Sei sulla pagina 1di 20

Mestrado Integrado em Engenharia Civil 2 ano 1 semestre Geologia de Engenharia

Trabalho n3 - Anlise da estabilidade de blocos rochosos em taludes a cu aberto com possibilidade de deslizamento sobre uma ou duas descontinuidades

Tiago Nuno Ricon Peres Pinto - ec12145

HIPOTESE 1 Nesta fase do trabalho, vamos trabalhar com a famlia A do trabalho n 2. O programa que nos vai permitir realizar esta primeira parte do trabalho o RocPlane. Antes de comear o trabalho, precisamos de consultar o trabalho 2, para podermos saber o valor mdio do pendor da descontinuidade da famlia A e o seu desvio padro e truncatura, e tambm precisamos de saber o valor do ngulo de atrito que est na base de dados do TP2. O valor mdio do pendor da descontinuidade da famlia A 54,92. O seu desvio padro 13,3076. Primeiramente, necessitamos identificar as famlias: a famlia A corresponde famlia 1W.

a) Para determinar o coeficiente de segurana no caso de as descontinuidades estarem secas, precisamos de preencher os dados todos convenientemente. Os valores esto na tabela do enunciado e na base de dados do trabalho n 2.

Depois de preencher os dados devidamente, vemos que o coeficiente de segurana tomou o valor de 0,5459. Agora, vamos analisar a sensibilidade do FS em funo de uma variao de valor das seguintes variveis: -Pendor da face do talude (obtemos a partir dados do Trabalho 2) -Pendor da descontinuidade da famlia A (resultado obtido no trabalho 2, verificando o infoviewer da famlia A) -Angulo de atrito -JRC -JCS 10% do

R.: Analisando o grfico acima, percebemos que cada reta representa a influncia da variao de cada parmetro no FS, ou seja, as rectas com mais declive so as que representam os parmetros que tm maior influncia na variao do FS. Portanto, se os parmetros Pendor da descontinuidade da famlia A, ngulo de atrito e JRC tiverem uma variao de 10%, so os 3 que tm maior influncia no valor do FS. FS= 0,5459

b)Nesta alnea, pretendemos determinar o FS em relao ao deslizamentodo bloco no caso das descontinuidades ficarem preenchidas por gua. Portanto precisamos de, com o auxlio do RocPlane, submeter o nosso talude fora da gua (Water Pressure).

R.: Como podemos verificar , o nosso FS=0,0100824. O FS toma um valor muito prximo de 0, porque a tenso resistente 0 (ou prxima de 0). Se U>Wn =0 =0

c)Para fazer esta alnea, antes de preenchermos os dados no programa, precisamos de saber dois valores: o coeficiente ssmico e o ngulo. O coeficiente ssmico obtido a partir de: O ngulo, obtemos a partir do seguinte: arctg = 26,57

R.: No caso de as descontinuidades estarem secas e o bloco estar submetido a foras de inrcia ssmicas, o FS vai tomar o valor de 0,446411.

d) Nesta alnea temos que determinar o valor da resultante das foras para as quais o valor do FS 1.5 para a actuao do peso prprio, 1.25 para a actuao do peso prprio e gua e 1.25 para actuao do peso prprio e aco ssmica. Para isso, vamos precisar de um suporte (bolt) para obtermos o valor das foras segundo os valores do FS pedidos. -para a atuao do peso prprio, o valor da fora de ancoragem 2382,38 KN, para que o seu FS seja 1.5.

-para o caso de estar submetido ao peso prprio e presso da gua, o valor da fora de ancoragem 3250,66 KN para que o seu FS seja 1.25.

-Para a aco do peso prprio e da aco ssmica, a fora de ancoragem tem que ser 2441,18 KN para assegurar um FS igual a 1.25.

e)Nesta alnea, passamos da anlise determinstica para anlise probabilstica. Para as situaes de descontinuidade seca e descontinuidade preenchida por gua temos que admitir que os parmetros de resistncia e orientao das descontinuidades da famlia A tm as distribuies estatsticas indicadas no quadro dos dados, seguindo uma lei normal. De seguida, pretendemos achar o valor de PF (probabilidade de deslizamento do bloco). No caso de descontinuidade seca:

Depois de inserirmos todos os valores, observamos que o PF=0,999.

O grfico que se obtm o seguinte:

R.: Como a PF=1, conclumos que a probabilidade do talude cair 99%.

Para as descontinuidades preenchidas com gua:

Inserimos os valores e observamos o comportamento do PF. R.: A probabilidade do talude cair 100%, porque PF=1.

O grfico que podemos observar o seguinte:

f) Na primeira situao, precisamos de uma fora de ancoragem de 1891,4 KN.

O histograma que podemos observar o seguinte:

Para o caso de o talude ser preenchido com gua: -Regulamos a fora de ancoragem at chegarmos a um valor que permita que a PF seja inferior a 1% (<0,01). Posto isto, o valor da fora de ancoragem que obtive para que a PF fosse inferior a 1%, foi 3410,4 KN.

O histograma est representado na seguinte figura:

Hiptese 2 Nesta segunda parte do trabalho, vamos ter que trabalhar com o programa Swedge, e vamos ter que utilizar os dados das famlias B e C do trabalho n 2.

A famlia B corresponde famlia 3W, e a famlia C corresponde famlia 2W.

I Anlise Determinstica

a)Para o caso das descontinuidades B e C, o coeficiente de segurana com o bloco a seco 1.4211.

b)No caso de as descontinuidades estarem inundadas, prevemos que o factor de segurana ir descer. De seguida vamos, com o auxlio do Swedge, seleccionar a opo da fora da gua no talude.

R.: Analisando a lista de valores, pode-se confirmar que o FS diminui e toma o valor de 0.7009. Podemos concluir ento que a inundao torna o talude instvel.

c) Para esta alnea, antes de preenchermos os dados no programa, precisamos de saber dois valores: o coeficiente ssmico e o ngulo. O coeficiente ssmico obtido a partir de: O ngulo, obtm-se a partir do seguinte: arctg = 26,57

R.: O valor de FS, no caso de as descontinuidades estarem secas e submetidas a foras ssmicas, vai tomar o valor 1,1793. Este valor mais baixo do que no caso de as descontinuidades estarem secas e mais alto do que no caso de o talude estar inundado.

d)Para calcular a densidade, precisamos de saber a fora de ancoragem para cada situao. Como a resitncia de 150 e g=10, fazemos o quociente entre a fora de ancoragem e a resistncia. Vamos obter o n de pregagens. Como sabemos que para a rea da face do talude precisamos de x pregagens, para 1 pregagem precisaremos de uma certa rea, que a nossa densidade.

-no caso a):

Para o FS=1.5, a fora de ancoragem igual a 2009 KN. Portanto, o nmero de pregagens aproximadamente 134. Como a rea da face do talude 275,85 m2, a rea por cada pregagem vai ser aproximadamente 2.06 m2. -no caso b):

Para o FS=1.25, a fora de ancoragem igual a 13720 KN. Logo, o nmero de pregagens 915. Como a rea da face do talude 275,85 m2, a rea por cada pregagem 0,3 m2. -no caso c):

Para o FS=1.25, a fora de ancoragem igual a 2097,2 KN. Logo, o nmero de pregagens 139. Como a rea da face do talude 275,85 m2, a rea por cada pregagem 1,98 m2.

II- Anlise Combinatria e)

Utilizando os valores das famlias B e C, podemos concluir que no caso de as descontinuidades estarem secas, o nmero de blocos que se formam so 1085, e o nmero de blocos instveis 135. O factor de segurana mnimo 0.4415 e o volume 42,426 m3.

f)

Neste caso, teremos 816 blocos instveis, e o factor de segurana mnimo 0 e o volume 628,01 m3.

g)

A seco, necessitamos de uma presso de, no mnimo, 19,6 KN para garantir que nenhum bloco escorregue. -No caso da escavao estar inundada, podemos prever que a presso a aplicar no talude ser maior do que no caso de a escavao estar seca.

Como prevemos, a presso aplicada para que no escorregue nenhum bloco 204,82 KN.

III- Anlise Probabilstica h)A persistncia :

Na situao das descontinuidades estarem secas:

Neste caso, a probabilidade de colapso 0,07%, s um bloco que instvel.

No caso de as descontinuidades estarem preenchidas por gua:

Neste caso, como j podamos prever, a probabilidade do talude colapsar maior, aproximadamente 1,9%.

i)No caso de as descontinuidades estarem secas, como a probabilidade de rotura j inferior a 1% ( 0,07%), no necessitamos de aplicar beto projectado face do talude.

No caso de as descontinuidades estarem inundadas, vamos precisar de uma espessura de 0,0018 m de beto projectado para que a probabilidade de rotura seja menor que 1%.

Comentrio Final/ Concluso Este trabalho permitiu-nos analisar a estabilidade dos blocos de um talude durante a escavao e estabilizao. O peso prprio do bloco um dos possveis problemas a ter em conta visto que os blocos mais pesados (ainda que gerem maiores foras de atrito) so muitas vezes os mais instveis. A concluso principal a que chegamos que os taludes quando esto preenchidos por gua so altamente instveis. A gua mostrou ser um elemento altamente instabilizador tanto nos escorregamentos planares como em cunha uma vez que a sua infiltrao nas descontinuidades existentes baixa drasticamente os fatores de segurana.A presena deste elemento numa escavao no deve ser menosprezada e devem ser tomadas medidas de preveno. A aco ssmica tambm deve ter tida em conta, principalmente em zonas que contenham falhas e com elevado risco de ocorrncia de sismos. Portanto, nas obras de taludes, temos que garantir que as descontinuidades sejam seguras para o caso de inundao, para garantir que elas so seguras para todas as outras situaes. Para estabilizar os taludes, por exemplo, a estabilizao de um bloco pesado e de grandes dimenses mais difcil do que a estabilizao de um bloco mais pequeno. Dentro das solues possveis destacam-se as ancoragens, as pregagens, ou a aplicao de redes pregadas ou beto projetado. A soluo que devemos escolher a que deve resultar num aumento do FS que permita uma certa margem de segurana, sendo que uma maior margem resulta na maior parte das vezes num aumento dos custos. Por isso importante ter em conta estes dois fatores na execuo destas solues. Podemos dizer que uma anlise determinstica toma por base valores arredondados para nos dar uma ideia do que esperar ao construir o nosso talude, contudo s conseguimos obter resultados mais precisos avanando para uma anlise probabilstica ou combinatria. A anlise probabilstica recebe valores mdios de vrios parmetros e calcula as situaes possveis de instabilidade para uma certa distribuio, normal ou exponencial, de valores aproximando-se mais da realidade pois nos terrenos no vamos encontrar todas as descontinuidades com a mesma direo.Para tomar melhores decises na escavao, temos que permitir uma variao nos valores de alguns parmetros para que aumente a preciso dos resultados.

A anlise combinatria analisa par a par todas as possveis situaes de instabilidade das descontinuidades que podemos encontrar na obra. Podemos ento dizer que a anlise mais precisa das trs. Avanando nestas anlises, estamos a refinar os resultados e podemos prever os possveis perigos cada vez com maior preciso o que nos ajuda a tomar as decises certas sobre as medidas de estabilizao a adotar para cumprir os critrios de segurana exigidos na nossa obra, quer na fase de construo quer na fase de explorao.

Potrebbero piacerti anche