Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO UFES

RELATRIO: EXPERINCIA N 01 Circuito Retificador com Transformador de Ponto Mdio

Trabalho

apresentado

disciplina de Circuitos Eltricos II do curso de Engenharia Eltrica da Universidade Federal do Esprito Santo, como requisito para avaliao.

VITRIA 2012

1. OBJETIVO Esta experincia teve por objetivos: - Estudar um circuito retificador com transformador de ponto mdio; - Observar as formas de onda geradas pelo retificador monofsico com transformador de ponto mdio com carga resistiva pura e carga resistiva com filtro capacitivo; 2. EXPERIMENTAL 2.1. Materiais Utilizados -Um transformador 220-127/24-12 V; -Um osciloscpio digital; -Um protoboard; -Resistores de tolerncia igual a 5% e potncia igual a 0,5 W com os seguintes valores de resistncia: 180 e 1 . - Capacitores eletrolticos com os seguintes valores de capacitncia: 10 F, 100 F e 470 F; - Dois diodos retificadores 1N4007; 2.2. Procedimentos Inicialmente montou-se o circuito da figura 1.

Figura 1 Circuito 1 R = 180 , R1 = 1

O transformador foi ligado rede de energia de 127 V alimentando o circuito com Vs = 12 V.

Com o osciloscpio observou-se a forma de onda da tenso Vs e Vo, alm disso, observou-se a forma de onda da tenso sobre o resistor R1. Pela Lei de Ohm temos: Onde R o valor da resistncia e V e I so tenso e corrente no mesmo, respectivamente. Uma vez que R1= 1 possvel perceber que V = I. Desta forma, a forma de onda sobre R1 representa a corrente que passa pelo resistor R. Montou-se o circuito da figura 2.

Figura 2 Circuito2 R = 180 , R1 = 1 , C=10/100/470F

Para este circuito foram realizadas as mesmas medies feitas no circuito 1, para valores de capacitncia de C de 10 F, 100 F e 470 F. 3. RESULTADOS Abaixo se encontram as formas de onda medidas para o circuito 1. Legenda (para os grficos de i e Vo): i Vo

Figura 3 Circuito 1: Forma de onda de Vs

Figura 4 Circuito 1: Forma de onda de Vo e i

As formas de onda da tenso Vs, Vo e da corrente i para o circuito 2, para os trs valores de capacitncia encontram-se abaixo. (Legenda para os grficos de i e Vo): i Vo

Figura 5 Circuito 2: Forma de onda de Vs, C = 10 F

Figura 6 Circuito 2: Forma de onda de Vs, C = 100 F

Figura 7 Circuito 2: Forma de onda de Vs, C = 470 F

Figura 8 Circuito 2: Forma de onda de Vo e i, C = 10 F

Figura 9 Circuito 2: Forma de onda de Vo e i, C = 100 F

Figura 10 Circuito 2: Forma de onda de Vo e i, C = 470 F

4. CONCLUSES Pudemos perceber atravs das imagens no osciloscpio que no circuito 1, a forma de onda de Vo senoidal e assume valores que variam de zero at o valor de pico positivo, ou seja, o nico efeito desse circuito o rebatimento da parte negativa da senide devido aos diodos. J no circuito 2, a forma de onde de Vo apresenta uma atenuao, de forma que os valores de tenso diminuem sua variao a medida que aumentamos os valores de capacitncia. Dessa forma, quando utilizamos o capacitor de 470F os nveis de tenso se mantm altos, havendo pouca variao em relao ao valor mdio. Esse efeito devido ao fenmeno de carga e descarga do capacitor. Em relao forma de onda da corrente, no circuito 1 esta segue a forma de onda da tenso, ou seja, uma senide com a parte negativa rebatida. No circuito 2, a forma de onda da corrente se apresenta um pouco diferente, devido ao efeito de carga e descarga do capacitor. Durante a descarga do capacitor, a corrente nula (ou ao menos prxima de zero), e ela tem certo pico durante a carga do capacitor. Quanto maior o valor da capacitncia, mais bem definida fica a forma de onda da corrente, ou seja, mais prxima de zero durante a descarga e com pico mais regular durante a carga do capacitor. A tenso no secundrio do transformador Vs para o circuito 2, passa a ter um aspecto achatado medida que aumentamos o valor da capacitncia. Esta distoro se d devido presena de carga capacitiva, fazendo com que a tenso induzida pelos indutores do transformador sofra certa distoro. Na figura 7 a distoro da onda bem visvel, graas ao alto valor de capacitncia (470 F).

Potrebbero piacerti anche