Sei sulla pagina 1di 13

Estatutos da Congregao Crist no Brasil Estatutos 2013 CONGREGAO CRIST NO BRASIL

CNPJ 61.526.398/0001-99 ESTATUTO Edio 2013

ESTATUTO - CONGREGAO CRIST NO BRASIL ALTERADO EM 05/06/2013

COMUNIDADE RELIGIOSA CNPJ 61.526.398/0001-99 (da Sede em So Paulo, R. Visconde de Parnaba, n 1616 Brs So Paulo ESTATUTO ratificado e consolidado em 05/06/2013, registrado sob n 301.383, Livro A, n 02, Registro de Pessoas Jurdicas e Documentos e Civil de Pessoa Jurdica da Comarca de So Paulo Capital.

PREMBULO:
O Senhor iniciou Sua Obra no Brasil por um Seu servo, em Junho de 1910, sem denominao alguma, propagando-se, todavia, rapidamente, por intermdio de Seus crentes, desde ento chamados por f, em Nosso Senhor Jesus Cristo. Com o progresso da Obra de Deus, viu-se a necessidade de ser adquirida a propriedade do imvel onde Seu povo j se congregava na Capital do Estado de So Paulo, sendo, ento, escolhido o nome de Congregao Crist do Brasil. Entretanto, por questes doutrinrias, houve a mudana do nome de Congregao Crist do Brasil para Congregao Crist no Brasil, o que se fez por Assembleia Geral Extraordinria, realizada em 21 de abril de 1962, na Casa de Orao do Brs, na Capital de So Paulo, na Rua Visconde de Parnaba, n 1616, at ento sede administrativa de todas as Congregaes que seguem a mesma F e Doutrina no Pas. Sempre que se fez necessrio, este Estatuto foi reformado na sua parte administrativa, para governo das coisas materiais da Congregao. Na parte espiritual no existe nenhum governo humano, pois s o Divino prevalece, como se depreender dos artigos que se seguem. Em 05 de Junho de 2013 , este Estatuto foi reformado parcialmente e consolidado, em Assemblia Geral Extraordinria especialmente convocada, conforme determinao contida no caput de seu art. 43, estando registrado sob n 301.383, do Registro Civil de Pessoa Jurdica, em 05 de Junho de 2013 , perante o 1 Oficial de Registro de Ttulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurdica da Comarca de So Paulo, Estado de So Paulo.

CAPITULO I Denominao, Finalidade, Sede, Foro e Administrao Art. 1. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL, uma comunidade religiosa fundamentada na doutrina apostlica (Atos 2:42 e 4:33), organizada nos termos do artigo 44, inciso IV da Lei 10.406/02, apoltica, sem fins lucrativos, constituda de nmero ilimitado de membros, sem distino de sexo, nacionalidade, raa, ou cor, tendo por finalidade propagar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor a Deus, tendo por cabea s a Jesus Cristo e por guia o Esprito Santo (So Joo, 16:13). Iniciada em Junho de 1910, com Estatuto regularmente aprovado em 05 de Maro de 1931 e reformado em 20 de Maro de 1936, 23 de Abril de 1943, 20 de Novembro de 1944, 04 de Dezembro de 1946, 08 de Fevereiro de 1956, 21 de Abril de 1962, 12 de Abril de 1968, 23 de Abril de 1975, 04 de Abril de 1980, 13 de Abril de 1995 e 10 de Abril de 2004 e 05 de Junho de 2013. 1. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL tem sua personalidade jurdica amparada nos dispositivos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, no Cdigo Civil Brasileiro e legislao pertinente. 2. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL no depende, nem mantm vnculo com instituies outras, quer no Pas, quer no exterior, porm, conserva comunho espiritual com comunidades religiosas no exterior que professam a mesma F e Doutrina. Art. 2. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL ter sede e foro onde se instalarem suas Administraes, em consequncia da descentralizao administrativa deliberada pela Assembleia Geral de 21 de Abril de 1962, realizada na Casa de Orao da Rua Visconde de Parnaba, n 1616, em So Paulo SP, descentralizao essa que teve por finalidade melhor gesto dos recursos ofertados pela irmandade, sem perda de sua unidade. 1. Embora seja possvel a descentralizao administrativa prevista neste artigo, a Congregao crist no Brasil espiritual e doutrinariamente uma. 2. A criao de nova pessoa jurdica descentralizada e a formao de sua respectiva Administrao dependero, sempre, da prvia autorizao do Conselho de Ancies mais antigos do Brasil. 3. A Administrao constituda na cidade de So Paulo Estado de So Paulo, tem sua sede na Rua: Visconde de Parnaba, n 1616, titulando e gerindo o patrimnio das cidades de So Paulo, e seu foro o da Comarca de So Paulo. Art. 3. O tempo de durao da CONGREGAO CRIST NO BRASIL indeterminado. Art. 4. Ao Ministrio da CONGREGAO CRIST NO BRASIL cabe o exerccio de todas as atividades espirituais, bem como, a ministrao dos servios sagrados, na forma prevista neste Estatuto, vedando-se nesse mister qualquer tipo de interferncia dos administradores. Art. 5. Administrao da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, constituda no mnimo por 3 (trs) membros (presidente, secretrio, tesoureiro e/ou respectivos vices), compete gerir o patrimnio e as questes administrativas, sempre em harmonia e sob o conselho do Ministrio, na forma dos arts. 30 e seguintes deste Estatuto.

Art. 6. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL possui nmero ilimitado de casas de orao e de Administraes. Administrao de So Paulo Capital, compete coordenar e incluir em relatrio anual, nos termos do 1, o movimento espiritual e material das demais casas de orao da mesma F em todo o Pas, cabendo-lhe tambm orientar as demais Administraes na aplicao das leis e questes administrativas. 1. Anualmente publicado, sob a denominao de Relatrio, cadastro das casas de orao, constando os integrantes do Ministrio de cada localidade, no Pas e no exterior. Todas as Administraes e casas de orao da CONGREGAO CRIST NO BRASIL so regidas por Estatuto idntico a este. 2. Todas as Administraes e casas de orao so regidas por Estatuto idntico a este. Disposies Gerais Art. 7. A receita da CONGREGAO CRIST NO BRASIL auferida exclusivamente por coletas e ofertas voluntrias e annimas, cujos valores devem ser aplicados integralmente em seus objetivos, observando-se fielmente suas finalidades, na Administrao local ou em outra, a juzo da reunio Ministerial prevista no artigo 32 do Estatuto. Em casos de calamidades, o Ministrio dos Diconos est autorizado s transferncias, apresentando relatrio na reunio subsequente. 1. Ao final de cada exerccio, os saldos a serem transferidos para o exerccio seguinte, integrando o patrimnio social, por deliberao conjunta do Conselho de Ancies, Diconos e Administrao, podero ter sua finalidade adequada a outras necessidades.

2. Em decorrncia da natureza de liberalidade, essas coletas e ofertas no geram qualquer direito, em tempo algum, sob qualquer pretexto. Art. 8. Quem aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, e Sua doutrina, conforme consta no caput do art. 1 e dos arts. 19, 20 e 21 , submetendo-se ao santo batismo, ministrado segundo a f e doutrina da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, ser admitido como seu membro e assume uma responsabilidade pessoal para com Deus. 1. No faz jus a qualquer remunerao o membro exercente de qualquer cargo ou funo, ministerial ou no, pelo exerccio dessas funes. 2. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL poder arcar com o custeio de viagens missionrias, quer no Brasil, quer no Exterior, desde que previamente autorizada por deliberao do Ministrio, em reunio, no possuindo essa liberalidade natureza remuneratria. 3. O exerccio de qualquer atividade voluntria, em prol da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, ter a natureza de oferta e assumir ndole de liberalidade.

Art. 9. Os membros da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, ocupantes de quaisquer cargos ou funes, ministeriais ou no, s podero ser demitidos ou afastados do exerccio deles, por deliberao do Conselho de Ancies (Artigo 22 e pargrafos) que, sob a guia de Deus, decidir soberanamente a respeito, nos seguintes casos: Ia pedido; II- mudana para outra localidade; III- assuno de compromissos contrrios aos princpios da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, ou que impliquem na ausncia inevitvel s reunies ou na impossibilidade do atendimento pontual das exigncias do cargo ou funo; IV- incapacidade fsica ou jurdica que os impeam de exercer o cargo ou funo; V- inidoneidade moral ou espiritual que os inabilitem para o cargo ou funo; VI- improbidade ou desdia; e VII- quebra da fidelidade doutrina ou disciplina ministerial da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, a juzo do Conselho de Ancies. Art. 10. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL no impe deveres exigveis juridicamente nem outorga direitos materiais subjetivos aos seus membros. Apenas propaga a f crist-apostlica, dando cumprimento ao seu objetivo. Art. 11. A participao e manifestao individual dos membros, nos servios religiosos fazem parte do culto e dependem do juzo de quem o preside, sob a guia de Deus. A ministrao dos servios sagrados estar sujeita convico espiritual do ministrante. Art. 12. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL no se responsabiliza pelos atos pessoais praticados por qualquer dos seus membros. Art. 13. Todo o patrimnio adquirido em nome da CONGREGAO CRIST NO BRASIL fruto de contribuies e de aes voluntrias em benefcio dela, que procura unificar-se sempre mais f apostlica na sua simplicidade e na sua sinceridade a Deus, conforme o Santo Evangelho, cuja Obra est sendo acompanhada pelo Senhor Jesus Cristo com seus sinais milagrosos, prometidos na Santa Palavra de Deus, no podendo, pois, ser dividido com qualquer grupo dissidente. Art. 14. Em caso de cisma ou separao, o patrimnio permanecer com a CONGREGAO CRIST NO BRASIL, no assistindo qualquer direito ao grupo que dela se separar. Art. 15. No mais havendo irmandade numa localidade ou por convenincia administrativa, a critrio da reunio prevista no art. 32 deste Estatuto, a pessoa jurdica e seu patrimnio sero incorporados CONGREGAO CRIST NO BRASIL indicada nos atos de incorporao. Art. 16.Dar-se- a extino da CONGREGAO CRIST NO BRASIL quando for comprovado que no mais existam fiis que sigam a mesma F e Doutrina,em todo o territrio Nacional. Dissolvida a CONGREGAO CRIST NO BRASIL, far-se- a sua liquidao de conformidade com as leis em vigor, destinando-se o seu patrimnio a asilos, orfanatos, escolas e hospitais pblicos.

Art. 17. Sendo a CONGREGAO CRIST NO BRASIL, uma comunidade religiosa de doutrina apostlica, fundamentada na Bblia Sagrada, nela no existe hierarquia; entretanto, respeitada a antiguidade entre os membros do ministrio, honrada sempre a guia do Esprito Santo, observado o ensinamento apostlico de que aqueles que governam bem, com respeito Palavra e Doutrina, sejam tidos em duplicada honra. Pargrafo nico: A presidncia das reunies ministeriais se far por indicao do Conselho dos Ancies mais antigos do Brasil, honrando-se sempre, os dons que Deus distribuiu aos Seus servos.

Art. 18. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL mantm um servio de assistncia aos fiis necessitados, conforme a guia de Deus.

CAPITULO II F e Doutrina

Art. 19. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL constituda por uma comunidade que aceita toda a Bblia Sagrada na qual est contida a infalvel Palavra de Deus, estando devotada a Jesus Cristo, Autor e Consumador da F, fundada na Doutrina Apostlica. Art. 20. A f que a CONGREGAO CRIST NO BRASIL propaga consiste em magnificar sempre mais a celeste vocao, em cada um dos membros e reter a liberdade que Cristo Jesus Nosso Senhor nos franqueou com a Sua morte e ressurreio, para que Ele possa imperar com a Divina Graa nos coraes dos remidos pelo Sangue do Concerto Eterno e gui-los pelo Esprito Santo em toda a verdade, em honra, louvor e glria a Deus Pai, O eternamente Bendito. (No demais sejamos sbrios, lanando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de todos ns e de Sua Obra I Pedro, 5:7-8). Art. 21. A doutrina professada na CONGREGAO CRIST NO BRASIL resumida nos seguintes doze pontos: I - Ns cremos na inteira Bblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalvel Palavra de Deus, inspirada pelo Esprito Santo. A Palavra de Deus a nica e perfeita guia da nossa f e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou dEla diminuir. , tambm, o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16). II Ns cremos que h um s Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade esto o Pai, o Filho e o Esprito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I Joo 5:7). III - Ns cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e o nico Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Luc. 1:27; Joo 1:14; I Pedro 3:18).

IV - Ns cremos na existncia pessoal do diabo e de seus anjos, maus espritos, que, junto a ele, sero punidos no fogo eterno. (Mat. 25:41). V - Ns cremos que o novo nascimento e a regenerao s se recebem pela f em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificao. Os que esto em Cristo Jesus so novas criaturas. Jesus Cristo, para ns, foi feito por Deus sabedoria, justia, santificao e redeno. (Rom. 3: 24; I Cor. 1:30; II Cor. 5:17). VI - Ns cremos no batismo na gua, com uma s imerso, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. (Mat. 28:18-19). VII - Ns cremos no batismo do Esprito Santo, com evidncia de novas lnguas, conforme o Esprito Santo concede que se fale. (Atos 2:4; 10:45-47 e 19:6). VIII - Ns cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi trado, tomando o po e havendo dado graas, partiu-o e deu-o aos discpulos, dizendo: Isso o meu corpo, que por vs dado; fazei isto em memria de mim. Semelhantemente tomou o clice, depois da ceia, dizendo: Este clice o Novo Testamento no meu sangue, que derramado por vs. (Luc. 22:19-20; I Cor 11:24-25). IX - Ns cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos dolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicao, conforme mostrou o Esprito Santo na Assembleia de Jerusalm. (Atos 15:28-29; 16:4 e 21:25). X - Ns cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. Est algum entre vs doente? Chame os presbteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a orao da f salvar o doente, e o Senhor o levantar; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados. (Mat. 8:17; Tiago 5:14-15). XI - Ns cremos que o mesmo Senhor (antes do milnio) descer do cu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois, ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tess. 4:16-17; Apoc. 20:6). XII - Ns cremos que haver a ressurreio corporal dos mortos, justos e injustos. Estes iro para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos 24:15; Mat. 25:46).

CAPITULO III Ancies, Cooperadores do Ofcio Ministerial, Diconos e suas Atribuies

Art. 22. O Ministrio da CONGREGAO CRIST NO BRASIL composto de Ancies, que em seu conjunto formam o Conselho de Ancies, Cooperadores do Ofcio Ministerial e Diconos.

1. O Conselho de Ancies se reunir em Reunies Regionais deMinistrio compondo o Conselho Regional de Ancies, integrado por todos Ancies das localidades da respectiva Regio ou do respectivo Estado e deliberar sobre as questes espirituais regionais, bem como as materiais, estas, em conjunto com a Administrao, dando cumprimento ao artigo 32 deste Estatuto. 2. O Conselho de Ancies mais antigos do Brasil, que se rene em So Paulo, em proteo unidade espiritual, poder revisar ou substituir, soberanamente, qualquer deciso tomada pelo Conselho dos Ancies em Reunio Regional ou Estadual, indicando-se nesse ato a Administrao que dever executar eventual medida para cumprimento da deliberao. 3. Os Conselhos de Ancies previstos nos pargrafos 1 e 2 podero indicar alguns de seus membros para a apreciao de questes urgentes. 4. A criao de Reunio Regional ou Estadual, bem como a soluo de questes relativas a Pontos de Doutrina, so de competncia exclusiva do Conselho de Ancies mais antigos do Brasil. Art. 23. Os irmos Ancies e Diconos so ordenados (I Tim. 4:14), e os Cooperadores do Ofcio Ministerial so apresentados, conforme deliberao do Conselho de Ancies, segundo a guia de Deus pela revelao do Esprito Santo, dentre os membros da CONGREGAO CRIST NO BRASIL que apresentarem as virtudes consignadas no Santo Evangelho (I Tim. 3:1-7 e 8-13; Atos 6:6; Tito 1:5-10; I Pedro 5:2-3). 1. A apresentao e orao a Deus para confirmao de irmos Ancies e Diconos se faro exclusivamente na primeira das Reunies Gerais Anuais de Ensinamentos de cada Estado, conforme lista de Reunies Gerais Anuais a ser anualmente elaborada pelo Conselho de Ancies mais antigos do Brasil, com exceo do Estado de So Paulo, que sero realizadas anualmente em outra data, na cidade de So Paulo. 2. A ordenao ou apresentao sempre ser realizada por um Ancio, dentre os mais antigos no Ministrio, de comum acordo com o Conselho de Ancies mais antigos do Brasil. Art. 24. Os servios de culto nas Casas de Orao so presididos pelos irmos Ancies ou Cooperadores do Ofcio Ministerial, os quais devem vigiar na liberdade do Esprito Santo e em todo o tempo, para que nenhuma coisa estranha ao Santo Evangelho seja manifestada. Art. 25. Os servios sagrados de Batismo e Santa Ceia so ministrados exclusivamente pelo ofcio de Ancio. Art. 26. Aos irmos Diconos compete o atendimento da Obra da Piedade, podendo ser auxiliados por irms preparadas por Deus para essa finalidade. Na sua falta, tais atribuies sero exercidas pelos demais integrantes do Ministrio.

1. Aos irmos Diconos compete dar assistncia s casas de orao quanto ao recebimento de coletas e ofertas e remessa dos valores que devem ser depositados em estabelecimentos bancrios, bem como aplicar aquelas destinadas s Obras Pias e viagens missionrias. Todos os pronturios, em funo do carter eminentemente sigiloso, sero mantidos em poder dos mesmos, que em tudo se faro guiar por Deus. A documentao contbil ser encaminhada Contabilidade, aps o que, sero tais documentos encaminhados ao Conselho Fiscal. 2. Os Diconos ou irmos responsveis pelo atendimento da Obra da Piedade e viagens missionrias, mediante procurao especfica outorgada pela CONGREGAO CRIST NO BRASIL, movimentaro conta bancria especial, para os devidos fins. Essa conta ser movimentada no mnimo por 3 (trs) irmos, devendo conter sempre 2 (duas) assinaturas. Onde houver Diconos, estes obrigatoriamente assinaro. 3. Os Diconos, na escriturao das despesas decorrentes do exerccio de suas atribuies, podero ser assessorados por um contabilista. 4. Aos irmos Diconos e/ou responsveis pelo atendimento das Obras Pias e viagens missionrias, aplica-se o disposto nas alneas b, c e d, do art 36 deste Estatuto. CAPITULO IV Assembleia Geral Art. 27. A Assembleia Geral da irmandade o rgo competente para a ratificao da indicao dos Administradores e membros do Conselho Fiscal da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, aprovao de contas, relatrios da Administrao e alteraes estatutrias na forma do art. 42 deste Estatuto.

Art. 28. A realizao da Assembleia Geral ser feita por convocao, pelo irmo Presidente da Administrao, atravs de edital afixado na sede com 10 dias de antecedncia, a quem cabe tambm presidi-la, nas hipteses previstas neste Estatuto, exceto no caso do art.30. Art. 29. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL no efetua registro de membros por entender que o vnculo de natureza espiritual do fiel para com Deus. As decises da Assembleia Geral sero tomadas, em qualquer convocao, pela maioria dos membros presentes, cuja forma de manifestao ser por aclamao. CAPITULO V Administraes e suas Atribuies Art. 30. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL ser representada e seu patrimnio gerido por uma Administrao, com 3 (trs) membros (Presidente, Secretrio e Tesoureiro) indicados pelo Conselho Regional de Ancies, sob a guia de Deus, apresentados e empossados em Assembleia Geral da irmandade local, presidida pelo irmo Ancio que atender a localidade.

1. Havendo necessidade podero ser criados cargos, como Vices Presidente, Secretrio, Tesoureiro e/ou Auxiliares da Administrao, tudo conforme o disposto no caput deste artigo. 2. Administrao compete administrar a totalidade dos bens patrimoniais localizados em um ou mais municpios, vedada a criao de mais de uma Administrao para um mesmo municpio. 3. A Administrao poder ser extinta por deliberao do Conselho de Ancies, devidamente guiado da parte de Deus, devendo, tal deciso, ser ratificada pela Assembleia Geral da irmandade local. 4. A Administrao poder sugerir, sempre que se fizer necessrio, a formao de Departamentos de Construes, Engenharia, Compra de Materiais, etc. Estas sugestes devero, sempre, ser submetidas aprovao do Conselho de Ancies. Art. 31. O mandato dos membros da Administrao ser de 3 (trs) anos, permitida a reconduo ao cargo. Pargrafo nico. Os administradores que forem indicados em substituio, para preencher cargos vagos, cumpriro o tempo faltante dos membros substitudos. Art. 32. Os atos de administrao do patrimnio da CONGREGAO CRIST NO BRASIL que excedam a simples gesto, incluindo aquisio e alienao de bens imveis, sero previamente apresentados a Deus em orao conjunta do Conselho Regional de Ancies, Diconos, Cooperadores do Ofcio Ministerial, estes se presentes, e Administrao, para dEle se obter a confirmao, lavrando-se a seguir ata sobre a deliberao tomada para sua perfeita execuo. Pargrafo nico. As construes e/ou reformas de imveis sero deliberadas em reunio conjunta do Conselho Regional de Ancies, Diconos, Cooperadores do Ofcio Ministerial, estes se presentes, e Administrao.

Art. 33. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL poder outorgar, a membros da mesma f, procurao para represent-la, com poderes especficos de administrao e prazo no excedente de um ano da sua outorga. Em tais situaes devero ser nomeados no mnimo 3 (trs) procuradores, para cujos atos devero assinar no mnimo 2 (dois), vedado o substabelecimento. Art. 34. O patrimnio da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, em cada localidade, responde por suas obrigaes. A irmandade no responde, nem mesmo subsidiariamente, pelas obrigaes da entidade. 1. Os integrantes do Ministrio e da Administrao respondero pelos excessos eventualmente praticados que ocasionarem danos morais ou patrimoniais CONGREGAO CRIST NO BRASIL ou a terceiros. 2. Todos os atos de aquisio ou disposio de bens imveis devem ser assinados pelos Administradores titulares ou vices em exerccio, observadas as substituies previstas nos pargrafos nicos dos arts. 37, 38 e 39 deste Estatuto.

3. Os valores pecunirios pertencentes CONGREGAO CRIST NO BRASIL devero ser depositados, em nome desta, em estabelecimentos bancrios da localidade. No movimento bancrio assinaro sempre 2 (dois) Administradores, devendo um destes, necessariamente, ser o Tesoureiro ou o Presidente, observadas as substituies previstas nos pargrafos nicos dos arts. 37, 38 e 39 deste Estatuto. Art. 35. Compete Administrao: a) dar cumprimento s deliberaes das reunies ministeriais, s disposies estatutrias e s deliberaes das Assembleias Gerais; b) participar dos trabalhos de compra e venda de imveis, construes, reformas e manuteno de casas de orao e de toda a administrao patrimonial e financeira da CONGREGAO CRIST NO BRASIL; c) elaborar e apresentar anualmente Assembleia Geral, at o ltimo dia do ms de maro, relatrio circunstanciado de suas atividades, incluindo o movimento espiritual de Batismos e Santas Ceias, bem como o balano e a apresentao das contas do exerccio findo em 31 de dezembro do ano anterior; d) reunir-se periodicamente com o Ministrio local e, em estreita colaborao com o mesmo, examinar e tratar dos assuntos materiais da CONGREGAO CRIST NO BRASIL; e) cuidar, com todo o zelo e diligncia dos valores preparados por Deus nas coletas e ofertas; f) manter em perfeita ordem todos os livros contbeis, auxiliares e de atas, com escriturao atualizada, guardando os respectivos documentos comprobatrios em ordem cronolgica, inclusive os ttulos de propriedades. g) zelar pelo patrimnio da CONGREGAO CRIST NO BRASIL; h) prestar os informes s autoridades e rgos governamentais, em cumprimento a dever legal. Art. 36. terminantemente vedado Administrao: a) intervir no Ministrio da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, no podendo instituir, destituir nem afastar seus integrantes, atribuio essa que de exclusiva competncia do Conselho de Ancies, nos termos do art. 9 deste Estatuto; b) abonar, avalizar, endossar ttulos, prestar fianas ou qualquer garantia em favor de terceiros, em nome da CONGREGAO CRIST NO BRASIL; c) pleitear em nome da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, junto a entes governamentais ou privados, auxlios ou subvenes de qualquer natureza; d) utilizar-se de quaisquer bens ou valores pertencentes CONGREGAO CRIST NO BRASIL, para fins estranhos aos interesses da mesma.

CAPITULO VI Atribuies dos Administradores Art. 37. Compete ao Presidente: a) convocar e presidir as Assembleias Gerais; b) representar ou fazer representar a CONGREGAO CRIST NO BRASIL em juzo ou fora dele, bem como constituir advogados com poderes especficos; c) apresentar em Assembleia Geral Ordinria o movimento espiritual e material, bem como as demonstraes contbeis da CONGREGAO CRIST NO BRASIL; d) abrir, movimentar, operar e encerrar as contas bancrias conjuntamente com o Tesoureiro, Secretrio ou seus substitutos; Pargrafo nico. O Presidente, em suas faltas, ser substitudo pelo Vice-Presidente; no havendo este, por qualquer dos Administradores titulares no exerccio do cargo. Art. 38. Compete ao Secretrio: a) superintender os trabalhos de Secretaria da CONGREGAO CRIST NO BRASIL, propondo as providncias administrativas necessrias sua eficiente organizao; b) redigir e assinar correspondncias e documentos da Administrao;

c) responsabilizar-se pela guarda do arquivo e livros da Administrao, mantendo-os atualizados e em ordem; d) abrir, movimentar, operar e encerrar as contas bancrias conjuntamente com o Presidente, Tesoureiro ou seus substitutos. Pargrafo nico. O Secretrio, em suas faltas, ser substitudo pelo Vice-Secretrio; no havendo este, por qualquer dos Administradores titulares no exerccio do cargo. Art. 39. Compete ao Tesoureiro: a) receber, registrar em livro caixa prprio e guardar, sob sua responsabilidade, os valores pertencentes CONGREGAO CRIST NO BRASIL, depositando as importncias conta desta, em estabelecimentos bancrios escolhidos pela Administrao; b) apresentar relatrios financeiros e todos os dados para elaborao das demonstraes contbeis; c) abrir, movimentar, operar e encerrar as contas bancrias juntamente com o Presidente, Secretrio ou seus substitutos. Pargrafo nico. O Tesoureiro, em suas faltas, ser substitudo pelo Vice-Tesoureiro; no havendo este, por qualquer dos Administradores titulares no exerccio do cargo.

CAPITULO VII Conselho Fiscal e suas Atribuies Art. 40. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL ter um Conselho Fiscal composto de 3 (trs) membros e, facultativamente, um suplente, com mandato de um ano, que sero indicados pelo Conselho Regional de Ancies, sob a guia de Deus, apresentados e empossados em Assembleia Geral da irmandade local, permitida a reconduo. Pargrafo nico. Compete ao Conselho Fiscal, podendo ser assessorado por um contabilista, o exame de todos os documentos contbeis, financeiros e patrimoniais, emitindo o competente parecer para ser transmitido Assembleia Geral. CAPITULO VIII Disposies Finais e Transitrias Art. 41. A fim de conservar a unidade de Esprito entre o povo de Deus sero realizadas, anualmente, reunies gerais de ensinamentos, na cidade de So Paulo, de irmos Ancies da CONGREGAO CRIST NO BRASIL de todo o Pais, formando co Conselho Geral dos Ancies assim como dos que vierem do Exterior e que seguem a mesma F e Doutrina, conforme consta do 2 do art. 1 deste Estatuto, cujas deliberaes supriro as eventuais omisses deste Estatuto. 1. Tambm se reuniro, na mesma localidade, os irmos Diconos do Brasil que forem convocados e os que vierem do exterior, para tratar de assuntos inerentes ao seu Ministrio. 2. Sero realizadas tambm reunies com a mesma finalidade em outros Estados, as quais devero ser presididas pelos irmos Ancies mais antigos no Ministrio, que presidem as reunies gerais anuais e nelas devero ser expostos os mesmos ensinamentos apresentados nas reunies gerais em So Paulo, conservando-se a unidade de Esprito e o Fundamento de nossa F e Doutrina. 3. Os Diconos que no forem convocados na forma do 1 e osCooperadores do Ofcio Ministerial participaro das Reunies Gerais de Ensinamentos a que sua regio pertence. Art. 42. O presente Estatuto s poder ser modificado por deliberao do Conselho Geral de Ancies presentes reunio geral anual realizada em So Paulo, de acordo com o art. 41, vedada a alterao de seus fins espirituais. 1. A alterao de endereo da sede administrativa, para local do mesmo municpio (art. 2 3) ser deliberada na forma do art. 32. 2. As modificaes no Estatuto devero ser imediatamente ratificadas em Assembleia Geral por todas as Administraes constitudas no Pas.

Art. 43. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL, sob a coordenao da Distribuidora Geral Brs So Paulo, poder manter distribuidoras, as quais sero responsveis pela distribuio de Bblias Sagradas, hinrios e vus, artigos esses usados nos cultos, de acordo com a sua F e Doutrina, integradas contabilidade da Administrao. Pargrafo nico. A CONGREGAO CRIST NO BRASIL poder manter, anexos s suas casas de orao, depsitos dos itens relacionados no caput deste artigo. Art. 44. Eventuais omisses deste Estatuto sero supridas conforme as deliberaes do Conselho Geral de Ancies, reunidos na forma prevista no caput do art. 41 deste Estatuto. Art. 45. Este Estatuto revoga quaisquer outros e entrar em vigor na data de sua aprovao pela Assembleia Geral, especialmente convocada, devendo ser registrado no rgo pblico competente.

So Paulo, 05 de junho de2013.

Ancio: Jorge Curi Presidente: Eliseo Luiz Lage Secretrio: Joo Vivanco Tesoureiro: Emanuel dos Reis Neves Advogado: Jacinto Pio Viviani - OAB/SP n 23.920

Potrebbero piacerti anche