Sei sulla pagina 1di 9

O racismo das cotas raciais

Lilian Bastos Ribas de Aguiar Elaborado em 05/2012.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/21863/o-racismo-das-cotasraciais/2#ixzz2NEmFLpPQ

Resumo As raas no existem. O racismo existe, uma construo cultural baseada em infundados princpios de uma suposta inferioridade da populao negra. A partir disso, alguns pases adotaram polticas de proteo aos negros, como uma legislao antidiscriminatria, alm de aes afirmativas para realizar a necessria integrao do negro. Este artigo analisa a adoo de cotas raciais pelas universidades brasileiras, poltica que teve sua constitucionalidade analisada em recente julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. O objetivo mostrar essa poltica como discriminatria e pautada em critrios no objetivos, j que h a impossibilidade de definir quem o negro na miscigenada sociedade brasileira, diferentemente dos Estados Unidos, onde ocorreu o surgimento dessa poltica, lugar em que se adotava o critrio objetivo de possuir um ancestral negro para ser classificado como negro. A partir disso e considerando que o verdadeiro fator de segregao no Brasil a pobreza, j que so os alunos de escolas pblicas os prejudicados pelo desnvel na educao pblica e particular, sugere-se a adoo de cotas sociais como uma alternativa mais abrangente. Nenhuma dessas alternativas, no entanto, solucionaria as desigualdades no acesso ao ensino superior da populao brasileira. necessrio melhorar a qualidade de ensino no Brasil, abrangendo e beneficiando a todos os alunos. Palavras-chaves: Racismo, Cotas Raciais, Cotas Sociais.

Introduo incontestvel que o Brasil tem, constitucionalmente, o objetivo fundamental de construir uma sociedade livre, justa e solidria, assim como promover a reduo das desigualdades, sem preconceito de raa ou qualquer outra forma de discriminao.

Todos so iguais, afirma a Constituio Federativa do Brasil, mas, para que essa igualdade seja efetivada, necessrio tratar os iguais de maneira igual e os diferentes de maneira diferente, na medida de suas desigualdades, para que a justia prevalea. Nesse contexto, admite-se a utilizao de aes afirmativas. Tambm no se nega que a populao negra sofreu por muitos anos e ainda sofre com uma discriminao racial que, muitas vezes, lhes reduz as oportunidades.

A questo a ser analisada neste trabalho se a adoo de cotas raciais seria, de fato, uma boa poltica para concretizar a integrao do negro. Outro aspecto analisado se, no Brasil, essa integrao do negro j no foi, historicamente, realizada, sendo os brasileiros um povo de uma miscigenao intensa e evidente. Recentemente, a discusso sobre a utilizao dessa poltica retomou fora como julgamento de uma ao que objetivava ter decretada a inconstitucionalidade do uso de cotas. O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, pela constitucionalidade da adoo dessa poltica pelas universidades brasileiras. Este artigo no pretende questionar se essa deciso foi acertada, deliberao esta que, inclusive, tem forte base jurdica, fundamentando-se em princpios constitucionais. O que se questiona a poltica de cotas raciais como soluo para as prticas discriminatrias contra negros. Pretende-se mostrar a adoo de cotas sociais como uma poltica de cotas que beneficiaria ainda mais alunos que sofrem com a m qualidade da educao. H, tambm, o objetivo de alertar para a ineficcia dessas polticas na soluo do problema principal: a m qualidade da educao no Brasil e o ensino superior excludente. Como procedimento metodolgico para a realizao deste estudo, a pesquisa bibliogrfica com abordagem qualitativa foi utilizada, alm da pesquisa comparada entre as cotas raciais no contexto em que foram utilizadas nos Estados Unidos e as cotas raciais no contexto brasileiro.

Julgamento do STF sobre a constitucionalidade das cotas raciais A partir da recente deciso do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalizao das cotas raciais no julgamento da ao proposta pelo partido poltico DEM contra o sistema de reserva de vagas da Universidade de Braslia (UnB), as discusses sobre a utilizao dessa prtica, j realizada por algumas universidades do pas, voltaram a receber destaque. Como toda poltica pblica, a ao afirmativa deve cumprir dois requisitos: o da legalidade e o da moralidade. Por legalidade devemos entender a qualidade de se harmonizar a ao afirmativa com o sistema legal do pas onde implantada, mormente com a norma constitucional. A despeito de certos sentidos derrogatrios do termo, por moralidade aqui se entende a justificao de uma ao com relao aos valores principais da sociedade onde ela acontece. Uma iniciativa moral se est em consonncia com, ou seja, pode ser justificada em relao aos valores centrais de uma comunidade poltica. (ZONINSEIN; FERES JNIOR, 2008, p. 9) A Constituio Federal de 1988 assegura a igualdade entre todos os indivduos sem qualquer distino. Trata-se do princpio da isonomia. Depreende-se desse princpio a compreenso de que todos so iguais (igualdade formal), mas caso essa igualdade no esteja concretizada, cabe ao Ente Estatal desenvolver os mecanismos necessrios para que o tratamento sem distines seja observado (isonomia material). A isonomia material visa a fornecer um tratamento igual para os iguais e um tratamento diferenciado para os diferentes, na medida das suas desigualdades. O Supremo Tribunal Federal decidiu a favor da constitucionalidade da adoo de sistemas de cotas raciais, juridicamente fundamentado por esse princpio. De acordo com ele, as cotas raciais podem ser vistas como umas formas de

discriminao positiva, uma iniciativa moral que almeja beneficiar uma parcela da populao que , historicamente, desfavorecida.

Ensino superior excludente Atualmente, constata-se, no mercado de trabalho, uma crescente valorizao da qualificao educacional dos candidatos. A educao superior vista como um determinante do acesso a maiores nveis de renda, alm de ser uma maior proteo contra o desemprego. H, no entanto, muitas dificuldades para que um estudante ingresse no ensino superior pblico, que, alm de ser gratuito para o aluno, ainda mais valorizado pelos empregadores que o ensino obtido nas faculdades particulares. Inicialmente, comum a todos os candidatos, h o problema das poucas vagas ofertadas pelas universidades pblicas. Segundo Oliveira (2009), observa-se uma diferena numrica preocupante entre o nmero de vagas oferecidas pelas universidades pblicas brasileiras e as disponibilizadas por nossos vizinhos, Argentina, Uruguai e Chile. , portanto, bastante desproporcional necessidade da populao brasileira. Isso ocorre embora nosso investimento por aluno em instituies pblicas seja maior que nesses pases. Torna-se indispensvel repensar a alocao de recursos financeiros no ensino superior para abranger mais alunos. Para que os atuais gastos com a educao, que j so muitos, no sejam majorados, devem, ao menos, ser repensados na sua eficincia. Alm disso, h uma dificuldade ainda maior para os alunos egressos de escolas pblicas: a concorrncia com alunos de escolas particulares. Para confirmar que a educao brasileira continua excludente, aqui est outra prova evidente: a dicotomia entre curso noturno e curso diurno. Os cursos das instituies (universidades) pblicas so predominantemente diurnos com quase 2/3 do total; ou seja, para aqueles que podem estudar sem trabalhar, vm dos melhores colgios particulares e pagaram por uma boa educao bsica para concorrer na proporo de oito candidatos por vaga. Diferentemente, os alunos das instituies superiores privadas, vm das classes populares, de poder aquisitivo mais baixo, em que 68% (mais de 2/3) frequentam cursos noite, ou seja, trabalham durante o dia por questo de sobrevivncia. Comparativamente, constata-se grande diferena entre a qualidade de um curso diurno e outro curso noturno. (OLIVEIRA, 2009, p. 55) Estes gozam de maior renda familiar, portanto possuem uma educao de mais qualidade e podem dedicar-se integralmente aos estudos. Deve ser considerada, tambm, a dificuldade de um aluno de baixa renda familiar manter-se na universidade, sem recurso financeiro para arcar com gastos como transporte e alimentao, constituindo, muitas vezes, motivo de evaso escolar ou de baixo desempenho.

Aes afirmativas Quando alguma pessoa sofre uma atitude negativa por parte de outra pessoa que discrimine o grupo racial ao qual aquela pertence trata-se de preconceito racial. Essa discriminao pode ser verbal ou por meio de atitudes que neguem algum direito ou que prejudiquem algum de alguma forma.

Os negros sofreram por muito tempo uma verdadeira segregao racial ao redor do mundo baseada numa infundada pressuposio de que a raa negra seria inferior branca. Infelizmente, mesmo aps o fim da escravido, ainda frequente a discriminao racial, perpetuando uma srie de prejuzos aos afrodescendentes. A adoo do sistema de cotas raciais nas faculdades baseou-se na iniciativa dos Estados Unidos de gerar aes polticas de ao afirmativa, que visam a integrar o negro sociedade de dominao branca atravs da criao de polticas que favoream a igualdade de oportunidades entre brancos e negros. [1] So exemplos de aes afirmativas adotadas nos Estados Unidos: a contratao pelo governo estadunidense de empresas que adotassem polticas de ao afirmativa, a proibio de critrios de admisso desnecessrios que pudessem causar discriminao, o auxlio financeiro governamental a empresas controladas por minorias e a adoo de cotasreservando percentuais mnimos para a contratao de minorias por algumas empresas e pelas universidades.[2] Esse sistema busca reduzir a discriminao contra os negros, que remonta aos tempos de escravido e que, infelizmente, permanece at os dias atuais. A adoo de cotas raciais por universidades brasileiras exemplo de ao afirmativa implantada no Brasil visando a aumentar as oportunidades para a populao negra. necessrio, no entanto, compreender os diferentes contextos da aplicao dessa poltica. Nos Estados Unidos, houve anos de legislao discriminatria, chamada de Jim Crow. Em 1896, no caso Plessy vs. Ferguson consolidou-se a segregao racial mediante o triunfo da doutrina dos iguais, porm separados (separated but equal), que prev o modelo de apartheid, no qual se deve garantir igualdade de tratamento, porm em estabelecimentos e locais diferentes. A clusula jamais se implementou faticamente, dadas as notrias condies inferiores impostas aos negros, em restaurantes, hotis, escolas, banheiros pblicos. (GODOY, 2004, p 75) Os negros no podiam entrar nos mesmos estabelecimentos que os brancos, mas aqueles que eram destinados aos negros eram de qualidade inferior, inclusive as escolas pblicas destinadas a eles, com ensino deficiente e professores com remuneraes menores. Diferentemente dos Estados Unidos, os negros, se considerados como a juno de pretos e pardos, no so minoria, mas sim a maioria da populao. E, no Brasil, as linhas de separao entre negros e brancos no so ntidas. Nos Estados Unidos, bastava que a pessoa tivesse um ancestral negro para que fosse considerada negra. Aqui, no h critrios objetivos que possa estabelecer quem comporia os integrantes das cotas raciais.

Inexistncia de raas Atualmente, a partir da primeira dcada do sculo XXI, amplamente aceita a ideia da inexistncia de raas do ponto de vista biolgico. H uma variao genmica muito pequena entre as supostas raas, no tendo uma segregao entre raas, portanto, fundamento gentico ou biolgico.[3] H, ainda, a miscigenao constante e intensa, que aumenta a diferenciao dos grupos biolgicos que pudessem compor essas raas.

O que existe essa classificao no contexto social, devendo esse pensamento ser combatido. A inexistncia de raas deve ser absorvida pela sociedade, combatendo qualquer atitude discriminatria infundada. O que se deve estimular a desracializao da sociedade, compreendendo a individualidade de cada ser humano, no aceitando qualquer diviso ou classificao em raa, sendo a nica existente a raa humana.

Combater o preconceito com o preconceito Com a adoo das cotas sociais pelas universidades, percebe-se que h uma institucionalizao do racismo, pois, por no haver nenhuma diferena fsica ou intelectual entre os negros e o resto da populao brasileira que justifique um tratamento diferenciado, o que deve ser combatido o preconceito. A questo da dificuldade de ingresso de alunos negros nas universidades pblicas trata-se, apenas, do descumprimento do governo de seu dever para com todos os brasileiros, que fornecer um ensino de qualidade que garanta, indistintamente a toda populao, a qualificao necessria para ingressar nas universidades pblicas. Um outro caso de discriminao histrica o caso das prprias mulheres, que, ao libertarem-se do domnio do poder marital atravs de movimentos feministas, tambm sofreram grandes dificuldades para ingressar no mercado de trabalho e em universidades tradicionalmente masculinas, como a faculdade de direito e a de medicina. Com a proibio de discriminao no ensino, as mulheres comearam a garantir seu espao. Hoje, ocupam muitas das vagas dessas universidades e possuem predomnio numrico nas matrculas no ensino superior.[4] Com relao tentativa antidiscriminatria da poltica de cotas raciais, esse sistema atender apenas uma parcela da numerosa populao brasileira negra e parda. A tentativa de combater o racismo na populao , portanto, pobre e falha. No trar efeitos antidiscriminatrios contra a populao negra, apenas beneficiar alguns de seus integrantes, que podero, inclusive, sofrer ainda maior discriminao nas faculdades por ingressarem nas mesmas em virtude das vagas destinadas cota racial. Para que haja um combate segregao racial, seria necessrio combater distines entre negros e brancos, criando as mesmas oportunidades para todos e no forar uma incluso maior da populao negra no ensino superior justamente baseada na diferenciao racial. Admita-se a hiptese de um rapaz branco pobre que pretenda ingressar em alguma faculdade pblica, da mesma forma que um colega negro que se encontre na mesma situao. O rapaz branco, na hiptese admitida, seria mais estudioso, com um rendimento melhor que o seu colega negro, mas o primeiro no conseguiria uma vaga para a faculdade, j este ltimo conseguiria ingressar na faculdade devido adoo do sistema de cotas raciais, que utiliza uma nota de corte menor que a usada pelas vagas destinadas aos candidatos que no concorrem s vagas reservadas s cotas. Essa situao descrita poderia causar uma animosidade entre esses garotos, criando um efeito contrrio tentativa de antidiscriminao pretendida pela poltica adotada. O garoto branco, que sofre com a mesma carncia e com as mesmas condies precrias de ensino, seria ainda

mais desfavorecido pela maior limitao do nmero de vagas, j que algumas seriam destinadas apenas para candidatos negros. A discriminao contra qualquer etnia deve ser combatida. Aps o fim da escravido, iniciou-se a elaborao de legislao contra o preconceito racial com a promulgao da chamada Lei Afonso Arinos, em julho de 1951, ameaando com punio a prtica do preconceito.[5] A Constituio da Repblica de 1988, no caput do artigo 5, proclama que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, alm de trazer no inciso XLII do mesmo artigo que a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel. Em 1989 foi criada a Lei 7.716, combatendo os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor. Deve ocorrer tambm a fiscalizao do cumprimento dessas iniciativas do Legislativo para que atitudes discriminatrias sejam punidas, concedendo a todos os grupos raciais as mesmas oportunidades indistintamente.

Critrios de seleo Quais seriam os critrios para determinar quem poder ser beneficiado com as cotas raciais? Em algumas universidades, necessrio que o candidato se autodeclare negro ou pardo e, por meio de uma foto do candidato anexada a seus documentos de inscrio, uma banca de avaliadores da universidade ratifica ou retifica a declarao do aluno, habilitando-o ou desclassificando-o para a candidatura s vagas destinadas cota racial. Segundo Rocco (2010), at mesmo mdicos, ao avaliarem um paciente para determinar a quais doenas este mais suscetvel (algumas doenas so mais suscetveis a determinados grupos raciais), possuem muita dificuldade para relatar a cor da pele do paciente. Por o Brasil ser um pas de uma miscigenao to intensa, a identificao da cor e, principalmente, da raa de uma pessoa bastante difcil, assim como seria impreciso definir qual candidato poderia concorrer s cotas raciais. A autodeclarao do prprio candidato pode ser tendenciosa, j que haver uma vantagem competitiva para o mesmo caso ele possa concorrer s vagas reservadas. A avaliao da banca, tambm pode ser uma fonte sem muita credibilidade para determinar a raa, a identidade e o futuro de um jovem com base na anlise de seus aspectos fsicos, mesmo se adotando tambm critrios objetivos como filhos de negros ou de um dos pais negro e o outro branco. notrio o caso de dois irmos gmeos univitelneos, ou seja, gmeos idnticos, provenientes do mesmo vulo, de pai negro e de me branca, que, aps a avaliao da banca da Universidade de Braslia (UnB), tiveram destinos diferentes: um dos irmos foi aceito para concorrer s vagas dos cotistas, o outro, no. A m qualidade de ensino no racista Segundo Pinto (2001), um aspecto que diferencia as famlias pobres de outras a questo da escolaridade, exemplificada pelos ndices apresentados nas diversas pesquisas do IBGE, que apontam sempre menores taxas de escolaridade entre a populao mais pobre. Depreende-se dessas informaes que o os estudantes pobres em geral possuem mais dificuldade para obter um bom nvel educacional. Portanto, o que deve ser

estimulado o progresso de todos os brasileiros, sendo o fundamento constitucional da igualdade incentivado. Testes internacionais e do prprio MEC mostram a deficincia crnica e generalizada da educao fundamental brasileira. (Oliveira, 2009). Se h muitos brasileiros brancos pobres, por que apenas os negros sero beneficiados com essa poltica?

Cotas Sociais: Ampliao do benefcio Em decorrncia, pode-se pensar que polticas de cunho universalista que reduzam a pobreza contribuem para diminuir a desigualdade racial, e na recproca, polticas que favoream a igualdade racial diminuem a desiguald ade social. (PEIXOTO, ARANHA, 2008 p. 156) O sistema de cotas raciais uma ao que visa a favorecer a igualdade racial pelo aumento de oportunidades a negros, que, por serem historicamente desfavorecidos, hoje compem uma parcela considervel da populao pobre. Deve ser considerado, no entanto, que h tambm muitos brancos em situao de pobreza. Analisando-se, entretanto, o objetivo central dessa poltica, que melhorar as condies scio-econmicas de uma populao pobre, desfavorecida, atravs da facilitao do ingresso de seus integrantes ao ensino superior, v-se que h um outro sistema que poderia beneficiar no apenas a populao carente negra, mas tambm de qualquer outra raa. necessrio observar, tambm que um sistema de cotas raciais, se baseado unicamente na raa do candidato, pode favorecer quem no precisaria de auxlio para ingressar nas faculdades, como estudantes negros de famlia rica, com amplo acesso a um ensino de qualidade e, portanto, com maior poder competitivo. Pelos problemas j conhecidos do ensino nas escolas pblicas, qualquer aluno que as tenha cursado, de qualquer raa, possui grande dificuldade de ingressar nas universidades pblicas. O sistema de cotas sociais visa a diminuir a desigualdade social estabelecendo uma reserva de vagas nas universidades pblicas adotando critrios como renda familiar e ser alunos egressos de escolas pblicas. Alm disso, pelas cotas sociais o mrito do aluno seria mais valorizado, pois, ainda que houvesse um facilitador para o ingresso de candidatos economicamente desfavorecidos, eles ainda competiriam com todos os que estivessem na mesma situao, independentemente da raa, sobressaindo-se os mais qualificados, com melhor rendimento acadmico. A adoo de cotas sociais, embora mais abrangente, no soluciona o problema da boa educao para poucos. Na verdade, assim como as cotas raciais, contribui para que alunos menos preparados ingressem nas universidades pblicas, j que facilitam para os alunos habilitados a concorrer a essas vagas o ingresso nas universidades com a adoo de uma nota de corte mais baixa do que a utilizada nas vagas para os demais candidatos, podendo resultar em prejuzo qualidade de profissionais que se formaro nessas faculdades. Trata-se de uma poltica que, se adotada, deve ser vista como temporria, para beneficiar os alunos de famlias pobres, facilitando seu ingresso nas universidades pblicas e melhorando o nvel educacional e, consequentemente, a condio scio-econmica de uma parcela bastante desfavorecida da populao. No pode,

no entanto, ser vista como soluo, sob pena de contentamento da populao com um mnimo do que ela tem direito. A educao de qualidade deve ser para todos, no apenas para os favorecidos por cotas, deixando os que no conseguiram esse benefcio sem educao de qualidade. No pode ser aceito que estudantes de escolas pblicas possuam um nvel educacional to inferior ao dos que frequentam escolas particulares. A atuao governamental para impedir essa situao deve ser eficaz, tendo a populao o dever de cobrar isso de seus governantes. necessrio sanar o problema do despreparo desses estudantes na sua fonte: ensino pblico nos nveis mdio e fundamental. Com a melhora da qualidade de ensino desses jovens, no seria necessria a adoo de nenhuma modalidade de cota, j que eles estariam aptos a concorrer com os alunos oriundos de escolas particulares, pois teriam, tambm, um nvel educacional de qualidade.

Consideraes Finais O preconceito racial ainda uma infeliz realidade que precisa ser combatida. Para que haja uma verdadeira igualdade entre pessoas de todas as raas, necessrio combater o preconceito e adotar aes que possibilitem que todos tenham acesso s mesmas oportunidades, sem sofrer discriminao racial ou qualquer outra. Enquanto a mentalidade dos brasileiros ainda segregar brancos e negros, a adoo de aes afirmativas para que haja igualdade de oportunidades ainda sero alternativas a serem consideradas. A deciso dos gestores sobre a adoo ou no das cotas raciais pelas universidades, agora com sua constitucionalidade amparada pelo recente julgamento do Supremo Tribunal Federal, deve considerar, no entanto, que segregar para beneficiar estimular essa diviso entre raas. Diviso, inclusive, bastante imprecisa, j que a miscigenao no Brasil to intensa que dificulta a definio de quem estaria habilitado a concorrer a essas vagas. O melhor caminho ainda combater qualquer pensamento discriminatrio e incentivar o progresso de todos, independente da raa ou de qualquer outro critrio. A adoo de cotas sociais, embora seja uma opo mais abrangente que as cotas raciais, deve ser vista apenas como uma alternativa de poltica temporria. O que realmente necessrio que o governo cumpra com a sua responsabilidade de oferecer uma educao de qualidade para todos os brasileiros. A populao tem papel importante na cobrana da concretizao desse seu direito. Talvez seja hora de mudar o foco da discusso sobre cotas raciais para o verdadeiro e ainda negligenciado problema dessa questo: a m qualidade do ensino nas escolas pblicas e a utilizao ineficiente dos recursos financeiros destinados ao ensino superior.

Bibliografia __. Avaliaes de Polticas Nacionais de Educao: Estado de Santa Catarina, Brasil. Santa Catarina: OECD Publishing, 2010. AZEVEDO, Celia Maria Marinho de. Anti-racismo e seus paradoxos: reflexes sobre cota racial, raa e racismo. So Paulo: Anablume, 2004.

BARROS, Joo de Deus Vieira. Imaginrio da brasilidade em Gilberto Freyre. 2 ed. So Luis: EDUFMA, 2009. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, 2001. FRY, Peter; MAGGIE, Yvonne; MAIO, Marcos Chor; MONTEIRO, Simone; SANTOS, Ricardo Ventura. Divises perigosas: polticas raciais no Brasil contemporneo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007 GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito nos Estados Unidos. So Paulo: Manole, 2004. IBGE. Censo demogrfico 2000: nupcialidade e fecundidade: resultados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2000, p. 43. OLIVEIRA, Ftima Bayma de. Desafios da educao: contribuies estratgicas para o ensino superior. Rio de Janeiro: E-papers: Fundao Getlio Vargas, 2009. PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda, ARANHA, Antnia Vitria. Universidade pblica e incluso social: experincia e imaginao. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. PINTO, Sergio Mauricio Costa da Silva. Famlia de negros: entre a pobreza e a herana cultural. Rio de Janeiro: E-papers, 2009. ROCCO, Jos Rodolfo. Semiologia Mdica. So Paulo: Elsevier Editora Ltda, 2010. SILVA, Jorge da. Trabalhando com a diversidade no Planfor: raa/cor, gnero e pessoas portadoras de necessidades especiais. So Paulo: Editora UNESP, 2001. ZONINSEIN, Jonas, FERES JNIOR, Joo. Ao afirmativa no ensino superior brasileiro. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2008.

Notas
[1]

AZEVEDO, Celia Maria Marinho de. Anti-racismo e seus paradoxos: reflexes sobre cota racial, raa e racismo. So Paulo: Anablume, 2004. [2] SILVA, Jorge da. Trabalhando com a diversidade no Planfor: raa/cor, gneros e pessoas portadoras de necessidades especiais. So Paulo: Editora UNESP, 2001. [3] FRY, Peter; MAGGIE, Yvonne; MAIO, Marcos Chor; MONTEIRO, Simone; SANTOS, Ricardo Ventura. Divises perigosas: polticas raciais no Brasil contemporneo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. [4] OLIVEIRA, Ftima Bayma de. Desafios da educao: contribuies estratgicas para o ensino superior. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2009. [5] SILVA, Jorge da. Trabalhando com a diversidade no Planfor: raa/cor, gnero e pessoas portadoras de necessidades especiais. So Paulo: Editora UNESP, 2001.

Potrebbero piacerti anche