Sei sulla pagina 1di 16

34567

1. DE JANEIRO DE 2014

A MORTE O FIM DE TUDO?

Vol. 135, No. 1

Semimonthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

Tiragem de cada nmero: 45.944.000 EM 212 IDIOMAS

JANUARY 1, 2014

ESTA REVISTA, A Sentinela, honra a Jeova Deus, o Governante do Universo. Consola as pessoas com as boas novas de que o Reino celestial de Deus em breve acabara com toda a maldade e transformara a Terra num paraso. Incentiva a fe em Jesus Cristo, que morreu para que pudessemos ter vida eterna e que ja esta governando como Rei do Reino de Deus. Esta revista, publicada sem interrupc ao desde 1879, ` nao e poltica. Adere a Bblia como autoridade.

MATRIA DE CAPA

A morte o fim de tudo?

PGINAS3-7

A dor causada pela morte 3 A luta da humanidade para vencer a morte 4 A morte no o fim de tudo 6

TAMBM NESTE NMERO


Uma Conversa sobre a Bblia Por que Deus permite o sofrimento? 8 Voc Sabia? 11

Gostaria de receber mais informac ou oes ter um curso bblico gratuito em sua casa?
Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.
BRASIL: Testemunhas de Jeova Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901 PORTUGAL: Testemunhas de Jeova Apartado 91 P-2766-955 Estoril Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/pt/contato.

A Bblia Muda a Vida das Pessoas 12 Ressurreio a vitria sobre a morte 14 Perguntas Bblicas Respondidas 16

(s

LEIA MAIS ON-LINE | www.jw.org


OUTRAS PERGUNTAS BBLICAS RESPONDIDAS Qual a vontade de Deus para a minha vida?

Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traduc ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. A Sentinela e publicada quinzenalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 514. 5 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

(Acesse ENSINOS BBLICOS > PERGUNTAS BBLICAS RESPONDIDAS)

34567

1 . DE JANE IRO DE 201 4

BAIXE ESTA REVISTA EM VRIOS FORMATOS ON-LINE

A MORTE E O FIM DE TUDO?

MATRIA DE CAPA

A dor causada pela morte


A morte um assunto desagradvel. Muitas pessoas preferem nem falar sobre ela. Mas, cedo ou tarde, teremos de lidar com essa realidade. E a dor que a morte causa muito profunda. No h como se preparar para a perda dos pais, do cnjuge ou de um filho. A morte pode ser inesperada ou pode ocorrer depois de um longo e agonizante sofrimento. Seja como for, todos sofremos quando perdemos algum, e a sensa o de que a morte o fim de tudo pode ser devastadora. Antnio, que perdeu seu pai num acidente de carro, diz: como se algum bloqueasse todas as entradas da sua casa e jogasse sua chave fora. Voc nunca mais poder entrar. O que res ta so apenas as suas lembranas. Essa sua nova realidade. Ela muito injusta, e voc se nega a aceit-la, mas no h o que fazer. Dorothy sofreu uma perda parecida. Aos 47 anos, ela ficou viva e quis saber o que realmente acontece aps a morte. Como professora de uma escola dominical, ela nunca acreditou que a morte fosse o fim de tudo, mas no sabia exatamente qual era a verdade. Ento, ela perguntou a seu ministro anglicano: O que acontece quando morremos? Ele respondeu: Ningum sabe ao certo. Temos de esperar para ver. Ser que s nos resta esperar para ver? Exis te alguma maneira de saber se a morte realmente o fim de tudo?

Mural egpcio: Erich Lessing/Art Resource, NY

O FARA CUFU

O IMPERADOR QIN SHI HUANG

A luta da humanidade para vencer a morte


A morte um inimigo terrvel. Lutamos contra ela com todas as nossas foras. difcil aceitar a morte de algum que amamos. Ou, quando jovens, achamos que ela nunca vai nos atingir uma iluso que mantemos at nos acontecer alguma coisa. Poucos sonharam tanto com a imortalidade quanto os antigos faras. Eles usaram boa parte de sua vida, e a de milhares de servos, na tentativa de vencer a morte. As pirmides do evidncia de seu empenho e de seu fracasso. Os imperadores chineses tambm sonhavam com a imortalidade, embora tentassem outro mtodo: o lendrio elixir da vida. O Imperador Qin Shi Huang ordenou a seus alquimistas que encontrassem uma poo mgica capaz de impedir a morte. Mas muitas dessas poes continham mercrio, o que provavelmente causou a morte do imperador. No sculo 16 EC, o explorador espanhol Juan Ponce de Len navegou pelo Caribe suposta` mente procura da fonte da juventude. Durante essa expedio, ele descobriu a Flrida, nos Estados Unidos, mas morreu poucos anos depois num confronto com americanos nativos. E a fonte da juventude nunca foi encontrada. Os faras, imperadores e exploradores tentaram vencer a morte. E, mesmo no concordando com seus mtodos, quem poderia menosprezar seu objetivo? No fundo, o que todos ns quere mos continuar vivendo.
A MORTE PODE SER VENCIDA?

Por que lutamos tanto contra a morte? A Bblia explica o motivo. A respeito de nosso Criador, Jeov Deus, ela diz: Tudo ele fez bonito no seu tempo. Ps at mesmo tempo indefinido no co 1 Segundo a Bblia, Jeov o nome de Deus.

A SENTINELA

O EXPLORADOR PONCE DE LEN

A vitria sobre a morte


rao [da humanidade]. (Eclesiastes 3:11) Ns queremos desfrutar da beleza da Terra para sempre, no por apenas 70 ou 80 anos. (Salmo 90:10) isso o que nosso corao anseia. Por que Deus colocou tempo indefinido em nosso corao? S para nos deixar frustrados? Ele jamais faria isso. Na verdade, Deus nos promete que a morte ser derrotada. A Bblia fala repetidas vezes sobre o fim da morte e sobre a promessa de Deus de nos dar vida eterna. Veja o quadro A vitria sobre a morte. O prprio Jesus Cristo disse: Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o nico Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo. (Joo 17:3) Ento, possvel vencer a luta contra a morte. Mas, de acordo com as palavras de Jesus, somente Deus pode vencer essa luta por ns.
Ele realmente tragar a morte para sempre, e o Soberano Senhor Jeov certamente enxugar as lgrimas de todas as faces. Isaas 25:8. Esta a vontade de meu Pai, que todo aquele que observa o Filho e exerce f nele tenha vida eterna. Joo 6:40. Como ltimo inimigo, a morte h de ser reduzida a nada. 1 Corntios 15:26. [Temos a] esperana de vida eterna que Deus, que no pode mentir, prometeu antes dos tempos de longa durao. Tito 1:2. Enxugar dos seus olhos toda lgrima, e no haver mais morte. Revelao
(Apocalipse) 21:4.

1. DE JANEIRO DE 2014

A morte no o fim de tudo


A uns trs quilmetros de Jerusalm, havia uma aldeia chamada Betnia. (Joo 11:18) Algumas semanas antes da morte de Jesus, aconteceu uma tragdia nesse lugar: Lzaro, um dos melhores amigos de Jesus, ficou muito doente e morreu. Ao saber disso, Jesus disse a seus discpulos que Lzaro estava dormindo e que pretendia acord-lo. (Joo 11:11) Mas os discpulos no entenderam o que Jesus queria dizer. Por isso, ele disse claramente: Lzaro morreu. Joo 11:14. Jesus chegou a Betnia quatro dias depois do enterro de Lzaro. Ele procurou consolar Marta, uma das irms do falecido. Ela disse: Se tivesses estado aqui, meu irmo no teria morrido. (Joo 11:17, 21) Jesus respondeu: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem exercer f em mim, ainda que morra, viver outra vez. Joo 11:25. Para mostrar que estava falando a verdade, Jesus se aproximou da sepultura e exclamou: Lzaro, vem para fora! (Joo 11:43) E o homem saiu, para a grande surpresa de todos. Algum tempo antes, Jesus tinha ressuscitado pelo menos duas pessoas. Em uma ocasio, ele ressuscitou uma menina, a filha de Jairo. Antes de fazer isso, Jesus tambm disse que ela estava dormindo. Lucas 8:52. Observe que, tanto no caso de Lzaro como da filha de Jairo, Jesus comparou a morte ao sono. Essa comparao muito apropriada. Por qu? Porque o sono um estado inconsciente, o que d a ideia de descanso da dor e do sofrimento. (Ecle siastes 9:5; veja o quadro A morte como um sono profundo.) Os primeiros discpulos de Jesus entendiam bem a verdadeira condio dos mortos. A Enciclopdia de Religio e tica (em in-

A morte como um sono profundo


Faze deveras meus olhos brilhar, para que eu no adormea na morte. Salmo 13:3. Lzaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para l para o despertar do sono. Os discpulos disseram-lhe, portanto: Senhor, se ele foi descansar, ficar bom. Jesus falara, porm, da morte dele.
Joo 11:11-13.

Lzaro, vem para fora!

` Davi, por um lado, serviu vontade expressa de Deus na sua prpria gerao e adormeceu na morte. Atos 13:36. Cristo tem sido levantado dentre os mortos, as primcias dos que adormeceram na morte. 1 Corntios 15:20. No queremos que sejais ignorantes no que se refere aos que esto dormindo na morte, para que no estejais pesarosos como os demais que no tm esperana.
1 Tessalonicenses 4:13.

Os mortos sero ressuscitados


gls) diz: Para os seguidores de Jesus, a morte era um sono, e a sepultura um lugar de descanso . . . para os que tivessem morrido fiis. consolador saber que os mortos esto dormindo na sepultura e no sofrendo. Assim, a morte deixa de ser um mistrio, e no precisamos mais ter medo dela.
OS MORTOS PODEM VOLTAR A VIVER? Todos gostam de uma boa noite de sono, mas quem gostaria de dormir para sempre? Ser que existe uma esperana de que os que esto dor` mindo na sepultura retornaro vida, assim como aconteceu com Lzaro e a filha de Jairo? O patriarca J fez essa mesma pergunta quando achou que estava perto da morte. Ele perguntou: Quando um homem morre, acaso tornar a viver? J 14:14, Nova Verso Internacional. J respondeu sua prpria pergunta, dizendo ao Deus Todo-Poderoso: Chamars, e eu te responderei; ters anelo pela criatura que as tuas mos fizeram. (J 14:15, NVI) O fiel J tinha certeza de que Jeov anelava, ou ansiava, o dia em que o ressuscitaria. Ser que a esperana de J era apenas um sonho? De modo algum. As ressurreies que Jesus realizou so uma prova clara de que Deus deu a ele poder sobre a morte. De fato, a Bblia diz que Jesus agora possui as chaves da morte. (Revelao [Apocalipse] 1:18) Portanto, Jesus livrar os mortos da sepultura, assim como fez ao ressuscitar Lzaro. A Bblia fala muitas vezes sobre a promessa da ressurreio. Um anjo garantiu ao profeta Daniel: Descansars, porm, no fim dos dias erguer-te s para receber a tua sorte. (Daniel 12:13) Jesus disse aos saduceus, lderes judaicos que rejeitavam a esperana da ressurreio: Estais equivocados, porque no conheceis nem as Escrituras,
A palavra portuguesa para cemitrio vem de uma palavra grega que significa lugar para dormir.

Os teus mortos vivero; seus corpos ressuscitaro. . . . Acordem e cantem de


alegria. Isaas 26:19, NVI.

Muitos dos adormecidos no p acordaro.


Daniel 12:2.

Vem a hora em que todos os que esto nos tmulos memoriais ouviro a sua voz e sairo. Joo 5:28, 29.

nem o poder de Deus. (Mateus 22:23, 29) O apstolo Paulo disse: Eu tenho esperana para com Deus . . . de que h de haver uma ressurreio tanto de justos como de injustos. Atos 24:15.
QUANDO OS MORTOS SERO RESSUSCITADOS? Quando ocorrer a ressurreio dos justos e dos injustos? O anjo garantiu ao justo Daniel que ele seria ressuscitado no fim dos dias. Marta tambm acreditava que seu irmo, Lzaro, se le vantaria na ressurreio, no ltimo dia. Joo 11:24. A Bblia relaciona esse ltimo dia com o governo do Reino de Cristo. Paulo escreveu: Pois ele [Cristo] tem de reinar at que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus ps. Como ltimo inimigo, a morte h de ser reduzida a nada. (1 Corntios 15:25, 26) Esse um forte motivo para orarmos pedindo que o Reino de Deus venha e que a vontade de Deus seja feita na Terra. Conforme J bem sabia, a vontade de Deus que os mortos voltem a viver. Quando esse dia chegar, a morte finalmente deixar de existir. E nunca mais algum perguntar: A morte o fim de tudo?
1 Para saber mais sobre o Reino de Deus, veja o captulo 8 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeov. Tambm disponvel em www.jw.org.

1. DE JANEIRO DE 2014

UMA CONVERSA SOBRE A BBLIA

Por que Deus permite o sofrimento?


Leia a seguir uma tpica conversa que uma Testemunha de Jeov pode ter com um morador. Michele, uma Testemunha ` de Jeov, volta casa de uma mulher chamada Sofia uma semana aps sua primeira conversa.
DEUS SE IMPORTA COM NOSSO SOFRIMENTO?

Michele: Oi, Sofia! Sofia: Oi, Michele! Michele: Que bom que encontrei voc em casa. Na ltima vez que estive aqui, conversamos sobre se Deus se importa com nosso sofrimento. Voc disse que h muito tempo tem dvidas sobre isso, principalmente depois que sua me sofreu um acidente de carro. A propsito, como ela est? Sofia: Ela tem altos e baixos, mas hoje ela est bem. Michele: Fico feliz em saber que ela est bem. No deve ser nada fcil enfrentar essa situao. Sofia: Nem me fale. Fico me perguntando at quando ela vai sofrer. Michele: normal se sentir assim. Eu lembro que, na nossa ltima conversa, fiquei de voltar para responder na Bblia por que Deus permite o sofrimento mesmo tendo poder para acabar com ele. Sofia: Sim, eu me lembro. Michele: Mas antes, vamos recordar alguns pontos que a gente conversou da ltima vez. Sofia: Tudo bem. Michele: Primeiro, vimos na Bblia que at
Veja Uma Conversa sobre a Bblia Deus se importa com nosso sofrimento?, na edio de 1. de julho de 2013 desta revista. Tambm disponvel em www.jw.org.

mesmo um homem fiel se perguntou por que Deus permite o sofrimento. Ainda assim Deus nunca o repreendeu por perguntar isso nem disse que ele precisava ter mais f. Sofia: , isso foi novidade para mim. Michele: Tambm vimos que Jeov Deus odeia ver a gente sofrer. Por exemplo, a Bblia diz que, quando seu povo passou por dificuldades, isso foi aflitivo para ele. No consolador saber que Deus se importa com nosso sofrimento? Sofia: sim. ` Michele: Da, chegamos concluso que, por causa de seu imenso poder, nosso Criador com certeza poderia intervir e acabar com o sofrimento a qualquer momento. Sofia: isso que eu no entendo. Por que Deus deixa que coisas ruins aconteam, se ele tem poder para impedir isso?
QUEM ESTAVA FALANDO A VERDADE?

Michele: Podemos comear a entender o motivo por ver o que diz o primeiro livro da Bblia, Gnesis. Voc conhece a histria de Ado e Eva e o fruto proibido? Sofia: Conheo. Eu aprendi essa histria na escola dominical. Deus disse para eles no comerem de uma fruta, mas eles comeram mesmo assim.
1 Veja Isaas 63:9.

A SENTINELA

Michele: Isso mesmo. Agora vamos ver o que levou Ado e Eva a pecar. Isso esclarece muita coisa sobre a causa do nosso sofrimento. Voc pode ler aqui em Gnesis captulo 3, versculos 1 a 5? Sofia: Claro. Ora, a serpente mostrava ser o mais cauteloso de todos os animais selvticos do campo, que Jeov Deus havia feito. Assim, ela ` comeou a dizer mulher: realmente assim que Deus disse, que no deveis comer de toda r` vore do jardim? A isso a mulher disse serpen te: Do fruto das rvores do jardim podemos co mer. Mas, quanto a comer do fruto da rvore que est no meio do jardim, Deus disse: No deveis comer dele, no, nem deveis tocar nele, para que ` no morrais. A isso a serpente disse mulher: Positivamente no morrereis. Porque Deus sabe que, no mesmo dia em que comerdes dele, forosamente se abriro os vossos olhos e forosa mente sereis como Deus, sabendo o que bom e o que mau. Michele: Obrigada. Agora vamos pensar um pouco nesses versculos. Primeiro, vimos que a serpente falou com Eva. Outros textos da Bblia mostram que na verdade era Satans, o Diabo, quem estava falando por meio da serpente. Satans perguntou a Eva sobre a ordem de Deus a respeito de uma rvore. Voc viu o que Deus disse que aconteceria com eles se comessem dessa rvore? Sofia: Eles morreriam. Michele: Exatamente. Em seguida, Satans fez uma grave acusao contra Deus. Veja o que ele disse: Positivamente no morrereis. Satans estava chamando a Deus de mentiroso. Sofia: Eu nunca tinha ouvido essa parte da histria. Michele: Interessante, no ? E, quando disse isso, Satans levantou uma questo que leva1 Veja Revelao (Apocalipse) 12:9.

ria tempo para ser resolvida. Voc entende por qu? Sofia: Hum. Acho que no. Michele: Ento, para voc entender: suponhamos que eu dissesse que sou mais forte que voc. Como voc provaria que eu estou errada? Sofia: No sei. Com algum tipo de teste? Michele: Isso! A gente poderia escolher algum objeto pesado e ver qual das duas conseguiria le vant-lo. Na verdade, provar quem mais forte bem simples. Sofia: Entendi. Michele: Mas e se, em vez de falar sobre quem mais forte, eu dissesse que voc no honesta? A seria outra histria, no acha? Sofia: , acho que sim. Michele: Afinal, a honestidade no como a fora, que pode ser provada usando um simples teste. Sofia: verdade. Michele: O nico modo de saber isso seria dar tempo suficiente para que outros vissem se voc honesta ou no. Sofia: Faz sentido. Michele: Agora olha de novo aqui o que diz Gnesis. Satans disse que era mais forte que Deus? Sofia: No. Michele: Deus poderia ter provado na mesma hora que ele estava errado. Em vez disso, Satans disse que Deus era desonesto. Em outras palavras, ele disse a Eva: Deus est mentindo, mas eu estou lhe dizendo a verdade. Sofia: Que interessante! Michele: Por isso, Deus, com toda sua sabedoria, viu que a melhor maneira de provar que Satans estava errado seria deixar o tempo passar. O tempo mostraria quem estava dizendo a verdade e quem estava mentindo.
1. DE JANEIRO DE 2014

UMA QUESTO IMPORTANTE

Sofia: Mas a morte de Eva no provou que Deus estava dizendo a verdade? Michele: Em certo sentido, sim. Mas havia algo mais envolvido no desafio de Satans. Veja de novo o versculo 5. Percebeu o que mais Satans disse a Eva? Sofia: Ele disse que, se ela comesse a fruta, seus olhos se abririam. Michele: Isso, e que ela se tornaria como Deus, sabendo o que bom e o que mau. Dessa maneira, Satans afirmou que Deus estava escondendo uma coisa boa dos humanos. Sofia: Entendi. Michele: E esse tambm no era um desafio simples de resolver. Sofia: Como assim? Michele: Por dizer isso, Satans deu a entender que Eva e consequentemente toda a humanidade ficaria melhor sem as orientaes de Deus. Nesse caso, Jeov tambm sabia como lidar com a situao: ele permitiu que Satans governasse por um tempo para tentar provar suas alegaes. por isso que h tanto sofrimento.

Satans quem governa o mundo, no Deus. Mas tenho uma boa notcia para voc. Sofia: Qual? Michele: A Bblia nos ensina duas verdades emocionantes sobre Deus. A primeira que Jeov nos ajuda quando sofremos. Por exemplo, veja as palavras do Rei Davi no Salmo 31:7. Davi passou por muito sofrimento na vida, mas olha o que ele disse em orao a Deus. Voc pode ler esse versculo? Sofia: Claro. Diz assim: Vou jubilar e alegrarme na tua benevolncia, porque tens visto a minha tribulao; soubeste das aflies da minha alma. Michele: Ento, o que consolava Davi era sa ber que Jeov via o sofrimento dele. No um alvio saber que Jeov v e entende o sofrimento que passamos, mesmo que outras pessoas no? Sofia: verdade. Michele: A segunda verdade emocionante que Deus no vai deixar que soframos para sempre. A Bblia diz que logo Deus vai acabar com o governo de Satans. Ele tambm vai desfazer todas as coisas ruins, incluindo as coisas que aconteceram com voc e sua me. O que voc acha de eu voltar semana que vem para mostrar como sabemos que em breve Deus vai mesmo acabar com o sofrimento? Sofia: Gostei da ideia.
1 Veja Joo 12:31; 1 Joo 5:19. Para mais informaes, veja o captulo 9 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeov. Tambm disponvel em www.jw.org.

Voc tem alguma pergunta sobre um assunto bblico especfico? Quer saber mais sobre as crenas ou as prticas religiosas das Testemu` nhas de Jeov? Ento, fique vontade para perguntar a uma Testemunha de Jeov. Ela ter prazer em considerar esses assuntos com voc.

10

A SENTINELA

VOC SABIA?

Como eram feitas as contribuies no templo nos dias de Jesus?


O tesouro do templo ficava no Ptio das Mulheres. O livro The Temple Its Ministry and Services (O Templo Seu Ministrio e Seus Servios) diz: Uma colunata simples se estendia pela parte interior da mu ralha do ptio. Nessa colunata, encostados na muralha, ficavam os 13 cofres, ou trombetas, onde as contribuies eram depositadas. Os cofres eram chamados de trombetas por causa de seu formato: estreitos em cima e largos embaixo. Eles eram identificados de acordo com o tipo de oferta. O dinheiro coletado de cada cofre tinha um uso especfico. Foi no Ptio das Mulheres que Jesus estava quando observou muitas pessoas, incluindo uma viva necessitada, fazendo contribuies. Lucas 21:1, 2. Os dois primeiros cofres eram destinados ao imposto do templo, um para o ano corrente e o outro para o ano anterior. Os cofres 3 a 7 serviam para coletar fundos para os valores estabelecidos para rolas, pombas, lenha, incenso e vasos de ouro, respectivamente. Se o ofertante tivesse reservado um valor maior do que o estipulado para uma oferta, ele depositava o excedente num dos cofres remanescentes. O cofre 8 era para o dinheiro que sobrava das ofertas pelo pecado. Os cofres 9 a 12 guardavam os fundos que sobravam das ofertas pela culpa, dos sacrifcios de aves, das ofertas dos nazireus e das ofertas dos leprosos purificados. O cofre 13 era para contribuies voluntrias.

Lucas foi um historiador confivel?


Lucas escreveu o Evangelho que leva seu nome, bem como o livro de Atos dos Apstolos. Ele disse que tinha pesquisado todas as coisas com exatido, mas alguns eruditos tm questionado seus relatos. (Lucas 1:3) Qual foi o grau de exatido dos escritos de Lucas? Lucas menciona fatos histricos que podem ser confirmados. Por exemplo, ao se referir a autoridades pblicas romanas, ele usa vrios ttulos exatos, mas pouco conhecidos. Ele fala de pretores, ou magistrados civis, em Filipos; poliarcas, ou governantes da cidade, de Tessalnica; e asiarcas, ou principais homens, em feso. (Atos 16:20, Kingdom Interlinear [Interlinear do Reino]; 17:6; 19:31) Lu cas chama Herodes ntipas de tetrarca, ou governante distrital, e Srgio Paulo, de procnsul de Chipre. Atos 13:1, 7. Lucas usou esses ttulos corretamente. Isso notvel porque, quando a situao poltica de um territrio romano mudava, o ttulo de seu governante mudava tambm. No entanto, essas referncias em Atos se provam corretas vez aps vez quanto ao lugar e poca em questo, explica o erudito bblico Bruce Metzger. O erudito William Ramsay se refere a Lucas como exmio historiador.

1. DE JANEIRO DE 2014

11

A BBLIA MUDA A VIDA DAS PESSOAS

Jeov no se esqueceu de mim


MEU PASSADO:Nasci num bairro de classe mdia em Bilbao, no norte da Espanha. Eu era a segunda de quatro ` filhas. Nossa famlia era muito catlica, e eu assistia missa todos os dias. Aos 23 anos de idade, me tornei professora, uma profisso que eu amava e que exerci por 40 anos. Eu ensinava vrias matrias e sentia muito orgulho por dar ` aulas de catolicismo. noite eu era catequista e preparava meninas para a primeira comunho. Aps 12 anos de um casamento feliz, fiquei viva e com quatro filhas para criar. Eu tinha apenas 33 anos. Tentei encontrar consolo na minha f catlica, mas sempre tinha as mesmas dvidas: Por que os humanos continuam a morrer se Cristo nos salvou? Por que oramos pedindo para que o Reino de Deus venha se as pessoas boas vo para o cu? Mas o que mais me intrigava era: Se Deus j nos julga quando morremos, por que depois precisamos sair do cu, do purgatrio ou do inferno para o julgamento final? Fiz essas perguntas a alguns padres que eu conhecia. Um deles me respondeu: No sei. Pergunte ao bispo. Para que se preocupar com isso? Voc no acredita em Deus? Deixe isso para l! Mas eu continuei procurando respostas. Mais tarde, assisti a sermes de jesutas, pentecostais e gnsticos. Mas nenhum deles conseguiu responder minhas perguntas. COMO A BBLIA MUDOU MINHA VIDA:Quando eu tinha 60 e poucos anos, uma aluna de 7 anos me convidou para assistir a uma reunio das Testemunhas de Jeov. Eu gostei do que vi e ouvi. Mas, por causa da minha vida atarefada, perdi o contato com elas. Dois anos mais tarde, um casal de Testemunhas de Jeov bateu na minha porta. Eram Juan ` e Mait. Por trs meses eles vieram minha casa para responder minhas muitas perguntas, o que finalmente me levou a estudar a Bblia. Eu aguardava ansiosamente cada visita deles. Eu pesquisava tudo e usava trs tradues da Bblia para ter certeza de que o que eu aprendia era verdade. Logo percebi que por

NARRADA POR SUSANA PLASN UDAS

ANO DE NASCIMENTO

1922
PAS DE ORIGEM

ESPANHA
HISTRICO

CATEQUISTA

12

A SENTINELA

dcadas eu tinha estado muito confusa em sentido religioso. A diferena entre o que eu acreditava e o que eu aprendia na Bblia me deixava incomodada. Senti que tinha de abandonar todas as minhas crenas. Era como se eu estivesse arran cando uma rvore com razes bem profundas. Da, meu segundo marido ficou muito doente e morreu. Nessa poca, me aposentei e sa de Bilbao por um tempo. Juan e Mait tambm se mudaram para outro lugar. Infelizmente, eu parei de estudar a Bblia. Mas no fundo eu sabia que havia encontrado um tesouro. Nunca me esqueci disso.

curso me fez chorar. Era como se o prprio Jeov estivesse falando comigo. Depois do meu batismo, muitas Testemunhas de Jeov vieram me cumprimentar, embora a maioria nem me conhecesse.
COMO FUI BENEFICIADA:Eu sempre soube que Jesus Cristo o caminho. (Joo 14:6) Mas foi o estudo da Bblia que me fez conhecer a Jeov. a Ele que Jesus nos conduz. Hoje, eu posso orar a Deus como meu querido Pai e Amigo. Ler o livro Achegue-se a Jeov foi decisivo em minha vida. Assim que peguei o livro, eu o li em apenas uma noite. Fiquei emocionada ao perceber como Jeov misericordioso. Quando me lembro de minha longa procura pela verdade, penso no que Jesus disse: Persisti em pedir, e dar-se-vos-; persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e abrir-se-vos-. (Mateus 7:7) Agora que encontrei as respostas que tanto procurava, fico feliz de compartilh-las com outros. Aos 90 anos de idade, sinto que ainda tenho muito a aprender sobre Jeov. Cada reunio no Sa lo do Reino muito especial para mim, tanto pelo valioso conhecimento que recebo como pela companhia de meus queridos irmos. Desejo muito voltar a ser professora no prometido Paraso na Terra. (Revelao [Apocalipse] 21:3, 4) No vejo a hora de meus parentes e amigos serem ressuscitados para que eu possa lhes ensinar a verdade da Bblia. (Atos 24:15) Anseio contar a eles sobre o belo presente que recebi de Jeov em minha velhice!
1 Publicado pelas Testemunhas de Jeov.

Eu sabia que havia encontrado um tesouro


Cerca de 20 anos depois, quando eu estava com 82 anos, Juan e Mait voltaram a morar em Bilbao e me visitaram. Como fiquei feliz ao v-los! Percebi que Jeov no havia se esquecido de mim e voltei a estudar a Bblia. Juan e Mait tiveram muita pacincia comigo, visto que eu fazia vrias vezes ` as mesmas perguntas. Eu era muito apegada s minhas crenas e precisava ouvir os argumentos bblicos vez aps vez para me convencer de que minhas crenas estavam erradas. Tambm queria estar bem preparada para explicar as verdades da Bblia aos meus parentes e amigos. Enfim, fui batizada aos 87 anos numa assembleia das Testemunhas de Jeov. Foi o dia mais feliz da minha vida! Nessa ocasio, um ancio cristo fez um discurso bblico dirigido especialmente aos que seriam batizados. Aquele dis-

1. DE JANEIRO DE 2014

13

RESSURREIO
A VITRIA SOBRE A MORTE
Voc acredita na promessa bblica da ressurreio? A ideia de ver de novo nossos queridos amigos e parentes que faleceram , no mnimo, fascinante. Mas seria sensato alimentar uma esperana assim? Para responder a essa pergunta, vamos ver o exemplo dos apstolos de Jesus Cristo. Os apstolos tinham forte convico da ressurreio dos mortos. Por qu? Por pelo menos dois motivos. Primeiro, eles baseavam sua esperana principalmente no fato de o prprio Jesus ter sido levantado dentre os mortos. Os apstolos, e mais de quinhentos irmos de uma s vez, viram o ressuscitado Jesus. (1 Corntios 15:6) Alm disso, a ressurreio de Jesus foi amplamente reconhecida, como mostram os quatro Evangelhos. Mateus 27:6228:20; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-53; Joo 20:121:25. Segundo, os apstolos viram Jesus realizar pelo menos trs ressurreies, nas cidades de Naim, Cafarnaum e Betnia. (Lucas 7:11-17; 8:49-56; Joo 11:1-44) A ltima dessas ressurreies, j mencionada num artigo anterior desta
1 Veja o artigo A morte no o fim de tudo, na pgina 6 desta revista.

revista, envolveu uma famlia muito amiga de Jesus. Vamos examinar o que aconteceu.
EU SOU A RESSURREIO

Teu irmo se levantar. Quando Jesus disse isso a Marta, o irmo dela, Lzaro, j estava morto havia quatro dias. Na hora, Marta no entendeu o que Jesus queria dizer. Ela disse: Sei que ele se levantar, mas ela achava que isso aconteceria no futuro. Imagine como ficou surpresa quando, depois de ouvir Jesus dizer: Eu sou a ressurreio e a vida, ela o viu ressuscitar seu irmo! Joo 11:23-25. Onde Lzaro esteve durante os quatro dias depois de sua morte? Ele no disse nada sobre ter estado em outro lugar durante esse tempo. Ele no tinha uma alma imortal que havia ido para o cu. Ao ressuscit-lo, Jesus no estava tirando Lzaro de um lugar feliz no cu ao lado de Deus ` para traz-lo de volta Terra. Ento, onde Lzaro esteve durante esses quatro dias? Simplesmente dormindo na sepultura. Eclesiastes 9:5, 10. Jesus comparou a morte a um sono, do qual a pessoa acorda quando ressuscitada. O relato diz: Lzaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu

14

Quem exercer f em mim, ainda que morra, viver.


Joo 11:25 viajo para l para o despertar do sono. Os discpulos disseram-lhe, portanto: Senhor, se ele foi descansar, ficar bom. Jesus falara, porm, da morte dele. Mas, eles imaginavam que estivesse falando do descanso no sono. Nessa ocasio, portanto, Jesus disse-lhes francamente: Lzaro morreu. (Joo 11:11-14) Ao ressuscitar Lzaro, ` ` Jesus o trouxe de volta vida e sua famlia. Que presente maravilhoso Jesus lhes deu! As ressurreies que Jesus realizou quando esteve na Terra foram uma impressionante demonstrao do que ele far no futuro como Rei celestial do Reino de Deus. Durante seu gover` no sobre a Terra, Jesus trar de volta vida os humanos que esto dormindo na sepultura. por isso que ele disse: Eu sou a ressurreio. Imagine que alegria ser encontrar novamente as pessoas que voc ama e a alegria que os ressuscitados tero! Lucas 8:56.
Para mais informaes a respeito da promessa bblica de uma futura ressurreio, veja o captulo 7 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeov. Tambm disponvel em www.jw.org.

F PARA TER VIDA ETERNA

Jesus disse a Marta: Quem exercer f em mim, ainda que morra, viver outra vez; e todo aquele que vive e exerce f em mim nunca jamais morrer. (Joo 11:25, 26) As pessoas ressuscitadas por Jesus durante seu reinado milenar podero viver para sempre. Mas, para isso, elas precisaro realmente ter f nele. Depois de falar essas coisas, Jesus fez uma pergunta profunda a Marta: Crs isso? Ela lhe disse: Sim, Senhor; tenho crido que tu s o Cristo, o Filho de Deus. (Joo 11:26, 27) E quanto a voc? Gostaria de ter f na esperana da ressurreio assim como Marta? Voc pode comear por aprender sobre o propsito de Deus para a humanidade. (Joo 17:3; 1 Timteo 2:4) Esse conhecimento nos ajuda a desenvolver f. Gostaria ` de saber mais sobre esse assunto? Ento, pea s Testemunhas de Jeov que lhe mostrem o que a Bblia ensina. Elas ficaro felizes em conversar com voc sobre a maravilhosa esperana da ressurreio.

Imagine que alegria ser encontrar novamente as pessoas que voc ama!

PERGUNTAS BBLICAS RESPONDIDAS

Que tipo de pessoa Deus?


Deus uma pessoa espiritual invisvel. Ele criou os cus, a Terra e todas as coisas vivas. Deus no foi criado nem teve princpio. (Salmo 90:2) Ele deseja que as pessoas o procurem e saibam a verdade sobre ele. Leia Atos 17:24-27. possvel conhecer a Deus por nome. Podemos saber quais so algumas de suas qualidades por observar as coisas que ele criou. (Romanos 1:20) Mas para conhecer bem a Deus precisamos estudar sua Palavra, a Bblia. Por meio dela, aprendemos sobre Sua amorosa personalidade. Leia Salmo 103:7-10.

Como Deus encara a injustia?


Nosso Criador, Jeov, odeia a injustia. (Deutero` nmio 25:16) E ele criou os seres humanos sua imagem. por isso que a maioria de ns odeia a injustia. Deus no responsvel pelas injusti` as que vemos nossa volta. Ele deu ao homem livre-arbtrio. Infelizmente, muitas pessoas usam mal essa liberdade e praticam injustias. Por coisas assim, Jeov se sente magoado no corao. Leia Gnesis 6:5, 6; Deuteronmio 32:4, 5. Jeov ama a justia e no vai tolerar a injustia para sempre. (Salmo 37:28, 29) A Bblia promete que Deus em breve acabar com toda a injustia. Leia 2 Pedro 3:7-9, 13.

A Bblia promete que em breve Deus vai trazer justia para todos

Para mais informaes, veja o captulo 1 deste livro, publicado pelas Testemunhas de Jeov Tambm disponvel em www.jw.org
O QUE A BIBLIA Realmente ENSINA?

VEJA MAIS RESPOSTAS A PERGUNTAS BBLICAS ON-LINE

wp14 01/01-T 131014

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

Bblia disponvel on-line em cerca de 50 idiomas

Acesse www.jw.org ou capture o cdigo

Potrebbero piacerti anche