo melhor" e da felicidade geral da humanidade. Como tal promessa tem se mostrado inexeqvel no decorrer de toda a era moderna, o referido vis doloroso e violento do catolicismo afigura-se indesejvel ao etos da sociedade moderna, pois denuncia seus incontornveis impasses, na falncia de suas promessas. Assim, a Igreja Catlica, no intuito de tentar no perder sua hegemonia, "adaptou-se aos novos tempos", pactuando com a concepo burguesa de cristianismo, eivado de secularizao e calvinismo. O bem, a virtude, o apaziguamento e a moral familiar tornaram-se os novos valores norteadores do catolicismo. Contra tal estado de coisas, tem existido uma corrente de pensamento que, ao conjugar pensadores dos mais variados, apresenta como trao comum a perpetuao do carter sagrado, sobrenatural e trgico da religio, buscado na pr ou anti-modernidade. Leon Bloy (1846-1917), escritor catlico francs que aos dezoito anos trocou um socialismo fantico por um catolicismo inflamado por influncia do escritor decadentista Barbey d'Aurevilly, apresenta em sua obra, apocalptica e proftica, a marca de Deus como um fogo devorador, e postula o abandono a uma Providncia todo-poderosa, contrariando a modernidade, na sua ento face positivista, que preconiza a atuao transformadora do homem sobre o mundo. Fascinado por uma Idade Mdia curvada diante de Deus e fundada sobre uma hierarquia de direito divino, Leon Bloy vitupera contra a Renascena e a Reforma protestante, aprovando o massacre conhecido como a noite de So Bartolomeu quando, no sculo XVI, Maria de Mdicis ordenou a matana de toda a populao protestante reunida em Paris para o casamento de sua filha Margarida de Navarra. Apesar de ter o povo judeu em alta conta, por ser, na sua opinio, como o povo francs, um povo eleito, Leon Bloy aprova a Inquisi42 SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

o, [talvez apenas na sua perseguio aos hereges]. Lamenta a Revoluo Francesa e se insurge contra o positivismo de sua poca. Cultuador do smbolo, Leon Bloy v em cada catstrofe, como as guerras de 1870 ou de 1914, o signo de Deus. A dor, presente no centro de sua obra, ao revelar a ignomnia do homem, representa para Bloy a nica via de acesso a Deus (DEMOUGIN, 1994: 214). Algumas frases selecionadas de vrias obras de Bloy foram traduzidas e apresentadas por Octavio de Faria no suplemento literrio carioca Letras e Artes de 6-4-1947, sob o ttulo "Pensamentos de Leon Bloy". Cumpre aqui citar as mais pertinentes ao presente estudo:
Tudo intil, exceto o sofrimento." - "Quanto mais algum se aproxima de Deus, mais fica s. o infinito da solido." - "Quando a Providncia toma tudo, para se dar Ela prpria." - "Senhor Jesus, orai por quem vos crucifica e crucificai quem vos ama." - "Todo cristo sem herosmo um porco." - "Os braos em cruz - gesto para afastar os burgueses e os demnios." - "Quando um grande homem aparece, perguntai primeiro onde est a sua dor. (BLOY, 6-4-1947: 4)

No j aludido e citado dirio de Octavio de Faria, o sofrimento tambm avulta como necessrio para se chegar no apenas a Deus, mas tambm consecuo da obra literria:
Tomar cuidado com tudo o que h de pessoal (portanto de desagradavelmente confundvel) nessa "busca" de Deus. Aquela observao de Tristo de Athayde, feita em carta, sobre a minha necessidade de ir ao fundo do abismo para encontrar Deus, responder que, se eu me recuso a "cair", que h o outro caminho, o do alto da montanha. Cuidar, entretanto, de toda a "queda interior" que se vem dando dentro de mim, mais por atitude do que por tendncia. No esquecer nunca, porm, que essa "atitude" significa procura voluntria do sofrimento, do grande sofrimento, para produzir a obra de arte - sem o pavor da "mediocridade" que a minha experincia prpria condicionava. (FARIA, 1985: 93)

Continuador do catolicismo paradoxal e trgico, Octavio de Faria demonstra, em seu pensamento e em sua obra, ser a tragdia do homem moderno a de viver equivocado no seio da sociedade burguesa, protagonista do grande pacto fustico, desastroso tambm conforme Marshall Berman:
Hoje, para muita gente, todo o multissecular projeto de modernizao aparece como um equvoco desastroso, um ato de arrogncia e de maldade csmicas. E a figura de Fausto surge agora em novo papel simblico, como o demnio que arrancou a espcie humana de sua unidade

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

43

DEPARTAMENTO DE LETRAS primordial com a natureza e impeliu-os ao longo da estrada da catstrofe (BERMAN, 1986: 81).

Diz, com efeito, Octavio de Faria em seu dirio no dia 24-51934:


O que, em certos dias, odeio no mundo, o obstculo que ele representa para o meu "cristianismo". O mundo como obstculo - o mundo entre eu mesmo e o meu sangue cristo. O mundo que no me deixa viver de acordo com o que h em mim de mais profundo - o meu sangue cristo... (FARIA, 1985: 112).

Perpetuador do catolicismo transgressivo perante o etos do Brasil aburguesado estado-novista, Octavio de Faria lamenta e denuncia, em seus textos, a condio humana reificada num mundo onde o sagrado no mais ritualizado em seu carter originrio. Diz Lcio em um de seus escritos:
...o que mais me interessava no mundo, devo esclarecer aqui, o terror. Gosto dos tempos bblicos porque nele o terror era como um elemento flor da pele, como o ar que se respirava: a qualquer instante Deus poderia fazer sobrevir a catstrofe. No havia sossego, nem anemia, tudo era grande, desproporcionado, viril: a prpria voluptuosidade era extrema, terrvel, e sentia-se que sua sombra a morte espreitava. (CARDOSO, 8-12-1946: 7)

Lcio Cardoso ressente-se da falta de herosmo da moderna sociedade burguesa, construda sobre os "valores baixos" de que falava Octavio de Faria. Entretanto, ao invs de se lamentar pela moderna perda do sagrado, Lcio evoca a conscincia arcaica do devir e a hegemonia da concepo trgica do mundo, conforme a Antiguidade e o catolicismo medieval a concebiam. O seguinte trecho de seu Dirio, datado de 21 de janeiro de 1951, embora um tanto longo, vale a pena ser transcrito integralmente, pela sua surpreendente representatividade das questes em discusso no presente estudo e pelo antagonismo desabrido aos valores caros sociedade moderna, herdeira do Iluminismo e de suas promessas de felicidade e bemaventurana:
Vou com Fregolente Barra da Tijuca, onde durante algum tempo, infeliz e sem repouso, viajo atravs de uma multido feia, triste e sem nenhuma dvida profundamente desgraada. S a desgraa alimenta uma tal sede de divertimento. Alis, sempre este o aspecto de um aglomerado que se rene procura de esquecimento: os limites humanos surgem com avassaladora nitidez e o rebanho festivo adquire um aspecto con-

44

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES frangedor, de coisa abandonada e amaldioada. No precisamente nesses minutos, nesses e no em outros, que ousamos desejar para toda essa gente uma catstrofe comum, uma guerra, uma inundao ou at mesmo um ataque coletivo de insnia ou de crueldade - qualquer coisa enfim que agite essas carnes moles que se estendem ao sol, domesticadas pela preguia, pelo lcool e por uma sensualidade grosseira e sem profundidade? Talvez o amanh pertena a gente dessa espcie - talvez sejam eles os coordenadores do mundo em que comeamos a viver. Mas so to melanclicos e to estritamente confinados sua misria, que possivelmente esto muito longe de perceber o que se passa. O Deus antigo, o Deus do terror e das hecatombes, bem poderia agora esparzir esse sangue bruto ao longo das areias mornas - bem poderia brandir um raio ou soprar uma rajada morna de demncia - qualquer coisa finalmente que fizesse sangrar essas almas cativas, tornando-as acordadas e viris. H uma determinada sonolncia da alma, que s o castigo e o medo conseguem afastar. Os ferros do tempo dos escravos ou as tenazes ardentes da Inquisio, tudo serviria para fazer vir tona das faces uma sombra de sentimento ou de esprito. Mas intil sonhar, eles apenas vivem uma agonia sem sentido, enquanto aconchegam ao sol brando, sem amor e sem piedade, as velhas carnes mal-tratadas. (Intil conter, muito forte o sopro de impiedade que me atravessa. carnes abastadas e domingueiras! Custa a crer que tenha havido um mistrio da Encarnao, e que um Deus autntico tenha descido a este mundo para redimir tal rebotalho... Sim, as revolues, que so exteriores, podem lidar com isto - mas a religio, que far desta vontade assassinada?) (CARDOSO, [1961]: 239-240)

As palavras de Lcio Cardoso revelam-se profticas no que apontam para a cada vez mais crescente vulgarizao hedonista da burguesia capitalista, agora plenamente triunfante neste final de sculo globalizado e neo-liberal. Entretanto, ao conclamarem a consumao escatolgica, perigosamente se aliam ao totalitarismo e ao fascismo - a barbrie, para Lcio, sumamente prefervel civilizao. O que, alis, tambm pode ser dito a respeito de Leon Bloy. Estaramos, entretanto, incorrendo em alguma espcie de desmedida moderna ao proferirmos tais opinies baseadas na bondade e fraternidade iluministas, esquecendo-nos da vinculao dos pensamentos de Lcio Cardoso e Leon Bloy viso arcaica do mundo como regido pelo devir, trgico portanto, portador do sofrimento e da crueldade. A violncia e o mal, assim, constituem-se como verdade para o romancista mineiro. Na mentira que revestiu o sagrado apenas de bondade e apaziguamento bem-aventurado, conjurado no cenrio moderno apenas para distribuir a felicidade entre os homens, a reveSOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004 45

DEPARTAMENTO DE LETRAS

lao se d pelo incontornvel, pela pedra no caminho da ideologia iluminista moderna constituda atravs da razo e da doxa: a inevitabilidade do sofrimento e da catstrofe, do lado sombrio que os continuadores da metafsica platnica e do cartesianismo procuraram do mundo extirpar. Perante as bases solares do mundo moderno, o pensamento de Octavio de Faria e Lcio Cardoso sobre o que consideram ser o verdadeiro cristianismo denuncia a fragilidade de seu edifcio, que no se sustenta quando da irrupo do paradoxo e do desastre, atribudos quase sempre a um "erro de clculo", a uma incompetncia na execuo dos procedimentos regulados pela razo e pela doxa norteadores de suas aes. A infalibilidade atribuda a tais reguladores faz com que seja procurada a culpa pelo malogro ao inimigo portador de alteridade em relao norma vigente - conforme Plato e Descartes, Deus nunca se manifestaria seno atravs do Bem e da Ordem. Segundo os aqui estudados romancistas "catlicos" surgidos literariamente nos anos 30, no s o sofrimento, mas tambm o pecado inclusive, revelam-se como sendo da ordem do cristianismo e de Deus, dando continuidade concepo pr-moderna de mundo, assim como antes deles j o havia feito Nietzsche. Embora o devir compreendesse tambm a felicidade e os aspectos solares, em sua combatividade tais pensadores vem no trgico apenas o infortnio como verdade ltima do homem, o que se conclui pelas palavras de Lcio Cardoso:
Atravs de todas as convulses, o que tentei erguer foi a imagem primitiva do Homem. E ele, como a divindade de Cristo naquele supremo instante de silncio em que Pilatos o designou, sempre foi mais ntido, sempre foi mais puro, sob a marca candente do Ultraje. (Idem, p. 285)

Apresenta-se, assim, como procuramos aqui demonstrar, a verdade, a mentira e a revelao no pensamento catlico de Lcio Cardoso e Octavio de Faria.

46

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AYALA, Walmir. Crnica da casa assassinada a vspera do livro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27-4-1958. p. 1. BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987. p. 113. BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moiss e Ana Maria Ioriatti. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. BLOY, Leon. In: FARIA, Octavio de. Pensamentos de Leon Bloy. Letras e Artes. Rio de Janeiro, 6-4-1947. CARDOSO, Lcio. Crnica: A menina morta. Revista da Semana. Rio de Janeiro, 5-2-1955, p. 41. . Olhos mortos (IV). Letras e Artes. Rio de Janeiro, 8-121946. p. 7. . Crnica da casa assassinada. 2 ed. Rio de Janeiro: Letras e Artes, 1963, p. 46.

. Dirio I. Rio de Janeiro: Elos, [1961]. p. 161.


CARDOSO, Maria Helena. Vida-vida: memria. Rio de Janeiro: Jos Olympio/Braslia, INL, 1973, p. 133. CARELLI, M. Corcel de fogo: vida e obra de Lcio Cardoso (19121968). Trad. Jlio Castaon Guimares. Rio de Janeiro: Guanabara,1988, p. 199. DEMOUGIN, Jacques (dir.). Dictionnaire des Littratures franaise et trangres. Paris: Larousse, 1994, p. 214. ELIADE, Mircea. Mefistofeles y el andrgino. Trad. Fabian GarciaPrieto. Madrid: Guadarrama, 1969. FARIA, Octvio de. O roteiro de uma tragdia. In: . Tragdia burguesa: obra completa. Organizao de Afrnio Coutinho. Rio de Janeiro: Pallas; Braslia: INL, 1985. p. 121.

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

47

DEPARTAMENTO DE LETRAS

JUNG, Carl-Gustav. Aion: estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Trad. Pe. Dom mateus Ramalho Rocha. 3 ed. Petrpolis: Vozes, 1990, p. 52-57. LIMA, Luiz Costa. A perverso do trapezista: o romance em Cornlio Penna. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LINS, Ronaldo Lima. As idias, a alma e a angstia de Pascal: a propsito de um conto de Guimares Rosa. Range Rede. Revista de literatura. Rio de Janeiro, Ano 2, n. 2, inverno de 1996, p. 30-32.

. Nossa amiga feroz: breve histria da felicidade na expresso contempornea. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. LOWITH, Karl. O sentido da histria. Trad. Maria Georgina Segurado. Lisboa: Edies 70, 1991. MENINO JESUS, Santa Teresa do. O esprito de Santa Teresa do Menino Jesus: conforme seus escritos e as testemunhas oculares de sua vida. 2 ed. So Paulo: Paulinas, 1986, p. 38-39. MILLER, Arthur. The crucible. London: Penguin, 1984. ORAES e trezena de Santo Antnio, por um devoto do grande taumaturgo. 13 ed. Petrpolis: Vozes, 1995. PRIER, Mme. A vida de Pascal. Trad. Srgio Milliet. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Col. Os pensadores, XVI). p. 35. TAWNEY, R.H. A religio e o surgimento do capitalismo. Trad. Janete Meiches. So Paulo: Perspectiva, 1971.

48

SOLETRAS, Ano IV, N 08. So Gonalo: UERJ, jul./dez.2004

Potrebbero piacerti anche