Sei sulla pagina 1di 7

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CMARA

LONARDO BOFF TICA E MORAL: a busca dos fundamentos

JAILSON JOSE RIBEIRO

BELO HORIZONTE 2010

Jailson Jos Ribeiro

LONARDO BOFF TICA E MORAL: a busca dos fundamentos

Resenha apresentada ESDHC como requisito para obteno da nota da primeira avaliao parcial da disciplina de Metodologia de Pesquisa. Prof..: Sebastien Kiwonghi

Belo Horizonte 2010

TEXTO-BASE: BOFF, Leonardo. tica e Moral: a busca dos fundamentos. 2 Ed. Editora Vozes. Petrpolis: 2003.

MOSTRA BREVE DA VIDA E OBRA DO AUTOR1: Leonardo Boff nasceu em Concrdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. neto de imigrantes italianos da regio do Veneto. Fez seus estudos primrios e secundrios em Concrdia - SC, Rio Negro-PR e Agudo-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrpolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970Em 1993 prestou concurso e foi aprovado como professor de tica, Filosofia da Religio e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 8 de dezembro de 2001 foi agraciado com o prmio Nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award). autor de mais de 60 livros nas reas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mstica. A maioria de sua obra est traduzida nos principais idiomas modernos.

Disponvel em http://leonardoboff.com/site/lboff.htm. Acesso em 15 de abril de 2010.

Por que ler Leonardo Boff?2


Jailson Jos Ribeiro3

A obra tica e Moral: a busca dos fundamentos, do Telogo e Filsofo Leonardo Boff, aborda as questes ticas e morais como fundamentos para as relaes humanas em busca do desenvolvimento na sociedade e no meio em que se vive, o que inclui pensar as relaes do ser humano com o meio ambiente. O autor pe em pauta o caminho da humanidade. Por tantos acontecimentos antiticos e imorais, questiona qual ser o destino dessa, abismo ou apogeu em que os efeitos surtiro a todos. Partindo da crise tica e moral gerada pelo pluralismo histrico-cultural dos povos e o lugar alto e mltiplo das cincias, o autor em sua obra aborda temas como: a evoluo do homem na Terra, que de certa forma est sendo uma evoluo depredadora de todo ecossistema e de si. As revolues causadas pelo ser humano para busca do empreendimento, favoreceram como dogmas o prolongamento da vida, mas em contrapartida causaram e causam tambm a destruio e a desumanizao. De certa forma, causam um desenvolvimento material sem um desenvolvimento tico e espiritual. O ser humano por natureza um ser que necessita buscar meios para o seu desenvolvimento. Destarte, usa todos os artifcios a fim de conseguir seus objetivos. Para tais conquistas, ele despreza e nega seus prprios limites. O autor em estudo destaca que para a busca do desenvolvimento, o ser humano deve observar alguns cuidados, com o objetivo de manter suas conquistas em um nvel de tolerncia que no cause malefcios s relaes humanas e destas com o universo e o ser supremo. Boff relata que sem cuidado, nada que vivo sobrevive, pois tudo que
Resenha da obra tica e Moral: a busca dos fundamentos, de Leonardo Boff. RIBEIRO, Jailson Jose. Tcnico em Segurana Pblica; estudante de Direito do 1 perodo da Escola Dom Helder Cmara; turma D1NB e Superior estudante de Servio Social do 1 perodo da faculdade UNOPAR.
3 2

cuidamos dura muito mais. Com isso, ele pressupe que o ser humano necessita resgatar as essncias espirituais e ter o mnimo de atitude tica, se quiser preservar a si e as geraes futuras. Leonardo Boff aborda a crise mundial de valores, pois, segundo o autor, para grande maioria da humanidade difcil distinguir o que certo ou errado. Isto porque ela almeja um desenvolvimento pela competio, causando uma frentica corrida pela superioridade, de forma que extrapola todos os valores, sejam eles, ticos ou morais. Segundo Boff, houve mais mudanas na sociedade nos ltimos 50 anos do que desde a Idade da Pedra. Para o autor, o ser humano inspira e expira o desenvolvimento. Poder faz-lo, mas deve observar que tem valores e que esses devem ser guias para a busca de qualquer objetivo. Salienta ainda, que essa busca frentica do bem-estar material pregada pelo capitalismo globalizado, que tem como ideologia poltica o neoliberalismo, causa uma distoro na realidade do ser humano. Pela saga do individualismo, pelo egosmo, pelo que meu / propriedade (minha casa, meu carro, minha empresa...), o ser humano subestima o bem comum que a mola-mestra para uma convivncia pacfica e harmoniosa de todos os seres. Est incutida na mentalidade do ser humano essa ideologia, lavagem cerebral feita pelo capitalismo, da qual o propsito : o mercado tem que ganhar e a sociedade deve perder. Por que ento construir algo em comum? Isso acaba legitimando o interesse particular em detrimento ao geral. Por isso, a sociedade precisa e deve rever seus valores, pois so estes que daro capacidade de orientao ao ser humano para a gerncia do bem comum. Boff destaca que o consumismo pregado pelo capitalismo pode levar o Planeta falncia. Por isso, esse ser racional, denominado HOMEM, tem que se auto-limitar; tem que ter virtudes ecolgicas, pois seno, ir desestruturar todo o ciclo de vida na Terra, causando um impacto to grande que esta, talvez no tenha a capacidade de se auto-regenerar.

Estamos diante de um momento crtico na histria da Terra, numa poca em que a humanidade deve escolher o seu futuro... Ou formar uma aliana global para cuidar da terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruio e da diversidade da vida. (BOFF, 2003, p.67)

Leonardo Boff vincula toda essa destruio de valores ao imperialismo: doena impregnada pelo Ocidente, que encabeada pelos EUA, por acharem que so os melhores e que sempre sero referncia para a humanidade. Destarte, eles usam dos meios mais absurdos para imporem os seus objetivos diante do mundo. Usam a guerra para aniquilar aqueles que so contra os objetivos impostos pelo dono do poder. Cada Estado opta pelo projeto poltico que mais atende sua necessidade em resolver as questes polticas e econmicas e usa meios para a defesa de seus objetivos. Sendo assim, para resolver o antagonismo, usa o meio que mais aterroriza a humanidade: a GUERRA. Boff, por circunstncias bvias e depois de muita anlise a respeito dos valores da sociedade, destaca que a Guerra no soluo para nenhum problema. O ser humano deve respeitar os seus limites, ter responsabilidade coletiva, participao, compaixo, solidariedade, pensar no bem-estar social, isso sim referncia para qualquer tica humanitria. Concluindo o seu trabalho, Boff destaca que o ser humano deve resgatar seus valores ticos e morais, que o induziro s trs virtudes mais importantes: o bem comum humano e de toda a comunidade de vida, a auto-conteno e a justa medida4. Essas seriam o maior antdoto contra a apatia, o cinismo, os conflitos e as guerras que ainda assolam perigosamente a humanidade. Em sua maioria, a obra tica e moral: a busca dos fundamentos, de Leonardo Boff, utiliza-se da gramtica normativa, pois segue as regras que regem a lngua portuguesa, mas tambm apresenta, por exemplo, termos no aceitos pelo dicionrio de nossa lngua materna, ou ainda, quando a autor cria termos para determinadas situaes ou elementos especficos dentro de sua tica, mostrando com isso sua autonomia e ser referncia naquilo que escreve. H usos variados de linguagens. A obra , em sua quase totalidade, culta, mas utiliza-se de alguns termos tcnicos, mas devidamente explicados durante o texto; simples, pois possvel compreenso de inmeros pblicos; contnua e coesa, pois em cada idia apresentada, o autor deixa subsdios para prosseguir com o raciocnio expresso, e argumentativa, pois ao utilizar-se de exemplos, ganha, alm da compreenso, a confiabilidade do leitor.

Terminologia buscada na tica aristotlica.

Leonardo Boff apresenta reflexes que visam criar clareza e motivaes para um comportamento tico e moral responsvel e altura dos desafios contemporneos. Sua obra tem uma contribuio significativa para a atualidade, pois abrange um vasto conhecimento relacionado tica e moral. Isto significativo tanto para o meio acadmico, quanto para as questes cientficas, alm de ser um pensamento necessrio a toda humanidade. Os profissionais do meio acadmico, propulsores do conhecimento sabem que a educao uma ao interativa: faz-se mediante informaes, comunicao, dilogo entre seres humanos. Em toda educao h um outro em relao. Em toda educao, por tudo isso, a tica e a moral est implicada. Fala-se muito em desenvolvimento sustentvel, que o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender s necessidades das futuras geraes. Esse conceito intimamente tem uma relao do trabalho, que a ao humana que transforma a natureza para o homem. Mas para que o trabalho cumpra essa finalidade de sustentar e humanizar o homem deve realizar-se de modo auto-sustentvel para a natureza e para o prprio homem. Preservar e cuidar do meio ambiente uma responsabilidade tica diante da prpria sobrevivncia humana. Mas, ultimamente, percebe-se um individualismo avassalador. Ningum levado a construir algo em comum, o ser humano capitalista levado a destruir o seu semelhante para a sua prpria sobrevivncia. Por essas e outras razes e explanaes, a obra posta em anlise coloca-se a esse homem imediatista como um convite a tornar-se um agente transformador de si e do mundo (de seu ethos5).

Termo advindo do Grego, cujo significado filosfico a morada da humanidade.

Potrebbero piacerti anche